quinta-feira, dezembro 17, 2009

Giro RN

Municipios ganharão melhoria no abstecimento de água.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está adquirindo 14 conjuntos motobombas, para reforçar os sistemas de abastecimentos das cidades de Cerro Corá, Santa Maria, Ipueira, Timbaúba dos Batistas, Goianinha e Parnamirim. A licitação, na modalidade tomada de preços, vai ser realizada nesta sexta-feira (18) e a Companhia vai investir com recursos próprios mais de R$ 150 mil.

O serviço de abastecimento de água de Cerro Corá vai ser melhorado com a instalação de quatro novos conjuntos de bombeamento ao longo da adutora, garantido uma produção de 250 mil litros de água por hora. Em Santa Maria, a estação elevatória terá dois novos sistemas de bombas, que vão produzir 40 mil litros de água por hora.

Em Ipueira, o sistema de fornecimento de água vai ganhar duas novas bombas, com vazão de 54 mil litros de água por hora e em Timbaúba dos Batistas, a Caern vai instalar quatro bombas novas, que vão garantir a produção de 80 mil litros de água por hora.

O bairro de Novo Horizonte, em Goianinha, também vai ter o abastecimento melhorado, com a instalação de um sistema de bombeamento com capacidade para 20 mil litros por hora, resolvendo o problema daquela parte da cidade. Em Nova Parnamirim, será instalado um novo sistema de motobombas, que vai produzir 50 mil litros por hora.
 
João Câmara
O prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino de Araújo (DEM), mais conhecido como Vavá, foi cassado por improbidade administrativa. Ele é acusado de não ter prestado contas no exercício de 2004, último ano em que exerceu o primeiro mandato na prefeitura do município.
 
Além de ter os direitos politicos suspensos por cinco anos, Vavá terá que pagar uma multa no valor de 80 vezes o salário que recebia como prefeito em 2004. O parecer do promotor da Comarca de João Câmara, Paulo Gomes Pimentel Júnior, também foi favorável a cassação do atual prefeito. Ariovaldo Targino ainda poderá recorrer da decisão em segunda instância e até lá continuará no cargo. Caso a sentença de primeira instância seja mantida, a Prefeitura de João Câmara será assumida pelo vice-prefeito Francisco Melo.

Baraúna
Segue em Baraúna a discussão sobre a abertura do comércio aos domingos. Audiência pública idealizada pelo vereador do PV, Edson Barbosa, debateu na última semana o tema com comerciantes, comerciários, autoridades e a população. De acordo com a CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas do município, há anos a classe empresarial vem apelando ao prefeito Aldivon Nascimento para que ele possa decretar por lei o fechamento em dias de domingo, feriados e datas comemorativas. No entanto, isso ainda não ocorreu.

Natal
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou nesta quarta-feira (16) o ranking das cidades brasileiras que mais geraram empregos em novembro de 2009. O Rio Grande do Norte apareceu na 12ª posição com o saldo de empregos de 2.451 postos.

Assu
A Prefeitura do Assu já investiu mais de R$ 670 mil em pavimentação de ruas neste primeiro ano da administração do prefeito Ivan Júnior. A informação é do secretário de Planejamento e Coordenação de Infraestrutura, Reci de Oliveira.


O secretário ressaltou que o direcionamento para esse tipo de obra atende uma orientação do prefeito Ivan Júnior, a partir da constatação de que este tipo de ação caracteriza-se numa das principais reivindicações dos habitantes.

Upanema
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema está denunciando a presidente da Câmara Municipal, vereadora Adelcina Bezerra (PR), de se apropriar indevidamente de recursos públicos do município de Upanema. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Ibamar Costa, a parlamentar de Upanema além de ser servidora do município também é funcionária do Estado, fato esse que fere a legislação que veda o acúmulo de cargos públicos. O sindicato está cobrando que ela devolva os recursos para serem rateados através do Fundeb.


Apodi
Os estudos ambientais do Projeto de Irrigação da Barragem de Santa Cruz para a Chapada do Apodi foram discutidos na manhã de ontem por representantes de vários segmentos em audiência publica realizada na Casa da Cultura Popular de Apodi "Escritor Walter de Brito Guerra".


Realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, (IDEMA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) com o apoio da Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Agricultura e Irrigação, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas que estavam representando associações, assentamentos, igrejas, Poderes Executivo e Legislativo apodiense e de cidades circunvizinhas, professores, estudantes, agricultores, agropecuaristas, gerentes de Agências Bancárias, dentre vários outros setores da sociedade organizada.