terça-feira, abril 06, 2010

Mossoró

Pouco mais de uma hora de chuva na tarde de ontem foi o suficiente para deixar parte da cidade em situação caótica. Árvores não suportaram a força dos ventos e caíram; diversos trechos ficaram alagados, a falta de energia elétrica congestionou e desordenou o fluxo do trânsito na cidade, além de ter paralisado os serviços nas agências bancárias, casas lotéricas e em algumas lojas do comércio.

Segundo estimativas da Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos, mais de 15 árvores caíram. Não foi detectado nenhum dano humano, porém o Corpo de Bombeiros recebeu duas chamadas para retirar árvores que caíram sobre os carros que se encontravam estacionados próximos delas - uma na Avenida Diocesana, nas proximidades do Shopping Porcino e outra na Avenida Augusto Severo, nas imediações do Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs). "O maior problema não foi a intensidade das chuvas, mas a força dos ventos, que estava muito forte", explica o secretário Alex Moacir.

A situação mais delicada foi registrada no fluxo do trânsito do Centro. Assim que a chuva começou, por volta das 14h45, a distribuição de energia ficou comprometida em alguns pontos, deixando semáforos apagados. O trânsito ficou congestionado em alguns pontos, como na Avenida Alberto Maranhão, nas vias em torno da Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) e na Rua Francisco Solon. Nessas três áreas foi necessária a intervenção dos agentes de trânsito para sinalizar e pôr ordem no fluxo.

O alagamento em alguns trechos voltou a preocupar os moradores. A situação se repetiu nas redondezas da Central de Abastecimento (antiga Cobal) e na Avenida Duodécimo Rosado. De acordo com Alex Moacir, essas duas regiões são sempre vitimadas pelas chuvas por falta de espaço para escoação da água. "O acúmulo da água é mais e mais rápido que o seu escoamento. Por isso é sempre comum os alagamentos", reforça ele.

Em diversos outros trechos da periferia da cidade houve alagamento. Porém, em trechos de grande movimentação como na Avenida Rio Branco, Rua Felipe Camarão e Avenida Dix-neuf Rosado (Leste-Oeste) a situação comprometeu o trânsito, que chegou a ficar parado por alguns minutos.

Falta de energia congestiona o trânsito e para os serviços

As agências bancárias e casas lotéricas da cidade ficaram sem prestar serviços por mais de uma hora, em consequência da falta de energia elétrica. A situação só começou a se normalizar no final da tarde.

"A energia só voltou ao normal alguns minutos depois do final da chuva e, mesmo assim, alguns terminais ainda demoraram para retomar as atividades", afirmava a atendente de uma casa lotérica do Centro, enquanto via as filas aumentarem. Segunda a funcionária, o maior problema é que, como é início de mês, a movimentação já tende a ser maior.

Nas agências bancárias o problema foi mais perceptível. Na agência central da Caixa Econômica Federal, a interrupção durou poucos minutos, porém em outras agências da cidade as filas aumentaram rapidamente. O principal fator é o pagamento dos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

EM NÚMEROS

Segundo medições das estações meteorológicas controladas pela Prefeitura em três diferentes pontos da cidade, a maior precipitação foi registrada no centro da cidade (medidor localizado na Avenida Jerônimo Rosado), com cerca de 41 milímetros. Em seguida, veio a região do Alto São Manoel, com média de 39 milímetros. Já, na região do centro comercial dos conjuntos Abolição esse índice não ultrapassou os 20 milímetros.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a previsão para hoje é de mais chuvas. Embora em pequenas pancadas, as chuvas devem chegar com ventos. A temperatura máxima deve chegar aos 32 graus e a mínima não deve ultrapassar os 26 graus.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: