terça-feira, agosto 10, 2010

Sitio Novo realiza Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva

O município de Sitio Novo sai na frente pela busca de mais uma conquista do selo UNICEF edição 2009-2012 e foi o primeiro da região Trairi a realizar a Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva.


O blog acompanhou evento que foi realizado no dias 05 e 06 em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e coordenado pelo SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas) que contou com um grande envolvimento de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, Pais e Principalmente os Jovens e Adolescentes que eram uma dos principais focos do evento.

O que é o Saúde e Prevenção nas Escolas: é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO,UNICEF e UNFPA. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde. Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas. O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à infecção pelo HIV, à aids e à gravidez na adolescência, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde. Seguindo a premissa de descentralização, o Saúde e Prevenção nas Escolas vem realizando esforços para incentivar estados e municípios a assumir e preservar a qualidade dos serviços de ações destinadas à prevenção das DST/aids e uso de drogas para o público-alvo do projeto.

Envolvidos para o bem estar das crianças e adolescentes do município, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, coordenadores, secretários, professores, diretores, psicólogos, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, Pais e Jovens, desenvolveram e discutiram formas de trabalhar a educação sexual no município. 

De forma bem reprodutiva todos os participantes dialogaram e compartilharam soluções para problemas como; gravidez na adolescência, DST,s, HIV, hepatites virais, drogas, violência, preconceitos entre outros temas.  

Ao fim, através de apresentações em grupos foi citada uma série de ações para a elaboração do Plano de Ação 2010-2011.   

Pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Certus

Governo
Rosalba Ciarlini 44,86%;
Iberê Ferreira de Sousa 20,57%;
Carlos Eduardo (PDT) 16,57%
Os demais candidatos somam 1,71%.

Senado
Garibaldi Alves Filho (PMDB) 53,74%
José Agripino (DEM) 50,45%
Wilma de Faria (DEM) 46,59%
Hugo Manso (PT) 5,79% á Joanilson Rêgo, do PSDC, obteve 1,36% e Sávio Hackradt, do PDT, 1,07%. Os números representam votos conjuntos, ou seja, foram oferecidas duas opções para cada entrevistado, mesma situação que o eleitor terá na urna no dia 3 de outubro.
Fonte: Tribuna do Norte

Machadão está interditado

Uma má notícia para Alecrim e América. Na tarde desta segunda-feira (9), o estádio Machadão foi interditado por solicitação do Ministério Público.
A ausência de um técnico de segurança e de monitores que orientassem os torcedores dentro da praça esportiva, como manda o estatuto do torcedor, foram as principais causas para suspender a utilização do estádio.
Outra má notícia é que a CBF informou a Secretaria da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel) que o prazo para a regularização do cenário expira nesta terça-feira (10). As sanções, caso as medidas não sejam tomada, será a suspensão das partidas agendadas para este final de semana.
De acordo com o promotor José Augusto Perez, o Ministério Público encaminhou um ofício à Sejel há 45 dias exigindo o reparo nas falhas na segurança (gerente de segurança e vigilantes).
O secretário Chagas Catarino foi procurado pelo Nominuto.com para esclarecer a situação, mas não foi encontrado.

Novo estatuto das torcidas organizadas no RN será mais rigoroso

O novo estatuto das torcidas organizadas de times de futebol do RN vai ficar mais rigoroso, a partir desta segunda-feira (9). O documento foi apresentado em reunião, realizada nesta tarde, na sede do Ministério Público (MP), e teve como objetivo mostrar o novo estatuto que está mais firme quanto à violência nos estádios de futebol.
De acordo com o novo estatuto, as torcidas terão 45 dias para cadastrar todos os integrantes junto a polícia, ao MP e à federação. Segundo o estatuto, caso algum membro cometa algum ato violento, toda a torcida será penalizada.
 
Na ocasião estavam presentes, o promotor do MP, José Augusto Perez, O Comandante da Polícia Militar Coronel Araújo, e representantes das torcidas organizadas dos times do estado.

DN Online

Deco se apresenta no Flu





O meio-campo Deco, de 32 anos, se apresentou nesta segunda feira ao Fluminense. O meia que jogou na Europa durante 13 anos, foi campeão no Porto, no Barcelona e no Chelsea. Disputou duas Copas do Mundo desde que se naturalizou português. O contrato com o Fluminense é de dois anos.

Laudo afirma que carro estava em alta velocidade

O laudo feito pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) no carro de Rafael Bussamra, que atropelou Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, apontou que o veículo estava a aproximadamente 100 km/h no momento do acidente. A perícia foi entregue à delegada Bárbara Lomba, da 15ª DP (Gávea), nesta segunda-feira (9). As informações são da assessoria da Polícia Civil.

Informações do G1

Governo fecha parceria para capacitar professores de espanhol da rede pública

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) fechou parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil para realização de cursos para capacitar professores de espanhol da rede pública. O curso tem uma carga horária de 40h e será realizado em dois módulos. O primeiro já está sendo realizado no período de 9 a 13 de agosto, na Unidade do IFRN, na avenida Rio Branco, Cidade Alta. O segundo módulo será entre os dias 23 e 27 de agosto em Mossoró. 

Projeto Amigos da Escola promove ações sociais em Natal e Apodi

O Projeto Amigos da Escola realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 8h, o 3º dia temático "Minha escola, minha comunidade", com uma produção simultânea nas escolas de Natal e da cidade de Apodi. Na capital, o evento irá contar com a participação de cinco escolas da rede estadual e uma da rede municipal. 

O objetivo do evento é estabelecer uma relação mais próxima da escola com a sociedade na perspectiva de promover vínculos de confiança entre a escola, pais, alunos, educadores e demais segmentos da sociedade civil. Outro aspecto importante é viabilizar através desse encontro, uma rede social de interesses que possam ser compartilhados com uma cultura de mobilização social em busca da democratização do ensino como um direito universal a todo cidadão.

O evento é fruto de uma parceria da TV Globo, através da sua afiliada a Inter TV Cabugi, Undime, Secretaria Municipal de Educação de Apodi, Posto de Saúde do Bairro de Mãe Luiza, Comando de Policiamento da Capital, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Instituto Técnico e Científico de Policia - ITEP, com apoio de entidades filantrópicas, empresários, voluntários,pais, alunos, educadores, funcionários e demais segmentos da sociedade civil organizada.

Mossoró já conta com o funcionamento da Central de Monitoramento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 9, a Central de Monitoramento por Câmeras em Mossoró. O sistema cobre 24 horas por dia 90% da área comercial da cidade. Em Natal, a tecnologia garantiu uma queda de até 60% nos registros de violência nos locais onde existem os pontos de monitoramento. Mossoró é a segunda cidade do RN a receber o sistema. O investimento é de mais de meio milhão de reais.