terça-feira, janeiro 18, 2011

Associação de Apoio aos Presos é criada em Parelhas

Mais uma Associação de Proteção e Apoio aos Condenados (APAC) foi criada juridicamente no Rio Grande do Norte, no município de Parelhas, na quinta-feira, 13.



A criação da Apac Parelhas foi incentivada pelo programa Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, com o apoio do Ministério Público, e é a segunda a ser implantada no Estado. A inauguração das instalações físicas da Associação acontecerá ainda nesse semestre.

Na ocasião, estiveram presentes membros do Ministério Público Estadual; a procuradora de Justiça Valdira Câmara; a promotora de Justiça Uliana Paiva; o presidente do Conselho da Comunidade de Parnamirim, Kleber Pinheiro; e o juiz membro do Programa Novos Rumos na Execução Penal da Comarca, Marcus Vinícius Pereira Júnior.

A APAC - A Apac nasce dos esforços das autoridades locais e estaduais e tem a proposta de ressocializar infratores, desenvolvendo elementos fundamentais como: ajuda mútua, trabalho, família, religião, participação da comunidade, assistência jurídica, valorização humana e formação profissional.

Uma das vantagens do método Apac é a redução de custos com o detento, que cai de quatro salários mínimos (necessários no sistema tradicional) para apenas um, possível através da formalização de convênios e do trabalho voluntário que é exercido pelos diretores das unidades.

Com a metodologia apaqueana, há uma queda nos números de reincidência, pois o índice de ressocialização no novo método chega a 90%, enquanto que no sistema tradicional o índice é de 15%.
Fonte: TJRN

Pai acusado de matar filho a golpes de faca e picareta em Mossoró

A cidade de Mossoró registrou mais um final de semana violento com a entrada de oito corpos no Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), com destaque para três assassinatos em bairros diferentes da cidade. Um deles, segundo apurou a polícia, o pai está sendo acusado de ter matado o filho a golpes de faca e picareta.

Gretchen faz apresentação no Circo Facilita em São José do Mipibu

O município de São José do Mipibu recebeu na noite deste sábado (15), a eterna rainha do rebolado, a cantora Gretchen foi a atração principal do Circo do Facilita. Apesar de não estar presente na grande mídia nacional atualmente, a cantora fez uma apresentação super animada e com muito simpatia mostrou sua bela forma, cantando e dançando vários de seus sucessos, interagindo com uma platéia animadíssima, que lotou as cadeiras e as arquibancadas do circo para ver de perto a eterna rainha do rebolado.
Fonte: Mipibu em Foco

10ª Edição da Copa Robinson Faria

Até o próximo sábado, dia 22 de janeiro, os dirigentes de clubes de futebol amador poderão inscrever as equipes para participarem da maior e melhor competição de futebol amador do Estado do RN, que é a Copa Robinson Faria de Futebol. 

Mais de 220 mil potiguares não se cadastraram na tarifa social da Cosern

Segundo dados da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), 228.833 residências no RN ainda não regularizaram o cadastro de Baixa Renda na companhia. Dos 948 mil clientes residenciais no Rio Grande do Norte, 453 mil são de baixa renda e tem direito a desconto na conta de energia elétrica previsto no Programa Tarifa Social. Para não perder o benefício, eles precisam se recadastrar. Conforme tabela divulgada pela companhia, o benefício de quem consome 80 kwh ou mais e não se recadastrar será suspenso em janeiro; de quem consome mais de 68 kwh será suspenso em abril; de quem consome mais de 55 kwh será suspenso em julho; de quem tem média de consumo maior que 30kwh será suspenso em outubro; e menor ou igual a 30 kwh será suspenso em dezembro de 2011. Pela lógica, quem consome menos terá mais tempo para se recadastrar.

Os clientes que não efetuarem o cadastramento nas datas informadas perdem o benefício.A partir deste mês, os descontos, que variam de 10 a 65%, começarão a ser suspensos, de forma gradual. A Cosern afirma que só com o término dos prazos será possível informar quantos consumidores deixarão de ter acesso ao benefício no estado. O recadastramento pode ser realizado nas agências de atendimento da Cosern ou através do teleatendimento 116 (gratuito). É preciso informar o NIS (Número de Identificação Social). Índios que não possuem CPF ou RG devem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) e o NIS. Os quilombolas devem apresentar CPF, RG e o NIS.

Substituído em janeiro de 2010, o critério deixou de ser consumo de energia e passou a ser renda familiar per capita. As companhias energéticas teriam 12 meses para colocar em prática as novas regras estabelecidas pelo governo federal e aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Agora, para ter acesso ao desconto na conta de energia elétrica, o consumidor deve ter renda familiar média de até meio salário mínimo per capita e estar cadastrado em algum programa social, como o Bolsa Família, por exemplo.


Morre pai da governadora Rosalba Ciarlini

Faleceu no início da manhã de hoje (18) o senhor Clóvis Ciarlini, 87 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava em casa, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O médico da família, Cleanto Rego, foi chamado imediatamente, assim como atendimento do SAMU. Foram feitas manobras de reanimação, mas sem êxito.

Clóvis Ciarlini foi casado com Maria da Conceição (Conchecita) Ciarlini (falecida em 2004). Eles tiveram nove filhos: Rosalba, Ruth, Rosina, Rejane, George, Clovis, Rosangela, Pedro Ciarlini (falecido) e Conchecita (falecida); 22 netos e seis bisnetos.

Clóvis Ciarlini foi casado com Maria da Conceição (Conchecita) Ciarlini (falecida em 2004). Ele tiveram nove filhos: Rosalba, Ruth, Rosina, Rejane, George, Clovis, Rosangela, Pedro Ciarlini (falecido) e Conchecita (falecida); 22 netos e seis bisnetos. 

Secretariado emite nota de solidariedade à Governadora

Os Secretários de Estado e dirigentes dos Órgãos Superiores da Administração do Estado do Rio Grande do Norte manifestam seu pesar à Governadora ROSALBA CIARLINI ROSADO, presentes e solidários em sua tristeza pela morte do Senhor CLÓVIS CIARLINI, seu pai.

Temos certeza de que a Governadora ROSALBA, mesmo na dor pela perda certamente irreparável, saberá superar-se em fortaleza e esperança no serviço à nossa terra e à nossa gente, e para isso contará, também neste instante de saudade, com o irrestrito apoio de todos os seus auxiliares.

Natal, 18 de janeiro de 2011.
ROBINSON FARIA
OBERY RODRIGUES
LUIZ EDUARDO CARNEIRO COSTA
KÁTIA PINTO
ALDAIR ROCHA
JOSÉ AIRTON DA SILVA
RAMZI ELALI
MANOEL PEREIRA
CARLOS ALBERTO ROSADO
BETÂNIA RAMALHO
THIAGO CORTEZ
ALEXANDRE MULATINHO
TATIANA MENDES CUNHA
FRANCISCO MELO
PAULO DE TARSO FERNANDES
MIGUEL JOSINO
GILBERTO JALES
BENITO GAMA
DEMÁTRIO TORRES
ESDRAS ALVES
ISAURA ROSADO
DOMÍCIO ARRUDA
 

Holanda e Mulambo seguem na briga pela classificação

Mais uma noite de jogos validos pela segunda rodada da VI Copa Janeiro de Futsal, o primeiro confronto da noite aconteceu entre Holanda X América. As duas equipes entraram em quadra querendo vencer já que ambas não conseguiram somar pontos na primeira rodada valida pelo grupo A. Na última partida o Holanda perdeu de 12X0 para o Futsal do Futuro já o América tomou 6X0 do São Caetano. Numa partida onde as duas equipes precisavam vencer quem saiu de quadra somando os 3 pontos foi o Holanda que venceu a partida por 5X3 com gols de Jone (1) e Josinaldo após ter se chocado com a parede no último jogo marcou 4 vezes. O America descontou com Jeovani que marcou os 3 gols da equipe.

