terça-feira, março 09, 2010

Homem ameaça pular da ponte

Foram 20 minutos de tensão para cerca de 20 policiais e o recepcionista de hotel Rogério Félix, 38 anos, para convencer um motoboy, identificado apenas como "Alexandre", de que não se jogasse da Ponte Newton Navarro, durante a manhã de ontem. O pretenso suicida, que disse a polícia ter passado três dias fora de casa e estava com problemas na família, por fim acabou por desistir de pular da estrutura e queria ver o filho.

Era por volta das 8h40 de ontem, quando Rogério Félix transitava pela Ponte Newton Navarro com sua moto Honda Pop preta, no sentido Forte-Redinha, quando viu "Alexandre" pendurado às barras de contenção da estrutura, já do lado do vão. Imediatamente, o recepcionista parou seu veículo e, juntamente com um policial militar que também passava no momento, decidiu voltar e conversar com o pretenso suicida. Esse já estava com os pés apoiados junto ao concreto, segurando a barra mais baixa, a ponto de soltar às mãos.

Logo, várias viaturas da PM chegaram aolocal e passaram a negociar a desistência de "Alexandre". Porém, quem tinha o contato mais direto com o motoboy era Rogério Félix, que conversava a todo instante com o rapaz. "Eu dizia para ele pensar nos filhos e refletir. Que por mais que ele tivesse problemas, não compensava tirar a vida e deixar a família em uma situação ainda pior".

O momento mais tenso das negociações se deu quando uma equipe de televisão chegou ao local e o motoboy ameaçou novamente se jogar. "Se me filmarem, eu me jogo". A polícia teve de intervir e solicitar que as câmeras se afastassem do local. A conversa pode ser então retomada e, depois de vários momentos de expectativa, "Alexandre" decidiu desistir da idéia. Ele voltou ao lado do passeio da ponte e foi cercado por policiais, com intenção de impedí-lo de voltar à beira da estrutura.

Em seguida, foram mais alguns minutos de conversa, para tentar acalmar o motoboy. Segundo o sargento PM Rogério Félix, da companhia de turismo, "Alexandre" revelou à polícia apenas que estava com problemas com a família e há três dias não passava em casa. "O seu único desejo depois do ocorrido foi o de ver o filho". O pretenso suicida, que mora em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ainda quis ir para casa pilotando sua moto Honda Fan preta, mesmo com a insistência da polícia de que ele fosse na viatura. "Mas tenho de vergonha de chegar dentro de uma viatura". Os policiais então decidiram escotá-lo até sua casa.

Para Rogério Félix, foi um momento de grande alívio quando "Alexandre" desistiu do suicídio. "Graças a Deus que ele desistiu de pular. Foi a mão de Deus que nos livrou disso". Ele, que estava indo visitar o túmulo de sua mãe na manhã de ontem, confessa que "jamais pensei em passar por isso, mas são coisas que a gente está sujeito a enfrentar".

Servidoras estaduais terão licença de seis meses

O decreto que institui a mudança no período da licença foi assinado pela governadora Wilma de Faria na tarde de ontem durante almoço em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com a assinatura do decreto, o governo do estado adere à Lei Federal 11.770/2008 que dá essa opção não apenas ao serviço público, mas também à iniciativa privada. O decreto foi publicado do Diário Oficial do Estado desta terça-feira e entrra em vigor a partir da data de publicação.

A licença-maternidade pelo período de 180 diasjá vinha sendo aplicada em algumas cidades, através de leis municipais, antes mesmo da lei federal que criou o Programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal, ser sancionada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora com a instituição também no RN, as servidoras públicas estaduais serão diretamente beneficiadas. Na opinião de Patrícia, dois meses a mais na companhia do filho será de extrema importância tanto para ela quanto para o bebê. "Adorei a iniciativa porque são mais 60 dias ao lado do meu filho podendo amamentá-lo como os médicos recomendam fico mais tranquila e ele mais saudável", comentou.

Empresas
De acordo com a nova lei, os dois meses a mais de licença são facultativos para empresas privadas. Entretanto, as que aderirem à nova lei poderão deduzir as despesas com salário nos impostos pagos. Para a governadora Wilma a licença é importante para que a mãe tenha garantido o direito de acompanhar os primeiros meses devida do filho. "A licença-maternidade de 180 dias é importante para o acompanhamento dos seis primeiros meses de vida do bebê, tanto para a saúde física quanto mental. Um contato mais prolongado com a mãe torna o bebê e mães mais tranquilos", destacou a governadora.

Taça Brasil de Futsal Femenino

A Federação Norte-rio-grandense de Futsal, em parceria com a Confederação Brasileira da modalidade, promove hoje ás 19:30 na AABB um coquetel de abertura da Taça Brasil de Futsal Feminino.

O torneio nacional será realizado em Natal a partir do dia 15 (segunda-feira), no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Juventude/São Bento do Trairí e ABC serão os representantes do RN na competição da primeira divisão entre clubes, espécie de Série B no novo modelo de classificação adotado pela CBFS – a Divisão Especial é a Série A e a segunda divisão é a Série C. A vaga é por Estado. Os dois primeiros colocados garantem para os seus respectivos estados vaga na Divisão Especial - “elite” do futsal feminino brasileiro - na próxima temporada.

No grupo A do evento em Natal estão: Santa Cruz/PE, Sinop/MT, Asdericel/RO, Dom Bosco/MS e ABC/RN. Na chave B vão jogar: Juventude/São Bento do Trairi/RN, Esmac/Ananindeua/PA, Santa Cruz/MG, Sociedade Planaltina/DF e AMCAB/PB. Serão realizados quatro jogos por rodada, sempre à noite, a partir das 19h. A entrada para quem quiser prestigiar o futsal feminino nacional será R$ 2,00 por noite (por rodada). As semifinais serão disputadas na tarde do sábado, dia 20, e a final está marcada para às 11h do domingo, 21.

Demolição

Por ser um projeto público privado, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, disse que a obras em relação a demolição do Machadão, só devem acontecer no final deste ano e inicio de 2011. Até o mês de junho, sai ou saem o(s) vencedores do consórcio e os planos serão defnidos. A prefeita também adiantou que obras circuntancis e em torno do estádio serão contruídas já a partir de junho. America e Alecrim, portanto jogam o ano inteiro ainda no Machadão.


Fonte: Radio Globo

Rosalba responde

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) reagiu às críticas feitas pela governadora Wilma de Faria (PSB) que, em Mossoró, disse ser importante eleger mulher para cargos públicos, mas não uma mulher “sendo orientada por outra pessoa que fica atuando nos bastidores”. Foi uma clara alusão à senadora e ao marido dela, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado. Para a parlamentar do DEM, que será candidata ao Governo, a declaração da chefe do Executivo foi preconceituosa.

“Foi um momento (da declaração da governadora) muito ruim, muito infeliz (de Wilma de Faria). Logo ela que diz sofrer discriminação. Na véspera do Dia Internacional da Mulher ela (a governadora Wilma de Faria) foi preconceituosa contra outras mulheres”, disse a senadora, que ontem recebeu o título de cidadã natalense.

Rosalba Ciarlini foi mais além: “ser bem casada, ter família, filhos, fortalece, dá força para que a gente conquiste as vitórias, que serão muitas”.

Durante o discurso da solenidade na Câmara Municipal, a senadora do DEM também fez referência indireta ao comentário da governadora Wilma de Faria. No final da fala, disse Rosalba: “o preconceito, as vezes, surge dentro dos iguais. As mulheres têm que engrandecer a luta”.

A homenagem feita pela Câmara Municipal, proposição do vereador Ney Lopes Júnior, reuniu no plenário da Casa a chapa de oposição completa para o pleito de 2010. Estavam lá o deputado estadual Robinson Faria (PMN), que será candidato a vice, e os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), que disputarão a reeleição.

O evento soou como uma mobilização política eleitoral, já que diversos prefeitos, numa clara adesão a candidatura de Rosalba Ciarlini, também estiveram presentes.