sábado, julho 16, 2011

Touros:Projeto do Alto do Bom Jesus pode mudar realidade do município

A exemplo do que aconteceu no município de Santa Cruz/RN, com a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, um projeto ainda mais arrojado pode acontecer na cidade de Touros num futuro próximo. O projeto do Alto do Bom Jesus dos Navegantes nasceu da cabeça e do empresário Carlos Bezerra, mais conhecido em toda a região como "Carlinhos da Biomar", devoto do santo tourense, ele vê nesse projeto uma alternativa viável para a expansão da fé cristã, crescimento do turismo religioso e desenvolvimento da cidade e do município de Touros, a exemplo do que hoje ocorre nas cidades de Santa Cruz, Juazeiro do Norte e do próprio Rio de Janeiro com o monumento do Cristo Redentor, um dos mais visitados do mundo. "Quem já foi a cidade de Juazeiro do Norte, ou mesmo a Santa Cruz, depois da edificação do santuário de Santa Rita, pode ter uma idéia do que uma iniciativa dessa magnitude pode representar para Touros. É uma mudança da água para o vinho no bom sentido da palavra", disse o engenheiro pernambucano Rogério Lima.

Segundo Carlos Bezerra a imagem do Bom Jesus dos Navegantes seria edificada na cidade de Touros, sendo o maior monumento religioso do Brasil. Para Carlinhos da Biomar existem canais abertos a nível federal que podem muito bem viabilizar um projeto como esse, para tanto basta ter vontade de trabalho e determinação.
Por: Carlos Costa da Folha do Mato Grande 

Três Bandas agitam hoje a primeira noite da 8º Festa da Pinha de Sitio Novo/RN

Forro da Pegação, Deixe de Bincadeira e Fancinilson Show são as atrações musicais de hoje durante a primeira noite da 8º Festa da Pinha de Sitio Novo realizada pela NN Produções e Eventos .

Filha do prefeito de Lagoa Nova, capota carro na BR-226

Acidente acontecido na BR-226 na noite desta sexta (15/07) com a filha do prefeito de Lagoa Nova que vinha de Mossoró com o marido e perdeu o controle do Vectra, de placas MZG-6655, numa curva e capotou.

Segundo informações adquiridas na manhã deste sábado os ocupantes tiveram apenas escoriações leves.

Esse acidente foi próximo ao outro que vitimou fatalmente um motociclista. A equipe da 3ª CIPM - CURRAIS NOVOS  estiveram no local
, mas o veículo já havia sido retirado, mas na manhã deste sábado conseguiram registrar o estado em que ficou o veículo.

Ceará: Menina de dois anos morre afogada em balde com água no interior

Uma menina de dois anos morreu afogada  quando brincava com um balde com água no quintal de casa, na periferia de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, nesta quinta-feira (14). De acordo com os familiares, Jennifer foi deixada com a avó enquanto os pais foram ao médico.

A menina teria deixado cair algo no balde, que tinha água. Ao tentar pegar o objeto, caiu e não conseguiu sair.  No momento do acidente a avó estava cuidando da bisavó da criança. Quando percebeu que não ouvia nenhum barulho da neta, foi procurá-la e já a encontrou morta.

Mesmo sem estar presente, a mãe se culpa pelo acidente. “Eu sou a culpada, ninguém mais. Garanto que, se eu estivesse aqui, do lado dela, isso não teria acontecido”, diz a mãe, inconformada.

O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com as crianças. ''A gente aconselha a quem cuida de criança que evite deixar baldes, recipientes com água. Tambores e baldes maiores devem sempre estar tampados. E pessoas que moram perto de lagoas, açudes devem evitar que as crianças cheguem perto, já que o afogamento pode acontecer até em águas rasas.

Um Beijo do Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um beijo caloroso em um militante nesta sexta-feira (15) em São Paulo. Lula participou hoje do congresso da UGT (União Geral dos Trabalhadores) no Anhembi, na capital paulista.

Paraguai bate recorde mundial com salsicha de 203 metros

O Paraguai entrou nesta sexta-feira (15) no Guinness World Records por registrar a maior salsicha do mundo, de 203,8 metros de comprimento e 120 kg, elaborada durante a Expo 2011.

Johanna Hessling, representante da organização do Livro dos Recordes, comprovou a marca e entregou o certificado que credencia a proeza culinária a uma empresa paraguaia de produtos de carne que promoveu a iniciativa.

A salsicha foi elaborada por 200 pessoas que trabalharam durante mais de cinco horas e que também assaram um pão de similar comprimento e 145 kg para acompanhá-la. Depois de cozinhada, a salsicha foi posta ao longo do prédio da ARP (Associação Rural do Paraguai), no município de Mariano Roque Alonso, próximo a Assunção.

No local é realizada a Expo 2011 (Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços), a mais importante do Paraguai.

Charge do Brito


Na rabeira no final da bicha, a cidade de Natal tem todas as obras da Copa de 2014 mais atrasadas que notícia boa. Mas, o secretario Extraordinário de Assuntos Aleatórios da Copa de 2014 (Secopa), Demétrio Besouro Torres vai acochar os parafusos do cronograma, para isso, mandou para o canteiro, vários banheiros químicos. Justifica: é muita obra!

FIQUE SABENDO: Porque o tamanduá tão grande poder se alimentar de uma formiga?

Com certeza hoje já se perguntou: “- Como pode um tamanduá tão grande poder se alimentar de uma formiga?”


O tamanduá-bandeira (seu nome científico é Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero xenartro  da família dos mirmecofagídeos, encontrado nas Américas Central e do Sul que infelizmente está ameaçado de extinção.
Sua pelagem é cinza com uma diagonal preta bordejada de branco, estendendo-se até o peito, sobre os ombros em direção às costas. O adulto pesa aproximadamente de 16 a 40 Kg. Sua cauda é um tufo comprido e com muito pelos, seu focinho é longo e cilíndrico, tem as patas providas de longas garras e sua língua mede de 30 a 40 cm, que serve para capturar seu alimento.
Alimenta-se de formigas e cupins (ovos, lagartas e adultos), capturados pela língua comprida e aderente. Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo.
Nome científico: Myrmecophaga tridactyla.
Nome em inglês: Giani Anteater.
Família: Myrmecophagidae.
Habitat: Campos, florestas.
Distribuição geográfica: Belize, Guatemala até a América do sul (Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil).
Gestação: Aproximadamente 190 dias.
Número de filhotes: 01.
Curiosidades: Sua marcha é vagarosa, dificultada pelas garras que são voltadas para dentro, evitando o desgaste das unhas no contato com o solo, pois é com elas que escava os formigueiros e rompe os duríssimos cupinzeiros.

Luciano Huck convida o Tiririca para o Soletrando

O Caldeirão do Huck, da TV Globo, vai inovar no Soletrando deste ano. Desta vez, além das escolas, o Governo Federal e o Ministério da Educação será representado no programa, e o representante será o Deputado Federal Tiririca. Isso mesmo. Tiririca vai soletrar e mostrar o que sabe no programa do Luciano Huck. 

A primeira palavra que o Tiririca terá que soletrar será “corrupção”. Talvez seja a palavra mais difícil de soletrar devido o P mudo. Mas também pode ficar fácil porque a palavra “corrupção” é ouvida todos os dias, sendo assunto diário de todo povo brasileiro, sinal de que o Tiririca já cansou de ouvir tal palavra também.  Outras palavras a serem soletradas é o sobrenome Rousseft de Dilma (que duvida-se que essa ele acerte), e outras do tipo Mensalão, Impunidade, Político, Enganação, Super Faturamento, Desvio, e outras.

Não leve serio, é mais uma do G17 

Dilma afasta Diretor executivo do Dnit

O diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Henrique Sadok de Sá, foi afastado do cargo ontem por ordem da presidenta Dilma Rousseff. Ele vinha respondendo interinamente pela direção-geral do órgão, em substituição a Luiz Antônio Pagot, que saiu de férias depois de também ser ameaçado de afastamento pela presidenta da República, em consequência de denúncias de corrupção na área.



