quarta-feira, outubro 27, 2010

VIVA AO LULADAY

Nesta terça-feira dia (27) o presidente Lula comemora seu aniversário, o dia de hoje ganhou uma nova expressão “luladay” a figurar por algum tempo na primeira posição do ranking mundial de assuntos mais comentados no twitter.

Em tom de despedida, funcionários do Palácio do Planalto organizaram hoje (27) uma festa de aniversário para comemorar os 65 anos de idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a voz embargada, Lula não conseguiu discursar e disse apenas que, “com toda a sinceridade, preferia que esse dia não tivesse chegado”, em referência ao fim do mandato.

Além de servidores, também participaram vários ministros, como os da Fazenda, Guido Mantega; Justiça, Luiz Paulo Barreto; Defesa, Nelson Jobim; e Saúde, José Gomes Temporão, entre outros. O presidente ouviu o discurso de um dos servidores, que falou em nome dos funcionários do palácio e elogiou a atuação de Lula ao longo dos últimos oito anos.


Joanilson 2012

O advogado Joanilson Rêgo, candidato ao Senado derrotado nesta eleição, foi entrevistado desta terça-feira (26) do Repórter 98, da 98 FM. Apesar de não conseguir se eleger mais uma vez, Joanilson mostrou otimismo e já pensa em 2012.
"Não tinha nenhuma estrutura e fui muito bem votado, principalmente no interior. As pessoas entenderam minhas propostas e já estou pensando em 2012. Tenho que continuar representando essa mudança. Sou o único candidato da oposição no Rio Grande do Norte", falou Joanilson.

Apesar da decisão, Joanilson ainda não escolheu o caminho que vai seguir. "Posso sair para prefeito ou vereador. Vou estudar qual o melhor caminho a ser seguido e tomar minha decisão. O importante é eu não ficar fora dessa disputa. Não tenho veículo de comunicação para me manter na mídia. Portanto, não posso deixar de ser candidato", falou o advogado.

Novos números do Datafolha

O Datafolha divulgou na noite desta terça-feira (26) mais uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 56% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 44% do tucano José Serra, mesmos índices que os dois candidatos obtiveram no último levantamento, do dia 21 de outubro.

Nos votos totais (que contam brancos, nulos e indecisos), a petista tem 49%, e o tucano, 38%. Em branco, nulo e nenhum somaram 5%, não sabe, 8%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 50%, e Serra, 40%. Brancos, nulos e nenhum eram 4%, não sabe somavam 6%.Intenções de voto por sexo, região e religião, segundo
o Datafolha (Foto: Editoria de Arte/G1)

Além dos números gerais, o Datafolha também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado como sexo e nas regiões do país. O quadro ao lado mostra as intenções de voto totais (que não incluem brancos, nulos e indecisos) de Dilma e Serra apuradas pelo instituto.

Clodoaldo Silva será homenageado pelo Instituto Pró-Cidadania

O nadador Clodoaldo Silva, recordista mundial de medalhas de ouro da história dos jogos paraolímpicos, será homenageado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Pró-Cidadania. O potiguar foi convidado para participar da entrega do 1º Prêmio de Responsabilidade Social, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo, a partir das 19 horas, quando acontecerá a homenagem.

“Eu fico muito feliz e muito honrado sempre que sou lembrado por grandes instituições. É mais uma prova que nossas limitações podem ser vencidas sempre que temos muita determinação e força de vontade, uma conquista que, como todas as outras, divido com todo o povo brasileiro”, disse Clodoaldo.

Projeto incentiva contratação de pessoas com mais de 40 anos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7115/10, do deputado Damião Feliciano (PDT-PB), que concede incentivo fiscal a empresas que contratem pessoas em seu primeiro emprego ou trabalhadores com 40 anos ou mais. Pela proposta, essas empresas ficarão autorizadas a reduzir, da base de cálculo do Imposto de Renda, 25% a mais dos custos decorridos da contratação.

De acordo com o autor, quem tem mais dificuldade para arrumar emprego atualmente são pessoas inexperientes ou mais velhas. Feliciano acredita que um incentivo fiscal "simples e direto" ajudará a mudar essa situação. "Por meio do projeto, barateia-se a mão de obra desses segmentos e incentiva-se o empresário".

TRE condena Rosalba e Leonardo Nogueira ao pagamento de R$ 2 mil

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condenou, na sessão desta terça-feira (26), a governadora eleita Rosalba Ciarlini e o deputado reeleito Leornardo Nogueira (ambos do DEM) ao pagamento de R$ 2 mil, cada um, pela prática de propaganda eleitoral irregular.

Com essa decisão, a Corte Eleitoral confirmou a sentença monocrática do juiz auxiliar da propaganda Aurino Vila e negou provimento a recurso interposto pelos democratas. A representação que originou o recurso foi interposta pelo Ministério Público Eleitoral.

Segundo consta nos autos, a propaganda irregular estaria em bem privado e extrapolava o limite legal de 4m², o que configura o efeito visual de outdoor proibido pela legislação.
Nominuto.com

Idema realiza encontro para definir conselho gestor da APA Piquiri-Una

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA realiza nesta quarta feira, 27, o 2º Seminário para a Gestão Participativa na Unidade de Conservação Estadual - APA Piquiri-Una, no Centro de Eventos do município de Canguaretama. O encontro tem por objetivo definir a composição do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una.

A programação terá início às 8h com uma apresentação artístico-cultural, seguida pela solenidade de abertura, com a presença do diretor geral do Idema, José Gotardo Emerenciano, entre outras autoridades. Dentre as atividades programadas, estão a apresentação da APA, orientação para a composição do conselho gestor, debate entre os participantes do seminário e um espaço aberto para os devidos questionamentos e colocações. O término da programação está previsto para as 16h20m.

APA Piquiri-Una
Localizada nos municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo, tem uma área de 12 hectares e foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 10.683, de 06 de junho de 1990, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar: rios, riachos e demais recursos hídricos; tabuleiros e mata ciliar; espécies vegetais e animais. Atualmente, está em trâmite um projeto de expansão da APA para os municípios de Várzea e Goianinha, ampliando a área de 12 hectares para, aproximadamente, 40 mil hectares.

Projeto Nas Pegadas de Lampião em Patu

A coordenação do Projeto "Nas Pegadas de Lampião" do Territótio Sertão do Apodi vai se reunir nesta quarta feira, (27/10) a partir das 14 horas no CAJIM-UERN, com os representantes de entidades da sociedade civil organizada dos municípios de Patu, Refael Godeiro e Messias Targino.

O objetivo da reunião é definir a linha de atuação, quais os grupos serão apoiados e as ações para o projeto novo.
A presença de todos é importantíssima para o sucesso da nova etapa do projeto, assim como a presença de representantes dos grupos trabalhados pelo projeto, afirmou Lafayete Diógenes, coordenador do Projeto.

Jucurutu recebe Projeto Útero é Vida

A cidade de Jucurutu receberá nesta quarta-feira o Projeto Útero é Vida. Os educadores e enfermeiros do projeto visitarão mulheres da comunidade rural do Boi Selado e outras localidades próximas. O evento é uma organização do Sistema Faern/Senar, em parceria com a prefeitura da cidade e o Sindicato Rural de Jucurutu, presidido por Ubirajara Lopes.

O projeto levará para as mulheres de Jucurutu exames preventivos contra o câncer no colo do útero. Na cidade, o projeto Útero é vida tem a meta de promover cerca de 160 exames de prevenção. 

Vereadores aprovam realização de concurso público para preenchimento de 75 vagas na Prefeitura de Lagoa Nova


Na última sessão da Câmara Municipal de Lagoa Nova foi aprovado a realização de um concurso público para preenchimento de 75 vagas necessárias da Prefeitura. Três vereadores da oposição faltaram: Luciano Santos (PP), Ivamar Domingos (PSB) e Paulo Machado (PMDB). A matéria foi aprovada por 5 votos a zero, já que o presidente Toinhão Pereira (PSB) não vota a não ser em caso de desempate. A Favor da aprovação, votaram os vereadores Manoel Frade (DEM), Célia Maria (PSB), Joquinha (DEM), Aristeu Gomes (PMDB) e Teofanes Primo (PSB).
Líder do prefeito na Câmara, a vereadora Célia Maria demonstrou compromisso da Câmara em busca da legalidade funcional, com a população que precisa de emprego e renda e ao combate do desemprego, índice que em nível nacional ainda é consideravelmente alto. As provas deverão ocorrer ainda este ano e o prefeito Erivan Costa (PSB) pretende entrar 2011 com alguns nomes aprovados já sendo convocados, dependendo da necessidade de cada vaga estabelecida. O edital deverá ser liberado ainda este mês.

Servidores do município de João Câmara poderão passar a ter Previdência Privada

Os servidores públicos efetivos da Prefeitura de João Câmara poderá ter em breve um sistema de Previdência Privada, deixando de pertencer ao sistema previdência  geral do INSS. Nesta segunda-feira, o novo sistema foi apresentado aos servidores durante encontro no ginásio poliesportivo José Soares.
O novo sistema exigirá um maior percentual de contribuição do servidor que passará dos atuais 8% para 11%, em compensação os benefícios serão mais vantajosos, conforme os administradores do Instituto de Previdência Privada. O novo sistema já vem sendo adotado em mais de 2 mil municípios do todo o país.

O instituto de Previdência Privado será administrado por uma diretoria local, formada por servidores efetivo do município. Só poderão aderir ao novo sistema os servidores efetivos. Os detentores de cargos comissionados e contratados permanecerão no sistema antigo do INSS.
Fonte: Assis Silva

Caern tem plano emergencial para abastecimento em Macaíba

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está desenvolvendo um plano emergencial em Macaíba, tendo em vista o rompimento de uma tubulação de 500 milímetros, na adutora que abastece a cidade. Até a normalização do sistema de distribuição, a Caern, por meio de carros pipa, vai garantir o fornecimento de água para hospitais, posto de saúde, escolas e delegacias. Ainda nesta terça-feira (26), a Caern concluiu o conserto do vazamento e, no início da noite, deve começar o processo de reabastecimento do sistema.

A expectativa da Companhia é de normalizar a distribuição de água gradativamente, começando pelas partes mais baixas e centro da cidade. Segundo o gerente da Regional Natal Norte, Gleiber Marcolino, ainda nesta semana todos os bairros terão o fornecimento de água restabelecido, inclusive aqueles localizados nas áreas mais elevadas.

O rompimento na tubulação aconteceu nas imediações do Distrito Industrial de Macaíba, no final da manhã da segunda-feira (25), sendo necessária a paralisação do bombeamento de água, para permitir a substituição da tubulação danificada. A Companhia solicita a compreensão da população e alerta para a necessidade de redução do consumo, nas áreas onde o fornecimento de água for sendo restabelecido, proporcionando condições para a normalização do abastecimento nas partes mais alta da cidade.

Câmara de Natal aprova Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores

Depois de mais de 20 anos de batalha, os servidores públicos de Natal, enfim, podem comemorar a aprovação de um plano específico para suas carreiras. A discussão comandada pela Câmara Municipal do Natal junto ao Poder Executivo e aos sindicatos teve o resultado prático na sessão ordinária desta terça-feira (26), quando os planos de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores do município, a proposta de gratificações adicionais e o plano específico para os servidores da Saúde foram aprovados de forma definitiva. Mesmo com várias divergências, os Legislativo aprovou propostas que ficaram próximas ao consenso. 

Depois de aprovar em primeira discussão os projetos, os vereadores de Natal promoveram uma maior discussão sobre o conteúdo das matérias que, na opinião os sindicatos, apresentavam falhas com relação ao que foi acordado com a Prefeitura do Natal. Desse modo, os parlamentares conduziram o debate em que diversas alterações sugeridas pelos servidores foram acatadas e, com isso, a Prefeitura enviou os projetos substitutivos à Câmara Municipal do Natal. 

Secretários municipais do RN são assaltados em PE

O fato aconteceu por volta das 19h30 desta segunda-feira, no km 25 da BR-101, próximo ao município de Goiana, distante 60 km de Recife. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança de Pernambuco, que ressaltou que das doze vítimas, apenas cinco registraram ocorrência na Delegacia de Paulista.
Os assaltantes obrigaram a parada da van no meio da BR e fizeram o motorista dirigir até um canavial, onde fizeram um arrastão e pegaram objetos pessoais das vítimas. Os bandidos levaram celulares, notebooks, bolsas, joias e uma quantia em dinheiro de R$ 5 mil. 

Os secretários, integrantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), estavam em Pernambuco para participar do Encontro de Educadores - Gestão, Avaliação e Novos marcos legais, no Centro de Convenções, em Olinda. 

Unesco pede ao Brasil para investigar assassinato de F. Gomes

A Unesco emitiu nota nesta terça-feira (26) sobre o assassinato do radialista F. Gomes, crime cometido na segunda-feira (18) em Caicó.

A chefe da agência das Nações Unidas encarregada de defender a liberdade de imprensa condenou o assassinato de um respeitado repórter policial brasileiro, que denunciou fraude eleitoral, tráfico de drogas e outras atividades ilegais, apelando às autoridades para investigar o assassinato.

“Ele foi morto porque estava cumprindo seu papel como jornalista que informa sobre o mundo do crime,” disse Irina Bokova, diretora-geral da UN Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco).

“Ele morreu por defender o direito básico de liberdade de expressão, um pilar da sociedade democrática”.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, pediu às autoridades brasileiras que investiguem e levem à justiça os responsáveis pelo assassinato do jornalista Francisco Gomes de Medeiros.

Bruno afirma que Eliza ainda está viva

Principal suspeito pelo desaparecimento de Eliza Samúdio, o goleiro Bruno Fernandes de Souza afirmou na tarde deste terça-feira (26) que a sua ex-amante ainda está viva. Na saída do Fórum de Esmeraldas, onde Bruno participou de uma audiência junto com outros suspeitos, o goleiro disse que "Eliza está viva em São Paulo".

Quem também falou na saída tumultuada da audiência foi Macarrão, parceiro do goleiro. "Ela falava muito que queria acabar com a vida do Bruno. Ela quis acabar com o Bruno e acabou com a vida de todo mundo. Ninguém matou a Eliza", disse.