segunda-feira, novembro 07, 2011

Pesidente nacional do PT diz que pode apoiar Carlos Eduardo para prefeito de Natal


O presidente nacional do PT, Rui Falcão (foto), disse que uma das metas da legenda é retomar as prefeituras que tiveram os prefeitos do PT ou aliados. Isso incluiu o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que perdeu para Micarla de Souza (PV), em 2008.

O partido comandado por Falcão considera que o pedetista tem boa chance de retomar o comando da capital. Quanto à candidatura própria, ele não citou a capital, apenas Mossoró. A declaração deve por fim ao projeto do deputado petista Fernando Mineiro, que planejava lançar seu para a disputa da prefeitura de Natal no próximo ano.

Sitio Novo: Blog irá promover concurso de beleza para escolha da Miss Sitio Novo-RN 2011


O Concurso Miss Sitio Novo-RN 2011, tem o objetivo de promover a beleza e a cultura do público feminino em âmbito Municipal, Regional e Estadual. O evento será produzido através da parceria entre Blog GiroRN.com, o Coreografo Francisco Kiney, o Jovem Francisco Raimundo Filho e demais parcerias firmadas com outros apoiadores que desejarem contribuir com a realização deste evento.

Todas as garotas do sexo feminino com idade entre 16 e 26 anos, sem distinção de cor, raça ou credo, que esteja cursando ou tenha cursado o ensino fundamental e médio em uma entidade de ensino (pública ou privada), e residam no município de Sitio Novo/RN, por um período de no mínimo 12 meses poderão se inscrever na recepção da sede da prefeitura municipal com Nena ou Kiney durante o período de 07 á 20 de novembro de 2011.

Trairi: Ideal Info confirma transmissão ao vivo do 1° Encontro de Blogueiros da Região


O 1º Encontro de Blogueiros do Trairí terá transmissão ao vivo em áudio e vídeo pela internet. A confirmação foi dada pelo mais novo parceiro do Giro que fará a transmissão, a Ideal Info.

Informes do RN


GOVERNO: O patrocínio do Governo do Estado para a realização da Expoboné 2011 em Caicó foi de 40 mil reais. As informações estão no Diário Oficial deste sábado (05). O convenio foi assinado entre a Associação Seridoense dos Fabricantes de Boné (ASFAB) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN. Apesar da exposição ter sido realizada no período de 26 a 28 de outubro deste ano, o convenio tem validade até  31 de dezembro. Assinaram o convenio, Benito Gama (pela SEDEC) e Jaedson Dantas (pela ASFAB).

NOTA:O ministro Garibaldi Alves (Previdência), que a presidenta Dilma avalia como um dos seus melhores acertos na composição do governo, poderá ser premiado, contraditoriamente, com sua saída do cargo para disputar a presidência do Senado a partir de 2012, em substituição ao senador José Sarney. É praxe no Senado o partido de maior bancada indicar o futuro presidente, e mais uma vez o PMDB fará a escolha”. A nota é da coluna de Cláudio Humberto.

FUTEBOL: Dez jogadores já foram contratados pela diretoria do Corintians de Caicó, visando o campeonato estadual de 2012. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Lobão Filho, nesta manhã de sábado (05). Sete deles foram indicados pelo técnico Gilberto Gaúcho. Pelo menos três já são conhecidos da torcida do Galo do Seridó. Um deles é o goleiro Deivid Escorpião, que defendeu a camisa do Corintians no campeonato de 2009 e terminou a temporada como um dos melhores atletas na sua posição. Além de Escorpião, tambem foram contratados os volantes Josicley e o atacante Zé Maria. Os demais jogadores para compor o elenco devem ser anunciados nos próximos dias, e muitos deles estarão vindo do futebol paulista, através da parceria do Corintians com clubes de São Paulo.

SAÚDE: A Unimed Natal terá 72 horas, a partir da tarde desta segunda-feira (7), para prestar esclarecimentos ao Procon/RN sobre o impasse para o atendimento dos serviços de urologia. Segundo o coordenador-geral do órgão, Araken Farias, a operadora será notificada oficialmente pelos transtornos aos usuários. “A Unimed deverá justificar a ausência de urologistas no quadro do plano. Os pacientes que necessitam dessa especialidade médica estão desassistidos”, argumentou. Aproximadamente 30 urologistas pediram descredenciamento da empresa, após negativa da Unimed no aumento de honorários da categoria. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Urologistas (Urocoop/RN), Edson Jovino, a Unimed não cumpria com os valores do pro rata; metade da produção dos médicos não era repassado devidamente.

EDUCAÇÃO: Na manhã deste domingo (06), os vestibulando participaram do primeiro aulão gratuito do projeto Descomplicando a Língua, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEEC) e o CALL (Centro de Aperfeiçoamento da Língua e Linguagem) que aconteceu no Ginásio Sylvio Pedroza, da Escola Estadual Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Os aulões gratuitos do projeto Descomplicando a Língua continuam nos próximos finais de semana. Os módulos de aulas serão ministrados nos dias 12, 13 e 20 de novembro com as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol. As aulas acontecem das 8h às 12h, no Ginásio Sylvio.

POLITICA: Depois do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), foi a vez da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) defender a união dos partidos de oposição à prefeita Micarla de Sousa (PV) e à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nas eleições em Natal. “A oposição deve marchar unida desde o primeiro turno, pois o futuro de Natal é preocupante. No momento certo, fazíamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa, o melhor seria o candidato de todos”, sugeriu Wilma de Faria, na manhã de hoje, em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM.



JUSTIÇA: Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte entram em greve nesta quarta-feira. A categoria, que engloba os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Justiça Federal (JF), reivindica reposição salarial estagnada há cinco anos. O Plano de cargos e Salários (PCS) da classe faz parte do Projeto de Lei 6613/09 que se encontra na Comissão de Finanças e Tributação [CFT] da Câmara Federal para votação. 

Baía Formosa é palco do Pena Surf Festival


Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, está sendo palco de um grande Festival de Surf. Com patrocínio do Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), o Pena Surf Festival reúne, desde 04 até o dia 13 de novembro, atletas amadores, profissionais e longboarders nas disputas.

Durante a competição, também estão sendo promovidas a última etapa do Circuito Nordestino de Surf Amador e da Tríplice Coroa e a quarta etapa do Brasileiro de Longboard.

Uma grande estrutura foi montada no Município para receber os mais de 300 atletas de todo o país, assim como os expectadores e comissão técnica. Ao todo, uma premiação de R$ 60 mil será oferecida entre o Nordestino Profissional e Longboard e para o Amador os campeões do Circuito nas categorias Open e Junior sairão de Baía Formosa com uma moto 0km, o vice Open com uma passagem para qualquer lugar da América do Sul e para as demais categorias passagens para Fernando de Noronha.

A realização do Pena Surf Festival é da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), Associação Nacional de Surfistas (ANS), ABL, Top 16 e Federação de Surf do Rio Grande do Norte.

Acorda Meninos

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi flagrado tirando um cochilo rápido durante solenidade, afinal de contas ninguém é de ferro. Acompanhando na soneca estava o ex-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia.

Senado decide hoje sobre posse de Cássio Cunha Lima


A Mesa do Senado realiza reunião hoje para tomar uma posição final sobre a posse de Cássio Cunha Lima (PSDB), o candidato mais votado da Paraíba nas eleições para o Senado em 2010, mas que não assumiu em virtude da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). O parecer sobre o caso está sendo elaborado por Ciro Nogueira (PP-PI), 4º secretário do Senado.


No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a posse imediata de Cunha Lima por não reconhecer a possibilidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito de 2010. Ele teve o registro de candidatura inicialmente negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por condenação em episódio de compra de votos nas eleições de 2006 para o governo paraibano. A vaga foi assumida então por Wilson Santiago (PMDB-PB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010.

Situação semelhante deve ocorrer com João Capiberibe (PSB), o segundo mais votado nas eleições para o Senado no Amapá, mas considerado inelegível, também pela Lei da Ficha Limpa, por ter sido cassado em 2004 por compra de votos.

Presa quadrilha que roubou prédio do Tribunal de Justiça


Onze pessoas foram presas na noite desse domingo (6), acusadas pelo roubo ao prédio do Tribunal de Justiça no último domingo (30), no Centro de Natal.

Resultado de investigações da Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (Deicor), as prisões ocorreram em Petrópolis e na praia dos Artistas. Entre os acusados, dois policiais militares e um funcionário terceirizado do TJ.

À tarde, a delegada titular da Deicor, Sheila Freitas, concederá uma coletiva na Degepol, para esclarecer a operação.

com informações do Portal Nominuto

Touros: Bate boca domina a sessão da Câmara Municipal


O clima de cordialidade entre os vereadores na sessão da Câmara Municipal de Touros foi quebrado por um bate boca entre os vereadores Ney Leite  e Rafael de Xixita.

Os Ânimos se acirraram no momento em que os vereadores discutiam o projeto de Lei que trará sobre o aumento do número de concessões de taxis no municípios de Touros.

Enquanto fazia seu pronunciamento o vereador Rafael de  Xixita se dirigiu ao colega vereador Ney Leite e, de maniera ofensiva e preconceituosa disparou o verbo: “Oh, Ney, pelo sorriso você poderia ser homem pelo menos uma vez na sua vida, cara!”. O vereador não gostou nada da colocação deselegante do colega e solicitou que o corrido fosse registrado no “livro de ata da casa Legislativa.

Caso o vereador Ney Leite resolva processar o colega de Casa, o mesmo poderá facilmente ser condenado por prática de preconceito.

Jaçanã: Nascimento quebrou o silêncio e falou para o Blog de Edigar sobre escândalo dos cheques


O Blog do Edigar, de Coronel Ezequiel, entrevistou o Presidente da Câmara de Vereadores de Jaçanã, Nascimento, que é acusado de cometer irregularidades na Câmara Municipal de Jaçanã.

Ao ser perguntado sobre os motivos que levaram a CPI, Nascimento justificou que não existem motivos para a acusação. Eles estão usando o argumento dizendo que existe cheques da Câmara circulando nas mãos de terceiros, para pagar contas particulares minha, isto não é verdade. Eles precisam provar esta existência dos cheques e quero dizer mais não existe nenhum dano ou prejuízo para a câmara cometido por mim, disse Nascimento.

Mas Nascimento confirmou que alguns cheques foram extraviados, mas todos já foram cancelados pelo banco, e também que não tem cheque na mão de agiota ou com Taú de Coronel Ezequiel. “Não, é tão provável, que eles andaram procurando estes supostos cheques para comprar e não encontraram. Não tenho cheques nas mãos de Taú, meu relacionamento com ele é amizade particular”, explicou.

O escândalo dos cheques da Câmara Municipal é o principal assunto das rodas políticas dos municípios de Jaçanã e Coronel Ezequiel, quando várias figuras políticas estão em evidência, dentro não só nesse escândalo, como também de revelações sobre a eleição da Câmara Municipal.

Os vereadores já encaminharam o requerimento solicitando uma CPI, assim como também já existe um pedido de afastamento de Nascimento da presidência da Câmara Municipal de Jaçanã.

Mesmo tendo sido eleito através de um acordo entre vereadores, Nascimento revelou em praça pública, e também no Blog do Edigar, que pagou o vereador Rodéla para conseguir o seu voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Edigar perguntou: “Na sessão do dia 24 ao terminar o senhor gritou no meio da rua onde estavam aproximadamente 40 pessoas. Dizendo que havia pagado ao vereador Rodéla 7.000,00 pelo seu voto de vereador. É verdade?” Nascimento respondeu: “É verdade e em seguida ele mim pediu 4 pneus novos para seu carro e eu dei. Eu tenho prova”.

Ao final da entrevista, Nascimento ainda desafiou os vereadores favoráveis pela CPI. “Eu gostaria de dizer a estes vereadores que estão tentando criar esta CPI para fiscalizar os cheques, que Eles dizem está nas mãos de agiotas. Que eu estou esperando um relatório, trazendo as provas concretas, aí sim está correto o que eles falam”, finalizou.

Informes do Interior


Tibau do Sul: A praia da Pipa foi uma das grandes atrações durante a FIT 2011 (Feira Internacional de Turismo da América Latina) que aconteceu de 29/10 a 01/11 em Buenos Aires na Argentina. Em parceria com o governo do Estado e hoteleiros de Pipa, a secretaria de turismo de Tibau do Sul participou da feira com grande quantidade de material promocional. Após a visita de vários operadores e agentes de viagens à procura de informações e de material de divulgação, o departamento comercial da secretaria de turismo de Tibau do Sul, agradeçe através de newsletter a procura pelo nosso destino. "Com todos os investimentos que fizemos em divulgação ao longo deste ano, acreditamos que podemos esperar uma boa alta estação" afirma Nilsinho, prefeito de Tibau do Sul.

Santo Antônio: Recentemente o município foi contemplado com recursos para a construção de uma quadra poliesportiva escolar, dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ontem (04), foi publicado no Diário Oficial da União o Aviso de Licitação da Tomada de Preço nº 02/2011, da Prefeitura Municipal, cujo objeto é a construção de uma quadra esportiva escolar aberta, não deixando claro sua localização e nem a qual escola pertenceria.

Parazinho: O vereador Jairo Miranda, vice-presidente da Câmara Municipal, apresentou requerimento que será enviado ao prefeito Genival Martins requerendo que este faça a aquisição de cinco motos para auxiliar no trabalho desenvolvido pelo Atentes de Saúde. O referido requerimento foi aprovado por unanimidade dos presentes na Câmara. A polêmica ficou em torno de onde o gestor municipal ira remanejar dinheiro para aquisição dessas motos.
Santa Cruz: Após tantas brigas, conversas, raivas, o Projeto de Lei que aumenta o número de vagas para o Legislativo Municipal não conseguiu ser aprovado. A votação aconteceu na última sessão ordinária da Câmara dos Vereadores, na terça-feira passada, e como somente 7 vereadores estavam presentes a sessão, o placar ficou 4x3 para a aprovação. Mas para o projeto ser aprovado era preciso dois terços da casa, ou seja, uma aprovação de 6x3, número que os favoráveis tinham, mas 2 vereadores faltaram a sessão: Odete Dantas e Josemar Bezerra. Com isto, os vereadores que são a favor do projeto ficaram revoltados e agora fica a certeza que para o próximo ano não haverá aumento de vagas no Legislativo Municipal.
São Tomé: A Câmara Municipal de aprovou está semana o Projeto de Lei do Executivo que estabelece o aumento salarial aos agentes de saúde do município. O salário do agente de saúde será agora de R$ 620,00 mais 20% de insalubridade.
Arez: Faleceu na tarde do último sábado (5), o ex-prefeito do município de  Arez, José Olavo de Souza, de 87 anos. José Olavo estava internado no Hospital do Coração e acabou não resistindo a uma infecção generalizada. O ex-prefeito governou a cidade durante dois mandatos: entre 1983 e 1988 e pela segunda vez entre 1993 e 1996. José Olavo era pai da também ex-prefeita de Arez Lúcia de Souza Santos e do vereador do município Ludovido Pessoa de Souza. O sepultamento do ex-prefeito ocorreu neste domingo (5) no cemitério municipal de Arez.

Brejinho: O PTB e o PR marcharão juntos em Brejinho, no Agreste potiguar. O acordo foi selado neste sábado (05), depois que o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, dirigente do partido no Estado, foi recebido na cidade. A vereadora Ivete Matias (PR) disputará a prefeitura. Ela é irmã da ex-prefeita Ivanilde Matias (PR), que tradicionalmente tem liderança no município. Além do PR e PTB, o PV, PSB e o PSDB também integrarão a aliança.

Caicó: segundo confirmação de fontes do Blog de Marcos Dantas até dezembro deste ano, o prefeito Bibi Costa (PR) estará anunciando a realização de mais um concurso público em Caicó. Nos próximos dias, todos os procedimentos devem ser tomados, como a escolha da empresa responsável pelo certame, dentre outros. A previsão de lançamento do edital é para o mês de dezembro. O novo concurso deve oferecer cerca de 100 vagas, e terá o objetivo de preencher os cargos que não foram preenchidos com o primeiro concurso público, no caso de nenhum candidato ter sido aprovado. A garantia é de que nenhum aprovado no último concurso será prejudicado ou terá sua vaga preenchida por outra pessoa. Por sinal, o prefeito já teria autorizado a prorrogação da validade do último concurso por mais dois anos.

Sitio Novo: Bar do Queijo realiza mais uma noite de festa para seus clientes

O novo point da cidade inaugurado no mês passado promoveu na noite deste sábado (05) mais uma festa para receber seus clientes. Em um ambiente muito agradável e bem descontraído todos puderam beber, dançar e se divertir a valer sobe o comando do Zé do Queijo e Cristina. 

 
 
 
 


Sitio Novo: Vereadora Aninha é a nova líder da bancada da prefeita na Câmara


Depois da renuncia a liderança da bancada feita pela vereadora Branquinha, a vereadora Aninha de Paulo assumirá daqui pra frente à responsabilidade de defender a administração da prefeita Wanira perante os questionamentos levantados pelo grupo de vereadores da oposição.

Ao receber a liderança, a vereadora Aninha disse que seria um prazer assumir tal responsabilidade que lhe foi confiada após o rompimento de Branquinha prometendo atender a confiança nela depositada em defender a melhor administração que o município já teve.

Sobre os motivos do rompimento levantados pela vereadora Branquinha de que uma grande reunião que contou apenas com a ausência da vereadora teria sido realizada em Natal para tentar prejudicá-la. Aninha explicou a vereadora e a todos.

Eu fui a Natal por que fui levar a documentação que você mesma deixou em minha residência juntamente com a da vereadora Judrene, e ao chegar a Natal a única pessoa presente na grande reunião levantada pela vereadora era o colega e ex-vereador Adegilson Gonçalo ninguém mais, pois não houve reunião alguma como levantou a vereadora”. Explicou Aninha

Mesmo depois da explicação a vereadora Aninha disse respeitar e lamentar a decisão tomada por Branquinha, mas deixou seu recado.

Eu sou candidata a vereadora pelo PSD ao lado da prefeita Wanira e ao lado do candidato dela, seja ele quem for terá o meu apoio. Eu dei a minha palavra nos primeiros dias e vou com ela até o fim, achei que iríamos juntas, mais infelizmente não deu certo, você seguiu seu rumo e eu vou seguir o meu. Pois como disse Missinho, aqui todo mundo se respeita, todo mundo sabe que sou da situação, vocês que fazem a oposição tem o meu respeito, escuto tudo que vocês têm a dizer, mais também tenho meu direito de resposta, cada um tem um pensamento e eu estou aqui para explanar os meus”. Justificou Aninha 

Politicagem Sitionovense: Cap. XVI

Oposição elogia e convida Branquinha para uma conversa almejando seu apoio a Nenên.

Depois que a vereadora Branquinha confirmou seu rompimento com grupo da prefeita Wanira, deixando bem claro que está livre para seguir novos caminhos que ajudarão a seguir em frente e conquistar seu terceiro mandato. Os vereadores da oposição trataram logo de preparar o caminho para que a vereadora possa seguir junto ao grupo comandado pelo ex-vereador Nenên.

Os vereadores Missinho e Zé de Santiago foram os que mais parabenizaram e elogiaram a vereadora por ter tomada tal decisão depois de se sentir desvalorizada pelo grupo e tratou logo de convidar a vereadora para uma conversa com o objetivo de garantir seu apoio para o grupo.

Desde já Branquinha, eu já lhe convido para uma conversa, que uma grande política, uma grande pessoa como você, que eu conheço, não merece ser desacreditada em um grupo, você Branquinha já me conhece já fizemos política juntos vários anos, eu lhe convido para você fazer parte do nosso grupo, o nosso grupo é quem vai ganhar as eleições no nosso município”.

Por fim o vereador lembrou a vereadora que além dela os vereadores Zé de Santiago, Marcos de Bidoca e próprio Missinho também decidiram romper com grupo da situação e hoje fazem parte da oposição.

Após parabenizar a vereadora Branquinha o vereador Zé de Santiago lembrou a colega que também já havia sido líder da prefeita durante seu primeiro mandato lamentando não ter tomado a mesma decisão da vereadora quando na época não recebia atenção da prefeita que segundo ele nunca deu atenção a vereador nenhum.

O vereador destacou que o município de Sitio Novo talvez seja o único município do estado em que o gestor acha que pode governar sozinho e por isso talvez a prefeita hoje só possa contar com o apoio de duas vereadoras para as eleições de 2012.