quarta-feira, dezembro 15, 2010

Sessão de Câmara em Patu receberá reforço policial de Mossoró

Hoje policiais militares de Mossoró vão reforçar a segurança no município de Patu durante a sessão na Câmara Municipal, com previsão de eleição de escolha da mesa diretora. Em dia de reunião de vereadores na Câmara Municipal é sinal de tensão nas ruas de do município.

Pelo menos tem sido assim nos últimos dois anos. No início de 2009, o então presidente da Casa, Alexandrino Suassuna Barreto Filho, "Xanxan", do PMDB, com número inferior para se reeleger, mudou as regras da eleição em cima da hora e pegou a maioria de surpresa e conseguiu se reeleger presidente. O caso terminou na Justiça, que não o sentenciou em definitivo até hoje.

Durante este intervalo de dois anos, a porta de entrada da Câmara Municipal de Patu foi metralhada e vereadores e assessores foram ameaçados de morte. Em várias ocasiões, quando o projeto era de interesse do Poder Executivo e havia certa urgência, como a aprovação da criação do Consórcio do SAMU, o presidente Xanxan não abriu as portas da Câmara.

Os vereadores se reuniram na calçada e aprovaram os projetos que tinha que ser aprovados. Na sessão realizada semana passada, o presidente da Câmara colocou o livro de Ata para os vereadores assinarem com o nome de um vereador que não estava presente. Os vereadores desconfiam que Xanxan esteja tentando novamente aplicar um golpe como fez em 2009.

Para a eleição de Escolha da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012, os cinco vereadores ligados ao Poder Executivo receberam o apoio de dois que eram ligados ao presidente da Câmara Xanxa. Atualmente, estão unidos pela presidência os vereadores Maria Helena Gentil, do PPS, Rosenildo Ernesto, do PSB, Manoel Lindomar, do PPS, Lucélia Godeiro, do PT, Margarida Aquino, do DEM, Ana Cristina, do PSB, e Lourdes Leão, do PC do B. Com o atual presidente Xanxan estaria somente Francisco Figueiredo, do DEM.

Ontem, em contato com a reportagem do Jornal de Fato, a vereador Maria Helena Gentil disse que os sete vereadores estão unidos para retirar Xanxan da presidência da Câmara. O vereador Manoel Lindomar, que em 2009 era aliado de Xanxan, é um dos líderes no momento. Segundo ele, todas as preocupações jurídicas foram tomadas para evitar surpresa no dia da eleição.

O assessor jurídico da Câmara, Félix Gomes Neto, adiantou que hoje, apesar de toda a mobilização dos vereadores e da Polícia, não terá eleição de escolha da mesa diretora e avisou: "Xanxan será presidente da Câmara por mais dois anos. Pode escrever aí no jornal", disse o advogado Félix Gomes Neto a reportagem do Jornal de Fato.

O advogado disse que a Mesa Diretora da Câmara editou norma e publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 4 de dezembro, agendando a eleição da mesa diretora para o dia 31 de dezembro, com o nome do presidente Xanxan, do vereador Francisco Figueiredo e Manoel Lindomar. Só que Manoel Lindomar disse ontem que não assinou esta norma editada pela mesa diretora e que para esta valer juridicamente teria que passar pela aprovação do Plenário da Câmara.

Temendo reação com violência, a Polícia Militar já designou 18 policiais militares de Mossoró para reforçar a segurança em Patu. As ruas de acesso serão fechadas, permitindo apenas pedestres. Os policiais militares vão aproveitar a estadia na cidade para fazer abordagens de veículos na RN e BR que corta a cidade. A ordem é evitar atos de violência, como aconteceu no passado.
Jornal de Fato

Nenhum comentário: