segunda-feira, dezembro 13, 2010

Melhores do Nordeste estão em Assú

A primeira semana de disputa do Assú Open de Futsal tem comprovado o alto nível que era esperada na competição. Pelo menos 50% dos melhores jogadores da Região Nordeste estão disputando o evento que acontece na cidade do Assú até o dia 17 de dezembro.

Os jogadores campeões dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco estão espalhados entre as equipes que disputam o evento. Na equipe do Cruzeiro de Assú, por exemplo, estão cinco atletas que foram campeões cearenses pelo Horizonte e participaram da Taça Brasil pelo clube cearense.

O pivô Wendel, por exemplo, já perdeu as contas de quantas vezes recebeu o prêmio de artilheiro em competições que disputou e já é o principal goleador do Assú Open, com quatro gols, ao lado de Tazinho do Pendências. 

Ele inclusive foi o atleta mais disputado entre as equipes participantes, já que mostrou o seu potencial na Copa Sesi-TCM, quando participou de apenas duas partidas e já se sagrou artilheiro da competição.

O Cruzeiro ainda tem Marquinhos, que foi craque, artilheiro e revelação do Campeonato Potiguar de Futsal, além de ter disputado a Taça Brasil pelo Macau.


Na Seleção da Várzea/Cleiltur, o investimento é ainda maior. Jogadores como Adolfo, que estava no futsal pernambucano e Gildemário, que teve a experiência de competir recentemente em clubes europeus, estão defendendo a equipe que representa a Zona Rural de Assú.

O time ainda é reforço por craques que ganharam a Liga do Nordeste pelo ABC/Art&C, como Léo Rummenigue, Biro-Biro e o goleiro Matheus. Esses experientes jogadores se dizem surpreendidos com o nível técnico apresentado no evento.

“Não esperava ver um evento tão grande no interior do Rio Grande do Norte. O Assú Open vai se firmar no calendário do futsal nordestino, como um dos grandes eventos. Só tenho elogios a dar para os organizadores”, salientou Biro-biro.

O Baraúnas e o Macau, que pensam em um trabalho a longo prazo no futsal, também investiram pesado. O Tricolor trouxe atletas do rival Potiguar e outros que vieram do futsal cearense como Marconi, além dos destaques do próprio time na Copa Sesi-TCM. Já o Macau apostou na base que ganhou experiência na Taça Brasil e reforços de times campeões no Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Mas o grande destaque do Macau é da própria cidade: o ala Elber foi um dos destaques da Taça Brasil e foi contratado para o time sub-20 do Corinthians. Por isso, a Taça Brasil vai marcar a despedida do craque do futsal potiguar. “Estou encerrando essa história disputando um grande evento. Estou muito feliz por isso e quero ser campeão”, disse o atleta do Corinthians.

Já o Potiguar de Mossoró fez uma aposta ousada. Ao invés de trazer jogadores consagrados no futsal, o time apostou na adaptação de atletas conhecidas por jogar futebol de campo pelo próprio Alvirrubro, como Sideny e Fábio Bezouro.


Blog do Assu Open


Talento Potiguar/Show das Comunidades concorre ao Prêmio ANU

O Projeto “Talento Potiguar/Show das Comunidades” está concorrendo ao “Prêmio Anu” da CUFA (Central Única das Favelas). Quem informa é Fernando Luiz (autor do projeto), pedindo o voto para que com esse prêmio possa fortalecer o projeto“Talento Potiguar/Show das Comunidades”, que vem dando oportunidade aos artistas de comunidades carentes de Natal. Você pode votar no site www.premioanu.com.br

O projeto promove a inclusão social através da música e da arte, proporcionando a crianças e adolescentes de comunidades consideradas áreas de risco e bolsões de pobreza a oportunidade de conquistar cidadania e perspectivas de um futuro melhor. Com o seu voto você também estará contribuindo para o fortalecimento da arte e da cultura popular.

O GIRO já votou, vote você também.

Sitio Novo: Casa da vice-prefeita foi alvo de ladrões na madrugada desta segunda-feira

O inicio da manhã desta segunda-feira foi bastante movimentado com a noticia de que ladrões teriam invadido a residência da Vice-prefeita Evanilda durante a madrugada.

No município todos acham que o alvo dos ladrões seria a casa do comerciante Santiago Luas da Silva, pai do vereador José Lucas da Silva, que ao escutar um barulho no telhado da residência durante a madrugada, acabou acordando e espantando os ladrões que continuaram a ação na residência da vice-prefeita que é vizinha a casa de seu Santiago.

Os ladrões destelharam três compartimentos da residência a procura do melhor ponto para adentrar a residência onde reviraram tudo a procura de dinheiro. No quarto do casal as roupas, lençóis e documentos ficaram espalhados pelo cômodo, um cofre que também ficava no quarto foi violado. Para fugir os ladrões colocaram uma cadeira sobre a geladeira e alcançaram novamente o telhado.

Só que na hora da fuga um dos ladrões acabaram deixando uma pista que pode levar a sua identificação, um casaco nas cores azul e preto com símbolo da Nike e um boné branco ficou para traz. Segundo a empregada da casa até o momento aparentemente nada de valor foi levado.       

Em breve teremos fotos e mais informações sobre o caso.

Robinson Faria inaugura hoje sinal aberto da TV Assembléia e Rádio Web

Nesta segunda-feira(13) o deputado Robinson Faria preside solenidade de inauguração do canal aberto da TV Assembléia para os municípios da Grande Natal.

Solenidade irá acontecer no Salão de Eventos da Assembléia Legislativa, a partir das 10 horas.

A programação será veiculada pelo canal 50 UHF, em parceria com a Câmara dos Deputados.

“Foram sete anos de luta pelo canal aberto por acreditar que a TV Assembleia presta um importante serviço para a democratização da informação e acesso ao trabalho parlamentar. Não poderia terminar a minha gestão à frente do Poder Legislativo sem essa conquista”, declara Robinson Faria.

Curta-metragem "Sócrates no Sertão do Seridó" será lançado em fevereiro de 2011

A TV Seridó foi responsável pelas filmagens do curta-metragem "Sócrates do Sertão do Seridó", filmado nas dependências do Complexo Turístico Ilha de Santana em Caicó e com lançamento previsto para fevereiro do próximo ano. Idealizado pelo juiz de Parelhas, Marcos Vinicius, que também é professor de filosofia, o filme conta a história de Sócrates, principalmente os aspectos de seus ensinamentos éticos e morais. "Através desse filme buscaremos discutir nas escolas públicas e privadas o tema ética, levando a universidade para dentro da sociedade, uma forma de retribuir o ensinamento que nós estamos conseguindo adquirir durante o curso", disse o magistrado e idealizador do filme.

Jovens de Currais Novos à frente da Rede Potiguar de Televisão

O protagonismo juvenil ganhou força em Currais Novos – RN, com a Rede Potiguar de Televisão, inaugurada no mês de junho de 2010. Basta ligar no Canal 17, do sistema Sidy’s TV a Cabo para ver as produções realizadas dos adolescentes.

São produções no formato de reportagem e documentário, com foco na parte educativa e cultural da cidade e da região. A idéia é interligar o RN através de produções audiovisuais, a partir da iniciativa em Currais Novos e difundir a participação social de crianças e adolescentes na luta pelos seus próprios direitos, utilizando as novas tecnologias de informação.

A iniciativa vem chamando atenção pelo fato dos adolescentes e jovens estarem em todas as etapas de produção. Apenas com cinco meses no ar, a RPTV já começa a ser reconhecida nacionalmente.

O projeto foi selecionado para ser apresentado em Brasília nos dias 06, 07 e 08/12 durante um intercâmbio de experiências exitosas, numa realização da Secretaria Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente da Presidência da república. Na oportunidade, a coordenadora do Canal de TV, Ana Paula F. Lopes Junghans e o estudante do Instituto Vivaldo Pereira, Lázaro Jordão, foram à capital federal para apresentar o audacioso projeto.

A implantação do canal de TV nasceu da iniciativa do Projeto “Cinema na Escola” de capacitar alunos, professores e agentes culturais para uso das novas tecnologias.

A proposta da Rede Potiguar de Televisão-RPTV foi desde o início, ser esse espaço onde as crianças e jovens se tornassem protagonistas da construção de sua identidade e de seu desenvolvimento cultural, mediante o conhecimento e a apropriação, não só da linguagem audiovisual, mas também das novas tecnologias da informação e comunicação.

A Rede Potiguar de Televisão é uma iniciativa do Governo do Estado do RN, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura/ 9ª DIRED e do Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP e Ong MOS – Mobilização pelo Seridó.

A RPTV funciona como um laboratório de comunicação onde são promovidas ações de educação, cultura e mobilização social, sendo um veículo que se preocupa com o respeito às diferenças, com a valorização e difusão da cultura popular e tem como base o protagonismo juvenil, pois, os adolescentes e jovens participam ativamente de todas as etapas da produção de peças de comunicação, que, uma vez disseminadas, geram novos processos de educação.

Realização: Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Educação e Cultura/ 9ª DIRED, Projeto Cinema na Escola, Ongs Centro de Documentação e Comunicação Popular do RN – CECOP e Mobilização pelo Seridó – MOS.

Parceiros: Ministério da Cultura, Prefeitura de Currais Novos, Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN, Delegacia Regional do – Ministério do Trabalho e Emprego, VISAM, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Casa Brasil.

Josemar Bezerra fala sobre polêmica do Concurso da CM de Santa Cruz

Para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Josemar Bezerra, as especulações em torno do concurso da Câmara não passam de um “jogo” político com a intenção de enfraquecer sua gestão. Em entrevista ao Blog de Paulo Anderson, o vereador relatou que se sente injustiçado por essas acusações. “Eu me sinto injustiçado. Estou decepcionado. Nós passamos 23 meses de bons momentos e, agora, no apagar das luzes estão querendo desmerecer a nossa atuação”. Afirmou Josemar.

Ao ser questionado sobre os comentários publicados pelo vereador Lucicláuidio em seu blog, onde são lançadas suspeitas sobre o concurso, Josemar foi taxativo: “Quem passou foi por mérito próprio” e acrescentou: “O filho da vereadora Odete, Três sobrinhos meus e muitos outros candidatos que poderiam ser considerados ‘suspeitos’, não passaram no concurso”.

Bezerra diz “estranhar” os questionamentos, pois, segundo ele, o vereador Lucicláudio era a favor do concurso e tinha conhecimento e abertura suficiente para acompanhar o processo. “O vereador Lucicláudio se faz de bobo. Fizemos um projeto de resolução atualizando as tabelas (de cargos comissionados e definitivos) aprovado pela câmara por unanimidade. Todos aprovaram também o requerimento do vereador Tiago que solicitava o concurso”. Afirmou, citando ações aprovadas em plenário pelos vereadores.

O vereador respondeu, também, às suspeitas relacionadas à contratação da empresa sem licitação e, ao fato de o vereador Tarcísio, 1º Secretário da Mesa não ter participado dos processos de escolha da empresa e convocação do concurso: “A mesa é composta por três membros, o vereador Tarcísio era contra, mas eu e a 2ª secretária votamos a favor”.

Sobre a falta de licitação Josemar justificou: “Fizemos uma consulta mercadológica com três empresas e a vitoriosa foi a Acaplam, tudo foi publicado no diário oficial”. Segundo ele, não se fez necessária a licitação devido o valor do contrato e festejou: “Se tivesse feito licitação a câmara teria tido um prejuízo ainda maior”. Referindo-se ao fato de ter que colocar mais de 2 mil reais para complementar o contrato da empresa, pois as inscrições não teriam pago o valor integral do contrato.

Na entrevista, Josemar também não poupou de críticas os colegas de legislativo. Afirmou não entender porque o vereador Lucicláudio mudou de concepção em relação ao projeto que ele mesmo apresentou solicitando a existência de “Verba de Gabinete” que repartiria em partes iguais os valores direcionados aos gabinetes dos vereadores. “Lucicláudio mudou muito. Todos tinham uma grande admiração por ele, mas ele está muito mudado. Por exemplo: Era a favor do projeto da verba de gabinete, de repente, se ‘acertou’ com Tarcísio e mudou de ideia”. Disse em referência à aproximação de Lucicláudio com o vereador Tarcísio. 

Também não poupou a gestão do ex presidente da casa legislativa, Tarcísio: “Teve um atraso enorme na gestão dele. Enquanto eu investi tudo que pude no legislativo, ele devolvia o dinheiro para prefeitura”. Disse Josemar, remetendo-se à gestão do vereador Tarcísio a frente da câmara, onde parte dos recursos destinados ao legislativo teria retornado aos cofres da prefeitura por ordem do então presidente da casa.

Mesmo com polêmica, os aprovados no concurso têm até o dia 28 de Dezembro para apresentarem-se com documentação necessária e assumirem a vaga na Câmara.

Fato curioso

Um morador da cidade de Neuquén, sudoeste da Argentina, por nome de Montecinos discutiu com a sua esposa no dia 2, pegou o carro e foi embora de casa. Após a denúncia de desaparecimento pela família, a polícia encontrou no domingo passado um carro abandonado e um cadáver dentro, que foi reconhecido pela esposa e pela filha Montecinos a partir de cicatrizes no braço e no abdômen já que o rosto estava irreconhecível.
O funeral chegou a ser publicado no jornal local na terça-feira, quando o corpo foi velado e sepultado em um cemitério particular. Mas aquele não era o corpo de Montecinos, quem no dia seguinte voltou a seu bairro. As crianças que brincavam na rua se assustaram com ele e sua esposa acabou desmaiando ao vê-lo entrar em casa.



Ao falar com a imprensa de Neuquén, o homem não deu explicações sobre sua ausência e só disse que passou alguns dias com amigos junto a um rio da região. "Ainda não posso acreditar que tenham me velado. Até me dá vergonha sair à rua", relatou Montecinos.


Alunos de escolas em Florânia são protagonistas 1ª semana da solidariedade

A Escola Nossa Senhora das Graças com seu trabalho educativo colocando os seus alunos com os problemas sociais do município e sensibilizando-os para ações voltadas para o voluntariado, está realizando a 1ª semana da solidariedade. Entre as atividades já realizadas destacamos “a sopa natalina” atendendo mais de 150 idosos.
E na manhã desta sexta-feira foram distribuídas 100 cestas básicas para as famílias carentes.A direção da escola já se prepara para o próximo dia 15 onde realizará o natal das crianças carentes de com uma confraternização para mais de 300 crianças.

Fonte: Edson Dantas

Culto evangélico acontecerá uma vez por mês no plenário da Câmara Municipal de Carnaubais

Uma novidade para os cristãos de Carnaubais. Nesta quinta-feira (9) os vereadores presentes a sessão ordinária aprovaram resolução de lei estabelecendo um dia no mês para a realização de culto evangélico no plenário do legislativo. Apesar de não ter nenhum parlamentar evangélico com assento na casa, o presidente da Mesa Diretora, João Batista Gonçalves de Souza, apresentou o projeto que recebeu apoio de forma unanime e entrará em vigor já em janeiro de 2011.



A partir desta data acontecerá na última segunda de cada mês a celebração da Palavra de Deus, das 7 às 8 horas da manhã.  O culto ficará sob a responsabilidade de uma igreja evangélica na cidade ou ministério de louvor a ser convidado para ministrar adoração ao Senhor Jesus. Emenda do vereador Wanderley Mendes abriu espaço para que também aconteça programação católica romana, sendo destinado o horário noturno para este segmento.

Conselho Municipal do Fumac de Campo Grande ganha título como melhor do RN

O Programa de Desenvolvimento Solidário elegeu o conselho municipal do FUMAC de Campo Grande como o melhor de todo o Rio Grande do Norte. A divulgação dos vencedores ocorreu na 1ª Mostra de Projetos Produtivo que reconhecia os conselhos municipais de apoio comunitário mais atuante do estado. De um total de 89 municípios para a alegria do associativismo campograndense, o município de Campo Grande ficou em primeiro lugar. Participaram do evento Lilia Holanda, Deroci Araújo, Antonio Badu e Liliana Almeida, o conselho municipal tem como presidente Caramurú Paiva.

