quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Cursinho gratuito da UFRN abre inscrições ainda este mês

A partir do dia 15 estarão abertas as inscrições para o cursinho gratuito, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que tem por objetivo ampliar as condições de acesso a UFRN através do oferecimento de cursinho preparatório para o vestibular.

Para se inscrever, o candidato deve ser aluno de escola pública ou estudante já concluinte do ensino médio em escola pública. Os interessados devem fazer a inscrição através da internet, no endereço: www.prograd.urfn.br/proceem. Os alunos das escolas Ana Júlia Mousinho, Atheneu, Dom Nivaldo Monte e Francisco Ivo devem fazer a inscrição na própria escola.

As aulas estão previstas para iniciarem no dia primeiro de março. Os locais de aula já confirmados são as escolas Ana Júlia Mousinho, Atheneu, Dom Nivaldo Monte e Francisco Ivo, com turmas no horários da manhã, tarde e noite, e na UFRN/DDRH, das 17 às 20h.

Serviço:
Informações no site: http://www.prograd.ufrn.br/cursinhoufrn/ ou pelo telefone: 8861-2176.


Ministro da Educação discutirá proposta do Senado de mudança no Fundeb

Fernando Haddad será convidado a participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para discutir projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que altera regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O debate foi proposto pelo senador César Borges (PR-BA). A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) é titular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, (CE) e vai acompanhar de perto a tramitação deste projeto e grande importância para os estado e municípios do país.

A proposta prevê que, durante a vigência do fundo, sejam excluídos do conceito de receita corrente líquida dos estados as receitas de transferência ao Fundeb e, das despesas com pessoal, os gastos com remuneração de trabalhadores da educação básica. O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou voto favorável, com apenas uma emenda.

Além do ministro da Educação, César Borges pede a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski; de Alberto Muniz, presidente Associação Brasileira de Municípios; e do Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Arno Hugo Augustin Filho.

Iberê Ferreira pedirá para Larissa Rosado ficar na liderança do Governo na Assembleia

O vice-governador Iberê Ferreira, que assumirá a titularidade do Executivo em abril, reagiu a informação de que a deputada estadual Larissa Rosado entregará a liderança do Governo na Assembleia Legislativa quando ele tomar posse como governador.

“De jeito nenhum. Desejo que a deputada Larissa Rosadocontinue na liderança. Gosto muito dela, é uma parlamentar competente e pedirei para ela continuar como líder do Governo na Assembleia”, destacou Iberê Ferreira, que cumpre agenda administrativa em Brasília. Informações do Panorama Político

RN é o campeão de óbitos por H1N1 no Nordeste


O Rio Grande do Norte, com 17 óbitos causados pela Influenza A, é o estado do Nordeste com maior número de mortes pela doença. A estatística é preocupante, uma vez que a população do RN é muito menor que a de estados como Bahia, Ceará e Pernambuco.

O segundo estado com índices mais expressivos é a Bahia, com 14 óbitos confirmados. O estado baiano notificou 1.366 casos suspeitos de Influenza A, dos quais 206 foram confirmados, de acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesab).

No Rio Grande do Norte, as notificações chegaram a 1.735, mas as confirmações ficaram em 104. É preciso lembrar, contudo, que enquanto 3.137541 pessoas residem em território potiguar, a Bahia abriga uma população de 14.080.654 habitantes, sendo o quarto estado brasileiro mais povoado.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap) ainda passou algumas semanas sem atualizar o boletim informativo da doença. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o laboratório do Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), entrou em férias, o que comprometeu o envio dos resultados das análises laboratoriais.

O número de confirmações em Pernambuco também supera os registrados no RN, com 156 casos. Em Pernambuco, contudo, os óbitos foram apenas seis. No Ceará as confirmações foram de 122 casos, com apenas quatro óbitos confirmados e outros quatro sob suspeita. As populações de Pernambuco e do Ceará são de, respectivamente, 8.810.256 e 8.450.527 habitantes.

Outros estados menos populosos registraram índices pouco expressivos de casos da doença. Foi o caso da Paraíba, vizinha do Rio Grande do Norte, que teve apenas 25 casos confirmados e três óbitos. Alagoas também registrou 25 confirmações do vírus H1N1, mas não teve nenhum óbito causado pela gripe.

Outro estado que não contabilizou nenhuma morte foi o Maranhão, que teve 39 casos confirmados da doença. O Piauí, por sua vez, com 174 confirmações, teve apenas uma morte causada pela Influenza A. Sergipe também confirmou apenas um óbito, tendo 23 casos confirmados.

Ainda não se tem uma explicação para a maior incidência de óbitos em território potiguar. À época de uma matéria veiculada no Jornal Nacional sobre os dados relativos à gripe A em dezembro, a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Araújo, afirmou que a gravidade da doença estava controlada desde o mês de novembro. De lá para cá, apenas dois novos óbitos foram registrados pela Sesap. No minuto.com

Indústria espanhola deve se instalar no RN em 2010

Dando continuidade a agenda de compromisso na Europa, que começou com a participação do Governo do Estado na Fruit Logística 2010 entre os dias 3 e 5 passados, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula visitou nessa segunda-feira (8) uma indústria espanhola, Progressa, de argamassa e tintas na Espanha, na cidade de Málaga, que demonstra interesse na instalação de uma sede no Rio Grande do Norte. Diretores manifestaram a intenção de investir no Estado já nos próximos meses.