O Holanda volta a quadra hoje para enfrentar o São Caetano que tem 4 pontos, já o America pega o Evangelista nesta sexta-feira(18) que também soma 4 pontos na competição.

No segundo confronto da noite aconteceu entre o Força Jovem X Mulambo, que também não somaram pontos na primeira rodada valida pelo grupo B. O Força Jovem perdeu para o Palmeiras por 6X2, já o Mulambo tomou 4X0 do Novo Pirassununga. As duas equipes começaram o jogo se estudando e só aos 13 minutos da primeira etapa Waltemir abriu o placar para o Mulambo. No fim com uma equipe bastante experiente o Mulambo goleou o Força Jovem por 7X1. Os gols da equipe foram marcados por Waltemir(1), Galego de Branco(3), Lenilton(2) e Flavio(1). O Força Jovem marcou descontou com Emanoel.

O Mulambo volta a quadra nesta sexta-feira(18), onde enfrentará o Cruzeiro que soma apenas 1 ponto no grupo B, já o Força Jovem praticamente desclassificado com duas derrotas seguidas e nenhum ponto ganho voltará a jogar hoje com o Novo Pirassununga que vem de duas vitória e lidera o grupo B com 6 pontos. 

Ministro da Previdência visita São Paulo do Potengi e Parelhas

Em são Paulo do Potengi o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, participou na noite deste domingo (16) da missa pelos 11 anos do falecimento do monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (1916-2000), religioso que inspirou o então governador Garibaldi Filho a criar o programa de adutoras no final do século passado.

Em Parelhas, o ministro prestigiou a festa de São Sebastião ao lado do ex-prefeito Antônio Petronilo (PMDB), o atual prefeito Francisco Medeiros (PT), da suplente de senador Ivonete Dantas e do presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Lobão Filho (PMDB).

Agressão em pleno velório de Maré

Na tarde deste domingo, 16 de janeiro, aconteceu um fato lamentável durante o velório do empresário Antônio Marcelino Dantas, o Maré Mansa, em Santa Cruz. 


O ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Zeca Pantaleão (PMDB), também esteve presente ao funeral, para se despedir de Maré Mansa, quando foi agredido pelo irmão do atual prefeito daquele município, Alexandre Costa, inclusive com uma tapa no rosto. Pantaleão ficou sem entender os motivos e saiu sem revidar. Várias pessoas testemunharam o fato.


O irmão do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Aristóteles Estevam de Medeiros Filho, acusado de agredir Pantaleão postou em seu blog a sua versão da história.



Estava no velório, juntamente com uma comitiva de Carnaúba dos Dantas, e quando as pessoas visitavam o corpo de Maré, já nos preparativos para deixar o ambiente rumo ao cemitério, me dirigi para a urna fúnebre para fazer a última visita ao amigo falecido.

Quando me aproximava, o acima nominado olhou para mim e me cuspiu na cara sem nenhum motivo aparente, ao não ser pela lista de atributos já nominadas acima. Como não sou de levar desaforo para casa, revidei e devolvi a mesma cusparada.

Foi o que aconteceu e essa é a verdade.

Carnaúba dos Dantas todinha já sabe do despreparo emocional daquele senhor. Já agrediu o ex-vereador Silvino José Dantas (já falecido) arracando-lhes inclusive as suas vestes; e, quando prefeito (2001-2004) invadiu o gabinete do ex-presidente da Câmara de Carnaúba dos Dantas, e a socos e pontapés, foi pra cima do ex-presidente Absalão José Dantas, atual vereador do município.

O seu hábito semanal é utilizar-se de uma emissora de concessão pública para denegrir a imagem das pessoas.

REPITO: Levei uma cusparada e devolvi a mesma cusparada.

O agressor, mesmo considerando seu histórico degradante, deveria respeitar a dor e os sentimentos da família do morto a qual peço desculpas em publico pelo ocorrido.


Posse

Em uma solenidade simples e pautada pela informalidade, foram empossadas na manhã desta segunda-feira (17) a diretoria e o conselho fiscal da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) que administrarão a entidade até 15 de janeiro de 2013.

Praticamente toda a diretoria e o conselho fiscal, tendo à frente o presidente, prefeito Benes Leocádio (Lajes) foram reeleitos em assembléia geral dos prefeitos realizada em 28 de dezembro de 2010.

O prefeitos Jaime Calado (reeleito primeiro vice-presidente), em seu discurso destacou a importância da continuidade do trabalho da diretoria da FEMURN e a necessidade de se aprimorar a luta em defesa da redistribuição dos royalties e da recuperação do FPM.

O presidente Benes Leocádio enfatizou o compromisso de manter a FEMURN unida, coesa, longe de disputas de caráter politico-partidárias. O presidente reeleito lembrou que a entidade tem credibilidade, está bem financeiramente, tem sido fiel aos interesses de todos os municípios e está investindo na expansão e melhoria dos serviços prestados a todos os municípios filiados.

Governadora visita Caraúbas e Dix-sept Rosado

A governadora Rosalba Ciarlini visitou na noite deste domingo (16), os municípios de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, localizados na microrregião da Chapada do Apodi. As duas cidades estão festejando o padroeiro São Sebastião, cujo dia se comemora em 20 de janeiro. A governadora estava acompanhada do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.

Caraúbas foi a primeira cidade visitada por Rosalba Ciarlini depois de empossada. "Para mim é uma satisfação muito grande Caraúbas ser a primeira cidade visitada pela nova governadora do Estado e tenho certeza de que é uma honra também para todos os caraubenses" disse o prefeito da cidade, Ademar Ferreira (PSB). Na casa do prefeito, amigos, familiares e correligionários esperam a governadora. Na oportunidade, a funcionária pública Maria Ivete de Góes entregou a Rosalba um livro contendo mais de 500 assinaturas de mulheres caraubenses admiradoras da governadora. "Durante a campanha no ano passado, fizemos um chá em homenagem a então candidata Rosalba Ciarlini. Infelizmente, os compromissos da campanha não permitiram a presença dela, mas a irmã dela, Ruth Ciarlini, veio representá-la. Daí surgiu a idéia de colher as assinaturas para entregá-la na primeira oportunidade" explicou Maria Ivete.

Depois de cumprimentar todos os presentes, a governadora, o prefeito da cidade e seus assessores seguiram para a igreja onde estava acontecendo o sexto dia da novena em homenagem ao santo padroeiro. No final da cerimônia, o prefeito Ademar Ferreira fez um discurso saudando a governadora. "Estamos felizes por receber a senhora nesta noite de oração. Vamos pedir a São Sebastião que interceda por nós junto a Deus, que nós dê força para seguirmos juntos e realizar as obras que a cidade necessita para melhorar a vida da população de Caraúbas" disse o prefeito.

A governadora retribuiu as palavras e pediu aos fiéis que orassem por ela. "peço a vocês uma corrente de oração para que Deus me dê coragem, sabedoria e fé para honrar a confiança que os eleitores desta cidade depositaram em mim. Estou muito feliz por Caraúbas ser a primeira cidade visitada e vir exatamente num dia em que o povo está unido em oração para agradecer e pedir a interseção de São Sebastião em prol dos menos favorecidos" falou a governadora. Rosalba também disse conhecer que o grande problema que atualmente afeta o município é o precário abastecimento de água. "Vamos estudar um projeto que já existe há muito tempo e que nunca saiu do papel. Mas vamos analisar com cuidado para que a obra seja feita de maneira correta e que solucione de uma vez por toda essa deficiência" explicou a governadora. Ela reforçou que assumiu o governo há 15 dias e encontrou uma situação muito difícil. "Falta recursos financeiros em todas as áreas. Mas tenho certeza que dentro de pouco tempo esse problema será sanado para ajudar a solucionar os problemas mais graves de todos os municípios do Estado" completou.

Ainda em Caraúbas, padre Jerônimo Dantas, pároco da cidade, conversou com a governadora e pediu ajuda para reparar a estrutura física da igreja. "Essa igreja vai completar 153 anos e está tomada de cupim. Precisamos acabar com eles antes que o prédio fique comprometido" explicou o padre. A governadora disse que iria enviar a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, para analisar o problema para ver o que pode ser feito.

De Caraúbas a comitiva seguiu para a cidade de Governador Dix-sept Rosado, cujo padroeiro também é São Sebastião. A governadora foi recebida pela prefeita Lânice Ferreira (PMDB). A prefeita parabenizou a competência da governadora pelo pagamento referente ao repasse do ICMS aos municípios. "Temos conhecimento das dificuldades financeiras do Estado, mas os municípios necessitam desse recurso. A senhora está de parabéns por honrar esse compromisso" disse Lânice. "Agradeço a compreensão. Queremos honrar todos os compromissos. O próximo passo é o pagamento do funcionalismo público, que será iniciado no próximo dia 28" disse a governadora.

Rosalba Ciarlini ainda caminhou pela praça da cidade onde estava acontecendo a programação cultural da festa em homenagem ao padroeiro.

Agnelo defende PDT de portas abertas para aliança com Agripino

O ex-prefeito de Parnamirim, hoje deputado estadual Agnelo Alves (PDT), esteve recentemente reunido com o senador José Agripino Maia (DEM), com quem teve uma conversa descontraída e, segundo o pedetista, sem cunho político.

Agnelo pode não ter dito a Agripino, mas falou ao Nominuto.com da sua satisfação em ter o senador do Democratas como aliado político em 2012, quando pretende apoiar a candidatura de seu filho, Carlos Eduardo Alves (PDT), para prefeito de Natal. “Se José Agripino apoiasse [Carlos Eduardo] seria ótimo. José Agripino é um dos quadros mais importantes da política do Rio Grande do Norte”, teceu elogios.

Micarla de Sousa recebe alta

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, internada desde o último dia 11 de janeiro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, recebeu alta na noite deste domingo (16).

Carros oficiais são usados fora do serviço em Jardim de Piranhas

O promotor de Justiça de Jardim de Piranhas, Alysson Michel de Azevedo Dantas, expediu recomendação para evitar o mau uso dos bens públicos na cidade. 

De acordo com informações que chegaram à Promotoria de Justiça, muitas vezes os veículos de propriedade do município permanecem à noite e aos finais de semana na residência de servidores públicos municipais e, comumente, são vistos em trânsito pela cidade fora do horário de serviço.

No entendimento do promotor de Justiça “os veículos oficiais da Administração são bens públicos de uso especial, os quais deverão ter sua utilização voltada à realização das atividades do município e consecução de seus fins, uma vez que se constituem em bens afetados à finalidade pública”.

Para acabar com essa prática, Alysson Dantas recomenda ao prefeito e aos secretários municipais que só utilizem e permitam o uso dos veículos oficiais em serviço, evitando qualquer forma de utilização como se fossem de propriedade pessoal. 

A orientação é para que providenciem o recolhimento à garagem de prédios do município após o expediente e aos finais de semana e feriados, salvo nos casos excepcionais em que o serviço exija postura diferenciada.

João Maia divulga nota sobre cheque

No início da noite desta segunda-feira (17), o deputado federal João Maia (PR), divulgou nota à imprensa rebatendo nota emitida um pouco mais cedo pela Superintendência da Polícia Federal, sobre um cheque no valor de R$ 700 mil, pertencente ao parlamentar, e encontrado junto com outros documentos e arquivos do ex-diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte – DNIT, e o sobrinho Gledson Maia.

Sobre a Nota à Imprensa Nº 001/CS/SR/RN Natal/RN, divulgada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no RN no dia de hoje (17.01.11) envolvendo informações acerca de um cheque de minha emissão, venho a público prestar as seguintes informações:

1. Causa estranheza a expressão posta naquela nota de que o cheque 850752, do Banco do Brasil S/A, apreendido em 04/11/2010 em operação da Polícia Federal, seria “supostamente” de minha emissão. Trata-se de documento que não deixa dúvida quanto à sua autenticidade, e quanto à qual nunca houve nenhuma negativa de minha parte;

2. A Polícia Federal, no dia 05/11/2010, procedeu ao depósito do cheque, que fora emitido ao portador mas que, para a realização do depósito, foi preenchido, à mão, em favor do DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, e nessa condição depositado;

3. No primeiro dia útil seguinte à realização do depósito, em 07/11/2010, o cheque foi devolvido por insuficiência de fundos, o que, também estranhamente, a Polícia Federal diz desconhecer, não obstante terem transcorrido mais de 60 (sessenta) dias desde a devolução do cheque;

4. É importante salientar que o cheque apreendido não tem nenhuma relação com as operações desencadeadas pela Polícia Federal, e essa afirmação é reforçada pelo fato de que não há nos relatórios de nenhum dos inquéritos policiais e nem na denúncia já oferecida pelo Ministério Público Federal qualquer referência àquele cheque ou ligação entre o cheque apreendido e os fatos investigados;

5. E apesar de não existir nada que ligue o cheque apreendido aos fatos investigados e o cheque ser de emissão de pessoa alheia à investigação, a Polícia Federal preencheu o cheque em seu favor (DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL) e realizou o depósito do cheque, e, até onde é do meu conhecimento, sem autorização ou sequer conhecimento prévio da autoridade judicial competente;

6. A apreensão desse cheque é do conhecimento dos meios de comunicação do Estado do Rio Grande do Norte desde o dia que foi apreendido, mesmo com o segredo de justiça em que, até então, tramitavam aqueles processos, e também já se comentava em toda a mídia a sua devolução, que a Polícia Federal, em sua nota, diz desconhecer.

7. Presto essas informações em respeito à opinião pública do meu Estado, e também em apreço ao Poder Judiciário, no qual deposito a minha mais absoluta confiança como instância final de reposição da verdade.
Nominuto.com

Caern convoca novos profissionais concursados

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte continua convocando os aprovados nos dois últimos concursos (2010 – 2008). Até o momento 65 pessoas foram chamadas. No entanto, a assessoria divulgou uma nota, na qual informa que muitos candidatos precisam atualizar seus dados.

O cadastro está disponível no site www.caern.com.br, opção “concursos”. Essa atualização é necessária, pois o aprovado pode perder a oportunidade porque não foi localizado. O contato é feito por meio de correspondência.

Os convocados recebem telegrama da Gerência de Desenvolvimento Humano da Caern. Além de manter o cadastro atualizado, outra dica importante é que os aprovados fiquem atentos às convocações. Após o envio da correspondência, o convocado tem até 30 dias para preparar toda a documentação incluindo exames médicos e todas as certidões necessárias para admissão. No site da Caern é possível acompanhar se o candidato aprovado foi convocado.

Turista foi atropelada por boia puxada por jet ski; veja vídeo

O vídeo do acidente envolvendo a turista foi registrado por um cinegrafista amador e caiu na internet. As imagens foram postadas em um perfil identificado com “jeflainy”. Elas mostram o piloto do jet ski circulando várias vezes na lagoa, em uma área bem próxima aos banhistas.