sábado, novembro 13, 2010

Vereadores aprovam 2 dos 5 projetos de autoria do executivo.

Com as ausências dos vereadores Dailton Golçalo e Joana Darc os outros sete vereadores que compõe a Cãmara Municipal de Sitio Novo, se reuniram se reuniram no Plenário José Francisco da Costa na noite desta sexta-feira em sessão ordinária que teve como pauta, a discussão para votação de cinco projetos de lei de autoria do executivo municipal.

Ao da inicio a sessão o Presidente Inácio Marcos da Silva, ordenou a leitura dos projetos que foram lidos pela vereadora Luzia Isaura dos Santos (Branquinha). Projeto de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011, 004/2010: Dispõe sobre o reajuste no valor dos Plantões médicos, 005/2010: Autorização para alienação de veículos, 006/2010: Autorização para desenvolver ações para implementar o programa Minha Casa, Minha Vinda e 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011.

Após a leitura feita pela vereadora, os projetos foram para discussão, onde a primeira a discutir sobres os projetos foi à vereadora Lucinalva Régia de Lira, que pediu uma avaliação prévia do projeto de nº 005/2010 para saber o valor estimado da alienação dos veículos citados no projeto, quanto ao projeto de nº 006/2010 a vereadora questionou a falta da relação com os nome dos beneficiários do programa habitacional, sobre o projeto 007/2010, Lucinalva manifestou-se contra os 25% para a abertura de crédito.

A vereadora Branquinha entrou na discussão para discordar da opinião da vereadora Lucinalva, lembrando a ela a importância da aprovação do projeto 005/2010 que tem como prioridade a compra de uma nova ambulância. Quanto a o questionamento da falta de uma relação com nomes dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, Branquinha disse que não se pode saber quem será beneficiado, uma vez que o projeto ainda não está regulamentado.

Já o vereador José Lucas da Silva discorda da venda dos veículos, para ele sairia mais em conta consertar os veículos que estão para ser leiloados.

O vereador Manoel Edmilson Belarmino (Missinho), disse respeitar a opinião dos vereadores José Lucas e Lucinalva, porém o vereador acha fundamental a venda dos veículos para a compra de uma nova ambulância uma vez que as ambulâncias velhas de tanto rodarem com o tempo na passam mais a atender e quebram com frenquência até que um dia as encostem e ao invés de viverem paradas é justo que se venda para compra de uma nova que passará atender as necessidades da saúde municipal com melhor qualidade.

Sobre a opinião do vereador José Lucas, que prefere o conserto das ambulâncias velhas, o primeiro suplente de vereador Sarú Iariana de Carvalho Mafra, que assumiu pela segunda vez uma cadeira na câmara substituindo a vereadora Janiere Ferreira de Lima (Aninha de Paulo) que encontra-se de licença maternidade. Disse que não é mais viável consertar as ambulâncias já que ao longo de alguns anos são feitas diversas revisões e as mesmas sempre estão quebradas o que dificulta os atendimentos para locomoção dos pacientes. O que o vereador Sarú espera para a compra da nova ambulância, é a preocupação de escolher um veiculo com melhor suspensão e que seja mais adequado para estrada de barro.

No uso da palavra a vereadora Judrene destacou a importância de cada um dos cinco projetos de autoria do executivo, desejando que os mesmos fossem aprovados por todos os vereadores presentes.

Ao voltar a usar a apalavra o vereador Sarú propôs que todos os projetos fossem colocados em votação, já que se tratava da última reunião ordinária do ano. Então o presidente Inácio Marcos, perguntou aos vereadores se os mesmos estariam de acordo com a proposta do vereador Sarú, apenas a vereadora Lucinalva mostrou-se contrária a proposta insistindo na avaliação prévia do projeto 005/2010 e de uma emenda para o projeto 007/2010.
A vereadora Branquinha discordou da manifestação de Lucinalva, que em sua opinião qualquer um dos vereadores que fosse contra o projeto algum dos projetos deveriam ter procurado a casa para reunir a comissão de justiça que juntamente com o assessor jurídico analisar melhor cada projeto uma vez que os mesmos teriam sido recebido pelos vereadores na segunda-feira(08). Lucinalva então disse a Braquinha, que por se tratar da primeira discussão dos projetos insiste em adiar a votação, já que no regimento interno da câmara diz que os vereadores podem votar nos projetos pelo menos em três sessões finalizando propôs ao presidente que se reúna a comissão para fazer a emenda e peça a avaliação prévia.

O presidente então aderiu aos pedidos da vereadora Lucinalva e propôs mais tempo para analise dos projetos se comprometendo para que a te 31 de dezembro todos os projetos sejam aprovados em uma sessão extraordinária. A declaração do presidente de não colocar os projetos em votação gerou uma grande discussão, a vereadora Judrene foi a primeira a discordar do presidente, já que a maioria dos vereadores presentes era a favor que os projetos fossem colocados em votação. O presidente bateu o pé e respondeu a vereadora que não colaria em votação.

O vereador Missinho também entrou na discussão dizendo não entender a forma com que o presidente se expressa sobre os projetos quando diz que não colocará em votação, quando diferentemente de outras vezes os mesmos foram encaminhados com prazo para que todos os vereadores procurassem tirar suas dúvidas. Depois o presidente voltou atrás e disse que iria colocar em votação apenas os projetos 004/2010 e 006/2010 que receberão votação unânime  foram aprovado por unânime dos vereadores presentes.

Já os demais projetos ficaram na responsabilidade do presidente Inácio Marcos da Silva, que garantiu que fará de tudo para que os outros três projetos vá a votação até a esta segunda-feira dia 15. 

Programa “Vai Brasil” será lançado no RN

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) e o Natal Convention & Visitors Bureau organizam, para o próximo 22 de novembro, uma reunião com o trade turístico para a apresentação oficial e treinamento do programa “Vai Brasil”, do Governo Federal, no Rio Grande do Norte. O evento será na sede da ABIH, na praia Areia Preta, em Natal.

O projeto, criado pelo Ministério do Turismo, Braztoa e Abav, tem o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos nos diversos destinos do Brasil. Espera-se a participação de operadoras de turismo, agências de viagens, companhias aéreas, meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos e empresas de assistência de viagem. “A intenção é capacitar o maior número de empresas possíveis trazendo, assim, resultados positivos para o Rio Grande do Norte”, destacou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.

Os serviços do “Vai Brasil” são disponibilizados ao público, com condições especiais de preço, por meio do site do programa (www.vaibrasil.com.br). Segundo o Ministério do Turismo, as tarifas a serem oferecidas no site devem ser inferiores àquelas aplicadas pela empresa no mercado.

Artesanato promove inclusão social de agricultoras familiares na região Agreste

Agricultoras familiares de várias comunidades rurais do município de Serrinha,estão produzindo artesanato do tipo bordado à mão em tecidos rústicos. São 22 mulheres que participam de um projeto realizado numa parceria entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, através da Emater-RN, garantindo ocupação e renda e promovendo a inclusão social de famílias carentes. Com o objetivo de incrementar a produção para atender aos pedidos, as artesãs estão se organizando. Uma das iniciativas é a criação da Associação de Arte da Terra.

Diante da procura pela variedade de produtos artesanais, até mesmo por estabelecimentos comerciais de Natal, as artesãs vão realizar a 2ª Mostra de Artesanato de Serrinha no dia 10 de dezembro. O evento tem como finalidade a oferta dos produtos aos habitantes do município e localidades vizinhas, bem como instituir uma reserva financeira para o capital de giro.

Capacitação

O projeto teve início com a identificação e capacitação de um grupo de mulheres carentes de diversas localidades da zona rural de Serrinha. O treinamento foi ministrado pelo consultor e coordenador do projeto, artista plástico natalense Gilson Firmino Miguel, que acompanha o trabalho das artesãs. 

Gilson Firmino garante que as várias peças bordadas em algodão, além de bonitas e úteis, são confeccionadas com o cuidado de oferecer um produto de qualidade. O instrutor destaca as estolas em três tamanhos, jogo americano, pano de bandeja e toalha redonda. A próxima etapa é a produção de peças utilizando sisal e palha. 

Segundo a secretária municipal de Gestão Social de Serrinha, Joanete dos Santos, a prefeitura está incentivando e investindo nessa ação para que, depois, elas tenham condições de desenvolver seu trabalho, através da instituição de classe. A expectativa é ampliar o projeto, incluindo cada vez mais as mulheres das comunidades carentes da região

Recadastramento biométrico chega a mais três municípios do RN

Começa na próxima terça-feira (16) o recadastramento biométrico dos municípios da 5ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, que abrange os municípios de Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho. Os trabalhos serão abertos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Vivaldo Pinheiro, e juíza daquela circunscrição, Viviane Ubarana.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), a coleta de informações, impressões digitais, fotos e concessão de novos títulos vai alcançar um eleitorado de 62.802 cidadãos aptos a votar. Macaíba, sede da zona, tem o maior número de eleitores, 44.923, seguida de Ielmo Marinho, com 10.239 e Bom Jesus, que possui 7.640 cidadãos aptos a votar. Os trabalhos serão iniciados às 9h, no Fórum Municipal de Macaíba.

Essa é a terceira zona da Grande Natal a receber a ação. As primeiras foram as de São José de Mipibu (7ªZE) e Nísia Floresta (67ªZE), em março deste ano. Desde dezembro de 2009, onze municípios de sete zonas implantaram o voto com identificação biométrica no Rio Grande do Norte, totalizando quase 5% do eleitorado potiguar. 

Além de São José e Nísia, já estão na era da biometria no Estado: Caraúbas, Macau, Pedro Avelino, Guamaré, Alexandria, João Dias, Pilões, São Fernando e Timbaúba dos Batistas. No primeiro turno das Eleições 2010, votaram dessa forma nesses municípios 97.301 eleitores.

Os eleitores poderão fazer o seu recadastramento biométrico durante o período de 16 de novembro a 15 de dezembro, das 08 às 15h, no dias úteis, e das 08 às 13h, nos fins de semana e feriados, nos seguintes locais:

Macaíba - Fórum Municipal de Macaíba e Câmara de Vereadores 
Ielmo Marinho - Câmara Municipal de Vereadores 
Bom Jesus - Câmara Municipal de Vereadores

Natal sedia etapa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Entre os próximos dias 26 e 27 de novembro, Natal vai se transformar na capital brasileira da ginástica artística. Isso porque a cidade vai reunir os melhores atletas nacionais da modalidade na última etapa do Campeonato Brasileiro, que será realizado no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte.

A solenidade de abertura do evento deve ocorrer no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte no dia 25, data que também está reservada para o treinamento dos competidores. De acordo com a presidente da Federação Norte-rio-grandense de Ginástica, Fátima Albuquerque, a competição vai contar com a presença de grandes nomes do esporte como os irmãos Daniele e Diego Hipólito.

“Estamos aguardando a confirmação ainda de Jade e da nossa Ana Cláudia”, completou Fátima, ressaltando que a ginástica potiguar, Ana Cláudia, está machucada. Segundo ela, cerca de 24 atletas deverão competir em provas de ginástica olímpica (solo, barras paralelas, traves) e de ginástica rítmica (bola, fitas e etc.).

A última etapa do Campeonato Brasileiro, observa Fátima, é importante pois concede aos ginastas premiados a oportunidade de disputar as grandes competições internacionais.

Ainda segundo a presidente da FNG, durante a competição nacional será realizada, em paralelo, o “Circuitinho Caixa”, que conta com crianças dos projetos sociais patrocinados pela Caixa Econômica Federal em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, o projeto é tocado em Parnamirim.

Escola Estadual em Sitio Novo poderá começar o ano sem Direção

Depois de passar todo o ano letivo sem professores em diversas disciplinas agora a Escola Estadual José Nunes de Carvalho em Sitio Novo, poderá começar o ano de 2011 sem uma pessoa a frente de sua direção já que a mesma não teve candidatos para concorrer ao cargo de Diretor da unidade em eleição que seria realizada nesta sexta-feira (12).

A 7º DIRED com sede na cidade de Santa Cruz, manifestou-se lamentando o desinteresse dos professores da rede estadual no município, uma vez que nenhum dos professores se candidatou para assumir a direção da escola.

Em contato com a 7º DIRED, conversamos com o professor Texerinha Alves da Silva que disse que o órgão agora aguardará a visita dos técnicos da CEC (Comissão Eleitoral Central) a escola para que seja encontrada uma solução para que a escola não inicie o ano sem um Diretor.

“Com a visita dos técnicos da CEC esperamos que em Sitio Novo aconteça o mesmo que aconteceu no ano passado na Escola Estadual Coronel Medeiros no município de Japi, quando a situação era a mesma e após a visita dos técnicos um dos professores resolveu colocar seu nome a disposição do cargo candidatando-se para nova eleição realizada após o prazo determinado vindo assumir a direção da escola no inicio deste ano.   

Caso a visita não estimule ninguém a disputar a eleição, a nova diretoria deverá ser indicada pela Governadora eleita Rosalba Ciarline que assumirá o governo do estado em 01 de Janeiro de 2011.