quinta-feira, dezembro 24, 2009

FELIZ NATAL

NESSE MOMENTO DE PAZ, ONDE TODAS AS PESSOAS SE ABRAÇAM SE ENTENDEM, SE CUMPRIMENTAM E BUSCAM POR NOVOS SONHOS, PARA TENTAR DESCOBRIR A RAZÃO DE SER FELIZ DE VERDADE.

QUERO DESEJAR A TODOS OS LEITORES, QUE OS SEUS PASSOS NUNCA ESTEJAM SÓS; ESTEJAM SEMPRE AMPARADOS PELOS ANJOS QUE TÊM A MISSÃO DE CAMINHAR COM VOCÊ SEGURANDO FIRME EM SUAS MÃOS, PARA QUE OS SEUS PÉS NUNCA VENHAM A TROPEÇAR NO MEIO DO CAMINHO.

QUE NESTE NATAL VOCÊ POSSA SENTIR A PRESENÇA DE DEUS, DA PAZ, DO AMOR E DO PERDÃO.

FELIZ NATAL, NA PAZ DE DEUS, QUE SEMPRE PODE TODAS AS COISAS; POIS, PARA O SENHOR NADA É IMPOSSÍVEL.



Wilma e Iberê se confraternizam com secretários e auxiliares do Governo do Estado

A governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza foram os principais atores políticos na noite desta quarta-feira (23), quando aconteceu jantar de confraternização dos secretários e auxiliares do Governo do Estado. A confraternização foi no Olimpo Recepções.


Na próxima segunda-feira (28), a governadora Wilma de Faria recebe autoridades e a população em geral para os tradicionais cumprimentos de final de ano no Teatro Alberto Maranhão em Natal. A solenidade terá início às 16h e será aberta a qualquer cidadão que deseje cumprimentar a governadora. Blog do Marcos Dantas

Rogério Marinho

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), fazendo uma análise sobre a falta de apoio da deputada federal Fátima Bezerra (PT) à candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) a sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB), disse hoje, 24, durante entrevista na FM95, 9, que via essa questão de forma confortável. Rogério, que tinha a promessa do PSB de ser o candidato do sistema governista à sucessão de Carlos Eduardo, foi atropelado por ele e pelo partido, que preferiram embarcar no projeto do PT e do presidente Lula da Silva na tentativa frustrada de eleger a deputada Fátima Bezerra (PT) prefeita de Natal.


"O governo do Estado está sem rumo e sem possibilidade de união. Carlos Eduardo é um exemplo disso", disse Rogério.

Sobre o apoio do PSDB ao projeto da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que irá disputar o governo em 2010, o parlamentar reafirmou o apoio tucano e disse que a senadora foi recebida na nova sede da agremiação para várias conversas.

"Eu tenho vários motivos para apoiar Rosalba", informou Rogério. "Rosalba oferece a oportunidade de conversar sobre o Estado, que está estagnado e esse apoio permite a ampliação do palanque, em nível regional, para elegermos o José Serra presidente do Brasil", destacou. Portal RN

Natal em Natal para todo o Brasil

O Natal em Natal foi um dos destaques do Jornal Nacional na noite desta quarta-feira (23). O programa, exibido diariamente pela Rede Globo de Televisão e considerado um dos noticiários brasileiros mais respeitados do país, mostrou “o espetáculo de luzes e cores” do Desfile Estrela de Natal, que está sendo realizado na Praça Cívica, em Petrópolis, e as apresentações do Auto do Natal, que acontece no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


A matéria, produzida por Kátia Campos e realizada pela jornalista Michele Rincon, mostrou que em Natal o Papai Noel não possui trenó nem renas, mas chega em uma jangada puxada por golfinhos, e a árvore de Natal não é nenhum pinheiro, mas sim um grande cajueiro. A notícia também enfatizou que nesta sexta-feira (25), será comemorado os 410 anos da capital potiguar, justamente no dia do Natal. DN Olinne

Rosalba e Rogério Marinho confirmam aliança para 2010

"Agora nós temos uma casa do tamanho e da altura que o PSDB merece". Palavras do presidente estadual da legenda, deputado federal Rogério Marinho, durante a cerimônia de inauguração da nova sede tucana, na tarde desta terça-feira (22/12). A nova morada peessedebista recebeu a visita da Senadora Rosalba Ciarlini, que mostrou total afinidade com o anfitrião a casa, ressaltando a aliança PSDB/DEM e confirmando a pré-candidatura ao Governo do Estado em 2010.

"Ao chegar aqui tive o cuidado de entrar com o pé direito e estou otimista e preparada para 2010, principalmente pelo apoio da nova aliança formada para enfrentar a eleição estadual. Sim, eu serei candidata e quando entro numa luta, entro e corpo e alma, entro para vencer. Com a garra, a coragem e a experiência de Rogério e do PSDB ao nosso lado, a resultado será a vitória", declarou Rosalba.

A festa de inauguração contou com a participação de novos e antigos tucanos. Amaro Saturnino, vice-presidente estadual e João Faustino, presidente de honra, foram fundadores do partido no estado e dividiram a história do PSDB em duas: antes e depois de Rogério Marinho. "Em 20 anos, o partido não teve um crescimento desde a entrada de Rogério. Em 2006 não tínhamos nem palanque para receber nosso candidato à presidência e hoje estamos inaugurando nossa nova sede, com estrutura e organização para trabalharmos ainda mais", disse Saturnino.

Já João Faustino fez um discurso mais duro em tom de desabafo. Ele disse que o PSDB é o partido vivo, crescente e forte e que não se perdeu nos caminhos da barganha, vaidade e prepotência.

"Por isso agora vai ser importante na eleição de 2010 porque tem estratégia e presença forte no cenário nacional".


Rogério enfatizou aos amigos presentes que ali era o lar tucano, um lugar que abrigará os diretórios das mulheres, da juventude, do interior, de Natal, os prefeitos, os vereadores e os pré-candidatos. O líder a casa adiantou também que o partido já tem 49 pré-candidatos para assembléia legislativa e que o número de militantes ativos triplicou nos últimos meses, provando que o PSDB/RN cresce e se fortalece a cada dia. Portal RN


Samu Metropolitano assistirá todos os municípios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou ao Ministério da Saúde (MS) o projeto da Regionalização do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RN. Essa medida atende a Portaria 2970/08 do MS. O projeto foi apresentado e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e a expansão do Samu deve ter início em 2010. Com a ampliação, todos os municípios do RN serão assistidos pelo Samu.


É com muito otimismo que a coordenadora do Samu Metropolitano, Selma Santiago, vê a regionalização do Sistema. "É uma situação necessária e nós precisamos ainda readequar, reorganizar toda a rede hospitalar para dar suporte a esses profissionais que irão atender outras regiões. Para conseguir isso, estamos elaborando um projeto que deve ser apresentado no final de fevereiro de 2010".

Serão adquiridas 53 novas Unidades de Suporte Básico (USB) e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA), que serão distribuídas em todo o RN. Na região metropolitana, a cobertura, que é atualmente de 550 mil pessoas, em 8 municípios, será ampliada para 1.100 milhão, atendendo 60 municípios das regiões Metropolitana, de São José de Mipibú, João Câmara e Santa Cruz. Portal RN

Kung Fu do RN terá especial na Band Natal

O professor e sifu Marcelo Sena, presidente da Federação Kung Fu Wushu Kuoshu Tradicional do RN, foi convidado a participar do programa esportivo da Band Natal, especial que será apresentado dia 5 de janeiro. Na ocasião, será apresentada uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas no estado pela modalidade de kung fu, as medalhas conquistadas na temporada como as do campeonato sul-americano deste ano, em São Paulo, e as expectativas para o ano que se inicia. O Band Esportes em Ação é apresentado por Ivana Negrão e Itamar Ciriaco, a partir das 11h30 (local) no canal 3 aberto e na Cabo TV.

Giro RN

Assu
A cantora Joana será a principal atração da véspera do Natal em Assu. A apresentação do show de Joana, "Natal da Família", ocorrerá à meia-noite desta quinta-feira, 24, no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, Praça São João.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ivan Júnior, após o espetáculo "A Festa do Menino Jesus", realizada no centro da cidade, encenada por crianças e jovens dos programas PETI e ProJovem Adolescente.
A presença da artista de renome nacional nas festividades natalinas de Assu foi conquistada pelo prefeito depois de gestões realizadas no âmbito do Ministério do Turismo, em Brasília, acompanhado pelo deputado federal Fábio Faria.

Robson Farias
Depois do show de Joana, às 02h da sexta-feira, 25, haverá a apresentação do cantor Robson Farias e banda, apontado como uma das grandes revelações do forró do Rio Grande do Norte.

Patu
Apesar da falta de investimento para melhorar a prestação de serviço aos usuários do sistema de abastecimento de água, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) segue investindo na instalação de hidrômetros. A empresa anunciou a instalação de 2.400 novos hidrômetros na região do Alto Oeste. Os aparelhos serão instalados em seis municípios da região.

De acordo com a direção da Caern, os novos hidrômetros serão instalados com o objetivo de melhorar a oferta, socializar a distribuição da água e reduzir desperdícios. No total serão investidos mais de R$ 250 mil na aquisição e instalação dos equipamentos. Embora reconheçam a importância da medida, os usuários afirmam que sem água nas torneiras de nada vai adiantar a instalação dos hidrômetros.

O número de aparelhos a serem instalado no município de São Miguel será de 750. Em Patu, que vive constante problema de falta de água, serão 550. Para Messias Targino foram reservados 300 equipamentos, 250 para Paraú e 250 para Triunfo Potiguar. A Caern, no entanto, afirma que ao mesmo tempo em que ocorrerá a instalação dos equipamentos também será melhorado o fornecimento de água nesses municípios.

Para que a realização do serviço seja possível, a companhia realizará no próximo dia 29 licitação na modalidade tomada de preços para a aquisição dos equipamentos. De acordo com o edital de convocação, a empresa que se sagrar vencedora do processo licitatório terá o prazo de 90 dias para a conclusão do trabalho em cada município, a partir da expedição da ordem de serviços.

Areia Branca

Sessenta e oito famílias foram contempladas com a casa própria, ontem, 22, numa solenidade de entrega do conjunto Habitacional Pastor Joscelino Cavalcante. O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), acompanhado da primeira-dama Joseana Nogueira Cunha, que responde pela pasta da Habitação, a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Campos Pedrosa Bruno, entre outros, entregaram as chaves aos novos inquilinos do recém-construído Conjunto.

Encanto

O prefeito Alberone Néri inaugura no domingo, dia 27 de dezembro, três importantes obras no Sítio Conceição, sacramentando assim mais uma grande festa na zona rural do Encanto. Nesta data, o governo municipal vai inaugurar o posto de saúde que contará, inclusive, com gabinete odontológico, aterramento da lagoa, que deixava parte da comunidade ilhada quando do período invernoso, e recuperação total da estrada da comunidade.

Para comemorar mais esta grande inauguração, o prefeito Alberone Néri contratou para animar a festa Zé do Fole, Redondo e Banda Som do Norte, que vão tocar até o dia amanhecer.

Para a realização das três obras, a Prefeitura investiu um grande volume de recursos, frisou o prefeito Alberone Néri. A solenidade de inauguração marcará mais um compromisso honrado pelo prefeito Alberone Néri.

Estão confirmadas as presenças de várias autoridades locais, prefeitos da região e da comunidade em geral que se farão presentes em mais uma grande festa do governo Acreditando no Desenvolvimento.

Natal

O ex-prefeito de Natal Aldo Tinoco foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região a ressarcir os cofres públicos no valor de R$ 752 mil.

A decisão por unanimidade foi da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que acolheu o voto do relator do processo, o desembargador potiguar Francisco Barros Dias.

A condenação de Aldo Tinoco foi pelo fato de ter depositado em conta única da prefeitura recursos referentes a royalties e ao Fundo de Assistência ao Estudante. ''Amparado pela planilha anexa aos autos, folha 351 e Relatório TCU à folha 39, podemos constatar que os recursos permaneceram em média prazo de 47 dias na conta única da PMN, ocasionando prejuízo estimado de R$ 326.000,00 até a presente data. Este valor é resultado de cálculo financeiro, utilizando-se a taxa de CDI (depósitos interbancários) utilizada como base de remuneração das aplicações bancárias até a presente data'', escreveu o relator, desembargador Francisco Barros.

Os outros R$ 326 mil que Aldo Tinoco é obrigado a pagar são referente à multa civil. O ex-prefeito ainda terá os direitos políticos suspensos por seis anos, após o trânsito em julgado do processo.

São Rafael

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai implantar uma Unidade de Tratamento (Lagoa Anaeróbica), na Estação de Tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Rafael, beneficiando cerca de 40% da população da cidade, que estava sendo atendida apenas por um sistema de fossas sépticas construído pela prefeitura. Com esse objetivo, a Caern está investindo, com recursos próprios, cerca de R$ 100 mil, devendo o serviço ser executado em 90 dias, após o recebimento da ordem inicial de serviços pela empresa vencedora da concorrência, realizada ontem.

A obra vai solucionar um problema ocasionado pelo crescimento populacional da cidade, que, em 1980, foi totalmente saneada, quando surgiu a nova São Rafael, em decorrência do projeto de construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Atualmente, o sistema de esgotos da cidade beneficia a 61% da população, cerca de sete mil pessoas, o maior índice de coleta e tratamento de esgotos sanitários no Estado.

Varzea
No último domingo 20 de Dezembro de 2009, em comemoração aos 50 anos do município de Várzea e aos 150 anos da primeira imagem de São Pedro foi erguida na tarde do dia 20 a estátua do santo no topo da Paróquia da cidade. A população presenciou o momento em que a imagem foi posta, o momento foi celebrado com clima de festa.

Além da presença da população esteve presente o bispo Dom Matias de Natal que dei a benção a imagem, quem também esteve presente foi o Monsenhor Armando de Paiva, Prefeito Getúlio Ribeiro e demais autoridades do município. A estátua do Apóstolo São Pedro tem mais de dois metros de comprimento, a imagem veio de Recife capital pernambucana.

Tibau


A praia terá uma programação variada durante o mês de janeiro com muitas atrações. O verão 2010 será aberto oficialmente, no dia 02 de janeiro, com um show da Banda Aviões do Forró, Forró Pegada de Luxo e Forrozão Arrob@.

De acordo com informações divulgadas no site do evento, por lá ainda passarão Forró do Bom, Garota Safada, Forró dos Plays, Solteirões do Forró, Banda Inala, Saia Rodada, Jammil e Forró do Muido.

Mais informações: 3316-5366 ou pelo site: www.mossoromix.com.br.

Tangará
A cidade de Tangará recebe a unidade móvel do Cine Sesi Cultural, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, com a apresentação de três longas-metragens - “Se eu fosse você 2”, estrelado por Toni Ramos e Glória Pires, que narra as loucuras de um casal que tem seus corpos trocados mais uma vez, “Tapete Vermelho” e “A Era do gelo 3”. Além dos curtas “Até o Sol Raiar”, “Câmara Viajante” e “Vida Maria”. Como cinema combina com pipoca, durante as exibições, haverá distribuição gratuita de pipoca para os espectadores.

As projeções acontecem a partir das 18h30, ao ar-livre, em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura do Município. Pode ser numa praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos. Os filmes serão apresentados em tela de 12m x 5m com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts; além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

A 8º edição do Cine Sesi Cultural já passou 336 cidades do interior dos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe e Paraíba. De setembro de 2009 a janeiro de 2010 o projeto visita 14 municípios do Rio Grande do Norte, projetando curtas e longas metragens ao ar livre para a população.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

São José do Seridó

O Governo Municipal realizou na noite de ontem, 22, o "Natal das Crianças". Uma noite pra ficar guardada para sempre na memória das crianças são-joseenses.

O evento organizado pelas Secretarias de Educação e Assitência Social, teve o apoio da Secretaria de Obras, da Primeira Dama Ilka Dantas e de muitos voluntários.

As crianças tinham brinquedos para se divertirem, pipoca, algodão doce, picolé, lanche e ao final ganharam lancheiras. A animação ficou por conta da banda do Professor Jonas que encantou a criançada com coreografias de músicas, palhaços, teatro e ao final a visita do Papai Noel.

São Fernando

O prefeito de São Fernando, Genilson Maia (PSB), parece que foi mesmo picado pela mosca azul. O poder lhe subiu à cabeça.

No almoço oferecido hoje (23), pelo prefeito de Jardim de Piranhas, Antonio Macaco (PDT), ao vice-governador, e pré-candidato ao governo do estado, Iberê Ferreira de Souza (PSB), o moço (de camisa amarela) agrediu verbalmente o presidente da Assembleia Legislativa, e também pré-candidato ao governo, Robinson Faria (PMN).

Chamou Robinson, em tom ameaçador, de semideus. Tudo por causa da decisão tomada pelo presidente em relação à redistribuição do ICMS para as prefeituras.
Ainda foi mais ousado: mandou que a Assembleia rasgasse o Regimento Interno da Casa e jogasse no lixo.
As lideranças presentes ao almoço ficaram envergonhadas com o tom ameaçador do prefeito.
Robinson não vai gostar nada de ser chamado de semideus. Afonte

Parelhas
Um tema natalino marcou o encerramento do projeto que levou teatro às escolas de Parelhas. “Um presente de Natal” foi a peça apresentada aos alunos durante o mês de dezembro, período de finalização do ano letivo 2009. A ação, que percorreu todas as creches e escolas do Município durante o intervalo, foi realizada durante quatro meses pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação.


O objetivo do projeto intitulado ‘O Teatro vai à Escola’ foi levar diversão e aprendizado aos estudantes. As atividades foram iniciadas em setembro de 2009 e transmitiram informações sobre a Gripe A – H1N1, saúde bucal e valores humanos.