sexta-feira, março 25, 2011

Quadra Municipal de Esporte recebe pintura


Depois de executar a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Presidente Emilio Garrastazu Medici, a secretaria municipal de obras está realizando a pintura da estrutura física da quadra municipal de esporte situada a Rua Ferreira Chico. 

Trecho da BR 226 entre Florania e Jucurutu volta a ser interditado


Segundo informações o desvio construído no trecho destruído pelas chuvas, na BR 226, entre as cidades de Florânia e Jucurutu voltou a ser interditado, na manhã desta sexta-feira (25). A Polícia Rodoviária Federal orienta que os motoristas evitem trafegar no local, até que o desvio seja novamente liberado. Máquinas da CLC Engenharia permanecem no local, realizando o trabalho de alargamento do desvio.

Óticas Diniz patrocina o ABC


As óticas Diniz comemoram o aniversário de uma década de atuação no mercado óptico do Rio Grande do Norte investindo no esporte.

A maior de rede de óticas do Brasil é a patrocinadora oficial do ABC Futebol Clube na partida entre ABC x Vasco-RJ, na próxima quarta-feira (30), no Frasqueirão, pela Copa do Brasil.

A medida foi tomada pela empresa por acreditar na força e no talento do futebol potiguar. 

“É uma satisfação ver um time da terra participando de um campeonato nacional. O ABC, como outros clubes que fazem a alegria de suas torcidas, merece nosso apoio e respeito”, disse o empresário Aécio Diniz. 

Nesses últimos dez anos as Óticas Diniz inauguraram 30 lojas no Rio Grande do Norte, 14, somente em Natal, e 13, no interior do estado.

Na capital a empresa é responsável pela geração de 220 empregos diretos. No Brasil, esse número sobe para cinco mil.

Jardim de Piranhas: Garibaldi Alves participa de inauguração de Câmara Municipal


O senador licenciado e Ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho (PMDB) estará neste sábado, 26, no Seridó. Para participar da solenidade de inauguração do novo prédio onde funcionará a câmara municipal de vereadores de Jardim de Piranhas. Atende convite do presidente do legislativo, Luiz Macaco.

Vivaldo preocupado com a dengue no RN


O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), para demonstrar sua preocupação com a epidemia de Dengue que atinge o Rio Grande do Norte. 

“É preocupante essa epidemia de Dengue que atinge o nosso Estado. Primeiro porque nós sabemos que muitas vezes o caso é tão grave, que o paciente necessita ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, e o Estado dispõe de poucos leitos de UTI nos hospitais”, alertou Vivaldo que é um médico experiente. 

Vivaldo lembrou que quando Wilma de Faria era prefeita de Natal, ele teve a oportunidade de assumir a Secretaria Municipal de Saúde, onde fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e foi desenvolvida uma política de prevenção e combate a dengue nas escolas municipais. 

“Quando eu fui secretário de Saúde de Natal, fiz uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e fizemos de muitos alunos, uma espécie de agente voluntário de Saúde. Foi um trabalho que deu resultado e os casos de Dengue chegaram a quase zero naquele ano, na capital”, lembrou Vivaldo, ressaltando a importância de uma parceria entre os diversos meios da sociedade.

Felipe critica cancelamento das emendas


Vice-líder da minoria, o deputado Felipe Maia (DEM) ocupou a tribuna da Câmara Federal, nesta quinta-feira (24), na tentativa de evitar o cancelamento da liberação de recursos incluídos em Orçamentos da União dos últimos três anos por meio de emendas parlamentares.

De acordo com o deputado, no dia 31 de dezembro do ano passado, o então presidente da República assinou decreto estabelecendo que os restos a pagar não processados das emendas dos anos de 2007, 2008 e 2009 perderão validade no dia 30 de abril.

A determinação exclui as despesas do Ministério da Saúde e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“É lamentável que no apagar das luzes o governo publique um decreto que coloca em risco a construção de escolas, a aquisição de medicamentos e o calçamento das ruas dos municípios”, disse Felipe Maia.

Alto do Rodrigues: Vereador denuncia uso irregular de recursos para recuperar estragos gerados pelas chuvas


O dinheiro advindo do erário da União para possibilitar ao município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, recuperar os estragos que foram causados pelas últimas enchentes enfrentadas foi utilizado de forma errônea pela administração municipal.

A denúncia é feita pelo vereador José Itamar dos Santos, "Zé Pedro" (DEM), e dirige-se ao prefeito Eider Assis de Medeiros (PMDB). "O município de Alto do Rodrigues foi atingido em 2008 e 2009 por duas grandes enchentes, e até hoje não foi feito praticamente nada", protestou o vereador.

"Zé Pedro" frisou que, estranhamente, em vez de aplicar os recursos financeiros conseguidos junto ao governo federal nas moradias que sofreram maior consequência por conta da intempérie climática, o gestor municipal investiu em residências que foram alcançadas pela força das águas.

"O pessoal que foi atingido (pelas enchentes) está lá do mesmo jeito e se houver uma nova enchente essas casas vão ser demolidas", salientou o parlamentar-mirim alto-rodriguense.  O político frisou que Alto do Rodrigues vive um estado de calamidade.

INSENSIBILIDADE
O vereador do DEM acusou o prefeito de, além de nada realizar em benefício dos que foram atingidos pelas enchentes, agir de forma insensível e desumana em relação a pessoas que ainda se encontram desalojadas por conta do período chuvoso dos anos anteriores.

Ele disse que, recentemente, o chefe do Executivo despejou uma senhora que havia perdido sua habitação no inverno de 2008 e que estava precariamente residindo no interior do estádio de futebol da cidade para um prédio escolar que se encontra fechado, localizado no distrito de Alto Alegre.  "No clube municipal ainda tem uma família que está desabrigada desde a enchente de 2009", acrescentou

Fonte: O Mossoroense

Governo diz que concurso da PM é inconstitucional, pois prazo de validade acabou em janeiro


Uma reunião para discutir a questão dos suplentes da Polícia Militar, aprovados em concurso público e ainda não convocados pelo Governo do Estado, aconteceu na tarde desta quinta-feira(24) na Assembléia Legislativa.

Reunião contou com a presença do procurador do Estado, Miguel Josino; do secretário da Casa Civil, Paulo de Tarso; do presidente da Assembléia, deputado Ricardo Motta; de vários deputados e de um grupo de suplentes da PM.

Miguel Josino alegou a inconstitucionalidade do concurso, afirmando que o prazo de validade do certame venceu no último dia 10 de janeiro.

Mesmo assim, o procurador se comprometeu em ir ao Tribunal de Justiça na próxima segunda-feira(29) na tentativa de buscar uma solução para o problema.

O secretário Paulo de Tarso disse que há questões de ordem jurídica e econômica que impedem a convocação dos suplentes pelo Governo do Estado.

Segundo ele, de acordo com a Constituição, o prazo de validade de um concurso é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. “O prazo se encerrou no mês de janeiro deste ano, tornando a convocação inconstitucional”, frisou Paulo de Tarso.

O secretário da Casa Civil disse ainda que convocar para a segunda fase do concurso, quando o governo se encontra acima do limite de responsabilidade fiscal, seria uma irresponsabilidade.
“Lamento não poder trazer melhores notícias, mas temos que ser sinceros. O governo não está fechando as portas, apenas estamos colocando essas questões que precisam ser resolvidas”, enfatizou Paulo.

Na opinião dos suplentes, a prorrogação do concurso deveria contar a partir da conclusão do curso de formação da primeira turma convocada, que se deu em dezembro de 2006.

Fonte:oliveirawanderley

Jardim do Seridó: Prédio da prefeitura desaba e secretário é resgatado dos escombros


Um verdadeiro desastre! Foi o que aconteceu na cidade de Jardim do Seridó por volta das 18h50mim desta sexta-feira (25), quando após uma chuva não muito forte, o prédio da prefeitura municipal veio abaixo, deixando o secretário de administração, João Eudes soterrado embaixo dos escombros.

O Blog Paulinho Barra Pesada”, foi o primeiro meio de comunicação a chegar ao local, quando populares ainda tentavam salvar a vida do secretário de administração, que foi salvo pelo ato de bravura e coragem de vários Jardinenses que correram para o local após ouvirem o estrondo do desabamento.

O prédio foi construído no ano de 1041, e de lá para cá nunca recebeu nenhuma reforma que pudesse ter evitado seu desabamento, que graças a Deus aconteceu após o horário de expediente e atendimento ao público, o que poderia ter se transformado em uma grande tragédia.

O secretário de administração foi socorrido para o hospital local, e graças a Deus passa bem.

Informações do Blog Paulinho Barra Pesada

DICA DE FILME: A volta do que não foi

Depois de confirmar a contratação de Ruy Scarpino no fim da tarde de ontem, a Diretoria do ABC surpreendeu a todos no inicio da tarde de hoje confirmando a volta de Lenadro Campos ao comando do ABC.

O novo velho treinador atendeu ao pedido da diretoria alvinegra e está de volta ao Mais Querido. Leandro Campos desembarcará em Natal na próxima segunda-feira (28) e seguirá direto para o CT Alberi Ferreira de Matos para iniciar os preparativos para a partida diante do Vasco/RJ, pela Copa do Brasil.

A diretoria do ABC Futebol Clube comunicou o cancelamento da entrevista coletiva que estava marcada para o inicio da tarde de hoje alegando a desistência por parte da direção abecedista da contratação do técnico Ruy Scarpino, que permanecerá no Ituano/SP.

Praça Municipal recebe serviços de poda

Através da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Urbanos, está sendo executado os serviços de poda nas arvores situadas a Praça Central da cidade.


Torcedor que mostrou banana a Roberto Carlos é banido de estádio


O torcedor que mostrou uma banana para o lateral Roberto Carlos no último sábado, na partida entre Zenit e Anzhí, em São Petersburgo, foi proibido nesta quinta-feira de voltar a pisar no estádio da cidade.

"Esse torcedor teve anulado o direito de adquirir ingressos para os jogos do Zenit. E faremos tudo que for possível para que não entre em nosso estádio (Petrovskiy) por outros meios", declarou o diretor-geral do clube russo, Maxim Mitrofanov, ao jornal local Sport-Express.

Mitrofanov destacou que o comportamento do torcedor não condiz com a torcida do Zenit, uma das maiores da Rússia, mas que tem histórico de problemas de racismo.

"Foi uma provocação por parte de uma pessoa isolada. Para nós, esclarecer esse assunto é uma questão de honra. Portanto, o culpado não ficará sem punição", garantiu o dirigente.

Além disso, o diretor-geral pediu desculpas pelo ocorrido a Roberto Carlos e ao Anzhí, equipe que o brasileiro defende desde o mês passado.

Ao final do jogo, válido pela segunda rodada do Russo, o atleta criticou o incidente, mas diminuiu sua importância, dizendo que já tinha visto situações piores em mais de 20 anos de carreira. No entanto, o empresário do ex-jogador do Corinthians, Fabiano Farah, ameaçou relatar o caso por escrito à Fifa e à Uefa caso seja confirmado que o incidente teve motivações racistas.

Governadora participa de inauguração de fábrica de cimento em Baraúna

A governadora Rosalba Ciarlini participa nesta sexta-feira (25) da inauguração da primeira fase da Indústria de Cimento MIZU, localizada em Baraúna, região oeste do Estado. A agenda de compromissos começa às 14h, na Associação Comercial e Industrial de Mossoró, com a assinatura da concessão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial - PROADI à empresa. 

Em seguida, a comitiva segue para Baraúna, onde, às 16h, a governadora visitará as instalações da indústria. A visita contará, ainda, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e do superintendente do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, entre outras autoridades.

O empreendimento, que recebeu apoio do Estado por meio de políticas públicas e de fomento ao desenvolvimento industrial, deve gerar cerca de 4.070 empregos diretos e 10.800 empregos indiretos até 2015, prazo final para concluir as fases de implantação e operação da empresa. O convênio com o Governo do Estado também vai permitir o incremento em iniciativas sociais, através de parcerias com o SENAI, Prefeitura de Baraúna, Prefeitura de Mossoró e Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda - FUNGER, beneficiando mais de mil pessoas. 

Ao todo, devem ser investidos R$ 710 milhões só na Indústria de Cimento MIZU, distribuídos em três etapas: a primeira, que será inaugurada nesta sexta-feira; a segunda, a ser inaugurada em 2012, referente à instalação do segundo forno; e a terceira, com a ampliação do sistema de moagem, em 2013. Com o plano de expansão, a fábrica deverá ter uma capacidade de produção estimada em 3,3 milhões de toneladas de cimento ao ano. 

A MIZU também está investindo em uma unidade de fabricação de cal, o que deve acontecer em duas etapas, totalizando R$ 132 milhões, que resultarão numa capacidade de produção de 260 mil toneladas ao ano. A expectativa é que, até o final de 2015, sejam investidos na construção e ampliação das fábricas de cimento e cal cerca de R$ 872 milhões. 

Com capital 100% nacional, a MIZU atua há mais de 30 anos no segmento de prestação de serviços de concretagem em todo território nacional, além de Argentina e Colômbia, tendo mais de 180 filiais.

Unidade de Conservação da Pipa reforça turismo no RN


A governadora Rosalba Ciarlini assegurou o apoio do Governo do Estado para a implantação da Unidade de Conservação da Pipa, projeto que está sendo elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. O diretor das Unidades de Conservação do ICMBio, Ricardo Soavinski, em audiência com a governadora no início da noite desta quinta-feira (24), considerou que o potencial turístico da Praia da Pipa aliado ao projeto de conservação ambiental poderá ser destaque em todo o mundo, principalmente a partir da grande visitação que o Rio Grande do Norte irá receber com a Copa do Mundo de Futebol em 2014.


O interesse do ICMBio é acelerar a construção do parque - que deve ficar pronto antes da Copa de 2014. Para isso será preciso uma boa articulação política entre o Governo do Estado, o Governo Federal, através dos ministérios do Meio Ambiente e do Esporte e Turismo. A instalação da Unidade Conservação da Pipa terá reflexos no desenvolvimento ambiental, turístico e econômico do Estado, inserindo o RN no roteiro do turismo nacional e internacional.  



Participaram da audiência, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), Marcelo Toscano, o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jáder Torres

Nove cidades do interior do estado contarão com agências bancárias

Na tarde desta quinta-feira, 24, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a abertura de nove novas agências do Banco do Brasil nas cidades de Pedro Velho, Lagoa Nova, Tangará, Tibau do Sul, Upanema, Pendências, Serra do Mel, Nízia Floresta e Jardim de Piranhas. As novas agências terão autonomia contábil e outorga de funcionamento concedida pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Serão oito agências do tipo simplificadas e uma agência maior para a cidade de Jardim de Piranhas. Estas instalações fazem parte do Projeto Agência Complementar, desenvolvido pelo BB. A premissa básica do Projeto é a parceria com os Governos Estadual e Municipais.


A solenidade de entrega contou com a presença do secretário de estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues; o superintendente estadual do BB, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira; do gerente da Agência Setor Público Natal, Antonio Carlos Servo e representantes e prefeitos dos municípios.



"A visita de hoje com essas boas notícias já são fruto de demandas de visitas anteriores à governadora", disse Sergio Cordeiro. Segundo o superintendente, o pleito da governadora foi fundamental para a liberação das agencias para o estado. "Das 200 novas agências que tinham sido disponibilizadas para todo o Brasil, nós conseguimos trazer nove para o estado. Num ano no qual foi anunciado um grande corte de verbas do Governo Federal, trazer essas agencias foi uma vitória", disse Sérgio Cordeiro.



De acordo com o superintendente estadual do Banco do Brasil, o plano de expansão prevê a implantação de agências em todas as cidades do Rio Grande do Norte até 2015.



Para o prefeito de Pendências, Ivan Padilha, que representou os demais prefeitos presentes na solenidade, a presença de agências nas cidades representa um benefício enorme para a população. Segundo o prefeito, quem mora em Pendências e precisa utilizar serviços bancários tem que ir até a cidade de Alto do Rodrigues ou se deslocar 30 km até Natal. "Quero agradecer esse presente da governadora", elogiou Padilha.



A governadora Rosalba Ciarlini destacou que o compromisso do governo do estado é de fazer com que as parcerias sejam maiores, impulsionando o constante desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "Um estado forte é feito de municípios fortes", frisou Rosalba.



Circuito Banco de Brasil
Além das novas agências, também foi anunciado que duas partidas de jogos amistosos internacionais das seleções de vôlei e futsal do Banco do Brasil serão realizadas no Rio Grande do Norte. "O jogo da seleção de vôlei será em Natal, já a partida de futsal estamos aguardando para ver se será possível acontecer na cidade de Mossoró", revelou Sérgio Cordeiro.


De acordo com a Consult, expectativa do Governo Rosalba é positiva para os que responderam a pesquisa

Em relação ao Governo Rosalba Ciarlini, que completa seus 100 dias na próxima semana, o instituto Consult apontou em Natal, já que a pesquisa foi focada somente na capital potiguar, que é positiva a expectativa da população diante das primeiras ações da governadora.

Um ótimo Governo - 5,13%
Um bom Governo - 38,25%
Um Governo regular - 36,38%
Um Governo ruim - 5,63%
Um péssimo Governo - 3,38%
Sem opinião formada - 11,25%

Publicado Decreto que concede incentivo fiscal para financiar produções artísticas e culturais no RN

Foi publicado no Diário Oficial do Estadual desta quarta-feira (23), o Decreto que dispõe sobre o montante anual de recursos estaduais destinados à concessão de incentivo fiscal para financiamento de projetos culturais no RN. O valor fixado para este ano é de R$ 6 milhões. O Decreto se refere à Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura que concede desconto de 2% sobre o ICMS à empresas situadas no Estado que apoiar financeiramente projetos culturais aprovados pela Comissão Estadual de Cultura (CEC).


"Há oito anos, a renuncia fiscal concedida pelo Governo Estadual é de R$ 4 milhões. O Governo resolveu aumentar esse valor, além disso, vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto criando o Fundo Estadual de Cultura para ampliar os recursos e incentivar cada vez mais a produção cultura do Rio Grande do Norte. Essa foi mais uma promessa de campanha de Rosalba que está sendo cumprida" disse a secretária extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado.



A Lei Câmara Cascudo tem como objetivo promover o incentivo à pesquisa, ao estudo, à edição de obras e à produção das atividades artístico culturais nas mais diversas áreas, tais como artes cênicas, plásticas e gráficas; cinema e vídeo; fotografia; literatura; música; artesanato, folclore e tradições populares; museus; bibliotecas e arquivos.



A Lei também tem a proposta de promover a aquisição, manutenção, conservação, restauração, produção e construção de bens móveis e imóveis de relevante interesse artístico, histórico e cultural; campanhas de conscientização, difusão, preservação e utilização de bens culturais; além de instituir prêmios em diversas categorias.



Cabe a Comissão Estadual de Cultura, gerenciar o programa, instituído por esta Lei, que é vinculada à Fundação José Augusto.

A administração da prefeita de Natal Micarla de Sousa é reprovada por 84,5% dos natalenses


Veja os números revelados pela pesquisa Consult:

APROVA 9.25%
DESAPROVA 84.50%
SEM OPINIÃO FORMADA 6.25%

Pelo twitter, Micarla de Sousa comentou os números da pesquisa, “pesquisa é momento”. E para tentar expor fatos diferentes dos números citou diversas obras realizadas pela gestão.

“Por pesquisa feita um ano antes, Serra seria o Presidente do Brasil, Rosalba não teria sido senadora e nem Wilma governadora. E é justamente por isso que eu não falo sobre pesquisa. Eu falo sobre trabalho. Em 2011, tenho a parceria da nossa governadora Rosalba e juntas já estamos trabalhando por Natal”, destacou.
Do Panorama Político 

Ex-técnico do América será o novo comandante do ABC

A diretoria abecedista confirmou que o treinador Ruy Scarpino é o novo comandante do ABC para a sequência do Campeonato Estadual e para as disputas da Copa do Brasil e da Série B. Ruy, que estava disputando a Série A1 do Paulistão pelo Ituano/SP, chega à Natal nesta sexta-feira (25) e já concede entrevista coletiva. 


"A escolha por Ruy Scarpino se deve ao fato de ser um treinador que possui um bom conhecimento do mercado de futebol, por sua capacitação técnica e também porque já conhece alguns jogadores do nosso elenco. Sem dúvidas, é um técnico com o perfil que precisamos", explicou Flávio Anselmo, vice-presidente de futebol, confirmando que a comissão técnica atual será mantida. 



Ruy Santos Scarpino, 49 anos, natural de Vitória (ES), é um treinador experiente, com boas passagens pelo futebol paulista. Como técnico de futebol, iniciou sua carreira no Moto Clube/MA, mas foi no Ituano/SP onde conquistou seus primeiros títulos. No time paulista, Scarpino ganhou dois Campeonatos Paulista e um Brasileiro da Série C. Essa será sua segunda passagem por Natal. Em 2008, comandou o América/RN no Brasileiro da Série B. 

Confira a ficha técnica de Ruy Scarpino:


Ruy Santos Scarpino (Ruy Scarpino) 

Nascimento: 17/02/1962 (49 anos) 

Naturalidade: Vitória (ES) 

Clubes: Moto Clube/MA (1999), Ituano/SP (2000-2003), Moto Clube/MA (2004), Taquarintinga/SP (2005), Goiânia/GO (2005), Taquarintinga/SP (2005), Santo André/SP (2006-2007), Rio Branco/SP (2007), Grêmio Barueri/SP (2007), Ituano/SP (2007), América/RN (2008), Noroeste/SP (2009), Linense/SP (2009), Ceará/CE (2009) e São Bernardo/SP (2010) e Ituano (2011).

Band mostra situação degradante do trabalho infantil em João Câmara

A rede Bandeirante de Televisão apresentou ontem uma série de reportagens sobre o trabalho infantil em João Câmara. As reportagens mostram crianças e adolescente trabalhando com castanha na comunidade do Amarelão e no tratamento de vísceras de animais no abatedouro municipal.

Os vídeos são contém imagens chocantes e estarrecedoras. Veja os vídeos no blog de Hudson Costa no endereço eletrônico: http://www.blogdohudson.com.br e no site www.guiajoaocamara.com.br

Prefeitura de Jaçanã fará a reabertura do Estádio com jogo entre ABC e Veteranos

Neste sábado (26), a Prefeitura de Jaçanã fará a reabertura do Estádio Municipal Edmundo de Azevedo Dantas, que será comemorada com a realização de alguns jogos. O principal jogo acontecerá com o ABC de Natal, a equipe dos veteranos.
Todo o espaço físico do Estádio foi recuperado, além da adequação para treinos, recuperação do gramado, galeria de fotos históricas e espaço para torcida.
Fonte: Blog do Wallace

Caicó: Câmara instala CPI para investigar denúncias envolvendo vereadores

Através do decreto nº 040/2011, a Câmara Municipal de Caicó instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as denúncias apresentadas na imprensa pelo vereador Valdemar Araújo (PR), no tocante a prováveis irregularidades praticadas pelo ex-presidente José Maria de Queiroz (PR).
A comissão será formada pelos membros Cláudio Sandêgi (PV), Almir Filho (PCdoB) e Sandoval da Silva (PP), além do suplente Júlio Gregório (PMDB). Os vereadores terão 60 dias para concluir o trabalho, com prorrogação de mais mês. Eles terão, ainda, cinco dias uteis para confecção de um relatório preliminar, bem como estabelecer a função de cada membro.

Chuvas no RN deverão continuar amanhã

As fortes chuvas desta quinta-feira (24) deverão continuar até o fim de semana no Rio Grande do Norte. De acordo com a previsão do tempo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), continuará chovendo em todas as regiões.

De acordo com os meteorologistas, as instabilidades ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical deixarão o céu sobre o estado parcialmente nublado e com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões, principalmente ao longo da Faixa Litorânea leste e Agreste.

Caern recupera trecho da Adutora Serra de Santana atingido por fortes chuvas

As cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, na região do Seridó, têm o fornecimento de água restabelecido, gradativamente, após a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte colocar em funcionamento a Adutora Serra de Santana, no domingo (20). O sistema atende a uma população de 63 mil pessoas, aproximadamente, nesses cinco municípios comunidades rurais situadas próximas à adutora.  


Durante cinco dias, a Caern manteve 14 trabalhadores em serviço de reparos na tubulação da adutora. Os serviços iniciavam às 5h30 e só paravam às 20h30. Primeiramente, foi feita a limpeza e a terraplanagem do solo para montar uma base de madeira com o objetivo de sustentar os andaimes metálicos. Em seguida, a equipe fez os encaixes dos três tubos de ferro de 300 milímetros, que estão suspensos provisoriamente até que a rodovia seja recuperada para oferecer novamente o suporte definitivo, (o aterro), para a adutora.



A adutora Serra de Santana mede 203,7 quilômetros de extensão e possui tubulação de 300 milímetros de diâmetro, com captação de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

Nova Cruz vive momentos de insegurança

Segundo reportagem do Gazeta do Agreste a situação da segurança pública na cidade pólo do Agreste RN, Nova Cruz, tem preocupado a população. A Delegacia de Polícia praticamente não tem delegado que atue combatendo o crime na cidade. O delegado lotado na 6ª DRP - Delegacia Regional de Polícia - Marcelo Marcos Alves de Lima, responde por 19 delegacias municipais e também pelas 24 cidades que compõe a 6ª DRP. 


A cidade de Nova Cruz está desprotegida com a ausência de um delegado municipal, e a população é quem está pagando o preço pelo o avanço incontrolável de uso de drogas, roubos, furtos e outros tipos de delitos. 



O problema da segurança pública no município de Nova Cruz já foi, inclusive, reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, que tratou da falta de delegado na cidade. 



O fato de não haver um combate constante ao crime, preocupa com relação ao futuro das pessoas que residem em Nova Cruz. O principal medo dos moradores é de que Nova Cruz venha ser no futuro uma cidade comandada pelo crack, furtos e assaltos, enfim, cidade do crime.

Aluno de assentamento se destaca no Enem e conquista vaga em várias universidades

O estudante José Maria Souza de Oliveira, de 17 anos, que mora no assentamento rural de Novos Pingos, no município de Assu, se inscreveu em quatro processos seletivos para entrar em uma universidade pública, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Ele tentou a Uern, Ufersa, UFRN e Unila, e conseguiu ser aprovado em todas elas.
José Maria decidiu cursar engenharia mecânica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no Paraná, após ter sido aprovado para uma das 25 vagas que foram ofertadas a estudantes de todo o Brasil.
O estudante, que nasceu na comunidade de Canto do Mari, também no município de Assu, é um exemplo de superação e determinação. Ele sempre estudou em escolas públicas, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Maria Antonia Alves de Melo e depois na escola Municipal Professora Nair Fernandes, tendo terminado o ensino médio no Instituto Padre Ibiapina. 


O estudante, que vai morar na residência universitária, está recebendo apoio da Prefeitura do Assu, que está custeando sua viagem para o Paraná. "Todo o Assu está orgulhoso pela conquista de José Maria, que com apenas 17 anos, está dando um exemplo extraordinário de dedicação aos estudos e de determinação para alcançar um sonho", disse o prefeito Ivan Júnior.

Como a universidade escolhida fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, José Maria, que é filho de um pescador não tinha condições de bancar a viagem e os documentos exigidos. Então a prefeitura do Assu se encarregou das despesas com passagem e a documentação (emancipação do estudante). "Sem essa ajuda eu não conseguiria cursar essa faculdade, pois as despesas são muito altas. Por isso procurei a prefeitura e fui prontamente atendido", disse José Maria

Para o estudante, que tem como passatempo estudar, escrever poesias, ouvir músicas e editar um blog, o maior desafio que vai encontrar pela frente é a distância da família. (LS).

Porto do Mangue: Vereadores apontam irregularidades na compra da merenda escolar

A Câmara Municipal de Porto do Mangue realizou nesta quarta-feira 23, uma sessão especial para discutir questões sobre a compra da merenda escolar do município. Segundo os parlamentares, desde 2009, o processo vem sendo investigado por conta das irregularidades.

De acordo com o vereador Carlos Augusto (PSB), desde o ano passado, a merenda que consta na nota apresentada pelo município não corresponde com a realidade. "Na relação consta a compra de frutas, carnes, yogurte, entre outros itens para a refeição dos alunos. Mas a merenda oferecida aos alunos é quase sempre cuzcuz com ovos ou bolachas. Ou seja, bem diferente do que a lista apresenta", diz.

O presidente da Câmara, Erivan Dantas (PSB), a secretária municipal de Porto do Mangue, Leonir de Oliveira Felipe, e o secretário de Compras do município, Francisco Herbert Medeiros, foram convidados para prestar esclarecimentos sobre a questão na sessão. Mas os secretários, assim como os quatro vereadores da situação, não compareceram ao debate.  

Conforme Erivan Dantas, na próxima semana será realizada uma nova reunião para debater novamente o assunto. Ele informa ainda que a Câmara acionará o Ministério Público Federal (MPF) para investigar a compra dos alimentos. "A Câmara, juntamente com o Conselho de Merenda, irá encaminhar ao MPF um relatório sobre a questão, bem como os documentos que comprovam as irregularidades", afirma.

Fonte: O Mossoroense

Agnelo quer apoio de Agripino para Carlos

Nos corredores da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, comenta-se que o deputado Agnelo Alves está de namoro firme com José Agripino Maia. A aproximação, pelo que se diz, é motivada por uma possível permuta de apoios, envolvendo Natal e Parnamirim.
Agnelo daria apoio ao candidato do DEM em Parnamirim e em troca, Agripino apoiaria a candidatura do filho de Agnelo, Carlos Eduardo Alves. Se as conversas hoje ditas a boca pequena se torne realidade, está em gestação uma tradição política. A vítima: O prefeito Maurício Marques.
Informações do PN

Blogueiro fala sobre noemação


É mais um desafio para mim, mas o chamado foi feito e o atendi, pois nunca fugi das minhas responsabilidades durante minha carreira profissional.
A escolha do meu nome foi consenso entre as lideranças, assim como o nome de Amaurí Fonseca, que é merecedor do seu posto.
As críticas surgem agora, sem nem conhecer o meu trabalho e a minha histórica na política e na administração pública. Mas só posso responder a essas críticas da melhor forma, como sempre faço: com muito trabalho e resultado.
Não sou de falar, sou de fazer… e acredito que tenho um tempo considerável para trabalhar em prol do povo do Trairi.
O desafio é grande, afinal administrar a melhor Central do Cidadão do Estado não é fácil, mas também é preciso paciência, muita observação, diálogo e reflexão para tomar as melhores medidas, sendo consenso entre os dois gestores, para o bom funcionamento do órgão.

O povo do Trairi não precisa mais de tanto “ti-ti-ti” político, precisa de muito trabalho das lideranças, que devem buscar seus espaços (o que nem sempre representa um cargo), para através deles ajudarem a melhorar os índices de desenvolvimento regional.
Aos críticos de plantão o meu respeito… vamos ao trabalho!

São Bento do Norte: MPF suspende direitos políticos de ex-prefeito


Uma ação de improbidade administrativa foi ajuizada pelo Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) contra o ex-prefeito de São Bento do Norte Geraldo Assunção Pereira. A sentença determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-gestor pelo prazo de cinco anos, bem como a proibição de contratar com o poder público por igual período.
De acordo com a decisão, Geraldo Assunção também terá que ressarcir aos cofres públicos o prejuízo causado em virtude de dispensa indevida de licitação.

Segundo a ação proposta pelo MPF/RN, um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) demonstrou que, em 2005, o ex-prefeito realizou licitação para adquirir medicamentos com verba do Programa Atenção Básica (PAB) em Saúde. No entanto, adquiriu produtos diferentes dos previstos na referida licitação. "Com isso, houve, na verdade, a contratação direta sem a prévia licitação ou mesmo adoção das formalidades necessárias para a dispensa", explica o procurador da
República Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, responsável pelo caso.

Diante das provas apresentadas, a 1ª Vara da Justiça Federal considerou devidamente demonstrada a acusação de dispensa indevida de licitação apontada, caracterizando-a como ato de improbidade administrativa que causou dano aos cofres públicos. "Não restam dúvidas de que o réu, de forma deliberada, procedeu à dispensa de licitação, sem quaisquer
justificativas, valendo-se de valores repassados pelo PAB", narra a sentença.

A suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito e a proibição de contratar com o poder público, determinadas na sentença, passam a contar a partir do trânsito em julgado da decisão condenatória, ou seja, quando não couber mais recurso.

São Tomé: Crea apontará causa de desabamento de teto de escola


O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RN) deverá emitir na próxima semana o parecer técnico que vai apontar as causas do desabamento de uma sala de aula no município de São Tomé, a 100km de Natal, ocorrido na última terça-feira. É o que informa o presidente do órgão, Adalberto Pessoa de Carvalho, que diz ainda que, dependendo da gravidade dos fatos apresentados nesse documento, ele poderá ser enviado para o Ministério Público, além da prefeitura da cidade, que solicitou o documento.

Adalberto Pessoa afirma que, ontem pela manhã, um engenheiro civil do Crea foi até a Escola Municipal Euzébio Fernandes Bezerra para fazer uma vistoria na sala de aula cujas paredes cederam, juntamente com o teto, na manhã da terça, ferindo 10 crianças. A inspeção foi solicitada pela prefeitura municipal de São Tomé ainda no dia do acidente.

Segundo o presidente do Crea, vários fatores podem ter causado a queda das paredes e do teto na escola, tanto externos quanto internos. "Temos que analisar várias causas possíveis, até mesmo naturais. Pode ter ocorrido alguma ventania forte no momento e a estrutura não tinha capacidade de suportá-la. Pode ter havido algum tremor de terra imperceptível. Ou então, pode ter existido falhas na construção, como a falta de travejamento.

Defesa Civil realizará vistoria técnica amanhã na cidade de Afonso Bezerra


A Defesa Civil do estado do Rio Grande do Norte, subordinada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), está vistoriando novos municípios potiguares esta semana. A informação foi transmitida pelo tenente Cristiano Couceiro, responsável pela assessoria de comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, em Natal.

Ele informou que o coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Josenildo Acioli Bento, visitou inspecionou segunda-feira, dia 21, o município de Nova Cruz, região Agreste potiguar e amanhã, dia 25 de março, visitará o município de Afonso Bezerra, região Central do Estado. 

Garibaldi leva pleitos do RN ao Ministério do Trabalho‏


O ministro da Previdência Social, Garibaldi filho e o secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Estado, Luiz Eduardo Carneiro, estiveram reunidos nesta quinta-feira(24) em Brasília com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Garibaldi Luiz Eduardo pediram o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego para a realização de cursos de qualificação para os potiguares que irão trabalhar nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e durante o mundial em Natal.

Presidente da Assembleia e desembargadores federais prestigiaram a inauguração da 9ª Vara do Seridó


A sede ganhou salas específicas para a Secretaria Administrativa, Juizado Especial e um novo gabinete de Juiz, proporcionando melhores acomodações uma infraestrutura de maior conforto aos que trabalham e procuram os serviços do judiciário.
Em Caicó, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Mota (PMN) e o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luis Alberto de Faria e o desembargador federal Marcelo Navarro, que são potiguares, também vieram prestigiar. A solenidade contou com a presença diretor do foro da seção judiciária potiguar, Ivan Lira de Carvalho, que fez o discurso de abertura. O prefeito Bibi Costa era a maior autoridade local presente.

George Soares defende que municípios do interior podem hospedar seleções da Copa do Mundo de Natal

E o deputado George Soares (PR) também participou nesta quarta-feira (23) de mais uma reunião para esclarecimentos na discussão das obras para a Copa de 2014, que aconteceu na presidência na Assembleia Legislativa, e contou com a participação de deputados, secretários e a equipe técnica do Governo do Estado.
Sem perder tempo, George Soares foi um dos primeiros a defender a interiorização da copa no Rio Grande do Norte, argumentando que os municípios poderão sediar treinos, hospedar seleções, recepcionar turistas... "Os municípios que atenderem as exigências precisam agarrar esta grande oportunidade que a Copa do Mundo proporcionará ao nosso estado e às suas cidades", enfatizou. Os populares que residem em Assú, Currais Novos, Caicó e São José de Mipibu podem mobilizar as Prefeituras para que seus municípios possam ser contemplados com as ações de interiorizarão da Copa.