quinta-feira, dezembro 30, 2010

Doze municípios do RN comemoram aniversário com virada de ano

Nesta Sexta-feira dia 31 de Dezembro de 2010, doze municípios do RN tem algo em comum mais para comemorar do que simplesmente a entrada do novo ano que está para chegar. É que além do meu querido município de Sitio Novo, Baía Formosa , Bento Fernandes, José da Penha, Lages Pintadas, São Bento do Trairí, São Fernando, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento e Tangará, são  as dez cidade que juntas irão comemorar seus 52 anos de emancipação política. Outros dois município que comemoram sua origem são é Ipueira e Vila Flor, que completam 47 anos de história nesta sexta-feira 31 de dezembro. 

São Paulo do Potengi completa 67 anos

Em 1909, o comerciante e fazendeiro Bento Urbano de Araújo, morador do Juremal General, à margem esquerda do rio Potengi, em território pertencente a São Gonçalo, resolveu fixar residência no povoado de São Paulo, situado à margem direita do rio Potengi, pertencente ao município de Macaíba, devido às costumeiras enchentes que ameaçam inundar e destruir aquela localidade.

Ao chegar ao novo povoamento, Bento Urbano de Araújo instalou residência, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento da localidade, trabalhando na implantação da feira e incentivando seus amigos e antigos vizinhos a também se mudarem para São Paulo.

Foi com a capacidade empreendedora e o estilo animador de Bento Urbano que a população se desenvolveu. No ano de 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo. O Decreto 603 de 31 de Dezembro de 1938 elevou o povoado à condição de distrito com o nome de São Paulo do Potengi, unindo a religiosidade do povo ao rio que banhava o território.

No dia  30 de Dezembro de 1943, através da Lei número 268, São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tendo incorporado aos seus domínios  parte das terras do município de São Gonçalo que, pela mesma Lei,  foi extinto.



Visitar São Paulo do Potengi é visitar um pouco de sua história. Uma mistura do antigo com o moderno mostra a importância de cuidar bem daquilo que faz parte de sua história. Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Barragem Campo Grande, com suas águas calmas, tem às suas margens balneários com um ótimo cardápio regional, ponto de parada obrigatório para quem a visita.

Linha Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo de Natal propôs, e a Câmara Municipal de Natal aprovou, no início desse mês, a implementação da chamada Linha Turismo.

Embora detalhes dos ônibus não tenham sido divulgados, provavelmente seguirão o modelo existente em Fortaleza há alguns anos: os ônibus da linha Jardineira têm ar condicionado, amplas janelas e bancos mais confortáveis que os ônibus urbanos comuns

A Linha Turismo oferecerá informações sobre os locais visitados em três idiomas: português, inglês e espanhol. Os ônibus contarão com sistema de câmeras em circuito interno que garantirão a segurança.

O roteiro estabelecido, a partir da Via Costeira, passará pelo Farol de Mãe Luiza, Centro de Artesanato da Praia do Meio, Centro de Turismo, Praça das Flores, Canto do Mangue, Mercado da Redinha, Fortaleza dos Reis Magos, Teatro Alberto Maranhão, Catedral Metropolitana, Centro Histórico, Horto Florestal, Parque das Dunas, shopping Midway Mall, Estádios Machadão e Machadinho, Natal Shopping, Praia Shopping e Cento de Artesanato de Ponta Negra.

Mulher afirma que foi estuprada e obrigada a engolir uma cobra

Uma mulher, que terá identidade preservada, procurou o Instituto Técnico-Científico de Polícia na tarde desta terça-feira (28) para realizar um exame de corpo delito. Ela afirmou que é garota de programa, mas foi estuprada e obrigada a engolir uma cobra de duas cabeças.

O fato teria acontecido no dia 2 de dezembro, mas somente ontem ela foi orientada a procurar o Itep. A mulher conta que mora em uma casa noturna, na cidade de Parnamirim, onde teria sido abusada.

Ela foi até o Instituto Científico para realizar exame de corpo delito, exame de sangue e chegou até a solicitar uma ultra sonografia para comprovar que tem uma cobra de duas cabeças dentro do estômago.
 
De acordo com a vítima, na noite do dia 2, ela havia acabado de fazer um programa com quatro homens e ganhou a quantia de R$ 400. Depois disso, foi dormir. No entanto, uma suposta inimiga chegou ao local acompanhada de um namorado.

Os dois teriam agredido a mulher e o homem a estuprou. Em seguida, ele tirou uma cobra de duas cabeças de dentro de um saco e obrigou que ela engolisse.
 
Questionada porque não havia procurado o Itep antes, a vítima contou que só agora foi orientada para isso. O caso deverá ser investigado pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, que vai aguardar o resultado dos exames.

Nominuto.com

Poti mais próximo de Rosalba

Por questões de palanque e bases políticas o deputado Poti Júnior não teve condições para apoiar Rosalba Ciarlini para o Governo.

No entanto o PMDB já articula a ida de quase todos os seus deputados para a base governista. Ainda restam Poti Júnior e Gustavo Fernandes.

Nelter Queiroz não tem afinidade e também não disperta o interesse do primeiro-damo Carlos Augusto.

A aproximação de Poti Jr. pode deixar a campanha municipal de 2012 mais quente na cidade de São Gonçalo do Amarante.
Fonte: Blog do Wallace

Tiririca vai passar por cirurgia

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira, o palhaço Tiririca, está internado em um hospital particular de Fortaleza. Na tarde de terça-feira (28), ele sentiu fortes dores no abdômen. O exame mostrou pedras na vesícula. Tiririca vai passar por uma cirurgia.

PRF – RN apreende materiais odontológicos e hospitalares no interior

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na última terça-feira (28), por volta das 14h30, mercadorias referentes a materiais odontológicos e hospitalares no valor de R$ 8.407,78, sem a devida comprovação fiscal, no município de São José do Mipibu, no km 119 da BR 101.

Segundo a PRF, a mercadoria era transportada por Márcio Glênio Carlos de Souza, 33 anos, condutor da Kombi, placa MYT 6566/RN. A ocorrência foi encaminhada à Secretaria de Tributação Estadual.

Iberê Ferreira vai terminar governo inaugurando escolas estaduais em Natal

O governador Iberê Ferreira de Souza inaugura, nesta quinta-feira (30), às 10h30, a Escola Estadual Edgar Barbosa e o Centro de Treinamento da Escola do Governo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Durante a solenidade, Iberê também vai declarar inauguradas as seguintes instituições escolares dos Estados: Escola Estadual Gildecina Bezerra, em Afonso Bezerra; Escola Estadual Pedro II, em Lajes; Escola Estadual Josefa Sampaio, em Pedro Avelino e Escola Estadual Walfredo Gurgel, em Natal.

Jardim do Seridó se prepara para mais uma Festa dos Negros do Rosário

No período de 30 de dezembro de 2010 a 1º de janeiro de 2011, a Paróquia de Nossa da Conceição, em Jardim do Seridó, vai celebrar mais uma tradicional “Festa dos Negros do Rosário”. A abertura será às 18h30min desta quinta-feira, com a recitação do Rosário na Casa do Rosário e em seguida procissão com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário para a Igreja Matriz, onde haverá hasteamento dos estandartes da Festa e Celebração em honra a São Sebastião. No dia 1º de janeiro de 2011, às 10horas, Missa Solene da Festa na Igreja Matriz, logo após a missa a Prefeitura Municipal “Administração de Mãos Dadas Com o Povo” em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), estará patrocinando o almoço de toda Irmandade do Rosário. Neste mesmo dia, às 17horas, haverá a procissão de encerramento pelas principais ruas da cidade.

