sexta-feira, novembro 26, 2010

Forró Axo bom, Louro Santos e Victor Santos no Forró do Candeeiro em Santa Cruz

A mais nova sensação do forró potiguar, irá animar mais um final de semana na região do trairi. Juntamente com Louro Santos e Victor Santos, o Forró Axo bom vai colocar a galera do tradicional Forró do Candeeiro no Sitio Furna em Santa Cruz pra forrozar na noite deste sábado (27). 

ESPAÇO DO LEITOR

Bom dia pessoal, me chamo Silene Camila, curso zootecnia na UFT e estarei em Jardim do Seridó no Projeto Rondon, desde já quero convidar a todos a estarem participando com conosco dessa grande operação que tem sensibilizado muitas pessoas no decorrer do projeto.um abraço a todos.


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Trairi festeja vitória da Rosa

Hoje à noite, a região do Trairi irá comemora a vitória da governadora eleita Rosalba Ciarlini. A festa está sendo coordenada pelo o ex-prefeito de Tangará Gija, e acontecerá logo mais às 21h desta sexta-feira em sua residência na cidade de Tangará.

A comemoração que tem como titulo “O abraço do Papa e o Cheiro da Rosa”, além de contar com a presença da governadora eleita Rosalba Ciarlini e o deputado estadual Vivaldo Costa, também tem a confirmação das presenças do deputado federal Felipe Maia e do senador Garibaldi Alves Filho.

A prefeita de Sitio Novo, Wanira de Holanda Brasil, juntamente com as demais lideranças local que apoiaram e contribuíram com a eleição da governadora Rosalba e do deputado Vivaldo Costa, convidam a toda população sitionovense para participarem da grande festa da vitória dos candidatos que Sitio Novo merece.




TROPA DE ELITE 3: AO VIVO NAS RUAS DO RIO

Última Sessão Ordinária de 2010 será presidida pela Vice-Presidente

A 4º e última sessão ordinária da Câmara Municipal de Sitio Novo, referente ao 5º período do  corrente ano, mais uma vez deverá ser presidida pela Vice-presidente Judrene , já que o presidente Inácio Marcos da Silva (Marcos de Bidoca) ainda se encontra fora do país.

A vice-presidente Judrene presidiu a sessão da última sexta-feira dia 19, após juntamente com os vereadores Branquinha 1º Secretária e Sarú Mafra 2º Secretário, que compõe a mesa diretora da câmara terem procurado orientações perante o ministério publico pelo fato do presidente Inácio Marcos ter antecipado duas das sessões referentes ao 5º período, para o mês de outubro sem o consentimento legal dos vereadores.  

Na ocasião a vice-presidente colocou os Projetos de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011,005/2010: Autorização para alienação de veículos, 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011, em votação onde foram  aprovados por unanimidade pelos cinco vereadores presentes.

Durante a sessão presidida por Judrene, o vereador Sarú Mafra resolveu solicitar a anulação das duas sessões realizadas de forma que feriram o art. 109 do regimento interno que diz; “As sessões ordinárias realizaram-se todas as sextas-feiras ás 20:00hs com duração máxima de duas horas podendo ser prorrogada por igual tempo nos meses de Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro. O apelo do vereador foi atendido pela presidente. 

E.M.P.E.G.M realiza VI Semana de Arte e Cultura



Com o objetivo de desenvolver as potencialidades e valorizar as habilidades promovendo uma maior integração da comunidade escolar, os gestores, coordenadores, professores, alunos e funcionários da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici se uniram pelo sexto ano consecutivo para promover mais uma semana de arte e cultura no município de Sitio Novo/RN.

A VI Semana de Arte e Cultura foi realizada nos últimos dias 23(terça-feira) e 24(quarta-feira), acabou mobilizando a todos que foram até a escola conferir de perto as apresentações e exposições feitas pelos alunos e professores onde foram abordados diversos temas culturais e artísticos. Além de uma diversidade de temas que envolvem a sociedade em geral. 



Aposentado conserta brinquedos e presenteia as crianças carentes no Natal

O aposentado Wellington Medeiros vem realizando uma grande missão de solidariedade para crianças carentes durante a comemoração do Natal na capital. A missão do aposentado é consertar brinquedos quebrados para presentear centenas de crianças carentes.

Anos passado o aposentado fez com que 500 crianças não passassem o Natal em branco. Este ano a expectativa é que o número de brinquedos doados por ele chegue ao 800.

Este ano, a ação do aposentado irá beneficiar as crianças do Passo da Pátria, conjunto Pirangi, Mãe Rosinha, Casa do Menino Jesus e o Hospital Infantil Varela Santiago.

As datas, inclusive, já estão marcadas: 11, 13 e 20 de dezembro. Só falta ainda definir a entrega dos presentes no Varela Santiago. "É uma sensação gratificante. As crianças ficam felizes demais. Levamos também balas e, no ano passado, levamos cachorro quente, refrigerante, bolo". Disse o aposentado.

Para fazer essa festa ainda mais bela, faça sua doações. É possível contatar Wellington pelo celular (84) 8834-4485 ou mesmo deixar os brinquedos em sua residência, na rua Manoel Miranda (avenida 11), 846, no Alecrim.

Secretaria de Saúde do Estado lança mobilização contra a AIDS

A Secretaria do Estado da Saúde Pública lançou na tarde desta quinta-feira (25) a mobilização “Fique Sabendo”, para o Dia Mundial de Luta contra a Aids no Rio Grande do Norte, no próximo dia 1º de dezembro.

A ação é uma mobilização de incentivo ao teste da AIDS (por meio do teste rápido), que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia e provocar mudanças de atitude, com foco na prevenção ao HIV. 

A exemplo do ano passado, a ação “Fique Sabendo” terá uma estrutura fixa montada no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Aminta Barros, no período do Carnatal. No local serão distribuídos aproximadamente 50 mil preservativos por dia, o que corresponde a 200 mil ao final da festa.

Outra ação está diretamente ligada ao teste de HIV. De acordo com Sônia Cristina Lins, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, serão viabilizados entre 150 a 200 testes por dia.

“Toda a campanha é de livre e espontânea vontade das pessoas que são atendidas. Os teste saem em 15 minutos e, caso seja positivo, nós vamos encaminhar o indivíduo para o início do tratamento, deixando claro que não fazemos apenas o diagnóstico”, falou.

Aids no RN
Sônia Cristina destacou que os números da Aids no Rio Grande do Norte e apontou, que apesar da estabilização do quadro nos últimos anos, é possível verificar fatos importantes com a feminilização da doença, interiorização e queda de proporção de números de casos de homens e mulheres.

“No início da doença,tínhamos 20 homens para uma mulher. Hoje esse número ficou de 2 para 1. Outra constatação é que todos os anos verificamos que pelo menos um município do interior registra caso de AIDS, o que é uma preocupação.

O parlamentar do ano é...

O Deputado Ricardo Motta foi eleito nesta quinta-feira pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa o parlamentar do ano. O deputado do PMN obteve 12 dos 36 votos dos jornalistas que acompanham regularmente os trabalhos do poder legislativo estadual.

Ricardo Motta vai receber um placa do Comitê de Imprensa durante a confraternização dos deputados com os jornalistas prevista para acontecer na noite do dia 9 de dezembro.

O peemedebista José Dias foi o segundo parlamentar mais votado obtendo 10 votos seguido pelo petista Fernando Mineiro, com 9 votos. Dois jornalistas votaram em deputado Paulo Davim (PV). Já os parlamentares Álvaro Dias (PDT), Gatulio Rêgo (DEM) e Robinson Faria (PMN) tiveram um voto cada um.

Deputados emitem parecer favorável ao fim da reeleição na presidência da AL

Os membros da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim da reeleição na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa se reuniram na tarde desta quinta-feira (25) e emitiram parecer favorável a proposta.

“Terminamos agora a reunião. A deputada Márcia Maia (PSB), relatora da proposta irá encaminhar a PEC para que seja votada no plenário da casa. Fomos favoráveis ao fim da reeleição. Eu acho que é importante a oxigenação e alternância do poder”, disse o vice-presidente da comissão, deputado Walter Alves (PMDB).

A comissão composta pelos deputados Leonardo Nogueira ( presidente), Márcia Maia (relatora) e Walter Alves (vice-presidente), decidiu que a PEC terá a primeira votação no dia 7 de dezembro e, em seguida, no dia 14 do mesmo mês.

Walter Alves informou que no dia 1º de fevereiro deverá acontecer a próxima eleição para a nova mesa diretora. “O novo presidente deve ser do PMN. Pelo que tenho ouvido nos bastidores os nomes mais cotados são Ricardo Mota, Raimundo Fernandes e Antônio Jácome, todos do PMN”, disse o deputado.

Questionado sobre a possibilidade do peemedebista disputar a presidência, o deputado descartou. “Acho que ainda não é a hora. Agora não”.

A relatora da PEC, Márcia Maia também acredita que a votação da PEC, que foi assinada por 12 parlamentares, não será polêmica e até o dia 14 de dezembro deverá ser aprovada em definitivo na Assembléia. A matéria foi proposta pelo deputado José Dias (PMDB).

Câmara de Guamaré mantém reprovação de contas e inelegibilidade do ex-prefeito

O ex-prefeito de Guamaré, José da Silva Câmara, também conhecido como “Dedé” Câmara, está com seus direitos políticos cassados com base na Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito teve suas contas referentes ao ano de 2005 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Câmara Municipal de Guamaré apreciou o relatório do TCE na última quarta-feira (24), mas não reverteu a recomendação do Tribunal de Contas. A votação pela rejeição do relatório não atingiu o mínimo de dois terços da Casa, conforme determina a Constituição.


Apesar de a votação ter terminado em cinco a quatro contra o parecer do TCE, a inelegibilidade de Dedé Câmara não foi revertida. Para que houvesse essa reversão, seriam necessários dois terços dos votos dos parlamentares contra o relatório, de acordo com o estabelecido no artigo 31 da Constituição Federal, que submete os Municípios à fiscalização financeira e orçamentária. Assim, por determinação constitucional, prevalecem os efeitos do parecer do Tribunal de Contas, entre eles a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito Dedé Câmara.