terça-feira, janeiro 25, 2011

Prefeitura age rápido e fecha cratera aberta na parede do açude

A Secretaria Municipal de Obras agiu rápido e realizou durante a tarde desta segunda-feira o reparo na cratera que foi aberta na parede e com a queda de mais chuvas poderia comprometer a estrutura física da parede do Açude Barra da Tapuia.


Cobra é trazida por correnteza

O belo cenário trazido pelas chuvas guarda seus perigos para aqueles que se aventuravam nos riachos formados pela correnteza do açude. Alguns populares encontraram uma cobra em meio as água que se espalham mata dentro.  


População sitionovense ainda comemora resultado da chuva do último domingo


Um dia após a forte chuva que fez com que vários açudes do município transbordassem, inclusive o Açude Barra da Tapuia o maior, que desde 14 de Janeiro de 2004 não atingia seu volume máximo, a população comparece no local da sangria e enquanto uns caiem na água, alguns bebem outros pescam e outros só admiram o bonito cenário trazido pela natureza. O blogueiro também vem acompanhado este cenário e hoje resolveu cair nas águas do açude.
 
 



Jogos de ontem foram cancelados pela comissão organizadora da VI Copa Janeiro de Futsal.

Os dois jogos que seriam realizados na noite desta segunda-feira entre as equipes do Força Jovem X Cruzeiro e Evangelista X Holanda foram adiadas para amanhã por causa da correnteza causada pelo transbordamento do principal açude da cidade, que acaba impedindo o acesso ao Distrito da Serra da Tapuia.

Os dois jogos marcadados para hoje a noite entre Futsal do Futuro X America e Palmeiras X Mulambo só acontecerão se o tempo continuar como está, se chover o mesmo poderá ser cancelado.

Previsão do tempo para hoje em Sítio Novo


icone manhãicone tardeicone noite 

Max.33ºC  -  Min.25ºC




Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora

Sitio Novo registra maior volume de chuva do RN


Apesar da chuva não ter caido durante todo o final de semana, o município de Sitio Novo foi o que mais registrou maior volume de água segundo a medição realizada pela Emparn das 7h da sexta-feira (21) até as 7h desta segunda-feira (24). A Emparn disse que as chuvas correspondem ao total de dois meses na média histórica, com janeiro tendo média de 58mm e fevereiro 109mm.

A prova disso é que o principal açude do município que não transbordava desde 2004, acabou transbordando com a forte chuva que começou a cair durante o final da tarde deste domingo e virou a madrugada. 




Região Oeste
Rafael Fernandes - 117,7
São Rafael - 61,3
Riacho da Cruz - 41,9
Viçosa - 37,2
Mossoró - 21,6
Região Central 
Bodó - 190,2
Lagoa Nova - 153,0
São João do Sabugi - 116,5
São Vicente - 96,6
Timbaúba dos Batistas - 89,0
Currais Novos - 71,0
Jardim de Piranhas - 66,0
Cruzeta - 65,8
Santana do Seridó - 61,6
Caicó - 51,6
Caicó (Emater) - 47,6
Florânia - 47,0
Caicó (Acude Mundo Novo-Emparn) - 41,9
Acari - 40,9
São Fernando - 40,0
Região Agreste
Sitio Novo - 221,0
Santa Cruz - 214,0
São Bento do Trairi - 206,8
São Tomé - 175,0
Lagoa de Velhos - 163,5
Japi - 159,2
Coronel Ezequiel - 125,0
Serra Caiada - 114,1
Lajes Pintadas - 109,8
Monte Alegre - 108,0
Várzea - 102,5
Monte das Gameleiras - 93,2
Bento Fernandes - 82,0
São Pedro - 73,3
Serrinha - 68,7
Poço Branco - 52,9
Vera Cruz - 50,0
João Câmara - 49,2
Passa e Fica - 37,9
Região Leste 
Parnamirim (Emater) - 162,0
Parnamirim (Emparn) - 158,8
Natal (Henrique Castriciano) - 157,0
Natal - 151,1
São José do Mipibu - 137,5
Arês - 108,3
São Gonçalo do Amarante - 96,0
Taipu - 81,0
Tibau do Sul - 30,9

