segunda-feira, dezembro 13, 2010

Jovens de Currais Novos à frente da Rede Potiguar de Televisão

O protagonismo juvenil ganhou força em Currais Novos – RN, com a Rede Potiguar de Televisão, inaugurada no mês de junho de 2010. Basta ligar no Canal 17, do sistema Sidy’s TV a Cabo para ver as produções realizadas dos adolescentes.

São produções no formato de reportagem e documentário, com foco na parte educativa e cultural da cidade e da região. A idéia é interligar o RN através de produções audiovisuais, a partir da iniciativa em Currais Novos e difundir a participação social de crianças e adolescentes na luta pelos seus próprios direitos, utilizando as novas tecnologias de informação.

A iniciativa vem chamando atenção pelo fato dos adolescentes e jovens estarem em todas as etapas de produção. Apenas com cinco meses no ar, a RPTV já começa a ser reconhecida nacionalmente.

O projeto foi selecionado para ser apresentado em Brasília nos dias 06, 07 e 08/12 durante um intercâmbio de experiências exitosas, numa realização da Secretaria Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente da Presidência da república. Na oportunidade, a coordenadora do Canal de TV, Ana Paula F. Lopes Junghans e o estudante do Instituto Vivaldo Pereira, Lázaro Jordão, foram à capital federal para apresentar o audacioso projeto.

A implantação do canal de TV nasceu da iniciativa do Projeto “Cinema na Escola” de capacitar alunos, professores e agentes culturais para uso das novas tecnologias.

A proposta da Rede Potiguar de Televisão-RPTV foi desde o início, ser esse espaço onde as crianças e jovens se tornassem protagonistas da construção de sua identidade e de seu desenvolvimento cultural, mediante o conhecimento e a apropriação, não só da linguagem audiovisual, mas também das novas tecnologias da informação e comunicação.

A Rede Potiguar de Televisão é uma iniciativa do Governo do Estado do RN, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura/ 9ª DIRED e do Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP e Ong MOS – Mobilização pelo Seridó.

A RPTV funciona como um laboratório de comunicação onde são promovidas ações de educação, cultura e mobilização social, sendo um veículo que se preocupa com o respeito às diferenças, com a valorização e difusão da cultura popular e tem como base o protagonismo juvenil, pois, os adolescentes e jovens participam ativamente de todas as etapas da produção de peças de comunicação, que, uma vez disseminadas, geram novos processos de educação.

Realização: Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Educação e Cultura/ 9ª DIRED, Projeto Cinema na Escola, Ongs Centro de Documentação e Comunicação Popular do RN – CECOP e Mobilização pelo Seridó – MOS.

Parceiros: Ministério da Cultura, Prefeitura de Currais Novos, Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN, Delegacia Regional do – Ministério do Trabalho e Emprego, VISAM, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Casa Brasil.

Nenhum comentário: