domingo, agosto 21, 2011

Correios inicia convocação de candidatos aprovados no Rio Grande do Norte

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) convocou os aprovados que residem no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais para assinarem os contratos individuais de trabalho. A seleção empregará 8.346 candidatos de níveis médio e superior para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (19/8), na página 115 da terceira seção. Confira o documento.


Nas regiões do Rio Grande do Norte, os novos profissionais ocuparão as vagas de atendente comercial. Em Minas Gerais foram chamados os candidatos ao cargo de analista de correios em várias especialidades.

A remuneração oferecida em edital é de R$ 807,29 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pela organização do certame. Os inscritos foram submetidos a provas objetivas no dia 15 de maio.

Além das localidades já mencionadas, os novos servidores atuarão também nas regiões do Acre, Rondônia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe.

Os Correios do estado do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Pernambuco, de Ceará, da Bahia, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul também convocaram os aprovados para assinarem contrato individual de trabalho.

Do Correio Web



GIRO PARABENIZA


Larissa Rosado faz alerta para consumo de álcool entre jovens de 14 a 17 anos de idade


Na reunião da Comissão de Políticas Públicas contra as Drogas da Câmara dos Deputados, da última sexta-feira em Mossoró, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) alertou o colegiado para o consumo de álcool entre adolescentes de 14 a 17 anos na cidade.


O problema é constatado pela Comissão de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa, da qual Larissa é presidente, em seminários nas escolas de Mossoró nos últimos meses, a fim de alertar estudantes contra as drogas.

Nesses seminários, os jovens respondem questionário anônimo sobre eventuais experiências com entorpecentes, para traçar perfil de consumo na juventude e subsidiar políticas públicas. "A maioria dos adolescentes admite uso de bebida alcoólica", revela Larissa. 


Alerta

O dado é preocupante, segundo ela, e requer mais atenção das autoridades contra o consumo de álcool na juventude. "A bebida é uma droga perigosa, fácil de ser adquirida e aceita pela sociedade, além de ser porta de entrada para drogas ilícitas", adverte.

Larissa acrescenta que o álcool é ainda mais perigoso se usado em fase de desenvolvimento e de vulnerabilidade, como é o caso dos adolescentes. E é uma droga convidativa devido a comerciais de TV e até estímulo ao uso pela própria família do jovem.

"Daí, a necessidade de reforçar o enfrentamento não apenas ao crack e outros entorpecentes proibidos, mas também ao álcool. Esse assunto precisa ser prioridade na agenda de debates contra as drogas no Brasil e no Rio Grande do Norte", conclui Larissa.



Tim abre 130 vagas para programas de estágio em todo país

A TIM abriu inscrições para os programas Estágio Sem Fronteiras e Talentos Sem Fronteiras. Ao todo, são oferecidas 130 vagas, distribuídas em diversos estados do país. A empresa também oferece oportunidades em Pernambuco, mas não divulgou a quantidade de vagas.


Para se candidatar a uma vaga do Estágio Sem Fronteiras, o estudante precisa ter bom rendimento acadêmico, inglês avançado e conhecimentos de informática. Ao todo serão disponibilizadas 80 vagas, com início previsto para novembro, e a carga horária é de 20 ou 30 horas semanais. O processo seletivo inclui triagem de currículos no site, dinâmica de grupo, testes on-line e entrevista individual com o gestor da área de interesse do candidato.

Já o Talentos Sem Fronteiras contará com 50 vagas ao todo. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o curso de graduação há, no máximo, dois anos, além de inglês fluente e disponibilidade para viagens e transferências. A seleção compreende triagem de currículos, dinâmica de grupo, testes, business case e entrevista, com início previsto para dezembro.

As oportunidades para os dois programas são nas áreas de administração, análise de sistemas, ciência da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito (apenas para o Estágio Sem Fronteiras), engenharia da computação, engenharia eletrônica, engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia de telecomunicações, estatística, informática, marketing, matemática e sistemas de informação.

