quarta-feira, outubro 06, 2010

Vendo assim: os últimos sempre serão os primeiro

Justificativa eleitoral: eleitor tem até 60 dias para justificar ausência em votação do 1º turno

O eleitor que não pôde votar no último domingo (3) – e nem justificar sua ausência em um dos postos de Justificativa Eleitoral montados no dia do pleito – tem 60 dias para apresentar seu Requerimento de Justificativa Eleitoral. O requerimento deverá ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. O endereço dos cartórios eleitorais pode ser obtido nas páginas dos TREs na internet www.tre-uf.jus.br, substituindo-se “UF” pela sigla da unidade da Federação onde foi expedido o título). Vale lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.

O formulário deve estar devidamente preenchido – com nome, data de nascimento, filiação, número do título, endereço atual e o motivo da ausência à votação, cabendo ainda ao eleitor, apresentar cópia de documento que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará sempre a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.

O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá dois prazos para justificar sua ausência: um de até 60 sessenta dias, contado da data de realização do primeiro turno, e, outro, com a mesma duração, com início a partir do dia em que ocorrer o segundo turno.

O eleitor que não apresentar a justificativa, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como – se aprovado – tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Vale lembrar, ainda, que quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, que requererem, na forma das Res. TSE nº 20.717/2000 e 21.920/2004), sua justificação pelo não cumprimento daquelas obrigações.

Vereador caicoense apresenta projeto inédito: cargo comissionado não pode ser ocupado por ficha suja

Na câmara municipal de Caicó o vereador Cláudio Sandêgi (PV) elaborou um projeto inédito: o Projeto de Lei da Ficha Limpa dos Cargos Comissionados.

“Este Projeto é importante, pois no Brasil, o candidato tem que ter ficha limpa. Você vai para um concurso público e tem que levar a sua documentação, dizendo que não tem problema com Justiça, nunca foi preso, e que os seus antecedentes são bons. Então, os cargos comissionados também devem ter ficha limpa. Vamos dar entrada neste projeto no município de Caicó o quanto antes”, disse Claudio Sandêgi.

Jácome comemora a vitória

Com 54.743 votos Antônio Jácome (PMN) foi o deputado estadual mais votado no Rio Grande do Norte. Só em Natal ele obteve 20.237 votos Votado em todas as cidades do estado e com 22 anos de vida pública, Jácome, que já foi vereador de Natal e vice-governador, segue para o quarto mandato na Assembléia legislativa.

Livre de manchas e máculas, com ficha limpa e sem o apoio de grandes lideranças ou padrinhos políticos, principalmente em cidades onde obteve o maior número de votos, Jácome acredita que esta votação se deve ao reconhecimento do seu desempenho como parlamentar, médico e do apoio a evangelização.

“Claro que antes de qualquer projeto ou serviço nosso esta vitória vem de Deus”, diz o deputado, que completa agradecendo aos amigos e irmãos que continuam acreditando no seu trabalho.

Vivaldo presidente ou lider?

Eleito com mais de 38 mil votos, o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) disse não ter dúvidas de que sua eleição se deve ao fato de ter apoiado a candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado. "Se eu tivesse ficado com Iberê, fatalmente eu seria derrotado. Não dava certo conviver com Nelter Queiroz. Não faz meu estilo", disse. Vivaldo foi a única liderança expressiva de Caicó que ficou no palanque da governadora eleita.


Agora eleito Vivaldo poderá disputar a presidência da assembléia legislativa do Rio Grande Norte ou ser o líder da governadora na assembléia.

Um Garibaldi é bom, dois é melhor ainda

A composição do Senado Federal a partir de 2011 trará uma dupla diferente: pai e filho dividindo a mesma bancada. Com a eleição da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo do Rio Grande do Norte, assumirá a vaga de titular o ex-deputado estadual Garibaldi Alves (PMDB). Aos 87 anos, o parlamentar potiguar atuará no Congresso ao lado do próprio filho, o senador reeleito Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Ao analisar a situação, Garibaldi Alves fala com naturalidade, mas observa: “Só tenho que ter cuidado de não chamá-lo de Gueiri (apelido como trata o filho). Ele é um homem de um milhão de votos e precisa de mais solenidade no trato. No Senado não vou tratar como pai, mas vou como colega parlamentar”, disse.
Ele afirma que irá para o Congresso com uma preocupação focada na agropecuária. “É uma preocupação no Nordeste, sobretudo no Rio Grande do Norte. Esse ano, o rebanho de gado está ameaçado porque as usinas estão dando outro uso para cana. Como tratar o gado que está com fome? Ração e torta de algodão encarece ainda mais o gado”, afirmou Garibaldi Alves.

Ele defendeu que o governo federal ofereça medidas de incentivo a importação de milho. “O milho é uma boa ração e deve ser oferecido por um preço razoável. Só assim poderemos salvar os criadores”, ressaltou.

Rosalba visita seu suplente senador Garibaldi Alves antes de embarcar para a Alemanha

Antes de embarcar para Alemanha, onde irá descansar e conhecer o neto Philip Rosado Nebendahl, que nasceu no dia 02 de Agosto, no auge da campanha eleitoral, na cidade Offenburg, na Alemanha, onde mora sua filha mais velha Carla Ciarlini, a governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini foi visitar seu suplente, que irá assumir sua vaga, no Senado Federal, Garibaldi Alves, pai, do senador reeleito Garibaldi Filho.

“Fiz questão de vim aqui, porque sei que a família contribuiu bastante para minha vitória. Fiquei feliz em ver Garibaldi (pai), durante algumas de nossas movimentações políticas. Não podia viajar, depois de nossa vitória, sem vim aqui pessoalmente agradecer”, disse Rosalba.

Rosalba: bancada federal garante que apoiará novo governo

A governadora eleita, Rosalba Ciarlini, telefonou ontem para todos os deputados federais eleitos. Rosalba Disse aos parlamentares que quer contar com apoio para os projetos e ações que promovam o desenvolvimento do Estado.
Além dos deputados aliados Betinho Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia e Paulo Wagner, que vai cumprir o primeiro mandato, a nova governadora conversou com João Maia, Sandra Rosado, Fátima Bezerra e Henrique Alves. Deles todos ouviu que terá respaldo sempre que forem convocados para ajudar o Rio Grande do Norte.

“Já era natural contarmos com os deputados aliados, mas fiquei feliz em ter recebido também a garantia dos parlamentares que não estavam no nosso palanque. Eles entenderam a nossa convocação”, declarou, considerando que a bancada federal deu prova de que os interesses do Estado estão acima das divergências políticas. Rosalba está também mantendo contato com os deputados estaduais.

A governadora eleita recebeu nesta terça-feira, uma ligação telefônica do ex-governador e deputado estadual, Lavoisier Maia, desejando-lhe sorte na nova missão que assumirá em 1° de janeiro.

Mais novo deputado do Brasil é paraibano.


Hugo Motta terá seu primeiro mandato eletivo, mas já conhece bem como é vida de político. É neto do ex-deputado federal Edvaldo Motta. A avó foi deputada estadual, e o pai é prefeito de Patos. “Eu almoço dentro de casa conversando sobre política”, disse.

Hugo Motta (PMDB-PB), 21, estuda medicina e exercerá, a partir de 2011, seu primeiro mandato em cargo eletivo.

Não tem acordo

Menos de 48 horas depois de ter sido eleito deputado federal, o vereador Paulo Wagner já é cotado para assumir uma secretaria na Prefeitura de Natal.

A informação que circula nos bastidores é que a covocação do deputado eleito para uma pasta no primeiro escalão do Executivo seria para acomodar Rosy de Sousa como deputada federal, já que ficou na primeira suplência.
“Fui eleito para deputado federal e vou cumprir o meu mandato. Não aceito qualquer tipo de acordo ou manobra”, destacou Paulo Wagner.
Fonte: Panorama político

Tomba começa contato com clubes

O Deputado eleito, Luis Antonio Tomba, disse ao blog de Marcos Lopes que já está mantendo contatos com os dirigentes de ABC e América: “Já conversei com Ivis Bezerra, do ABC e vou fazer o mesmo com os dirigentes do América. Quero ouvir o que eles pensam, e quero chegar na Assembléia já com um projeto para fortalecer o futebol”.
Sobre a possibilidade de ser criado um projeto que inclua  o apoio para os clubes que disputam o Brasileiro, Tomba disse que é uma idéia interessante: “É uma boa idéia, mas é preciso fazer um estudo sobre o aspecto legal. O que eu sei é que já estou à disposição dos clubes e do futebol e quero assumir já sabendo daquilo que os clubes precisam”.

Quem quer dinheiro?

O maior prêmio da história da Mega-Sena em concursos regulares deve ser pago nesta quarta-feira (06). Quem acertar as seis dezenas do concurso 1.220 deverá levar a bolada de R$ 115 milhões. O valor é resultado de oito sorteios, na faixa principal, sem ganhador. A quantia é suficiente para comprar uma frota de 4,6 mil carros populares ou 23 mil motocicletas de 125 cilindradas. Conforme a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o sortudo terá uma renda mensal de aproximadamente R$ 700 mil. O prêmio acumulado da Mega-Sena, se fosse todo convertido em notas de R$ 100, pesaria um pouco mais de uma tonelada (1.030kg). Ontem, no primeiro dia de apostas, a Caixa Econômica Federal registrou um balanço parcial de R$ 24,5 milhões. Até agora, foram mais de 10 milhões de apostas feitas em todo o país. O sorteio ocorrerá amanhã na cidade de Catalão (GO), às 21h30, com transmissão pela TV Band.

Outubro Rosa

A partir desta terça-feira (5), vários países do mundo ganham decoração em tons de rosa nos principais cartões postais para alertar a população sobre o combate ao câncer de mama.

Durante este mês será realizado internacionalmente o “Outubro Rosa”, movimento que prevê ações de diagnóstico precoce da doença que se manifesta com mais frequência entre as mulheres brasileiras.

No Rio Grande do Norte, o movimento é conduzido pelo Grupo Despertar, que trabalha com mulheres que tiveram câncer de mama, apoiando emocionalmente outras pacientes que estão em tratamento.

De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama ( Femama) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 540 mulheres no RN são acometidas pela doença, dados de 2009. No Brasil, o número varia de 49 a 50 mil novos casos por ano, com destaque para a região sudeste que apresenta a maioria dos casos.

Segundo Maria Goretti Gusmão, volutária da Rede Feminina da Liga Norte-RioGrandense contra o Câncer, o Outubro Rosa é importante para lembrar, informar e divulgar a importância do diagnóstico precoce.

Prazo para solicitação de recursos aos Planos Municipais de Saneamento termina dia 18

As prefeituras que desejam recursos financeiros para execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico precisam se apressar. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estendeu para o dia 18 deste mês o prazo para apresentação de proposta de solicitação dos recursos.A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para que os municípios do Estado se habilitem ao financiamento para execução dos seus planos, uma vez que a falta deles pode implicar em perda de verbas federais para que os municípios invistam em saneamento. Atualmente, cerca de 62% dos municípios do Estado ainda não fizeram os Planos de Saneamento.

De acordo com a coordenadora do Grupo Técnico para formação da política municipal de saneamento básico criado pela Caern, Leda Donato Cabral, os municípios que já estão recebendo apoio técnico da Companhia para formulação dos diagnósticos e estudos destinados à elaboração dos Planos dos segmentos de água e de esgotos, podem fazer a inscrição nos outros dois segmentos que são drenagem e resíduos sólidos. “Desta forma, eles vão contemplar a consolidação dos Planos Municipais de Saneamento Básico”, ressalta Leda.

Com relação às prefeituras que ainda não solicitaram a colaboração da Caern, estas podem fazer a inscrição para os quatro segmentos que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos. A Companhia continua a disposição dos municípios, com sua equipe técnica, para auxiliar na execução dos documentos. Os Planos de Saneamento são uma exigência da lei 11.445 de 2007 que é o marco regulatório do saneamento.

A portaria que instituiu a prorrogação do prazo foi a de número 1.088 de 15 de setembro de 2010. A portaria está em acordo com a Campanha Nacional de Sensibilização e Mobilização do Ministério das Cidades. O objetivo é estabelecer critérios e procedimentos necessários para formulação de propostas para apoio à elaboração e implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico. Ela está disponível no site www.funasa.gov.br no link legislação. O encaminhamento das propostas deve ser feito por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov), disponível no Portal de Convênios da Funasa.  

Na solicitação de propostas, deve ser levada em consideração às diretrizes da Política Nacional de Saneamento, melhoria da eficiência e da gestão e cobertura dos serviços de saneamento, aprimoramento de políticas públicas, otimização de investimentos e articulação com outros programas sociais. Todos os critérios para habilitação dos municípios, inclusive de população, estão disponíveis na portaria.

Abertas inscrições para concurso do TRT-RN

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região lançou edital para realização de concurso público para cargos de níveis médio e superior. O certame destina-se ao preenchimento de 53 vagas e formação de cadastro de reserva em 11 cargos de Analista Judiciário e dois de Técnico Judiciário. O prazo de inscrições foi aberto nessa segunda-feira, 27 de setembro. O concurso será realizado em Natal (RN).

O TRT 21ª Região oferece 47 vagas de Analista Judiciário nas áreas de Direito, Contabilidade, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Engenharia Elétrica, Cardiologia, Odontologia e Tecnologia da Informação. Para concorrerem, os candidatos devem possuir diploma de curso superior nestas áreas. Apenas o cargo de Analista Judiciário da área Administrativa exige graduação em qualquer área. A remuneração para Analista é de R$ 6.611,39.

Para o cargo de Técnico Judiciário são oferecidas 6 vagas destinadas às áreas administrativa e de tecnologia da informação. Este último cargo requer curso de programação ou técnico na área de informática reconhecido pelo Ministério da Educação. A remuneração oferecida para estes cargos é de R$ 4,052,96.

Os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/trt21rn2010, até 26 de outubro. As taxas de participação são de R$ 55,00 para cargos de nível médio e R$ 67,00 para nível superior. A data provável das provas objetivas é 28 de novembro.

Serviço

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região

Cargos: Técnico Judiciário e Analista Judiciário

Vagas: 53, sendo 6 para Técnico e 47 para Analista

Inscrições: 27 de setembro a 26 de outubro

Taxa de inscrição: R$ 55,00 (nível médio) e R$ 67,00 (nível superior)

Remuneração: R$ 4.052,96 para Técnico e R$ 6.611,39 para Analista

Prova objetiva: 28 de novembro, no turno da manhã para Analista e à tarde para Técnico.

Prefeitura de Natal lança edital para seleção de bolsistas para Telecentros

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), através do Programa de Inclusão Digital/Telecentros Comunitários e Telecentros.BR, lançará nos próximos dias o edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como Agentes de Inclusão Digital nas unidades de Telecentros de Natal. Serão 26 vagas, sendo seis para os Telecentros em funcionamento e as outras 20 para os que ainda serão inaugurados até dezembro de 2010 e início de 2011. 

Dentre os requisitos para o preenchimento das vagas estão: ter entre 16 e 29 anos; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; não possuir vínculo empregatício; dedicação de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais, de segunda a sexta, durante 12 meses ininterruptos; ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos.


Os documentos necessários à inscrição são: ficha de inscrição devidamente preenchida; 1 cópia da cédula de identidade (frente e verso); 1 cópia do CPF; comprovante de regularidade fiscal de pessoa física (municipal, estadual e federal); comprovante de declaração escolar ou cópia desta; 1 cópia de comprovante de endereço atualizado; currículo comprovado (cópia de certificados de cursos e experiências profissionais e/ou voluntárias).

Campus do IFRN de João Câmara prepara sua 1ª Expotec

O Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia(IFRN) de João Câmara, realizará nos dias 20 e 21 de outubro, a 1ª Exposição de Trabalhos Científicos (Expotec). A solenidade de abertura acontecerá às 13h do dia 20 de outubro. O evento está sendo organizado pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do Instituto.

Durante o evento que será aberto para participação da comunidade, haverá exposição de vários trabalhos culturais e científicos realizados pelos alunos do campus.

Seridó estará Pequenas Empresas Grande Negócios

Os bonés de Caicó que já fizeram a cabeça de alguns personagens da novela das 7 da Rede Globo, Tititi, estarão mais uma vez brilhando na tela da TV.

No próximo domingo (10 de outubro), às 7 horas e 30 minutos, o APL de Bonelaria do Seridó Potiguar será tema de uma reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN – com reprises na Globonews e Canal Futura (veja quadro abaixo).

Além do gestor do APL de Bonelaria do Seridó Potiguar, Pedro Alexandro, foram entrevistados o presidente da Associação Seridoense de Fabricantes de Bonés (ASFAB), Jaedson Dantas, e a diretora da Bonelaria Dantas (Caicó), Fátima Araúj.

MP implanta projeto para facilitar processo de adoção no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deu início ao Projeto Conviver – Cadastro, proposta de ação que visa estimular a criação e implementação de cadastros locais e estadual de adoção no RN, no prazo de um ano.