Na visita, o secretário apresentou as potencialidades do Estado no setor de construção civil com destaque para a região Oeste, ao diretor geral Rafael Pulga Sanches, diretor de Departamento de Desenvolvimento, Alberto Filgueras Benjumea e o gerente técnico Almudena Filgueiras Benjumea.

Para facilitar a instalação da empresa, o secretário, Segundo de Paula, agendou uma audiência no Rio Grande do Norte para primeira semana de março. "O papel do Governo do Estado é viabilizar investimento como esse que trará emprego e renda, impulsionando a economia do Estado", explicou.

O objetivo da empresa inicialmente é instalar um escritório para estudo de viabilidade de instalação da fábrica de argamassa e tintas no território potiguar.
Informações do Nominuto.com

Robinson deverá indicar o prefeito de Lajes para presidir o PP no RN


O prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa (Pepeu) entregou a Robinson Faria o comando do PP no Estado do Rio Grande do Norte. Em entrevista ao programa Conexão Potiguar, apresentado pelo jornalista Pinto Júnior, na TV união, o prefeito disse que não mais tinha interesse em continuar presidente do partido e por isto, comunicou ao presidente da Assembléia Legislativa, para que ele junto ao seu grupo político encontrasse um novo presidente.

Pepeu disse que continua amigo de Robinson Faria, mas sua candidatura não sendo viabilizada para o governo do estado, passou a apoiar a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza. "Mas sendo amigo de Robinson não poderia fazer diferente, tinha que lhe entregar o comando", disse.

O nome do prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, é o mais cotado para assumir o posto. Além de amigo de Robinson, coordenará a campanha de Garibaldi Alves para o Senado, mesmo nome que o líder do PMN anunciou apoiar.

O vereador de Parnamirim, Sérgio Andrade, também foi citado. Mas, em Parnamirim, o deputado Robinson Faria é ligado a vereadora Kátia Pires que, rivaliza com o verador, pois ambos disputam votos no bairro mais populoso do município: Nova Parnamirim.
Informações do Potiguar Noticias

Ex-prefeito de Macau e Construtor são acusados de improbidade

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com uma ação de improbidade administrativa e uma ação penal contra o ex-prefeito de Macau José Antônio de Menezes Sousa e o empresário Antônio Virgílio Umbelino de Barros por uso irregular de verba federal, o que gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 300 mil aos cofres públicos. Na ação de improbidade, também será analisada a responsabilidade da construtora Conpertec Ltda., pertencente ao referido empresário.

José Antônio de Menezes administrou Macau de 1997 até 2004. Durante esse período, o Ministério da Integração Nacional repassou um total de R$ 623.361,81 para construir espigões e muros de contenção destinados a evitar o avanço do mar na Praia de Camapum, localizada no município. Para a execução das obras, foram firmados dois contratos com a empresa Conpertec Ltda., sem licitação. O então prefeito utilizou o argumento da calamidade pública decretada por duas vezes no município para realizar a contratação direta da construtora.

De acordo com as ações, a encosta da praia de Camapum já sofria com a ação do mar desde meados dos anos 90. Diante do agravamento da situação, o secretário de obras municipal alertou o então prefeito José Antônio de Menezes, em janeiro de 1999. No entanto, apenas dez meses depois do alerta, a calamidade pública foi decretada, coincidindo, assim, com a data do primeiro contrato com a construtora. Como já havia terminado o prazo de 90 dias da primeira decretação de calamidade pública, a prefeitura expediu novo decreto, para, dessa forma, realizar a segunda contratação direta da Conpertec.

Ao analisar as irregularidades atribuídas à prefeitura de Macau, o Tribunal de Contas da União (TCU) destacou que "ou houve negligência diante das gravidades dos fatos, ou os fatos não representavam um risco imediato para o patrimônio e a população da praia". Ou seja, a calamidade não teria sido brusca e imprevisível, de forma a justificar uma contratação direta, sem a devida licitação. Além disso, o TCU verificou a prática de superfaturamento nos dois contratos, no valor total de R$ 306.705,03.

Diante das ilicitudes apontadas, o TCU julgou as contas irregulares e condenou José Antônio de Menezes e o empresário Antônio Virgílio a ressarcir o prejuízo, bem como ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil, para cada um. Para o procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que assina as ações, "os Decretos Municipais que declararam estado de calamidade em Macau serviram apenas como pretexto para justificar as indevidas dispensas de licitação, frustando a licitude do processo licitatório, o que ocasionou enorme dano ao erário e o consequente desvio da verba".

Caso a ação de improbidade nº 0011366-65.2009.4.05.8400 seja julgada procedente, o ex-prefeito de Macau e o dono da Conpertec podem ter os direitos políticos suspensos por até oito anos, além da possível proibição, extensiva à referida construtora, de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos. Todos também estão sujeitos ao pagamento de multa e ao ressarcimento integral do prejuízo, calculado em mais de R$ 300 mil.

De acordo com a Lei nº 8666/93 (Lei de Licitações), frustar licitação é crime punido com detenção de três a cinco anos e multa. Na ação penal nº 0011358-88.2009.4.05.8400, proposta pelo MPF/RN, José Antônio de Menezes e Antônio Virgílio Umbelino de Barros também respondem pelo desvio dos recursos, que é considerado crime de responsabilidade, com pena prevista de até 12 anos de reclusão.
Informações do TN

TRE adia julgamento do prefeito de Currais Novos

O julgamento do processo de cassação do prefeito e vice de Currais Novos, Geraldo Gomes e Milena Galvão, no TRE/RN, ficou para o dia 02 de março.

Por não poder estar presente ao Pleno na próxima quinta-feira (11), a defesa deles pediu nova data, pleito aceito pelo relator, juiz Roberto Guedes.

Neste processo, Geraldo e Milena são recorrentes e o adversário de 2008, José Lins, é o recorrido. Eles tiveram o mandato cassado em primeira instância, pelo juiz Waldir Lobo Maia, da 20a Zona Eleitoral, em 2009 e recorrem no cargo.

Entre as acusações contra os dois está a captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico. Também foi estipulado, na sentença multa no valor de 25 mil Ufirs.
Fonte Panorama Político

Pogramação do Carnaval de Jucurutu

A Prefeitura Municipal de Jucurutu divulgou em nota ao Blog do EdilsonSilva as informações confirmadas das atrações do Carnaval local.

Já está quase tudo pronto para o Carnaval 2010 em Jucurutu: Alegria, Animação e Segurança, promovido pelo quinto ano consecutivo pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Esportes e Ação Social.

A Programação oficial do Carnaval na Cidade será aberta oficialmente na Sexta - feira dia (12) de fevereiro de 2010 com a escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval local.

Programação:

Sexta - feira dia (12/02)
- Juninho e Banda e Art Gueto no Club Acej na Escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval 2010.

Sábado dia ( 13/02)
- Mercenários do Forró Elétrico, Juninho e Banda e Banda Zueira na Praça Manoel Janúncio abrindo o Carnaval de Rua.

Domingo dia (14/02)
- Art Guetto e Banda Xamego Bom Elétrico na Praça Janúncio Afonso.

Segunda - feira dia (15/02)
- Juninho e Banda, Mercenários do Forró Elétrico e Banda Zueira na Praça Janúncio Afonso

Terça - Feira dia (16/02)
- Art Guetto, Xamego Bom, Juninho e Banda, Mercenários do Forró e Banda Zueira na Praça Janúncio Afonso.

Durante todos os dias de Carnaval acontece arrastão saindo da Praça Jamilly Queiroz para o Centro da Cidade sempre às 20 hs com a Orquestra Paulo do Ouro.

As Crianças e os idosos também terão vez no Carnaval de Jucurutu, segundo a Secretária de Ação Social será realizado o Carnaval do PETI e o Baile da Terceira Idade.

O Esporte também terá seu destaque com a realização do torneio de blocos carnavalescos que acontece este ano no Ginásio de Esportes Ailson Lopes.

Programação do 6° Jardim Folia

A Prefeitura municipal de Jardim de Angicos divulga a programação do 6° Jardim Folia
Sábado:

Abertura a partir das 08:00h - Trio Elétrico e Orquestra de Frevo
Das 21:00 às 23:00hs - As Coleguinhas
Das 23:00 às 02:00hs - Forrozão Ta na Cara Elétrico

Domingo:
Das 21:00 às 23:00hs - Forrozão Ta na Cara Elétrico
Das 23:00 às 02:00hs - Puxe o Fole

Segunda-Feira:
Das 21:00 às 23:00hs - Me leva
Das 23:00 às 02:00hs - Forró Cigano Elétrico

Terça-Feira:
Das 21:00 às 23:00hs - Cachorrões Elétrico
Das 23:00 às 02:00hs - Banda Notáveis

Bibi deu nó no vereador Nildson Dantas e botou auxiliar de confiança


Conforme já era previsto por algumas pessoas o prefeito de Caicó, Bibi Costa, nomeou para o cargo de Secretario de Saúde seu ex-chefe de gabinete, Ubamálgnus Góis.

Ele substitui o vereador Nildson Dantas que estava na titularidade do cargo.

Ubamálgunus disse que não se sente responsável pela saída de Nildson. Bibi me fez um convite e eu aceitei. Eu não me sinto responsável pela saída de ninguém. Ele (Nildson) é quem entregou o cargo, alfinetou o novo secretário.

Nildson Dantas não se “cheira” muito com o atual secretário. Que foi antes nomeado secretário-adjunto. Por esse motivo ele pediu demissão ao prefeito.

O pedido de demissão de Nildson repercute politicamente na cidade. Dizem que ele fará oposição ao prefeito Bibi Costa na câmara municipal.

Fonte Correio do Seridó