quarta-feira, novembro 03, 2010

O Giro registrou a visita de familiares do ex-vereador Manoelzinho Rogério


A presença do blog registrou a visita de um de um dos filhos e irmãos do ex-vereador Manoel Gomes de Lima mais conhecido por Manoelzinho Rogério. Seu filho Francisco de Assis Rogério de Lima visitou o tumulo de seu pai na companhia de sua esposa e seu tio Canindé Rogério.

O ex-vereador Manoelzinho Rogério que faleceu a pouco mais de um ano em um acidente de moto na cidade de Santa Cruz onde residia, antes de sua morte, conseguiu eleger sua filha Judrene, para ocupar seu lugar na Câmara Municipal de Sitio Novo.
Vereadora Judrene 

Centenas de pessoas vão ao cemitério público para orar pelos seus entes já falecidos

Centenas de pessoas visitaram o cemitério público municipal de Sitio Novo durante todo o dia desta terça-feira (02/11) quando comemoramos o Dia de Finados.

A preocupação da atual administração municipal com o cemitério veio logo em seu primeiro ano de governo quando a prefeitura municipal realizou uma reforma e construção de uma capela de orações que foi inaugurada em 02/11/2005. Após a reforma a atual gestão municipal sempre teve a preocupação de manter limpos e pintados todos os túmulos a fim de manter-los em perfeito estado de conservação.

Todos nós sabemos que não é de hoje que o cemitério necessita de uma ampliação, mas atual gestão vem tentando buscar recursos junto ao governo federal. Já foi desenvolvido um projeto de ampliação para atender os futuros sepultamentos no município.

As principais dificuldades para promover a ampliação são a falta de recursos federais e a compra de um terreno com escritura pública, haja vista que município não tem pessoas com documentos públicos escriturados no cartório. Mesmo assim a prefeitura faz previsão orçamentária e financeira, se houver o equilíbrio das receitas, para no ano de 2011 já está com o cemitério ampliado ou dependendo da documentação, talvez a construção de um novo cemitério público.








Túmulo de F. Gomes é um dos mais visitados em Caicó


Túmulo do jornalista F. Gomes foi um dos mais lembrados pelos amigos, familiares e pessoas comuns que visitaram o cemitério Campo Jorge durante todo o dia desta terça-feira em Caicó. Pela manhã Filhos e esposa rezavam um terço em interseção ao jornalista F Gomes foi assassinado em frente a sua casa no último dia (13) de outubro no bairro paraíba em Caicó. 

A população também homenageou o jornalista com orações e ao mesmo tempo clamou por justiça e segurança.

Alunos da E.M.P.E.G.M participaram de aula de campo em Acari.

Acari uma das cidades mais antigas do interior do Rio Grande do Norte que também é considerada a cidade mais limpa do Brasil, e ainda recebe o titulo da musa do Seridó por sua beleza natural que reúne imensas serras e grandes reservatórios de água, atraindo vários turistas que procuram mesclar diversão, fé e devoção foi o palco de uma das aulas de campo feitas com os alunos da Escola Municipal Presidente Emilio Garrastazu Médice.


Na visita ao açude gargalheiras, principal atração turística do município de Acari, situado na bacia do Rio Acauã, a 4 quilômetros da sede do município. Lá os alunos puderam observar seu transbordamento que chama atenção pelo belo cenário que apresenta, principalmente no inverno, quando forma uma enorme cachoeira.


Os alunos conheceram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia que é considerada um dos patrimônios arquitetônicos mais importantes do município de Acari. A igreja é uma das três maiores do estado e guarda ainda suas características originais predominando o estilo neoclássico.

Ao visitar os trabalhos artesanais os alunos perceberam a importância das peças confeccionadas pelos artesãos da comunidade e das cidades circunvizinhas que tem o intuito de valorizar a cultura na região do seridó.

Fonte: SEMEC Sitio Novo

Prefeita de Sitio Novo prestigia aniversário do Papa em Caicó

A prefeita de Sitio Novo Wanira de Holanda Brasil ao lado de seu marido, o ex-prefeito de Tangará Gija, marcaram presença na missa e festa em comemoração ao aniversário de seu Deputado Estadual eleito Vivaldo Costa o Papa Jerimum na cidade de Caícó. As comemorações também contou com a presença da Governadora eleita Rosalba Ciarlini que também recebeu o apoio da prefeita e todo seu grupo em Sitio Novo.
  

FLAGRANTE DO BLOG

PT de Sitio Novo terá candidatura própria em 2012.

Em entrevista concedida no dia 28/10 ao blog do PT de Sitio Novo, o Presidente do Diretório municipal do Partido do Trabalhadores de Sitio Novo, Paulo Bola, falou de sua posição nas eleições municipais de 2012. O petista disse que espera que seu nome seja o escolhido para disputar ao cargo de prefeito já que é certo que o partido lançará uma candidatura própria tendo como vice um representante do PTdoB ou de um outro partido ainda não divulgado que deverá se aproximar para compor a chapa petista.

Perguntado sobre a não atuação na gestão da Prefeita Wanira que ajudou a construir, Paulo Bola deixou claro que a decisão de não fazer parte da atual gestão partiu de seu próprio partido (PT) e não por parte da prefeita como muitos imaginam.

Mas mesmo assim o petista afirmou que o PT jamais participará de uma campanha ao lado da Prefeita Wanira. “De concreto posso afirmar que jamais o PT participará de compromissos do lado que a gestora estiver, mesmo que ela esteja de longe”. Disse Paulo Bola.  

Reforma deverá garantir melhoria no atendimento da saúde em Parelhas

Melhoria dos serviços e qualidade no atendimento da saúde. Essa é a proposta dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela administração do Município de Parelhas.

Está em andamento no município de Parelhas a reforma da policlínica que será inaugurada em breve. A reforma conta com recursos são oriundos do Governo do Estado.


Pintura interna e externa, modernização da instalação elétrica, troca de piso e janelas, são algumas das modificações que já podem ser vistas na unidade.

A Policlínica Municipal, primeira unidade a receber melhorias, atende em média 665 pessoas por mês. O local reúne atendimento com clínico geral, ortopedista, psicólogo, fisioterapeuta, além de disponibilizar vacinas, preventivos, acompanhamento de gestante, planejamento familiar, solicitação de exames, entre outros.


Hospital Regional de João Câmara recebe Ambulância Nova


O Hospital Regional de João Câmara acaba de ser agraciado com uma Ambulância zero km que irá garantir melhor atendimento no serviço de urgência daquela unidade hospitalar. A nova ambulância toda equipada foi enviada pelo governador Iberê Ferreira de Souza, atendendo pedido da Dra. Denise Aragão coroando assim seu trabalho a frente do Hospital Regional.


Soletrando 2011

Depois de ter um filho da terra representando o Rio Grande do Norte na edição 2010 do Soletrando no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, as escolas de Santana do Matos aumentaram os esforços para despertar em seus alunos o interesse pela soletração, e por conseguinte, poder inscrevê-los na eliminatória Estadual do concurso em 2011.

Com os esforços, associados à motivação deixada pela participação do jovem Rômulo Gomes da Silveira, que venceu a seletiva 2010 e foi ao Rio de Janeiro como representante potiguar, as escolas do município da Região Central se empenharam e serão maioria na seletiva estadual para o Soletrando 2011. Ao todo serão 7 alunos de diferentes escolas, número aproximado apenas pela capital, Natal, que terá 6 escolas participantes.

Além de Santana do Matos, também se inscreveram: Arêz, Assu, Bom Jesus, Currais Novos, Encanto, Felipe Guerra, Jardim de Piranhas, Mossoró, Natal, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Tomé, Tenente Ananias e Upanema.

Aluna da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes Representará Patu nas Semi-finais da Olimpíada da Língua Portuguesa em Belo Horizonte.

A aluna do 8º ano da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, Nathália Dutra, vai representar a  sua escola e o município de Patu nas Olimpíadas da Língua Portuguesa na capital Mineira, Belo Horizonte, onde serão realizadas as semi-finais. Nathália concorreu na categoria Memórias Literárias onde a mesma escreveu sobre a história do senhor "Zezão" funcionário da Rede Ferroviária Federal.

21ª Vaquejada do Parque Arapuá em Santo Antônio do Salto da Onça

A Vaquejada do Parque Arapuá na vizinha cidade de Santo Antônio do Salto da Onça receberá grandes atrações de forró de renome nacional. 

As bandas Forró do Muído e Solteróes do Forró farão shows na noite do próximo sábado (06). A 21º Vaquejada acontecerá de 04 a 07 de novembro de 2010.

Homem é agredido e assaltado no município de São Miguel

De acordo com informações colhidas pelo blog São Miguel News, o fato ocorreu durante a madrugada, quando Laurisma Matias Gonçalves de 39 anos de idade conduzia uma motocicleta ao ser abordado por dois homens não identificados foi agredido com vários pauladas na cabeça ficando desacordado. Após isso, a dupla fugiu levando a motocicleta e todo o dinheiro da vitima que só foi encontrada por volta das 09h30min do domingo (31).

Ao ser encontrado por populares o homem foi encaminhado ao Hospital do município onde deu entrada apresentando lesões corto-contusas e edema generalizado por toda a cabeça. Após receber os primeiros socorros foi transferido para o HRTM da cidade de Mossoró. Informações dão conta que o seu estado de saúde ainda é grave.

A Polícia Militar de São Miguel está realizando as investigações e nas próximas horas deverá chegar aos autores do crime de violência física e assalto.

Eleições suplementares em São Francisco do Oeste

O grupo liderado pelo ex-prefeito cassado, Aníbal Lopes (PSB) definiu a chapa que disputará a eleição suplementar na cidade de São Francisco do Oeste, que será realizada no dia 05 de dezembro, conforme determinação da justiça Eleitoral.

Conforme o blog adiantou, o candidato a prefeito já havia sido definido e apresentado. Trata-se do empresário Anchieta Raulino (PMDB), proprietário do Complexo Educacional Evolução (colégio e faculdade) que terá como companheiro de chapa o vereador Raimundo Wellington (PSB), atual presidente da Câmara Municipal.

Agora a expectativa se volta para a composição da nova chapa oposicionista que até o último domingo contava com as candidatas Gildene Logo e Genisa Raulino, já homologadas em convenção. As duas repetiam a chapa derrotada de 2008, porém, Genisa Raulino retirou a sua candidatura para apoiar o seu esposo que será o candidato da chapa que, até então, figurava como adversária.


Sem nome de representatividade para encarar a forte chapa da oposição, ele simplesmente desmontou as pretensões oposicionista que ficou sem vice e acabou fortalecendo o projeto de eleger o seu sucessor.

A novidade foi apresentada a população de São Francisco do Oeste. Em meio as comemorações da vitória de Dilma Rousseff. O candidato a vice de Anchieta Raulino deve ser conhecido nas próximas 48h, vez que terça-feira é o último dia para realização de convenções.

Para quem não conhece, Anchieta e Genisa Raulino são os proprietários do Colégio e Curso Evolução, a maior escola privada do Alto Oeste Potiguar que conta, inclusive, com cursos universitários.

Fonte: Nosso Paraná

Anatel quer discute critérios para reajuste de ligações entre fixos e celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promove audiência pública amanhã (3) para discutir critérios de reajuste para chamadas entre telefones fixos e celulares. A ideia é reduzir o valor das chamadas locais ou interurbanas em 10% no ano que vem e em mais 10% em 2012.
O encontro será das 13h às 17h no Espaço Cultural Anatel, em Brasília. O novo regulamento proposto pela agência estabelece que o reajuste das tarifas das chamadas entre fixos e móveis deve ocorrer no máximo a cada 12 meses, mediante aplicação de fórmula específica.
A medida afeta também os valores dos demais tipos de chamadas que envolvem o pagamento da tarifa de interconexão (VU-M), como ligações entre operadoras diferentes. Esse valor continuará sendo livremente pactuado entre as empresas. Se as operadoras não chegarem a um consenso sobre a questão, a Anatel fixará cautelarmente o valor da tarifa.

Para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, Henrique já articula apoio do DEM

Parece que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai fazer de tudo para se eleger presidente da Câmara dos Deputados em fevereiro. Uma matéria publicada na Folha de São Paulo revela que a estratégia do PMDB é conquistar o apoio do DEM. Henrique tem o apoio do vice-presidente eleito Michael Temer (SP). O DEM saiu enfraquecido das eleições e tem vários deputados insatisfeitos.
A estratégia é conquistar o apoio de deputados para ter mais peso que o PT na disputa. “Quero ser o presidente do maior ao menor partido, independentemente de quem seja da oposição ou do governo”, afirmou Henrique a Folha. Apesar dos esforços peemedebistas, os democratas ainda estão rachados. O deputado ACM Neto (DEM-BA) admite conversar, mas nega que já tenha sido procurado. Já o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), fala que é preciso respeitar a tradição, que diz que a maior bancada tem o direito à presidência e que o PMDB não pode presidir Câmara e Senado.

Filme alexandriense estreia hoje

A cidade de Alexandria está ansiosa para a estréia do "Filme Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador", que será exibido no Auditório do Jardim de Infância nos dias 3, 4 e 5 de novembro.

O produtor e diretor do filme seguiu o exemplo de Glauber Rocha - autor de filmes premiadíssimos e cineasta politizado - quando disse a célebre frase "Com uma Câmera na mão e uma ideia na cabeça". Foi assim que J. Gomes vagou entre as rochas do cerrado durante três meses para gravar cenas do seu filme que conta a saga de um sertanejo que vive de sonhos, e por acreditar que seus sonhos se tornariam realidade enfrenta situações hilárias e adversas em sua estória.
Gomes diz que está pagando caro, assim como o protagonista do filme, para realizar o seu sonho de ser o primeiro a produzir um longa-metragem no Alto Oeste potiguar. O elenco do filme foi formado com pessoas da comunidade, principalmente com os componentes do Grupo de Teatro da Pastoral Familiar. Para ele seria mais prazeroso trabalhar com pessoas simples. A grande maioria nunca havia ficado em frente a uma câmera, mas a força de vontade de fazer acontecer algo de novo deu certo e muitos estão se destacando como bons atores e atrizes.


"No início algumas pessoas da cidade criticavam o elenco porque estavam participando 'dessa ideia de doido', no final eles queriam participar. E a nossa produção é simples, não temos câmeras flutuando em gruas; potentes microfones de captação; câmeras correndo em trilhos e ilha de captação de imagens. Trabalhamos só com uma câmera e um computador de edição. Mas o produto final vai surpreender pela criatividade e simplicidade", diz J. Gomes.

O filme a ser exibido em tela de cinema terá a duração de 1 hora e 45 minutos. Os DVDs, que terão uma duração de 1 hora e 25 minutos, só estarão à venda a partir do dia 15 de dezembro. Antes o filme também será exibido em cidades da região, como Major Sales, onde aconteceram gravações. Na cidade de Areia Branca, terra natal do protagonista do filme Wellington Marques, acontecerá uma noite de gala para o lançamento no dia 18 de dezembro.


J. Gomes espera recuperar os R$ 17 mil investido no filme com a venda dos DVDs e os apoios culturais que deverão surgir com o sucesso do filme. "Acredito tanto nisso que estou mostrando o nosso trabalho para depois vender aos patrocínios", conclui.

Caern promete desenvolver projeto para limpar e proteger lagoa de captação em São José de Mipibu

A Prefeitura de São José de Mipibu recebeu resposta da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a respeito de solicitação feita no dia 22 de setembro sobre reivindicação dos moradores do conjunto residencial da Cohab, um dos mais populosos do centro da cidade, sobre a limpeza da lagoa de estabilização existente no local.

"Foram tomadas as devidas providências destinadas à limpeza da Estação de Tratamento de Esgotos, acrescentando que será desenvolvido projeto específico para a construção de leito de secagem destinado a uma melhor preservação ambiental", escreveu o presidente da Caern, Sérgio Bezerra Pinheiro.

De acordo com informação da assessoria de comunicação social da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, o pedido foi apresentado pela prefeita Norma Ferreira (PMN) após reunião com moradores, que reclamaram do mau cheiro que exalava da estação, provocando grande desconforto. "De imediato acionamos a Caern, que agora apresenta a solução para o problema", concluiu a prefeita.

Fátima Bezerra quer mais IFRN para o RN

Na última sexta-feira (29) a Deputada Federal Fátima Bezerra esteve com o Reitor Belchior Oliveira e Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal do Ministério da Educação, Getúlio Marques. A pauta da audiência era a formalização do pedido de inclusão do Rio Grande do Norte na fase 3 de ampliação das escolas técnicas.

A parlamentar comentou a importância de ampliar ainda mais o ensino técnico no Estado haja vista existir atualmente 13 institutos. A programação contou com as presenças de representantes de professores, alunos/as e o ex vereador Hugo Manso. O reitor e o representante do MEC elogiaram a atitude de Fátima. "Me emociono com momentos como este, quando temos a possibilidade de expandir a qualidade de nosso ensino. Antes isso era um sonho, agora é realidade", comentou Getúlio Marques.

Prefeito de Parelhas comenta os principais fatores da virada de Dilma em seu município

O prefeito de Parelhas Francisco Medeiros do PT, comentou em entrevista ao blog de Romeu Dantas, quais foram os principais fatores para vitória da petista Dilma Rousseff neste segundo turno, já que no primeiro o vitorioso foi José Serra (PSDB).

Francisco Medeiros: Bom, primeiro a gente foi surpreendido no primeiro turno como um alerta, como uma pancada que a gente levou e ficou todo mundo meio atônito sem entender direito, isso nos alertou. Dr. Antônio se envolveu bastante agora nesse segundo turno e fez uma união de forças, Garibaldi veio aqui e fez um comício, foi muito importante a vida do senador de mais um milhão de votos para pedir voto aqui pra Dilma, o deputado João Maia também se incorporou e veio aqui a uma carreata, a deputada Fátima Bezerra esteve aqui também, nós tivemos uma adesão do vereador Canindé [Moreno] do PR, nós tivemos os nossos vereadores do PMDB e do PT, a militância, os suplentes de vereadores, as lideranças, todo mundo se envolveu e se empenhou. Foi uma questão de honra mesmo reverter esse quadro aqui no município de Parelhas. Eu queria destacar aqui a atuação da militância aguerrida do Partido dos Trabalhadores que saiu às ruas praticamente todos os dias do segundo turno fazendo atos públicos, comícios-relâmpagos, pregando bandeiras, adesivando carros, enfim, são um conjunto de fatores e sem sombra de dúvida a gente conseguiu transmitir para o povo parelhense que a eleição no segundo turno não se tratava de uma eleição municipal. Era uma eleição onde estava em jogo o futuro do Brasil e o povo parelhense tanto da zona rural quanto da zona urbana entendeu isso e resolveu dar mais um mandato ao PT e seus aliados, Dilma e Temer, que é uma aliança PT/PMDB na cabeça com um conjunto de partidos que hoje são aliados e formam uma coalisão de forças muito importante para governar o Brasil pelo menos nos próximos quatro anos e que a gente espera que seja mais.

Rosalba reafirma compromissos com o Seridó


Depois de ser recebida por um grupo de aliados e pela suplente Ivonete Dantas, na residência dela, Rosalba assistiu a missa em ação de graças pelo aniversário do deputado Vivaldo Costa, no largo do Hospital Seridó. Ao responder um pedido feito pelo pároco local, padre Tadeu, a governadora reafirmou que vai dar atenção especial ao Hospital. 

“Peço a Deus força e sabedoria para poder construir um RN onde a saúde seja um direito do cidadão”, declarou, ressaltando que o Hospital do Seridó vai estar entre as ações prioritárias.

Pouco depois de acompanhar homenagens feitas durante a celebração ao radialista F. Gomes, morto em um crime que teve repercussão em todo o país, a governadora afirmou que a segurança pública é outra área que terá prioridade em seu governo, assim como a educação e criação de um pólo de desenvolvimento da região.
Na missa campal de aniversário do deputado Vivaldo Costa estavam o prefeito de Caicó, Bibi Costa, prefeitos e lideranças de outros municípios.

A governadora Rosalba também participou do Papa Folia, uma espécie de carnaval fora de época. Ao falar durante o percurso, a governadora ressaltou que o maior presente que pode dar ao “Papa-Vivaldo Costa” e ao Seridó, é trabalho. “Logo que arrumar a casa, Caicó vai ter a marca da Rosa”, assegurou, fazendo referência às dificuldades financeiras que deverá encontrar no Governo do Estado.
Fonte: Correio do Seridó

Mutirão de combate ao Glaucoma em Messias Targino

A prefeitura municipal de Messias Targino por meio da secretaria municipal de saúde em parceria com governo federal e o HGO de Mossoró realiza na próxima quinta-feira, dia 04, o segundo mutirão de combate ao Glaucoma. O primeiro mutirão foi realizado no mês de agosto, onde foi realizado 87 atendimentos.
O atendimento será realizado no Hospital Maternidade de Pequeno Porte Paulina Targino, a partir das 10h. O público-alvo será hipertensos, raça negra, pacientes acima de 30 anos, diabéticos, idosos e pessoas que tenham parentes diretos portadores de glaucoma, para detectar o glaucoma.
De acordo com a secretária de saúde, Mônica Andrade, os pacientes que tiverem o problema constatado pelo médico vão serem encaminhados para tratamento gratuito pelo SUS, com oferta de medicamento (colírio) específico para a doença. Caso, contrário o paciente ficará cadastrado na campanha, por isso a necessidade e importância que os pacientes participem. Será realizado exames para detectar o Glaucoma.