A decisão de tirar Sadok foi tomada após notícia publicada pelo Estado de S. Paulo, segundo a qual a Construtora Araújo Ltda, de Ana Paula Batista Araújo, mulher do diretor afastado, ganhou contratos no valor de pelo menos R$ 18 milhões para tocar obras em rodovias federais em Roraima, entre 2006 e 2011. Afilhado político do deputado Luciano Castro (PR-RR) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, Sadok é o sexto dirigente do setor de transportes varrido pela crise que atinge o setor. Sadok responderá a processo administrativo disciplinar, que pode resultar em demissão. Veja mais


Caldeirão será gravado em terras potiguares

O apresentador Luciano Huck desembarca em Natal, agora em agosto, para gravar seu programa Caldeirão em terras potiguares. As negociações com o astro global foram intermediadas pelo secretário de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, que está em São Paulo, representando a capital dos Reis Magos no XI Salão de Turismo. A produção de Huck já desembarca na cidade nesta terça-feira, 19, para realização das primeiras providências.

Luciano gravará em Natal, nos primeiros dias de agosto, uma série quatro programas especiais que irão ao ar em setembro pela Rede Globo de Televisão, na TV aberta, e pelo Canal Viva, na TV fechada. Segundo Tertuliano Pinheiro, o marido de Angélica está muito animado com a perspectiva de trazer seu “Caldeirão” para Natal e quer mostrar todas as belezas e potencialidades da região.


Parnamirim: Justiça na Praça oficializa casamento de 175 casais

Foto: Emerson do Amaral
Cento e setenta e cinco casais, com idades entre 72 e 16 anos, oficializaram a união civil em ato realizado no final da manhã desta sexta-feira (15), no largo da Cohabinal, em Parnamirim. A cerimônia foi o ponto alto do Justiça na Praça, programa criado pelo Tribunal de Justiça para aproximar o Poder Judiciário da população do Rio Grande do Norte. O casamento comunitário foi presidido pela juíza Luciana Melo Martins, da comarca de Jucurutu, convidada pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do projeto.



Justiça nega mandato a Jader Barbalho

Joaquim Barbosa negou um recurso da defesa de Jader Barbalho para assumir mandato de senador. Os advogados de Jader haviam entrado com um pedido no Supremo, um juízo de retratação, para que o tribunal permitisse a volta de Jader ao Congresso.

Em outubro, ele teve sua eleição impugnada pelo STF com base na Lei da Ficha Limpa. Contudo, o Supremo posteriormente considerou que a lei só tem validade para as eleições de 2012.

Barbosa deu uma decisão técnica para barrar Jader. Disse que não há amparo legal no juízo de retratação. O motivo é que esse tipo de pedido só pode ser usado quando há recurso a ser apreciado pelo tribunal. E, no caso de Jader, ocorreu coisa diversa: a decisão do Supremo que barrou sua candidatura, e que ele quer contestá-la, ainda não foi publicada no Diário Oficial.

Ou seja, Jader, cujos advogados esperavam que pudesse assumir o mandato esta semana, terá de esperar mais – há outros recursos para serem apreciados.



Projeto determina que 10% das vagas de trabalho durante a copa sejam reservadas aos jovens

O deputado Dibson Nasser apresentou projeto de lei determinando que 10% das vagas referentes aos contratos temporários remunerados durante a Copa do Mundo de 2014 em Natal sejam reservadas aos jovens de 18 a 24 anos oriundos da rede pública municipal e estadual de ensino. Segundo o projeto, as vagas seriam nas áreas de mobilidade urbana, infra-estrutura, turismo, hotelaria, segurança pública e outros setores que irão trabalhar na estruturação da Copa de 2014 em Natal.



Fábio Faria quer promover a capacitação de trabalhadores em turismo

Promover a capacitação dos trabalhadores e o desenvolvimento do turismo brasileiro. Com esse objetivo, o deputado federal Fábio Faria (PMN/RN) apresentou o Projeto de Lei 7339/2010, que recebeu relatoria favorável na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). A proposta do deputado potiguar estabelece que o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) financie a formação e a capacitação de profissionais.

Segundo Fábio Faria, o desenvolvimento do turismo não depende apenas da disponibilidade de infraestrutura, mas também de um serviço de alta qualidade, capaz de cativar os turistas e atrair novos visitantes, mesmo quando as instalações são simples. “A boa qualidade do serviço é essencial para que se promova a mais eficiente forma de divulgação das atrações turísticas”, argumenta o parlamentar.

