sexta-feira, julho 16, 2010

Final de semana cheio de Aventura, adrenalina e muito forró em Sitio Novo



Chegou o dia tão esperado pelos competidores da 2° Etapa do Solo Brasileiro de Corrida de Aventura que será realizada em Sitio Novo.


O percurso da prova desafiadora que passará por locais de extrema beleza. A largada será em trekking (1km), seguindo para a travessia (350m), retornando o trekking (8km). Portanto, os atletas deverão largar preparados para as duas modalidades. 
.
Durante o trekking haverá 2 PPOs, pontos de passagem obrigatórios. Estes pontos terá o furador ou mensagem, para provar a passagem do atleta pelo local. 

O percurso de Bike tem 33km, e em determinado ponto do percurso estará o local das técnicas verticais. As técnicas verticais serão compostas 60m que leva a ao topo de uma pedra, de onde sai um rapel de 15m de altura.

A Canoagem terá 4 km de águas tranquilas, mas, dependendo do vento, poderá ser dura: durante o levantamento vimos vários animais, gaviões, garças e passáros pescadores. A chegada da canoagem é no mesmo local do inicio da canoagem.

A chegada será de bike no mesmo local da largada.


Festa da Pinha

A noite acontecerá a Tradicional Festa da Pinha, que terá a animação das Bandas Cavalo de Aço, Forró da Pegação e Anderson e Forró Axo bom. Quem confirmou presença na festa foi o candidato a deputado estadual Dibson Nasser que conta com apoio da Prefeita Wanira e seu grupo.
  
    
Domingo 18/07

Já no dia seguinte será a vez das motos invadir o município durante a 4º Etapa do Campeonato Estadual de Baja. Essa é a segunda vez que o município recebe a competição.
    

Um pra lá, outro pra cá

Essa é a situação que se encontra os chefes do executivo do município de Alexandria, após o prefeito declarar apoio a Rosalba, a vice - prefeita está com Iberê.

O governador Iberê Ferreira (PSB), conseguiu o apoio de sua vice, a médica Jânia Fernandes (PR). Ela é filha do ex-prefeito da cidade, Janduí Fernandes e foi eleita em 2008.

No encontro com Jânia, o governador Iberê renovou os compromissos assumidos com os prefeitos e lideranças de 45 municípios do Alto Oeste, durante o lançamento do movimento Avança Oeste, realizado em Pau dos Ferros, no fim de semana.

“Sempre se diz que o Oeste é uma região isolada. Essa distância já está desaparecendo com as obras e serviços que nós estamos realizando e planejando para essa região. Nós vamos integrar o Oeste ao estado e transformá-lo em um celeiro de desenvolvimento”, garantiu o governador à vice-prefeita Jânia e ao ex-prefeito Janduí Fernandes.

Prefeito de Santana do Seridó garante apoio de seu grupo a Walter Alves

O prefeito de Santana do Seridó, Iranildo Pereira (PMDB), esteve nesta quinta feira, 15, em Natal participando de reuniões políticas. Umas delas foi com o deputado estadual Walter Alves (PMDB). O prefeito levou com ele 5 vereadores que formam a base da situação no município seridoense: os vereadores Bruno Augusto, Patrícia, Flavio Azevedo e Antonio Trindade (presidente da câmara) todos do (PMDB) e Thiago Cabral (PT). Além de seu assessor administrativo, Adriano Gomes, o Driu, que tem seu nome cotado para prefeito em 2012. 

Todos irão acompanhar o prefeito no apoio ao deputado estadual Walter Alves, PMDB, bem como vice-prefeito Berré e o primeiro suplente de vereador José Damião e outras lideranças. Com isso a chapa da situação fica definida da seguinte forma: para deputado estadual, Walter Alves; deputada Federal Fátima Bezerra; senadores José Agripino e Garibaldi Alves e governadora Rosalba Ciarlini.

Fabio Faria cumpre agenda e três municípios do seridó

O deputado federal Fábio Faria (PMN) participara a Feirinha de Santana, em Currais Novos, a vaquejada de Serra Negra do Norte, onde recebe o apoio do presidente da Câmara, Flávio Bezerra (DEM). Finalizando o sábado, ele visita aliados em Florânia, onde os vereadores Toni Júnior (PDT) e Magnus Lopes (PR) integram seu palanque.
O deputado federal João Maia (PR) estará em Currais Novos neste sábado (17) para percorrer a Feirinha de Santana. Antes, o deputado e a sua esposa, Fernanda Maia serão recebidos na residência do ex-prefeito Zé Lins (PR), que faz dobradinha no Seridó Oriental com João Maia.

Na noite do sábado, João Maia chega a Ouro Branco, onde será recebido pelo ex-prefeito Zé Braço (PR), seu mais novo aliado no município. Juntos, vão prestigiar a Festa da Colheita, que há 36 anos é realizada pela Paróquia do Divino Espírito Santo com patrocínio da Prefeitura Municipal. Neste sábado (17), as bandas Aryaxé e Paulo Cassiano animarão à noite.

Iberê será recebido por Ezequiel e Zé Lins em Currais Novos

A Festa de Santana em Currais Novos deverá atrair todas as correntes políticas neste sábado (17). Lá, os dois candidatos que disputam os votos da terra a Assembleia Legislativa já preparam movimentações na Feirinha, que acontece do Largo do Tungstênio Hotel até as Praças Cristo Rei e Thomaz Salustino. O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) e o ex-prefeito Zé Lins (PR) vão ficar separados no evento, já que são adversários.

Ezequiel chegará com o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), seu primo, direto para a Feirinha. Já Zé Lins vai receber antes o deputado federal João Maia (PR) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) em sua residência, onde uma militância vestida de vermelho vai invadir a Feirinha. A turma de Ezequiel também se organiza para andar com seus candidatos. Depois, o deputado recebe os vereadores de Currais Novos e os prefeitos aliados na residência da vice-prefeita Milena Galvão (PP). O governador e a caravana da coligação "Vitória do Povo" devem participar.
Marcos Dantas

Restaurante popular tem índices de aceitação no estado

O programa Restaurante Popular do Governo do Estado tem altos índices de aceitação pela população do Rio Grande do Norte. É o que revela uma pesquisa de opinião realizada diariamente em cada estabelecimento. Com 82% de aprovação, os restaurantes de Pau dos Ferros e Nova Cruz apresentam os melhores índices de satisfação por parte da população. A média estadual fica em torno de 78%, segundo dados apresentados pelo coordenador do programa, Tomaz Neto, da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistencia Social (Sethas).

Vilma contará com apoio do prefeito de Goianhinha

Vilma de Faria (PSB) esteve em Goianinha na noite da quinta-feira (15) participando de uma cruzada evangélica realizada pela Assembleia de Deus. 

A mobilização religiosa reuniu milhares de fiéis e dezenas de pastores da região Agreste. O governador Iberê Ferreira também foi um dos convidados e, como candidato a reeleição, se integrou a caravana da “Vitória do Povo”.

Vilma foi recebida pelo prefeito Júnior Rocha (PMN) de quem tem o apoio para o senado, além dos vereadores Tiquinha e Luiz Alves, ambos do PMN. Os candidatos a deputado, Adenúbio Melo e Antônio Júnior que integram a coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB e PPS). 

De volta a Natal, Vilma de Faria esteve na Câmara Municipal onde prestigiou a entrega do título de cidadão natalense ao amigo Ridalvo Felipe. A honraria foi proposta pelo vereador Raniere Basbosa (PRB). Natural de Caicó, Ridalvo acompanha a trajetória política de Vilma de Faria desde 1983. O novo cidadão de Natal, de 43 anos, iniciou sua militância política no movimento estudantil e atualmente dirige o jornal e o site “O Público”.
 

Sargento Regina prepara sua defesa contra ipgnação

A vereadora Sargento Mary Regina (PDT), que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa afirmou, por meio de sua assessoria jurídica, que já está com a defesa “quase” pronta sobre a ação da Procuradoria Regional Eleitoral que solicita a impugnação de sua candidatura, por incluir a pedetista nos termos do “Ficha Limpa” (Lei Complementar nº 64/90, na redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010). Regina foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira e tem sete dias para apresentar defesa sobre a ação.

Natalenses agora podem acompanhar trânsito pelo celular

A partir de agora, os natalenses poderão acompanhar em tempo real o fluxo de veículos nos principais cruzamentos da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está disponibilizando, via internet ou celular, as imagens em tempo real do fluxo de veículos nesses pontos.

A ideia, segundo a Prefeitura de Natal, é otimizar tanto o trânsito, já que os natalenses poderão evitar os pontos mais críticos, quanto a fiscalização, uma vez que as câmeras permanecerão ligadas 24 horas por dia.

A Central Integrada de Monitoramento de Natal permite que funcionários acionem as equipes de rua todas às vezes que algum veículo estacionar num local proibido ou quando o trânsito estiver congestionado e necessitar de intervenção dos fiscais da secretaria.

Na sala de monitoramente da Semob, os técnicos podem visualizar as 11 câmeras tipo dome de 360º e as seis fixas existentes hoje em Natal. Os primeiros equipamentos foram instalados em março deste ano.

Iberê e Vilma garantes apoio de lideranças em Rio do Fogo

O prefeito de Rio do Fogo, Egídio Dantas (PMDB), anunciou nesta sexta-feira (16) o apoio de seu grupo político às candidaturas à reeleição do governador Iberê Ferreira (PSB) e da senadora Vilma de Faria (PSB).


“Nós conhecemos Iberê e Vilma, que tem competência e tem dado atenção a Rio do Fogo. Trata-se de uma relação antiga e uma parceria que terá continuidade com muitos benefícios para Rio do Fogo”, afirmou o prefeito.

Cerca de 30 pessoas acompanharam o prefeito Egídio Dantas no encontro com o governador e com Vilma, entre eles o vice-prefeito Damião Gomes (PMN), o presidente da Câmara dos Vereadores, Igor Dantas (PTB), e os vereadores Lúcia Gomes (PMN), Sávio Domingos (PMDB) e Agacir Virgínio (PSB), além de suplentes de vereadores, e lideranças da sede e dos distritos de Rio do Fogo.

“Este é um grupo que está unido e fez questão de vir aqui dizer que confia no governador e vai lutar pela sua vitória”, garantiu o prefeito Egídio.

O governador Iberê agradeceu o gesto coletivo de apoio das lideranças de Rio de Fogo. “Trata-se de uma demonstração de unidade de vocês e de liderança do prefeito que me deixa ainda mais comprometido com vocês e com Rio do Fogo”, afirmou.

Na reunião, Iberê renovou seu compromisso de melhorar as ações do governo na região de Rio do Fogo, principalmente nas áreas de pavimentação de estradas e da segurança pública.

Carlos Eduardo cumpre agenda em Currais Novos

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato ao Governo do Estado pela coligação “Coragem pra Mudar” (PDT, PCdoB, PRP), segue rumo ao interior do Estado neste final de semana. Neste sábado (17), o pedetista estará em Currais Novos.

Na programação, a previsão é de que o candidato se reúna, às 8h30, na sede do partido em Natal, com a coordenação de campanha.  Em seguida, ele pega a estrada rumo a Currais Novos, onde, às 15h, o pedetista visita a Feirinha de Santana.

Na busca do voto católico, Carlos Eduardo participa de novena em celebração a Santana, às 19h, na Igreja Matriz da cidade.

Rosalba faz campanha em quatro cidades neste sábado

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao Governo do Estado pela coligação “A Força da União” (DEM, PSDB, PMN, PSL, PSC e PTN), faz campanha em quatro cidades neste sábado (17).

O dia, às 7h, com uma visita à Cobal, em Mossoró, onde pretende conquistar o voto dos comerciantes e consumidores. Às 9h30, ainda na cidade em que foi prefeita, Rosalba caminha pelas ruas do Centro.

Da “capital do Oeste” a senadora parte para Currais Novos, onde visita a feirinha gastronômica de Sant´Ana, às 14h. Uma hora depois, quemvai estar no mesmo local é o concorrente Carlos Eduardo (PDT). 

Ao deixar a feira, a candidata segue para a vaquejada de Serra Negra do Norte, onde deve chegar às 17h. A maratona de cidades visitadas só termina já de noite, quando a democrata vai prestigiar o arraiá do vereador Luís Carlos (PMDB), às 22h, em Macaíba.

Eexposição de caprinos e ovinos em Afonso Bezerra

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura de Afonso Bezerra abre, nesta sexta feira (16), a Expobezerra que reúne criadores da região Central-Cabugi com perspectiva de novo recorde de comercialização a exemplo do que vem acontecendo ao longo de todo o Circuito Estadual de Eventos Agropecuários.

De acordo com o secretário da Sape, Francisco das Chagas Azevedo, “essa exposição vem se firmando e contribuindo para melhorar a genética de caprinos e ovinos da região, como já acontece com a exposição de Lajes, que ainda é a mais importante da região.”A expectativa é que cerca de 1.500 animais, entre caprinos e ovinos, estejam em exposição.

Segundo o secretário, todos os currais colocados a disposição para os criadores foram comercializados, o que faz com que se espere um volume de negócios superior a R$ 500 mil.

restauração da RN-288 no município de Carnaúba dos Dantas

O Governo do Estado iniciou nesta semana a reconstrução da RN-288, no entroncamento da RN-086, no município de Carnaúba dos Dantas. Inicialmente, será recuperada toda a pavimentação (a paralelo) existente, para que nos próximos quinze dias comece o recapeamento asfáltico em concreto betuminoso usinado a quente.

O trecho a ser restaurado tem seis quilômetros de extensão. A obra tem custo estimado em pouco mais de R$ 1,7 milhão. O prazo de conclusão dos serviços está previsto para 70 dias, contados a partir do início das obras.

O RN-288 é de vital importância para a economia da região, com forte vocação para a indústria cerâmica e para o turismo religioso, mas oferecerá, principalmente, segurança e conforto aos motoristas que trafegam diariamente por ela.

A recuperação da estrada faz parte de um programa estadual de reconstrução e restauração de estradas que está em execução em todo o Estado e cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Iberê Ferreira de Souza em abril passado. O projeto inclui a reconstrução de 39 trechos de estradas do Rio Grande do Norte, número que corresponde a 540 quilômetros de rodovias. O investimento total do Governo do Estado nestes 39 trechos é de mais de R$ 72 milhões.

Ex-prefeito do RN é condenado a devolver mais de R$ 500 mil

Dos 51 processos relatados na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de quinta-feira (15), sete foram pela irregularidade, sendo o voto dos conselheiros pela restituição de recursos ou aplicação de multas, como é o caso de processo relatado pelo auditor em substituição a conselheiro, Cláudio José Freire Emerenciano, da Prefeitura de Santa Maria, Balancete do fundef referente ao exercício de 2002, na gestão do então prefeito Nilson Urbano. O voto foi pela restituição aos cofres públicos da quantia de R$ 507.721,81, atinente às despesas não comprovadas. Ele também relatou um processo de Apuração de responsabilidade da Câmara Municipal de Baraúna, multando os ordenadores de despesas , Valdeci dos Santos Júnior, em R$ 13.960,00 e Rita Bezerra de Lima Santos, R$ 17.900,00, pelo atraso na remessa dos documentos. 

O presidente das Primeira Câmara, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves relatou processo da prefeitura de Areia Branca, Balancete do Fundef referente ao exercício de 2003, de responsabilidade do sr. José Bruno Filho. O voto foi pela irregularidade da matéria, devendo o ordenador da despesa restituir ao erário a quantia de R$ 56.5911,77, em virtude da omissão ao dever constitucional de prestar contas. As principais peças do processo serão enviadas para o Ministério Público Estadual, para que sejam adotadas as devidas providências. 

Da prefeitura de Alto do Rodrigues, Balancete do fundef referente a 2002, sendo responsável o sr. Abelardo Rodrigues Filho. Acatando o parecer do Ministério Público de Contas, votou pela irregularidade da matéria, com remanejamento de R$ 22.304,80 à conta do Fundef e elaboração de plano de aplicação de R$ 10.990,00, não utilizado para a remuneração do magistério. Do município de Barcelona, Documentação comprobatória de despesas referente ao exercício de 2007, de responsabilidade do sr. Walter Lopes. O voto foi pela irregularidade das contas, com restituição de R$ 13.800,00, pela distribuição de cestas básicas sem a identificação dos beneficiados. 

O conselheiro Alcimar Torquato relatou processos referente a Apuração de responsabilidade das câmaras municipais de Acari (2008) e Vila Flor (2004/2005), pelo atraso na entrega dos documentos. No primeiro, os srs. Antônio Carlos Fernandes de Medeiros e Francisco Dias de Araújo foram multados em R$ 13.350,00 e R$ 4.500,00 respectivamente. Em Vila Flor, os srs. Arnaldo Felipe da Silva e Aguinaldo Luis da Silva foram multados em R$ 14.640,00. 

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do TCE 

Secretária de Nísia Floresta nega mortes por leishmaniose

A secretária de Saúde de Nísia Floresta, Ângela Cristina Nascimento Braz, desmentiu, na tarde desta quinta-feira (15), a informação do Ministério Público Estadual de que o município já havia registrado três casos de morte em humanos por leishmaniose, incluindo uma criança.

Segundo ela, esses dados não procedem. “Não temos registro de morte por leishmaniose em nosso município em 2010. Realmente, não sei de onde saiu essa informação”, destacou.

Ângela Cristina, no entanto, confirmou as notificações de cães infectados pelo sorotipo da doença e disse que a secretaria está realizando no momento um trabalho de busca a cães doentes.

Poluição


O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF) pediu que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Prefeitura de Natal fosse multada por causa da poluição por esgoto nas praias da capital. Além da multa foi pedido ainda que  os dois órgãos tomem medidas para cessar a contaminação das praias do Forte, dos Artistas e do Meio.

O processo corre desde 1994, quando o MPF solicitou o desligamento dos esgotos clandestinos que desembocam nas praias. No mesmo documento, é pedido que a Caern e a Prefeitura assegurassem a preservação do meio ambiente nestes locais. Porém, de acordo com o MPF, um estudo realizado no primeiro semestre deste ano, verificou que a recomendação não está sendo cumprida. Uma multa foi sugerida pelo MPF. Para a Prefeitura o valor de R$ 2.405.945,93, enquanto a  Caern a importância de R$ 4.704.620,08.

MP investiga convênios firmados com prefeituras


Os convênios firmados pela Secretaria Estadual de Saúde com prefeituras do interior e algumas entidades privadas estão sendo alvos de investigação do Ministério Público estadual, por suspeita de cunho eleitoral nas “parcerias”. A portaria 76/2010 instaura o inquérito civil público e já solicita cópia de todos os convênios a Sesap. A suspeita do Ministério Público é que os convênios tenham sido firmados como moeda eleitoral. 


No total são 59 convênios, que contabilizam cerca de R$ 22 milhões. Na lista de investigação dos promotores Keivianny Senna, Jann Polacek e Rinaldo Reis, que assinam a portaria, está o convênio 114/2010 com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. A cidade com apenas 9.000 habitantes, a Secretaria Estadual de Saúde repassou R$ 724.500. 

Já a cidade de Vera Cruz, que possui 10 mil habitantes, recebeu dos cofres estaduais R$ 420. 135,85, repassados através do convênio 75/2010. Com a Prefeitura de Parelhas, em apenas um convênio, foram liberados R$ 420 mil. 

Todos os 59 convênios foram publicados no Diário Oficial do Estado na mesma data: dia 2 de julho. Esse detalhe da publicação simultânea de tantos convênios foi um dos aspectos que chamou atenção dos promotores do Patrimônio Público. 

Da lista, o maior convênio foi firmado com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Rio Grande do Norte, que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde R$ 11,2 milhões. 

Na lista das parcerias firmadas pela Sesap há também entidades privadas e filantrópicas, como é o caso da Liga de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância de São João do Sabugi, que recebeu R$ 176 mil, no convênio número 102/2010.

A Associação Educacional Comunitária de Tibau do Sul recebeu do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, R$ 44 mil. À Liga de Assistência Social de Luís Gomes foram repassados R$ 77 mil.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, que informou que a administração estadual ainda não recebeu nenhuma notificação sobre a investigação do Ministério Público Estadual.
Tribuna do Norte