sexta-feira, março 12, 2010

Umarizal

No dia internacional da mulher, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) acabou ganhando um grande presente.
Em Natal, a deputada recebeu a visita do prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca (PSB), que anunciou apoio ao projeto de reeleição da parlamentar.
Rogério que apoiava o projeto do deputado Federal Betinho Rosado resolveu inovar e defenderá no município a bandeira vermelha do PT.
Saiu do 8 para o 80, ou o contrário como queiram.
Ex-filiado ao DEM, Rogério que atualmente encontra-se nas fileiras do PSB, agora tem sua pontinha de petista.
Coisas da modernidade política potiguar.
O prefeito participou do encontro juntamente com o presidente do PT municipal Ivanildo Paiva, do vereador Eliete Bezerra (PT), e do Secretário Municipal do PT umarizalense, Natan Iatagan.

Fonte: Folha regional

Pau dos Ferros

Elias Fernandes consegue tirar o PMDB das mãos de Maria Rêgo, que agora está sem partido.

O ex-deputado e atual diretor do DNOCS Elias Fernandes quer o PMDB da cidade de Pau dos Ferros Unido fortalecendo o nome do seu filho para disputar uma vaga na assembléia legislativa.

Gustavo que é proprietário de uma rádio, e um empresário de uma clinica tenta viabilizar seu nome e fortalecer um grupo na cidade de Pau dos Ferros. Ele conta com alguns nomes que lhe apóiam, mas será muito difícil ele cair na simpatia dos Pau-ferrenses, pois o mesmo não vive cotidianamente em Pau dos Ferros, não participa de nada da vida da cidade.



Cruzeta

O Prefeito José Sally de Araújo juntamente com a Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, Senhora Maria Rosa Monteiro de M. Oliveira e demais secretários, fizeram a entrega a entrega dos uniformes e kits escolares para os alunos do ensino infantil e fundamental da rede municipal.

Ao todo, foram entregues 1.200 Kits, distribuídos nas 04 escolas da rede. Na ocasião, a equipe visitou as novas salas construídas no Centro Municipal de Educação Infantil, Joaquim Lopes Pequeno e na Escola Municipal Ana Assis de Medeiros.

Garibaldi recebe prefeitos seridoenses em Brasília


Movimentação grande de prefeitos na manhã desta quarta-feira (10), no Gabinete do senador Garibaldi Filho (PMDB). Candidato à reeleição, o peemedebista recebeu em audiência um grupo de 12 prefeitos potiguares que foram tratar da liberação de emendas para suas cidades. Após a reunião com os prefeitos, o senador foi participar da reunião da Comissão de Assuntos Sociais, grupo no qual é relator do projeto que beneficia a categoria dos trabalhadores domésticos.

Na lista dos 12 prefeitos que estiveram no Gabinete do senador Garibaldi Filho nesta manhã, constavam os seridoenses: padre Jocimar Dantas (Jardim do Seridó), Jackson Dantas (São José do Seridó), Iranildo Pereira (Santana do Seridó) e Aníbal Pereira (São João do Sabugi), ambos filiados ao PMDB. Também passou no Senado Federal e foi conversar com Garibaldi, o prefeito Raimundo Borges, o Novinho (Cerro Corá), que é do DEM e já declarou apoio à reeleição do senador peemedebista. Outros gestores também foram: Georgino Avelino, Antônio Martins, Lagoa Danta, São Tomé, Pedro Avelino, São José do Mipibu e Porto do Mangue.

Familia Torres apoia Carlos Eduardo

O apoio do suplente de deputado estadual Vivaldo Costa (PR) à candidata Rosalba Ciarline já trouxe os primeiros reflexos na política de Caicó. Ontem à tarde, o empresário Manoel Torres Filho formalizou o apoio político da família do ex-prefeito Manoel Torres, um aliado histórico do ex-ministro Aluízio Alves, às candidaturas de Carlos Eduardo e seu vice, deputado Álvaro Dias, ao Governo do Estado nas eleições de 3 de outubro.

A liderança de Manoel Torres na região do Seridó remonta há meio século. Deputado e duas vezes prefeito de Caicó entre as décadas de 60 e 90. Torres chegou a esboçar apoio à candidatura de Rosalba,mas desistiu quando Vivaldo Costa fez a mesma opção.

Adversário histórico de Álvaro Dias e do próprio Manoel Torres na região, a opção de Vivaldo empurrou os Torres para a chapa do ex-prefeito. Satisfeito com a adesão, Carlos Eduardo disse que recebeu com alegria o apoio que qualificou de “um peso imenso” para sua campanha ao governo.

“Manoel Torres e sua família representam o que há demais nobre na política do Seridó por suas posições firmes, corajosas e pelo espírito público inquestionável”.

O deputado Álvaro Dias, vice na chapa do PDT, estava visivelmente satisfeito. Ontem, no escritório de campanha do ex-prefeito de Natal, Dias disse que todo o Seridó conhece o peso de um apoio político como o da família de Manoel Torres.

Manoel Torres Filho, representando o pai, confirmou que o divisor de águas foi o apoio de Vivaldo Costa a Rosalba. “Nós esperamos sinceramente que a chapa Carlos Eduardo/Álvaro Dias ganhe as eleições e imponha toda a qualidade de administração que todo o Rio Grande do Norte merece”, afirmou Torres.

Carlos Eduardo aproveitou para anunciar uma série de viagens ao interior . No dia 19, ele e Álvaro Dias estarão em Angicos, na Festa de São José; no dia 23, em Apodi; no dia 26, em Santa Cruz, visitará Petrônio Spineli, também candidato a prefeito nas últimas eleições.
Informações do TN

Mossoro

O secretário de Infra-Estrutura do Rio Grande do Norte (SIN), Dâmocles Trinta, acompanhou a governadora Wilma de Faria durante visita ao canteiro de obras do Complexo Viário da Abolição, que segue em ritmo acelerado. Para o secretário, a obra vai evitar o inchaço no trânsito. "O complexo viário vai diminuir o tráfego de veículos, pois ao invés de cortar, ele irá contornar a cidade", explica Dâmocles.

O trecho de 17 quilômetros, entre o bairro de Santa Delmira e a rota de saída para Apodi, é um dos mais movimentados da BR-304, pois além de dar acesso a Mossoró, a rota é uma das principais vias de ligação entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Dâmocles esclarece que quem estiver apenas de passagem não será mais obrigado a entrar na cidade e misturar-se com o trânsito local, situação bastante comum nos grandes centros urbanos. Dessa forma, o fluxo de veículos terá maior fluidez.

Orçado em R$ 59 milhões a obra inclui a duplicação da rota de saída para Apodi, a implantação de cinco viadutos e o alargamento da ponte sobre o rio Mossoró.

Além de adequar o tráfego no contorno de Mossoró, o complexo viário vai beneficiar diretamente a produção agrícola e industrial da região Oeste potiguar, já que o trecho é rota de escoamento de parte do que é produzido na região.

O incremento turístico será outro grande beneficio a ser gerado em decorrência do anel viário. "A obra é um monumento turístico e com certeza vai alavancar o turismo na região", acredita Dâmocles.

A construção do Complexo Viário da Abolição é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A execução do projeto fica a cargo da Secretaria de Infra-Estrutura do Rio Grande do Norte (SIN). A previsão de entrega é de 18 meses.

Garibaldi negocia apoio com PV

O senador Garibaldi Filho, abriu negociação com o Partido Verde para buscar o apoio da legenda para o projeto político de 2010. A primeira reunião ocorreu esta semana envolvendo o próprio senador e a prefeita Micarla de Sousa. O encontro, embora não tenha sido conclusivo, já colocou na mesa de negociação a possibilidade de o PV indicar o suplente de Garibaldi Filho. “Foi uma conversa boa, mas ainda não chegamos ao detalhamento sobre nomes para a suplência”, comentou Garibaldi Filho. Ele disse que o assunto suplência foi tratado apenas do ponto de vista da “teoria”. Uma nova reunião entre Garibaldi Filho e Micarla de Sousa deverá acontecer nos próximos dias, mas ainda não há data confirmada.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves afirmou que não se opõe a aliança com o Partido Verde e confirmou que as conversas estão sendo conduzidas pelo senador Garibaldi Filho. “O PMDB está engajado em ajudar o senador Garibaldi Filho a se eleger”, destacou o presidente estadual peemedebista.

Aprovado projeto de gorjeta de até 20% para garçons

O senado aprovou o projeto que permite bares e restaurantes cobrar gorjeta de até 20% nas contas encerradas depois das 23h. O projeto ainda precisa passar pela Câmara.

Sandro Coimbra é garçom há sete anos. Os 10% cobrados na conta ajudam a reforçar o salário. "Ajuda e muito. É a maior parte do nosso salário o 10%", afirma.

Os 10% não são obrigatórios, mas a maioria da clientela paga. "Se eu sou bem tratado, eu pago. Se não sou bem tratado, eu questiono", diz o publicitário Paulo Bertoni. "É mais ou menos igual a estacionamento. A gente não quer, mas fica intimidada e paga", fala a aposentada Socorro Paulo.

Um projeto aprovado nesta quarta-feira (10) pelo Senado prevê um pagamento ainda maior. Pela proposta, toda conta de bares e restaurantes encerrada entre 23h e 6h teria um acréscimo de 20% como gorjeta.

Projeto de incorporação de gorjetas ao salário divide opinião de garçons Comissão da Câmara aprova projeto que incorpora gorjeta ao salário.

O projeto para virar lei ainda precisa passar pela Câmara e é apenas uma sugestão. Gorjeta paga quem quer. Ninguém é obrigado e continuará não sendo, mesmo que a lei seja aprovada.

Na prática ela pode criar uma confusão e as pessoas pensarem que a gorjeta será obrigatória. Por isso, o Procon alerta. "O consumidor não pode ser compelido de maneira alguma a pagar nada que não seja aquilo que ele consumiu no estabelecimento e qualquer valor acima disso, ou seja, essas gorjetas são sugestão. Não podem ser impostas ao consumidor", explica o diretor jurídico do Procon-DF, Enoque Teixeira.

Dança Popular

O Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI) vinculado à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) abre inscrições para o curso de Dança Popular.

As inscrições acontecerão até 18 de março, no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, localizado na Av. Dr. João Medeiros Filho, Conjunto Panatis I, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para se matricular os interessados devem apresentar seguintes documentos: cópia do comprovante de residência, cópia do RG ou certidão de nascimento e uma foto 3x4.

Os candidatos passarão por uma entrevista com o professor antes de efetuar a matrícula. As aulas tem início no dia 22 de março de 2010. O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Informações pelo telefone: 3232-8226.

Fábio Faria solicita instalação de mais cinco agências da Caixa Econômica no RN


Deputado acredita que as novas agências vão possibilitar financiamentos e alavancar o desenvolvimento das cidades
Municípios do Rio Grande do Norte que possuem mais de 25 mil habitantes e não dispõem de agências da Caixa Econômica Federal podem passar a contar com o serviço. O deputado federal Fábio Faria solicitou ao Ministério da Fazenda a instalação de cinco novos postos do banco em Apodi, Areia Branca, Canguaretama, São José de Mipibu e Touros.

"Atualmente, o Rio Grande do Norte apresenta uma agência bancária para cada 20 mil habitantes, o que representa uma oferta pequena para a prestação de serviços à população", avalia Fábio Faria. Ele lembra que estudo realizado pelo IPEA-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela a necessidade de provimento de serviços financeiros, inclusive o crédito, para fomentar o crescimento econômico sustentável dos municípios.

O deputado líder do PMN na Câmara Federal acredita que as novas agências vão permitir maior oferta de crédito, beneficiando os segmentos econômicos em atividade na região, favorecendo, inclusive, a atração de novos negócios.