segunda-feira, dezembro 06, 2010

TALENTO SITIONOVENSE


A sitionovense Maria das Dores Nena de Araújo Silva, teve suas poesias expostas durante a realização da VI Semana de Arte e Cultura que foi realizada durante os dias 23 e 24 de novembro pela Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Medici, que acabou mobilizando a todos que foram até a escola conferir de perto as apresentações e exposições feitas durante o evento.

O nome Nena que antes era apelido, hoje é nome de registro legalmente reconhecido. Nena tem 48 anos, é funcionária pública municipal, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acarau – UVA.

AdImiradora e defensora da Poesia, a poeta sitionovense, adotou como tese de defesa durante seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, “A Poesia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental” de sua própria autoria.

Nena já escreveu mais de 40 titulos entre os quais: A Poesia em Mim, Ao cambalear da Noite, Água Uma Gota Pela Vida, Somos Dignos, Espaço Escolar, Vida... entre outros. Nenhum ainda publicado. Mas, sonha um dia os tornar reconhecidos.

Ouvinte fiel e correspondente da emissora de Rádio Santa Cruz AM, que já divulgou em sua programação todos os títulos da poeta sitionovense que iniciou suas obras em 2003 homenageando a rádio do trairi, quando escreveu sua primeira poesia com o titulo “NAS ONDAS DA RÁDIO SANTA CRUZ EU VOU”.

Além do curso superior, a sitionovense, também cursou outros cursos que a incentivou cada vez mais seu gosto pela poesia como: Professora Regente de Biblioteca em 2004, pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura e Programa de Rádio pelo UNICEF em 2006, que acabou despertando o interesse da poetisa pela rádio, área em também deseja atuar.

Entre os cursos já exposto acima estão os de: Língua Portuguesa, Líder Cidadão, Desenvolvimento Interpessoal e Ética. Além das participações em eventos como: Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, Conferência Estadual da Assistência Social, II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2009/2012, I Seminário de Sensibilização do Projeto de Abastecimento D’água. A poeta ainda é membro do Comitê Municipal de Educação, do PAR – Plano de Ações Articuladas e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social.

Apesar das atribuições no social, profissional e familiar, ainda resta tempo para refletir e poetizar.

Do Blog: Quero aqui parabenizar a senhora Maria das Dores Nena de Araújo Silva, pelo seu talento, responsabilidade e competência como cidadã, profissional e mãe, por tudo que vimos nessa postagem. E dizer que o blog será parceiro da Poeta Sitionovense divulgando seus títulos em nosso portal.














Lagoa Nova sai na frente e começa a discutir Plano Municipal de Saneamento Básico

Lagoa Nova pode ser o primeiro município do Seridó a iniciar o processo de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, entre os 154 municípios do Rio Grande do Norte atendidos pela Caern. O prefeito Erivan Costa assinou a portaria que cria a comissão responsável em discutir esse projeto, garantindo também as condições para que seja assinado o Contrato de Programa, documento exigido pela legislação para a concessão do serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos.

O plano também é necessário para que os município se habilite a receber recursos estaduais e federais para a realização de obras de saneamento básico.

Campeão do Nordeste empata e cai para a Segunda Divisão

O Giro descobriu a zica que secou o timão no ano do centenário

CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010

A festa do pó de arroz está de volta. A torcida grita, com toda força, que o Fluminense é tricampeão brasileiro, lembrando a Taça de Prata conquistada em 1970. Para a CBF, ao menos por enquanto, é bicampeão. Mais importante, no entanto, é que ficou com o troféu quem mais a mereceu.

Nominuto destaca campanha: Adote uma carta e faça “Papai Noel” dos Correios

São pedidos simples que podem fazer valer o Natal de uma criança carente. Em carta endereçada a Papai Noel, um menino pede “um abraço”. Outros tantos – a maioria, segundo dito pela assessoria de imprensa dos Correios – pede material escolar para o próximo ano letivo. “Vou pedir um caderno, Papai Noel, mas o que eu queria mesmo era uma bicicleta”, uma menina escreveu.


Para apadrinhar uma dessas cartinhas e realizar o desejo de Natal de uma criança, basta se dirigir a uma das agências dos Correios e escolher uma das cartas disponíveis. De abraços a celulares, há pedidos para todos os bolsos e gostos. Na maioria das vezes, nem custa muito ajudar.



Todo ano, os carteiros recebiam milhares de cartas e não sabiam o que fazer com ela. Algumas chegavam até a ser incineradas. Até que começou na empresa um movimento para “adotar” as cartinhas e realizar os pedidos das crianças. Com o passar do tempo, o projeto foi integrado pela empresa como campanha institucional. 



Até o momento, 8 mil cartas válidas já foram computadas pela empresa. Por outro lado, apenas 80 presentes foram entregues na sede, localizada no bairro da Ribeira. De acordo com o chefe da assessoria da empresa, João Vianey, apesar do baixo número até o momento, a expectativa é de que 3 mil sejam entregues até o dia 17 de dezembro, data limite para doação.



As cartas ficam à disposição do público, por outro lado, somente até o dia 15. Mesmo as crianças cujos pedidos não forem adotados recebem uma carta assinada por “Papai Noel”. De acordo com o chefe da assessoria dos Correios, João Vianey, esta é uma forma de fazer com que as crianças se sintam acolhidas mesmo que não recebam o presente.

Para este ano, uma novidade: foram firmadas parcerias com as escolas da rede municipal tanto para incentivar as crianças a escreverem quanto para aumentar a qualidade do material recebido. O que acontece é que muitas cartas chegam com endereço insuficiente.


Para a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor José Carlos, Erika Canhestro, “participar desse projeto gera esperança e expectativa”. Segundo relatou, muitas crianças não sabiam sequer o que pedir. “Elas não estão acostumadas a receberem presentes e ficam meio perdidas mesmo. Outras tentam compensar a falta cotidiana para pedir coisas caras”.



Outras ainda aproveitam para pedir algo para os outros membros da família. É o caso de um menino de dez anos, que queria receber uma cama de casal com colchão para a avó. Mesmo um colombiano radicado em Natal resolveu participar do projeto dos Correios pedindo uma pista de carros.

Nominuto.com

PRF impede assalto a banco na Paraíba e no RN

A Polícia Rodoviária Federal conseguiu evitar que bandidos fossem assaltar agências bancárias na Paraíba ou Rio Grande do Norte após interceptar a quadrilha na BR-101 na madrugada deste domingo (5). A PRF recebeu uma informação do Núcleo de Inteligência da própria PRF de Pernambuco, comunicando que quatro elementos fortemente armados estavam em uma camioneta e se dirigiram no sentido Recife – João Pessoa pela rodovia BR-230.

Uma barreira policial foi montada no Posto da PRF de Mata Redonda no km 107 da BR-101, quando aproximadamente às 01h10, deste domingo (5), o veiculo suspeito antes mesmo de ser parado, seus ocupantes começaram atirar nos policiais que revidaram e conseguiram parar a camionete metros depois.
Ainda debaixo de intensa troca de tiros, os quatros elementos conseguiram fugir pelo matagal e um deles que foi ferido na cabeça acabou sendo preso por uma equipe da Polícia Militar que está apoiando a PRF no sentido de capturar os demais elementos nas redondezas do município de Alhandra.

O preso, de prenome “Igor”, confessou que a quadrilha, todos os elementos residentes no município de Caruarú/PE, tinha o objetivo de explodir caixas eletrônicos em uma agência do Banco do Brasil no estado do Rio Grande do Norte, inclusive com o apoio de parceiros do crime residentes em João Pessoa. Igor também confessou que o veículo, o qual estava sendo utilizado pela quadrilha, uma camioneta Toyota HiLux de cor prata, tinha sido tomada de assalto no sábado (4) na cidade de Caruaru.

Neste momento equipes da PRF. GOE da Polícia Civil e Polícia Militar da Paraíba, estão fazendo diligências nas áreas de Alhandra, Conde, Caaporã, Pedras de Fogo e demais localidades próxima a divisa dos estados da Paraíba com Pernambuco. Enquanto que o acusado está sendo levado para ser entregue na Delegacia do Grupo de Operações Especiais – GOE da Polícia Civil em João Pessoa.
Fonte; Cardoso Silva

Vitória de Gildene em São Francisco do Oeste

Após a totalização dos votos das 10 seções eleitorais, a candidata Antônia Gildene Costa Barreto Lobo venceu as eleições suplementares para o cargo de prefeito de São Francisco do Oeste com 1.534 votos, 51,67 % dos votos válidos. Gildene foi eleita pela coligação “União e Vitória”, formada pelos partidos PTB, PDT, DEM e PMN, e tem como vice Leidemar Morais.

2º colocado: João Raulino Sobrinho – coligação “Paz, Trabalho e União” (PMDB, PC do B, PRB, PT e PSB) com 1.435 votos – 48,33% votos válidos.

Votos Válidos: 2.969 (96,27%)
Votos em Branco : 17 (0,55%)
Votos Nulos : 98 (3,18%)
Comparecimento : 3.084 (92%)

Parceria entre UERN e Prefeitura de Mossoró firma construção da Maternidade Universitária

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN e a Prefeitura de Mossoró vão formar parceria para a construção de Maternidade Universitária Pública na cidade. Os termos do acordo foram discutidos pela prefeita Fafá Rosado e o reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, em audiência realizada nesta quinta-feira (2), no Palácio da Resistência, sede do Governo Municipal. 

Na audiência, que contou com a presença do secretário da Cidadania, Francisco Carlos, e da gerente da Saúde, Jaqueline Amaral, o reitor Milton Marques acatou a proposta feita por Fafá Rosado para que a equipe técnica da prefeitura elabore o projeto da maternidade, para agilizar a liberação das verbas federais assegurados em emenda coletiva de bancada, no valor de R$ 60 milhões. 

Além disso, a UERN e a prefeitura vão firmar um acordo de cooperação, a ser celebrado ainda este ano, formalizando a parceria entre as duas instituições. O reitor Milton Marques chegou a sugerir um terreno para construção da maternidade, ao lado da Faculdade de Ciências da Saúde, mas deixou a critério a prefeitura a escolha da área. Para Milton Marques, além de servir à população, a maternidade será de grande valia para os estudantes de Medicina, pois servirá como hospital-residência para os estudantes que concluírem seus estudos. 

União, Estados e Municípios não são responsáveis por pagamentos trabalhistas na inadimplência de empresas contratadas, decide STF

Por votação majoritária, o Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, n última quarta-feira (24), a constitucionalidade do artigo 71, parágrafo 1º, da Lei 8.666, de 1993, a chamada Lei de Licitações. O dispositivo prevê que a inadimplência de contratado pelo Poder Público em relação a encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem pode onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis.

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 16, ajuizada pelo governador do Distrito Federal em face do Enunciado (súmula) 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, contrariando o disposto no parágrafo 1º do mencionado artigo 71, responsabiliza subsidiariamente tanto a Administração Direta quanto a indireta, em relação aos débitos trabalhistas, quando atuar como contratante de qualquer serviço de terceiro especializado.

Kaká rompe com a Igreja

O tempo afastado da mídia, após a Copa do Mundo da África do Sul, não serviu apenas para o meia Kaká se recuperar das contusões. Neste final de semana, uma reportagem da revista Veja confirmou o rompimento do jogador e sua esposa, Caroline Celico, com Igreja Renascer em Cristo.

A oficialização da saída do casal foi feita por Caroline. Ela explicou que eles estão afastados desde agosto deste ano, mas não detalhou sobre os motivos. Apenas ressaltou para a Veja que foram “por motivos pessoais”.

A esposa do craque do Real Madrid-ESP também não afirmou se o rompimento tem relação com as denúncias ao casal Estevam e Sônia Hernandes, fundadores e pastores da Igreja Renascer em Cristo.

“Não vou fazer nenhum comentário. Cada um tem o seu ponto de vista sobre inúmeros assuntos”, disse. “O meu tempo na Igreja Renascer acabou. E o que posso afirmar é que hoje minha busca constante é somente por Deus”, concluiu Caroline.
Fonte: Futebol do Interior

Golpe novo na praça

Um novo golpe está sendo aplicado na praça e todo cuidado é pouco para não se tornar a próxima vítima.  Desta vez os escolhidos pelos estelionatários são os empresários da  Via Costeira, na zona Sul da capital.   

O golpe funciona da seguinte forma: uma correspondência é enviada pela “Agência Brasileira de Telecomunicações” a alguns hotéis com a seguinte cobrança: “Estamos entrando em contato para informar que a taxa de recadastramento de Web-Site, será cobrada agora anualmente através de boleto bancário. Segue em anexo boleto no valor de R$187, taxa anual”. 

De acordo com o subchefe da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar, major Antônio Pessoa de Souza Júnior, a Agência Brasileira de Telecomunicações não existe. É  de fachada. “O uso do boleto bancário é uma novidade quando o assunto é estelionato, porém grandes hotéis não caem nesse golpe porque possuem um  setor jurídico, entretanto, estabelecimentos menores podem estar sendo vítimas dos estelionatários”.

Antônio Pessoa afirma que os criminosos simulam ser de uma empresa do governo. O golpe começou a ser aplicado há dois meses em Natal, e o serviço de inteligência da polícia já sabe que o CNPJ informado no boleto bancário não existe. “O alvo são os hotéis que possuem páginas na internet”, frisa o major.

Jandaíra tremeu na manhã deste sábado

Um tremor de terra foi sentido pela a maioria da população da cidade de Jandaíra, interior do Rio Grande do Norte. O abalo foi notado mais precisamente por volta das 8:00 horas da manhã deste sábado (04), e pegou de surpresa os jandairenses. 

Segundo informações de Severino Salviano, o terremoto durou em média 10 segundos e chegou a balançar armários, permitindo-se ouvir os sons de copos e pratos guardados no móvel. 

Esse fenômeno não é muito normal nas proximidades do município, apesar da população já ter chegado a sentir alguns abalos sísmicos quando, na década de 80, eles freqüentemente aconteciam em João Câmara. 

O professor Joaquim Ferreira, sismólogo da UFRN, conta que os aparelhos da universidade detectaram o tremor. Ele diz epicentro está localizado a aproximadamente 45 Km a noroeste da estação sismológica de Riachuelo, localizada na Serra da Formiga, próximo à cidade de São Tomé. O professor Joaquim suspeita que o abalo tenha atingido dois pontos na escala Richter.

Homem é morto com seis tiros na cidade de Montanhas

Ronaldo Coutinho da Silva, de 35 anos, foi executado em Montanhas, interior do Rio Grande do Norte. Ele realizava viagens em seu carro para municípios vizinhos e para Natal e teria sido morto após o convite para uma dessas viagens.

Segundo o soldado Aldivan Bezerra, pouco se sabe sobre o que aconteceu na madrugada do sábado para este domingo (05). Por volta da meia noite, uma festa em um bar em Montanhas teria acabado e Ronaldo Coutinho foi procurado por um grupo de quatro pessoas que pretendiam sair da cidade. A irmã da vítima afirma que no mesmo local onde aconteceu o convite Coutinho foi executado.

A polícia recebeu um chamado para um tiroteio que acontecia na rua José do Carmo, em frente à praça Adolfo do Carmo. Chegando no lugar, os policiais encontraram somente a vítima, já morta, com seis tiros.

DN Online

Tudo pronto para o inicio do Assu Open de Futsal

Hoje acontece a largada do tão esperado Assu Open de Futsal, o torneio promete entrar para história sendo o maior evento de futsal do Rio Grande do Norte. Serão duas semanas de bola rolando no Ginásio Arnóbio Abreu e para garantir uma festa brilhante a Tatutom Sports, gestora do evento, cuida de todos os detalhes. Um placar eletrônico foi conseguido, através da parceria com a Confederação Brasileira de Futsal, via Federação Norte-riograndense de Futsal (FNFS).
Assim como foram contratados os principais árbitros do RN, também através da parceria com a FNFS.A rede de proteção também será das melhores. O investimento de 10.000 reais, feito pela Tatutom, garante ao público total segurança para o público presente nos jogos. A rede é semelhante a de eventos internacionais de futsal. A premiação total de 9,5 mil reais tem motivado as equipes para fazer boas contratações. A expectativa é que o Assu Open de Futsal receba boa parte dos principaisjogadores da Região Nordeste. Craques que fizeram história em equipes como Sumov, Horizonte e ABC/Art&C estão confirmados no evento.

Homem perde o controle de veiculo e cai na ribanceira

Por volta das 19h deste sábado (04), um grave acidente na RN-041, que liga as cidades de Currais Novos a Lagoa Nova, deixou José Jailson Ferreira, de 32 anos, residente na Rua Monsenhor Paulo Herôncio, centro, Lagoa Nova, gravimente ferido.

O acidente foi nas proximidades do sitio malhada da areia. A vítima pilotava uma moto Yamaha Factor, de placas, NNJ-9224, quando perdeu o controle e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 12 metros de altura.

A vítima ficou muito ferida e foi socorrido para o Hospital Padre João Maria, em Currais Novos, mas dado a gravidade dos ferimentos foi transferido às pressas para Natal. Segundo informações de familiares, Jailson já tinha sofrido outro acidente há cerca de 8 dias, caindo de um cavalo.
Fonte: batebola95.blogspot.com