quinta-feira, julho 15, 2010

Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado começa construção de dois pórticos turísticos

Até o final de outubro, Governador Dix-sept Rosado irá saudar os visitantes e seus moradores de uma maneira especial. É que a prefeitura começou a construir ontem (13) dois pórticos de acesso à cidade, na RN-117 - na entrada que dá acesso à cidade de Mossoró, como na entrada que dá acesso à cidade de Caraúbas. A obra será diferenciada, com design arrojado, proporcional ao título que Governador ostenta: de cidade da produção caeira.

A empresa vencedora da licitação, a Wudson Engenharia, firmou um compromisso com a prefeita de que 70% da mão de obra usada para a construção dos pórticos sejam de pessoas dix-septienses.
O Mossoroense



Rosalba vai ao Sindicato dos Médicos expor suas propostas para a Saúde

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), candidata ao Governo do Estado pela Coligação “A Força da União” (DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL e PTN) estará amanhã (15), às 19h30, no Sindicato dos Médicos, expondo suas propostas de governo para a área da saúde.
Rosalba atende convite do Sindicato dos Médicos (Sinmed) que, em parceria com Associação Médica e Conselho Regional de Medicina (CREMERN), promove o “Projeto Debate Político”, com o objetivo de conhecer e debater com os profissionais médicos as questões da saúde no Estado, os problemas e soluções.
“Formulamos o convite apenas a senadora e candidata Rosalba por ser ela profissional da área médica, e nada melhor que começar sua campanha debatendo com outros profissionais, conhecedores dos problemas vivenciados pela saúde no Estado. A classe médica, bem como a comunidade em geral, precisa tomar conhecimento dos planos e projetos para o setor”, lembra o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte, Álvaro Barros.
“Serei uma médica governadora com a preocupação primordial com o bem-estar do povo potiguar. E pra fazer acontecer, saberei conduzir e colocar em prática os anseios da população, aliando a força de trabalho dos que fazem a saúde no Estado”, afirmou Rosalba Ciarlini.

Sesap convoca

A convocação de 375 profissionais de diversas áreas médicas para assumirem cargos no quadro dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), preenche apenas 15,30% das 2.450 vagas previstas no edital do concurso público realizado em 27 de maio deste ano. Os concursados irão atuar em 17 municípios do Rio Grande do Norte.

Porém, a Sesap informa que os profissionais agora chamados, serão nomeados em caráter efetivo para substituírem os profissionais que vinham atuando no serviço público através de contratos temporários. “Todos esses contratos serão extintos”, explicou, ontem, o  subcoordenador de Gestão e Relações de Trabalho da Sesap, Eliseu Pinto.

TRE rejeita recurso contra prefeito e vice de Extremoz

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE), apreciou recurso da “Coligação Renovar para Continuar”, em sessão na tarde desta quarta-feira (14) que tentava reverter sentença de primeiro grau que negou provimento à Ação de Investigação Judicial Eleitoral 144/2008, originária da 6ª Zona Eleitoral (Ceará-Mirim).

No recurso, a coligação alegou suposta compra de votos e distribuição de camisetas e dinheiro no município de Extremoz, e pretendia a cassação e decretação de inelegibilidade dos cargos de prefeito e vice.

O relator do processo, Juiz Ricardo Moura, votou em consonância com o parecer do Ministério Público, negando provimento ao recurso. Assim, o atual prefeito – Klauss Francisco Torquato Rêgo – e o vice – Gileno Guanabara de Souza – de Extremoz permanecem no cargo.

Rosalba Ciarlini prepara início da campanha em Mossoró

Amigos e correligionários da candidata Rosalba Ciarlini, da coligação A Força da União (DEM, PSDB, PMN, PSL, PSC E PTN), preparam para o próximo sábado (17) a “Primeira Caminhada da Rosa” para marcar o início da campanha ao governo, em Mossoró.

A caminhada já é um marco das campanhas de Rosalba na cidade e sempre reúne uma multidão de militantes e lideranças políticas. Durante o percurso, a candidata receberá o apoio da população e visitará pontos que marcaram sua atuação como prefeita.

A Caminhada da Rosa terá início às 7h com concentração na frente da Cobal, centro comercial que foi totalmente revitalizado quando Rosalba estava à frente da prefeitura da cidade. O lugar, que antes era uma feira livre desorganizada, hoje é um dos cartões postais da cidade, ponto de encontro dos mossoroense. No centro, a candidata fica até às 8h30.

Logo após, o arrastão segue para o comércio da Rua Dionísio Filgueira e o ponto de referência, que já é tradicional, é a lanchonete do empresário Salvador Marinho, um dos mais antigos militantes de Rosalba em Mossoró. De lá a caminhada segue pela Rua Meritá, passa em frente ao Mercado Central, prossegue pela lateral da Catedral, Rua Idalino de Oliveira, Rua Santos Dumont e encerra na Praça da Independência, com previsão para às 11h.

RN é o estado do nordeste com menor incide de pobreza

O estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostra ainda que o Rio Grande do Norte tem a menor taxa de pobreza extrema do Nordeste (20,2%), à frente de Estados mais ricos como Bahia e Pernambuco.

Ranking da pobreza extrema no Nordeste
Rio Grande do Norte – 20,2%
Sergipe – 21,3%
Paraíba – 23,2%
Ceará – 23,5%
Bahia – 23,8%
Pernambuco – 24,7%
Piauí – 26,1%
Maranhão – 27,2%
Alagoas – 32,3%

O Rio Grande do Norte tem ainda a segunda menor taxa de pobreza absoluta (44,2%) do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia.

Ranking da pobreza absoluta no Nordeste
Bahia – 47,1%
Rio Grande do Norte – 44,2%
Sergipe – 48,3%
Ceará – 49,3%
Pernambuco – 50,1%
Paraíba – 51,9%
Piauí – 52,9%
Maranhão – 55,9%
Alagoas – 56,6%

Prefeito de Parelhas vai coordenar campanha de Dilma no Seridó

O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, PR, que está em Brasília desde ontem tratando de assuntos administrativos participou na capital federal do lançamento do co comitê central da campanha de Dilma Rousseff.

Ele esteve participando do evento com a deputad federal Fátima Bezerra que será responsável pela coordenação da campanha de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte.

O prefeito de Parelhas (na foto atrás de Fátima – lado direito) coordenará a campanha de Dilma no Seridó.
Fonte: Robinson Pires

Wilma de Faria está impugnada

O Procurador Regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves (na foto), distribuiu nota à imprensa, nesta quarta feira, dia 14 de julho, reafirmando a ilegalidade da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), em relação ao requerimento do registro de sua candidatura para o Senado Federal, no dia 5 de julho.

Por não ter apresentado comprovante de quitação eleitoral plena, A ex-governadora e candidata a senadora, Wilma de Faria, foi alvo de uma ação de impugnação de registro de candidatura. Na oportunidade o advogado Erick Pereira chegou a dizer que a ação da Procuradoria Regional Eleitoral era “excesso de trabalho” e que Wilma tinha a documentação.

Nota da PRE na íntegra:

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte vem a público reafirmar, com plena convicção, em relação à ação de impugnação de registro de candidatura movida contra a candidata Wilma Maria de Faria, que até o último dia do registro de candidatura, 5 de julho, o requerimento feito pela Coligação Vitória do Povo não apresentava qualquer comprovante de quitação eleitoral plena, seja pelo pagamento ou parcelamento da multa eleitoral inscrita no dia 19/04/2010.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

"Ficha Limpa"

 O ex-prefeito Amaro Saturnino(PSDB) e a vereadora Sargento Regina(PDT), candidatos a deputado estadual, tiveram o pedido de impugnação de suas candidaturas por se enquadrarem no projeto da “Lei do Ficha Limpa”. Segundo o procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio Fernandes, Sargento Regina foi julgada e condenada por um colegiado, no caso, o Tribunal de Justiça do RN, e se enquadra na “Lei do Ficha Limpa”. A mesma coisa vale para Amaro Saturnino. Amaro foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) pelo crime de uso de documento falso para fins eleitorais, o que também configura inelegibilidade pela “Lei da Ficha Limpa”. Segundo a “Lei do Ficha Limpa”, o candidato não pode disputar uma eleição se já tiver sido julgado e condenado por um colegiado.
Fonte: Folha do Mato Grande

Adesão de Benes Leocádio marcará primeiro grande comício de Iberê

Já não é mais novidade o apoio do Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio (PP) a candidatura a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza. Está marcado para o próximo domingo (18) uma programação onde iniciará os grandes comícios pelo estado.

A programação começa em Macau onde o governador recebe o apoio do prefeito Flávio Veras (PMDB) onde está programado uma grande movimentação e concentração para carreata que sairá da região salineira em direção a Lajes. Os candidatos ao senado, Wilma de Faria (PSB) e Hugo Manso (PT) participam de toda a programação além de candidatos a deputados estaduais e federais.

A caravana deve sair de Macau por volta das 17h00min em direção a Lajes onde os prefeitos irão recepcionar Iberê dando a largada para a campanha. O prefeito Benes Leocádio ainda não tinha anunciado oficialmente o seu apoio a Iberê, segundo o chefe do executivo lajense, o que esperava era mesmo ver o que seria melhor para Lajes e para o Rio Grande do Norte. Em pesquisas recém realizadas sobre a posição da população com relação a sua administração, 74% disseram que Benes faz um trabalho Bom/Ótimo.

O prefeito lajense tinha sido procurado diversas vezes por assessores da senadora Rosalba Ciarline (DEM) para conquistar o seu apoio, o que Benes não aceitou. “O Presidente Lula já disse que em time que está ganhando, fazendo melhor, não podemos mudar, estamos com Lula, com Iberê, esse é o pensamento mais do que certo para o Rio grande do Norte”, declarações do prefeito em conversa com amigos.
Fonte: Robinson Cabugi

Fórum Municipal já em novas instalações

Funcionando já em suas novas instalações, o Fórum Municipal Desembargador João Maria Furtado, oferecendo maior comodidade tanto para os servidores do órgão como para quem procura os seus serviços. O novo Fórum está instalado as margens da RN – 120 no sentido João Câmara-Bento Fernandes.

Apesar de ainda não ter sido inaugurado, toda a estrutura da justiça já está em pleno funcionamento. O novo Fórum é um dos mais modernos do interior do Rio Grande do Norte. Com o funcionamento do novo fórum, as seções do Júri Popular que antes eram realizadas na sede do Sindicato dos Professores ou na Câmara Municipal, ganhou sala própria  para os julgamentos, representando assim maior comodidade para os magistrados que não precisam mais se deslocar do seu ambiente de trabalho para prestar serviços em locais distantes e sem estrutura ideal.
Fonte: Assis Silva

Janduís é contemplado com projeto criança 2000

O Serviço Social da Indústria (SESI) contemplou o município de Janduís com o projeto Criança 2000. A metodologia do programa será apresentado ao representante da Prefeitura de Janduís no próximo dia 23 de julho, na sede do SESI, em Natal.

De acordo com informações do SESI, o Projeto Criança 2000 trabalha saúde, cultura, educação, atividades preventivas e educativas, saneamento básico e programas de responsabilidade social, bem como a imagem institucional dos municípios e empresas visitadas.

O Criança 2000 já realizou diversas ações nos municípios do Rio grande do Norte e todo o trabalho visa a formação de multiplicadores na comunidade que possibilitem a sua continuidade.
Fonte: Janduis online

Henrique Alves x Fátima Bezerra


Um embate entre os dois parlamentares está acontecendo porque Fátima Bezerra tentou tirar o nome de Aluíizio Alves e propôs na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para colocar o nome do campus de Paulo Freire. Pela nova proposta, a reitoria da instituição é que receberia a denominação de Aluízio Alves.

A questão é que o deputado federal Henrique Eduardo Alves não gostou nada dessa manobra e reagiu. Sabendo que a proposta estava na pauta de hoje, o líder do PMDB mobilizou os correligionários que integram a Comissão de Educação e o projeto foi retirado de pauta e será votado somente após a eleição.

Ao tomar conhecimento do impasse, o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, entrou em campo e apresentou uma solução: o campus de Angicos receberia o nome de Aluízio Alves e Paulo Freire seria homenageado no campus de Caraúbas.
 Será realizada nesta quinta-feira (15), às 20h, na Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB Natal, a abertura do 27º Congresso Potiguar de Repentistas Nordestinos (Copren).

Luizinho quer pressa na implantação do programa de resíduos sólidos.



O prefeito de Carnaubais, na condição de presidente do G12, acompanhou a apresentação do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, medida que visa erradicar os lixões nas cidades. Quem expôs um balanço da situação no Rio Grande do Norte e adiantou o avanço do programa em outras regiões, foi  o presidente da Caern, Sérgio Pinheiro. “O Governo do Estado implantará unidades de reciclagem, aterros sanitários e estações de transbordos nas 25 cidades beneficiadas”. O projeto foi mostrado detalhadamente através de slides na tarde desta terça-feira em reunião ocorrida no escritório da Flona, em Assu. Dos 25 prefeitos convidados, somente 15 municípios estiveram representados. Os secretários de meio ambiente de Carnaubais, Macau e Areia Branca mostraram a experiência da coleta seletiva em suas respectivas cidades.
        
Em tempo: O prefeito Luizinho se reunirá na segunda-feira, 19, com os representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos para tratar da efetivação do consórcio. “Vamos ver se é melhor fazermos um aditivo no estatuto do G12 ou criarmos um consórcio para cuidar especificamente da operacionalização do aterro sanitário no Vale do Açu”, explicou.

Em tempo II: A previsão é que em breve os gestores municipais assinem o protocolo de intenções da autarquia que integrará 25 municípios através de consórcio oregional em parceria com o Banco Mundial, Pro-água, ANA, governo estadual e federal. No Seridó, o consórcio intermunicipal já está em fase avançada aguardando apenas a construção do aterro.
Fonte:Toni Martins

Ipanguaçu é contempladas pelo projeto Trilhas Potiguares



Município encravado na região do Vale do Açu, Ipanguaçu está no rol de cidades do Rio Grande do Norte que recebem a edição de 2010 do projeto Trilhas Potiguares, realizado por professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Este ano o projeto atenderá um total de 18 municípios do Estado. Segundo informação da secretária municipal de Educação, professora Jeane Dantas Bezerra, a programação vai desenvolver-se até a próxima sexta-feira, 16 de julho.

"Nossa comunidade está muito satisfeita em recepcionar a equipe do projeto Trilhas Potiguares por todo o decorrer desta semana", declarou a secretária municipal. A equipe de docentes e acadêmicos chegou à cidade no final da tarde do último domingo, dia 11.

"A comitiva vai permanecer em Ipanguaçu por toda esta semana desempenhando uma série de atividades educativas, culturais, de saúde e socioambientais", reiterou Jeane Dantas. Adiantou que as tarefas do projeto compreenderão tanto o setor urbano quanto algumas comunidades rurais do município.



PROPÓSITOS

O projeto Trilhas Potiguares tem por missão propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na instituição de ensino superior, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O projeto objetiva também colocar em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Neste contexto, as ações do projeto estão objetivamente voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradições locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

PMDB de Areia Branca prepara evento para definir rumos nas eleições

O Diretório Municipal do PMDB de Areia Branca está preparando evento que vai reunir os principais nomes do partido na cidade e as lideranças estaduais da sigla. Além do vice-prefeito do município, médico José Bruno Filho. O PMDB local é presidido pelo ex-vereador Cleodon Bezerra, que também coordena o evento.
A reunião está prevista para a próxima sexta-feira, 16, no Lima´s Buffet, a partir das 15h. A pauta versará sobre eleições e questões de ordem interna do Partido.

Cleodon Bezerra disse que já foi feito convite ao presidente estadual da sigla no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Alves, para participar do evento. Segundo ele, Henrique já teria confirmado presença.

A expectativa do idealizador do encontro é reunir ainda lideranças e simpatizantes do partido das cidades de Serra do Mel, Porto do Mangue, Grossos, Tibau, além de outros expressivos nomes do PMDB potiguar.
Fonte: Correio da Tarde

Artesanato potiguar bate recorde de vendas em Recife

O artesanato do Rio Grande do Norte foi destaque na 11ª Feira Nacional de Artesanato e Negócios (Feneart), que aconteceu no Centro de Convenções de Recife, entre os dias 1º e 11 de julho. Durante o evento foram vendidos R$ 180 mil em peças de quatro mil artesãos do RN, além de um total de R$ 37 mil em encomendas, superando os números das últimas edições.

Segundo Marcos Henrique, coordenador do Programa Estadual de Artesanato (Proart) as vendas foram acima das expectativas. "Nós estamos superando as vendas a cada edição. O RN se saiu muito bem, inclusive, fechamos uma parceria com o Palácio das Princesas,[sede administrativa do Governo de Pernambuco, que receberá em sua decoração peças do nosso artesanato", destaca.

Ainda este ano o artesanato potiguar estará presente na Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó - Famuse, que acontece durante a Festa de Santana de Caicó e reúne milhares de visitantes anualmente. Além da Feira de Negócios do Vale do Açú, a Feira Brasil Mostra Brasil, no Centro de Convenções e a Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fecern).