quarta-feira, junho 30, 2010

DÚVIDA


A imagem de Elano deixando o treino colocou em dúvida a sua escalação para as quartas de final, contra a Holanda, às 11h (de Brasília) desta sexta-feira. A imprensa pode não ter conseguido falar com o jogador da seleção brasileira após o ocorrido, mas Geraldo Blumer, pai do meia, conversou com o filho por telefone ainda no quarto do hotel.

Cristiano Ronaldo publica foto com Kaká

Cristiano Ronaldo publicou em seu Twitter uma foto dele com Kaká. É a prova de que os companheiros na equipe do Real Madrid cumpriram o trato de trocar camisas após o fim da partida.

Mesmo sem ter jogado, suspenso após a expulsão contra Costa do Marfim, Kaká foi ao vestiário português e trocou camisas com Cristiano. Detalhe: quem levou a camisa que Cristiano usou no jogo foi o zagueiro Lúcio, após troca realizada ainda em campo.

VITORIA DURA HISTÓRICA PARA O PARAGUAI

O sonho era comum: classificar o país pela primeira vez para a fase de quartas de final de uma Copa do Mundo. Com o mesmo objetivo, Paraguai e Japão se igualaram no tempo normal e na prorrogação do duelo desta terça-feira, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. E após mais de 120 minutos em que o 0 a 0 resistiu em um jogo sem grandes emoções, que chegou a fazer o presidente da Uefa, Michel Platini, cochilar na tribuna de honra, os paraguaios foram mais eficientes na disputa de pênaltis. A equipe converteu suas cinco penalidades e contou com o erro de Komano, que mandou a bola no travessão, para vencer a batalha por 5 a 3 e entrar para a história da nação.


O Paraguai vai decidir uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo no próximo sábado, às 15h30m (de Brasília), em Joanesburgo, contra a Espanha, que bateu Portugal por 1 a 0 também nesta terça.

Os jogadores da seleção paraguaia, que fez história nesta terça-feira ao chegar pela primeira vez na história às quartas de final de uma Copa, dedicaram a vitória ao atacante Salvador Cabañas, que ainda se recupera de um tiro na cabeça que levou em janeiro no México.

A musa Larissa Riquelme, não poderia ficar de fora desta postagem.

ESPANHA 1 X 0 PORTUGAL

No duelo ibérico mais importante da história, a criatividade prevaleceu sobre a eficiência defensiva nas oitavas de final. A Espanha dominou Portugal durante todo o jogo na Cidade do Cabo e, se venceu por apenas 1 a 0 nesta terça-feira, foi porque o goleiro Eduardo evitou um resultado mais amplo. David Villa marcou o gol da classificação, seu quarto na Copa do Mundo, e se juntou ao argentino Higuaín e ao eslovaco Vittek como artilheiros da Copa do Mundo.

O goleiro Eduardo foi o retrato da decepção portuguesa após a derrota por 1 a 0 para a Espanha, nesta terça-feira, na Cidade do Cabo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Ele foi o melhor jogador lusitano em campo, praticando grandes defesas e salvando sua equipe de uma derrota maior. No entanto, de nada adiantou todo o seu empenho: Portugal está fora da Copa do Mundo.

A eliminação foi um duro golpe para o jogador do Braga, que foi às lágrimas no gramado. Acabou consolado pelo colega espanhol Casillas, que foi abraçá-lo após a partida. Minutos mais tarde, na entrevista coletiva, Eduardo ainda estava bastante triste, garantindo que trocaria todas as suas defesas pela vitória.

Wober é candidato a deputado federal

O deputado estadual Wober Júnior (PPS) vai ter sua candidatura formalizada na convenção do PPS, que acontece nesta quarta-feira (30), no auditório da Assembleia Legislativa (AL). Ao contrário do que muitos imaginavam, o parlamentar não vai disputar novamente um assento na AL. Wober será candidato a deputado federal.

“Faz 15 dias que a base política vem se reunindo quase que diariamente e avaliamos que chegou a hora [de ampliar os espaços do PPS]”, contou o parlamentar, acrescentando que sua candidatura foi incentivada pela direção nacional do PPS.

Ao trocar uma reeleição mais tranquilha, por uma candidatura mais arriscada, Wober não perde a confiança na vitória. Integrando a coligação “Vitória do Povo” – o PPS acredita poder conquistar um assento na Câmara Federal.

“Acho que essa coligação tem chance de fazer três deputados federais”, confiou Wober, que tem atuação política em Natal e Grande natal, Regiões de Mato Grande e Oeste.

PHS formaliza candidaturas

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) formalizou, durante a convenção estadual realizada nesta terça-feira (29), as candidaturas de 14 militantes para deputado estadual e quatro para federal. O PHS também definiu aliança na proporcional com o PSDC- PRB (também estão sendo aguardados o PP e o PTC). Na majoritária, informalmente o PHS vai apoiar a candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição.

“Não vamos poder subir no palanque, mas vamos pedir votos para Iberê e para a ex-governadora Wlma de Faria, candidata ao Senado”, declarou o secretário geral do PHS, Leandro Prudêncio, emendando que os militantes vão subir no palanque e também pedir votos para o promotor aposentado Joanilson de Paula Rêgo (PSDC), candidato ao Senado.

Deputados federais PHS:

 Revil Alves

 José Daniel Arruda de Melo

 Manoel Jean Felix

 Leão João da Silva

Deputados estaduais PHS:

 Fábio Dantas

 Salismar Correia

 Gilvan Carlos

 Gilberto Torres

 Juscelino França

 Francisco de Assis Candido

 Joacaz Silveira

 José Ivanildo dos Santos

 José Pascoal

 José Roberto Pereira

 Arão Faria

 Jailton Barros de Freitas

 Marcos Antonio de Almeida

 Paulo Roberto de Oliveira

Projeto da senadora Rosalba Ciarlini garante água ao Semi-Árido Nordestino

Está na pauta da Comissão de Meio ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) do Senado a proposta da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), tornando obrigatória a comunicação de informações pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) à Agência Nacional de Águas (ANA), sobre poços perfurados pelos concessionários em terrra que não configurem descoberta comercial de combustível, mas que produzam água.

“Para procurar petróleo, o poço é perfurado em terra a uma profundidade que varia de 800 metros a 1,2 mil metros e quando não se encontrava o petróleo, mas, sim, água, água térmica, água mineral, o poço era simplesmente tamponado, esquecido, ficava sem nenhuma utilização, numa região onde água é ouro, onde água significa vida, significa sobrevivência”, denuncia Rosalba.

Pelo projeto (PLS 427/09) a troca de informações entre as duas agências é essencial para que a água térmica mineral de qualidade, encontrada em prefurações, possa ser disponibilizada às comunidades próximas aos locais de exploração.

A Lei do Petróleo já estabelece que os concessionários são obrigados a informar à ANP sobre a descoberta desses energéticos, poço a poço, inclusive sobre os que não se demonstraram produtivos. “Haverá mais condições de que poços dessa natureza, que sejam perfurados e que não dêem o ouro negro, produzam água, que é outro ouro tão importante importante no Nordeste, explica a senadora”

Secretaria Municipal de Natal vai realizar concurso com 64 vagas

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar até dezembro deste ano um concurso para contratação de agentes de endemias. Serão oferecidas 64 vagas para a função, além do cadastro de reserva. Também serão ofertadas vagas para agentes comunitários de saúde. Até a realização do concurso, a SMS vai renovar os contratos temporários com os profissionais que já atuam nas atividades de combate à Dengue e outras endemias. A renovação será por seis meses.

CURRAIS NOVOS

A 37º vaquejada de Currais Novos, que acontecerá este ano entre os dias 9 e 11 de julho, no Parque Silvio Bezerra Melo, terá como atrações Aviões do Forró, Forró do Muído, Solteirões, Forró dos Plays e Garota Safada.


Sexta-feira (09/07)
Aviões do Forró, Forró Boca a Boca e Solteirões
Sábado (10/07)
Forró do Muído, Forró do Bom e Forró dos Plays
Domingo (11/07)
Garota Safada, Arreio de Ouro e Forró da Pegação

SÃO VINCENTE

Em São Vicente, a população de 6 mil habitantes pode ficar mais próxima do que acontece na África do Sul. Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura disponibilizou um telão no Mercado Público e depois do jogo, no final da tarde, muita festa com o "pancadão" do Trio Paradise, puxou uma grande carreata pelas principais ruas, concluindo a movimentação verde e amarela na Praça.

Não foi a primeira vez que que a prefeitura disponibilizou o trio após o jogo, contra a Costa de Marfim também teve... Os supersticiosos de São Vicente dizem que quando o Paradise vem sempre o Brasil vence de goleada. Foi assim com a Costa de Marfim (3x1) e com o Chile (3x0).
Marcos Dantas

PASSA E FICA

Dois homens ainda não identificados foram presos na madrugada desta terça-feira (29), em Cipual, município de Passa e Fica, acusados de portar moeda falsa. A dupla é paraibana e recebia o dinheiro de São Paulo para aplicar golpes no interior do Estado.

De acordo com a polícia, a dupla já era procurada por tentar repassar as cédulas falsas em estabelecimentos comerciais da cidade. Após denúncia anônima, viaturas policiais foram acionadas na tentativa de capturá-los em uma festa junina da região. Ao chegarem lá os policias os abordaram e identificaram o dinheiro falso.

Os dois foram conduzidos até a delegacia e deverão responder pelos crimes de porte de moeda falsa e falsificação de dinheiro.

CARNAÚBA DOS DANTAS

O prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas já fechou a programação completa do II São Pedro do Povo que começará na próxima sexta-feira. O evento já virou uma tradição no município. As atrações da sexta ficará por conta de Ferro na Boneca e Forró do Penerado, no sábado Mauricinhos do Forró, Canindé Moreno e Banda Som Real agitam o segundo dia. No domingo a partir das 14h, Batuka Moleque e Deixe de Brincadeira encerrará II São Pedro do Povo.

No sábado (03) ainda tem a 2ª Corrida do Candeeiro, que reúne atletas do município e cidades vizinhas do Seridó e também da Paraíba. Outra novidade para esse ano é que entre o intervalo de uma banda e outra a agitação ficará por conta do Trio Paradise, estrutura de som com "pancadão" na Praça Caetano Dantas. Toda uma estrutura de palco, som e iluminação, bem como infraestrutura de banheiros, assistência de saúde e segurança está sendo montada para atender a um público esperado de mais de 15 mil pessoas.

TOUROS

Um dos mais tradicionais grupos de danças do folclore norte-rio-grandense é o grupo Bandeirinhas de Touros, existente há décadas. A dança das Bandeirinhas tem como característica principal a participação exclusiva de mulheres que se reúnem na casa da matriarca do grupo, para dançar forró e cantar cantigas alusivas aos santos venerados: São João, São Pedro e Santana. Com uma tradição transmitida há várias gerações, desde a senhora Joana Pacheco, por volta de 1910; em seguida Francisca Conduru, nos anos 20 e, posteriormente, Geracina Alsina do Nascimento, nos anos 40 do século passado, a chama se mantém acesa com Josefa Odete de Melo (dona Finha), 88 anos, com presença marcante nos festejos juninos.

Desde o seu surgimento, até alguns anos atrás, o grupo se reunia na casa da matriarca ao som de um trio de sanfona e, muitas vezes, com a presença do violeiro José Antão. Por volta da meia-noite saía, em cortejo, pelas ruas de Touros conduzindo a bandeira do santo louvado; em seguida ia para o banho no rio Maceió, que banha a cidade, e o retorno a casa sede.

Atualmente o grupo permite a participação masculina, como uma forma de apoio na compra das comidas e bebidas, já que o dinheiro arrecadado entre os participantes, apoiadores e comerciantes, não é suficiente para o pagamento dos músicos e a realização da festa, sem contar a indiferença do poder público para com a manifestação cultural.

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Um estudante da cidade de São Miguel do Gostoso identificado apenas como José, procurou a reportagem da Folha do Mato Grande e denunciou o comércio do sexo juvenil entre algumas garotas de baixa renda no muniípio.

Segundo o estudante, as meninas vendem seu corpo em duas conhecidas pousadas da cidade, normalmente aos turistas que visitam Gostoso. O estudante que já trabalhou em uma pousada diz que a prática é mais comum do que se possa imaginar e já ocorre há alguns anos. "Muitos turistas, principalmente estrangeiros pedem informação aos funcionários da pousada sobre as garotas que praticam sexo por aqui. Eles sempre pagam entre R$ 50 e R$ 100 por programa, depende do desempenho delas. Muitas meninas aceitam fazer sexo em troca de dinheiro já que são garotas de famílias muito pobres", conta José.

O estudante ainda contou que algumas dessas meninas chegam a ter menor idade, entre 14 e 17 anos, embora a maioria delas teriam acima de 18 anos. José também falou para a nossa reportagem que algumas famílias até sabem o que acontece com suas filhas, mas "fingem não saber" por conta do dinheiro que as filhas recebem. Muitas meninas justificam aos pais que ganham gratificação por ajudar no serviço da pousada, principalmente na alta estação quando o fluxo de turistas é bastante alto. Mas na verdade, segundo José, a maioria dos pais sabem o que se passa com suas filhas.

"Ano passado teve o caso de uma menina daqui de Gostoso de 16 anos que ficou grávida e praticou aborto com remédio de farmácia", denunciou José. Ele fala que boa parte da comunidade tem conhecimento do que ocorre com as meninas, mas prefere não mexer na ferida para não prejudicar o turismo da cidade, já que de um modo geral todos ganham com a atividade do turismo. José garante que vai levar o fato ao conhecimento do Conselho Tutelar de Gostoso e também a Associação de Meio Ambiente Cultura e Justiça Social - AMJUS.

RIO DO FOGO

As mulheres vestidas de azul estão acostumadas com as piadas e os deboches. Ser pioneiro não é fácil em lugar algum. Numa cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, questionar o sentido de uma atividade perpetuada através das décadas por pais e avós, é algo reservado somente para os fortes. Mesmo assim, as mulheres avançam. Após mais de 40 anos sobrevivendo da extração e coleta de algas marinhas na praia de Rio do Fogo, 12 marisqueiras aceitaram o desafio de passar a cultivar as algas no mar e, apesar das dificuldades com o pouco de incentivo e estrutura, além do retorno financeiro mínimo, elas esperam um dia viabilizar a nova atividade como fonte fixa de renda para a comunidade.

A possibilidade de desenvolver e melhorar a vida das comunidades costeiras, além de criar novas possibilidades de fazer dinheiro através de tecnologias sociais, são alguns dos assuntos a serem discutidos durante a 65a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada de 25 a 30 de julho, em Natal. Este ano o tema principal do maior encontro científico do país é o desenvolvimento das ciências do mar. O caso das marisqueiras de Rio do Fogo cai como uma luva na temática escolhida.

Há cinco anos, um grupo de técnicos da então Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, em conjunto com professores da UFRN, implantaram na comunidade de Rio do Fogo o cultivo de algas marinhas a fim de dar uma alternativa para a geração de renda daquelas pessoas. Após tanto tempo, o projeto sobrevive muito mais a partir da determinação das mulheres do local do que por conta de um êxito econômico. O trabalho muito e o dinheiro pouco, além da estranheza que qualquer novidade traz, foi suficiente para despertar a repulsa de pescadores mais conservadores. Contudo, as mulheres não desistem.

APODI

Preocupada com o avanço das drogas que atinge não só o município de Apodi, mas todo o país, a prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB) vem montando uma estratégia de trabalho para orientar as famílias, crianças e adolescentes sobre o uso indevido do álcool e outras drogas.

Goreti Pinto já se reuniu com o professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró, Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha "As fábulas das drogas", secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Júnior, Gabinete Civil, Klinger Péricles Pinto Diniz, com o objetivo de implantar um projeto no município desenvolvido por meio de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal com professores, pais e alunos, mostrando os problemas que as drogas geram nas famílias. O projeto é de autoria de Raimundo Brandão Lopes.

Em Apodi, o projeto deverá ser desenvolvido através da Prefeitura Municipal via Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social e parceria com Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo Unicef e as Polícias Militar e Civil, respectivamente.

A prefeita de Apodi vai implantar o projeto no município. "Estamos preocupados com o uso indevido do álcool e outras drogas e com a busca de alternativas para a diminuição do sofrimento de jovens e famílias atingidas pela dependência química, vamos levar esse projeto as escolas do nosso município", comentou a prefeita Goreti Pinto.

No dia 12 de julho acontecerá uma nova reunião em Apodi com a prefeita, secretária Municipal de Educação, professora, Raimunda Freira, secretário de Saúde Ivanildo Lima, Assistência Social, Laete Oliveira, e parceria como Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo Unicef e as Polícias Militar e Civil, respectivamente, professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró e o escritor, Raimundo Brandão Lopes.

Em Apodi tanto a Polícia Civil quanto a Militar vêm realizando trabalho de combate ao tráfico de drogas, inclusive com a prisão de vários traficantes, mas é necessário que as crianças e adolescentes recebam esclarecimentos sobre os riscos que as drogas levam a vida humana.

MARTINS

Os clássicos são de queijo, carne e chocolate. Réchaud na mesa, fondue quentinho e uma conversa agradável em uma noite fria. Essa é a programação perfeita quando você pensa no clima da cidade de Martins, interior do Rio Grande do Norte. O Festival de Fondue já virou tradição nos meses de julho e agosto no município serrano. Realizado pelo Hotel Serrano, o evento chega a sua décima edição proporcionando a aproximação dos visitantes com a melhor gastronomia de queijos, chocolates e vinhos da região.

Idealizado por um chefe de cozinha do restaurante do hotel, o prato mais célebre da culinária suíça é a estrela de um dos eventos gastronômicos mais tradicionais de Martins. "Após a implantação, eu visitei a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Era necessário entrar em contato com os melhores chefes de cozinha do país para obter a excelência no preparo" conta o empresário João Sabino. A estratégia deu certo. Hoje o Festival é reconhecido nacionalmente e movimenta a economia local, atraindo turistas de diversas partes do estado e do país.

O réchaud é a panela especial que recebe o molho para o fondue. A degustação acontece em três etapas. Tudo começa com o couvert: pão tipo italiano acompanhado de deliciosos queijos. Depois vem a sequência de fondues. O fondue de carne pode ser preparado no óleo, no vinho ou na pedra. Carnes que incluem tirinhas fininhas e macias de filé mignon, frango, além de camarão.

A última etapa acontece com chocolate. Frutas frescas que vão desde tangerina, banana, kiwi e o tradicional morango são mergulhadas no chocolate.

O hóspede ou visitante também desfruta de um espaço preparado para a ocasião, com música ao vivo e apreciação dos melhores vinhos.

MOSSORÓ

Os pais de uma criança de apenas 3 anos o deixaram preso dentro de um Cros Fox na Estação das Artes e foram curtir o último dia do Mossoró Cidade Junina.

É óbvio que populares perceberam, chamaram a PM, que chamou o Conselho Tutelar, que retiraram a criança do carro e iniciaram as buscas pelos pais.

A cantora Eliane, que foi apresentada como Rainha do Forró, deu a maior bronca nos pais. A notícia circulou imediatamente no Twitter.

A revolta foi geral. Em poucos minutos, já havia pessoas comentando a barbaridade no Twitter de Norte a Sul do País.

A PM localizou os pais da criança e conduziu para serem autuados na Delegacia de Plantão, enquanto que o Conselho Tutelar levou a criança para

FRANCISCO DANTAS

O prefeito Gilson Dias, através de sua assessoria de comunicação, informa que nos dias 16 e 17 de julho, os seus munícipes vão participar do Grande Arraiá Junino denominado de João Pedro. O evento promete ser um dos mais animados da região, e previamente já se pode contar com a presença de bandas de forró popularmente conhecida pelos repertórios que apresentam em seus shows, como é o caso do Forró Cavalo de Pau, um dos maiores sucessos no final da década de 90; o Forró Boca a Boca, hoje interprete de músicas bastante divulgadas no passado.

Por outro lado, se as bandas Cavalo de Pau e Boca a Boca, que se apresentarão em praça pública relembrando os grandes sucessos forrozeiros do passado, a Banda Forró Salgado também foi contratada para fazer o reboliço entre as camadas mais jovens da população. Além dessa grade da programação, a prefeitura franciscodantense mantém elaborada uma extensa programação no que se refere à divulgação dos valores culturais e costumes do povo do lugar.

O João Pedro de Francisco Dantas vai ter apresentação de quadrilhas, escolha da Rainha do João Pedro e um movimentado show de forró pé de serra com Rogério Lima. A realização deste arraiá é mais um resgate do folclore - conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares.

VIÇOSA

A prefeita Maria José Oliveira, à frente dos destinos da administração local, idealiza colocar o seu município dentro do mapa turístico do Rio Grande do Norte e para tanto, por intermédio da Secretaria de Obras e Urbanismo realiza uma série de obras na área urbana, bem como, inicia ultimamente a divulgação dos aspectos naturais e embelezadores da região. Localizado no que se costuma chamar de 'Pé da Serra de Portalegre", Viçosa pelo clima e hospitalidade de seu povo pode despertar para ser um lugar bastante visitado.

O município dispõe de praças modernas, como o Complexo Poliesportivo Dra. Julieta Dantas, uma das principais atrações onde atrai visitantes de vários municípios do Estado, com área de esporte e lazer. Quiosques, parque infantil, arborizada com plantas frutíferas e flores. É nesse complexo onde acontece a Jornada Cultural e Esportiva de Viçosa (JOCEVs), que reúne centenas de atletas de cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, com suas respectivas torcidas organizadas.

A casa de Cultura Popular dispõe de um pequeno acervo bibliográfico e venda de artesanatos criados por pessoas do município de Viçosa. O local dispõe de praça de alimentação, lanchonete, auditório moderno e uma variedade de coisas que fazem parte da cultura local. Na época chuvosa, o Riacho dos Dormentes é muito bem visitado, onde aos domingos acontecem banhos nas cachoeiras jorrantes e naturais que o riacho dispõe.

A ORIGEM DO NOME - Segundo historiadores, o nome Viçosa teria sido dado pelo português Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, que ao subir a serra ficou maravilhado com a beleza do vale e falou: "Outra Viçosa", isto por já existir em Portugal a vila Viçosa, antiga residência dos Duques de Bragança.

CAMPO GRANDE

Saiu a relação dos aprovados na entrevista de trabalho para a empresa têxtil que está se instalando no município. Segundo Neuzamar, chefe de recursos humanos, a próxima etapa acontecerá na próxima quarta-feira quando o técnico do SEBRAE fará triagem de 40 pessoas para começar o curso de indústria têxtil no início de julho e os 20 nomes que sobrarem ficarão para a segunda turma, em agosto.

A meta é contratar com carteira assinada 60 pessoas até o final do ano e dobrar o número em 2011. A marca é histórica para o município de Campo Grande e a vinda da empresa se tornou possível graças ao apoio forte do prefeito Bibi de Nenca junto com os vereadores Vagner Souza e Arnaldo Bezerra. Nesta iniciativa demos a nossa colaboração na medida que trouxemos o empresário para a conversa e conseguimos sede e parte da infra-estrutura com as colaborações da Associação Casa e Cidadania e Núcleo Sertão Verde.

Veja a lista

1. Ana Lorena Alves de Azevedo Fernandes


2. Andiara Iasmim B. Fernandes

3. Andréia Francisca Medeiros da Silva

4. Antonia Batista da Silva

5. Antonia Ferreira da Silva

6. Antonia Gilka Freire de Souza Vieira

7. Antonia Juliane Miranda de Souza

8. Antonia Lucélia da Silva Almeida

9. Antonia Magna Vieira

10. Antonia Patrícia Almeida e Silva

11. Antonia Ranielle Rocha da Costa

12. Antonia Zeneide Gondim Dantas

13. Antonio Neirimar de Oliveira

14. Antonio Tadeu de Oliveira Lopes

15. Carla da Silva

16. Cintia Rafaela da Silva Brito

17. Damiana Solange da Silva Oliveira

18. Diego Henrique Fernandes

19. Edna da Silva Vieira

20. Emanuela Luzia Medeiros Vieira

21. Francilene Tavares Galvão

22. Francisca ALexandra da Silva

23. Gilvan Gomes Modesto

24. Irleth Alves de Brito Wanderley

25. Isabelle Kalila de Almeida Pinheiro

26. Ítalo Robean Praxedes de Aquino

27. José Ailson da Silva

28. Kamilla Kalistrata de Souza Almeida

29. Katiucy Batista de Souza

30. Leomar Alves de Brito Wanderley

31. Libânia Vieira

32. Lindoelma Fabrícia Costa dos Santos

33. Luan Vieira de Lucena

34. Lucineide Maria da Costa

35. Luzia Góes de Oliveira

36. Manoel Lindemberg Carlos Fernandes

37. Márcia Medeiros Saldanha Fernandes

38. Maria da Conceição Bezerra da Silva

39. Maria da Conceição Fernandes Pimenta

40. Maria de Fátima Pimenta Cavalcante

41. Maria de Lourdes Neres

42. Maria do Carmo Pereira da Silva

43. Maria do Socorro Pimenta de Lima

44. Maria do Socorro Souza Fernandes

45. Maria Ezileide Canela da Silva

46. Maria Gorete Neres Santana

47. Maria Lucinalva de Brito Ismael Almeida

48. Marta Ligia de Castro Rebouças

49. Maxwel Bezerra Veras

50. Micael Barreto de Araújo

51. Railda Meira Saldanha

52. Rakelyne Vieira Aderaldo

53. Rita de Cássia Medeiros

54. Rita Marleide de Oliveira

55. Sebastião Afonso de Azevedo Neto

56. Severina Emilia Aderaldo da Silva

57. Simone Costa de Melo

58. Wellington Monteiro de Lima

59. Zidemara Gondim Dantas

60. Zideneide Gondim Dantas