terça-feira, maio 03, 2011

Blog registra 21.215 acessos no mês de Abril


O blog agradece a todos nossos leitores pela grande quantidade de acessos ao blog que neste mês de abril chegou ultrapassou a marca dos cem mil acessos.

O administrador deste blog, só tem a agradecer pela preferência de nossos leitores para com esta pagina que tem o objetivo de levar até ao internauta potiguar tudo que acontece no RN, Brasil e Mundo.

Obrigado e continuem ligados no blog. 

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA E


Eita: Interjeição de espanto
Êita Piula: Interjeição de espanto
Embuchar: Engravidar
Empanzinado: Que comeu muito, empanturrado
Empaxado:Barriga cheia, empanturrado
Encafifado: Teima, cisma 
Encangado: Muito junto, próximo
Encasquetar: Meter no casco, no juízo, na cabeça
Entojo: Ânsia de vomito, náusea
Entonce: Então
Enturido: Com prisão de ventre
Enredar: Dedurar
Escafeder: Fugir, ir embora
Escumano: Espumando
Esbagaçar: Em cacos, triturado, só bagaço
Esborrotar: Vazando pelas bordas
Esbrugaiar: Espedaçar, voar em pedaços
Esbregue:Bronca, repreender
Escapulir: Fugir
Escacaviar: Cascavilhar, remexer, procurar
Escanchado: Montado
Escangotar: Cair, arriar, abaixar
Espichado: Estendido, deitados
Estabacar: cair em pedaços, espalhar, 
Estribado: Quem tem muito dinheiro
Estripulias: Travessura, Embrulhada, desordem
Estribuchar: Se debater

OPORTUNIDADES DE TRABALHO


EMPRESA: OI AVONT EMPREENDIMENTOS LTDA ME
LOCAL: PARNAMIRIM - RN
FALAR COM: DANNIEL RIBEIRO - RH
TELEFONE/E-MAIL: DR10_DIREITO@HOTMAIL.COM
DESCRIÇÃO: REQUISITOS: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO, HABILIDADES DE VENDAS,(NÃO EXIGE EXPERIÊNCIA).
EMPRESA: OI AVONT EMPREENDIMENTOS LTDA ME
LOCAL: PARNAMIRIM - RN
FALAR COM: DANNIEL RIBEIRO - RH
TELEFONE/E-MAIL: DR10_DIREITO@HOTMAIL.COM
DESCRIÇÃO: OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA, SEM HORÁRIO FIXO, SEM NECESSIDADE DE EXPERIÊNCIA OU ESCOLARIDADE, BASTANDO APENAS FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E HABILIDADE COM VENDAS.

GIRO PARABENIZA



Deu no Coelho em Foco: Padre é acusado de atentado violento ao pudor


O padre José Irineu da Silva, da cidade de Ipanguaçu-RN esta sendo acusado de atentado violento ao pudor(Art. 214) contra uma criança de 10 anos.

O crime aconteceu no dia 28/04 por volta das 10:00h na sacristia da capela de São José Operário em Arapuá zona rural de Ipanguaçu, a criança se preparava para a primeira Eucaristia.

Segundo informações da mãe da criança que vamos preservar os nomes, é que após o filho chegar em casa e contar o que aconteceu, a mãe saiu desesperada em busca do padre e o mesmo teria falado que a "carne era fraca".
A mãe da criança prestou queixa na delegacia de Ipanguaçu onde tem a frente o eficiente e dedicado Sargento Canindé. Graças a Deus não foi constado a conjunção carnal, tudo será apurado pelo delegado de Assu Dr. Caetano Baumam.

A reportagem do site www.focoelho.com conversou com o padre por telefone e o mesmo não quis gravar entrevista, e diz ser inocente, também conversamos com o pai, a mãe e o Sargento Canindé de Ipanguaçu.
Lembre-se o padre não chegou a realizar o ato pois a criança correu. Motivo pelo qual não dilvugamos o nome da mãe foi a pedido da própria, mas tudo esta nos autos. 



Do Blog: O padre Irineu já participou de algumas celebrações em Sitio Novo, e uma de suas ultimas celebrações no município de Sitio Novo foi a Tradicional Missa Solene em homenagem a São Sebastião de janeiro de 2010. 

TST lança campanha contra acidentes de trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lança hoje (3) um programa para prevenir acidentes de trabalho no país. Para o presidente do TST, João Oreste Dalazen, as estatísticas atuais são “inconsistentes e desatualizadas” e não há real engajamento do governo para neutralizar os acidentes, que vêm aumentando desde 2001.


Dalazen também considerou “escandaloso” o fato de o Brasil não enviar dados sobre acidentes de trabalho à Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde 2000. A informação não foi confirmada pelo escritório da OIT no Brasil, que afirmou que o governo não tem obrigação de enviar as informações e que o site oficial da instituição pode estar desatualizado.  

Segundo o presidente do TST, o programa de prevenção de acidentes será divulgado amplamente na mídia. “O primeiro objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade do problema”, afirmou. Dados mais recentes da Previdência Social mostram que em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que quase 2,5 mil terminaram em mortes, uma média de quase sete mortes por dia. 
Fonte: Agência Brasil

São Bento do Norte, Caiçara e Pedra Grande ganham profissionais capacitados em APH


As cidades de São Bento do Norte, Pedra Grande e Caiçara do Norte, acabam de ganhar profissionais treinados e capacitados em APH(Atendimento Pré-Hospitalar).

Os profissionais foram formados na cidade de São Bento do Norte/Caiçara do Norte, pela empresa FIREQUIPE, onde os socorristas formados poderão atuar em suas respectivas cidades melhorando ainda mais o atendimento à população na área de saúde. Ao termino do curso, eles participaram de uma simulação.

Touros: mobilização marca o 1º de maio


No município de Touros o 1º de maio foi marcado pela mobilização de 60 professores revoltados com baixos salários e melhores condições de trabalho conduziram faixas com frases como:
“Dia 1º de maio com decepção pelo descaso que estamos sofrendo por parte da gestão municipal”, uma outra dizia: “Somos professores, exigimos respeito”. Alguns servidores da saúde aproveitaram a oportunidade para mostrar cartazes com palavras  de protesto como: “Servidores da saúde cobram melhores condições de trabalho e salários dignos. SINDSAÚDE/RN”. 

Greve dos professores estaduais se expande pelo interior



O movimento grevista liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Norte (Sinte RN), se expande pelo interior. Mossoró e Canguaretama são cidades nas quais todas as escolas já aderiram à greve. Na capital, a maioria dos complexos educacionais estão sem professores do quadro permanente em sala.


MP investiga irregularidades na arrecadação de tributo da cidade de São Rafael


A promotora da Comarca de São Rafael, Rosane Cristina Pessoa Moreno, instaurou Inquérito Civil Público com o objetivo de investigar a negligência na arrecadação de tributos durante o ano de 2010, pelo prefeito.

A possível irregularidade na arrecadação pode acarretar crime de improbidade administrativa e resultar inclusive na cassação do mandato do chefe do Executivo.

O prefeito tem um prazo de dez dias para encaminhar ao Ministério Público cópia dos relatórios de receita do ano de 2010, com o demonstrativo dos valores recolhidos com os impostos municipais.

Constam na lista tributos como o IPTU, ISS e Imposto de Transmissão Inter vivos, além da relação dos créditos inscritos na dívida ativa no mesmo período.

O inquérito também notifica o responsável pela Secretaria de Tributação, para que sejam prestados esclarecimentos à Promotoria de Justiça de São Rafael.

Superlotação faz com que presos sejam para Natal


A Cadeia Pública de Nova Cruz virou presídio. Está lotada de criminosos perigosos condenados de justiça, vindos de vários lugares do Estado do Rio Grande do Norte. A idéia era de construir uma cadeia pública e receber somente os presos da comarca de Nova Cruz, mas foi transformada em um presídio pelo governo anterior. Quem imaginou que após a construção da referida cadeia a carceragem do 8º BPM de Nova Cruz fosse ficar desocupada, se enganou. Ambas estão abrigando detidos. 

Para piorar a situação prisional no município de Nova Cruz, tanto o presídio quanto a carceragem do 8º BPM estão super lotadas e não cabem mais detentos. Com isso, a Policia Civil está levando os novos presos para a capital, Natal, e entregando a DPCIN – Diretoria de Polícia Civil do Interior. 

As pessoas detidas e autuadas em flagrante pela Delegacia de Polícia Civil de Nova Cruz ficam à disposição da justiça da Comarca da mesma cidade, enquanto tramita o processo criminal. Sendo assim, quando há audiência ou intimação por parte da justiça para ouvir o preso, a polícia terá que ir buscá-lo em Natal, gerando perda de tempo; trabalho excessivo; aumento de gastos com combustível e um “vai e vem” de deslocamento de detentos.

Da Gazeta do Agreste

Acordo deve recuperar mangue em São Gonçalo do Amarante


O criador de camarão José Ivanaldo de Oliveira se comprometeu a recompor dano ambiental causado pelo funcionamento de viveiros em área de mangue, situada no estuário do Rio Potengi, no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante (RN). Esse é o resultado de acordo proposto pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), em audiência realizada na Justiça Federal. “A finalidade do acordo é proporcionar maior celeridade na recuperação da área, tornando desnecessário o ajuizamento de outras ações”, explica o procurador da República Fábio Nesi Venzon, que atua na área ambiental.

Com isso, José Ivanaldo terá que recuperar 6,25 hectares de manguezal desmatado e 0,40 hectares de vegetação da margem do Rio Potengi, considerada Área de Preservação Permanente. Além da desativação dos viveiros e da abertura dos taludes para permitir o livre fluxo das marés, o carcinicultor também se compromete a plantar vegetação de mangue no local, caso a regeneração natural não ocorra em até seis meses da data em que os taludes forem abertos.

O acordo impôs, ainda, ao carcinicultor uma pena alternativa consistente na doação, para o Idema, de equipamentos destinados à fiscalização. A substituição da pena só foi possível em virtude de o crime ambiental atribuído ao carcinicultor ter penalidade máxima igual ou inferior a dois anos.

Rebelião na penitenciária estadual de Alcaçuz


Hoje, por volta de 4h30 da manhã, a guarda de plantão do Presídio de Alcaçuz, no município de Nisia Floresta, em Natal, flagrou uma tentativa de fuga de 130 presos que estavam no Pavilhão 2 da Unidade. Após o flagrante houve rebelião e o detento, identificado como Magno Boa Ventura foi morto e decapitado.

Os detentos tentavam fugir por um buraco que eles cavaram e pretendia escapar usando uma "tereza" (corda feita com lençóis). Por volta da 9h de hoje houve tiroteio no interior da unidade após a invasão da Tropa de Choque da Polícia Militar, e pelo menos três presos ficaram feridos.

Os feridos na ação, foram identificados como sendo: Bruno Santos Oliveira, Antônio Fernandes Oliveira e Valdinei de Souza Nascimento. Após serem dominados os presos do pavilhão 2 foram levados para a quadra do presídio e serão submetidos a revista.

O coordenador do Sistema Penitenciário do RN, José Olimpio está acompanhando toda a operação no presídio.

Com informações do Gazeta do Oeste

Jornal publica suposto testamento de Bin Laden


Um jornal do Kuwait publicou nesta terça-feira um suposto testamento deixado pelo líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto no domingo por forças americanas no Paquistão. 

A veracidade do documento divulgado pelo diário "Al-Anbaa" não foi confirmada. O jornal também não deu detalhes sobre como teria conseguido o material.

O suposto testamento tem data de 14 de dezembro de 2001, apenas meses depois dos ataques de 11 de Setembro.

No texto, que tem quatro páginas e foi escrito em um computador, Osama pede que suas mulheres não se casem de novo e se dediquem a cuidar da família.

Ele também pede que seus filhos não se juntem à Al-Qaeda e lamenta não ter passado tempo suficiente com eles por causa de sua devoção à luta islâmica.

Lages: Chuvas de 180 milímetro destrói parte da pista

Uma chuva de mais 180 milímetros destruiu parte da pista que liga Lajes a Cidade de Pedra Preta na noite deste domingo nas proximidades da comunidade Picos Preto, onde passa os rios da Ramada e Bom Jesus. A pista se encontra interditada, no sentido Lajes - Pedra Preta.

Uma equipe do DER esteve ontem a tarde no local fazendo um levantamento dos prejuízos e informou que as obras de recuperação deverão começar na próxima semana. Chamamos a atenção dos motoristas que trafegam nesta estrada muita atenção ao passar pelo local que esta sinalizado ainda de maneira precária.

Acidente com Panela de Pressão quase causou danos serios em Jardim de Piranhas

Na noite do último sábado 30, uma panela de pressão explodiu na residência de dona Domerina Alves,no bairro emboca em Jardim de Piranhas, tudo parecia normal, uma comida na panela que estava sob pressão no fogão da cozinha, e dona Domerina foi verificar a comida quando de repente o estouro, as outras pessoas que estavam na residência tomaram um susto e ao chegarem e constatarem o estrago, pensaram logo que o pior tinha acontecido com a dona de casa.Domerina, foi levada ao hospital, onde teve queimadura de segundo grau no braço esquerdo e graças a deus passa bem.

Não é de hoje que se houve falar em explosões de panelas de pressão. Muitos consideram como culpado o fabricante da panela, o cozinheiro, o alimento e até forças de caráter sobrenatural, a verdade é que nessas horas a física por trás do fenômeno é esquecida.

Suposta foto de Bin Laden morto pode ser montagem



A agência disse que a fotografia é uma montagem baseada em outra fotografia de um homem morto tirada há dois anos e publicada por um jornal árabe. O jornal apresentou a comparação entre as duas fotos e mais uma de Osama vivo. A suposta imagem do terrorista morto foi apresentada pela TV do Paquistão imediatamente após o anúncio da ação militar e repercutida pela imprensa mundial.



Bin Laden morto em operação preparada ao milímetro

Foi neste complexo fortificado, avaliado em mais de um milhão de dólares, pouco mais de 675 mil euros, que foi abatido o inimigo público número um dos Estados Unidos.


Osama Bin Laden mandou construir a vivenda em 2005, em Abbotabad, uma estância de férias popular no noroeste do Paquistão, não muito longe da região de Caxemira.

Sem ligação telefónica ou à Internet, a residência tem muros com arame farpado de uma altura entre os três metros e meio e os cinco metros e meio e está equipada com portões de segurança e um local para queimar detritos.

A operação durou cerca de 45 minutos. Três helicópteros, que descolaram do Afeganistão, aterraram junto à residência com 25 membros das forças especiais norte-americanas. Bin Laden, o filho e mais dois homens e uma mulher foram mortos no decorrer da operação.

Em conferência de imprensa, o conselheiro de Barack Obama para as questões de segurança nacional e contraterrorismo, John Brennan, explicou que “houve uma troca de tiros com os militares que entraram pelas traseiras da casa. Se disparou alguns tiros, fracamente não sei. Mas quando analisamos a situação, estávamos perante Ben Laden, a viver num complexo de mais de um milhão de dólares, a viver numa área longe da linha da frente, a esconder-se atrás de mulheres de que se serviu como escudos humanos. Acho que prova a falsidade dos seus discursos ao longo dos anos.”

Depois do ataque coube às forças de segurança paquistanesas assumir o controlo da zona.



Uma mulher foi usada como escudo humano pelo líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, durante a ação que resultou na morte dele por forças americanas no Paquistão, na madrugada desta segunda-feira (2), afirmou o assessor do presidente Barack Obama, John Brennan.


"Havia uma mulher que estava na linha de fogo que foi usada como escudo humano para proteger Bin Laden dos ataques que se aproximavam", disse Brennan, um dos principais assessores da Casa Branca sobre segurança e ações antiterrorismo. Segundo ele, a mulher foi morta na operação.


A Casa Branca também informou que ainda não decidiu se vai liberar ou não algum registro fotográfico que comprove a morte de bin Laden.



Veículos de imprensa americanos afirmaram que o corpo do líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi 'enterrado' no mar nesta segunda-feira (2).


De acordo com o jornal 'New York Times ' e a agência de notícias Associated Press, o funeral seguiu o preceito americano de enterrar o corpo no mesmo dia da morte.


Ao mesmo tempo, divulgou a agência AP, as autoridades americanas justificaram o enterro no mar afirmando que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo.

Curso de Medicina aguarda ser homologado


No último dia 20 foi concluída a carga horária da primeira turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern). Os 24 formandos irão colar grau no próximo dia 12. Entretanto, os novos médicos poderão concluir a graduação sem a homologação do reconhecimento do curso de Medicina.

O fato é que apesar de ter sido aprovado pela Comissão do Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM/RN), o processo de homologação aguarda somente assinatura da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

De acordo com o diretor da Facs/Uern, professor Antônio Leite da Costa, os representantes estiveram na Faculdade durante três dias para aplicação de exames e avaliações. Em todas as etapas avaliativas o curso obteve êxito.

"A secretária estadual da Educação, Betânia Leite Ramalho, assinou prontamente e no dia 8 deste mês o parecer favorável foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Depois disso, o processo foi encaminhado à Governadoria, aguardando somente a governadora assinar a confirmação", revela Antônio Leite.

Conforme a publicação do DOE, o ato de homologação de reconhecimento de curso terá vigência de três anos.

Segundo Antônio Leite, o reitor da Uern, Milton Marques, esteve com a governadora, que na ocasião mostrou-se favorável à homologação do curso de Medicina da Uern. "Mas ainda não foi marcado o dia para a assinatura. Talvez ela assine nesta semana", ressalta o diretor da Facs.

Caso F. Gomes: juiz ouve testemunhas de defesa e acusação


Está marcada para esta terça-feira (3), no Fórum da Comarca de Caicó, a audiência de instrução e julgamento que ouvirá as testemunhas de acusação e de defesa dos acusados de matar o jornalista F. Gomes. 

O juiz Luiz Cândido presidirá a audiência, com início previsto para as 9 horas da manhã, sem previsão para término.
Ao todo serão ouvidas 18 pessoas. Do acusado João Francisco dos Santos (conhecido como Dão) serão 8 testemunhas de acusação e 2 de defesa; do acusado Lailson Lopes (conhecido como Gordo da Rodoviária) serão ouvidas 3 testemunhas de acusação e 5 de defesa.



Mossoró: Servidores dos Correios poderão paralisar atividades a partir desta quarta-feira

Servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em Mossoró poderão paralisar as atividades a partir de amanhã, 4. De acordo com a direção local do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (Sintect/RN), a medida poderá ser tomada caso a ECT não aprove as reivindicações até hoje - prazo limite concedido pela categoria.

Conforme o vice-presidente do Sintect, José Ferreira, desde março as principais pautas de reivindicações da categoria vem sendo discutida com a ECT sem apresentar avanços. Entre as reivindicações, a categoria requisita a efetivação da proposta de lucros e resultados, segurança nas agências dos Correios, principalmente do interior do RN, onde constantemente são alvos de assaltos e melhores condições de trabalho.

Além disso, a entidade sindical cobra uma resolução no que se refere ao concurso dos Correios, que ainda não têm data marcada para ser realizado. "A pontualidade das correspondências depende muito da quantidade de servidores, que atualmente não atende à demanda", reclama José Ferreira.


Segundo ele, a Empresa pediu um prazo até hoje para se pronunciar sobre as reivindicações. "Mas as discussões vêm se arrastando e até agora não ficou decidido nada. Por este motivo, o indicativo de greve foi deliberado pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect). Se a ECT não se pronunciar sobre o assunto, hoje iremos nos reunir em assembleia, às 18h30, para deflagrar a greve a partir de amanhã", revela. Ao todo, de acordo com vice-presidente do Sintect/RN, existem 83 funcionários dos Correios no município.


Fonte: O Mossoroense

Sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves dobra em 48h


Após superar sua capacidade máxima de armazenamento, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, mantém sua sangria em progressão.
O reservatório que alcançou sua capacidade máxima na manhã da sexta-feira, superou os 40 centímetros de lâmina na tarde de hoje.

Governadora reconhece estado de emergência no Vale do Açu


Em visita às áreas atingidas pelas cheias dos rios Piranhas/Açu e Pataxó, neste domingo (01), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que o governo reconhecerá o estado de emergência do Vale do Açu. "Já estava acompanhando a situação, mas preferi ver in loco para autorizar a continuidade das ações e adotar novas medidas de apoio às famílias", afirmou a governadora. 

A governadora visitou o bairro Maria Romana, em Ipanguaçu, uma das áreas atingidas pelas inundações e conversou com moradores como José Alexandre, 70 anos. "Estou aqui há 22 anos e nunca tinha visto um governante chegar logo no começo das nossas angústias de inverno, como doutora Rosalba está fazendo", disse o aposentado.

"Este momento é de solidariedade e de ação emergencial, mas vamos trabalhar para resolver o problema que aflige as famílias há 20 anos", destacou Rosalba, anunciando que vai mobilizar a bancada federal para uma audiência nesta semana, em Brasília, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a quem pedirá apoio para o projeto de desmatamento das margens e desassoreamento do Rio Piranhas e do afluente Pataxó. 

A governadora pediu aos prefeitos do Vale que façam fotos e relatórios da situação para serem entregues ao Ministro.

"O Governo Federal vai ajudar, atendendo a este pleito de Rosalba", disse confiante o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que fez parte da comitiva da governadora. Para ele, a situação do Vale do Açu exige resposta imediata e isso o Estado dirá ao Ministro da Integração e, se for preciso, à presidenta Dilma Rousseff.

Além de Ipanguaçu, a governadora esteve em Pendências, no dique de contenção do Rio Piranhas/Açu. Rosalba levou os secretários de Estado Kátia Pinto (Infraestrutura), Betinho Rosado (Agricultura), Thiago Cortez (Justiça e Cidadania) e Luis Eduardo Carneiro (Ação Social). 

Encontrada 2ª caixa-preta do Airbus da Air France que caiu no Atlântico


A segunda caixa-preta do Airbus A330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico no dia 1º de junho de 2009, foi encontrada e resgatada do fundo do mar, informou nesta terça-feira (3) o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), órgão francês que investiga o acidente que matou 228 pessoas do voo 447, que fazia a rota Rio-Paris.

A caixa-preta contém informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine. Segundo o BEA, o equipamento foi localizado às 21h50 GMT (18h50, no horário de Brasília), de segunda-feira (2), e resgatado pelo robô-submarino às 2h40 GMT (23h40 de Brasília).
Do G1

Carros-fumacê realizam operações de combate à dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, irá concluir, na próxima semana, mais uma etapa das operações com os carros-fumacê (UBV - Ultra Baixo Volume). No interior do Estado, os carros já estiveram em 15 municípios e atualmente mais seis cidades estão recebendo a campanha: Antônio Martins, Rodolfo Fernandes, Gov. Dix-Sept Rosado, Tibau, São Pedro e São Rafael.

Em Natal, a operação foi iniciada no dia 14 de abril e até o próximo dia 4, quarta-feira, 14 bairros da capital terão sido beneficiados: Alecrim, Barro Vermelho, Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, N. S. de Nazaré, Bom Pastor, Nordeste, Quintas, Tirol, Lagoa Seca, Cidade Alta, Petrópolis e Areia Preta. As novas operações serão realizadas de acordo com as notificações de casos, tanto nos municípios do interior como nos demais bairros da capital.  

De acordo com o último boletim epidemiológico, o número de municípios do RN que apresentam incidência alta da doença corresponde a 46, enquanto 50 estão com média, 59 com baixa e 12 com incidência silenciosa. O município de Natal permanece com incidência média, tendo registrado 2.156 notificações. Os dez municípios que apresentam o maior número de casos notificados no Estado são: Mossoró (1.000), Parnamirim (504), João Câmara (429), Pau dos Ferros (355), Macaíba (335), Nova Cruz (240), São Gonçalo do Amarante (230), Equador (188), Guamaré (183) e Santo Antônio (162).

Caern realiza mutirões para negociar débitos de clientes com contas de água em atraso


A Caern está desenvolvendo uma série de ações para reduzir a inadimplência e regularizar a situação dos clientes em débito com a empresa. Com esse objetivo, a Companhia inicia em maio, mutirões para realização de ações de cobrança, corte, religação, supressão e fiscalização de ramais ativos e cortados, além de controle e combate de perdas. O serviço será executado em todos os sistemas operados pela empresa, nas regionais Natal Sul, Natal Norte, Litoral Sul, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu, começando pelas maiores cidades e priorizando os débitos mais elevados. A ação será desenvolvida durante 12 meses.

Segundo o diretor financeiro e comercial da Caern, João Maria de Castro, o trabalho vai contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. "Para ser eficiente e atender às expectativas de seus clientes, qualquer empresa necessita de equilíbrio financeiro, o que somente será possível se receber o pagamento pelo serviço prestado", destaca.

O assessor Comercial da Caern, José Dantas, lembra que inicialmente o trabalho será totalmente voltado para a negociação do débito, com o objetivo de evitar corte ou supressão do ramal, medidas que somente serão adotadas como última alternativa. "A Caern continua oferecendo todas as condições para o cliente negociar seus débitos, haja vista que a inadimplência prejudica as duas partes, à Companhia, que não recebe pelo serviço prestado e ao cliente, que corre o risco de ter o ramal cortado e até mesmo suprimido, além de estar sujeito a ter o nome  registrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa  e de ser penalizado   com a cobrança judicial",  alerta o assessor.

PARCELAMENTO

O cliente que parcelar o débito em 36 vezes, no máximo, terá anistia total dos acréscimos, dos juros e atualização monetária da dívida, além do desconto de 50% no valor da multa. O valor da parcela não poderá ser inferior a metade do valor da respectiva tarifa mínima e o pagamento será feito através das faturas mensais. Mesmo que exista parcelamento anterior, o usuário poderá negociar outro débito para cobrança futura, aproveitando o incentivo da resolução da Diretoria Colegiada da Caern. Todas as situações serão analisadas individualmente, seguindo os critérios previstos na resolução.