sábado, setembro 18, 2010

Vivaldo realiza a passeata da recordação, em Jardim do Seridó

Foi na noite desta quinta-feira (16), em Jardim do Seridó, que o ex-governador e candidato a deputado estadual, Vivaldo Costa (PR), uniu o ex-prefeito Dr. Edimar Medeiros e o ex-vice-prefeito Zé da Noite, no seu palanque.
e percorreu as ruas da cidade, na Passeata da Recordação. Além de Dr. Edimar e Zé da Noite, participaram da mobilização de Vivaldo, o ex-vice-prefeito Dr. Anchieta, os vereadores Anchieta Júnior e Aninha de Ozires, além dos suplentes Daguia do Picolé e Dormiro da Saúde.

No discurso, Vivaldo apenas pediu votos para ele e João Maia, já que seu grupo político não vota em Rosalba Ciarlini, sua candidata, para governadora. “Aqui em Jardim do Seridó, em respeito aos meus correligionários, eu só peço dois votos: para mim e João Maia”.
Prevendo a vitória de Rosalba no município, Vivaldo disse que se ela ganhar o mérito não será do padre. “Se Rosalba ganhar aqui em Jardim do Seridó, é porque o povo quer votar nela, não é por conta do padre”

Foi aí que Vivaldo firmou seu compromisso com o grupo de Dr. Edimar, e criticou a administração do padre. “Diante mão eu quero dizer que em 2012 estarei ao lado de Dr. Edimar, Zé da Noite e todos os meus amigos de Jardim do Seridó. O povo não está satisfeito com a administração que aí está”.

Prefeito e vereadores de Parelhas agradecem o trabalho de Rogério no município

O deputado federal candidato à reeleição, Rogério Marinho foi recebido pela classe política da cidade de Parelhas nesta sexta-feira (17). Reunidos com lideranças comunitárias locais, o prefeito Francisco Assis de Medeiros, a vereadora Maria da Guia e o presidente do diretório municipal do PSDB, Carlos de Araújo, agradeceram o deputado da educação pelo trabalho desenvolvido na cidade.

O prefeito destacou a atuação do parlamentar e afirmou que Parelhas está do lado de quem trabalha pelos parelheses. “Mesmo sem ter o apoio formal e político da nossa cidade, Rogério atendeu nosso pedido e destinou uma emenda de R$ 130 mil reais para pavimentação e urbanização da Comunidade José Gomes. Isso é fazer política de verdade, pensando no benefício do povo e não em interesses individuais”, disse o prefeito.

O trio entregou uma carta de reivindicações ao deputado, que assinou embaixo, firmando o compromisso de mais trabalho pela cidade no seu segundo mandato como deputado federal. O documento pede recursos para construção de pista de caminhada e urbanização do Balneário do Boqueirão, saneamento básico do bairro de São Sebastião, quadra de esportes na comunidade Sussuarana e a criação de um centro cultural na comunidade Quilombola de Boa Vista dos Negros, além do grupo do grupo de idosos de Parelhas.

Fábio Faria participar da cavalgada em comemoração ao padroeiro de São Vicente

O deputado federal Fábio Faria começou a agenda deste sábado (18) pela região Seridó, e participou de uma cavalgada na cidade de São Vicente, ao lado do vereador Erivan Freitas, presidente da Câmara Municipal. O evento contou com a presença de cerca de mil pessoas, que acompanharam a missa do vaqueiro e seguiram pelas principais ruas da cidade. Em São Vicente, Fábio Faria também conta com o apoio dos vereadores José Vander, Raimundo Nonato e Betinho Fernandes.

Amanhã, a programação será no Litoral Norte, começando às 10h em Touros, nas comunidades de Santa Luzia e Vila Assis. Fábio Faria também vai a Rio do Fogo, Maxaranguape e encerra a agenda do dia em Extremoz.

Lauro Maia percorre oito municípios neste final de semana

No início da manha deste sábado (18), o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB) visitou a feira livre do município de Pau dos Ferros. O filho do deputado estadual Lavoisier Maia (PSB) cumprimentou os feirantes que estavam no local e caminhou ao lado de amigos.

Em seguida o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB) visitou a comunidade de Melancias, zona rural do município de Apodi. O filho do deputado estadual Lavoisier Maia (PSB) foi recepcionado no município pelos vereadores Paulo de Telécio e Júnior Carlos, pelo ex-prefeito Simão, pela diretora do hospital local, Solange e por eleitores.

Amanhã o filho do deputado Lavô percorre os municípios de Rui Barbosa, São Tomé, Santa Maria, Pureza e Touros, onde participa de uma grande carreata seguida de comício.

“Quero percorrer todo o Rio Grande do Norte apresentando as minhas propostas para a Assembleia Legislativa do Estado. Somente visitando as comunidades posso trabalhar para o benefício de todos”, disse Lauro Maia.

Vereadores do PSB votam em Garibaldi para o Senado

Os  vereadores de Natal, Enildo Alves e Bispo Franciso de Assis (ambos PSB) declaram ontem (16) apoio à reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) ao Senado. Os dois políticos recomendaram o voto aos seus correligionários se baseando na grande lista de serviços prestados que Garibaldi tem em favor do povo potiguar.
Enildo, que é líder da prefeita Micarla de Souza (PV) na Câmara Municipal, justificou a adesão ao nome de Garibaldi dizendo que esta foi uma decisão coerente e natural, já que o senador representou muito bem o Rio Grande do Norte na condição de presidente do Senado e também em outras ocasiões. “Garibaldi tem o nosso apoio porque defende o estado no congresso e tem um histórico de muito trabalho. Apoiar sua reeleição era um processo comum”, explicou.
Já o vereador Bispo Francisco endossou o apoio alegando que Garibaldi ajudou os grupos religiosos quando intercedeu em favor da regularização da rádio que pertence à Assembleia de Deus, a Nordeste Evangélica (AM 900 kHz). “Embora essa radio não seja ligada a nós que fazemos parte da Igreja Universal, isso mostra a sensibilidade que Garibaldi tem perante as pessoas. É um homem de luta, trabalhador e que defende os interesses do Rio Grande do Norte e é por isso que o meu segundo voto é dele”, atestou o vereador.

Ezequiel recebe adesão de vereadores e lideranças de Baía Formosa

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) esteve em mais uma caminhada nesta quinta-feira (16) em Macaíba, ao lado da prefeita Marília Dias (PMDB) e dos vereadores. Após a mobilização, Ezequiel pegou a estrada do Agreste e foi receber a adesão dos vereadores José Marcelino e Wagner Silva, ambos do PTB. Ex-candidato a vice-prefeito em 2008, Francisco Soares, que preside o PTB em Baía Formosa também anunciou apoio ao deputado.

“Quero deixar claro que eu terei compromissos também com o povo de Baía Formosa. Quero renovar meu mandato na Assembleia Legislativa para continuar como voz em defesa da saúde, segurança, educação e melhoria na infraestrutura. Sou um deputado atuante e um dos que mais requisita benefícios para as cidades do Rio Grande do Norte”, frisou Ezequiel. O deputado também recebeu a adesão dos presidentes da Colônia de Pescadores e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Anderson e Jailson, respectivamente.

Kelps Lima participa de reunião em Macaiba

O advogado Kelps Lima participou de reunião no município de Macaiba na noite desta sexta-feira em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Além de uma reunião promovida num ginásio da cidade pelos seus aliados Eduardo Rodo e Mano Targino, Kelps fez comício no centro de Macaíba.
Mano Targino e Eduardo Rodo convocaram os eleitores a comparar o perfil de Kelps com o inúmeros outros candidatos que estão se apresentando na cidade. “Kelps não fará como muitos que chegaram aqui, tiveram grande votação quatro anos atrás e despareceram de Macaíba”, atestou Mano Targino.

Tomba visita Sitio Novo pela Segunda Vez

Na última quarta-feira, o candidato a deputado estadual Luiz Antônio Lourenço de Farias, Tomba, esteve no município de Sitio Novo pela segunda vez. A primeira passagem do candidato ao município aconteceu no Distrito da Serra da Tapuia.  desta vez o candidato de Iberê no trairi fez comício no centro da cidade. Ao lado do ex-prefeito Francisco Hudson Xavier, o "Hudinho", o ex-vereador Richardson Cunha, o "Neném", e demais lideranças de Sítio Novo. Tomba caminhou até o  palanque, cumprimentando a todos.

Wober pede para que o seu voto seja ‘casado’ com o de Iberê

O governador e candidato a reeleição Iberê Ferreira de Souza e o deputado estadual Wober Júnior, que é candidato à Câmara Federal, fizeram dupla, ontem, em campanha pela região Agreste do Estado. Ambos sairam da residência oficial por volta das 17 horas, com destino ao município de Jundiá, onde participaram de carreata e comício. A movimentação política se estendeu ainda pelos municípios de Espirito Santo, Várzea e Santo Antônio, onde milhares de pessoas se reuniram em praça pública para ouvir a mensagem do governador-candidato a reeleição. 

A maratona pelo Agreste teve também a participação da ex-governadora Wilma de Faria, candidata ao Senado, e do seu companheiro de chapa, Hugo Manso, além dos candidatos a deputado estaduais, como Ezequiel Ferreira de Souza, Cláudio Porpino, Gustavo Fernandes, Fernando Mineiro e lideranças políticas locais.

Nos vários discursos que realizou, Iberê reafirmou a sua convicção de que irá para o segundo turno e disse que o povo vai escolher entre os que trabalharam ao lado de Lula e estão com Dilma para avançar e aqueles que foram contra o Prouni, chamavam o Bolsa Família de “bolsa-esmola” e tentaram, de todas as formas, destruir o que Lula construiu em oito anos.

Único candidato a Federal a participar do evento ao lado do governador-candidato a reeleição, Wober Júnior pediu que o seu voto fosse "casado" com o de Iberê e, referindo-se a candidata do DEM, Rosalba Rosado, destacou que o Agreste não pode votar errado, pois, caso ela seja eleita, os demais municípios do Rio Grande do Norte vão sofrer por quatro anos, como Natal tem sofrido por conta da gestão da prefeita Micarla de Sousa.

Convite


Para participar basta levar uma lata de leite em pó que será doada a uma instituição de caridade.

O LIVRO

CAMINHOS DO SUCESSO - A realização ao seu alcance é uma obra cujo objetivo principal do autor, foi orientar e despertar nas pessoas algumas características, habilidades, virtudes e atitudes consideradas importantes para o pleno desenvolvimento de seus talentos e competências em busca da realização de seus sonhos e do sucesso. 

O Autor aborda temas como a felicidade, o autoconhecimento, a importância do foco e da disciplina para realização dos objetivos. Ele trata ainda sobre virtudes e sobre mudanças. È é uma obra diferenciada, pois tem uma linguagem objetiva e clara, permitindo que o leitor aprenda de maneira rápida e fácil o conteúdo de cada capitulo.
É um livro para todos. Uma lição de vida, onde o autor desmitifica a idéia de que o sucesso é algo de poucos ou azo do destino.

É bem verdade que este livro não pretende ser um manual de regras para o sucesso, ou para a felicidade. Entretanto, acredito que as orientações contidas neste livro, os quais representam estudos e experiências vividas pelo autor, podem colaborar de forma efetiva para a vida profissional e pessoal daqueles, que buscam O DOMINIO DA VIDA.
O AUTOR

Kleber Cavalcante de Sousa, administrador de empresas, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, pela FACEX. Trabalhou em empresas Nacionais e Multinacionais, na área comercial, durante os últimos 15(quinze) anos, com enfoque na gestão de pessoas e negócios. Atua em organizações do terceiro setor, há 10 (dez) anos, em especial as organizações ligadas à educação e desenvolvimento de jovens, em destaque a Ordem DeMolay, na qual atuou como coordenador estadual. Colaborador do Jiqui Country Clube. Atualmente Graduando do Curso de História da UFRN, Professor Universitário do Curso de Administração de Empresas, Consultor e palestrante nas áreas de liderança, gestão, motivação, carreira, desenvolvimento humano, desenvolvimento de equipes, varejo e marketing pessoal. Exerce ainda Presidência do Instituto Potiguar de Defesa do Consumidor – IPDCON.


Contatos:
84 9986-2873/84 8862-7374
ksnat@hotmail.com      
twitter:@klebernatal



Município ganha Centro de Referência de Controle de Qualidade da Água

O Consórcio Intergestores Vale Unido (G - 12), que reúne 12 prefeituras do Vale do Açu, anunciou o investimento de R$ 1,8 milhão para implantação de um Centro de Referência em Ações de Controle de Qualidade da Água, no município de Assú. O assunto foi discutido essa semana entre técnicos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o prefeito Ivan Lopes Júnior.


Os técnicos visitaram a comunidade rural de Santa Clara, onde o projeto será implantado. A visita teve o caráter de definir o espaço físico onde o empreendimento será construído.



No dia 12 de agosto passado, o prefeito Ivan Júnior teve audiência com a coordenação regional da Funasa, em Natal. Na oportunidade, tratou de encaminhamentos com respeito à implantação da obra que será inédita em termos de Rio Grande do Norte. O Centro foi discutido num primeiro instante em janeiro deste ano entre o prefeito e o coordenador do órgão, José Antônio de Abreu.

O ato oficial de celebração do convênio aconteceu no dia 6 de janeiro. A discussão sobre o empreendimento começou em 2009, quando uma equipe técnica do departamento de qualidade de água da Fundação esteve em Assú para uma visita técnica.

O projeto completo custará R$ 1,8 milhão. Desse total, R$ 1,710 milhão será aplicado com recursos do Governo Federal através da Funasa e R$ 90 mil como contrapartida da Prefeitura. Além disso, a Funasa investirá outros R$ 600 mil na aquisição e instalação de equipamentos. 



O poder público está escolhendo o espaço geográfico no qual a obra se assentará. A expectativa é de que a edificação do Centro de Referência possa ser iniciada no primeiro semestre de 2011. 


O Município deverá também buscar entendimento com entidades e instituições que possam ser parceiras na iniciativa, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Rosalba em São Paulo do Potengi

A grande manifestação de apoio para que Rosalba vença logo no primeiro turno foi dada nesta sexta-feira (17), em São Paulo do Potengi. O ex-prefeito Naldinho e o prefeito atual, José Azevedo, subiram no palanque da Rosa.
O gesto de civilidade conseguiu acalmar os ânimos dos eleitores dos dois líderes. No discurso, o senador Garibaldi Filho disse que a multidão era maior do que qualquer diferença política, reconhecendo que São Paulo do Potengi realizou o maior comício da campanha de Rosalba. "As manifestações do povo são legítimas porque confirmam a liderança de um e de outro", afirmou.
Dizendo que não é fácil reunir forças opostas, o senador José Agripino agradeceu as duas lideranças pela manifestação de apoio a Rosalba. Para ele, tanto Naldinho quanto Azevedo credenciam o município, através de seus seguidores, a ter atenção especial do governo Rosalba
Já Rosalba, considerou que a multidão em praça pública esperando os discursos deu prova de confiança nas propostas da Força da União. Na vontade de mudar o RN. "Esse é um momento cívico. É a democracia com justiça social e liberdade pregada por monsenhor Expedito", conceituou, dizendo que quer governar com coragem e determinação ao lado do povo.
Como senadora, Rosalba é autora do projeto que cria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de São Paulo do Potengi. Como governadora, disse que investirá na educação em todos os níveis.
Antes de chegar a São Paulo do Potengi, Rosalba participou de carreata, passeata e comício em São Pedro, Rui Barbosa, Barcelona, São Tomé e Lagoa de Velhos.

"Dia D de combate à corrupção eleitoral"

Nesta segunda-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e a Procuradoria Regional Eleitoral, em ação conjunta, realizarão o "Dia D de combate à corrupção eleitoral", voltado para esclarecer dúvidas da população sobre o processo eleitoral, crimes eleitorais, importância do voto e o papel de todos na fiscalização do pleito.

O evento será na Praça de Alimentação do Norte Shopping, às 13h, e contará com a presença do Procurador Regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, do juiz auxiliar da propaganda Aurino Vila, e do juiz diretor do Fórum Eleitoral da Capital, Homero Leichner. Durante a ação, serão realizadas palestras curtas sobre o tema, além de um grupo teatral que encenará uma peça sobre a compra de votos.

No Norte Shopping, no período de 10 às 16h, o eleitor poderá também retirar a segunda via do seu título, além de obter esclarecimentos sobre o tema e poder fazer denúncias. Serão distribuídas ainda “Cartilhas do eleitor”, adesivos e a “colinha”, para que o eleitor possa anotar os números dos candidatos de sua preferência e levar na hora de votar.

Cresce mercado de trabalho para deficientes físicos no RN

Superação. Esta é a palavra de ordem para os portadores de deficiência física que procuram o mercado de trabalho. E apesar dos preconceitos e limitações, atualmente estão sobrando vagas de emprego para essas pessoas.

Pelo menos, é o que garante um dos administradores da Associação de Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (ADEFERN), José Odon. Segundo ele, o trabalho de capacitação desenvolvido pela instituição contribui para diminuir a distância que separa os portadores de deficiência física das pessoas consideradas normais.

Capitão da PM diz que foi agredido por Sargento Regina e seu segurança

O capitão Francisco Heriberto Rodrigues Barreto, do 5º Batalhão de Polícia Militar, negou as acusações de agressão feitas pela vereadora licenciada e candidata à deputada estadual, Sargento Regina nesta sexta-feira (17). Procurado pela reportagem do DN Online, o capitão alega ter sido agredido fisicamente pela vereadora e por um de seus seguranças. O fato teria acontecido durante uma visita da candidata ao 5º Batalhão da PM, por volta das 11h.

De acordo com o capitão, durante a visita da vereadora ao batalhão ela teria citado alguns dos vídeos publicados no youtube. Neste momento, o capitão disse ter questionado a candidata sobre uma citação em um dos vídeos em que ela faria menção ao seu nome.

Segundo Rodrigues, ela teria se voltado contra ele e começado a agredi-lo verbalmente, afirmando que se referia a ele sim no vídeo. Ele afirma ainda que durante a discussão ela teria dado um chute em sua perna, quando um de seus seguranças deu um soco em suas costas, que o fez cair contra uma parede, ferindo seu braço.

Além disso, o capitão Rodrigues diz que a vereadora o ameaçou de morte. “Ela veio para cima de mim, me agrediu e me ameaçou. Ela gritava e dizia que ia tirar as minhas estrelas, que eu não merecia estar ali”, afirmou o capitão.

O capitão registrou ocorrência, no 10º Distrito Policial por agressão, lesão corporal e ameaça de morte. Além de ter enviado relatório para o Comando Geral da Polícia Militar para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Tirica concede entrevista exclusiva



Nascido em Itapipoca, no interior do Ceará, Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, nacionalmente conhecido pelo seu nome artístico Tiririca, é uma das surpresas desta campanha eleitoral. Será, ao que tudo indica, um dos candidatos mais votados no estado de São Paulo, quiçá do Brasil. A expectativa é que ele ultrapasse a marca de um milhão de votos. Ele disputa com 1.168 pessoas uma das 70 vagas na Câmara dos Deputados pelo Partido Republicano (PR) com o slogan “Vote Tiririca, pior que tá não fica”.

A sua propaganda gratuita eleitoral é tão polêmica quanto a sua candidatura que foi vista inicialmente como uma afronta ao Congresso. Ao som da paródia da música que o consagrou, Florentina, ele diz frases como “o que é faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto” e “se você está cansado de quem trambica, vote no Tiririca”. Leia a entrevista exclusiva com o candidato feita pelos Associados PE- Diário de Pernambuco:

Tiririca, como surgiu a ideia de sair candidato?
Eu recebi o convite do Partido e fui conversar com minha mãe que achou que a ideia poderia ser boa, porque se for eleito, poderei ajudar as pessoas que precisam.

Por que escolheu o PR para se candidatar?
Porque foram eles que me convidaram.

O que você pode destacar na sua personalidade que pode ajudar na Câmara dos Deputados, caso seja eleito?
O caráter e a vontade de lutar pelo o que é certo, é justo. Na minha vida não consegui nada fácil, mas nunca desiste de lutar honestamente.

Você sempre teve a simpatia das pessoas com seu trabalho humorístico. Você não acha que esse tom de brincadeira com a política e com o cargo pretendido, que você tem apresentado, é contra o que a sociedade espera: um candidato que leve o país a sério, que não brinque com algo tão importante?
Não. Acho que as pessoas estão cansadas de tantas promessas e depois não veem nada cumprido. Sinto e vejo nas ruas porque estamos fazendo "corpo a corpo", que as pessoas veem em minha candidatura uma esperança de melhora e é isso que eu quero fazer: ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Na propaganda eleitoral gratuita, você diz que não sabe o que fazem os deputados federais. Você nao vai procurar saber antes de chegar lá ou isso é só o discurso do personagem?
É só um discurso do personagem. Coisa do marketing da campanha.

A primeira das suas propostas apresentadas no seu site é elaborar projetos contra a discriminação dos nordestinos. Que tipo de projetos serão esses?
Elaborar uma lei, parecida com a de racismo, sabe? Poxa, foram nossos conterrâneos que edificaram São Paulo, por exemplo. Eles, como todas as pessoas, merecem respeito de todos.

Você sofreu muito preconceito por ser nordestino?
Não muito.

Acredita-se que você receberá mais de 1 milhão de votos, superior ao do falecido Enéas, e, com isso, sete das 70 vagas na Câmara dos Deputados. Ou seja, 10% serão eleitos com a ajuda de seus votos (coligação PT-PR). Você acha que pode realmente contribuir com o país?
Olha, eu entrei para ajudar as pessoas e acredito que sendo deputado federal posso ajudar muito. É isso que eu acredito que vá contribuir com o país.

O que acha da tentativa inicial do TRE de barrar sua candidatura?
Acho que a justiça foi feita. Estamos fazendo uma campanha limpa, não estamos ofendendo ninguém.

A sua candidatura é um projeto político do partido para conseguir mais representação, já que ao que tudo indica você será muito bem votado, ou é realmente um apoio a sua candidatura e aos seus projetos?
Acho que as duas coisas.

Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco

Diário de Natal celebra 71 anos

Um jornal aprovado por mais de 80% dos leitores e reconhecido pela sua imparcialidade e credibilidade. É assim que o leitor natalense vê o Diário de Natal, este jovem senhor que completa hoje 71 anos de circulação ininterrupta. As informações são resultado do levantamento realizado pela Consult Pesquisas, entre os dias 2 e 6 de agosto de 2010, que ouviu uma amostra de 400 leitores de jornal de diversos bairros, faixas etárias e níveis de renda na capital sobre o veículo.

De acordo com a pesquisa,entre os jornais impressos em circulação na cidade, o DN é o jornal preferido de 34,3% dos leitores, o que lhe dá a vice-liderança consolidada. Do total de leitores, 46,5% acham o Diário um ótimo ou bom jornal e 71,9% consideraram positivas (ótimas, boas ou regulares) as mudanças realizadas no veículo no último ano, como a adoção do formato berliner e de uma linha editorial de maior prestação de serviço e cobertura do dia a dia da cidade, além da circulação também às segundas-feiras e da mudança do preço, de apenas R$ 1, todos os dias da semana.

A nova versão do Diário de Natal,lançada no mercado jornalístico do Rio Grande do Norte em maio de 2009,é fortemente aprovada pelos leitores em seus mais diversos aspectos, o que mostra que a ousadia dos Diários Associados, ao investir em uma nova proposta para atender ao natalense com informação jornalística, teve o respaldo da população. No que se refere à redação, o estilo
jornalístico do produto é aprovado por 80,4% dos leitores, mesmo índice de aprovação da avaliaçãodas matérias apresentadas.

O modelo e o formato do DN, idêntico ao de alguns dos principais jornais mundiais, como Le Monde (França), The Guardian e The Independent (Inglaterra), Expresso (Portugal), La Republica (Itália), El Clarín (Argentina), e do Brasil,como o Zero Hora (RS), Correio da Bahia (BA), Diário da Borborema e O Norte (PB), é aprovado por 79,6% dos leitores, e o preferido de 56,6% deles. As
principais qualidades do formato destacadas pelos entrevistados foram praticidade e conforto no manuseio, além de objetividade nas matérias publicadas, maior facilidade de visualização das matérias e anúncios e melhor projeto gráfico.
Informações Diário de Natal

Olho d'Água dos Borges comemora 81 anos

Com pouco mais de 4.500 habitantes e localizado na região do Alto Oeste, o município de Olho d'Água do Borges está comemorando 81 anos de emancipação política e administrativa. A programação iniciou ontem, 17, e encerra na segunda-feira, 20.

De acordo com o calendário das atividades festivas em alusão à data, definido para o período, ontem houve o lançamento da Exposição Fotográfica do Município, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) em parceria com a prefeitura. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo, a partir das 19h, com grande participação popular.

Hoje, 18, a partir das 19h, na praça Joaquim Vitor, haverá show de louvor e culto em comemoração ao Dia do Evangélico, organizado pelas igrejas evangélicas do município, com apoio da municipalidade.

Na segunda-feira, 20, data do aniversário da cidade, a programação começa logo cedo, às 7h, com alvorada e Missa de Ação de Graças na Capela de Nossa Senhora da Conceição. Às 16h, desfile cívico com participação das escolas e, a partir das 21h30, shows com as bandas locais Xote Pegado, Forró do Momento e as atrações banda Capim com Mel, Caçula Benevides e durante a festa a participação do cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas.

A terra, que teve como fundador Joaquim Borges da Siqueira na década de 20, tinha como característica um potencial hídrico de olhos d'águas. A Fazenda Olho d'Água, sua primeira edificação complementou o sentido do nome dado ao lugar.

Em 20 de setembro de 1929, a celebração de missa em ação de graças à realização da primeira feira estabeleceu a fundação da comunidade, mas somente em 15 de dezembro de 1963 foi emancipada.

Agricultura e pecuária de subsistência, pequenos comerciantes e informalidade fomentavam sua economia. Atualmente, pequenos e médios empreendedores fortalecem o comércio e a prestação de serviços, com destaque para a organização civil através de associações comunitárias, que em parceria com o poder público municipal vêm garantindo fonte de renda familiar, como é o caso das associações comunitárias rurais (produção orgânica sustentável) e associação e colônia de pescadores (criação de pescado de água doce em cativeiro, normatização da pesca, legalização do pescador).

Suspeita de superfaturamento em Baraúna

O prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento, e o dono da Construtora Consplan - Construções Planejamento Imobiliário Ltda, Patrício Oliveira, terão muito que explicar ao Ministério Público Estadual (PM), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aos 23 mil habitantes do município.
As desconfianças foram percebidas pelos promotores de Justiça e os vereadores de Baraúna quando observaram a prestação de contas no TCE, referente ao ano de 2008. A Consplan venceu todas as licitações para obras públicas no município de Baraúna.

Uma se destaca pelo valor: R$ 11.508.900,00 para calçar as ruas da cidade. Considerando que o metro quadrado de calçamento construído com areia lavada e pedra de calcário custa em média R$ 30,00, este valor daria para calçar pelo menos 400 mil metros quadrados, três vezes do que o existente de ruas para calçar na cidade.
Ainda mais grave é o fato da obra está sendo feita com material de péssima qualidade e inadequado para o tipo de construção. Ao invés de areia lavada, a empresa Consplan está colocando arisco (foto). "Usando material ruim, o custo do metro quadrado construído cai pela metade, gerando um grande prejuízo ao erário e ao cidadão", denuncia o vereador Edson Barbosa, do Partido Verde.

O empresário Geilson Medeiros, que é construtor, disse que "o preço da carrada de areia lavada custa em torno de R$ 400,00 entregue na cidade de Baraúna. Já o arisco não passa de R$ 50,00 na cidade". A troca feita pela empresa faz baratear em mais de 50% o custo do metro quadrado de calçamento. Quando os carros passam nas ruas, o calçamento afunda. Foi o que aconteceu com o carro do Ministério Público Estadual há poucos dias.
Outro detalhe mostrado aos promotores de Justiça e ao TCE, que ajuda a compreender a denúncia de que houve fraude, é o fato de que todas as licitações de obras públicas realizadas em 2008 foram vencidas pela Consplan, tendo como concorrente outras quatro ou cinco empresas do círculo de amizade do prefeito Aldivon Nascimento.
Somando todos os contratos, o valor chega a R$ 13,1 milhões, considerando que as obras estão sendo tocadas para serem concluídas num período de 24 meses, a empresa está faturando por mês mais de meio milhão de reais na Prefeitura. Somando os valores de todos outros contratos de compras e obras, não soma 15% do total ganho em contrato pela Consplan.


Os contratos com fortes indícios de superfaturamento já estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual através de denúncias formuladas pelo empresário Geilson Oliveira e uma Ação Popular movida há cerca de dois meses contra o prefeito Aldivon Nascimento e seus auxiliares. Na Ação Popular, a Justiça já afastou o engenheiro Isoares Martins, dos quadros da Prefeitura.


Neste caso, a denúncia da Ação Popular se baseou na afirmação de que o prefeito Aldivon contratou, através de licitação fraudada, a empresa Aquaparque Ltda para fazer a limpeza da cidade por R$ 58 mil/mês. A empresa, na verdade, apenas emitia a nota fiscal, ficava com R$ 18 mil e devolvia o restante ao prefeito Aldivon Nascimento, através de pagamentos de contas.

Quem denuncia é o dono da empresa Aquaparque, que está registrada no nome de Deikson Ronaly F. de Oliveira, mas na verdade pertence à Geilson Oliveira, peça-chave nas denúncias contra o prefeito Aldivon Nascimento e seus auxiliares.

Um dos promotores que investiga o caso, Armando Lúcio Ribeiro, disse que somente no contrato da limpeza pública o prefeito estava desviando pelo menos R$ 30 mil. Além deste contrato suspeito, existem vários outros que também estão sendo investigados.