quinta-feira, janeiro 27, 2011

Evasão zero em Equador


A equipe da Escola Municipal Presidente Costa e Silva comemora os resultados alcançados em 2010. A primeira meta vencida ano passado foi à permanência dos alunos na escola, ou seja, uma evasão de zero por cento. A escola tem, hoje, mais de 700 alunos matriculados, mas de acordo com informações do diretor da instituição Edvanaldo Dantas, nada disso seria possível sem o apoio do prefeito municipal Dr. Vanildo Fernandes, que tem a educação como prioridade em sua administração.

“O prefeito, que não mede esforços para investir na educação do município fez a reforma da escola, distribuição de fardamento e kits escolares para todos os alunos e deu liberdade para que as equipes pedagógica e administrativa trabalhassem com autonomia”, afirma Edvanaldo.

O diretor da escola destaca, também, a participação dos pais, dos educadores e do Conselho Tutelar no desenvolvimento do projeto de melhoria do ensino aprendizagem no município. Foi através desse apoio que a escola conseguiu zerar a evasão escolar e diminuir em 50 por cento o índice de reprovação. 



São Tomé: Aprovado Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério municipal


Foi aprovado em audiência entre o prefeito de São Tomé e uma comissão paritária, a reforma do Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério de São Tomé.

As prinicpais mudanças foram:

Carga horária de 30 horas(24 h/a e 6 h/ativ) para professores e coordenadores pedagáogicos;
Gratificação para professor da escola ativa;
Gratificação de deslocamento;
As mudanças de níveis ocorrem de 03 em 03 anos.
O plano terá efeito financeiro a partir do mês de julho.

Fragilidade na segurança do Agreste Potiguar é destaque do Tribuna do Norte


Com reportagem de Marco Carvalho, a Tribuna do Norte relata a fragilidade da segurança no Agreste Potiguar. Confira a reportagem (adaptada pelo VNT)

Colete balístico com prazo de validade expirado, armamento ultrapassado, viaturas com defeitos, estrutura de trabalho comprometida e problemas com alimentação. Essa é a realidade da maioria dos municípios do Agreste potiguar, que vêm sofrendo com ataques de bandidos qualificados, com armamento e estratégia que deixam a segurança pública a ver navios. A falta de efetivo é apontado como o ponto que mais compromete a atuação. Tanto a PM quanto a Polícia Civil necessita de uma reestruturação urgente.

Nos últimos três meses, os bandidos estão migrando para o interior justamente por perceber essa deficiência. Foram seis explosões a caixas eletrônicos, nas quais a polícia não pôde oferecer a mínima resistência.

Pedro Velho
Pedro Velho, com pouco menos de 15 mil habitantes,  no destacamento da PM funciona um “mini-presídio”, com 26 detentos.  Os policiais trabalham com coletes balísticos vencidos.  Em Pedro Velho, a alimentação da tropa é paga pela Prefeitura.  São 18 homens ao todo. O ideal seria 30. A delegacia da Polícia Civil (PC) conta 2 agentes por dia.

Serrinha
Com menos de 7 mil habitantes, Serrinha a 80 quilômetros de Natal é outro alvo em potencial de bandidos. Lá, trabalham apenas seis homens da polícia militar e não contam com agentes da PC.

Montanhas
Na cidade de Montanhas, a 95 quilômetros de Natal,  não há agentes da PC e existem apenas dois policiais militares trabalhando por dia em um município de 13 mil habitantes. As condições dos coletes são vencidos. As armas, revólveres calibre 38, são consideradas ultrapassadas. O destacamento se resume a uma antiga farmácia com uma mesa. Em reforma a delegacia  está com as portas fechadas. Tanto a alimentação quanto a viatura são asseguradas pela prefeitura.

Santo Antônio
Além da  deficiência  da PM em Santo Antônio do Salto da Onça, a realidade em que os dois agentes trabalham na delegacia do município não é diferente. As reformas do local estão paradas há oito meses e apenas uma das celas tem condições de abrigar presos. A única viatura está quebrada há mais de um mês sem receber sinais de quando será consertada.

São José de Campestre
 Em São José de Campestre, a 110 quilômetros distante da capital. Com uma população de 12 mil habitantes, existem 6 homens em escala de dois por dia para atender a demanda.

Nova Cruz
O reduto de segurança do Agreste é a cidade de Nova Cruz. Com o 8º Batalhão e a delegacia regional, o município é, de longe, o que apresenta mais condições de combater a criminalidade.

Outras cidades do Agreste
Em cidades como em Várzea, Espírito Santo e Jundiá, nada  é diferente do que situação das outras cidades do Agreste anteriormente citadas, a PM nessas cidades também apresentam deficiências como    equipametos precários e a falta de  efetivo, onde geralmente trabalham apenas dois policiais por dia, o que  compromete a segurança da população.  Os Correios das três cidades já foram assaltados.

Intensificar ações no interior
O delegado geral da Polícia Civil, disse haver um projeto já pronto para se intensificar a presença da PC nas cidades interioranas.

O comandante geral da Polícia Militar no RN, acenou com melhorias de equipamento e efetivo. As últimas turmas estão voltadas para o interior.

Bancos e Correios

Terminais eletrônicos da empresa representaram cinco das seis explosões registradas no Rio Grande do Norte nos três últimos meses.

Em Montanhas e Serrinha não há câmeras de segurança, sensores de presença nem alarmes que contatem a polícia. Em Pedro Velho, vê-se um sensor de presença que aparenta não servir para muita coisa.

As agências dos Correios, que vinham sendo os alvos, parecem ter perdido o páreo para o Bradesco, na disputa de quem oferece menos segurança ao patrimônio.

Faltam apenas 4,87m para o maior reservatório do RN começar a sangrar


Com as últimas chuvas que caíram no Rio Grande do Norte, o volume de água armazenado pelos açudes construídos e monitorados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) cresceu 10%. A autarquia informa que até a semana passada, os reservatórios estavam com 50% de sua capacidade com água armazenada, índice que subiu para 60% no começo da semana.

O Dnocs informa que dois reservatórios já estão sangrando, o açude Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Inharé, que armazena 5,16 milhões de metros cúbicos e o açude Trairí, em Tangará, com capacidade para armazenar 35,2 milhões metros cúbicos.

Conforme o Dnocs, a barragem  Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Estado, com capacidade de armazenar 2,4 bilhões de m³ de água, acumula atualmente 1.605.710.00,00 m³ do seu volume, representando 66,9%, faltando apenas 4,87m para começar a sangrar.

Mais um município é alvo de bandidos


O método utilizado pelos bandidos que tentaram assaltar um caixa eletrônico em Monte das Gameleiras, na madrugada desta quinta-feira (27), foi semelhante à forma como outro caixa, em Brejinho, foi roubado recentemente, no dia 20 de janeiro. Divididos em pequenos grupos, os criminosos ficaram em frente ao destacamento da Polícia Militar para impedir que os policiais tentassem impedir o roubo.

Com aproximadamente oito homens participando da ação às 2h, os bandidos estavam divididos em um carro e três motocicletas. Enquanto um grupo efetuava a explosão do caixa eletrônico, outro ficava de campana, armados, em frente ao destacamento da PM. Dessa vez, no entanto, o roubo não teve êxito.

A explosão provocada pelos criminosos, que estavam encapuzados, não foi capaz danificar o caixa para que a bandeja onde o dinheiro é guardado fosse retirada. Com a impossibilidade de levar o dinheiro, os bandidos deixaram o local e foram embora da cidade de 2 mil habitantes, que conta com seis policiais militares se revezando em escalas de plantões individuais ou em duplas.

Açudes de Tangará preocupa Defesa Civil



Depois de Jucurutu, onde cerca de 135 famílias estão desalojadas por causa das chuvas, a estrutura das paredes dos açudes que abastecem o município de Tangará, é a maior preocupação da Defesa Civil no Estado. 

Em entrevista na manhã de hoje (27), ao Jornal 96, o secretário de Justiça e Cidadania do Governo do Estado, Thiago Cortez, afirmou que o Departamento de Estradas e Rodagens enviou máquinas para trabalhar no local e evitar o rompimento.

Aeroporto de Mossoró passará por investigação


Possíveis irregularidades na manutenção, reforma e serviços do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado serão alvo de investigação da 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró. O Inquérito Civil já foi publicado no Diário Oficial do Estado e o objetivo, segundo o Ministério Público (MP), é apurar os fatos e colher provas para embasar possível Ação Civil Pública (ACP).

Caso as denúncias sejam confirmadas, o MP informou que vai pedir a responsabilização dos gestores pelos eventuais atos de improbidade administrativa, e por negligência à conservação do patrimônio público.

O aeroporto de Mossoró é administrado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN). O Inquérito Civil foi motivado por denúncias anônimas que chegaram à Promotoria de Justiça noticiando diversas irregularidades, como a falta de sinalização integral na pista, inadequação do Farol de Aeródromo, que identifica o aeroporto e facilita pousos noturnos, falta de estrutura no terminal de passageiros, como assentos e de climatização, bem como de balcões para as futuras empresas aéreas.

Constam ainda reclamações sobre iluminação inadequada, presença de lixo nas proximidades do aeroporto, o que pode atrair urubus, falta de cerca no entorno do aeroporto, insuficiência de funcionários, entre outros.

A denúncia também inclui a não realização de fiscalização, por parte da prefeitura do Município, da zona de proteção da pista, que impediria a presença de construções na área.

Prazo para conclusão de reparos na BR-101 pode ser de um mês


O prazo para conclusão de reparos no trecho da BR-101 que desabou devido às chuvas deve ser de até 30 dias, segundo anunciou nesta quinta-feira (27) o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em visita a Natal. 

Inicialmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estimou em até 15 dias o prazo para que o trânsito fosse liberado na via. 

No entanto, a depender das chuvas, e como reconheceu o ministro, pode durar bem mais tempo para o fluxo de carros voltar ao normal. A obra completa vai levar cerca de quatro meses e está orçada em R$ 4,5 milhões.

Após a visita à cratera na BR-101, o ministro seguiu com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e com o diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot, para a Governadoria, onde tiveram uma audiência.

Palmeiras e Evangelista estão na semifinal

Mais duas equipes definidas para disputar a semifinal da VI Copa Janeiro de Futsal. Na noite desta terça-feira as equipes Palmeiras do Distrito da Serra da Tapuia e Mulambo de Sitio Novo se enfrentaram em busca da segunda vaga no grupo B. O Palmeiras que jogava pelo empate foi superior ao Mulambo e venceu por 3X2. 


Outro que garantiu a segunda colocação pelo grupo A, foi o Evangelista que já classificado voltou ao Ginásio de Esporte Raimundo Inácio dos Santos para fazer seu último jogo da primeira fase. A equipe entrou em quadra com a soma de sete pontos para enfrentar o Holanda sem seus principais jogadores, mesmo assim garantiu mais três pontos ao vencer por 7X2. 


Hoje a noite já começa o mata-mata, no primeiro jogo da semifinal o São Caetano que foi o primeiro colocado do grupo A enfrenta o Palmeiras que foi o segundo colocado do grupo B. no segundo confronto da noite o Novo Pirassunga que garantiu a primeira colocação do grupo B pegará o Evangelista que garantiu a segunda colocação no grupo A.
      

Rádio Santa Cruz continua fora do ar


A Rádio Santa Cruz AM continua fora do ar, depois de ter seu transmissor danificado, devido as descargas elétricas que caíram em Santa Cruz, durante a chuva de cerca de 200mm, no último domingo (23).

Barragem de Jardim de Angicos começa a sangrar


Com as chuvas que caíram nestes últimos dias na região do Mato Grande a Barragem do Triunfo, localizada a 5 km de Jardim de Angicos, sangrou. A sangria começou na parte da manhã desta terça-feira (25), e tem sido um atrativo para a população que vão visitar o manancial.

A Barragem foi construída há mais de 150 anos pelo escravos com apenas pedras e cal, sendo uns dos muitos pontos turísticos de nossa cidade. Atualmente pertence ao Empresário Celso Barreto, um dos principais, possuidores de terras no município.
Fonte: Blog prof. Sezimar

Integrantes do GTO de João Câmara concluem curso de nivelamento


A 2ª Companhia independente da Polícia Militar (CIPM) com sede em João Câmara realizou na tarde desta quarta-feira, mais uma solenidade militar, desta vez o encerramento do curso de nivelamento dos integrantes do Grupo Tático de Operações(GTO), Turma Manitú. A solenidade aconteceu na sede da UERN , onde está sendo formada mais uma turma de militares.

Chuvas já provocaram arrombamento de cinco açudes em Florânia


As chuvas caídas nos últimos dias provocaram os primeiros arrombamentos de açudes no município de Florânia. Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, as águas levaram as paredes de pelo menos cinco açudes da zona rural, sendo três no Juazeiro do Padre, nas propriedades de Dr. Ronaldo Dantas, Manoel Grande e Pedro de Hermínio, um no sítio Barrocas, pertencente a Damião Né, além da barragem da Ipueira Cercada, de propriedade do fazendeiro Neto Evaristo, onde foi registrada uma chuva de 130 mm.

Outras comunidades continuam em alerta, já que as cheias fizeram aumentar a quantidade de águas armazenada nos reservatórios, que começaram a transbordar em diversas localidades, como alguns açudes nos sítios: Caiçara, Marias-Preta, Umarí-Preto, São Bento, Patacorô, e Pitombeira. Várias estradas rurais estão sendo consideradas intransitáveis, devido ao alto risco de atolamento.

Cratera na parede do açude Itans chama atenção da Defesa Civil em Caicó


Uma comissão de membros da Defesa Civil de Caicó visitou a parede no açude Itans na manhã desta quarta-feira (26), para avaliar uma fissura encontrada na estrutura do reservatório. A falha se apresentou na parte interna da muralha que represa água, no local onde existem os batentes de acesso ao porão.

Segundo do secretário de Infraestrutura e presidente da Defesa Civil, Fernando Dionísio, não foi possível dimensionar o tamanho exato da cratera, mas ela deve ter uma extensão aproximada de quatro metros.    

O escritório local do DNOCS, responsável pela manutenção do Itans, comunicou a direção na capital, para que os engenheiros do órgão também possam avaliar os danos imediatamente. Segundo os técnicos locais, a escadaria é o local de mais turbulência, ou seja, onde as águas do açude impulsionadas pelo vento chocam com maior força. O impacto causa a infiltração por baixo de degraus, ocasionando a degradação. Em 2010, foi feito um trabalho paliativo para conter a fenda, mas agora a situação só pode ser revertida com a reforma integral.

FOTOS DE JUCURUTU POR ELISA ELSIE










Tangará: Açude Guarita ameaça cinco municípios


Se o clima em Jucurutu é de revolta com o alagamento de mais de cem casas, nas cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta, o clima é de ansiedade. O motivo não está em nenhum desses municípios. O problema é o açude Guarita, localizado em Tangará. Quem faz o alerta é o prefeito de Tangará, Jorge Eduardo Bezerra. A parede do açude está comprometida e, caso caia uma chuva forte ou outro açude próximo, o Gaspar, arrebente, o açude Guarita pode não aguentar a pressão e acabar rompendo. A água seguirá o curso do rio Trairi.


Construído em 1948 e com capacidade para 5 milhões de metros cúbicos de água, o açude, na última segunda-feira, recebeu água de dois açudes menores que arrebentaram. Com o acúmulo da água, o açude Guarita sangrou. A lâmina d’água atingiu os trinta centímetros. “A sangria acabou gerando uma erosão na parede externa do açude. Nunca tinha acontecido isso antes”, disse o prefeito Jorge Eduardo Bezerra, que é proprietário do reservatório.

A erosão foi muito forte e a pressão no açude é grande. O resultado é que já existem algumas rachaduras na base do muro do açude, o que os técnicos chamam de revensa. Na tarde de ontem, o engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Flávio Maranhão, visitou o açude e demonstrou preocupação. “A situação é preocupante, requer cuidados e esperamos que não chova mais”, disse. No momento em que a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local, o engenheiro aguardava a chegada de máquinas para começar o trabalho de alargamento do açude. “Vamos fazer isso para diminuir a pressão na parede”, colocou.

As preocupações do prefeito de Tangará e do engenheiro do Dnocs, não se limitam ao açude Guarita. Preocupa o fato de o açude Gaspar também estar bastante cheio. De estrutura menor, o açude Gaspar está localizado a cinco quilômetros do açude Guarita. Se o Gaspar arrebentar, o efeito cascata será inevitável. “O resultado:  cidades debaixo d’água. Estamos trabalhando o mais rápido possível, mas tem a burocracia e impede que trabalhemos mais rápido”, reclama o prefeito Jorge.

O prefeito disse ainda, que já havia alertado o Governo do Estado, em 2001, sobre os riscos dos açudes menores que arrebentaram na segunda passada. “Esses açudes, inclusive, foram construídos de forma irregular, sem autorização de nenhum órgão”, revela. Segundo o prefeito, as autoridades de Boa Saúde - cidade que seria mais atingida no caso do rompimento da parede do Guarita - já foram avisadas do risco.

Chuvas causam rompimento de adutora em Japi


As fortes chuvas registradas no interior do Estado provocaram o rompimento da adutora que abastece a cidade de Japi, provocando a suspensão no fornecimento de água à população. O problema aconteceu em local com aproximadamente 10 quilômetros de distância da cidade, proximidades da RN 092, comprometendo um trecho de 60 metros da adutora com 150 milímetros, em ferro fundido. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está providenciando o conserto, com blocos de ancoragem feitos em concreto, mas ainda não tem previsão de quando vai religar o sistema em função das chuvas. Uma alternativa avaliada pelos técnicos é o desvio da adutora, mas foram observados outros obstáculos.

O chefe da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo Oliveira Dantas, informou que se não chover, em cinco dias o serviço de ancoragem (escoramento) pode ser feito e o sistema volte a funcionar.

135 casas estão inundadas em Jucurutu


O número de desabrigados após a chuva de 176mm que caiu, na última segunda, em Jucurutu, município localizado na região Seridó do Estado, cresceu. Já são 429 pessoas que sofrem com os transtornos que chegaram junto com a água. Ao todo, 135 casas da Vila Santa Izabel e conjunto do Dnocs foram inundadas. A governadora Rosalba Ciarlini esteve ontem no município e prometeu celebrar convênios emergenciais para ajudar a população.


Após sobrevoar de helicóptero a área alagada, a governadora e sua comitiva formada pelo secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez; secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto e o secretário de Articulação com os Municípios, Esdras Alves, foram até à sede do Projovem do município onde o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz e o chefe de serviços do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), João Guilherme de Souza a aguardavam. No local, também estavam várias pessoas atingidas pelo problema. Durante a conversa, alguns perderam a paciência e o clima ficou tenso. “Não é hora de brigas políticas, nem de confusão. Precisamos unir forças e sermos solidários”, pedia a governadora.

A população e o prefeito Júnior Queiroz criticaram duramente o representante do Dnocs, João Guilherme. Segundo o prefeito, a culpa do alagamento nos bairros da cidade é exclusivamente do Dnocs. “O órgão nunca fez nada pela cidade. Sempre reclamamos, todos os anos, e nada foi feito. O resultado, infelizmente, é esse que estamos vendo”, disse. 

De acordo com João Guilherme, o Dnocs já estava fazendo um trabalho de prevenção em Jucurutu, porém, não podia prever a quantidade de água que caiu em uma única chuva. “Estávamos trabalhando na manutenção, mas a chuva repentina atrapalhou o serviço”, disse.

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, o conjunto do Dnocs foi construído com verba federal. À época de sua construção, já se sabia que a área era de risco. “Não sei porque motivo o conjunto foi construído naquele local. Todos sabem que a área é problemática e mesmo assim fizeram a obra. Vamos agora estudar um meio de tirar a população de lá”, disse.

O motivo para o alagamento nos bairros de Jucurutu, foi a baixa potência das bombas utilizadas para jogar a água acumulada na área para o leito do rio Piranhas-Açu. No local, existem dois diques construídos pelo Dnocs na mesma época que foi construída a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Os moradores do local alegam que todos os anos, mesmo com poucas chuvas, a área sempre alaga. Com o objetivo de diminuir a quantidade da água acumulada, na noite da última terça, um mergulhador do Corpo dos Bombeiros tentou abrir uma das comportas de um dos diques. A tentativa foi frustrada e apenas a metade de uma das comportas foi aberta. Segundo João Guilherme, uma empresa especializada em reparos de bombas d’água já foi contratada pelo Dnocs e o problema será solucionado ainda essa semana. “A empresa já está a caminho de Tangará e o problema será resolvido o mais rápido possível”.

O diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, nega que a responsabilidade pela inundação em Jucurutu seja responsabilidade da instituição que comanda. Para o ex-deputado estadual, não havia como evitar o alagamento.

Moradores perdem tudo

Na manhã de ontem, o nível da água havia diminuído, mas muitas casas ainda estavam completamente inundadas. Era o caso da residência do professor Francenilson da Silva, 45. Há 27 anos, Francenilson mora na rua das Violetas, no conjunto do Dnocs. Ele conta que todos os anos sofre com o problema de alagamento. “Perdi tudo. Desde segunda que não entro em minha casa. TV, fogão, geladeira, documentos, tudo. Só me restou a roupa do corpo”, relatou.Guerra.

Corpo é achado no leito do Rio Potengi em Ielmo Marinho


Um homem aparentando 40 anos, ainda não identificado, foi encontrado por populares no leito do Rio Potengi na tarde desta quarta-feira (26), em Ielmo Marinho. De acordo com informações da polícia militar do município, o Corpo de Bombeiros deverá fazer a remoção, já que o local é de difícil acesso. Em seguida, o Itep fará a necropsia para identificar a causa da morte.

Segundo o soldado Fábio, da Delegacia Municipal de Ielmo Marinho, o óbito foi causado possivelmente pela cheia do rio, que gerou forte correnteza e arrastou o homem. Com a normalização do nível, o corpo foi descoberto por moradores de uma área próxima, contatando a PM em seguida.

RN tem pelo menos seis áreas afetadas pelas chuvas


Em breve encontro realizado na noite desta terça-feira (25) com a governadora Rosalba Ciarlini, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas apresentou à chefe do Executivo estadual os resultados das chuvas dos últimos dias no estado.

Na oportunidade, o Coronel Elizeu Dantas relatou as ações de vistoria que estão sendo realizadas pela Defesa Civil Estadual nas áreas de risco do Rio Grande do Norte. Entre os locais fiscalizados pela Corporação estão: Vale do Apodi, Ipanguaçu, Vale do Assu, Tangará, Jucurutu, São Paulo do Potengi, entre outras.