quinta-feira, outubro 27, 2011

Primeira imagem da nova oposição do RN

Fátima, Sandra, Wilma, Robinson e Fábio se juntaram para tirar uma foto. Aí chegou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e disse que também queria sair na foto. E saiu.

Tribuna do Norte destaca avaliação do Jornalista Gaudêncio Torquato sobre fortalecimento da oposição com rompimento de Robinson Faria

O jornalista, consultor político e professor titular  da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, fez uma análise sobre o novo cenário político do Rio Grande do Norte após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). Potiguar, ele acompanha de longe, porém com assiduidade e precisão, a cena política do Rio Grande do Norte. Gaudêncio Torquato avaliou que a decisão da governadora de nomear para o núcleo central do Governo auxiliares advindos da época em que era Prefeita de Mossoró, pode gerar uma “mossorolização do Estado e causar certa indignação por parte dos natalenses”. “Se ela centrar seu governo muito em cima da assessoria que vem desde a época de prefeita vai ser daqui a pouco carimbada como o estado central de Mossoró”, destacou.

Sobre o rompimento com o vice-governador, Torquato assinalou que  o Estado ganha, pelo menos do ponto de vista estratégico, com o fortalecimento de uma base oposicionista, segundo ele, praticamente inexistente até então. “Víamos um bloco mais ou menos homogêneo em torno da governadora e agora se forma um grupo na oposição que com vistas no futuro está mais forte”, destacou ele.

O peso da nova oposição, de acordo com o professor, não está na força da ex-governadora Wilma de Faria e sim em torno do vice-governador Robinson Faria. Ele acredita que diante dos fatos revelados nos últimos dias pelos protagonistas da política potiguar, em médio e longo prazos se tenha condição para o fortalecimento de uma base oposicionista para o Governo. “Evidentemente que Robinson, com seu perfil mais jovem, tem condições sem dúvida de ganhar densidade no quadro estadual, vez que já foi presidente da Assembleia por três vezes e tem o apoio de um grupo de deputados e prefeitos, que ainda o acompanham”, enfatizou.

A forma como se deu o rompimento do vice-governador com o sistema comandado por Rosalba Ciarlini, segundo Torquato, é mais um ponto em favor de Robinson Faria. Isso porque, explicou ele, a suposta humilhação sofrida, quando da negativa em renomeá-lo para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dá ao caso um ingrediente emotiva muito forte no processo. “Emocionalmente pode ter um plus. Eu acho que isso contribui para acirrar ainda mais os ânimos”, complementou o professor da Usp.

Gaudêncio Torquato assinalou ainda que o vice-governador pertence a um partido considerado o “pêndulo” do cenário federal, uma vez que nasceu como partido independente. “Eu vejo o PSD como balança do Governo Federal e ninguém pode dispensar uma força dessas”, destacou o professor. Ele disse que apesar dos indícios apontados, o quadro político futuro é imprevisível, sobretudo porque em política não se pode precisar cenários com tanta antecedência. Vai depender, atestou ele, de como anda a economia e de como a população analisará o atual governo. “ Quem manda na política hoje é o bolso. O cidadão sente primeiro o bolso que alimenta o estômago. Se em 2014 a governadora Rosalba estiver muito bem, parabéns, ela vai ser reeleita. Se estiver capenga e não tiver conseguido cumprir as promessas de campanha sobrará para ela a derrota e quem está na oposição vai ganhar com isso”, finalizou o professor.

