quinta-feira, fevereiro 18, 2010

COPA 2010

Uruguai

A cerimônia de abertura da Copa de 1930 não aconteceu antes do primeiro jogo, mas antes de Uruguai x Peru, nona partida do torneio. Foi a primeira partida no estádio Centenário, cujas obras não haviam sido concluídas a tempo da primeira rodada;

O atacante uruguaio Castro, da Copa de 30, não tinha a mão direita. Por isso, recebeu o apelido de “El Manco”. Ele marcou, contra o Peru, o primeiro gol do estádio Centenário e ainda fez o quarto - e último - do Uruguai na final contra a Argentina;

O estádio Centenário recebeu esse nome porque em 1930 foi comemorado o 100º aniversário da Independência do Uruguai;

Na Copa seguinte, em 1934, o Uruguai, campeão da edição anterior, não defendeu seu título por ressentimento dos europeus, que não haviam prestigiado a Copa de 1930;

Fez a semifinal da Copa de 70 contra o Brasil. Vitória brasileira por 3 a 1

Para a Copa de 1958, Schiaffino e Ghiggia, campeões em 1950, deixaram a seleção uruguaia para defender a Itália. Mesmo assim, a Azzurra passou pela Irlanda do Norte nas eliminatórias.

“Aqui as pessoas creem. Foi uma alegria pela classificação. Mas são duas coisas diferentes. Euforia pela classificação e confiança na equipe. O Uruguai não teve uma partida realmente boa durante as eliminatórias. Mesmo em casa. Não estou falando contra Argentina e Brasil. Jogando no Centenário, contra a Venezuela, foram muito mal. Foi uma alegria pela classificação, mas no fundo pensam que não vão muito longe. Forlán foi bem na última partida, mas antes não vinha bem. Ele rende de forma diferente na seleção do que no Atlético de Madri. No clube, ele domina a bola perto da área, chuta e termina em gol. Na seleção, o chute termina na arquibancada. Como ele, existem outros. Suárez, por exemplo. Na Holanda, ele faz muitos gols. Mas contra a Costa Rica, foi mal. Diego Pérez, volante, tem sido o jogador mais constante da equipe. Um outro problema é no gol. Começamos com Carini, que não foi bem. O mesmo com Castillo e com o Viera, que teve uma falha incrível contra o Brasil. Agora, chegou o Nestor Muslera, que passou mais tranquilidade à equipe. Houve uma pressão para tirar o Tabárez do comando, mas não vai acontecer até a Copa."

Raúl Tavani, repórter do jornal "El País"

O CRAQUE
NOME: Diego Martin Forlán Corazo
IDADE: 31 Anos
POSIÇÃO: Atacante
EQUIPE: Atlético de Madri

No paulistão


No penúltimo teste do Corinthians antes da estreia na Libertadores, o atacante Souza foi quem mais lucrou. O Timão venceu o Mogi Mirim por 3 a 0 – dois gols do centroavante e um de Chicão –, nesta quarta-feira (17) na casa do adversário, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, o Alvinegro subiu para a vice-liderança, com 18 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que joga na quinta. O Sapão, com oito, segue na zona do rebaixamento, em 17º.


Os 4 a 1 do São Caetano sobre o Palmeiras não amargaram as resposta do técnico Muricy Ramalho. Com expressão tranquila, o treinador conversou durante 15 minutos com a imprensa, afirmou que não tem receio de ser demitido e que, além dos méritos do rival pelo resultado, a sua equipe jogou mal. O técnico alviverde ainda falou que não deixará o cargo por conta própria, mesmo que seja derrotado pelo São Paulo, adversário de domingo, no Palestra Itália.

Botafogo na final da Taça Guanabara


No dia do aniversário de Adriano, o presente de grego veio de um talismã do Botafogo. Caio entrou no segundo tempo, fez o gol da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, e classificou o Alvinegro para a final da Taça Guanabara (assista aos gols no vídeo ao lado). O adversário é o Vasco, domingo. Vinícius Pacheco abriu o placar para o Rubro-Negro, e Marcelo Cordeiro deixou tudo igual ainda na primeira etapa.

América vence e abre vantagem no estadual

Mesmo não fazendo uma grande partida, o América apesar de não ter feito uma grande partida confirmou a boa fase e bateu o Assu no Edgazão pelo placar de 2 a 0 na noite desta quarta-feira, em partida valida pela sétima rodada do campeonato estadual.

Os gols do jogo foram marcados por Ronny e Aloísio.

O America abriu quatro pontos de vantagem para ABC segundo colocado, que joga nesta quinta.

Resultados


Assu 0 x 1 América

Jogos desta quinta
ABC x Potiguar-M
Potyguar-CN x Alecrim
Centenário Pauferrense x Corintians

Dia 24/02
Baraúnas x Santa Cruz

Classificação
1 América 14
2 ABC 10
3 Alecrim 10
4 Corintians 9
5 Baraúnas 8
6 Potyguar-CN 7
7 Potiguar-M 7
8 Santa Cruz 6
9 ASSU 5
10 Centenário 5

Pesquisa Ibope indica que Dilma diminuiu diferença de Serra

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) divulgou os números de mais uma pesquisa de intenção de votos para presidência da República. Desta vez, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, diminuiu ainda mais a vantagem do governador paulista José Serra (PSDB).

De acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, Dilma passou de 17% a 25%, enquanto Serra caiu de 38% para 36%. A variação deixa o governador "tecnicamente estável" segundo a margem de erro.

Na terceira posição, ainda de acordo com Ibope, aparece o deputado cearense Ciro Gomes, do PSB. Ele tem 11% das intenções de votos, seguido da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PV, com 8%.

Neste novo quando, Ciro Gomes perdeu dois pontos percentuais, enquanto Marina Silva aumentou dois pontos em relação à pesquisa anterior realizada em dezembro. Segundo a margem de erro de dois pontos percentuais, Ciro e Marina ficaram na mesma posição.

A percentagem de votos brancos foi de 11% e o de eleitores ainda indecisos foi de 9%.

Na simulação de um eventual segundo turno, Serra aparece com o 47% das intenções de voto, enquanto Dilma, favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 33%.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país e um nível de confiança de 95%.

STF retoma julgamento de ação contra senadora Rosalba Ciarlini


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta quinta-feira (18) a análise do Inquérito 2646, que trata de denúncia contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) por uso indevido de recursos públicos. A sessão está marcada para as 14h.

A denúncia refere-se à gestão da senadora na prefeitura de Mossoró (RN). Em 2000, Rosalba teria construído com recursos da prefeitura o estacionamento do supermercado Mercantil Rebouças, no valor de R$ 3.800,00. O processo inclui também o empresário José Júnior Maia Rebouças.

De acordo com a acusação que consta no STF, no "dia 13 de julho de 2000, a primeira denunciada, na qualidade de prefeita de Mossoró/RN, celebrou um ‘Protocolo de Intenções' com o segundo denunciado, este na qualidade de sócio-gerente do supermercado 'Mercantil Rebouças', objetivando estabelecer relações obrigacionais entre os signatários para a melhoria da infraestrutura de apoio ao funcionamento do referido estabelecimento comercial".

O relator do inquérito contra Rosalba Ciarlini é o ministro Carlos Ayres Britto. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Joaquim Barbosa.

TSE pode ampliar vagas para deputados do RN

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou ontem a minuta de resolução que define o número de vagas de deputados federais na Câmara dos Deputados e de integrantes das assembleias legislativas nas Eleições 2010. O texto da minuta e um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas para a redefinição dos quantitativos de deputados federais serão discutidos em audiência pública marcada para o dia 24 de fevereiro, a partir das 15h, no auditório do TSE. Se a minuta for aprovada pelo plenário do TSE, o Rio Grande do Norte passará a ter nove deputados federais. Atualmente, são oito representantes do Estado na Câmara dos Deputados. O número de vagas na Assembleia Legislativa do RN (deputados estaduais) aumenta de 24 para 27.

Os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba perdem duas vagas de deputados federais cada um na próxima legislatura, pelo texto da minuta. Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí perdem, por sua vez, uma cadeira na Câmara cada um.

O Pará é o estado que mais ganha em vagas, sobe de 17 para 20 deputados federais a partir de 2011. Minas Gerais vem em seguida, com aumento de duas cadeiras em sua bancada. Já Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina ganham um deputado cada um.

Permanecem inalteradas as representações de São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima. São Paulo continua a ser o estado com o maior número de deputados federais (70), permanecendo em oito o número de deputados nos estados com menor população.

Pela minuta, o número de representantes dos estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados se mantém em 513, assim distribuídos: São Paulo (70), Minas Gerais (55), Rio de Janeiro (44), Bahia (40), Rio Grande do Sul (30), Paraná (29), Pernambuco (24), Ceará (23), Pará (20), Maranhão (17), Santa Catarina (17), Goiás (16), Paraíba (10), Espírito Santo (10), Piauí (9), Alagoas (9), Rio Grande do Norte (9), Amazonas (9), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima, todos esses com oito deputados cada um.

As assembléias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal terão um total de 1.057 parlamentares, assim distribuídos: São Paulo (94), Minas Gerais (79), Rio de Janeiro (68), Bahia (64), Rio Grande do Sul (54), Paraná (53), Pernambuco (48), Ceará (47), Pará (44), Maranhão (41), Santa Catarina (41), Goiás (40), Paraíba (30), Espírito Santo (30), Piauí (27), Alagoas (27), Rio Grande do Norte (27), Amazonas (27), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima, todos esses com 24 deputados estaduais ou distritais cada um.

Mulher de Ruy Pereira critica lentidão do Estado

"Burocracia e ganância financeira de poucos coloca em risco a vida das pessoas", declarou Ana Brito, mulher do ex-secretário de Educação do Estado, falecido em acidente automobilístico no último dia 11.

Em comentário a uma notícia publicada na segunda-feira (15) no portal TN Online, Ana considerou pertinente a advertência do presidente Lula, com relação aos cuidados que se deve ter ao volante, durante o carnaval. Mas ressaltou: "Em parte os acidentes são decorrentes das precárias condições das estradas brasileiras, especialmente as das regiões mais desfavorecidas, como o Nordeste."

A esposa do sanitarista ainda lembrou as inacabadas obras de duplicação da BR 101, que diariamente tiram vidas. Uma das mais recentes foi a do médico e professor Ruy Pereira, mas essas mortes poderiam ser evitadas, caso houvesse a manutenção adequada de nossas estradas.

Ana Brito finalizou o comentário afirmando: "é preciso que o poder público assuma a sua parte de responsabilidade pelas tragédias evitáveis".

Pau dos Ferros

Mais uma etapa de vacinação no combate a Peste Suína, que acontece em todo o Rio Grande do Norte, é realizada em todas as propriedades rurais do município de Pau dos Ferros, onde há a criação de porcos.

A patologia registrada no animal é contagiosa e causada por alimentos ou água contaminada. Ela ocasiona estado febril, diarréia, hemorragia e, frequentemente, causa a morte após quatro ou sete dias do surgimento dos primeiros sintomas.

Após a identificação de um foco da doença na cidade de Mossoró, o Ministério da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado e alguns municípios, está realizando mais uma campanha da vacinação.

A primeira fase aconteceu há cerca de um ano, e terá mais um ano de duração. A campanha é realizada em etapas que acontecem, há cada seis meses, com a imunização de toda a criação de suínos do Estado.

Em Pau dos Ferros, acontece mais um estágio dos trabalhos, que recebe o total apoio da Prefeitura municipal. A ação foi elogiada pelo veterinário do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária – Idiarn, Regiberto Faustino.

Segundo Regiberto, com a parceria da Prefeitura, foram disponibilizados dois vacinadores, além de todo apoio logístico para a campanha e, para isso, não foi encontrada nenhuma dificuldade. O mesmo não aconteceu em vários outros municípios da região, o que tornou os trabalhos muito mais complexos. Neste sentido, Pau dos Ferros deveria ser referência para as demais cidades.

“Sem dúvidas, é muito importante a parceria com o município. Aqui em Pau dos Ferros é a prova de uma parceria que deu certo. O município nos apoiou, e a ajuda tornou o trabalho bastante eficiente e rápido”, destacou Regiberto Faustino.

Para o Prefeito, LEONARDO Rêgo, “todo apoio que o homem do campo necessita, a Prefeitura disponibiliza. Pois, conhece as dificuldades enfrentadas pelos produtores e, principalmente, da importância que eles representam dentro da cadeia econômica do município”.

Ao longo das atividades, o número de animais vacinados pode variar a cada estágio da imunização. Em Pau dos Ferros, já se vacinou mais de 2 mil animais. Já nesta etapa, a previsão é que sejam vacinados, 1700; O que representa uma média de 1500 suínos a cada fase. Blog do Capote.

Luiz Gomes

O Prefeito do Município de Luiz Gomes, Carlos José Fernandes, realizou na última quinta-feira dia 12 a entrega de três novos veículos que deverá atender a população do Município:

01 Micro Ônibus – Para Secretaria de Educação, adquirido junto ao Governo Federal;
01 Prisma – Para Secretaria de Agricultura, adquirido junto ao Governo do Estado;
01 Fiat Uno Mille – Para PSF / Secretaria de Saúde, adquirido com recursos próprios do município.

O Prefeito falou ainda do início da obra do estádio municipal de futebol, assinatura de convênio, junto Caixa Econômica Federal, para a compra de um Caminhão Caçamba e a inclusão de mais 120 famílias no programa Bolsa Família.

Além da entrega dos veículos, foram entregues mais 04 computadores (de última geração) que foram sorteados junto aos alunos da rede municipal de ensino, 06 bicicletas aos vencedores do concurso de redação realizado pela secretaria de educação e 03 geladeiras aos sorteados no “Encontro das Águas”.

Jardim do Seridó

Autoridades de várias cidades e do estado do RN, juntos a uma multidão de Jardinenses, prestaram suas últimas homenagens ao ex-prefeito de Jardim do Seridó, Manoel Paulino dos Santos Filho, que ficou carinhosamente conhecido como o “Pai dos Pobres”, que morreu na noite de sexta-feira dia 12.

Manoel Paulino foi prefeito de Jardim do Seridó por quatro vezes, destacando-se pela sua forma futurista e humilde de encarar seus mandatos como chefe do executivo, sendo sempre atuante e firme nas suas decisões, impondo sua autoridade apenas em prol da população, e jamais perseguindo seus adversários políticos.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e as Ruas próximas a prefeitura ficaram abarrotadas de gente, que vieram prestar suas para últimas homenagens e se despedirem do “Pai dos Pobres”. As fotos abaixo postadas falam mais que mil palavras, Vejam! Paulinho Barra Pesada

Riacho da Cruz

Aliar o período pré-carnavalesco a uma forte investida contra a dengue. Com este propósito a Prefeitura de Riacho da Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os agentes de saúde e de endemias do município, realizaram na última quinta-feira a 2ª Edição do Dengue Folia.

Numa iniciativa encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde, foram mobilizados todos os blocos carnavalescos da cidade para a campanha "Dengue Folia". A partir das 16 horas do dia 11, foi realizada uma gincana em que saíram vencedores os blocos que se mostraram mais eficientes na coleta de reservatórios que pudessem favorecer a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Durante uma semana, os blocos visitaram os domicílios na busca de reservatórios que pudessem acomodar as larvas do mosquito transmissor da doença. A gincana teve como bloco premiado em 1º lugar "Os Ecléticos", o mais novo de Riacho da Cruz. Em 2º lugar ficou o tradicional bloco "Free Girls" e "Free Boys". "Em virtude da contribuição social, para mim, todos os blocos foram vencedores. Todos ficaram em 1º lugar. Não houve nenhum bloco que pudesse ser considerado vencido. Agradeço aqui, o empenho de todos os foliões, assim como, de toda a equipe que faz a Secretaria Municipal de Saúde de Riacho da Cruz", destacou o Prefeito Marcos Aurélio.

Na 2ª edição do Dengue Folia, a inovação se deu pela realização de uma prova escrita, em sistema de perguntas e respostas, especificamente sobre a Dengue.

A prefeitura garantiu premiação a todos os blocos que se engajarem na luta, sendo ofertado um prêmio extra para o que garantir o maior número de reservatórios coletados, assim como aquele que mais acertou questão na prova escrita.

Encerrando a gincana, foi realizada uma grande caminhada por toda a avenida principal de Riacho da Cruz. Correio da Tarde

Terra treme em Tabuleiro Grande

A terra voltou a tremer no município de Tabuleiro Grande, distante 372 quilômetros de Natal, durante o carnaval. Segundo o professor João Moacir, houve abalos sísmicos na região no sábado (13) e na segunda-feira (15).

O professor escreveu no blog dele que as atividades sismológicas tiveram "registros significantes nos últimos dias" em tabuleiro Grande.

"No dia 13 de fevereiro a estação sismológica da UFRN registrou um tremor de terra que pode ter chegado perto dos 3.0 na escala Richter", escreveu.

E continuou, em post publicado nesta terça-feira (16): "Ontem (15/02) por volta das 17:30 horas a terra voltou a tremer e o sismo também registrado pela estação da UFRN pode ter passado dos 2.0".

João Moacir relatou que chegou a sentir o tremor: "O tremor de terra de ontem, eu e minha esposa ouvimos e sentimos aqui em casa. No momento postei na rede de microblog twitter que poderia ter havido o evento, fiz contato com Levi, responsável pela estação sismológica e hoje ele me trouxe as imagens".

De acordo com o professor, "os dois eventos são bem maiores que os últimos registrados".

Onze meses depois
Os tremores de terra voltaram a atingir Tabuleiro Grande exatamente onze meses após os últimos registros. Em 13 de março de 2009, o portal TN Online registrou que a cidade "foi novamente vítima de tremores de terra nesta sexta-feira (13). Apesar de pequeno, o terremoto atraiu vários técnicos em sismologia de todo o RN, que ainda não identificaram o motivo para a anomalia".

Os tremores foram pequenos. Até o momento não representaram nem mesmo 1 grau na escala Ritcher. Mesmo assim, atraiu a atenção de especialistas como Eduardo Alexandre, técnico de sismologia do Departamento de Física da UFRN e que está nem Tabuleiro Grande desde o início dos pequenos terremotos.

Tabuleiro Grande está localizada no Alto Oeste Potiguar e tem cerca de 2 mil habitantes. A cidade é uma microrregião de Pau dos Ferros.