terça-feira, abril 06, 2010

COPA DO MUNDO 2010

DINAMARCA



A “Dinamáquina”, de Laudrup e Elkjær, em 1986, foi a seleção mais famosa da Dinamarca ao alcançar as oitavas de final do Mundial, mas foi a de 1992 que conquistou a Eurocopa e a de 1998 que foi mais longe na Copa do Mundo, sendo eliminada pelo Brasil nas quartas.

Em 2002, a Dinamarca foi a principal responsável pela eliminação da então atual campeão França, com uma vitória por 2 a 0 na última rodada da fase de grupos.


O gol mais rápido em Copas foi de Hakan Sukur, da Turquia, com 11 segundos, no jogo Coreia do Sul e Turquia, em 2002. Mas a Dinamarca detém o gol mais rápido de um reserva: Ebbe Sand, com 16 segundos em campo, no jogo Nigéria e Dinamarca, em 28 de junho de 1998, pelas oitavas-de-final da Copa. Os escandinavos golearam por 4 a 1.

“Temos a ambição de vencer a Copa, mas sabemos que existem outros países mais favoritos do que nós. Somos como aquele irmão pequeno, que às vezes joga ao lado dos grandes, mas é quase certo que não irá triunfar. A Eurocopa de 1992 foi uma exceção à essa regra. O Bendtner é o nosso melhor jogador, qualquer coisa é só perguntar aos portugueses. Se ele se machucar, teremos um sério problema. Esperamos ao menos passar da fase de grupos, como em 1986, 1998 e 2002. E sem lesões, já que somos mais vulneráveis do que Brasil ou Itália, simplesmente porque não temos tantos bons jogadores.”

Niels O. Hansen, jornalista esportivo do "Sporten.dk"

O CRAQUE
NOME: Nicklas Bendtner
IDADE: 22 Anos
POSIÇÃO: Atacante
EQUIPE: Arsenal

Sitio Novo

A Prefeita Wanira de Holanda Brasil assumiu o compromisso de apoiar Dibson Nasser, filho do presidente da Câmara Municipal de Natal o Vereador Dickson Nasser.

O apoio da Prefeita a candidatura de Dibson Nasser é um compromisso com Deputado Federal Rogério Marinho, como a Prefeita já tinha compromisso com o Deputado Federal Henrique Alves, onde juntos formaram uma grande parceria durante sua administração.

Com a força do deputado Henrique Alves, foram garantidos importantes recursos destinados ao município como: Construção de Açude, Abastecimento de Água, Sistema de Resíduos Sólidos, Esgotamento Sanitário, Construções de Casas, Pavimentação de Ruas, Aquisição de Tratores entre outros.


Saiba mais sobre o Candidato a Deputado Estadual da Prefeita Wanira.

Dibson Nasser tem 35 anos, casado pai de 03 filho, é formado em Sistemas de Informação, defensor das bandeiras da Educação e da Democratização Digital sempre acompanhou de perto o trabalho do pai como vereador de Natal há mais de 20 anos.

Um dos projetos político de Dibson Nasser é trabalhar para baixar o número de excluídos da Era da Internet, apresentando projetos em prol da inclusão digital, acesso à informática e a conhecimentos básicos do universo digital.


Dibson também tem o compromisso na defesa da valorização e universalização da educação pública, gratuita e democrática e de boa qualidade, em todos os níveis. Para isso, o jovem deverá apresentar projetos políticos que deverá servir como alicerce para manutenção da rede estadual de Ensino, que hoje é responsável pela maior parcela de crianças e jovens do estado.

Candidato a deputado estadual pelo PSDB em 2010, Dibson está à frente de um grande grupo de lideranças comunitárias de Natal, que há anos vem contribuindo para o trabalho do seu pai na Câmara Municipal.

Mossoró

Pouco mais de uma hora de chuva na tarde de ontem foi o suficiente para deixar parte da cidade em situação caótica. Árvores não suportaram a força dos ventos e caíram; diversos trechos ficaram alagados, a falta de energia elétrica congestionou e desordenou o fluxo do trânsito na cidade, além de ter paralisado os serviços nas agências bancárias, casas lotéricas e em algumas lojas do comércio.

Segundo estimativas da Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos, mais de 15 árvores caíram. Não foi detectado nenhum dano humano, porém o Corpo de Bombeiros recebeu duas chamadas para retirar árvores que caíram sobre os carros que se encontravam estacionados próximos delas - uma na Avenida Diocesana, nas proximidades do Shopping Porcino e outra na Avenida Augusto Severo, nas imediações do Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs). "O maior problema não foi a intensidade das chuvas, mas a força dos ventos, que estava muito forte", explica o secretário Alex Moacir.

A situação mais delicada foi registrada no fluxo do trânsito do Centro. Assim que a chuva começou, por volta das 14h45, a distribuição de energia ficou comprometida em alguns pontos, deixando semáforos apagados. O trânsito ficou congestionado em alguns pontos, como na Avenida Alberto Maranhão, nas vias em torno da Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) e na Rua Francisco Solon. Nessas três áreas foi necessária a intervenção dos agentes de trânsito para sinalizar e pôr ordem no fluxo.

O alagamento em alguns trechos voltou a preocupar os moradores. A situação se repetiu nas redondezas da Central de Abastecimento (antiga Cobal) e na Avenida Duodécimo Rosado. De acordo com Alex Moacir, essas duas regiões são sempre vitimadas pelas chuvas por falta de espaço para escoação da água. "O acúmulo da água é mais e mais rápido que o seu escoamento. Por isso é sempre comum os alagamentos", reforça ele.

Em diversos outros trechos da periferia da cidade houve alagamento. Porém, em trechos de grande movimentação como na Avenida Rio Branco, Rua Felipe Camarão e Avenida Dix-neuf Rosado (Leste-Oeste) a situação comprometeu o trânsito, que chegou a ficar parado por alguns minutos.

Falta de energia congestiona o trânsito e para os serviços

As agências bancárias e casas lotéricas da cidade ficaram sem prestar serviços por mais de uma hora, em consequência da falta de energia elétrica. A situação só começou a se normalizar no final da tarde.

"A energia só voltou ao normal alguns minutos depois do final da chuva e, mesmo assim, alguns terminais ainda demoraram para retomar as atividades", afirmava a atendente de uma casa lotérica do Centro, enquanto via as filas aumentarem. Segunda a funcionária, o maior problema é que, como é início de mês, a movimentação já tende a ser maior.

Nas agências bancárias o problema foi mais perceptível. Na agência central da Caixa Econômica Federal, a interrupção durou poucos minutos, porém em outras agências da cidade as filas aumentaram rapidamente. O principal fator é o pagamento dos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

EM NÚMEROS

Segundo medições das estações meteorológicas controladas pela Prefeitura em três diferentes pontos da cidade, a maior precipitação foi registrada no centro da cidade (medidor localizado na Avenida Jerônimo Rosado), com cerca de 41 milímetros. Em seguida, veio a região do Alto São Manoel, com média de 39 milímetros. Já, na região do centro comercial dos conjuntos Abolição esse índice não ultrapassou os 20 milímetros.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a previsão para hoje é de mais chuvas. Embora em pequenas pancadas, as chuvas devem chegar com ventos. A temperatura máxima deve chegar aos 32 graus e a mínima não deve ultrapassar os 26 graus.

Fonte: Jornal de Fato

Japi

O blog de Wallace tomou a dores do povo de Japi e cobra atitudes do novo Governador, o município se encontra em situação vergonhosa. Disse o blogueiro.
Os poderes públicos abandonaram a cidade definitivamente?
Essa é a realidade...

Nova Cruz

A cidade de Nova Cruz deixou de ter um representante de peso na região Agreste. Sem o nome do ex-prefeito Cid Arruda, na disputa de uma vaga na Assembléia Legislativa, mesmo sendo o maior município em termo de votos com 27.598 está órfã de deputado da terra.

Com a falta de candidatos o município poderá perder o espaço para a cidade de Goaininha, que agora terá uma grande chance de ter o ex-prefeito Disson, como deputado estadual representando o Agreste e Litoral Potiguar.

Mesmo assim o período que o município ficou sem um representante, a cidade teve uma atenção especial do deputado Robinson Faria, em uma parceria com o ex-prefeito Cid Arruda.
Fonte: Lenilson do Agreste

Severeiano Melo

Os professores da rede municipal de Severiano Melo em greve desde o dia 4 do mês passado. Cobram do prefeito Silvestre Monteiro a implantação do Piso Nacional e Reforça no Plano de Cargo, Carreira e Salários.

"Não tem sentido o professor secundaristas ganhar mais do que o professor com nível superior", reclama o professor Leonildo Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Segundo o sindicato, os professores aguardam uma proposta do prefeito Silvestre Monteiro o quanto antes, pois os dias estão se passando e tornando cada vez mais difícil a reposição das aulas. "A nossa preocupação é tanta que já pedimos ajuda do Ministério Público Estadual, no sentido de intermediar as negociações entre a categoria e o Executivo", diz.

Além das reivindicações, o setor de educação em Severiano Melo tem vários problemas, como muitos professores fora das salas de aula e falta de infraestrutura adequada nas escolas. Sobre estes problemas, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Leonildo Oliveira, não quis comentar. Segundo ele, o município tem consciência do que existe e do que não existe.

O município de Severiano Melo tem aproximadamente 1,4 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. São sete escolas paradas. Os professores querem que o prefeito Silvestre Monteiro cumpra o que determina a Legislação Nacional, que prevê a implantação do Piso Nacional para todos os professores. Para tanto, é preciso atualizar o Plano de Cargo, Carreira e Salários dos Servidores Públicos Municipais.

"Só que, ao invés de resolver a questão aprovando o plano, o prefeito Silvestre Monteiro apresentou uma proposta de atualização do PCCR prevendo um salário superior aos professores secundaristas melhor do que o previsto aos professores de nível superior. A medida, apresentada no dia 25 de março, na verdade é uma estratégia para reduzir o valor da folha, considerando que existem poucos professores secundaristas e muitos com nível superior.

Carnaubais

O assunto sobre a briga pelos royalties dos campos de petróleo situados na divisa com o município de Assú, já virou polêmica e pode colocar em risco até o Consórcio Intergestores Vale Unido (G-12), que tem os prefeitos Luizinho Cavalcante (Carnaubais) e Ivan Junior (Assú) como principais articuladores.

Diante do quadro de indefinição que se arrasta na Justiça há anos, a sociedade Carnaubense, motivada pela Câmara de Vereadores e pelo poder Executivo, decidiu realizar uma manifestação amanhã, às 7h, na RN-016, que deve durar entre duas e três horas.

"É inaceitável ver nossas riquezas sendo levadas de forma espúria para o município vizinho", reclama o vereador Marcos Cavalcante, um dos idealizadores do manifesto. Segundo ele, todos os mapas geográficos e demais documentos oficiais comprovam que a divisa entre Carnaubais e Assú fica na fazenda Poço Verde.

Em Audiência Pública realizada semana passada na Câmara Municipal, o diretor de base territorial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Orlando Batista de Vasconcelos, afirmou que as terras em questão (Mutambinha e Vila Nova) pertencem a Carnaubais.

De acordo com o vereador, a prefeitura de Carnaubais vem mantendo, há 46 anos, todas as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, transporte e assistência social para as famílias dessas comunidades. "Não podemos perder para Assú aproximadamente R$ 150 mil todo mês, recursos que poderiam estar ajudando no desenvolvimento desses povoados onde se encontram os poços e a Estação Coletora Estreito-B", complementa Marcos.

O vereador Wanderlei Mendes, que assume a coordenação do movimento de amanhã disse que a determinação das lideranças de Carnaubais é de lutar contra a redução de suas fronteiras e resistir contra a evasão de suas riquezas. "Respeitamos o povo-irmão açuense, entendemos seus interesses, mas não podemos pagar esse preço nem aceitar tal prejuízo financeiro. Sentindo-nos prejudicados, tentamos o caminho do diálogo, todavia, não foi possível chegarmos a um entendimento", concluiu o vereador.

Fonte: Jornal de Fato

Janduís

O prefeito Salomão Gurgel reuniu toda a equipe técnica da Prefeitura de Janduís no último final de semana. O objetivo do encontro foi traçar as metas que serão desenvolvidas até o final do seu mandato, que termina em dezembro de 2012.

Cada secretário teve a oportunidade de expor o seu pensamento sobre gestão administrativa, focando, sobretudo, o planejamento.

Para o gestor municipal, com ações planejadas, o município deve superar as metas estabelecidas pela administração até o final deste mandato.

Os responsáveis pelas secretarias receberam a incumbência de discutir um roteiro de ações em parceria com a Secretaria de Planejamento Municipal, que será responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.

Entre as ações propostas pelo Poder Executivo, estão o estabelecimento da previdência própria do município e o plano de cargos, carreira e salários de todos os servidores públicos municipais. Atualmente, os servidores da saúde e da educação contam com o plano.

O empreendedorismo também será estimulado em Janduís, com a realização de mais cursos de qualificação profissional, através da Secretaria de Assistência Social. Na agricultura, a prefeitura pretende incentivar o setor de leite e derivados com projetos técnicos em parceria com o Sebrae e demais entidades parceiras.

Para azeitar ainda mais a máquina administrativa, o prefeito Salomão Gurgel encaminhou para votação na Câmara Municipal a proposta de um novo organograma que, conforme o chefe do Executivo, vai garantir agilidade, eficiência e economia à administração municipal.

Areia Branca

Ampliando a prestação de serviços à população, o Governo Cidade de Todos realizará hoje, às 16h, em frente ao Palacete Municipal, a entrega oficial de novos veículos às secretarias municipais. Ao todo, 10 veículos serão incorporados à frota motorizada da Prefeitura de Areia Branca.

Na sexta-feira, 2, e no sábado, 3, os novos veículos ficaram em exposição no largo da praça do Santuário, chamando a atenção dos populares que passavam pelas proximidades. Nos últimos dois dias, os veículos ficaram expostos no estacionamento da praça Luiz Batista da Costa. Com esses novos veículos, a prefeitura agiliza a prestação de serviços em setores como Segurança, Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Pesca, entre outros.

O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), justifica o investimento, em que foram aplicados recursos próprios do município, acrescentando que a aquisição desses novos veículos tem como objetivo melhorar o atendimento à comunidade e a consequente renovação e aumento da frota de veículos que servem a população. Além dos oito veículos comprados recentemente, a prefeitura fará a entrega oficial de um micro-ônibus e um carro tipo Prisma, adquiridos em parceria com os governos federal e estadual e que já estão servindo às secretarias de Educação e Agricultura e Pesca, respectivamente.

Segundo o prefeito "Souza", os veículos são equipamentos necessários para se dar também agilidade às ações desenvolvidas pela administração e em atendimento à comunidade. "Com estas aquisições, a população está ganhando agilidade e segurança na prestação de serviços", garante o gestor.

A distribuição de veículos, por secretaria, ficou da seguinte forma: Secretaria de Saúde: duas novas ambulâncias; Secretaria de Educação: 1 micro-ônibus e 1 Fiat Uno; Secretaria de Serviços Públicos: 1 Fiat Uno; Secretaria de Assistência Social: 1 Fiat Uno (servirá às ações do Conselho Tutelar); Secretaria de Agricultura e Pesca: 1 Prisma; e Guarda Municipal: 1 Fiat Uno e duas motos.
Fonte:O Mossoroense.

Vale do Açu

Os municípios do Vale do Açu aguardam a sanção da ZPE do Sertão pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para estabelecer um conselho de notáveis, com figuras representativas da sociedade assuense, entidades ligadas ao desenvolvimento econômico da região e instituições como a UFRN, UERN e Ufersa, para implantação do projeto.

A Zona de Processamento de Exportação - ZPE do Sertão foi aprovada pela Comissão Técnica do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação no dia 8 de dezembro de 2009. Em seguida o processo foi remetido para o gabinete do presidente da República para sua análise e sanção.

"Diante da importância do projeto, que irá beneficiar todo o Vale do Açu e Região Central e dos muitos contatos que estamos tendo com vários investidores de todas as partes do Brasil e do exterior, estamos tomando essa providência de convocar a sociedade, as entidades representativas de setores da economia do município e as instituições para formarmos um conselho de implantação da ZPE do Sertão", disse o prefeito de Assú, Ivan Júnior.

"Vamos contar com a presença de pesquisadores e ex-secretários de Estado. Pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte", completou o prefeito.

O prefeito também informou que após a sanção presidencial iria criar uma entidade gestora para gerir a ZPE do Sertão, que reunirá empresas para a produção e comercialização de insumos, além de estimular o artesanato, a apicultura e a caprinocultura locais.

"Cerca de 60 municípios serão beneficiados em todo o Vale do Açu, região salineira, parte do Seridó e parte da região oeste", informou o prefeito Ivan Júnior, que não tem dúvida com relação ao sucesso da empreitada. A proposta para a criação da ZPE do sertão foi de autoria da senadora Rosalba Ciarlini, em 2007.

Como funciona uma ZPE?

As ZPEs são áreas nas quais as empresas recebem uma série de benefícios fiscais, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados. Essas zonas são administradas por empresas abertas pelo governo do estado ou do município solicitante, porém cadastradas na iniciativa privada.

A Lei das ZPEs suspendeu por 20 anos o pagamento do Imposto de Importação, do IPI, da Cofins, do PIS/Pasep e do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante, desde que 80% da produção da empresa sejam vendidos no mercado externo. O projeto permite a venda de 20% da produção no mercado doméstico, desde que todos os tributos sejam recolhidos.

Upanema

Através do site Upanema News, a presidente da Câmara Municipal de Upanema, Adelcina Barbosa (PR), afirmou que não existe nenhuma confirmação concreta de que a oposição esteja disposta ao projeto de apoiar a reeleição do deputado federal, João Maia (PR). Algumas pessoas chegaram a afirmar que a oposição até já fechou um acordo com João Maia, mas a vereadora disse desconhecer sobre o assunto.

A vereadora declarou que apoiará o deputado federal João Maia independente do que possa ocorrer. Segundo ela, com ou sem o apoio da oposição, ela trabalha para obter o maior número de votos possíveis em favor da reeleição de João Maia. "Volto a dizer que não sei nada sobre a oposição local seguir ou não o deputado João Maia, que tanto tem feito por nossa cidade. No que depender de minha pessoa, estou pronta a fazer todo o esforço necessário para que ele possa ter todo apoio, seja de quem for", adiantou.

De acordo com informações colhidas, durante evento realizado na semana passada no município, alguns nomes ligados a oposição estariam se articulando no sentido de reforçar o apoio a João Maia, principalmente depois que o deputado conseguiu assegurar a realização da obra de pavimentação do trecho da BR 110, entre os municípios de Mossoró e Campo Grande, obra que vai beneficiar diretamente a população de Upanema. Os últimos detalhes deste apoio serão fechados em uma reunião prevista para este mês de abril.

Na oportunidade, foram assinados 15 projetos em convênio do BNB com o município de Campo Grande, significando 50 mil reais em crédito aos agricultores e agricultoras (PRONAF'S e Agroamigo). O gerente do Banco do Nordeste da Agência de Assu, Levi Silva, destacou a satisfação em participar com a realização do evento. Ele fez questão de ressaltar que a população campograndense aparece como a de menor índice de inadimplência. "São frações que se aproximam de quase 0% de dívida no BNB. Isso facilita a garantia de assinatura de novos projetos que equivalem a um valor bastante considerável de mais de R$ 50 mil em créditos", disse o gerente.

Campo Grande

Dentro da programação das festividades dos 152 anos de Campo Grande, foi realizado o 1º Dia de Campo do município. De acordo com o secretario municipal de Agricultura, Hildebrando Rocha, o aconteceu na Fazenda Recreio, momento em que foram realizadas diversas atividades e debates sobre a melhoria na qualidade de vida do homem do campo.

Segundo ele, o prefeito municipal Bibi de Nenca realizou o evento em parceria com o Núcleo Sertão Verde, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, SEBRAE, EMPARN, EMATER, UFERSA, PDHC e Secretaria de Agricultura do Estado. "Com o apoio desses parceiros foram realizadas três oficinas temáticas que atenderam a questões de Financiamento e Crédito para Agricultura Familiar, Cajucultura e Fenação e Silagem, além de outros assuntos", acrescentou.

Hildebrando disse que no evento estiveram presentes representantes agricultores de todas as comunidades rurais do município, além do prefeito municipal Bibi de Nenca, do vice-prefeito Caramuru Paiva, bem como de representantes de instituições financeiras, do Núcleo Sertão Verde, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias do município.

São Miguel


O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN-RN) apresentou na última semana denúncia contra a Secretária de Infraestrutura do Governo do Estado. Segundo ele, projetos que beneficiariam municípios onde o atual grupo que comanda o Governo do Estado não teria apoio simplesmente sumiram.

Entre os projetos está o que trata da liberação de recursos para a construção do terminal turístico no município de São Miguel. O projeto prevê que a construção do terminal deverá ocorrer dentro do Complexo do Parque da Lagoa e está orçado em R$ 385 mil.

Raimundo Fernandes acrescenta que a obra já teve realizado, no último dia 29, processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela construção. Na mensagem de Fernandes, postada via twitter, o deputado demonstra indignação com relação ao tal desaparecimento do projeto. "O Município de São Miguel firmou convênio com o objetivo de melhorias para a Lagoa. Após aprovação no CDE, saiu da Infraestrutura com destino à procuradoria e simplesmente DESAPARECEU. Literalmente sumiram com o projeto de São Miguel que liberaria cerca de R$ 350 mil reais. O que mais me intriga é que SM não é o único município a ter projeto desaparecido nesse governo.
Fonte: Correio da Tarde

 

Serra Caida

A Câmara Municipal de Serra Caiada é a primeira casa legislativa do Estado a ter de volta a integralidade dos seus 8% de duodécimo. O repasse constitucional, depositado todo o dia 20 para as câmaras, teve sua redução aprovada em menos 1% durante o ano de 2009, ocasião em que o Congresso Nacional votou pela não aprovação do aumento de números de vereadores no País.

A PEC dos Vereadores - projeto que alimentou o sonho de muitos suplentes - , acabou não sendo aprovada em plenário como desejava milhares destes em todo o Brasil. Entretanto, a redução do repasse de 8 para 7% para o legislativo municipal foi aprovada a época sem maiores dificuldades. De pires em mão, e procurando reaver o que lhes foi tirado, o legislativo logo acionou a justiça.

Decorridos três meses da retirada do referido 1%, eis que surgiu a primeira sentença favorável aos edis. O Juiz Flávio Ricardo Pires Amorim, titular da Comarca de Tangará sentenciou no último dia 23, após julgar o processo Nº " 113.10.000193 - 0 " a Prefeitura Municipal de Serra Caiada a repassar todo o retroativo que deixou de depositar para a câmara, referente aos meses de (janeiro - fevereiro e março de 2010).

Segundo informações da FECAM, espécie de sindicato das câmaras municipais do RN, o prefeito Jessé Gomes, atual gestor daquele município já teria cumprindo a determinação judicial.

Fonte do blog Ronaldo Vilar.

Cerro Corá

Esse ano o município de Cerro Corá/RN, realizará a VIII edição do Festival de Inverno, gastronômico, founde, cultural e artístico, tradicionalmente realizado no final do mês de maio, esse ano nos dias 28,29 e 30.

Já iniciaram a montagem da grade da programação o prefeito e sua equipe estão se empenhando para realizar o evento e da continuidade ao sucesso em que se transformou.

Não se sabe se o ex-prefeito João Batista de Melo participará esse ano da coordenação, João que é o criador do evento, com problemas de saúde ainda não temos a confirmação de sua participação.

Já comentam nomes de bandas e artista que prefiro não publicar até que se feche realmente a grade, essa semana segundo me informaram acontecerá uma reunião, o prefeito nessa reunião deverá anunciar algo, lembro que muitas casas já foram reservadas pelo público que nesse período geralmente alugam casas em Cerro Corá, pagando até antecipadamente que é para garantir a estadia.

Fonte: DJ AILDO

Bolsa-Seca?

Em pronunciamento, ontem (5), no plenário, o senador, GARIBALDI Filho, sugeriu, ao Governo Federal, a criação da "Bolsa-Seca", como forma de compensar os agricultores do Nordeste pela irregularidade no regime de chuvas na região. A criação do beneficio consta de projeto de autoria do próprio Garibaldi, em tramitação naquela Casa.

O parlamentar frisou que o Nordeste "não pode ser tratado como sempre foi, de forma improvisada". Segundo ele, as autoridades estão acostumadas com Brasília, onde as chuvas são constantes, e se esquecem do semiárido, que constitui 90% do território do Rio Grande do Norte, afirmou.

GARIBALDI reconhece que a política assistencial do governo minimiza as consequências sociais da seca, mas observou que o valor dos benefícios previdenciários são ainda mais irrisórios no Nordeste; uma vez que muitas pessoas não contribuíram para a Previdência Social, recebendo, hoje, apenas um salário mínimo a que fizeram jus devido à idade.

Em aparte, o senador, Paulo Paim (PT-RS), que manifestou apoio ao projeto de GARIBALDI Filho, ressaltou que a seca atinge, atualmente, tanto o Nordeste como o Sul - sugerindo a criação de um fundo para compensar os agricultores pelos prejuízos provocados tanto pela seca quanto pelo excesso de chuva.


Venha-Ver


A Prefeitura do VENHA-VER, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou, recentemente, uma grande mobilização com ações educativas para o combate à Dengue.

O Secretário, GLEDSON Dias, informa que aquele momento foi muito importante para tomar medidas preventivas e impedir que a doença chegue àquela cidade.

Segundo o titular da pasta, a melhor atitude a ser adotada, em qualquer época do ano, é combater os focos de acúmulo d´água. Pois, esses locais são propícios para a reprodução e proliferação do mosquito "Aedes Aegypti".

“Cada um deve fazer a sua parte e, com isso, poderemos preservar a saúde dos nossos habitantes”, disse.

O evento contou com a presença de crianças e adolescentes do município - que são potenciais agentes multiplicadores de informações - que percorreram todas as ruas da cidade, exibindo faixas e entregando folhetos educativos sobre a prevenção da DENGUE.

São José do Serido

A prefeitura de São José do Seridó esta com inscrições abertas até o dia 16/04 para o concurso público. As inscrições serão através do site www.multsai.com.br.

Em seguida, o candidato deve efetuar do pagamento do Boleto Bancário em qualquer banco com valor correspondente ao cargo pretendido, observado o disposto no Edital do Concurso.

As provas serão realizadas no dia 06 de junho. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Administração do município. A prefeitura vai divulgar também o site para inscrições via Internet.

Os Cartões de Inscrição dos candidatos serão entregues a partir do dia 26 de maio de 2010, somente através da internet, pelo site www.multsai.com.br.

Assu

O Deputado Estadual Poti Júnior, conseguiu um grande apoio para a o seu projeto de reeleição. O Ex-Prefeito de Assu e atual suplente de Deputado Estadual, Zeca Abreu confirmou hoje que vai permanecer como Coordenador da Fundação Nacional de Saúde, e que vai apoiar o projeto de reeleição de Poti.

"O apoio de Zeca Abreu aumenta a nossa responsabilidade", disse o Deputado Poti Júnior.
Fonte: Blog do WALLACE

Touros

É um quadro triste e lamentável. Um dos últimos prédios históricos da cidade de Touros, o prédio do grupo escolar Coronel Antônio Florêncio Pereira do Lago, inaugurado em dezembro de 1927, pelo então governador. Dr. José Augusto desmorona perante todos sem que uma providencia seja efetivamente tomada. As instalações físicas do prédio estão desabando e segundo o engenheiro Francisco Bartolomeu que acompanhou nossa reportagem até o local o prédio pode não suportar mais um ano de abandono.

O Grupo escolar quase foi transformado em "Casa da Cultura", pela administração da ex-governadora Wilma de Farias. Tudo acabou em mais uma promessa política. Ao apagar as luzes do governo Wilma de Farias ela se limitou a passar a responsabilidade para o atual governador Iberê Ferreira de Souza.

Enquanto nada é feito o prédio histórico do grupo escolar desmorona aos poucos a cada dia. Sua estrutura física se encontra completamente comprometida e pode desabar dentro de mais alguns meses. A falta de comprometimento e força da classe política do município/região, aliado a indiferença de parte das instituições do município de Touros é o maior exemplo do atual descaso. Apenas alguns tourenses se manifestaram através de artigos, denúncias e até apelos a ex-governadora como foi publicado nesta Folha.

A ex-governadora que chegou a assegurar e dar prazo para a reforma do grupo terminou seu mandato administrativo sem que nada fosse realizado. É mais um triste retrato da falta de comprometimento cultural por que passa Touros. O jornalista Roberto Patriota pretende unir forças da comunidade para tentar junto ao atual governador Iberê Ferreira, uma última ação para salvar este importante prédio histórico que é parte da memória viva de milhares de tourenses que por ali passaram e tiveram neste importante espaço sua primeiras lições de educação, cultura e vida.

QUEM FOI ANTÔNIO FLORÊNCIO PEREIRA DO LAGO

Houve alguém, entre os mais ilustres filhos de Touros, cuja vida será sempre motivo de orgulho para os brasileiros. em geral, e de exemplo a ser imitado pelos seus conterrâneos: o engenheiro militar Antônio Florêncio Pereira do Lago, cognominado herói pelo seu colega de farda e grande historiador Visconde de Taunay, que também foi seu biógrafo. Ambos participaram da famosa Retirada de Laguna, um dos mais importantes acontecimentos da história militar brasileira durante a Guerra do Paraguai. Nascido no distrito de São José de Touros, a 10 de maio de 1825, Antônio Florêncio Pereira do Lago não se conformou com seu destino de menino pobre, quando a única coisa que poderia esperar era ser um pescador. Lutou bravamente e conseguiu a duras penas carreira na Escola Militar da então Capital Federal do Rio de Janeiro. Foi um dos mais brilhantes militares brasileiros tendo sido lembrado pelo Duque de Caxias em suas memórias. Faleceu em 1 de janeiro de 1892, como major do Exército Brasileiro tendo participado das mais importantes batalhas do Império Brasileiro. Ele chegou a dizer antes da sua morte: "Nunca pensei em chegar até onde cheguei, foi uma longa jornada".

Fonte: Folha do Mato Grande

Apodi


Ontem uma guarnição do Grupo Tático de Operações da Polícia Militar da cidade de Apodi flagrou dois elementos assaltando um posto de combustível na cidade, e ao se aproximar foi recebida a bala, momento esse que se iniciou um tiroteio.

Após acertarem a viatura da PM com tiros de revólveres calibre “38”, os assaltantes foram baleados e imediatamente socorridos ao hospital, ainda chegaram com vida, mas ao receberem os primeiros socorros não resistiram aos ferimentos e morreram.

Conforme informações da Polícia de Apodi, um dos elementos mortos no confronto foi identificado como sendo, José Cleiton da Silva Leite, 23 anos, residente a rua Ademar Leão, centro, o mesmo já respondia por assalto em Assú-RN, já o outro elemento morto ainda não foi identificado, mas as informações preliminares dão conta de que se trata de um fugitivo de uma penitenciária.

Com os dois elementos foram apreendidos dois revólveres calibre 38 com numeração raspada. Durante a ação foi usada moto Honda Titan Fan 125, placa MYT 7645, detalhe, a placa estava virada para evitar a identificação do veículo. Nenhum policial ficou ferido.
Fonte: Paulinho Barra Pesada