O prêmio foi organizado pelo Programa Desenvolvimento Solidário, da Secretaria de Estado do trabalho, da habitação e da Assistência Social – SETHAS, que faz parte do Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR – desenvolvido pelo Banco Mundial. Os conselhos foram avaliados em cinco temas principais: gestão participativa e transparente; igualdade de gênero e juventude; integração de políticas públicas; práticas sustentáveis e comercialização solidária.

Vereadora apresenta projeto para criar o dia municipal da paz

A vereadora Célia Maria (PSB) de Lagoa Nova,  apresentou e conseguiu aprovação de um projeto que simboliza a importância de uma data em busca de um bem comum para uma coletividade. O projeto  que objetiva adotar uma programação com várias atividades ou ações com o objetivo de difundir a paz e não-violência na sociedade, dentre as quais atividades recreativas com participação de alunos das escolas e creches da cidade, caminhada com a participação de moradores e autoridades locais, concentração, shows, apresentações teatrais, culto ecumênico com a participação de lideranças religiosas da cidade e outras formas de atrativos pertinentes ao tema.

A data escolhida pela propositora do projeto foi a de 04 de Outubro. “No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida onde não se chega pela mentira, pela ofensa, pela fome, pela guerra, pela violência e tantos outros fatores que só denigre avida humana”, destacou a vereadora. O projeto que foi aprovado por unaminidade, espera agora a sanção do prefeito Erivan Costa.
Fonte: Blog da Serra 

Produtores de queijos do Seridó estão mais uma vez numa sinuca de bico

Os produtores de queijos e derivados de leite do Seridó estão mais uma vez numa sinuca de bico. Pior, estão sem perspectiva de mercado, para a venda de queijo por parte do pequeno produtor que afeta a economia de mais de 500 famílias do município de Caicó e arredores.

A reclamação é do porta-voz da categoria, o caicoense Altévio Clemente de Araúo, que  lamenta o fato do produto estar sendo proibido de chegar ao mercado da capital. “Fiscais da Covisa municipal estão apreendendo a mercadoria ao chegar em Natal”, lamenta, explicando que os revendedores estão voltando com o produto e devolvendo aos produtores, que arcam com o prejuízo, sem saberem o quê fazer. Segundo Tevi, o problema se arrasta há muito tempo e se agravou nos últimos anos com a obrigatoriedade de um selo de qualidade, permitindo a comercialização.

Ainda segundo Tevi, há mais de dois anos, através de audiências com autoridades, “uma das decisões tomadas foi que o IDIARN realizasse uma parceria efetiva e imediata envolvendo a Covisa, Vigilância Sanitária, Idema, Ibama, Ministério Público e outros órgãos para acompanhar a implantação das agroindústrias, no que diz respeito às questões ambientais, fiscalização no controle de qualidade dos produtos, transportes, embalagem, armazenamento e distribuição”. Mas para ele, as pequenas queijeiras estão cada vez mais abandonadas e a tendência é acabarem-se. “A promessa quando eles (os políticos) vêm aqui é de que se precisa fortalecer a agroindústria, investir na interiorização”, critica, ressaltando que ainda tem esperança do quadro se reverter. Tomara, e que Deus o ouça. Pelo menos ele não está só!
AssessoRN

São José do Mipibu: Parada gay quase termina num ato e selvageria

O que deveria ter sido um momento de festa, descontração e alegria para a galera gay de Mipibu e de cidades vizinhas, quase acabou se transformando num ato de selvageria.








De uma hora pra outra, a frente da igreja ficou tomada de gente, numa cena jamais vista em São José de Mipibu. Só depois da chegada de 4 viaturas policiais, finalmente os ânimos se acalmaram e a igreja pode voltar a normalidade com os seus fiéis.
Fonte: Mipibu em Foco

Após essa intervenção alguns mais insatisfeitos e exaltados chegaram a entrar na igreja, proferindo palavras de baixo calão, insultando inclusive o padre. Foi necessário a polícia chamar reforço de outras cidades para conter os ânimos.


Como se não bastasse tudo isso, ao invés de festejar e se divertir, mesmo que fosse num horário inadequado, alguns “oradores” usaram e abusaram de insultos à Igreja Católica, taxando seus membros de pedófilos e homossexuais nos "discursos". só depois de uma intervenção policial foi que a turma envolvida no evento resolveu parar com a zoeira.

O barulho produzido pelo poderoso “trio elétrico” era ensurdecedor, ninguém conseguia num raio de 500 metros, sequer conversar, dado o alto volume do som propagado pelo equipamento.

A origem da confusão deve-se ao fato de seus organizadores terem insistido em realizar o ato de encerramento, exatamente na frente da Igreja Matriz, justamente na hora em que os fiéis rezavam o terço e se preparavam para assistir a missa.

Apenado é flagrada ao tentar entrar com drogas no Complexo Penitenciário de Pau dos Ferros

O apenado Francisco das Chagas de Aquino, conhecido por Boy Francisco, que responde pena em regime semi-aberto por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, por volta das 17:00 horas de quinta-feira (09) ao tentar adentrar o Presídio Regional de Pau dos Ferros/RN levando uma pequena quantidade de droga(quatro balinhas) de cannabis sativa(maconha), foi flagrado por agentes penitenciários do Complexo Penitenciário de Pau dos Ferros/RN no momento que se apresentava para pernoitar.

Boy Francisco foi encaminhado à 4ª DRPC e autuado em flagrante de delito pelo Delegado Regional, Dr.Inácio Rodrigues.
Fonte: Nosso Paraná 

Para prefeito de Janduís Interesses do PT e do PV são antagônicos

O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, do PT, entende que a esquerda tem que fazer uma avaliação dos resultados obtidos nas últimas eleições do Estado, apesar da boa votação da deputada Fátima Bezerra, que ele não considera votos do partido, mas pessoal, para redefinir estratégias de crescimento da legenda e não de disputa político/eleitoral.

Segundo Salomão Gurgel, a crise nos municípios continua sem muitas perspectivas de melhora no próximo ano em função da dificuldade que terá a futura presidenta de fazer uma reforma tributária. "Em termos financeiros os municípios continuam com problemas, alguns com salários de funcionários atrasados e dívidas com fornecedores", disse o prefeito, acrescentando que só vislumbra melhora com a efetivação das reformas, principalmente da tributária.


"A falta de recursos atinge mais os pequenos municípios", disse o prefeito de Janduís, citando o caso do seu município cujo déficit é de 500 mil reais.

Concluindo, Salomão Gurgel diz que no caso de Natal a prefeita Micarla de Sousa tem que melhorar a gestão e definir prioridades, pois só assim, terá condições de realizar uma administração competente correspondendo a expectativa da população natalense.

Crise
"Em Janduís não foram lá, nem Iberê nem Wilma", observa o prefeito, lembrando também que foi perdido o controle também na capital.

Detendo-se no resultado da eleição para Governo do Estado, quando seu partido apoiou a candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza, do PSB, o prefeito Salomão Gurgel afirmou: "Não considero vitória do DEM. O que aconteceu foi que Rosalba Ciarlini aproveitou o vácuo político do segundo mandato de Wilma de Faria e venceu as eleições", disse o prefeito, acrescentando que mesmo Iberê Ferreira sendo um bom candidato ao Governo do Estado houve vários erros que terminaram influenciando negativamente na eleição. Ele cita como exemplo, a demora na definição do nome do candidato e falta de articulação no interior do Estado.

"Temos que atrair novos quadros que não queiram entrar no partido só para disputar eleição, mas que tenham compromissos com o crescimento do PT", disse ele, acrescentando não acreditar num possível entendimento do PT com o PV da prefeita Micarla de Sousa, por considerar que "os interesses são antagônicos".
Fonte: Jornal de Hoje