Desenvolvido pelo Centro de Operacional às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente – CAOPIJ, o programa tem como objetivo agilizar a colocação de crianças e adolescentes em família substituta, quando não puderem conviver com a própria família, de forma a se evitar o abrigamento e assegurar o direito de viver em uma família, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O CAOPIJ deverá articular a rede Judiciária do RN fornecendo material de apoio, modelos e peças de atuação, e desenvolver, junto com os órgãos ministeriais interessados, estratégias de qualificação dos atores locais da rede de proteção à criança e ao adolescente, com enfoque para os da Saúde, Assistência Social e Educação, através de audiências públicas e reuniões.

O projeto também trabalhará com a mobilização e sensibilização da sociedade e dos profissionais responsáveis pela acolhida e encaminhamento das gestantes e famílias que manifestarem interesse em entregar seus filhos em adoção. As expectativas do programa são a implementação e operacionalização do cadastro locais e estaduais em todas as comarcas potiguares dentro do prazo do projeto.

Prefeitura de Patu é investigada por irregularidades na contratação de bandas

A Prefeitura Municipal de Patu terá que apresentar ao Ministério Público Estadual justificativas sobre denúncias que apontam supostas irregularidades na realização da 27ª Feira da Cultura da cidade, realizada entre os dia 7 e 14 de setembro deste ano. De acordo com o Inquérito Civil publicado no Diário Oficial, houve, para este evento, uma suposta contratação de grupos musicais com dispensa de licitação.

O Município e a prefeita Evilázia Gildênia de Oliveira serão investigados e deverão apresentar à Promotoria explicações sobre a realização do evento sem o alvará do Corpo de Bombeiros, o que ofereceu risco aos cidadãos que participaram da festa.

Segundo consta no Inquérito Civil, o Corpo de Bombeiros foi comunicado da realização do evento sem a antecedência necessária para a realização da vistoria preventiva.

A promotora de Justiça Micaela Fortes, determinou ainda que fosse enviada à promotoria cópias dos documentos que dispensaram a realização de licitação para a contratação das bandas, e explicações sobre o possível direcionamento para a contratação de uma banda que teria um vínculo pessoal com um secretário municipal.

Fonte: MPRN.

MPT defende gratuidade em estacionamento de shopping para trabalhadores

Uma ação civil pública - ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no município de Mossoró/RN defende a concessão de estacionamento gratuito aos trabalhadores do Mossoró West Shopping.
A atuação do Ministério Público do Trabalho foi iniciada com o recebimento de denúncia do Sindicato dos  trabalhadores no comércio que apontava o início da cobrança da taxa de estacionamento, após quase dois anos da inauguração do empreendimento comercial.
O shopping réu, na defesa apresentada no procedimento administrativo, justificou a cobrança no fato de o estacionamento, como qualquer atividade comercial, visava o lucro.
Para o Procurador do Trabalho que subscreveu a ação, Rosivaldo da Cunha Oliveira, os empregados possuem o direito de acesso gratuito ao estacionamento, pois este é o seu lugar de trabalho . “Os trabalhadores têm a obrigação de ir ao shopping diariamente, cumprir seus deveres profissionais, não se trata de uma opção ou lazer. Cobrar estacionamento destes é o mesmo que obrigá-los a pagar uma taxa para trabalhar, algo totalmente inadimissível”, sustenta o Procurador.
Para o MPT, o fato do shopping conceder estacionamento gratuito aos trabalhadores não irá diminuir significativamente os lucros obtidos com a exploração do estacionamento, uma vez que o número de trabalhadores que fará uso deste direito será pequeno, em relação ao número de consumidores que freqüentam diariamente o estabelecimento comercial.
No mais, o estacionamento gratuito será motivo de satisfação e tranqüilidade para os trabalhadores, sentimentos estes que certamente serão refletidos na sua atividade laboral, gerando um ambiente de trabalho mais saudável e propenso à obtenção de maiores lucros pelos lojistas.

O Procurador ainda sustenta que decisões tomadas no sul do Brasil já concederam igual direito trabalhista, e que espera que o magistrado responsável pelo julgamento do processo em Mossoró/RN, em breve conceda medida liminar pleiteada, autorizando desde já o acesso gratuito dos trabalhadores ao estacionamento do shopping center.

Resultado por município

ACARI
ROSALBA
IBERÊ
3.620
3.229
AFONSO BEZERRA
IBERÊ
ROSALBA
2.753
2.707
ÁGUA NOVA
IBERÊ
ROSALBA
1.116
397
ALEXANDRIA
ROSALBA
IBERÊ
3.784
2.935
ALMINO AFONSO
ROSALBA
IBERÊ
1.937
1.496
ALTO DO RODRIGUES
ROSALBA
IBERÊ
4.183
2.822
ANGICOS
ROSALBA
IBERÊ
3.863
2.125
ANTONIO MARTINS
ROSALBA
IBERÊ
2.448
1.328
APODI
ROSALBA
IBERÊ
9.726
7.128
AREIA BRANCA
ROSALBA
IBERÊ
8.479
5.299
ARES
ROSALBA
IBERÊ
3.551
2.941
ASSU
ROSALBA
IBERÊ
18.949
6.987
BAIA FORMOSA
ROSALBA
IBERÊ
2.609
1.653
BARAUNA
ROSALBA
IBERÊ
7.409
3.292
BARCELONA
ROSALBA
IBERÊ
1.612
918
BENTO FERNANDES
ROSALBA
IBERÊ
1.753
1.241
BOA SAÚDE
ROSALBA
IBERÊ
2.767
2.086
BODÓ
IBERÊ
ROSALBA
958
850
BOM JESUS
ROSALBA
IBERÊ
3.002
1.895
BREJINHO
ROSALBA
IBERÊ
3.932
1.734
CAIÇARA DO NORTE
ROSALBA
IBERÊ
1.642
1.470
CAIÇ. RIO DOS VENTOS
IBERÊ
ROSALBA
1.294
1.168
CAICÓ
IBERÊ
ROSALBA
13.596
11.237
CAMPO GRANDE
ROSALBA
IBERÊ
4.438
1.062
CAMPO REDONDO
IBERÊ
ROSALBA
2.814
2.333
CANGUARETAMA
ROSALBA
IBERÊ
7.527
5.936
CARAÚBAS
ROSALBA
IBERÊ
6.963
4.600
CARNAÚBAS DOS DANTAS
IBERÊ
ROSALBA
2.471
1.813
CARNAUBAIS
ROSALBA
IBERÊ
3.094
2.707
 CEARA-MIRIM
IBERÊ
ROSALBA
16.175
12.698
CERRO CORÁ
ROSALBA
IBERÊ
3.071
2.201
CEL. EZEQUIEL
ROSALBA
IBERÊ
1.785
1.133
CEL. JOÃO PESSOA
ROSALBA
IBERÊ
1.952
235
CRUZETA
IBERÊ
ROSALBA
2.508
2.433
CURRAIS NOVOS
ROSALBA
IBERÊ
11.143
9.023
DOUTOR SEVERIANO
ROSALBA
IBERÊ
2.936
503
ENCANTO
ROSALBA
IBERÊ
2.254
715
EQUADOR

ROSALBA
IBERÊ
1.497
1.345
ESPIRITO SANTO
IBERÊ
ROSALBA
2.520
1.726
EXTREMOZ
ROSALBA
IBERÊ
6.326
3.564
FELIPE GUERRA
ROSALBA
IBERÊ
2.330
1.398
FERN. PEDROZA
ROSALBA
IBERÊ
1.248
874
FLORANIA
IBERÊ
ROSALBA
2.505
2.363
FRANCISCO DANTAS
ROSALBA
IBERÊ
1.347
481
FRUTUOSO GOMES
IBERÊ
ROSALBA
1.572
1.211
GALINHOS
ROSALBA
IBERÊ
1.187
306
GOIANINHA
ROSALBA
IBERÊ
7.622
3.196
GOV. DIX-SEPT ROSADO
ROSALBA
IBERÊ
5.965
1.372
GROSSOS
ROSALBA
IBERÊ
3.913
1.158
GUAMARÉ
ROSALBA
IBERÊ
4.133
3.167
IELMO MARINHO
ROSALBA
IBERÊ
3.787
2.270
IPANGUAÇU
ROSALBA
IBERÊ
4.631
3.335
IPUEIRA
IBERÊ
ROSALBA
816
487
ITAJÁ
CARLOS EDUARDO
ROSALBA
2.135
1.088
ITAÚ
ROSABA
IBRÊ
2.207
1.155
JAÇANÃ
IBERÊ
ROSALBA
2.234
1.921
JANDAIRA
ROSALBA
IBERÊ
2.693
825
JANDUÍS
ROSALBA
IERÊ
1.776
1.122
JAPI
IBERÊ
ROSALBA
1.943
1.609
JARDIM DE ANGICOS
ROSALBA
IBERÊ
901
815
JARDIM DE PIRANHAS
IBERÊ
ROSALBA
4.410
2.152
JARDIM DO SERIDÓ
ROSALBA
IBERÊ
3.978
2.963
JOÃO CÂMARA
ROSALBA
IBERÊ
9.268
5.299
JOÃO DIAS
IBERÊ
ROSALBA
1.516
292
JOSE DA PENHA
ROSALBA
IBERÊ
2.557
568
JUCURUTU
IBERÊ
ROSALBA
5.671
4.714
JUNDIÁ
IBERÊ
ROSALBA
1.102
1.013
LAGOA D’ANTA
ROSALBA
IBERÊ
1.980
1.103
LAGOA DE PEDRA
ROSALBA
IBERÊ
2.150
1.718
LAGOA DE VELHOS
ROSALBA
IBERÊ
1.354
682
LAGOA NOVA
ROSALBA
IBERÊ
3.781
3.228
LAGOA SALGADA
ROSALBA
IBERÊ
2.856
2.593
LAGES
IBERÊ
ROSALBA
3.255
2.719
LAGES PINTADA
ROSALBA
IBERÊ
1.700
1.372
LUCRECIA
IBERÊ
ROSALBA
1.703
737
LUIZ GOMES
IBERÊ
ROSALBA
3.382
1.583
MACAIBA
ROSALBA
IBERÊ
17.538
11.754
MACAU
IBERÊ
ROSALBA
7.650
6.355
MAJOR SALES
IBERÊ
ROSALBA
1.784
328
MARCELINO VIEIRA
IBERÊ
ROSALBA
2.489
1.661
MARTINS
ROSALBA
IBERÊ
2.707
1.964
MAXARANGUAPE
IBERÊ
ROSALBA
2.737
2.358
MESSIAS TARGINO
ROSALBA
IBERÊ
2.072
810
MONTANHAS
ROSALBA
IBERÊ
2.485
2.410
MONTE ALAGRE
IBERÊ
ROSALBA
5.279
4.467
MONTE DAS GAMELHEIRAS
ROSALBA
IBERÊ
942
778
MOSSORÓ
ROSALBA
IBERÊ
98.964
16.043
NATAL
ROSALBA
IBERÊ
140.005
110.925
NISIA FLORESTA
ROSALBA
IBERÊ
5.274
3.946
NOVA CRUZ
ROSALBA
IBERÊ
9.832
6.365
OLHO D’ÁGUA DOS BORGES
ROSALBA
IBERÊ
1.886
757
OURO BRANCO
IBERÊ
ROSALBA
1.589
1.064
PARANÁ
IBERÊ
ROSALBA
1.251
893
PARAÚ
ROSALBA
IBERÊ
1.861
833
PARAZINHO
ROSALBA
IBERÊ
1.783
741
PARELHAS
ROSALBA
IBERÊ
5.437
3.668
PARNAMIRIM
ROSALBA
IBERÊ
36.204
18.349
PASSA E FICA
IBERÊ
ROSALBA
2.582
2.313
PASSAGEM
ROSALBA
IBERÊ
1.366
1.280
PATU
ROSALBA
IBERÊ
3.830
2.054
PAU DOS FERROS
ROSALBA
IBERÊ
7.902
5.667
PEDRA GRANDE
IBERÊ
ROSALBA
1.290
849
PEDRA PRETA
ROSALBA
IBERÊ
1.062
851
PEDRO AVELINO
IBERÊ
ROSALBA
2.035
1.769
PEDRO VELHO
ROSALBA
IBERÊ
4.336
1.582
PENDENCIAS
ROSALBA
IBERÊ
4.633
2.541
PILÕES
ROSALBA
IBERÊ
1.150
985
POÇO BRANCO
ROSALBA
IBERÊ
3.557
2.343
PORTALEGRE
ROSALBA
IBERÊ
3.526
343
PORTO DO MANGUE
ROSALBA
IBERÊ
2.133
1.069
PUREZA
IBERÊ
ROSALBA
2.161
1.872
RAFAEL FERNANDES
ROSALBA
IBERÊ
1.441
1.438
RAFAEL GODEIRO
ROSALBA
IBERÊ
1.905
299
RIACHO DA CRUZ
ROSALBA
IBERÊ
1.559
397
RIACHO DE SANTANA
IBERÊ
ROSALBA
1.293
931
RIACHUELO
ROSALBA
IBERÊ
1.903
1.899
RIO DO FOGO
ROSALBA
IBERÊ
3.116
2.863
RODOLFO FERNANDES
ROSALBA
IBERÊ
1.955
1.265
RUI BARBOSA
IBERÊ
ROSALBA
1.427               
822
SANTA CRUZ
IBERÊ
ROSALBA
10.833
5.826
SANTA MARIA
ROSALBA
IBERÊ
1.665
1.258
SANTANA DO MATOS
ROSALBA
IBERÊ
4.831
3.102
SANTANA DO SERIDÓ
IBERÊ
ROSALBA
960
705
SANTO ANTONIO
IBERÊ
ROSALBA
4.584
4.348
SÃO BENTO DO NORTE
IBERÊ
ROSALBA
1.130
895
SÃO BENTO DO TRAIRI
IBERÊ
ROSALBA
1.255
1.154
SÃO FERNANDO
IBERÊ
ROSALBA
1.359
1.059
SÃO FRANCISCO DO OESTE
ROSALBA
IBERÊ
1.336
1.088
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
ROSALBA
IBERÊ
18.719
16.774
SÃO JOÃO DO SABUGI
IBERÊ
ROSALBA
1.889
1.843
SÃO JOSE DO MIPIBU
ROSALBA
IBERÊ
10.174
6.216
SÃO JOSE DO CAMPESTRE
ROSALBA
IBERÊ
3.391
2.772
SÃO JOSE DO SERIDÓ
ROSALBA
IBERÊ
1.806
808
SÃO MIGUEL
ROSALBA
IBERÊ
5.617
3.506
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
IBERÊ
ROSALBA
2.721
2.721
SÃO PAULO DO POTENGI
IBERÊ
ROSALBA
4.131
4.024
SÃO PEDRO
IBERÊ
ROSALBA
2.167
2.073
SÃO RAFAEL
ROSALBA
IBERÊ
2.781
1.893
SÃO TOMÉ
IBERÊ
ROSALBA
3.617
2.201
SÃO VICENTE
ROSALBA
IBERÊ
1.637
1.450
SENADOR ELOI DE SOUZA
ROSALBA
IBERÊ
1.573
1.433
SENADOR GEORGINO AVELINO
ROSALBA
IBERÊ
1.239
954
SERRA CAIDA
ROSALBA
IBERÊ
2.675
2.063
SERRA DE SÃO BENTO
IBERÊ
ROSALBA
1.715
1.551
SERRA DO MEL
ROSALBA
IBERÊ
5.358
845
SERRA NEGRA DO NORTE
IBERÊ
ROSALBA
2.287
1.586
SERRINHA
ROSALBA
IBERÊ
2.009
1.933
SERRINHA DOS PINTOS
ROSALBA
IBERÊ
2.332
302
SEVERIANO MELO
ROSALBA
IBERÊ
2.940
1.518
SITIO NOVO
ROSALBA
IBERÊ
1.886
1.196
TABOLEIRO GRANDE
ROSALBA
IBERÊ
1.320
278
TAIPU
ROSALBA
IBERÊ
3.060
2.864
TANGARÁ
ROSALBA
IBERÊ
4.160
3.446
TENENTE ANANIAS
IBERÊ
ROSALBA
3.105
2.514
TENENTE LAURENTINO CRUZ
ROSALBA
IBERÊ
1.542
1.532
TIBAU
ROSALBA
IBERÊ
1.945
531
TIBAU DO SUL
ROSALBA
IBERÊ
3.338
2.332
TIBAÚBA DOS BATISTA
IBERÊ
ROSALBA
920
608
TOUROS
IBERÊ
ROSALBA
7.416
5.895
TRIUNFO POTIGUAR
ROSALBA
IBERÊ
1.411
1.141
UMARIZAL
ROSALBA
IBERÊ
3.610
2.661
UPANEMA
ROSALBA
IBERÊ
5.189
1.542
VARZEA
ROSALBA
IBERÊ
1.911
1.366
VENHA-VER
ROSALBA
IBERÊ
1.788
194
VERA CRUZ
IBERÊ
ROSALBA
2.920
2.859
VIÇOSA
ROSALBA
IBERÊ
959
132
VILA FLOR
ROSALBA
IBERÊ
881
662