terça-feira, setembro 20, 2011

Agripino entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso

O presidente dos Democratas, senador José Agripino (DEM-RN) está na lista dos “100 cabeças do Congresso“ elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Este ano, Agripino aparece com destaque na categoria “debatedor”. Desde 2000 o parlamentar do Rio Grande do Norte figura no estudo organizado pela instituição fundada em 19 de dezembro de 1983 para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional.
 
Na lista, divulgada durante o final de semana, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes. Nesta nova edição, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.
 
Outro potiguar presente na lista é o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara.
 
Confira a lista completa: 100 parlamentares mais influentes.



Pedra Grande: Caern inicia cadastramento de casas que já estão ligadas à rede de água


Setecentas moradias localizadas no município de Pedra Grande, no Litoral Norte do Estado, começaram a ser cadastradas a partir desta segunda-feira (19), pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em virtude de agora estarem integradas à rede de distribuição de água da empresa estadual de saneamento. São 140 residências na comunidade de Acauã, 450 em Exu Queimado e 110 na Praia do Marco. Em parceria com a prefeitura local, a Caern irá instalar 600 metros de tubulação para levar o líquido aos moradores da rua Flamboyant, na área central da cidade, próxima ao ginásio de esportes. "Este trabalho de cadastramento de ligações tem sido intensificado em várias cidades", destaca o gerente da Companhia para a Zona Norte de Natal e Municípios situados ao Norte da área metropolitana, Ricardo César Marinho.

O gerente lembra que em João Câmara, a cerca de 70 quilômetros da capital, mais de 600 famílias que estão sendo atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário, já foram cadastradas quanto ao serviço de esgotos. O sistema que a Caern está implantando, naquele município pólo da região do Mato Grande, representa um investimento de R$ 9,8 milhões, 23,6 quilômetros de rede de esgotamento e o atendimento a mais de 4 mil famílias, o que equivale a cerca de 19 mil habitantes. Os clientes atendidos pela coleta de esgotos e cadastrados já recebem suas contas com o percentual correspondente ao serviço prestado. Se o imóvel beneficiado é ligado ao sistema condominal (quarteirão), ele paga 35% sobre a conta de água e se é vinculado ao convencial (apenas a unidade residencial), 70% da fatura de consumo de água.

A Caern trabalha para, até o final deste ano, realizar o cadastramento de 2 mil residências situadas em municípios atendidos pela adutora do Boqueirão: Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, Parazinho, Caiçara do Norte e São Bento do Norte. "Já estamos trabalhando neste sentido para atender aos clientes que já contam com ligações de água em suas casas nesses seis municípios", acrescenta Ricardo César. Perto de Natal, o trabalho também não para. Em Macaíba, a Caern já começou a fazer o cadastramento de 200 ligações de água na área próxima ao Centro Industrial Avançado.  

Gilson Moura reaparece e confirma que indicou pessoas para trabalhar no Ipem


Após dias ausente às sessões da Assembleia Legislativa, depois de ter sido citado em esquema de corrupção no Ipem-RN, o deputado estadual Gilson Moura (PV) reapareceu na manhã desta terça-feira (20) à casa e falou com exclusividade à equipe de reportagem do Diário de Natal.

Leia a entrevista exclusiva completa na edição desta quarta-feira na edição impressa do Diário de Natal

De acordo com a apuração do Ministério Público, o deputado, além de indicar Richardson de Macêdo Bernardo, articulador do esquema, para presidir o Ipem, em 2007, e teria indicado pessoas para mais de 50 cargos no órgão. O Ministério Público Estadual continua as investigações da operação denominada Pecado Capital.

O deputado confirmou ao Diário de Natal que indicou o ex-diretor para o Ipem e não negou a indicação de pessoas para trabalhar no órgão, mas afirmou desconhecer que eram funcinários fantasmas. "Eu tinha minhas indicações, como outras pessoas também tinham suas indicações lá no órgão. Pelo que eu sei, todos os funcionários indicados por mim trabalhavam e eram indicadas justamente para trabalhar, para dar expediente normal, lá no órgão."
 

Informes do RN

Defesa Civil: O coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Ten. Cel. Josenildo Acioli, e o professor mestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Mendes participam do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil, em Maceió, entre os dias 21 e 23 de setembro. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. o evento visa reunir coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos. "O objetivo deste trabalho é mostrar a longa experiência do LabSis/UFRN, tanto na preparação quanto na mitigação dos efeitos causados por esse fenômeno natural ao longo de mais de 30 anos de atuação", explica o professor o professor da UFRN, Joaquim Mendes que irá apresentará um trabalho com o tema: "Terremotos no Nordeste do Brasil”

Vale do Rio Doce: A empresa de mineração Vale, antiga Vale do Rio Doce, promove na próxima sexta-feira (23), às 15h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) a aula inaugural para os cerca de 65 trainees no RN selecionados para atuarem nas áreas de Operações Portuárias e Manutenção de Ferrovias. As aulas do curso teórico do PFP começam na segunda-feira (26), no Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT) do IFRN – campus Central, e se estendem até dezembro. Os módulos serão ministrados por funcionários da Vale e professores do IFRN. “A Vale sempre busca mão-de-obra qualificada e sabe que no IFRN é possível encontrá-la, pela natureza dos cursos que ofertamos e o corpo docente”, avaliou o professor Marcos Maia, coordenador do programa no RN.

Plano de Saneamento: A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai apresentar, em Audiência Pública, o Plano Municipal de Saneamento para a cidade de Parelhas, na quarta-feira (21), a partir das 9h, na sede da Câmara Municipal. A cidade é o 18º município a realizar Audiência Pública para apresentação do Plano de Saneamento, seguido por Goianinha, na sexta-feira (23) e outros municípios como Acari, Jucurutu e Macau, com audiências previstas os próximos dias em datas a confirmar. O prefeito de Caraúbas agendou a audiência para 04 de outubro. Nesta segunda-feira (19), foi a vez de Areia Branca. As prefeituras que realizaram audiências públicas em parceria com a Caern foram: Pedra Grande, Caicó, Angicos, Macaíba, Galinhos, Baía Formosa, São Miguel do Gostoso, São Tomé, Jardim do Seridó, Apodi, Carnaubais, Goianinha, Lagoa Nova, Baraúnas, Lucrécia, Campo Grande e Areia Branca.

Debate: A Secretaria de Estado da Saúde Pública em parceria com a Advocacia Geral da União(AGU), através do CIRADS- Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde, promovem,no dia 27 de Outubro, no auditório da Justiça Federal, o I Ciclo de Debates sobre a Ortopedia no SUS. O comitê trabalha com o objetivo de auxiliar as autoridades públicas na melhoria dos serviços de saúde prestados à população, evitando assim, a judicialização.

Doenças: Com o tema “Desmitificar a tuberculose, hanseníase, Aids e hepatites virais no RN”, será realizado, nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), o Fórum da Rede Laboratorial, sob a coordenação do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen). O evento ocorrerá das 08h30 às 17h00, no auditório da Universidade Potiguar (UNP), na unidade da Avenida Salgado Filho. O fórum é direcionado a 170 participantes, entre profissionais de saúde do SUS do RN e estudantes da UNP.



IBGE: Foram prorrogadas até domingo (25/09), somente por internet, as inscrições para 4.250 vagas temporárias para Agente de Pesquisas e Mapeamento (salário mensal de R$ 850,00), oferecidas em 553 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Norte, o órgão oferece 70 vagas de ampla concorrência, e mais cinco para deficientes físicos. Todos aqueles que realizarem novas inscrições até a data mencionada, assim como os candidatos que já tenham efetuado inscrição em data anterior e ainda não efetivaram o pagamento (inclusive aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa indeferido), poderão reimprimir a guia de recolhimento da taxa de inscrição até as 13h do dia 26 de setembro de 2011, para pagamento neste mesmo dia, impreterivelmente, em qualquer agência do Banco do Brasil. Os selecionados terão contratos de até dois anos, renovados mensalmente.

Natal: Luiz Almir é o novo secretário de Micarla


Está confirmada a nomeação do ex-deputado estadual Luiz Almir como o novo secretário municipal de Relações Institucionais. Luiz Almir retorna ao executivo municipal para assumir a vaga deixada por Sérgio Pinheiro, que vais para Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura.

Luiz Almir, que é filiado ao PV, era diretor da Emproturn e chega para compor a equipe administrativa da Prefeita Micarla de Sousa por pelo menos sete meses, já que em abril o mesmo deverá se afastar da pasta para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Natal.

Cinema: Tropa de Elite 2 é o candidato brasileiro ao Oscar 2012

Foi anunciado na manhã desta terça-feira (20) o filme nacional indicado a concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012. Quem vai representar o Brasil será o longa "Tropa de Elite 2". A escolha do filme indicado foi feita pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu às 11h, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio.

Para-atleta santacruzense bate recorde brasileiro


Santa Cruz tem para-atleta batendo recorde nacional. José Fernandes, de Santa Cruz, bateu o recorde brasileiro em prova de salto em distância durante o Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, na 2ª etapa nacional, realizada no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – IBIRAPUERA, em São Paulo/SP.
Com a marca de 5,92 metros, na categoria F46, o para-atleta representando SADEF/RN (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) conseguiu chegar a esta marca histórica na sua carreira e na história do atletismo em Santa Cruz.
O recorde brasileiro anterior pertencia a Ricardo de Azevedo Pereira, de São Paulo/SP, que era de 5,81 metros, obtida no dia 10 de julho de 2007.
Parabéns para o nosso atleta José Fernandes!
Fonte: Blog do Wallace

Seis municípios potiguares receberão recursos para compra de equipamentos médicos


O Governo Federal investirá R$ 1,7 milhão nessas 19 cidades, sendo 546.090,00 em seis municípios seis municípios do Rio Grande do Norte. As cidades potiguares contempladas foram Caraúbas, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Santa Cruz, Senador Georgino Avelino e Vera Cruz.
O município de Currais Novos receberá R$ 130 mil, seguida por Santa Cruz, com R$ 100 mil, Senador Georgino Avelino, recebendo R$ 97.990,00, Coronel Ezequiel e Vera Cruz, recebendo R$ 84.050,00 cada, e Caraúbas, com R$ 50 mil.
A verba integra o Programa de Atenção Básica de Saúde, da Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada e da Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue e Hemoderivados.

SAMU: Sete município serão contemplados com bases descentralizadas


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) dá continuidade ao trabalho de expansão e descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Rio Grande do Norte e até o final do mês de outubro terá instalado mais sete bases descentralizadas no Estado.

No último dia 16, a coordenação do SAMU esteve reunida com secretários de saúde dos sete municípios da região litorânea leste que receberão ambulâncias de suporte básico de vida. As bases serão instaladas em Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, João Câmara, Macau e Touros.

A partir do dia 29 de setembro será iniciado um Treinamento em Serviço, ministrado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU para 36 técnicos de enfermagem e 36 condutores socorristas, todos oriundos do quadro de funcionários das prefeituras. O treinamento terá duração de 20 dias e os participantes terão aulas teóricas e práticas em mobilização, reanimação, manuseio de equipamentos médicos, rádios comunicadores e demais conteúdos relacionados ao trabalho de resgate.

Segundo o coordenador geral do SAMU, Luiz Roberto Fonseca, a previsão é de que no final do mês de outubro as bases já estejam em funcionamento. "Os locais que servirão de bases para abrigar as ambulâncias e as equipes de plantonistas já estão recebendo as adaptações necessárias para que tenham estacionamento para a viatura na sombra e local adequado para repouso das equipes".

Aposentado potiguar é destaque no G1

Após ser destaque em blogs e portais de noticias do estado o aposentado potiguar Luiz Costa de Oliveira de 90 anos agora foi destaque no cenário nacional através do portal de noticia da globo pela sua curiosa historia de vida que lhe redeu 69 filhos, 100 netos e 60 bisnetos. Clique no link abaixo e veja a matéria.

Aposentado de 90 anos tem três mulheres, 69 filhos e 100netos no RN

Louvor e adoração agita comunidade catolica

Leitor do blog apresenta foto de sua primeira bisneta

O nosso amigo e leitor do blog João Enedino apresentou sua primeira bisneta. A pequena Ana Karoline que acaba de completar quatro meses de vida é filha de seu neto Daniel e Lidiane.

O blog parabeniza aos pais, avós e tios da pequena e linda Ana Karoline a quem desejo muita saúde, paz e prosperidade.



Necrotério do ITEP será interditado

Corpos amontoados na câmara fria e pátio do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). Essa é uma das denúncia de servidores da instituição e de membros do Sindicato de Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN, que preferiram ficar no anonimato. A realidade apresentada pelas fontes aponta nos últimos dias 18 cadáveres estiveram acumulados na "geladeira" do necrotério, que tem capacidade para apenas oito corpos. Ontem, o diretor geral do Itep, Nazareno de Medeiros Costa, admitiu a precariedade da estrutura e, mesmo sem saber precisar a data, confirmou que o necrotério do Itep será interditado por 45 ou 60 dias para reformas. Saiba mais...





Taxista está desaparecido há 68 dias na Grande Natal

A Polícia Civil continua investigando o desaparecimento de um taxista identificado por João Batista da Silva que foi visto pela última vez no dia 12 de julho, há 68 dias, em Parnamirim.

O caso está sendo investigado pelo titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Parnamirim, Graciliano Lordão. Segundo o delegado, a polícia já tem um suspeito identificado por João Paulo Belarmino dos Santos Freitas, 31 anos, que foi a última pessoa a pegar uma corrida com o taxista.
 
Segunda a investigação policial, por volta das 22h do dia 12 julho, João Paulo em companhia de um senhor identificado por Divaldo, que mora na mesma rua do taxista no bairro Liberdade, foram até a casa de João Batista e de lá o suspeito seguiu no carro com o pretexto de uma corrida para o Centro de Parnamirim, enquanto Divaldo retornou para casa.
 
João Batista teria ido com o suspeito até o Centro, onde pegaram mais duas mulheres ainda não identificadas, e depois disso não foi mais visto. O táxi foi encontrado abandonado no dia seguinte na zona rural de São Gonçalo do Amarante, com vestígios de sangue.
 
Os policiais civis então foram até a casa de João Paulo, no bairro de Jardim Planalto, mas ao chegarem ao local o suspeito havia se mudado com móveis e objetos para destino desconhecido.
 
A polícia também foi na casa de Divaldo, vizinho da vítima, onde encontrou um veículo modelo Palio com placas de Campina Grande-PB com queixa de roubo e uma motocicleta com placas estouradas. Os policiais lacraram os veículos para serem rebocados no dia seguinte pelo guincho, mas na madrugada os veículos foram levados por outros suspeitos ainda não identificados.
 
A polícia segue em busca do acusado que ainda não foi encontrado para prestar esclarecimentos.

Em forma de poesia Nelter confirmar adesão ao Governo

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) conversou com o Blog de Marcos Dantas na tarde desta segunda-feira (19) e confirmou que agora também vai integrar a bancada governista na Assembleia Legislativa. Nelter acompanha a decisão do deputado federal Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB, que leva para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) os deputados: Gustavo Fernandes; Poti Júnior; Hermano Morais e o próprio Nelter.

Henrique me fez um apelo e eu revi minha posição. Agora vou apoiar o Governo em nome da unificação”, argumentou Nelter, que pela manhã participou de uma reunião da executiva do PMDB, na sede do partido em Candelária.

Questionado sobre as críticas que fez ao Governo Rosalba Ciarlini, Nelter Queiroz já ensaiou a nova mudança que terá no plenário da Assembleia Legislativa: “Cada um tem uma maneira de falar e analisar as coisas”, resumiu. Nelter disse também que sua adesão não estar condicionada a cargos na estrutura do Governo. O deputado agora vai dividir a representação do Seridó ao lado do deputado Vivaldo Costa (PSD), que já integra a bancada governista, já que apoiou Rosalba no ano passado.

Alexandria: Ex-prefeito é isento pela justiça de suposto dano aos cofres públicos

Ao julgar a Apelação Cível (n° 2010.015461-0), a 2ª Câmara Cível do TJRN acompanhou o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que verificou não ter ocorrido dano ou prejuízo ao erário de Alexandria, por supostas irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito, José Bernardino da Silva.

O Acórdão do TCE, embora tenha reconhecido a irregularidade das contas prestadas, definiu que tais vícios não ensejaram dano ou prejuízo ao erário e resultou na condenação em multa para o ex-gestor, o que serviu, entre outros pontos, como elemento para análise do recurso pelos desembargadores do TJRN.

Por outro lado, o documento de folha 33, demonstrou claramente a inexistência de débito do município com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RN e que as contas referentes ao Convênio Cortes de Terra já haviam sido prestadas (ainda que pendentes de julgamento naquela oportunidade).

A ação envolveu o recolhimento de R$ 7.500, tendo por causa de pedir os prejuízos supostamente causados.



Governo estuda aumentar tempo que aluno fica na escola

O Ministério da Educação e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de 4 horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro Fernando Haddad.

Atualmente, a criança ou o adolescente devem ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada a de outros países, segundo Haddad.

“O aprendizado está relacionado à exposição ao conhecimento. Há um consenso no Brasil de que a criança tem pouca exposição ao conhecimento seja porque a carga horária diária é baixa ou porque o número de dias letivos é inferior ao de demais países”, disse o ministro, após participar da abertura do Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, promovido pelo movimento Todos Pela Educação.

Para manter o estudante mais tempo na escola, Haddad avalia antecipar a meta de ter metade das escolas públicas funcionando em regime integral, prevista para ser cumprida até 2020, ou até mesmo enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional. “Não vamos encaminhar projeto de lei antes de receber o aval daqueles que vão executar isso. A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola”, explicou.

O estudo está sendo feito em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O ministro reconhece que a medida exigirá mais recursos da pasta. Segundo ele, uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional, é elevar para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) os investimentos no setor. O novo PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir até 2020.


Tangará: Tomba declara apoio para Gija e Erociano


Contrariando as expectativas do prefeito Jorginho, o santo-deputado Tomba Farias declarou apoio para pré-candidatura de Gija e Erociano, em Tangará.

Aliados na eleição de 2010, quando Tomba e Jorginho estavam no palanque de Iberê, o atual prefeito esperava o apoio do deputado peessebista, mas não veio.

Em conversa com o vice-prefeito Erociano e o presidente da Câmara de Tangará, Ewerton Tiago (filho de Erociano), Tomba declarou apoio para os candidatos da oposição.

Com este apoio, a pré-candidatura da oposição ganha mais força para 2012.

por Blog do Wallace

Lei Geral autoriza decretação de feriado em jogos da Copa de 2014

O projeto que cria a Lei Geral da Copa, enviado nesta segunda-feira (19) pelo Executivo ao Congresso, autoriza que o governo federal, estados e municípios decretem feriado em dia de quaisquer jogos da Copa de 2014 no Brasil.

“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”, diz o artigo 41 da lei. O texto do projeto foi disponibilizado no site da Casa Civil.

A Lei Geral da Copa traz um conjunto de medidas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização da competição no Brasil. A legislação inclui normas desde delegar à Fifa a definição do valor dos ingressos até a proteção das marcas de patrocinadores no país.

Fonte: G1