sábado, junho 18, 2011

Chuva de Bala no País de Mossoró será transmitido ao vivo pela TV e Internet neste domingo


Todo Rio Grande do Norte poderá ver o maior espetáculo teatral do Estado através da TV e internet. Neste domingo (19), a partir das 21h, a TCM (TV Cabo Mossoró) e o www.portaltcm.com.br transmitem ao vivo "O Chuva de Bala no País de Mossoró". O espetáculo é encenado ao ar livre e conta a história de bravura e de resistência dos mossoroenses ao bando de Lampião, em 1927.
O espetáculo acontece em cenário real, a Capela de São Vicente, mesmo local da batalha travada entre resistentes e cangaceiros. Com direção de João Marcelino, o "Chuva de Bala no País de Mossoró" virou cartão postal da cultura local e do Mossoró Cidade Junina. A 10ª edição tem 60 atores em palco e um elenco de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), além de participação especial de atiradores do Tiro de Guerra 07-010.

Veja algumas profissões e seus verdadeiros valores

Blog do Arroto

Para-atleta do RN disputa ouro em Londres


O para-atleta potiguar da SADEF - Sociedade Amigos do Deficiente Físico – do Rio Grande do Norte, Francisco Dantas, que participa na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, do Campeonato Mundial de Para-Tiro Com Arco, se classificou nesta sexta-feira, 17, para a final da categoria Arco Recurvo, e disputa neste sábado, 18, o ouro individual.
Francisco Dantas é o atual 10º colocado no último Mundial, e segue na busca pelos os índices para o Parapan de Guadalajara, que será realizado em novembro e, principalmente, para as Paraolimpíadas de Londres, em 2012.
Fonte: Sadef-RN

Itajá: Secretário de Turismo e passageiro morre em acidente na RN 118


Acidente de grandes proporções por volta de 4 horas e 30 minutos de sábado 18 de junho de 2011, deixa duas vitimas fatais, no Km 03 da RN 118, próximo a comunidade de pedrinhas a 18 km da cidade de Ipanguaçu.

Helio Santiago Lopes Junior, 33 anos de idade, residente em Ipanguaçu, secretario de turismo da cidade de Itajá, colidiu frontalmente sua caminhonete ranger de placa NYD 9204, com um ônibus que transporta trabalhadores de uma empresa na região e morreu prensado as ferragens. Wagner Regne da Silva Brito, 34 anos de idade residente em Itajá, que estava em companhia de Helio Junior também morreu no local. 

Segundo informações Helio Junior e seu companheiro participavam das festas juninas da região e é possível que os mesmos tivessem feito uso de bebidas alcoólicas antes de retornarem para casa. O ônibus envolvido no acidente trafegava no sentido contrario da caminhonete e estava indo pegar trabalhadores para a colheita de bananas em uma fazenda próximo ao local do acidente.

O motorista da ranger invadiu a contra mão e colidiu de frente com o ônibus na faixa contraria. Familiares acreditam que Helio Junior possa ter dormido ao volante.

Com a violência do impacto a frente da ranger ficou totalmente destruída e as duas vitimas presas as ferragens sendo necessário a utilização de uma maquina e a intervenção do corpo de bombeiros para retirada dos corpos.

Os corpos das duas vitimas foram removidos para a sede do instituto técnico e cientifico de policia, após os procedimentos no local.

Helio Junior era filho do ex prefeito Helio Santiago, da cidade de Ipanguaçu.
 Fonte: O Câmera


Nota de Pesar: Prefeitura Municipal de Itajá as Famílias de Hélio Júnior e Wagner
É com pesar e profunda consternação que lamentamos o recente falecimento dos jovens, Hélio Júnior, Secretário Municipal de Turismo de Itajá, e de Wagner , filho do ex-Secretário Municipal de Obras de nosso município.

O prefeito Municipal, Gilberto Lopes, em nome de todos os que fazem a atual administração municipal apresenta a nossa solidariedade e sentimentos prestando suas condolências aos familiares e amigos e rogando a Deus que Hélio Júnior e Wagner descansem no Senhor. 

Paulo Davim defende investimentos na produção de energia limpa

Em discurso no Plenário do Senado nesta quinta-feira (16), o senador lembrou que o Brasil possui a mais rica biodiversidade do planeta, com grande potencial eólico. Para Paulo Davim, é preciso diversificar as matrizes energéticas brasileiras. “Precisamos explorar o vento e o sol para produzir energia limpa, que tem menos impacto ambiental e apresenta menores perdas para a biodiversidade”, afirmou o parlamentar verde.

Paulo Davim disse que os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte já produzem energia limpa. O senador informou que no Rio Grande do Norte, no mais recente leilão do Ministério de Minas e Energia, foram inscritos 119 projetos para exploração de energia eólica. “Esses projetos podem representar a liderança do RN em números de projetos, com metade da produção de energia eólica do Brasil”, ressaltou Davim.  De acordo com o senador, 13 cidades do Estado já estão recebendo investimentos nesse tipo de energia.

FIQUE SABENDO: O que é Fobia?


Fobia (do Grego φόβος “medo“), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.


Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São três os tipos de fobias:


Agorafobia – Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.


Fobia Social – Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples – Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
O tratamento mais indicado é a psicoterapia.


Comportamental – A exposição controlada e progressiva ao objeto fóbico. Neste caso através de técnicas de relaxamento e controle da ansiedade procura-se dessensibilizar o indivíduo.


C
ognitivo – Ajuda-se a
reestruturar os pensamentos anómalos. Este objetivo é conseguido também através da aquisição de informação sobre o objeto ou a situação fóbica. Psicodinâmico – Busca o entendimento e elaboração do(s) significados simbólicos do sofrimento e dos sintomas desenvolvidos, bem como, a elucidação dos ganhos secundários desses.
Conheça de A a Z os tipos de fobias:

Missa de 30º dia Vida Eterna

A família do saudoso José Luiz Paulo mais conhecido por Zè Quincó convida a toda população sitionovense para participar da Missa de 30º Dia de Vida Eterna que será celebradas neste domingo ás 16:hs na Igreja Matriz de São Sebastião.  

GIRO PARABENIZA

 
O “Feliz Aniversário” do blog neste sábado vai para minha querida amiga, professora e leitora do blog Walquenia, que hoje passa por mais um ano de vida.

Em nome da minha família e de todos seus amigos gostaria de alegrar este dia para que receba no seu aniversário os nossos abraços com votos de vitórias e conquistas. E que a alegria de deste dia envolva você, ilumine seus dias e encha o seu coração e que essa alegria especial permaneça o ano inteiro realizando a cada dia os seus melhores desejos.


Parabéns, muitas felicidades. 

 Edgley e família. 


AVISO


A Secretaria Extraordinária de Cultura do RN/FJA informa que todos os proponentes dos projetos selecionados e aprovados no edital Prêmio Junino 2011 serão chamados para a solenidade de concessão dos prêmios dentro em breve. A expectativa é de que essa reunião ocorra no início da semana que vem. 

Escolas da rede municipal recebem apoio financeiro para grupos juninos


Dois grupos juninos do município de Sitio Novo estão entre os 116 que receberam uma quantia no valor de 3 mil reais cada como forma de apoio ao projeto cultural elaborado pela direção das escolas Presidente Emilio e José Machado.

Os grupos contemplados pelo governo através da Fundação José Augusto foram o Arraiá da Presidente (Escola Municipal Presidente Garrastazu Medici)  e o Arraiá do MAchadão   da (Escola Municipal José Machado de Souza), situada no Distrito da Serra da Tapuia.

É a primeira vez que o Governo do Estado apoia Festivais, Arraiás e Grupos Juninos a partir de publicação de Edital. De acordo com a secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, essa foi à forma “mais democrática” de incentivar manifestações já tão tradicionais no Estado.

O Giro gostaria de parabenizar a toda equipe que compõe a direção das escolas Jose Machado de Souza, representada pelo professor Manoel Macilio de Araújo e Presidente Emilio Garrastazu Medici, representada pelo professor Francisco Xavier Mafra.



Arraiá do Zebastião da o ponta pé para o São João em Sitio Novo

O tradiocional Arraiá do Zebastião dará inicio hoje a noite ao festejos de São João, com uma serie de atrações programadas para fazer com que a população já entre com tudo no clima de uma das maiores manifestações culturais do nordeste o "São João". Venha e participe. 

Axo bom e Naldinho Ribeiro são as tarações de hoje na vaquejada de Lagoa de Velhos