quarta-feira, dezembro 15, 2010

Santa Cruz anuncia jogadores vindos do ABC

O meia Joaniellyson Bruno Patricio da Silva (Bruno) nasceu no dia 06/05/1991, atualmente tem 19 anos, Altura: 1,74m Peso: 62 Kg, é revelação das categorias de base do ABC. Foi Artilheiro do estadual de Juniors 2010 com 6 gols.

O Volante Wlademir de Melo Silva (Wlademir) Nasceu no dia 12/12/1990, atualmente tem 20 anos, Altura: 1,76m, Peso: 70 Kg, Clubes: ABC (2010), Esporte/PB (2010) e ABC (2010).

O meia Rodrigo Carioca tem 19 anos, é da cidade de Nova Cruz/RN, jogou a Copa São Paulo 2010 pelo ABC, e este ano foi integrado ao elenco profissional do clube.

O Atacante Alvinho tem 18 anos, foi revelado pela equipe do Potyguar-CN, chegando a jogar várias partidas com apenas 16 anos, em 2009 foi atuar pela equipe do ABC, onde ficou nas categorias de base naquele ano, em 2010 subiu para o elenco profissional, e chegou a jogar em algumas partidas da Série C, do estadual, e da Copa do Nordeste. Por lá ele é tido como grande promessa abecedista.

Assú Open sub-13

O torcedor que chega mais cedo ao Ginásio Arnóbio Abreu está tendo a oportunidade de acompanhar os futuros craques do futsal assuense. Nesta terça-feira (14), iniciou a disputa do Assú Open sub-13.

Essa competição conta com seis equipes, que estão divididas em duas chaves. No grupo A jogam Real Juventude (Assú), ADDI (Ipanguaçú), Escolinha do Aldo (Comunidade de Pedrinhas – Ipanguaçú). Já no grupo B as equipes são Corinthians/Gensv (Assú), Vitória (Itajá) e Pataxó (Comunidade de Assú).

Na primeira rodada, o ADDI goleou o Real Juventude por 4 a 0, enquanto o Corinthians/Gensv ganhou do Vitória por 3 a 0. 
ADDI

REAL JUVENTUDE

CORINTHIANS

VITÓRIA






Quartas de Final do Assu Open é marcada por goleadas

Com goleada Cleiltur/Várzea elimina o Potiguar de Mossoró
Contando com o apoio maciço da torcida, a Seleção da Várzea não tomou conhecimento da equipe do Potiguar de Mossoró e goleou pelo placar de 5 a 0 e se classificou para as semifinais do Assú Open de Futsal. Os gols do time da Zona Rural de Assú foram de Biro-Biro, Gildemário (2), Adolfo e Léo Rummenigue.

O Cleiltur/Várzea usou da sua experiência para não cometer erros. O time começou o jogo tocando a bola e usando as peças que tinha em mãos, para fazer rodízio. Mas, depois dos dez minutos iniciais, o time mostrou a sua força e não deu chances para o Potiguar respirar.

Craque
Neste jogo, a organização do evento passa a premiar o craque do jogo, eleito pela Rádio Princesa do Vale, com uma bonificação de 100 reais. Gildemário foi quem inaugurou a premiação, recebendo o dinheiro logo após o jogo.






Cruzeiro goleia Casa do Cimento/Limoeiro

Os dois tempos do jogo teve retóricas totalmente opostas. A primeira etapa foi sonolenta e as equipes se estudaram bastante e o Limoeiro saiu vencedor. Já o segundo tempo foi bem mais movimentado e o Cruzeiro dominou totalmente, metendo sete gols e construindo a vitória de 7 a 1. Os gols foram marcados por Marcos Peixoto (2), Flávio (2), Wendel, Rogério e Marquinhos.

Neste jogo, quem conseguiu o mérito de ser o craque do jogo foi o assuense Marquinhos, que levou o prêmio de 100 reais.
Informações do Blog do Assu Open de Futsal

No minuto destaca o perfil dos federais que serão empossados nesta quarta-feira


Betinho Rosado (DEM) é o deputado defensor dos setores de agropecuária e energia, onde em Brasília integra a Comissão de Minas e Energia da Câmara. Betinho é também vice- presidente para o Nordeste da Frente Parlamentar de Agricultura na Câmara, além de um incentivador do setor junto ao poder público e privado. 


Fátima Bezerra (PT) é professora e tem um trabalho voltado para a área de educação, implantação de Institutos de Educação Tecnológicas em todo o Estado e ainda apoio a políticas voltadas para alunos de ensino médio e superior. 

Como economista, o deputado federal João Maia (PR) é conhecido pela bandeira do desenvolvimento econômico com trabalho no setor de infraestrutura, com construção de estradas, luta pela estruturação de portos e do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Henrique Alves (PMDB) é o parlamentar mais experiente da bancada e está no 11º mandato na Câmara onde também é líder do PMDB. Henrique tem trabalho voltado para o fortalecimento da economia do Rio Grande do Norte e lidera a bancada em projetos para geração de emprego e renda. 

Fábio Faria (PMN) é o deputado federal conhecido pelos projetos da Copa do Mundo de 2014, incremento do turismo e ainda pela luta no combate ao Crack. 

O parlamentar Felipe Maia (DEM) é advogado e está no segundo mandato integrando a lista dos deputados com atuação voltada projetos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ainda projetos na área de educação, com expansão de incentivos. 

A mossoroense Sandra Rosado (PSB) está na Câmara Federal desde 2003 onde desenvolve trabalho na área de educação, cultura, políticas públicas voltadas para as mulheres e crianças. 

E para incrementar o quardo dos deputados, Paulo Vagner (PV) inicia em janeiro de 2011 o mandato como deputado federal em Brasília e promete atuar de forma técnica, com projetos na área de segurança e benefícios sociais para o povo.

Nominuto.com

Rosalba e Robinson serão diplomados hoje para o Governo do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TER/RN) diploma nesta quarta-feira (15) os eleitos no último dia 03 de outubro. No caso do Governo do Estado, as diplomações de Rosalba Ciarlini (DEM) como governadora e Robinson Faria (PMN) como vice-governador são os destaques da noite. 

Rosalba Ciarlini (DEM) é médica e tem no seu currículo mandatos como prefeita de Mossoró e senadora da República, onde desenvolveu trabalhos na área de cultura, educação e saúde. A nova governadora do Estado será diplomada hoje, mas o trabalho ao lado da equipe de transição já começa a dar os primeiros passos. 

O vice-governador Robinson Faria (PMN) é atualmente deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa onde coordena a Casa legislativa e ainda propõe projetos na área social como o Cidadão Sem Fome e na área de segurança, além de ser um parlamentar experiente e com boa avaliação popular. 

A diplomação dos eleitos será presidida pelo desembargador Vivaldo Pinheiro, presidente do TRE/RN. 

TJ libera Siqueira para assumir vaga da Assembleia

O ex-vereador Sargento Siqueira está liberado para assumir a vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Essa foi a decisão dada pelo Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (15) após vários capítulos de envolvendo denúncias do Ministério Público e pedido de suspeição de desembargadores. 

Com a decisão, o suplente de Gilson Moura (PV) pode assumir a cadeira na Casa Legislativa em janeiro, já que a Assembleia entrou em recesso na noite de ontem, após votação do Orgamento Geral do Estado para 2011. 

O processo que julgou a cassação ou manutenção da liminar que daria posse a Sargento Siqueira teve oito votos, sendo dois contrários a liberação de Siqueira para tomar posse. Os juizes Jarbas Bezerra e Sulamita Pacheco votaram contra. 

Mas a legitimidade da posse de Siqueria foi confirmada pelos votos dos desembargadores Dilermando Mota, Zeneide Bezerra, Aderson Silvino, Cláudio Santos, Virgílio Fernandes e Caio Alencar.


O placar favorável da votação do Tribunal de Justiça na manhã desta quarta-feira (15) pode resultar na posse ainda hoje do Sargento Siqueira (PV) como deputado estadual. De acordo com o advogado de Siqueira, Felipe Cortez, a posse será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PMN) após comunicado do Tribuna do Justiça.

Após a decisão, o advogado está correndo contra o tempo, providenciando a documentação necessária para a posse. “Estamos com tudo quase tudo pronto e esperando o comunicado oficial ao presidente da Assembleia que dará posse ao deputado Siqueira”, argumenta.

Prefeito de Encanto sanciona lei que dispõe sobre os festejos de São Sebastião

O Prefeito do Encanto, Alberoni Neri, sancionou hoje (15) a Lei Municipal n°324/2010 de 13 de dezembro de 2010 que concede a Paróquia de São Sebastião na cidade de Encanto a titularidade e responsabilidade pela administração dos festejos alusivos ao padroeiro São Sebastião que será realizado entre os dias 10 e 20 de janeiro.

De acordo com a Lei Municipal publicada no Diário Oficial do município, fica a cargo da Paróquia de São Sebastião a administração das vias públicas onde serão realizados os festejos. Também fica a cargo de paróquia definir o horário de funcionamento das barracas de entretenimento e vendas de produtos diversos, bares, lanchonetes, parques de diversão.

A lei define que a ocupação de qualquer espaço das vias públicas onde serão realizados os festejos, inclusive eventos sociais, estará condicionada à prévia autorização da Secretária da Paróquia de São Sebastião da cidade de Encanto, a quem competirá ainda instituir e cobrar taxas pelo uso do espaço físico.

Prefeito de Cruzeta assumirá Associação dos Municípios do Seridó

O prefeito José Sally (Cruzeta) é o novo presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO). A eleição aconteceu nesta terça feira (14), na sede da entidade em Currais Novos. Sally foi eleito por unanimidade e sucede a partir do dia 31 o prefeito Francisco Medeiros (Parelhas), até o último dia de 2011, podendo ser reconduzido ao cargo, caso os prefeitos assim queiram. Sally quer implantar a Escola de Gestão, para auxiliar os prefeitos a partir do próximo ano.
Como 1° vice-presidente ficou Francisco Medeiros (Parelhas); na 2ª vice, Sinval Salomão (Florânia). No Conselho Fiscal são membros: Erivan Costa (Lagoa Nova); Raimundo Borges, o Novinho (Cerro Corá) e Dr. Bezerra Neto (São Vicente). Suplentes: Antônio Carlos, o Tom (Acari); Avamar Alves (Bodó) e Júnior Laurentino (Tenente Laurentino Cruz). Após Assembléia os prefeitos, funcionários da AMSO e convidados participaram da confraternização de encerramento das atividades do ano.

Baraúna completa 29 anos

Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município, e pela Lei de nº. 5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. E, em 15 de Novembro de 1982 Baraúna elege o Sr. José Holanda Montenegro para ser o seu primeiro Prefeito.

Segundo moradores mais antigos existem três versões sobre a origem do nome Baraúna. Uma delas, é que, Mossoró (cidade vizinha), teve na época um herói por nome de Alexandre Baraúna, batizou-se o então vilarejo por Baraúna em sua homenagem.

Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município.
Já os moradores, defendem que, Baraúna nasceu numa localidade que chamava-se Rancho do Sabiá e, que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá.

A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros. Em virtude do exposto, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de As terras de Baraúna.

Assembleia Legislativa aprova OGE 2011 com percentual de remanejamento fixado em 15%

Depois de um dia inteiro de sessão, a última do ano, a Assembléia Legislativa votou e aprovou nesta terça-feira(14) o Orçamento Geral do Estado(OGE) para 2011.

OGE 2011 é no valor de R$ 9.498.381.000,00, sendo R$ 6.632.599.000,00 a se realizar no Orçamento Fiscal e a importância de R$ 2.865.782.000,00 a se realizar no Orçamento da Seguridade, que são as ações de saúde e de assistência social.

No OGE 2011 foi aprovado o percentual de remanejamento de R$ 15%. O deputado Fernando Mineiro ainda tentou, através de uma emenda, reduzir esse percentual para 5%.

A emenda só teve o voto do próprio Mineiro. Nem mesmo os deputados da atual bancada governista, da qual Mineiro faz parte, votaram na emenda do parlamentar do PT.

O relator da proposta orçamentária, deputado José Adécio, destinou emendas individuais no valor de até R$ 1 milhão para cada parlamentar. Ainda foram encartadas no OGE 2011 14 emendas coletivas.
Informção de Oliveira Wanderley.

Janduís está de LUTO


Faleceu na manhã desta quarta-feira (15), Nina Barinova, médica-neurologista e primeira-dama do município de Janduís. O seu sepultamento será realizado amanhã, às 08 horas da manhã, no cemitério público de Janduís. Nina lutava contra um câncer há seis anos. Formada em Medicina com especialização em Neurologia, em Moscou, conheceu seu marido, Salomão Gurgel, na Rússia, no início da década de 70. Veio para o Brasil na década de 90, recebendo títulos de cidadã em Caicó, São João do Sabugi e Janduís, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Exercendo seu papel de médica-neurologista, Dra. Nina Barinova consultou e auxiliou milhares de pessoas ao longo de sua carreira. Não foram poucos os casos de pessoas com doenças raras que Dra. Nina diagnosticou com bastante precisão. Nos últimos anos, também se dedicou à prática da acupuntura.

É mãe de dois filhos: Vassili Barinov Gurgel, Mestre em Direito Internacional, e Andrei Barinov, que atualmente está cursando Medicina em Moscou.

Mulher de personalidade forte, ao longo de toda a sua vida Nina Barinova aproveitou sua visão de mundo para ajudar e aconselhar muitas pessoas em assuntos dos mais variados. Entendia de tudo um pouco e sempre estava buscando informações úteis para passar para os amigos. Uma pessoa que sempre estava disposta a conversar e falar das coisas boa da vida.

Nos últimos anos, Dra. Nina Barinova se dedicou às causas filantrópicas. Realizou grandes campanhas de apoio ao carente que mobilizaram toda a comunidade, como a campanha de doação de colchões e equipamentos para o Hospital-Maternidade Maria Cristina Maia, entre várias outras.

Uma mulher extraordinária que sempre esteve pronta para ajudar ao próximo. Amiga, conselheira, batalhadora e um exemplo de ética, conduta e amor à vida.
Por Raidon Lucena

Prefeito de Assú começa a falar em demissão

A dúvida quanto à situação financeira dos municípios está forçando os prefeitos a demitir os cargos comissionados. A situação é quase geral e atinge também os municípios em situação financeira possivelmente estável, como é o caso de Assú, que conseguiu manter o calendário de pagamento dos servidores.

O prefeito Ivan Júnior está aguardando uma posição da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que deverá divulgar, até o final do ano, um relatório sobre a projeção dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. "A partir dessa informação é que tomaremos as medidas", informou.

Ivan espera ainda o resultado do relatório elaborado pelo secretário de Planejamento e Coordenação de Ações Administrativo-Financeiro, Willians José de Melo, para definir como será a reforma administrativa na Prefeitura do Assu e quantos cargos comissionados serão exonerados.

Pela cidade já existem muitas especulações de que o prefeito demitirá muitos, mas Ivan só garante que fará cortes, não sabe quantos. "Os cortes serão necessários", enfatizou o prefeito que espera a compreensão dos correligionários. "Temos feito o nosso trabalho com muita transparência, por isso acreditamos que na hora de definirmos quem precisará sair teremos a compreensão das lideranças", completou.
Fonte: Jornal de Fato

Sessão de Câmara em Patu receberá reforço policial de Mossoró

Hoje policiais militares de Mossoró vão reforçar a segurança no município de Patu durante a sessão na Câmara Municipal, com previsão de eleição de escolha da mesa diretora. Em dia de reunião de vereadores na Câmara Municipal é sinal de tensão nas ruas de do município.

Pelo menos tem sido assim nos últimos dois anos. No início de 2009, o então presidente da Casa, Alexandrino Suassuna Barreto Filho, "Xanxan", do PMDB, com número inferior para se reeleger, mudou as regras da eleição em cima da hora e pegou a maioria de surpresa e conseguiu se reeleger presidente. O caso terminou na Justiça, que não o sentenciou em definitivo até hoje.

Durante este intervalo de dois anos, a porta de entrada da Câmara Municipal de Patu foi metralhada e vereadores e assessores foram ameaçados de morte. Em várias ocasiões, quando o projeto era de interesse do Poder Executivo e havia certa urgência, como a aprovação da criação do Consórcio do SAMU, o presidente Xanxan não abriu as portas da Câmara.

Os vereadores se reuniram na calçada e aprovaram os projetos que tinha que ser aprovados. Na sessão realizada semana passada, o presidente da Câmara colocou o livro de Ata para os vereadores assinarem com o nome de um vereador que não estava presente. Os vereadores desconfiam que Xanxan esteja tentando novamente aplicar um golpe como fez em 2009.

Para a eleição de Escolha da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012, os cinco vereadores ligados ao Poder Executivo receberam o apoio de dois que eram ligados ao presidente da Câmara Xanxa. Atualmente, estão unidos pela presidência os vereadores Maria Helena Gentil, do PPS, Rosenildo Ernesto, do PSB, Manoel Lindomar, do PPS, Lucélia Godeiro, do PT, Margarida Aquino, do DEM, Ana Cristina, do PSB, e Lourdes Leão, do PC do B. Com o atual presidente Xanxan estaria somente Francisco Figueiredo, do DEM.

Ontem, em contato com a reportagem do Jornal de Fato, a vereador Maria Helena Gentil disse que os sete vereadores estão unidos para retirar Xanxan da presidência da Câmara. O vereador Manoel Lindomar, que em 2009 era aliado de Xanxan, é um dos líderes no momento. Segundo ele, todas as preocupações jurídicas foram tomadas para evitar surpresa no dia da eleição.

O assessor jurídico da Câmara, Félix Gomes Neto, adiantou que hoje, apesar de toda a mobilização dos vereadores e da Polícia, não terá eleição de escolha da mesa diretora e avisou: "Xanxan será presidente da Câmara por mais dois anos. Pode escrever aí no jornal", disse o advogado Félix Gomes Neto a reportagem do Jornal de Fato.

O advogado disse que a Mesa Diretora da Câmara editou norma e publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 4 de dezembro, agendando a eleição da mesa diretora para o dia 31 de dezembro, com o nome do presidente Xanxan, do vereador Francisco Figueiredo e Manoel Lindomar. Só que Manoel Lindomar disse ontem que não assinou esta norma editada pela mesa diretora e que para esta valer juridicamente teria que passar pela aprovação do Plenário da Câmara.

Temendo reação com violência, a Polícia Militar já designou 18 policiais militares de Mossoró para reforçar a segurança em Patu. As ruas de acesso serão fechadas, permitindo apenas pedestres. Os policiais militares vão aproveitar a estadia na cidade para fazer abordagens de veículos na RN e BR que corta a cidade. A ordem é evitar atos de violência, como aconteceu no passado.
Jornal de Fato