terça-feira, agosto 10, 2010

Sitio Novo realiza Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva

O município de Sitio Novo sai na frente pela busca de mais uma conquista do selo UNICEF edição 2009-2012 e foi o primeiro da região Trairi a realizar a Formação em Saúde Sexual e Reprodutiva.


O blog acompanhou evento que foi realizado no dias 05 e 06 em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e coordenado pelo SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas) que contou com um grande envolvimento de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, Pais e Principalmente os Jovens e Adolescentes que eram uma dos principais focos do evento.

O que é o Saúde e Prevenção nas Escolas: é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO,UNICEF e UNFPA. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde. Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas. O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à infecção pelo HIV, à aids e à gravidez na adolescência, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde. Seguindo a premissa de descentralização, o Saúde e Prevenção nas Escolas vem realizando esforços para incentivar estados e municípios a assumir e preservar a qualidade dos serviços de ações destinadas à prevenção das DST/aids e uso de drogas para o público-alvo do projeto.

Envolvidos para o bem estar das crianças e adolescentes do município, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, coordenadores, secretários, professores, diretores, psicólogos, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, Pais e Jovens, desenvolveram e discutiram formas de trabalhar a educação sexual no município. 

De forma bem reprodutiva todos os participantes dialogaram e compartilharam soluções para problemas como; gravidez na adolescência, DST,s, HIV, hepatites virais, drogas, violência, preconceitos entre outros temas.  

Ao fim, através de apresentações em grupos foi citada uma série de ações para a elaboração do Plano de Ação 2010-2011.   

Nenhum comentário: