sexta-feira, junho 17, 2011

Hoje é dia de vacinar seu filho contra paralisia infantil


Começa hoje a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. Este ano a campanha tem como tema "Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças". Todas as crianças menores de 5 anos deverão ser imunizadas, contra a doença.
Ao todo, 115 mil postos de saúde e vários postos móveis estarão abertos das 9h às 17h, em todo o país. Além das duas gotinhas, este ano as crianças de 1 a 7 anos receberão a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba. Inicialmente a vacinação irá acontecer nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.
A meta é vacinar 14,1 milhão de crianças contra a pólio e 17 milhões contra o sarampo, o que corresponde a 95% do público alvo.
No Estado do Rio Grande do Norte, a estimativa é imunizar 241.152 crianças. Ao todo serão disponibilizadas 370 mil doses, em 917 postos fixos e 715 postos móveis no estado. Serão 8.149 profissionais envolvidos na campanha. As duas campanhas seguem até 22 de julho.

EDUCAÇÂO


Câmara lança programa para professores do Ensino Médio de escolas públicas
Professores interessados em aprender e socializar saberes sobre como fortalecer a escola por meio de práticas democráticas e cidadãs podem se inscrever no Programa Missão Pedagógica no Parlamento. Desenvolvido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, o programa vai selecionar 54 professores de todo o Brasil – dois de cada estado e do DF - para participar de um treinamento que vai abordar temas relativos às instituições democráticas, cidadania, política e educação para democracia nas escolas. Saiba mais


Câmara aprova obrigatoriedade do ensino de Libras e Braile
A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus alunos com necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema BraileSaiba mais

Assu recebe Base do SAMU


Neste sábado (18) o município de Assu recebe duas ambulâncias para a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entrega dos carros será feita a partir das 17h, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, e da secretária adjunta, Ana Tania Sampaio.

Os veículos - um de suporte avançado e um de suporte básico - fazem parte do plano de regionalização do SAMU no estado e irão compor o SAMU Metropolitano Oeste que engloba ainda os municípios de Mossoró, Caraúbas, Baraúnas, Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros e São Miguel. Cerca de 20 profissionais estão sendo capacitados pelas equipes do SAMU Mossoró e Corpo de Bombeiros para atuar nas ambulâncias de Assu.

Proposta de aumento salarial do Governo do Estado aos professores é de 34%


Nenhum professor da rede estadual de ensino receberá menos que R$ 890, por uma carga horária de 30 horas semanal, uma vez que o piso salarial foi implantado pelo Governo já neste mês. "O Governo, assim, procura valorizar e garantir o direito do professor. Agora é hora de fazer valer o direito do aluno. Convocamos todos, de imediato, ao retorno às aulas", disse a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, salientando que todos os demais níveis terão um ganho real de 34% que será pago em quatro parcelas iguais: setembro, outubro, novembro e dezembro.

A Proposta do governo contempla todos os professores, ativos e inativos. Por exemplo: um professor com 10 anos de carreira que ganha hoje 1.076 reais passará a ganhar, em dezembro, 1.442 reais, mais Adicional de Tempo de Serviço (ADTS). "Esse é um momento histórico, considerando que, nos últimos quatro anos, os professores receberam apenas 7.15% de aumento. O Governo também garantiu o pagamento dos 30% do Plano de Cargos e Salários para os funcionários da Educação, ativos e inativos", disse Betânia Ramalho. Em 2007, 2008 e 2009, não foi concedido nenhum aumento ao magistério. No ano passado, o salário dos professores foi reajustado em 7,15%. Neste final de semana, o Governo está pagando 40% do 13º Salário para todos os profissionais da Educação. Isso representa um investimento de mais de R$ 20 milhões. Para Betânia Ramalho, as atitudes do governo mostram o tratamento prioritário para a Educação e revela que seu compromisso não se limita a palavras, é pautado por ações responsáveis e concretas. "Vamos todos, governo, escola pública, professores, funcionários, estudantes, comunidade escolar e a população em geral trabalhar juntos para recuperar e avançar na qualidade do ensino em nosso Estado. O Governo procura valorizar e garantir o direito do professor. Agora é hora de fazer valer o direito do aluno. Para 2012, o governo garante o piso nacional e assegura permanente diálogo com a categoria", concluiu a secretária. Governo concede 34% de aumento em apenas seis meses de gestão.

Rosalba Ciarlini participa do seminário Natal Copa 2014


A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta sexta-feira (17), do Seminário Natal Copa 2014, no Hotel Pirâmide, que teve como principal palestrante o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. "Agora não tem mais dúvida. A Copa vai mesmo acontecer em Natal", disse a Governadora se referindo à colocação dos tapumes em volta do Machadão para dar início às obras no local. "Uma das maiores prioridades, quando assumi o Governo, foi a Copa do Mundo. Corremos contra o tempo para não perder os prazos. Superamos as dificuldades e hoje tudo está dentro do cronograma previsto. Não podíamos perder esta oportunidade e os investimentos que o evento irá trazer para a cidade e para o Estado". 

Rosalba também destacou que a Copa já está proporcionando a vinda de outros eventos esportivos para o RN, como o Torneio Internacional de Ginástica Olímpica e o Campeonato Mundial de Basquetebol Master. "Será que, se Natal não estivesse entre as sedes da Copa, estaria recebendo esses eventos esportivos internacionais?", indagou. "A Copa está revelando a cara de Natal e do RN para o Mundo", concluiu a Governadora. O seminário reuniu também o vice-presidente do McDonald's na América Latina, Mauro Multedo; o assessor especial do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde; o vice-governador Robinson Faria; o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres; o deputado federal Fábio Faria; o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo; o secretário municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer e da Copa (Sejel), Rodrigo Cintra.

Mossoroense é finalista em promoção nacional


A publicitária mossoroense Lílian Kaeny Barreto Firmino é uma das três finalistas do concurso “Faça-me um sabor”, promovido pela batata Ruffles. Com a sugestão do sabor YakisOBAAA, ela ocupa uma das três primeiras colocações e agora disputa pelo primeiro lugar.

O resultado com o nome dos finalistas foi divulgado em 15 de junho. A sugestão da publicitária concorreu com mais de dois milhões de sabores inscritos.

Ela conta que quase dois milhões de pessoas participaram da competição, tendo em vista que um mesmo inscrito poderia enviar quantas sugestões quisesse. A própria Lílian chegou a sugerir mais de um sabor, mas foi no YakisOBAAA a sua aposta maior.

A promoção bateu o recorde mundial, pois a marca também lançou o concurso em outros países. No entanto, foi no Brasil que recebeu o maior número de sugestões.

Agora, ela concorre com o paulistano de Itapira, Helder Lanzoni, que sugeriu o Strogonuffles e com o paranaense de Curitiba, Eduardo Cavassim, cujo sabor sugerido é o Honey MOONstard. Os três sabores serão lançados, mas só permanece nas prateleiras aquele que vencer a final. 

A partir do dia 1º de julho os produtos devem estar disponíveis no mercado. Na embalagem, o rosto da pessoa responsável pela sugestão. É também essa a data para o início da votação, que pode ser feita pelo site da marca: www.ruffles.com.br. No dia 15 de outubro será divulgado o resultado final do concurso.

Dezessete estados têm mais de uma linha de celular habilitada por pessoa no país


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje (17) que em 17 estados brasileiros já existe mais de uma linha de celular por habitante. Segundo os dados da agência, o país já registra 110,5 linhas habilitadas para cada 100 habitantes.
A teledensidade maior foi verificada no Distrito Federal, onde existem 188,5 linhas de celular para cada 100 pessoas. Também fazem parte do grupo os seguintes estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Sergipe e Minas Gerais.
O Brasil fechou maio com mais de 215 milhões de acessos na telefonia celular. Foram cerca de 2,5 milhões de novas habilitações no mês, com crescimento de 1,16% em relação a abril. Segundo a Anatel, o número de novas habilitações nos cinco primeiros meses de 2011 é o maior dos últimos onze anos, são mais de 12 milhões de novas linhas, com crescimento de 5,95% no ano.
Do total de acessos em operação no país, a maioria (81,96%) é de linhas pré-pagas e 18,04% são pós-pagas. A marca Vivo continua liderando o mercado, com 29,48% de participação. Em seguida, aparecem a Claro, com 25,46%; TIM, com 25,34%; Oi, com 19,38%; CTBC, com 0,3%; Sercomtel, com 0,04% e a Unicel com 0,001%.

Caso Eloá: Lindemberg se recusa a depor em audiência


A Justiça paulista pretendia ouvir nesta sexta-feira o depoimento de Lindemberg Alves Fernandes, acusado de manter a ex-namorada Eloá Pimentel refém e assassiná-la, em 2008, mas o réu se recusou a falar. A audiência aconteceu no Fórum de Tremembé, município paulista que abriga o presídio onde Lindemberg aguarda julgamento.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o processo voltará ao juiz de Santo André, onde aconteceu o crime, que não tem um prazo definido para decidir se levará o acusado a júri popular ou não. Em março, a Justiça realizou audiência com cinco testemunhas do caso, entre elas Nayara Rodrigues da Silva, amiga da vítima que também ficou em poder de Lindemberg e foi baleada durante a operação de resgate. Ao juiz, ela reafirmou a versão já apresentada à Justiça. Em abril, foi interrogada a última testemunha, um tenente da Polícia Militar que participou da invasão ao apartamento onde as jovens eram feitas reféns.

São Vicente: Concurso municipal deverá ser anulado


Devido a um possível risco de fraude, a Promotora de Justiça da cidade de São Vicente, Marília Regina Soares Cunha, recomendou ao Prefeito Municipal a rescisão de contrato com a empresa Multi-sai. No mês de abril foi instaurado um Inquérito Civil para averiguar a legalidade do Concurso Público realizado pela Prefeitura.

Uma ação de busca e apreenção autorizado pelo Juízo de Currais Novos envolvendo a empresa Multi- sai culminou com a anulação do Concurso no município de Lagoa Nova. Foram encontrados diversos documentos que comprovaram a ocorrência de fraudes praticadas pela empresa em concursos públicos realizados em vários municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

A Promotora de Justiça deu um prazo dez dias para a rescisão do contrato entre a prefeitura e a empresa. No mesmo período deverá ser anulado o Edital que foi lançado no último mês de abril. Os valores pagos pela inscrição serão restituídos aos candidatos.

No mesmo documento recomendatório a prefeitura também foi notificada a abrir um novo processo licitatório no prazo de quarenta dias. As cópias do procedimento e a minuta do edital do novo concurso deverão ser apresentados a promotoria assim que estiverem prontas. O não cumprimento de qualquer cláusula da recomendação poderá gerar medidas judiciais contra quem lhe der causa.

Fonte: Cardoso Silva 

Ceará-Mirim: Secretário da Sethas diz que Central do Trabalhador será reativada


O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social(Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, disse que espera em mais 60 dias ter a Central do Trabalhador de Ceará-Mirim de volta para retomar os cursos qualificados e oficinas voltadas a comunidade. A afirmação foi feita durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim na tarde desta quinta-feira(16). O prédio da Central do Trabalhador está cidido a Escola Estadual Celso Cicco, que passa por reforma.

Ainda durante a audiência, o secretário anunciou que a partir da próxima segunda-feira(20), uma equipe de técnicos do Programa do Leite inicia em Ceará-Mirim o recadastramento dos beneficiários. Além disso adiantou já estar em estudo a instituição de um cartão, semelhante ao Bolsa Família para evitar a evasão e também para exercer maior controle so a distribuição do produto.

Florânia: Agricultores invadem Câmara Municipal para protestar contra ações movidas pelo BNB


A sessão ordinária da Câmara Municipal de Florânia foi interrompida na manhã desta quinta-feira(16) e ocupada por um grupo de agricultores que de forma pacífica protestaram contra o Bando do Nordeste que move ações judiciais, provenientes de dívidas passadas dos agricultores.

A manifestação foi resultado de uma decisão do grupo de agricultores que participaram de uma reunião realizada na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia. Estiveram presentes no ato de protesto, o vice-presidente da Fetarn, Francisco José da Silva; o assessor técnico, Marcos George: a assessora jurídica, Waleska Maria Dantas, todos da Fetarn e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Paulino.

Os agricultores reivindicam a suspensão das execuções dos 188 processos movidos pelo Banco do Nordeste aos agricultores Floranienses. O presidente do Sindicato rural disse presidentes de sindicatos de Currais Novos, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Santana do Matos e Jucurutu, também apoiam o movimento.

Gesane quer criar a adutora do agreste


Depoimentos de potiguares sobre a dificuldade em conseguir água nos municípios de Nova Cruz, Montanhas, Santo Antônio, Pedro Velho, Espírito Santo, Passagem, Várzea e Jundiá podem estar com os dias contatos. Foi com este objetivo que a deputada estadual Gesane Marinho (PMN) solicitou ao Governo do Estado, na sessão ordinária de hoje (16), na Assembléia Legislativa, a construção da Adutora do Agreste. De acordo com o projeto apresentado pela parlamentar, 50 quilômetros de canos seriam suficientes para levar a água de boa qualidade do rio Piquiri, em Pedro Velho, para áreas urbanas e, principalmente, comunidades rurais das localidades beneficiadas.

Tomba grava para programa do PSB e diz que vai lutar para consolidar o turismo religioso


Dia movimentado nos estúdios da produtora Peron Produções, em Natal, que recebeu a visita de várias lideranças do PSB do Rio Grande do Norte, que foram gravar para a Propaganda Política Obrigatória. Passaram por lá o ex-governador Iberê Ferreira de Souza, a deputada estadual Márcia Maia e o deputado estadual Tomba, que gravou um spot de 30 “e disse que uma das lutas do seu mandato será para consolidar o turismo religioso, que gera ocupação, renda e desenvolvimento. “Não sei fazer nada pela metade. Quando assumo uma missão me dedico por inteiro, de corpo e alma. Foi assim quando prefeito de Santa Cruz. É assim como deputado estadual. Se ontem fizemos a Estatua de Santa Rita de Cássia, a maior do mundo, hoje a luta é pela consolidação do turismo religioso no Rio Grande do Norte”, enfatiza.

Fonte: Lenilson do Agreste

Rogerio Marinho fala sobre qualidade do ensino do país


O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) acredita que a educação brasileira está à deriva em meio à administração petista. A avaliação do tucano foi feita após audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (15), na comissão especial criada para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo o parlamentar, que coordena a bancada do PSDB na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a boa intenção do ministro não substitui a falta de dados sobre as ações e avanços do ensino brasileiro na última década.

“Apesar da propaganda, a qualidade do ensino no país hoje é menor ou pior do que em 1995. Só podemos resolver um problema se o identificarmos.” Na opinião de Rogério Marinho, o Executivo precisa mostrar à sociedade o resultado do primeiro plano, para depois definir os pontos que precisam de melhoria. 

Gustavo defende obras para região Potengi e Trairi


A retomada de obras para a construção e recuperação de estradas na região Potengi foi reivindicada pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB). O parlamentar também irá realizar audiência pública para tratar do assunto.
Na sessão plenária desta quinta-feira, 16, Gustavo disse que foi procurado por representantes do movimento Território da Cidadania Potengi, que é formado por representantes do governo, fóruns de associações, sindicatos, federações e parlamentos municipais, denunciando a paralisação de obras importantes para a região.
Entre os exemplos, o deputado citou a obra não iniciada da estrada que ligaria Lagoa de Velhos a Sítio Novo e a RN 203 que liga a cidade de São Tomé a Tenente Laurentino, obra iniciada, mas não concluída. Segundo informações do deputado, essa última é conhecida como a estrada da produção e sua conclusão abreviaria em 120 quilômetros o percurso da Serra de Santana a Natal, facilitando o escoamento da produção e incentivando o desenvolvimento do turismo rural e serrano.
“São obras estratégicas para a região que foram paralisadas e outras, igualmente relevantes, que não chegaram sequer a ser iniciadas”, disse. A audiência pública será realizada no próximo dia 27.

Do blog do Wallace

Deputado Ezequiel pede ao Governo do Estado que elabore projeto de isenção de taxas de motocicletas


Na sessão desta quarta-feira (15), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) protocolou na Assembleia Legislativa, requerimento solicitando que o Governo do Estado, faça um estudo para elaborar um projeto isentando taxas do IPVA, Detran e taxa de Bombeiros para proprietários de motocicletas e motonetas nacionais com até 150 cilindradas cadastradas no Registro Nacional de Veículos Automotores. “O Estado da Paraíba tomou tal iniciativa e beneficiou mais de 120 mil paraibanos com essa isenção de taxas. Na Paraíba, as alterações foram feitas porque o valor da dívida era superior ao valor total do veículo. Tal medida também poderia ser encaminhada a Assembleia Legislativa do nosso Estado para virar lei e beneficiar o contribuinte de baixa renda”, argumentou Ezequiel. 

Vice-governador participa de vistoria em Brejinho


A região Agreste recebeu na manhã desta quarta-feira (15) a visita do vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria e da equipe técnica do Governo do Estado que vistoriou as obras do sistema de abastecimento de Brejinho e garantiu retomada da obra.

A obra de reforço ao sistema de abastecimento estava parada por divergências na execução do projeto como o cálculo da vazão e da origem da água, itens vistoriados tecnicamente pelos engenheiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O projeto de abastecimento de Brejinho foi estruturado na nascente do Rio Araraí e deve abastecer toda a cidade, as comunidades e os distritos da região.

Ao chegar na sede da Prefeitura Municipal de Brejinho, o vice-governador foi recepcionado pela secretária de Educação do município, Dra. Yraguacy Souza e servidores do município, políticos, comerciantes e empresários.
O vice-governador Robinson Faria recebeu das mãos do prefeito João Gomes, que também preside a Associação dos Municípos do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, o projeto de tratamento do abastecimento de água da cidade, sendo esse, um feito histórico na administração pública do município de Brejinho.

Depois de analisar o projeto, o vice-governador acompanhou o prefeito Joãozinho até a nascente do Rio Araraí, local onde será implantada a estação de tratamento de água. Adentrando a Mata Atlântica, o prefeito Joãozinho e o vice-governador Robinson Faria foram até a nascente do Rio Araraí.

Acompanhado do vice-governador e da equipe técnica da SEMARH, o prefeito Joãozinho percorreu a nascente do Rio Araraí, mostrando a importância de se levar água tratada e abundante para os seus conterrâneos.
Vencendo todos os desafios, o vice-governador observou cada detalhe na nascente do Rio Araraí.

 “Não vim aquí para chorar e derramar lágrimas, Brejinho foi o município do Agreste que deu a maior vitória para Rosalba, vai ser aqui em Brejnho  a construção da primeira grande obra de recursos hídricos deste Governo na região Agreste”, sentenciou Robinson Faria.

Fonte: Dalto Emereciano

Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA


Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar. A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens. ‘Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo’, disse Owens.

Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada. A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.

“A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial”, um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

Tiririca propõe “bolsa alfabetização” para adultos no congresso


Após quase 4 meses de sua posse e superando 113 deputados que ainda não apresentaram projetos de lei no primeiro ano de legislatura, o comediante e deputado federal mais votado do Brasil, Tiririca, segundo informações fornecidas pela folha de São Paulo online, na terça- feira (7), entregou ao plenário do Congresso os seus primeiros projetos de lei.

O site noticiou que uma das propostas de Tiririca é a criação do “bolsa alfabetização”, sendo este um projeto que consiste em oferecer cursos para adultos aprederem a ler e escrever, com valor mínimo de R$ 545 para o benefício. Em contrapartida, para conseguir o benefício, é necessário que o aluno tenha frequentado no mínimo seis meses de aula, com pelo menos 85% de frequencia.

Tiririca, que teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado e que teve que fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever, justificou que o benefício tem a ” finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação”.

Os outros dois projetos de Tiririca tratam da criação de vale-livro para alunos da rede pública e de serviços de assistência social para profissionais do circo.

Deputado Federal do Maranhão morre em acidente de carro


O deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA), 58, morreu após sofrer um acidente de carro na noite desta quinta-feira (16), na cidade de Morros (94km de São Luiz). A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial por 3 dias. Segundo informações da assessoria do deputado, Moreira retornava de uma palestra na cidade de Barreirinhas, quando o Honda Civic onde ele viajava, com mais três pessoas, bateu num animal que atravessou a pista.

O deputado estava no banco traseiro e não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro. Os outros passageiros sofreram apenas ferimentos leves.

Em nota, Roseana Sarney lamentou a morte do deputado e amigo e disse estar “bastante entristecida”. Ela cancelou os compromissos na sexta-feira e sábado para acompanhar o velório e enterro.

Luciano Moreira estava no primeiro mandato como deputado federal. Ele esteve a frente de várias secretarias do governo como Planejamento, Ciência e Tecnologia, de Administração, Recursos Humanos e Previdência entre 1991 e 2010.

SENADOR
Outro político do Maranhão também sofreu acidente recentemente nas estradas do Maranhão. Em 12 de maio passado, o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) teve o veículo atingido por uma camionete na rodovia MA-202 próximo à cidade de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís. O senador, que estava sozinho no carro, fraturou um fêmur, um braço, sete costelas e teve lesões no joelho.

PEC da Reeleição


Foi lida na sessão desta quinta-feira(16) a PEC que prevê a volta do instituto da reeleição na mesa diretora da Assembléia Legislativa.

A PEC segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça para ser apreciada.

Também será constiuída uma comissão especial para tratar do assunto.

A previsão é que somente no segundo semestre é que a PEC seja votada no plenário da Assembéia.

É que no dia 1º de julho a Assembléia entra em recesso e só retoma suas atividades parlamentares no início de agosto.

Por Oliveira Wanderlei.

Cauby Peixoto - 60 anos de música em Natal


A DC Produções e a Trupe Promoções trazem para Natal Cauby Peixoto e as vendas já começaram!

Em fevereiro de 2011 Cauby Peixoto comemorou 60 anos de carreira como um dos grandes intérpretes da nossa música popular.
Com mais de 10 anos sem vir a Natal (RN), Cauby Peixoto retorna a cidade com um repertório repleto de sucessos para comemorar seus 60 anos de música em um teatro à sua altura.
Cauby encanta Natal no dia 15 de julho, às 21h. 

Cauby não virá em turnê, será um show único e exclusivo para os natalenses. As senhas já estão a venda na loja Elementais do Midway. Também está a venda um lote limitado no Natal Shopping.

Abertura: Camila Masiso
Entregando-se ao samba e à bossa, junto a uma talentosíssima nova geração de músicos, Camila Masiso chega à cena musical potiguar para enriquecer o litoral com o melhor dos gêneros brasileiros.

Cauby Peixoto - 60 anos de música
Data: 15 de Julho
Horário: 21h 
Local: Teatro Riachuelo / Midway
Ponto de venda: Elementais Midway e Natal Shopping (limitado)
Informações: Telepesquisa: 3620 5262
Show de abertura: CAMILA MASISO
Plateia A e B: R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia)
Camarote: R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia)
Frisa: R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia)
Balcão Nobre: R$ 100 (inteira) R$ 50 (meia)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O SHOW DE CAUBY PEIXOTO NO SITE: www.cidadedosom.com/eventos
Além de informações o jornalista encontra FOTOS e LINKS ÚTEIS.

São Bento do Norte: IBAMA apreendem motos, espingardas e bicicletas


Fiscais do IBAMA desenvolveram mais uma ação para inibir a caça predatória a arribaçãs no município de São Bento do Norte. A ação ocorreu na noite desta quinta-feira(16) nas imediações do Barrocão, Pedrinhas e Assentamentos próximos.

Durante a operação os ficais do Ibama autuaram alguns caçadores, apreenderam motos, bicicletas, espingardas e demais acessórios usados pelos caçadores na caça a ave. Todo o material apreendido e os suspeitos levados para a Delegacia de Polícia de São Bento do Norte.
Com informações e fotos de Ferdinando Silva

Casas de taipas estão sendo erradicadas em Parelhas

Casas de taipa agora são passado em Parelhas. As poucas que existiam, no bairro São Sebastião, foram demolidas. Os proprietários foram beneficiados pelo Programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado. A construção das novas residências já foi iniciada. No total, serão 60 novas moradias.

As residências possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ao todo, serão 138 casas construídas no município: 29 no Maria Terceira e 49 na Zona Rural. "Não há como descrever a sensação de estar realizando o sonho destas pessoas que tanto precisam. Gente que vivia em condições subumanas e agora está tendo direito a cidadania. Será um prazer entregar as chaves destes lares", declara o prefeito Francisco Medeiros.
Marcos Dantas



Governo apóia 184 manifestações juninas no RN

Saiu o resultado do Edital Prêmio Junino 2011, onde o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA, destina recursos de R$. 376.000,00 para diversos grupos espalhados pela Grande Natal e interior, num total de 47 municípios participantes, nas duas categorias: Festivais e Arraias Juninos e Grupos Juninos (Quadrilhas) para apoiar os festejos desse ano.

Até agora, dos projetos que foram analisados e selecionados pela Comissão Organizadora, a distribuição se deu da seguinte maneira: na categoria Arraias ou Festivais, o número de aprovados foi de 75 na capital e 13 de outros municípios, totalizando 88 projetos, que receberão R$ 1 mil, cada um. Na categoria Grupos Juninos (Quadrilhas) a procura foi inversa, 51 dos projetos selecionados foram originados do interior e 45 da capital, totalizando 96 projetos dos quais, cada um receberá R$ 3 mil. Os contemplados serão convocados para solenidade de concessão dos prêmios até o início da semana que vem.