domingo, agosto 07, 2011

Brasileirão


Jael salva o Flamengo e garante vitória sobre o Coritiba
Foi no sufoco, mas o Flamengo conseguiu furar o bloqueio do Coritiba. Aos 44 minutos do segundo tempo, Ronaldinho Gaúcho cruzou para Jael marcar o gol da vitória por 1 a 0, neste sábado, no Engenhão, e levar o time à liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos, dois a mais do que o Corinthians, que joga neste domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. 
Elias brilha e Figueirense vence o Atlético-MG em Ipatinga
O Figueirense surpreendeu o Atlético-MG em Ipatinga na noite desse sábado. O time catarinense venceu o duelo alvinegro por 2 a 1 com dois gols do meia Elias, que foi o nome da partida. O resultado aumenta a pressão sobre o técnico Dorival Júnior, muito cobrado pela fase que o time passa.

Na estreia de Roth, Grêmio freia Palmeiras e jogo não sai do zero
Palmeiras e Grêmio não saíram do zero na partida deste sábado no Canindé. Para mais de 15 mil torcedores, o time paulista saiu do estádio da Portuguesa sem vencer pela primeira vez no ano. O Grêmio, que teve a reestreia de Celso Roth, segurou bem a pressão do time da casa e somou mais um ponto para se afastar da rabeira da tabela. O Palmeiras tem agora 27 pontos e o Grêmio, 15.

Descoberto um ano após o Brasil, RN completa 510 anos


Sete de agosto (ou 17 e até mesmo 16) de 1501. Para boa parte dos potiguares esta data não quer dizer muita coisa, mas para a história do Rio Grande do Norte significa bastante. Há 510 anos uma expedição portuguesa formada por três naus, contando com o famoso navegador italiano Américo Vespúcio - que dá nome ao continente americano - em sua tripulação, deixou um monumento de pedra na altura do que hoje é a Praia de Touros, Litoral Norte do Estado, como um marco de que aquelas terras pertenciam ao Reino de Portugal. O início da comemoração da chegada da expedição, comandada pelos navegadores Gaspar de Lemos e André Gonçalves, a mando do rei português D. Manoel I, só foi demarcada há pouco mais de 11 anos, pela Lei Estadual 7.831/2000 e estabelece o dia 7 de agosto como data oficial. Apesar do simbolismo poucas são as pessoas que sabem o que é comemorado neste dia.

A expedição que passou pela Praia de Touros e demarcou o território do que seria solo potiguar foi de fundamental importância para a identificação das terras portuguesas de "além-mar". "Esta expedição foi a primeira promovida após o descobrimento, realizado por Pedro Álvares Cabral em 1500. Após passarem por aqui, seguiram pelo litoral deixando outros marcos e nomeando os acidentes geográficos com os santos de cada dia, como era de costume", explicou o professor de história Luiz Eduardo Brandão Suassuna, mais conhecido como Kokinho. O prosseguimento desta expedição marítima acabou batizando o que hoje são os cabos de São Roque e Santo Agostinho, além da Bahia de Todos os Santos, por exemplo.

O marco deixado por Gaspar de Lemos e André Gonçalves, feito de pedra lioz e contando com o brasão de armas do rei de Portugal e a cruz da Ordem de Cristo, esteve na Praia de Touros até 1976. Foi retirado da praia devido a deterioração. Hoje o marco encontra-se no Forte dos Reis Magos. Apesar da marcação do que seria o território norte-riograndense ter sido realizada logo na segunda expedição portuguesa que oficialmente esteve na terra brazilis, a ocupação foi bastante tardia. Somente a partir do fim do século, por volta de 1598, que iniciaram-se processo de habitação da então capitania do Rio Grande. "À época, o interesse de Portugal não era nossas terras, mas sim no comércio com o Oriente. Por isso, a ocupação foi tão demorada", afirmou Kokinho. O abandono da capitania hereditária do Rio Grande e a forte resistência indígena à ocupação portuguesa, segundo o professor, também contribuiram para a demora quase secular na ocupação das terras potiguares. 

EUA: Cobra gigante que aterrorizava fazenda é capturada

Uma píton de quase 3,5 metros que vinha atacando animais em uma fazenda em Homestead, no estado da Flórida (EUA), foi capturada pelos bombeiros, segundo reportagem da emissora de TV "WSVN".
Vários animais haviam desaparecido da propriedade. De acordo com os proprietários, a cobra tinha um apetite voraz, alimentando-se de tudo, desde galinhas, gatos e até cabras.

Pesquisa: Governo Dilma tem aprovação de 48%



Passados sete meses do início do governo, a aprovação da presidente Dilma Rousseff permanece estável, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na edição deste domingo (7), que começou a circular na tarde de sábado.

De acordo com o levantamento, o desempenho da presidente é considerado ótimo ou bom por 48% dos brasileiros com 16 anos ou mais. Em junho, o índice era de 49% e, em março, de 47%.


O governo Dilma é considerado regular por 39% e ruim ou péssima por 11% - 3% disseram que não sabiam opinar.

O Datafolha ouviu 5.254 pessoas entre os dias 2 e 5 de agosto em todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda conforme o levantamento, o governo Dilma é avaliado como bom ou ótimo por 43% dos jovens entre 16 e 24 anos, percentual mais baixo se comparado às demais faixas etárias.


O índice de aprovação é maior entre os entrevistados com ensino fundamental completo (52% acham o governo ótimo ou bom) do que os que entre os que possuem ensino médio (45%) e ensino superior (44%).

De acordo com a pesquisa, os entrevistados com renda mensal até cinco salários mínimos avaliam melhor Dilma do que aqueles que recebem mais de dez salários.

A nota dada ao governo Dilma também se manteve estável, segundo o Datafolha. Era 6,9 em março contra 6,8 em julho e 6,7 em agosto.


Modelo potiguar larga a UFRN para investir em carreira internacional

Determinação. Essa é a palavra que rege a vida da potiguar Thais Paulo. Modelo desde os 15 anos de idade, ela se prepara para o primeiro trabalho internacional, em Pequim, Japão, para onde embarca no próximo dia 18 e fica pelos próximos seis meses. O reconhecimento profissional chega aos 19 anos, uma idade até "avançada" para o mundo da moda. "Eu não encarava o trabalho de modelo como uma profissão, era mais um hobby para mim", conta Thaís. Ela conversou com a equipe do Diario de Natal por quase uma hora, em um shopping da cidade, enquanto almoçava um prato repleto de salada. Falando com tranquilidade e com uma voz ainda de menina ela contou como começou sua trajetória no mundo da moda.

UFC: Vitor Belfort dá volta por cima e vence Yoshihiro Akiyama

O brasileiro Vitor Belfort reencontrou o caminho das vitórias. Neste sábado, o lutador carioca derrotou o japonês Yoshihiro Akiyama, por nocaute técnico no primeiro round, no UFC 133, na Filadélfia, Estados Unidos. Foi a sexta vitória do "Fenônemo", como Belfort é chamado pelos americanos, em suas últimas sete lutas.

Derrotado por Anderson Silva com um chute fulminante no UFC 126, em fevereiro, Belfort começou o combate com Akiyama buscando justamente os chutes altos na cabeça. Ele tentou três vezes nos dois primeiros minutos, sempre bem defendido.

A tática funcionou: quando Akiyama tentou defender um chute baixo, Belfort acertou um soco com a mão esquerda e mandou o japonês para o chão. Akiyama ainda conseguiu se levantar, mas o brasileiro não parou de socá-lo e o derrubou uma segunda vez. Com o japonês entregue no chão, o árbitro brasileiro Mário Yamasaki encerrou o combate, declarando nocaute técnico.


Estou de volta, quero agradecer a Jesus por me ajudar a passar por cima das dificuldades - disse Belfort, que também agradeceu aos fãs e a Dana White, presidente do UFC, pela nova chance. O carioca mandou ainda um recado para Anderson e Yushin Okami, que se enfrentam no UFC Rio no dia 27 de agosto pelo título dos pesos médios: - Quero o vencedor! Preparem-se para as minhas mãos de aço!

Belfort tem agora 20 vitórias e nove derrotas no cartel. Já Akiyama perdeu suas últimas três lutas no MMA e tem 13 vitórias, quatro derrotas e duas lutas sem resultado na carreira.
Fonte: G1

Série B: ABC sofre empate do Icasa nos minutos finais e fica fora do G-4


Em um jogo difícil, com expulsão e pressão até os minutos finais o ABC ficou no empate com o Icasa-CE por 1 a 1 na noite de sábado no Frasqueirão pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
 
O gol alvinegro foi marcado por Cascata aos 29 minutos do primeiro tempo em belo chute da fora da área, enquanto que Ramon empatou para o time cearense aos 42 da segunda etapa.
 
O time potiguar ainda teve que se superar e jogar todo o segundo tempo com um homem a menos após a expulsão do volante Marcus Vinícius que recebeu o cartão vermelho aos 38 minutos da primeira etapa.
 
Com o resultado, o ABC ficou em sexto lugar com 23 pontos. Já o Icasa permanece na zona de rebaixamento com 17 pontos na 17º posição.
 
Na próxima rodada o ABC enfrenta o Paraná fora de casa às 21 horas do sábado, 13. Já o Icasa-CE recebe o Guarani-SP na sexta-feira.