segunda-feira, junho 28, 2010

Senhoras e senhores, Robben está de volta

Ter a Holanda pela frente não é exatamente uma boa notícia. Ter a Holanda pela frente com Robben em campo é um pouco pior. Mas complicado mesmo é ter a Holanda pela frente com Robben voando. O camisa 11 voltou nesta segunda-feira a um lugar que sempre foi seu e comandou a vitória de 2 a 1 da Laranja sobre a Eslováquia. Com o resultado, a equipe que também tem Sneijder, Kuyt e Van Persie está nas quartas de final da Copa do Mundo. O adversário sai do duelo entre Brasil e Chile, ainda nesta segunda, às 15h30m (de Brasília).

O jogo no Moses Mabhida, em Durban, apresentou Robben como titular pela primeira vez na Copa. Recuperado de uma lesão muscular que chegou a colocar em dúvida sua presença no Mundial, o camisa 11 fez o gol da vitória, criou outras chances e deixou os colegas na cara do gol. Mostrou que, apesar de ainda não estar nas condições físicas ideais, continua sendo a figura central da equipe laranja. Em ótima fase, Sneijder, em bela jogada de Kuyt, ampliou. E, no último lance da partida, Vittek descontou em cobrança de pênalti.

Integrante do Ferro na Boneca morre em capotamento na BR-405

O montador da banda de forró Ferro na Boneca, Francisco Maciel de Aquino, conhecido por “Neto de Jubiana” de 35 anos, morreu na tarde deste domingo (27), vítima de acidente automobilístico. O caminhão que transportava parte dos equipamentos de som e iluminação da banda capotou na BR 405, no sentido Pau dos Ferros/Mossoró, próximo ao assentamento Santa Helena, após a cidade de São Francisco do Oeste.

Segundo informações preliminares da polícia, o motorista perdeu o controle e o caminhão capotou.

No caminhão viajavam três pessoas e uma delas, o montador, “Neto de Jubiana”, que apesar de todas as tentativas de socorro, não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto que o motorista e um ajudante tiveram apenas ferimentos leves.

De acordo com informações da PRF, o Caminhão GMC 7110, de placas MXT-0602/RN era conduzido por Hélio Pereira da Silva, de 26 anos, que sofreu lesões leves. Outro passageiro Jaelson Francisco da Silva, de 35 anos também sofreu lesões leves.

Fifa proíbe replay de lances polêmicos

A Fifa reforçou as instruções aos responsáveis pela transmissão das partidas da Copa do Mundo nos telões dos estádios onde elas estão acontecendo para que não coloquem replays de lances polêmicos.

Ontem, durante os jogos pelas oitavas de final entre Argentina e México, os jogadores mexicanos foram reclamar com o árbitro italiano Roberto Rosetti por ele não ter marcado impedimento de Carlos Tévez quando o atacante marcou o primeiro gol argentino da vitória por 3 a 1. O telão do estádio Soccer City mostrou que ele havia errado.

"A Fifa não comenta as decisões dos árbitros, e o tema da introdução de novas tecnologias é de competência exclusiva da International Board, que em maio deste ano se mostrou contrária", explicou o porta-voz da Fifa, Nicolas Maingot.

Pela primeira vez desde que começou o Mundial, a entrevista coletiva diária conjunta da Fifa e do Comitê Organizador Local discorreu em um ambiente de tensão e teve perguntas em tom de indignação por parte da imprensa britânica.

Os jornalistas insistiram em questionar os dirigentes sobre o fato de o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não ter visto a bola entrar em um chute do meia Frank Lampard no jogo entre Inglaterra e Alemanha. Se o gol tivesse sido validado, teria deixado o placar empatado em 2 a 2 àquela altura. No fim, os alemães venceram por 4 a 1.

"A International Board, em sua reunião anual, decidiu que, por enquanto, não serão utilizadas novas tecnologias na arbitragem", reforçou Maingot durante a entrevista.

A respeito do replay do gol de Tévez em impedimento nos telões do Soccer City, Maingot disse que serão tomadas medidas "para que isto não volte a acontecer".

"Uma das instruções que demos aos responsáveis pelos telões é que poderiam ser repetidas jogadas, desde que não fossem polêmicas. O que houve ontem foi um erro", complementou.



SANTA CRUZ


A população santa-cruzense ganhou neste sábado o mais novo Santuário Católico do mundo. O Complexo Turístico-Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, um Santuário Diocesano do RN, tem como principal atrativo a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura, superando o Cristo Redendor, no Rio de Janeiro, com 38 metros, e a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA), com 53 metros.

Aos pés da imagem de Santa Rita de Cássia, fiéis de diversos lugares receberam a benção do Santíssimo Sacramento. O rito, celebrado pelo arcebispo Dom Matias Patrício, o reitor do Santuário, padre Aerton Sales e o pároco Valtair Lira Lucas da praça dos romeiros, encerra as atividades programadas na manhã deste domingo para o santuário.


 

TANGARÁ

O vice-prefeito de Tangará, Erociano seguiu as orientações do seu antigo amigo Robinson Faria e vai apoiar Rosalba para Governo mas fica com Tomba deputado estadual.


Erociano posou pra foto ao lado do Ex-Prefeito Gija o Presidenteda Câmara, Ewerton Thiago, seu filho, o verador Aluízio Vicente.

COPA DO MUNDO


Antes do jogo, Franz Beckenbauer disse que a Alemanha estava mais forte do que a Inglaterra. E o Kaiser acertou em cheio, 4 a 1 para os germânicos. O ídolo alemão voltou a criticar o English Team e elogiou a postura do time de Joachim Löw em campo.

A Inglaterra foi esmagada em campo. Não conseguiu achar o nosso estilo de jogar. Fomos simplesmente melhor em todos os aspectos - disse Beckenbauer ao "The Mirror".

Nas quarta de final, a Alemanha terá outra pedreira pela frente. A Argentina, que bateu o México por 3 a 1, será a adversária no próximo sábado, dia 3 de julho.


A seleção da Argentina confirmou o favoritismo neste domingo e derrotou o México por 3 a 1, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. A vitória, que garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, foi marcada por um grave erro da arbitragem no primeiro gol da partida.



Em posição de impedimento, Tevez abriu o placar aos 25 minutos de jogo, de cabeça. O gol abriu a retranca mexicana, que não resistiu ao bom volume de jogo do ataque rival e cedeu outros dois gols. No segundo tempo, Hernandez descontou com um belo gol, mas não foi o suficiente para ameaçar a vitória argentina.


O resultado repetiu o confronto das oitavas de final do Mundial de 2006, quando os argentinos eliminaram os mexicanos na prorrogação. E, assim como na Copa passada, o time sul-americano terá pela frente a Alemanha pela frente, no próximo sábado, às 11 horas (de Brasília), no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.





Campeonato do Nordeste

ABC
O ABC perde de virada para o Treze-PB, neste domingo no estádio Amigão, em Campina Grande, e também deixou escapar a liderança do Campeonato do Nordeste para o time paraibano.

O alvinegro potiguar que estava invicto na competição, saiu na frente do placar logo aos 8 minutos do primeiro tempo, com o gol marcado pelo lateral Édson. Porém o Treze-PB reagiu e conseguiu virar o placar para 3 X 1. Com o resultado o Treze chegou aos 12 pontos, ultrapassando o ABC que ficou com 11.

Na próxima rodada do Campeonato do Nordeste na quarta-feira (30), o ABC recebe o CRB-AL às 20h30, no Frasqueirão. Enquanto o Treze-PB no mesmo dia enfrenta o Bahia em Salvador.

AMÉRICA

América-RN e Santa Cruz não sairam de um magro 0 a 0 neste domingo, no estádio Machadão. O jogo foi válido pela 6ª rodada do Campeonato do Nordeste.

Com o resultado, o Santa segue invicto na competição, já que em cinco jogou venceu dois e empatou outros três. O Mecão, com um jogo a mais, perdeu a chance de ir para dez pontos e brigar entre os primeiros colocados.

Na próxima rodada do Campeonato do Nordeste o Santa Cruz recebe o Vitória. Já o América visita o Botafogo-PB no Almeidão.

Rosalba tem candidatura oficializada em convenção do DEM

A convenção do DEM oficializou a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, hoje, numa convenção que reuniu, segundo os organizadores, quase dez mil pessoas no Palácio dos Esportes, no bairro de Petrópolis. 

Rosalba terá como vice o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PMN), que migrou do governo para a oposição após a tentativa fracassada de ser candidato pelo sistema governista à sucessão potiguar.

Rosalba iniciou o discurso perto das 15h, quando muita gente, que esperava desde as 8h, já havia deixado o local. A senadora leu a maior parte da mensagem num teleprompter instalado na frente do palanque. 

No discurso, Rosalba criticou, sem citar nomes, as duas gestões da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), dizendo que o Rio Grande do Norte “empacou” e “ficou para trás na corrida do desenvolvimento”, enquanto “Estados vizinhos tiraram proveito do cenário econômico favorável”. 

Em novo ataque, novamente sem citar nomes, à ex-governadora e ao atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), adversário dela na eleição, Rosalba disse que “a expectativa gerada nas urnas, oito anos antes, foi abortada por gestores que traíram a confiança da população e não souberam fazer o nosso Estado acontecer”.

A candidata criticou vários aspectos da gestão socialista, como saúde, segurança, educação e infraestrutura. Ela afirmou que o “fracasso” nessas áreas provocou um efeito “perverso: exportamos empregos e importamos criminalidade”. 

Rosalba bateu novamente na tecla das “perdas” sofridas pelo RN, citando como exemplo a refinaria de petróleo que terminou indo para Pernambuco. “Perdemos investimentos e obras estruturantes e ganhamos atraso social e econômico”.

Após as críticas, a candidata prometeu que, se eleita, fará “por todos os municípios” o que fez “como prefeita de um município”, referindo-se aos seus três mandatos na Prefeitura de Mossoró.

Rosalba prometeu ainda “reconstruir os serviços públicos, aumentando os recursos e melhorando a gestão da saúde, da segurança, da educação”. As promessas não pararam por aí. A candidata se comprometeu a “fazer estradas, casas e saneamento”.

A democrata encerrou sua participação na convenção dizendo que “já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados”.  

Wilma de Faria faz discurso pautado por recados à oposição

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado pelo PSB, fez um discurso pautado por recados à oposição, sobretudo aos três senadores Rosalba Ciarlini, Garibaldi Alves e José Agripino, pleiteantes a reeleição, os quais, segundo ela, dispõem de mandatos no Congresso Nacional, mas não contribuiram com as principais demandas do estado. "Quais os projetos que eles viabilizaram, vocês conhecem algum?", criticou a presidente estadual do PSB. E arrematou: "E ainda tentam desqualificar o nosso trabalho porque falar é muito fácil".

Wilma de Faria disse ainda que não quer as "mordomias" do Senado e criticou a senadora Rosalba Ciarlini, afirmando que "tem gente que usa o Senado como trampolim. Usa o principado e depois de quatro anos quer continuar no poder, no Executivo. Infelizmente o Senado hoje tem situações que dá até vergonha", assinalou. Wilma de Faria ressaltou que lutará pelas reformas política e tributária para, segundo ela, melhorar as condições dos municípios potiguares.

A ex-governadora também fez menção aos candidatos de coligações adversárias e que não se colocam abertamente à população acerca de um apoio ou não ao governo Luís Inácio Lula da Silva (PT).  "Quero dizer a quem está enganando o povo e nao diz de que lado está. Digam isso claramente. Está do lado de Lula ou nao? Está contra os avanços e os movimentos sociais ou não?", questinou.

A chapa de suplentes de Wilma foi definida: o ex-presidente da Emater, Luiz Cláudio Chopp, como primeiro suplente, e o empresário Pedro Terceiro Melo, como segundo.

Confiança

Em seu discurso, o governador Iberê Ferreira se mostrou convicto de sua vitória. “Hoje começa a grande luta em favor do Rio Grande do Norte. Começamos o nosso caminho para a vitória no dia 03 de outubro. Os desafios que virão serão muitos e grandes, mas eu bem sei que as grandes vitórias nascem das grandes superações”, iniciou.


Iberê agradeceu o apoio de todas as pessoas que rezaram pela sua recuperação, e ressaltou “foram esses gestos que ajudaram para que eu superasse e pudesse estar de volta.”

Ao falar sobre sua vida, o governador disse que tem “a vida toda dedicada ao Rio Grande do Norte, ao povo potiguar”.

A administração do presidente Lula foi um dos pontos de destaque no discurso do governador Iberê. “Lula foi o melhor presidente da história do Brasil. Fez pelo povo o que nenhum político fez. Temos que mostrar ao Rio Grande do Norte quem está de qual lado. Tá na hora de mostrar quem é “Lula lá e quem é Lula aqui.”, disse.

Há três meses no governo do Rio Grande do Norte, Iberê priorizou as áreas de segurança, saúde e educação. “Comecei o meu trabalho e os resultados já apareceram.”

O candidato a vice do governador Ibere Ferreira de Souza, Vagner Araujo, disse ser dia mais importante de sua vida.

"Pelo que me foi delegado pelo meu partido, principalmente pelos meus líderes Wilma e Iberê".

Vagner conclamou os correligionários presentes no ginásio Machadinho a conclamarem em todo o Estado as realizações que foram feitas pelos candidatos presentes.