Segundo informações do presidente da Associação da Irmandade dos Negros do Rosário, Clezo José da Silva, no calendário social da festa haverá na quinta-feira em frente a Casa do Rosário, leilão e show com os cantores Paulinho e Parcélio. No dia 31/12 – sexta-feira – das 20h às 22horas no Pavilhão ao lado da Igreja Matriz, leilão e retreta com a Banda de Música Euterpe Jardinense. A partir das 23horas, réveillon com Canindé Moreno e Banda Som Real ao lado da Matriz. No dia 1º – sábado – em praça pública, show com o Trio Paradise. Mais uma vez, no salão de Joaquim Baltazar a volta do Forró de Chico Gonzaga com Chico de Manoel de Rita.

Para aqueles que moram em outras localidades do país e do exterior, que não poderão comparecer a Festa, o site Agitação Vip vai transmitir ao vivo os rituais religiosos como também a parte sócio-cultural. Para acompanhar via internet basta acessar o site: www.agitacaovip.com.

Equipe Globo Rural da TV Globo estará se hospedando em Caicó

Uma equipe do Globo Rural da TV Globo estará se hospedando em Caicó, do dia 03 a 08 de janeiro. O programa quer mostrar a realidade das barragens subterrâneas, construídas pela Emater, e fará filmagens em Serra Negra do Norte, Caicó, Jardim do Seridó, Jucurutu, dentre outras cidades. Além do apresentador Nelson Araújo, a equipe será formada por cinegrafistas e técnicos, que darão suporte na gravação das imagens. Durante a permanência, Nelson que também é repórter do programa, mostrará como se constroem as barragens e a importância da obra, nos anos em que a seca atinge a região.

Também serão gravadas em Caicó e São Fernando, imagens com dois profissionais do Escritório Regional da Emater - um zootecnista e um engenheiro agrônomo, respondendo perguntas de telespectadores do Brasil, enviados ao programa. A Rede Globo despertou interesse pelo assunto, depois de ter assistido uma matéria feita pela InterTV Cabugi, sobre as barragens do Distrito Palma em Caicó. Os contatos entre Nelson Araújo e o editor-chefe do Globo Rural, Fernando Passareli foram iniciados com Poliana Góes, Gestora da Unidade Regional em Caicó. A equipe devem se hospedar ou no Hotel Picanço ou na "Varandas do Penedo". As viagens são uma constante na vida de Nelson Araújo. Geralmente costuma passar 100 dias do ano em suas andanças pelo Brasil.

IFRN

O presidente Luís Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Educação Fernando Haddad inaugurou 31 novos campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Entre eles, dois no Rio Grande do Norte, um na cidade de Nova Cruz e outro em Parnamirim.

O reitor do IFRN Belchior de Oliveira Rocha esteve presente na cerimônia acompanhado dos diretores dos novos campi, José de Ribamar Silva Oliveira, diretor do Campus Parnamirim e Francisco de Assis Oliveira, diretor do Campus Nova Cruz. O início das atividades desses dois campi está prevista para março de 2011.

Confirmados titulares das secretarias de Saúde e Defesa Social

O Superintendente da Polícia Federal do Ceará, Aldair da Rocha vai ser o secretário de Defesa Social do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Ele é o segundo secretário que não é potiguar a compor a equipe de primeiro escalão, a exemplo do baiano Benito Gama, que assumirá o Desenvolvimento Econômico. Aldair já está em Natal e deve conversar com Rosalba, antes de ter seu nome confirmado.

Para a secretaria de Saúde, o indicado será o médico Ricardo Lagreca, atual diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes. Apesar de seu nome não contar com o apoio integral das classes médicas, foi a própria Rosalba Ciarlini quem fez o convite, e contou com o respaldo dos deputados Getulio Rego (DEM) e Paulo Davim (PV).

Tangará: Inscrições Para Campeonato de Janeiro Só No Início de 2011.

O 18º Campeonato de Futsal de Verão, a ser realizado em Janeiro na cidade de  Tangará, terá inscrições abertas para as equipes participantes a partir da primeira semana do ano de 2011. As informações são do Secretário Municipal de Esportes, Pedro Horácio, que comunica aos interessados que a competição deve iniciar entre os dias 15 e 20 de Janeiro. A premiação ainda não está definida, mas Pedrinho garante: “Será maior que a do ano passado”.
O campeonato de Janeiro, como é conhecido o campeonato de Verão de Tangará, é a maior competição esportiva da cidade sendo um torneio de Futsal disputado entre equipes de bairros, instituições e comunidades rurais. O evento reúne em torno de 2 mil pessoas por dia de jogos e “alimenta” uma das rivalidades mais antigas do município: Baixada X Pinha. Os dois times (bairros) disputaram a última final do campeonato e a “Pinha” levou a melhor sagrando-se campeã de décima sétima edição do torneio.

Equipe da Pinha atual campeão 
Fonte: Blog Paulo Anderson

Artistas prestam homenagem à Micarla pelo sucesso do Auto do Natal 2010

Artistas do teatro, dança, música, representantes de quadrilhas juninas, grupos folclóricos de vários segmentos, figurantes, atores, bailarinos, figurinistas e profissionais da cultura natalense envolvidos no Auto do Natal 2010 fizeram, na tarde desta quarta-feira(29), um agradecimento especial à prefeita Micarla de Sousa pela realização do que está sendo, na avaliação de todos, “o maior Natal em Natal realizado na cidade”. Eles referiam-se à ampliação do evento que este ano contou, além das apresentações do Auto de Natal e dos shows nacionais, com programação musical maciça dos artistas da terra ao redor das duas árvores e feiras de artesanato montadas na Zona Sul (Mirassol) e Zona Norte (Panatis). Sem falar no Desfile Natalino que acontece todos os dias ao redor da praça cívica e da atenção especial destinada à Zona Norte que contou com apresentação do cantor Daniel.

“Prefeita, em nome de todos os artistas, quero agradecer o apoio que nos foi dado pela Prefeitura, por ter acreditado nos artistas, por nos ter concedido liberdade para criar e fazer deste um dos espetáculos do Auto mais bonitos da história desta cidade”, declarou Macários Maia, Diretor Artístico do Auto do Natal, em nome de todos os profissionais da cultura, em evento comemorativo realizado no pátio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

A prefeita Micarla de Sousa retribuiu afirmando que era a Prefeitura que tinha que agradecer o “profissionalismo e belíssimo trabalho” realizado por todos aqueles que participam do Natal em Natal e em especial do espetáculo Auto do Natal, que pelo segundo ano consecutivo foi destaque na mídia nacional inclusive no Jornal Nacional da Rede Globo. “Nós estamos trabalhando, fazendo bonito e produzindo cultura para o Brasil e para o mundo ver. Claro que também valorizando o que é daqui. Estimulando manifestações culturais genuínas e específicas. O Auto que realizamos este ano, não perde para nenhum outro espetáculo realizado em todo o mundo. Vocês são muito talentosos. Estamos muito orgulhosos de estarmos projetando nossa cidade nacionalmente através da arte”, destacou Micarla de Sousa para, em seguida, enfatizar ainda o trabalho em equipe dos profissionais da Funcarte e lembrar da programação natalina que ainda segue até o dia 6 de janeiro. “Já realizamos mais de 200 shows nas duas árvores, fizemos um brilhante Auto e agora vamos prestigiar nosso cortejo de Natal que está sendo realizado todos os dias na Praça Cívica”. 

Lixão de Patu é desabilitado para criação de usina do lixo

A população da cidade de Patu recebeu um verdadeiro presente de fim de ano com a retirada do maior problema da história da cidade, que era o "lixão de Patu", fato que prejudicava moradores, comerciantes e principalmente o meio ambiente, além da qualidade de vida de todos os patuenses.

O sonho de retirar aquela agressão ao meio ambiente e aos olhos virou realidade a partir do momento em que a administração municipal deu início a retirada de todo o lixo acumulado na entrada da cidade, além da aquisição de um terreno (2km²) onde será construída uma usina de lixo.

Esta ação vai melhorar a vida de todas as pessoas e também daqueles que moram nas proximidades do antigo lixão, pois a usina vai realizar um trabalho de reciclagem, onde todo o lixo reaproveitável, como plástico, garrafas peti e latinhas de refrigerante e cervejas, serão separados e reaproveitados, e o que não for retornável vai para o aterro sanitário.

O terreno onde está sendo construída a usina de lixo fica localizado a 4 km de Patu e, em breve, estará em pleno funcionamento.

A partir de 2011 MPF/RN terá programa na TV Assembléia

A exemplo do Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal do RN também disporá de um programa na TV Assembléia. Convênio neste sentido foi assinado nesta quarta-feira(29) entre o presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria, e o Procurador-Chefe do MPF/RN, Marcelo Alves.

O programa vai estrear em 2011 com a proposta de mostrar a importância e o trabalho do Ministério Público Federal na vida dos potiguares.

Inicialmente previsto para ter 15 minutos de duração, o programa passa a integrar uma rede de parceiros da TV Assembléia que já conta com programas de instituições como Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e IFRN.

A assinatura do convênio foi o último ato institucional de Robinson Faria como presidente da Assembléia.

Sessão extraordinário define novo salário dos vereadores de Parnamirim

A Câmara Municipal de Parnamirim se reuniu na manhã desta quarta-feira em caráter extraordiário para apreciar cinco vetos do prefeito Maurício Marques, sendo dois da vereadora Walkíria Fonseca (PRB), dois do vereador Clênio José (PV) e um da vereadora Kátia Carvalho (DEM). 

Agora os vetos seguem para a Comissão de Justiça para ser dado o parecer e em outra sessão extraordinária serem votadas o veto do prefeito. É bom lembrar que estas sessões extraordinárias não são mais remuneradas como antigamente. 

Também foi discutido e acertado o aumento nos salários dos vereadores que passam a ganhar R$ 8.000,00/mês conforme a Lei Orgânica Municipal. O aumento começa a vigorar a partir de Fevereiro de 2011.

Potiguar Noticias

Acredite na sorte e faça sua aposta

O sonho de ficar milionário ainda este ano motiva milhares de potiguares a fazerem suas apostas na Mega Sena da Virada, que vai pagar um prêmio recorde estimado em R$190 milhões. Esse valor é 24,2% maior do que o pago no ano passado (R$144,9 milhões). 
Para aqueles que não têm idéia do que fazer com a bolada, alguns exemplos dão uma noção da quantia. Se uma única pessoa ganhasse o prêmio ela poderia comprar 950 apartamentos de luxo (no valor de R$ 2 milhões) ou 25.333 casas populares (R$ 75 mil cada uma). 
Se o ganhador for muito bonzinho e quiser dividir o valor, poderá dá R$6.333 para cada um dos três milhões de potiguares. Ou poderia comprar 517.217 mil cestas básicas (no valor de R$367,35 cada uma). 
Com os R$190 milhões daria para construir outra Ponte Forte Redinha. Daria para cobrir a folha de pagamento do Congresso Nacional, composto de 513 deputados e 81 senadores, custará R$180 milhões por ano, caso seja aprovada a proposta de reajuste dos subsídios para equipará-los aos ministros do Supremo Tribunal Federal. 
Para o presidente do Conselho Regional de Economia do RN, Janduir Nóbrega, o melhor que se tem a fazer é investir os R$190 milhões.
“Se o prêmio de R$ 190 milhões for aplicado na poupança, ele vai render todo mês R$ 1,21 milhão. O melhor é deixar esse dinheiro rendendo até acalmar os ânimos depois decidir com tranquilidade o que fazer com esse ele. As pessoas pensam que essa quantia não acaba nunca, mas estão enganadas. Se não bem administrado, os R$190 milhões vão embora rapidinho”, disse Janduir Nóbrega.
O economista acredita que não haverá apenas um ganhador, serão entre seis e dez sortudos. De acordo com as contas da Caixa Econômica a chance de ganhar na Mega Sena da Virada é uma em 50.063.860. 
Como esse é o último sorteio do ano – que será realizado às 20h do dia 31 –o prêmio não será acumulado. Não existindo apostas premiadas com os seis números, ele será rateado entre os acertadores da quina e assim por diante.
Tribuna do Norte

Moradores celebram padroeira de Martins

Começaram esta semana os festejos alusivos à padroeira Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Martins. Além da programação religiosa, está prevista uma série de eventos sociais e culturais na Praça ao lado da Igreja Matriz, uma atração a mais para o turista neste final/início de ano na cidade, conhecida pelo seu clima agradável e hospitalidade diferenciada. A programação religiosa foi aberta com a celebração de missa pelo padre Possídio, seguida de festa no Clube Municipal animada pela Banda Everton Júnior. Hoje a celebração será do padre Gerônimo, de Caraúbas, e a banda Luizinho do Acordeon e os Kentões do Forró.

A programação segue neste ritmo até o dia 5. No dia 6, quando se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, está prevista uma procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade. Na programação social, do dia 29 ao dia 5 de janeiro, os shows foram animados por várias bandas. O destaque foi o encerramento com os forrozeiros Sirano e Sirino. No dia 6, está previsto show religioso com o padre Nunes, Kentões do Forró e Bonde do Maluco.

UnP instala unidade em Caicó

Uma unidade da Universidade Potiguar – UnP – está se instalando em Caicó no local onde funcionou antigamente a distribuidora de bebidas Disbecol e também onde funcionou o antigo a saudoso Kabana Club que serviu por longos anos de ponto de encontro do Jet set caicoense na Av. Otávio Lamartine. Será mais um avanço na área educacional de curso superior para a cidade que conta hoje com 5 centros de formação superior: UFRN, UERN, Faculdade Católica Santa Teresinha, Faculdade de Teologia Cardeal Dom Eugênio Sales e a Universidade Vale do Acaraú (UVA)

Ex-vice prefeito de Alto do Rodrigues é executado

O ex-vice-prefeito do município de Alto do Rodrigues, Carlos Antônio, conhecido como Carlinhos do Alto, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 10h40, numa ponte que liga a cidade a Carnaubais, após o sitio São José. De acordo com o soldado Ernando, da delegacia de Alto do Rodrigues, uma dupla não identificada dirigindo um Ford Fiesta Preto surpreendeu a vítima com vários tiros com uma espingarda de calibre 12.
Segundo informações da polícia, o ex-vice-prefeito do município estava em seu veículo Gol acompanhado de sua filha, que não foi atingida pelos disparos. Carlos Antônio, que também foi vereador do município, morreu no local.

Homem ameaçou se jogar de torre em Messias Targino

Depois de mais de cinco horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar no começo da tarde desta quarta-feira (29) o morador Auri que ameaçava se jogar do ponto mais alto de uma torre de telefonia com mais de 50 metros de altura.


A equipe de Bombeiros de Mossoró, que se deslocou até Messias Targino, subiu na torre e passou a conversar com Auri para fazer com que o homem desistisse de se jogar.



O homem estava bastante abatido e muito nervoso, porém ele atendeu o apelo da família e desceu da torre, onde ele estava desde às 8h da manhã.



Após conseguir retirar o homem os Bombeiros foram bastante aplaudidos pela população que acompanhou o caso de perto. Auri do Som foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Maternidade Paulina Targino, para ser atendido.