Os interessados devem se inscrever pelo site: www.tim.com.br (sobre Tim/RH), até o dia 8 de setembro.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR



Lucrécia: Cancelamento de convênios com município força gestor a assumir obras inacabadas

O cancelamento de três convênios com o município de Lucrécia, por parte do Governo do Estado, deixou a prefeitura com a responsabilidade pelo pagamento das últimas parcelas junto às empreiteiras executoras das obras correspondentes.

A reclamação parte do prefeito Antônio Walter de Araújo, "Waltinho", que além de estar conseguindo pagar as pendências com recursos próprios, garante que irá concluir a última obra paralisada até o próximo ano.

Segundo o gestor, o município teve três convênios do Estado cancelados pela atual gestão.
"Dos três convênios, dois estavam totalmente concluídos e atestados pelo próprio estado, e um com cerca de 90% concluído", explica "Waltinho".

Ele disse não entender o cancelamento, já que o município cumpriu com a sua parte e tudo foi executado de acordo com os projetos, inclusive atestados pelos fiscais do próprio governo.
"O Governo do Estado simplesmente cancelou e deixou para a gente quase R$ 200 mil para pagarmos referentes aos contratos de execução com as empresas construtoras", afirma.
O prefeito diz que apesar disso, já negociou com as empresas e irá concluir a última obra no próximo ano, que será a quadra poliesportiva de Várzea Grande. 

Chefe do Executivo garante que acionará governo na Justiça

Como resposta ao cancelamento do convênio o prefeito de Lucrécia, Walter Araújo, disse que o município acionará o governo judicialmente.

"Quanto ao Governo, iremos acionar a Justiça para eles pagarem o que devem. A população de Lucrécia não pode ser vítima de calote", diz "Waltinho".

Ainda no âmbito administrativo, este mês a prefeitura iniciou a construção mais 30 casas populares com o objetivo de tornar real o sonho da casa própria para as famílias de baixa renda.

As unidades habitacionais estão sendo construídas na zona urbana e com essas 30 novas casas subirá para 60 o número de residências entregues pela prefeitura na gestão do atual gestão.

Segundo o prefeito, "a construção de casas no município é uma das mais importantes obras, porque dá a oportunidade às famílias carentes de terem um lar. Já tive a oportunidade em gestões anteriores de atuar na construção de casas, preparando documentos e articulando como secretário a viabilização das mesmas. Hoje, como prefeito, estou tendo a satisfação de conseguir mais projetos, fazendo justiça social aos que mais precisam".

Fonte: O Mossoroense


Exportação: Cajucultores negociam vendas para a Europa

Após enfrentarem um ano com uma das piores safras da história da cajucultura potiguar, os pequenos produtores de castanha da região Oeste do Rio Grande do Norte têm motivos para se animar. Não apenas pelos pomares floridos, mas principalmente pelas perspectivas de fechar excelentes negócios. É que a Bio Sourcing, empresa francesa especializada na comercialização de gêneros orgânicos, pretende importar 20 toneladas de castanhas orgânicas de três cooperativas atendidas pelo Sebrae no estado. O anúncio foi feito na semana passada por representantes da empresa, após dois dias de visita às cooperativas de produtores de Novo Pingos, Coopapi e Coopercaju, localizadas nos municípios de Assú, Apodi e Serra do Mel, respectivamente. A qualidade da amêndoa produzida nessas comunidades foi determinante, o que garantirá um diferencial frente aos principais países concorrentes, como o Vietnã. "Durante as visitas, vimos amêndoas com uma qualidade bem superior às que são comercializadas por outros países que exportam para a Europa, e é isso que estamos buscando para a nossa empresa", destacou o diretor-presidente da Bio Sourcing, Laurent Kerdoncuff.

Três juízes do RN pediram segurança de vida

A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN) confirma que existem três juízes sentindo-se ameaçados no Estado. Depois da execução da juíza de São Gonçalo (RJ), Patrícia Lourival Acioli, a associação se reuniu com o gabinete institucional do Tribunal de Justiça do Estado para reforçar o plano de segurança que já existe para os juízes e promotores de justiça no RN.


O presidente da Amarn, juiz Azevedo Hamilton Cartaxo, disse que existe uma preocupação nacional quanto ao cenário de insegurança ao corpo do Judiciário e também do Ministério Público que se formou em território nacional a partir da execução da juíza Patrícia Acioli.

Esta preocupação é presente também no Rio Grande do Norte. Tanto que evita citar os nomes dos juízes ameaçados e também as comarcas que estão trabalhando. A presidenta do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes, criou uma comissão de segurança - presidida pelo desembargador Expedito Ferreira de Sousa, juiz Kennedy Braga, João Afonso Morais, Henrique Baltazar Villar dos Santos e a tenente-coronel Angélica Fernandes.

A comissão se reuniu nesta semana na 3a. reunião, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça. O objetivo do encontro foi discutir as sugestões repassadas pelos juízes potiguares para que seja elaborada uma política de segurança pública para os magistrados. Dentre as sugestões apresentadas se destacam a guarda de armas nos quartéis, compra de detector de metais, o treinamento de defesa pessoal para magistrados e adoção de monitoramento eletrônico.

Depois de Caicó, agora é a vez de Janduís aprovar lei da ficha limpa para cargos comissionados


Do Jornal de Fato - Janduís é o segundo município do Rio Grande do Norte, depois de Caicó, a aprovar uma lei da "Ficha Limpa" para cargos comissionados, no âmbito dos poderes Legislativo e Executivo. O Projeto de Lei nº 8/2011, de autoria do vereador Jozenildo Morais (PV), foi aprovado por 5 votos a 1 na última sessão do Legislativo. De acordo com o propositor, a iniciativa pretende moralizar a gestão pública e torná-la mais eficiente. "A partir de agora só poderão assumir cargo em comissão pessoas que tenham idoneidade moral e ética e que não tenham cometido crime de improbidade administrativa e/ou respondido a processo penal", explica.

O vereador explica que a partir da sanção da Lei, o efeito será imediato, mas não retroativo, ou seja, não afetará diretamente aos que já estão inseridos nas esferas do governo. Mesmo assim, ele enfoca que "os servidores precisarão se adequar a nova Lei". Caicó foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a votar e sancionar um projeto de Lei que prevê "ficha limpa" para os cargos comissionados. A iniciativa foi do vereador Claudio Sandegi (PV), que enviou uma cópia para Janduís, Florânia e Ouro Branco, que também devem colocar o assunto em pauta.

Convenção Democrata marca ingresso do PMDB à base de apoio à Rosalba


Cerca de 250 delegados e membros da executiva do Democratas reconduziram o senador José Agripino e a governadora Rosalba Ciarlini aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do diretório estadual da sigla em convenção realizada neste sábado (20), na Assembléia Legislativa. O encontro reuniu 400 pessoas, entre lideranças do DEM e de outros partidos  como o PSDB, PSC, PV e PMDB.

As presenças dos dois maiores lideres do PMDB no estado, deputado federal Henrique Alves e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, confirmaram o apoio integral peemedebista ao governo de Rosalba. Para o líder do PMDB na Câmara, é  “preciso priorizar os interesses do estado e no que depender do PMDB, o Democratas do RN pode contar comigo”, declarou.  Encerrando o encontro, o presidente nacional da legenda, José Agripino, fez questão de reafirmar a maturidade política do grupo que apóia a governadora. “Não me venham com mesquinharias políticas, alianças existem para fortalecer o Rio Grande do Norte. Esse grupo já foi votado e aprovado pela população nas urnas”.

O senador finalizou a convenção enaltecendo a capacidade administrativa da governadora. “A competência de Rosalba como gestora vai ser referência para que o Democratas amplie sua representatividade nas próximas eleições”. Também participaram do evento, o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Mota (PMN); a prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV); o vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire (PP); deputados federais, Felipe Maia, Betinho Rosado e Rogério Marinho (PSDB).