Infidelidade partidária é o argumento de promotores para apuração se detentores de mandatos tiveram “justa causa”


Não é só a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) que anda ajuizando ações por desfiliação sem justa causa. No Rio Grande do Norte, são dezenas de questionamentos por parte de suplentes e partidos. Nesta quarta-feira (26), quatro ações pedem a perda dos cargos do prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva, dos vereadores Wlademir Carlos da Silva e Paulo de Lima Ferreira, do mesmo município, além do vereador de Areia Branca José Nazareno de Lemos. Todos trocaram de partidos, sem antes terem em mãos uma “justa causa”.
Em vários municípios do interior, o Ministério Público Eleitoral também vem tomando providências. No Seridó, a 20ª Zona Eleitoral, provocada por suplentes de Lagoa Nova, já chegou até pedir justificativa aos vereadores Ivamar Domingos e Toinhão Pereira, que deixaram o PSB e assinaram a ficha do PMDB. O prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira e o vereador Francisco de Assis Batista, também correm o risco de perder os mandatos. A Procuradoria Regional Eleitoral ingressou com duas ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), pedindo a perda dos respectivos cargos eletivos, em virtude de desfiliação partidária sem justa causa.
Fonte: Marcos Dantas

Rapidinhas


Presente: Segundo a jornalista Ana Ruth a governadora Rosalba foi presenteada pelos secretários titulares e adjuntos com um conjunto de colar, anel e brinco de esmeraldas. O lalor estimado do presente é de R$ 25 mil. O mimo foi entregue ontem durante os festejos no Palácio da Cultura.

Festival: A cidade de Assu recebe nesta sexta-feira (28) a 3ª fase eliminatória do Festival da Canção promovido pela Assembleia Legislativa. Tendo como atrações o cantor Messias Paraguai e a Orquestra Filarmônica Municipal Cristovão Dantas, o evento começa às 20h, na praça de eventos J. Keully, no bairro Vertentes. Quatro candidatos serão classificados nesta etapa para a fase final nas categorias estudante e geral.

Remuneração: A governadora Rosalba Ciarlini aumentou a remuneração dos professores do Estado. De acordo com o Diário Oficial desta quarta-feira (26), os magistrados do RN com carga horária de trabalho de 30h terão os salários readequados, de acordo com as classes e níveis que ocupam no quadro funcional. As alterações nos salários dos professor são referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, e serão pagos em parcelas.

FPM: O Fundo de Participação dos Municípios registrou neste mês de outubro aumento de 22% em relação ao mês de setembro e crescimento de 17% na comparação com outubro de 2010, sem descontar a inflação do período. 

ICMS: O imposto repassado pelo Governo Estadual aos municípios do Rio Grande do Norte também registrou aumento de 4% em relação a setembro e 14% na comparação com outubro de 2010, também sem levar em conta a inflação do período. Os dados são da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) com base em levantamento dos valores nominais dos recursos repassados pelo Governo Federal (FPM) e Governo Estadual (ICMS).

IFRN: Aconteceu esta semana mais uma audiência pública para discussão em torno da escolha dos cursos que oferecidos pelo Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia(IFRN) de São Paulo do Potengi. Desta vez a audiência aconteceu na cidade de bom Jesus, nas dependências da Câmara Municipal. Já foram realizadas audiências públicas em São Tome,  Bom Jesus e São Pedro. Serão ao todo onze audiências públicas em 11 municípios que serão assistidos pelo Campus do IFRN. A última audiência acontecerá na cidade sede, São Paulo do Potengi, no dia 18 de novembro com a presença do reitor professor Belchior e a deputada Fátima Bezerra.

Bastante prestigiada a missa do aniversário de Rosalba


A governadora Rosalba Ciarlini festejou seu aniversário na tarde desta quarta-feira (26), acompanhada por familiares, amigos e lideranças políticas no Palácio Potengi, Cidade Alta. E ao entrar no prédio – antiga sede do Governo do Rio Grande do Norte –, ela foi cumprimentada por populares, que a presentearam com flores, e seguiu para o Salão Nobre, onde recebeu os cumprimentos de Secretários de Estado e autoridades.

Bento Fernandes: Assentados interditam trecho da RN 120


Moradores dos assentamentos Espinheiro I e II, as Vinte e Sete e Quintuturé no município de Bento Fernandes, estão desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira(27) na RN 120, trecho entre a zona urbana de Bento Fernandes e a BR 304, nas proximidades do assentamento Espinheiro. Eles interditaram a RN com galhos de árvores, queima de pneus e cavaram valas na pista, tudo para impedir a passagem dos veículos até que apareça alguma autoridade do governo para negociar uma alternativa para o problema da falta de águas nos assentamentos.

Revoltados e gritando palavra de ordem, os manifestantes cobram do prefeito e do governo do estado uma solução para o problema da falta de água nos referidos assentamentos. O problema se agravou com a suspensão da operação Pipa desenvolvida pelo exército. Segundo o assentado Kerginaldo Soares da Câmara, a comunidade está pagando R$ 90,00 (noventa reais) por uma pipa com água de Riachuelo e quando tem.

A polícia militar esteve no local acompanhando a manifestação que até o final da manhã estava transcorrendo de forma pacífica.

Vereadores da situação e oposição apóiam a mobilização e acompanham o desenrolar dos acontecimentos. Os vereadores da oposição: Marcos Câmara, César e Eduardo, providenciaram alimentação e água mineral para os manifestantes. O s vereadores da situação: Chico de Floriano, Joseano, Divanilto e a vereadora Lindava, acompanham a mobilização que acham ser justa. O gestor, até o momento em que o blog esteve presente, não compareceu ao local.

com informações do Blog Assis Silva
Fotos: Marco Monotirl 

Riachuelo: Moradores protestam contra falta de água interditando a BR 304


No mesmo instante em que os assentados de Bento Fernandes iniciavam um protesto contra a falta de água com interdição da RN 120, na vizinha cidade de Riachuelo, a população fazia o mesmo, interditava a BR 304 para protestar contra a falta de água na cidade há mais de 15 dias.

Por se tratar de uma rodovia federal, onde o movimento de veículo é bem maior, o protesto durou pouco, mesmo assim o suficiente para chamar a atenção da imprensa estadual sobre o problema. A interdição ocorreu com a colocação de galhos de árvores na pista e uma barreira feita por veículos.

Fonte: Assis Silva

Santa Cruz: Dentista é condenado a 13 anos por morte da namorada


O julgamento do cirurgião dentista Marlos Gustavos de Caldas Brito se estendeu por toda a madrugada, mas o resultado foi o esperado pela família da jovem Joyce Geize da Silva Borges, morta em 2003 com um tiro na cabeça, em Santa Cruz. Ela e Marlos eram namorados e o dentista acabou sendo condenado a 13 anos e seis meses por homicídio triplamente qualificado. Como já estava em liberdade, Marlos Gustavos poderá aguardar o trânsito e julgado da sentença em liberdade, mas sua condenação estabelece que ele cumpra pena em regime inicialmente fechado.

Marlos Gustavos e Joyce Geize estavam no consultório médico onde ele exercia a profissão de cirurgião dentista. Na madrugada do dia 10 de outubro, quando a jovem teria sido atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça. Devido às circunstâncias, o dentista foi preso, mas passou poucos dias e conseguiu habeas corpus. A partir daí, sua defesa passou a trabalhar com a informação de que Joyce teria pegado a arma e tirado a própria vida. No entanto, testemunhas relataram que o casal tinha constantes brigas e, o resultado da perícia técnica apresentou que a trajetória do projétil não condizia com a viabilidade de um suicídio.

“A motivação do crime não restou bem esclarecida, indicando os autos que a relação conjugal de acusado e vítima era conturbada e marcada pelo ciúme; quanto as circunstâncias, tenho por prejudicada sua análise, isto porque tendo sido reconhecido ser o homicídio qualificado, pela utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tal circunstância, qualificando o delito, não poderá ser utilizada para agravar a pena-base, por ser própria do tipo penal, sob pena de se incidir em bis in idem; as conseqüências foram de gravidade, diante do óbito prematuro da vítima e, finalmente, não há provas, nos autos, de que tenha o comportamento da vítima, naquele momento, contribuído para o evento, ao revés, os autos indicam que a vítima suplicou por socorro”, disse a juíza Eliana Alves Marinho.

Fonte: Thyago Macedo

Sitio Novo: Falta de sinalização causa terceiro acidente este ano


A falta de sinalização apontada a pouco mais de um mês atrás pelo nosso blog em um determinado trecho da estrada que liga a sede do município ao Distrito acabou causando mais um acidente nas proximidades do sangradouro do açude Barra da Tapuia por volta das 21hs de ontem.

Desta vez foi um veiculo caminhão de placa: NNW-4330 de Natal, pertencente a empresa Aço Potiguar que acabou tombando depois que o motorista perdeu o controle do veiculo na curva. Apesar do susto os quatro ocupantes do veiculo saíram ilesos do acidente.  

O blog esteve no local do acidente na manhã de hoje onde o veiculo permanece até agora. Segundo os funcionários da empresa que passaram a noite no local para fazer a segurança de alguns materiais, a empresa já foi comunicada do ocorrido e já está providenciando a retirada do veiculo.     

Ainda segundo os funcionários esta não era a primeira vez que o motorista trafegava pela estrada. Para evitar o acidente o motorista ainda tentou frear o veiculo que acabou tombando para o lado direito. 

 




O Blog foi à Paraíba para prestigiar os 156 anos de Mamanguape

Na noite desta terça-feira (25) o blog foi até a cidade de Mamanguape na Paraíba para prestigiar juntamente com nosso parceiro Nanal, dono da banda Forró Axo bom e do produtor e empresário Beto Chacon, os 156 anos de emancipação política que foi comemorado pela população da cidade paraibana que fica na divisa com Rio Grande do Norte.

A grande festa que teve início na segunda-feira (24) com algumas apresentações de cantores gospel foi finalizada na noite desta terça-feira com um grande show de forró que contou com as participações de bandas como Garota Sem Vergonha, Matruz Com Leite e Duquinha e Forrozão Abra a Mala que gravou seu mais novo DVD.

A Festa foi mais uma produção de Edinaldo Produções considerado o maior produtor de show do Estado da Paraiba e contou com total apoio do Prefeito Eduardo de Brito.


 




Com intermédio de Beto Chacon, Nanal fecha parceria com produtor paraibano

O jovem produtor sitionovense foi à festa de emancipação política da cidade de Mamanguape na companhia de Beto Chacon que hoje é o representante de Duquinha no RN junto ao maior produtor de shows da Paraíba Edinaldo Produções. Beto o convidou para participar da festa com o objetivo de fazer novos contatos com amigos da Paraíba para divulgar o Forró Axo bom no estado.

Segundo Nanal, o bate-papo com Edinaldo promovido por Beto foi bastante proveitoso chegando a ser firmada uma parceria entre os dois que tem tudo para dar certo e em breve a banda terá a chance de fazer seu primeiro show fora do RN. 

Ministro pede demissão e perdão

O ministro Orlando Silva (Esporte) confirmou ontem que deixou o cargo no governo. Ele pediu demissão após encontro com a presidente Dilma Rousseff no fim da tarde. Segundo ele, a saída foi uma medida para "salvar sua honra". "A melhor solução seria eu me afastar do governo", disse em entrevista coletiva na saída da reunião.

Enquete: Leitores elegem Cidoca como mais forte para encabeçar a chapa de oposição em Lagoa de Velhos

Depois da noticia de que alguns dos nomes mais fortes que fazem oposição ao Prefeito de Lagoa de Velhos, Severino Ribeiro, teriam se unido para montar uma só chapa para disputar as eleições do ano que vem, resolvemos avaliar perante nossos leitores lagoenses a opinião de qual teria a preferência dos leitores para uma possível disputa contra o atual prefeito .  

Confira os números do resultado da nossa enquete.
QUAL O NOME MAIS FORTE PARA ENCABEÇAR A CHAPA DA OPOSIÇÃO EM LAGOA DE VELHOS?
CIDOCA
 (45%) 73 Votos
IGOR
 (29%) 47 Votos
DEDÉ
 (25%) 42 Votos

A enquete registrou durante os 15 dias que esteve aberta o total de 162 votos.

Os três nomes avaliados pela enquete acharam por bem unir forças para disputar a prefeitura de Lagoa de Velhos nas eleições de 2012. Na última vez em que o trio se uniu foi em 2010, quando naquela ocasião todos passaram a apoiar a atual Governadora Rosalba que acabou derrotando o ex-governador Iberê Ferreira apoiado pelo grupo do prefeito com uma maioria de 672 votos.

Lagoa de Velhos: Vereador Cidoca vence enquete e soma pontos para sua pré-candidatura a prefeito


CIDOCA
Os nossos leitores do município de Lagoa de Velhos escolheram o vereador Alcides Bezerra Costa (PSDB), mais conhecido por Cidoca como o nome mais forte dos opositores do prefeito Severino que deve encabeçar a chapa de oposição como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições municipais. Além do nome de Cidoca, os leitores puderam optar por nomes como o do ex-prefeito José Ivo de Souza mais conhecido por Dedé e Igor, filho do também ex-prefeito Ailton Araujo.

DEDÉ E IGOR

Além do cargo de vereador, Cidoca já exerceu o cargo de secretário administrativo, nos governos de Ailton Araújo (1986 a 1988) e José Ivo de Souza (1989 a 1992). Hoje com quatro mandatos consecutivos de vereador pelo PSDB, desde de 1997, do qual é presidente do diretório municipal e membro do estadual. Cidoca também soma o titulo de vereador mais votado nas ultimas duas eleições, chegando à presidência da câmara municipal por três vezes: 1997 á 1998; 2005 á 2009.

CÂMARA MUNICIPAL
Dentre algumas ações como parlamentar estão: A Construção da sede da Câmara Municipal, Criação do projeto de Lei Nº 187/97 que concede a estudantes cursando Universidade Estadual e/ou Federal, IFRN e a Escola Agrícola de Jundiaí, uma bolsa estudante equivalente a 1/3 (um terço) do salário mínimo que hoje está beneficiando cerca vinte estudantes do município. 

Policiais militares do RN realizarão auto de avaliação nesta quinta-feira


O presidente da associação dos cabos e soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Jeoás Nascimento confirmou que os integrantes da classe realizarão nesta quinta-feira (27) um auto de avaliação visando à análise das condições de trabalho. Na ocasião, os policias militares que seguirem para os seus batalhões avaliarão se o Estado está oferecendo estrutura necessária para o que trabalho seja realizado nas ruas.

Segundo Jeoás Nascimento, o policial militar irá verificar as condições da validade nos coletes a prova de balas, do armamento disponível, as viaturas, entre outros materiais necessários para o desempenho normal da função. 

Caso o policial militar encontre irregularidade em algum dos itens fiscalizados, ele deverá notificar o seu superior do problema e comunicar que não realizará o patrulhamento.

Fonte: DN Online

Fifa aceita meia-entrada para idosos


A queda de braços entre o governo brasileiro e a Fifa é evidente. A presidenta Dilma Rousseff bateu o pé na questão da validade do ingresso de meia-entrada para idosos acima de 65 anos, condição prevista no Estatuto do Idoso, e a entidade máxima do futebol já acena com a possibilidade de acordo. O secretário-geral da entidade esportiva, Jérôme Valcke, afirmou que só serão aceitas meias-entradas para idosos, descartando a possibilidade de estender o benefício a estudantes, ex-atletas e outros tipos de categorias.  

"Entendemos como o mundo trabalha. E não vamos dizer que estamos acima de todas as leis e regulamentos. Quando a presidente [Dilma] Rousseff disse que há lei para proteger as pessoas acima de 65 anos com meia-entrada, disse a ela: não quero mudar essa lei", afirmou Valcke sobre a questão dos ingressos.

Esse tema vem sendo apontado como um dos principais obstáculos que tem impedido o Congresso Brasileiro de introduzir a Lei da Copa do Mundo, que precisa ser aprovada para que as condições financeiras e jurídicas da Fifa entrem em vigor.