Secretário sobre risco de enchentes no RN: "Situação é preocupante"


A Secretaria de Justiça e Cidadania está trabalhando para evitar problemas mais sérios relacionados às chuvas previstas para o Rio Grande do Norte. O titular da pasta, Thiago Cortez, explicou que o objetivo é prevenir catástrofes como a de 2009, no Vale do Açu. Apesar disso, ele diz que a situação é preocupante.

Segundo Cortez, o Governo vem trabalhando junto aos municípios para a preparação das defesas civis para os estragos que poderão ser causados com as chuvas previstas para o estado. Além disso, também é objetivo da Sejuc incentivar os municípios que não têm a defesa civil em criar um órgão especializado nesses cuidados. Por outro lado, também é objetivo retirar famílias de áreas de risco antes que as chuvas sejam fiquem mais intensas no interior.

O Governo já designou profissionais para elaborar um relatório de prevenção na região de Apodi e do Vale do Açu, umas das áreas do estado que mais foi afetada pelas chuvas na história. "Fizemos um levantamento sobre as áreas de risco e deverá haver a retirada de algumas famílias, mas ainda não há a confirmação de quantas casas estão nessa situação", explicou Thiago Cortez.

De acordo com o secretário, a Sejuc está realizando reuniões semanais para tratar das chuvas, analisando os boletins da Emparn.

Açudes de Tangará foram visitados por técnicos do Estado


O prefeito de Tangará, Jorge Eduardo, preocupado com o possível rompimento de açudes da região, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (24) com o secretário de Estado de Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez e com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas. Neste encontro, o prefeito relatou a situação dos açudes, que segundo ele, ameaçam romper. 

Logo após a reunião, uma comissão formada por engenheiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros e representante da Defesa Civil do município foram realizar uma vistoria no local, acompanhados pelo prefeito.

A vistoria foi realizada no açude Guarita, que sangrou na madrugada desta segunda-feira, e no açude Gaspar. Os dois reservatórios são abastecidos pelo Rio Trairi e pelo Rio do Chapado. De acordo com os engenheiros Otacílio de Freitas (SEMARH) e Flávio Madureira (DNOCS), medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o rompimento dos reservatórios, como a ampliação dos sangradouros e a colocação de lonas nas paredes dos açudes para evitar erosões. 

A prefeitura de Açu já viabilizou dois tratores, que se deslocaram para o local para realizar dessas medidas preventivas. "A situação é de normalidade, não há motivo para alarde. As medidas preventivas já estão sendo executadas" informou o Cel. Elizeu Dantas, ressaltando a importância do monitoramento constante nos dois açudes.

Acesso ao santuário de Santa Rita em Santa Cruz foi bastante danificado com as chuvas


Prefeito de Santa Cruz teme novas chuvas


Com as fortes chuvas do fim de semana que cehagaram a atingir os 214mm no município de Santa Cruz, o açude com capacidade para 5,1 milhões de m3, começou a sangrar. De acordo com o prefeito, Péricles Rocha, a lâmina d'água já chega a “aproximadamente 80 cm” e alguns “pequenos barreiros” na zona rural estouraram.

Consequências da chuvas deste fim de semana em Santa Cruz


As chuvas deste domingo causaram diversos transtornos à população de Santa Cruz. Vários pontos da cidade, a maioria nas proximidades de galerias pluviais, foram alagados e diversas famílias foram prejudicadas pelas águas que entraram em algumas residências.


Ao todo foram quase oito horas de chuva na cidade. O pluviômetro da Emater registrou 190mm, mas em outros locais, o índice ultrapassou os 200mm.

Em alguns pontos da cidade, partes de casas foram destruídas. Pela manhã as pessoas estavam fazendo o trabalho de limpeza nas residências e improvisando pequenos obstáculos para impedir que a água da chuva entre novamente nas residências.

O açude Santa Cruz do Inharé, que recebe águas do Rio Trairí, e corta a cidade, já está sangrando e o volume de água está bem acima do que se vê costumeiramente.
 

Fonte e Fotos: Rádio Santa Cruz AM

Chuva causa alguns estragos em Lajes Pintadas

 No município de Lajes Pintadas às fortes chuvas do domingo deixaram alguns estragos, como queda de casas e a interrupção dos acessos que ligam a diversas comunidades rurais do município. Apesar dos estragos causado pelas fortes chuvas o açude de Lajes Pintadas não chegou a sangrar, mas as chuvas chegaram ao índice de 109 mm.

Chuvas provocam sangria de açude e estragos em Campo Redondo


A forte chuva registrada neste final de semana fez com que o açude Mãe Dágua, que abastece o município de Campo Redondo transbordasse. Somente no município foram 140 milímetros de chuvas. As estradas vicinais estão quase todas destruídas, e a cidade ficou grande parte sem energia elétrica e telefonia. O prefeito Carlinhos da APAMI visitou os locais atingidos pelas chuvas e montou uma comissão, para avaliar os estragos e tomar as providências necessárias. O açude tem capacidade para 3 milhões e 500 mil metros cúbicos. A ultima vez que o reservatório sangrou foi no 18 de janeiro de 2010, quando foi registrado uma chuva de 204mm.

Jardim de Angicos amanhece com enchente no rio


Nesta segunda-feira(24), a cidade de Jardim de Angiocs acordou mais bela, o Rio Ceará-Mirim amanheceu com enchente dificilmente vista, causada pela chuva da madrugada de hoje.

Muitos Jardim Angicanenses apreciaram durante horas do mata-burro que que dá acesso ao Rio, um espetáculo lindíssimo das águas do rio, onde os jovens mais dispostos pularam e desceram o rio em sinal de alegria pelo acontecimento.

Fonte: Blog de Sezimar

Chuvas de janeiro já somam 100mm em João Câmara


Diferente de janeiro do ano passado, quando o registro de chuva foi zero, neste ano de 2011 os dados são mais do que animadores. De acordo com  Woden, funcionário da Terceira Ursap onde existe um pluviômetro, já foram registrados 100mm de chuva em João Câmara agora em janeiro.


Inquérito investiga transferências de gestantes em Messias Targino


Segundo levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania, 50% das gestantes de Messias Targino são encaminhadas para darem a luz em Mossoró, o que desperta questionamentos do Ministério Público Estadual. 

“Há necessidade de se investigar as causas desses encaminhamentos excessivos, uma vez que a Unidade Mista de Saúde do município de Messias Targino se encontra devidamente aparelhada para a prestação de assistência hospitalar à saúde materna e neonatal”, afirma Micaele Caddah, Promotora de Justiça da cidade.

Para apurar as causas do problema, ela instaurou um inquérito civil para buscar a adoção das medidas judiciais e extrajudiciais que se mostrarem pertinentes. Entre as diligências iniciais a promotora requisitou ao secretário municipal de Saúde o envio, no prazo de 10 dias, de informações como a quantidade de partos realizados na Maternidade Paulina Targino e, se for o caso, em outra Unidade Mista de Saúde de Messias Targino no decorrer do ano de 2010.

Além disso, o inquérito pretende esclarecer se o quadro de profissionais médicos lotados no estabelecimento de saúde fornece condições técnicas e operacionais para instituir escala de plantão para o funcionamento em tempo integral do serviço de obstetrícia; a quantidade de partos encaminhados para outros municípios durante o ano de 2010 e a quantidade de atendimentos de obstetrícia pactuados pelo Município de Messias Targino com outros municípios.

À Secretaria Estadual de Saúde, Micaele Caddah, requisitou a realização de auditoria na maternidade e o envio, no prazo de 30 dias, de relatório técnico visando o esclarecimento sobre as condições de funcionamento do serviço de obstetrícia do estabelecimento aludido, informando, especialmente, se existe estrutura física, equipamentos, materiais hospitalares e recursos humanos adequados bem assim suficientes para a realização de partos e de procedimentos obstétricos de rotina.

Fonte: Nominuto.com

Chuva de mais de 100 milímetros garante bom volume d´água a açude de Luís Gomes


Depois de um final de semana com pequenas precipitações, frio e névoa, a serra amanheceu a segunda-feira(24), com o registro de uma chuva que atingiu os 113mm, nos pluviômetros instalados na sede do município.

Era próximo das 21h quando começaram a cair as primeiras precipitações e, por volta de uma da madrugada, o temporal começou a descer em grande intensidade.

Casas apresentaram vazamentos nos telhados e queda de forros, alagamentos residenciais, ruas ficaram com uma lâmina d’água acima do normal e uma edificação do centro antigo de Luís Gomes teve parte do seu teto destruído por conseqüência da grande chuva.

Antes, às 18h30, parte do centro ficou sem energia elétrica. O problema só foi corrigido depois da meia noite. 

A feira do domingo, que costuma ser realizada ao ar livre, teve seu tempo encurtado por motivo das precipitações que caíram durante o domingo(23).

Na noite do sábado(22), os termômetros registraram baixas temperaturas. A névoa -- fenômeno típico da serra -- também se fez presente no início desse período chuvoso.

Da zona rural, as notícias são de que a região registrou chuva acima dos 120mm, mas a informação ainda não é oficial.

Ainda da zona rural, as notícias são de que o Açude Dona Lulu Pinto, principal reservatório de água da cidade e uma ameaça iminente de uma possível falta d’água nos próximos dias, encontra-se captando grande volume de água, proveniente das chuvas que caíram no último final de semana.

Governo envia duas ambulâncias para Tibau


Algumas áreas do interior do Estado estão sendo beneficiadas com o envio de Unidades do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência(SAMU). A governadora Rosalba Ciarlini determinou o envio de duas ambulâncias, uma com UTI para a cidade praiana de Tibau, na região de Mossoró. Treze ambulâncias estão atendendo a região metropolitana de Natal.

O coordenador estadual do SAMU, Rodrigo Azevedo, explicou que o envio dos dois veículos para a cidade de Tibau na região Oeste, visa atender uma necessidade do próprio município, que chega a conta com 100 mil pessoas em sua população circulante.

Iberê será acomodado no Ministério da Integração Nacional


O ex-governador Iberê Ferreira deverá ser acomodado no Ministério da Integração Nacional. Ainda não está confirmado para qual cargo ele irá, mas o momento é de definição.

O Ministério da Integração nacional é da cota do PSB, partido presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A acomodação de Iberê Ferreira pode passar pela presidência da Sudene, mas não está confirmado, até porque falta uma conversa definitiva com os líder nacional do PSB.

A principal líder do PSB no Rio Grande do Norte também está buscando ser acomodada no Governo Federal. A ex-governadora Wilma de Faria procurou o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para buscar um cargo no Ministério da Integração Nacional.

O momento ainda é de indefinição. Até porque os dois principais líderes do PSB no Rio Grande do Norte, Wilma de Faria e Iberê Ferreira, querem acomodações entre auxiliares do Ministério da Integração Nacional.
Panorama Politico

ABC deve cancelar jogo-treino em São Paulo do Potengi


O técnico do ABC Leandro Campos confirmou na tarde desta segunda-feira durante a reapresentação do elenco alvinegro que o amistoso programado para esta terça-feira contra a seleção de São Paulo Potengi, no interior do RN deverá ser cancelado. Segundo Campos falou a reportagem do Diário de Natal como vários atletas estão em recuperação no Departamento Médico o técnico pediu o cancelamento do jogo-treino para evitar possíveis lesões na véspera do Campeonato Estadual. De acordo com o vice-presidente de Futebol do ABC, Flávio Anselmo uma nova data para o jogo-treino será marcada e divulgada no início da noite desta segunda-feira.

Médicos diminuem sedativos e aguardam reação de Shaolin


Os médicos do Hospital das Clínicas, em São Paulo, começaram nesta segunda-feira a reduzir a sedação do humorista Francisco Jozenilton Veloso, 39 anos, o Shaolin, que está na UTI, em coma induzido, desde a última sexta-feira, após sofrer um grava acidente de trânsito em Campina Grande/PB na última terça-feira.
De acordo com o assessor do paciente, Alessandro Bonfim, a cada dia serão aplicados menos sedativos e o comediante deve acordar em menos de uma semana. - O cérebro dele ainda está muito inchado, por isso a redução da sedação precisa ser lenta. Os médicos informaram que ele pode acordar na sexta-feira ou, no mais tardar, no sábado - conta. Ainda segundo o assessor, Shaolin está sendo submetido a radiografias, tomografias e ressonâncias para que seja avaliada possibilidade de uma operação para reconstituir o braço do ator.

Viatura com dois policiais capota no interior do RN


Por volta das 16h desta segunda-feira uma viatura da polícia militar sofreu um capotamento na RN-223, estrada de Campo Grande-RN próximo ao município de Janduís que fica a 286 km de Natal. Os soldados da PM Jales e Martins foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao hospital de Campo Grande-RN com ferimentos leves e sem risco de morte.
Segundo informações da polícia, os soldados Jales e Martins voltavam da cidade de Assu após abastecer o veículo e no trecho de contorno em direção ao município de Janduís, o motorista perdeu o controle e a viatura capotou. Populares chamaram o Samu que prestou o socorro aos policiais.

Mulher tem parada cardíaca após alagamento de casa no Alecrim


A dona-de-casa Rosenilda dos Santos Bezerra, 55 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (24), vítima de infarto devido à forte chuva que caiu em Natal. A dona-de-casa morava com a filha, o genro e o neto em sua residência na avenida Manoel Miranda (avenida 11), no bairro do Alecrim, há quase 40 anos.

A vizinha da vítima Nadja Revoredo conta que ouviu a amiga gritar por socorro por volta de 1h. "Ela ficou nervosa, chorando muito, vendo os móveis boiarem dentro de casa", lembra. Nadja conta que os familiares chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a equipe médica não conseguiu salvar a dona-de-casa devido à inundação na rua. "Os vizinhos carregaram minha amiga nos braços até o carro de um conhecido que estava próximo", conta Nadja.

Rosenilda foi levada ao Hospital Giselda Trigueiro, mas os médicos constataram a morte da paciente. De acordo com a amiga, a dona-de-casa havia descoberto em 2010 que sofria de problemas cardíacos.
DN Online

Chuva faz cratera na BR-101


Um trecho do asfalto da BR 101, no sentido Parnamirim – Natal, próximo à entrada do conjunto Cidade Satélite cedeu devido as fortes pancadas de chuva e gerou um trânsito que vem sendo iniciado a partir das proximidades do aeroporto Augusto Severo. O transtorno foi originado de uma barreira que caiu sob a tubulação onde passa o rio Pitimbu e levou ao entupimento do canal, o que provocou o assoreamento do rio.

Governo libera contrapartida do Fundo Garantia-Safra


O Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, autorizou, no último dia 21, o Banco do Brasil a fazer o repasse da contrapartida para o pagamento aos 25.298 agricultores inscritos no Fundo Garantia-Safra 2009/2010. A contrapartida do Estado é no valor de R$ 910.728,00 e atenderá pequenos produtores rurais em 87 municípios. 

O prazo para o Estado liberar a contrapartida era 30 de dezembro de 2010, o que não foi feito pela gestão anterior. No início de janeiro o atual governo conseguiu junto ao representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no RN, Valmir Alves da Silva, ampliar o prazo para o repasse da contrapartida.

A assinatura do termo de adesão ao Fundo Garantia-Safra referente ao ano agrícola 2009/2010 foi feita pela gestão anterior em 2 de junho de 2009. Com a adesão, o Governo do Estado e o Governo Federal se comprometeram a remunerar com R$ 610,00 cada agricultor inscrito no fundo em caso de perda de safra. O montante a ser pago no Rio Grande do Norte é no valor de R$ 15.178.800,00, divididos em quatro parcelas.

Governadora participa da entrega de caminhões do Programa Peixe nos Bairros


Em solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do RN, na Ribeira, a governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de entrega de dois caminhões e de um carro frigorífico para comunidades pesqueiras do Estado. Os equipamentos fazem parte do Programa Peixe nos Bairros. Entre as autoridades estavam a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o titular da Superintendência da Pesca e da Agricultura do RN, Marcílio Lucena;  o deputado federal Itamar Rocha; o deputado estadual Fernando Mineiro; o presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln; e prefeitos das regiões beneficiadas.

O Programa Peixe nos Bairros, promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Pesca e Aquicultura, tem por objetivo promover o acesso mais rápido dos consumidores ao pescado fresco, provocando o contato direto entre quem produz e quem compra, acabando com a figura do atravessador. Para isso, o Ministério faz a entrega de caminhões "Feira do Peixe" que funcionam como feiras móveis, com carroceria frigorífica, projetada para congelar e armazenar mais de 3,5 toneladas de pescado. Com o caminhão, pescadores e aquicultores podem se organizar e comercializar os produtos pelos bairros, vilas, comunidades e atender vários municípios de uma só vez, no caso dos consórcios e associações municipais.

No auditório da superintendência, autoridades e representantes de entidades ligadas à pesca participaram do ato de assinatura do termo de permissão de uso dos automóveis. O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, falou em nome dos demais prefeitos da região do Apodi, que foi agraciada com dois caminhões do Programa Peixe nos Bairros, e de representantes do Mato Grande, que receberam um carro frigorífico. "Só temos a agradecer o investimento que está sendo feito em nossos municípios e aproveitamos a oportunidade para solicitar ao Governo Federal a continuidade dos programas e a ampliação de projetos de assistência aos pescadores, a instalação de telecentros e o incentivo do ensino à distância", disse ele.

"Este é o terceiro Estado que visito desde que assumi o cargo, mas é a primeira entrega de equipamentos de tamanha importância que realizo", falou Ideli Salvatti. "A Feira do Peixe é sucesso onde já foi implantado. Sem o papel do atravessador, ganha o pescador, que vende seu produto diretamente, e ganha o consumidor, que adquire o pescado por preços bem mais acessíveis", comentou a ministra.

Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da vinda da ministra ao Estado. "Sua presença aumenta a nossa esperança de que as coisas vão realmente acontecer", disse. A governadora reafirmou o compromisso de campanha de criar uma Secretaria da Pesca e da Aquicultura, desvinculando da pasta da Agricultura. "O compromisso será honrado no tempo certo. Não adianta criar a pasta sem ter a estrutura necessária para seu funcionamento", observou. Quanto à entrega dos caminhões, a governadora agradeceu o benefício, lembrando que esses equipamentos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, para a geração de emprego e renda e melhoria das condições de vida da população. "O ideal seria que cada região pesqueira do Rio Grande do Norte recebesse um caminhão", comentou a governadora.

No pátio da Superintendência Federal da Pesca e da Aquicultura, a ministra entregou as chaves dos caminhões à governadora e aos prefeitos das regiões beneficiadas.

Governadora e ministra da Pesca e Aquicultura conversam com pescadores


A governadora Rosalba Ciarlini e a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, participaram na manhã desta segunda-feira de uma reunião com membros de associações e colônias de pescadores do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na Governadoria, Centro Administrativo, e teve como tema principal as reivindicações quanto à criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura e a agilidade na liberação das licenças ambientais para ampliar a produção de pescado no estado.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, o setor está em uma situação complicada porque o Brasil ocupa o lugar de importador e não aproveita sua produção interna. "Nós não estamos indo atrás de dinheiro, mas de condições para tirar o país dessa situação que estamos enfrentando agora", disse. Já o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte, Manoel Lourenço, após falar sobre questões que envolvem os pescadores e o Ibama, entregou à ministra Ideli Salvatti e à governadora Rosalba Ciarlini uma carta que solicita a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini disse que a criação dessa Secretaria está nos planos do governo e que, inclusive, ouviu essa reivindicação durante a campanha de 2010. "Palavra dada tem que ser cumprida. Nós vamos ter a Secretaria sim, mas não dá para ser agora, temos que organizar a casa para dar condição para que ela exista", explicou. A governadora elogiou a ministra, que foi sua colega no Senado Federal, e disse que ela é uma pessoa determinada. "A pesca está bem entregue. A presidenta Dilma fez uma boa escolha por essa mulher, que fez um excelente trabalho no Senado e fará no Ministério", disse Rosalba.

Já a ministra Ideli Salvatti agradeceu a recepção e, em seu discurso, abordou três temas considerados básicos por ela: a erradicação da miséria através da pesca e da aquicultura; produção e industrialização do pescado nacional; agilidade na liberação de licenças ambientais. Sobre a produção nacional de pescado, a ministra disse que é preciso pescar e aproveitar os recursos de maneira sustentável, já que o Brasil possui riquezas suficientes para isso. "É inadmissível que com esse mundão de água que a gente tem, em mar, rios e lagos, a gente não consiga produzir e pescar", observou.

Ideli Salvatti cobrou mais ação quanto às licenças ambientais e trouxe exemplos de outros estados em relação à facilitação do trâmite. A ministra também se solidarizou com o pleito dos representantes das associações e disse apoiar a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte.

Também estiveram presentes à reunião os secretários de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, e de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, Marcílio Lucena; o presidente do Sindicato das Empresas de Pesca, Jorge Bastos; e o deputado federal e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha.

Natal está entre as primeiras cidades que mais empregaram em 2010


De acordo com o ranking divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o município do Natal se destaca entre as capitais brasileiras que mais criaram empregos no ano de 2010.
Em todo o país foram criados 2,52 milhões de empregos, só para se ter uma idéia, juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro geraram 381,8 mil postos de trabalho – 15,1% das vagas registradas. As 10 primeiras cidades que aparecem na lista são capitais, mas há boas surpresas com municípios de médio e pequeno porte, como Natal que surge em 16º colocação.

“É uma satisfação muito grande ver o resultado do trabalho da Prefeitura do Natal aparecer de forma tão significativa para os cidadãos. Investimos não só recursos, mas também toda nossa dedicação para reerguer os 2 Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda. Hoje, as unidades são extremamente bem equipadas, com estrutura impecável para atender o cidadão em situação de desemprego, desde a emissão da carteira de trabalho, passando pelos cursos de qualificação, até a intermediação de mão de obra e microcrédito para abertura de pequenos negócios”, destaca orgulhoso o secretário da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Alcedo Borges.

Ao todo, mais de 18 mil pessoas se inscreveram de janeiro a dezembro de 2010 nos Centros Públicos em busca de emprego. Foram mais de 4 mil vagas oferecidas. Mais de 10 mil foram encaminhadas às empresas, e mais de 1.200 foram contratadas no mercado formal, com carteira assinada.
O Sistema de Gestão de Ações de Emprego do município possue 57.368 cadastrados. E o Portal de Vagas da Prefeitura está disponível no site da Semtas www.natal.rn.gov.br/semtas, hoje (24), com 138 vagas, entre elas: engenheiro mecânico, auxiliar de compras, promotor de vendas, recepcionista, pedreiro, pintor, garçom, operador de caixa, entre outras.