quarta-feira, setembro 09, 2009

QUARTA FEIRA

SITIO NOVO

A Equipe de Sitio Novo fez sua estreia no Campeonato Estadual de Futsal Sub 17 neste domingo.
A Equipe do Professor Agamenon venceu a primeira partida, onde derrotou a Equiepe da Cidade de Tangará por 3x0 os gols da foram marcados por Jonhinha, Welson e Franklin.
O proxímo desafio será contra a Equipe de Passa e Fica/RN.


POLITÍCA

Gastos elevados na Presidência.
Ao discursar nesta quarta-feira (9), o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou a Presidência da República por ter gasto, apenas com pagamento de pessoal, R$ 952 milhões entre julho de 2008 e julho de 2009, conforme noticiou o jornal Correio Braziliense nesta semana. De acordo com o jornal, os gastos da Presidência foram superiores aos de 11 ministérios.
A Presidência gasta bem mais do que os ministérios. Está errado, presidente! Está errado! Por isso está faltando para os prefeitinhos o dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios. Por isso, os aposentados estão aí sem ganhar o justo - declarou o Senador do Piauí.

Retirada do regime de urgência.

O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou que o governo decidiu retirar o regime de urgência constitucional para tramitação dos quatro projetos sobre o pré-sal. Em reunião com o presidente Lula, Temer disse que negociou acordo com governistas e oposicionistas para votar as propostas em 10 de novembro no Plenário.


RN

Após renúcia de Geraldo Melo, PSDB formaliza sua comissão provisória.
Confira;

Presidente – Amaro saturnino
Secretário – João Faustino
Tesoureiro – Clécio Santos
Membros: Alcides Bezerra, Sérgio Fernandes, Davi Rodrigues, Genibaldo Silva, Carlos Alberto Assis, Daniel Pereira, Ilo Marinho e Severino Rodrigues.

Henrique Alves se reúne com presidente da Petrobrás

O deputado Henrique Alves se reunirá hoje, às 18h, em Brasília, com o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli. Em pauta, estará o pré-sal. Henrique Alves foi confirmado ontem, durante a reunião dos líderes partidários da câmara dos deputados, como relator da proposta do marco regulatório do pré-sal. Na mesma reunião, o deputado João Maia foi escolhido relator do projeto do fundo social do pré-sal.


EDUCAÇÃO

Diante do sucesso na primeira etapa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, abriu inscrições para novas turmas dos cursos de extensão e atualização do Programa de Capacitação em Administração Pública à Distância. Desenvolvido pela Escola de Governo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas Online, o Programa de Capacitação tem como objetivo promover o acesso ao conhecimento para todos os servidores estaduais. Para a diretora geral da EGov, Valéria Rocha, existe uma diferença entre os cursos de extensão e os de atualização. "Os cursos de atualização são auto-instrucionais e podem ser iniciados já a partir da data de inscrição. Os cursos de extensão, por sua vez, dependem da formação de turmas e por isso têm data de início e término das aulas, além de contarem com a tutoria de um professor especializado", explicou.
A meta da Escola de Governo é atingir os quase 70 mil funcionários públicos estaduais. Para participar dos cursos, é necessário que os servidores tenham acesso a computador com internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro, pelo endereço eletrônico www.fgv.br/fgvonline/egrn. Os cursos oferecidos são os seguintes: Captação de Fontes de Recursos para Municípios Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Públicos Estilos de Gestão e Liderança Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Pessoas na Administração Pública Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público Licitações e Contratos Administrativos Políticas de Educação Políticas de Saúde Gestão Tributária Gestão do Conhecimento Controladoria Gestão Estratégica de Recursos Humanos Direito Tributário.

Inscrições abertas para curso a distância da UFRN

Até o dia 27 de setembro as inscrições para o vestibular de cursos superiores à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São oferecidas 1.280 vagas nos cursos de Licenciatura em Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas e Geografia, e em Bacharelado no curso de Administração Pública. Essas vagas serão distribuídas em todo Rio Grande do Norte. As provas serão aplicadas no dia 18 de outubro e constarão de uma redação e de 60 questões de múltipla escolha, sendo 10 questões em cada disciplina.
Serão reservadas 30% das vagas para os professores das redes públicas de ensino. Cada candidato terá direito a inscrição em apenas um curso. O candidato poderá escolher o pólo onde deseja realizar as provas, independentemente da sua opção de curso. Para se inscrever, é necessário ser concluinte do Ensino Médio ou ser professor em exercício nas redes públicas de ensino. Deve-se preencher integralmente o Formulário de Inscrição e enviá-lo eletronicamente com uma foto 3x4 (em arquivo digital formato jpeg). Também é exigência imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, até 28 de setembro no local indicado na guia.
As inscrições apenas poderão ser realizadas via Internet pelo site da Comperve: http://www.comperve.ufrn.br/

Concurso incentiva leitura em escolas estaduais
Com o objetivo de incentivar a leitura, escolas públicas estaduais de Natal e Parnamirim poderão participar do concurso Escolas de Leitores com projetos específicos de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes. O concurso será lançado durante o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que ocorre de 28 a 30 de setembro, no Cemure, em Natal.

Serão escolhidas cinco escolas participantes, as quais receberão apoio técnico e financeiro aos seus projetos e poderão conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura. O projeto trata-se de uma iniciativa do Instituto C&A em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.

Além de Natal e Parnamirim, o concurso também é realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Paraty, e São Paulo.


CULTURA

Prorrogado o prazo de inscrição para Festival Universitário da Canção

Foram prorrogadas até dia 11 de setembro as inscrições para o II Festival Universitário da Canção, que ocorrerá durante a XV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC, nos dias 20 e 24 de outubro. Poderão participar do Festival, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRN e demais instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas.
Cada estudante poderá concorrer com uma música, a qual deve ser de sua autoria, composta em língua portuguesa, inédita e original. As inscrições podem ser realizadas na SAE (Secretaria de Assuntos Estudantis), onde o participante entregará seu comprovante de matrícula, um CD contendo a gravação da música concorrente, em formato de áudio digital (WAV ou MP3), e um arquivo de texto com letras e cifras. Não poderá haver nenhuma identificação do participante no material entregue e a música poderá ser tanto gravada quanto defendida pelo próprio autor ou por outra pessoa.
As dez músicas finalistas poderão ser gravadas em CD pela organização do Festival Universitário. A primeira colocada receberá um prêmio no valor de três mil reais, a segunda receberá dois mil reais e a terceira ganhará mil reais. Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Estudantis, pelo telefone 3215.3310, ou com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) através do 3215.3325.