Em seu relatório, a deputada Sandra Rosado (PSB/RN) ressaltou a importância da capacitação de profissionais do setor turístico no Brasil, principalmente com a proximidade do Mundial de Futebol e das Olimpíadas.



Caern deve incluir Serra do Mel nos investimentos em águas e esgotos

O município de Serra do Mel deve ser incluído pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no Programa de Aceleração do Crescimento - 2ª Etapa (PAC 2), do governo federal, a fim de que a cidade possa obter recursos destinados ao financiamento de projetos de ampliação do abastecimento de água e implantação do esgotamento sanitário. Na próxima terça-feira, (19), o assessor especial de Empreendimentos da Presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), engenheiro Marcos Rocha, acompanhado por outros técnicos da empresa, visitará Serra do Mel com o objetivo de coletar dados para elaboração de um diagnóstico sobre o abastecimento de água no município.

O abastecimento de água em Serra do Mel, distante 40 quilômetros de Mossoró, deverá passar por melhorias com a adoção de uma série de medidas a serem efetuadas pela Caern. Essas mudanças só poderão acontecer como o recebimento oficial do sistema pela Companhia, por intermédio de um contrato de concessão. Atualmente, o sistema é operado pela Prefeitura Municipal. O gerente regional Nehilton Barreto, disse que a Caern vem entregando 65 mil litros de água por hora, oriundos da Adutora Jerônimo Rosado, aos 15 mil habitantes de Serra do Mel há vários anos, residentes nas vilas e comunidades rurais. 


Além disso, a Companhia participa, juntamente com a Prefeitura, da manutenção dos poços localizados nas vilas Matro Grosso, Alagoas e Bahia, que produzem mais 85 mil litros de água/hora. Nehilton acredita que se a Caern receber da Prefeitura a Concessão dos Serviços, a empresa vai trabalhar intensamente no controle de perdas de água onde quem tem o produto usa em excesso, fazendo com que outros não recebam água regularmente. 



Maxaranguape: Implantação do ensino médio em Maracajaú é motivo de reconhecimento dos pais de alunos

A construção de duas salas de aula e implantação do ensino médio na praia de maracajaú, foi uma das principais ações desenvolvidas pela prefeita Maria Ivoneide(Neidinha) do município de Maxaranguape.  O benefício foi uma reivindicação da comunidade, especialmente os pais de alunos que hoje se sentem mais tranqüilos, pois seus filhos não precisam mais sair de Maracajaú para fazer o ensino médio na cidade, chegando em casa altas horas da noite.

A prefeita reconhece que o ensino médio é dever do Estado, mas numa parceria com a prefeitura conseguiu fazer com que o alunado de Maracajaú tivesse acesso ao ensino médio na própria comunidade. Segundo a prefeita são quase duzentos alunos beneficiados que antes tinham que deixar suas casas e se deslocar até a cidade para poder cursar o ensino médio. Numa recente reunião com pais e mestres a prefeita ficou satisfeita com depoimentos de algumas mães reconhecendo o trabalho da prefeita  principalmente na área da educação.



R$ 6 milhões de reais em carros alugados para senadores. Vergonha!!!

O Senado realizará na sexta-feira da semana que vem uma licitação para escolha da empresa que vai fornecer carros para os 81 senadores circularem por Brasília. Em vez de comprar, os veículos serão alugados ao custo anual estimado em cerca de 6 milhões de reais (73 200 reais por unidade). A justificativa do Senado é que se gasta mais com manutenção dos atuais carros, modelos Marea ano 2002.

Os novos carros terão que vir de fábrica com especificações ao gosto dos parlamentares: ser um sedã preto, possante (um mínimo de 140 cavalos de potência), air barg duplos frontal e lateral, bancos de couro e vidros com película anti-vandalismo.
Radar On-Line



Serra Caiada: Presidente da câmara de vereadores morre após sofrer enfarto

Morreu ontem de enfarte, aos 67 anos, o vereador José Manoel Jacinto vitima de um enfarte. Bi Jacinto, como era mais conhecido, era filiado ao PMDB, exercia seu segundo mandato e atualmente presidia a Câmara Municipal de Serra Caiada. 

O enterro será hoje a tarde .
 Fonte: Francy Victor