terça-feira, janeiro 26, 2010


Bolsa Copa Olímpica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tarso Genro, lançam hoje (26), às 11h30, no Salão Negro do Ministério da Justiça, a Bolsa Copa Olímpica.


A iniciativa beneficiará profissionais de segurança que atuarão nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.

À tarde, às 15h30, Lula assina decreto criando a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em solenidade no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com a presença do ministro da Previdência, José Pimentel.

Na ocasião, o presidente vai nomear os integrantes da diretoria do órgão, cuja posse será às 17h no Ministério da Previdência.

No fim do dia (16h30), o presidente viaja a Porto Alegre para participar do 10º Fórum Social Mundial, que completa dez anos.

Anvisa Apreende sal do Rio Grande do Norte


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a apreensão, em todo o país, do lote 9016DZ, do sal Miramar, da Norsal, cuja produção é no Rio Grande do Norte - de onde saem mais de 90% do sal consumido no Brasil. O motivo é a quantidade de iodo abaixo do exigido. Segundo a empresa, todo o material foi recolhido no mês passado, mas a entidade reguladora insiste que o alerta é válido tanto para as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais quanto aos consumidores.


Foi identificado através de análise de amostras que o produto comercializado em embalagens de um quilo, com validade até 01.01.2011, continha apenas 14,5mg/kl de iodo, limite bem inferior aos 20mg por quilo de sal, preconizado na legislação sanitária vigente. O teor de iodo, exigido para prevenção de doenças como o bócio, deve variar entre o mínimo de 20mg e o máximo de 60mg por quilo de sal.

A resolução determinando a apreensão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Porém, segundo a empresa, o problema foi identificado entre o fim de novembro e o início do mês passado, pela vigilância sanitária de Fortaleza, cidade para onde o lote foi enviado. O diretor industrial da Norsal, Luiz Santiago, afirma que o lote, de aproximadamente 500 quilos, foi retirado do mercado da capital cearense logo em seguida. Contudo, a Anvisa esclarece que a possível demora entre o aviso da visa cearense e a publicação da apreensão ontem pode ter sido fruto da espera por novas análises de laboratório, que ratificaram a irregularidade.

A agência informou ainda que não seria possível saber se a empresa conseguiu realmente recolher tudo e quanto do produto pode ter ido para outros mercados do país. Por isso, o alerta continua válido, tanto para as visas quanto para o consumidor.

Santiago destacou que a Norsal produz cerca de 22 milhões de quilos de sal por mês - assim, o lote fora da especificação exigida representaria 0,002% desse total. "Foi um problema pontual que já foi resolvido", assegura. Com a constatação da falha, a Norsal vira alvo de uma investigação administrativa. Nestes casos, os resultados podem ir de uma simples notificação a multa de até R$ 1,5 milhão e interdição.

Em busca da vida

A Central de Transplantes do RN lançará no próximo dia 1º de fevereiro, no Hospital Walfredo Gurgel, a Organização de Procura de Órgãos (Opos). A iniciativa, que conta com a parceira do Ministério da Saúde, terá uma escala de nove médicos em plantões presenciais, que irão atuar principalmente na UTI e no pronto-socorro na busca ativa por potenciais doadores e na manutenção saudável dos órgãos que podem ser transplantados.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Francinete Guerra, "os médicos intensivistas identificarão os potenciais doadores que terão cuidados especiais para manter os órgãos que serão futuramente transplantados". Os médicos que atuarão na Opos vão passar por treinamentos no Samu Natal, nos próximos dias 29 e 30. Através de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, enfermeiros também passarão por treinamentos para atuar na captação de órgãos.


Em 2010, a Central de Transplantes já recebeu duas doações múltiplas de órgãos, quatro rins, além de um transplante cardíaco. De acordo com Francinete Guerra, a meta são 10 doações de órgãos para cada um milhão de habitantes até o final deste ano. Em 2009, foram seis doações/por milhão, mas para este ano, a coordenadora está otimista. "Acredito que conseguiremos ultrapassar essa meta, com ações de conscientização e melhoria da qualidade do fluxo de órgãos para serem transplantados", afirmou Francinete Guerra.

No ano passado, a Central realizou 173 transplantes de córneas e um transplante cardíaco. A atual demanda para receber órgãos no RN está com 920 pessoas para receber rins; 284 para córnea, quatro para coração e oito para fígado. A partir de março, a Central de Transplantes do RN passará a usar um novo sistema digital para cadastro de pacientes que necessitem de órgãos hepáticos, cardíacos, córneas e medula óssea. "Os próprios médicos passarão a cadastrar seus pacientes e acompanhar o andamento das doações de órgãos", explicou Francinete Guerra.

Campanha

Entre as ações programadas pela Central de Transplantes, está a campanha de conscientização nas escolas públicas, com palestras, camisetas, premiações e orientações sobre a importância da doação de órgãos. Na área médica está prevista uma Jornada de Enfermagem nos hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Hospital da Polícia Militar. A iniciativa visa a capacitação de enfermeiros e profissionais de saúde sobre doação e captação de órgãos para serem transplantados.

Wilma discute sucessão em Mossoró

Sucessão, alianças e apoios. Durante almoço, oferecido pelas deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, do PSB, à governadora Wilma de Faria e ao vice Iberê Ferreira de Souza, esses assuntos foram discutidos. Embora o encontro tivesse sido anunciado como algo social e sem espírito político, a reunião de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região teve o foco centralizado nas questões que permeiam o processo sucessório deste ano, como a composição das chapas majoritária (governador, vice e senadores) e proporcional (deputados federais e estaduais).


O encontro lotou a casa de Sandra Rosado em Tibau. Tinha até banda de música. O reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros, participou doda reunião. Fotos e abraços foram distribuídos por Wilma e Iberê. De mesa em mesa, eles foram cumprimentando prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Câmara de Areia Branca amplia canais de informações entre o legislativo e a população.

A internet tem sido uma ferramenta indispensável para a propagação do trabalho dos vereadores da atual legislatura, em Areia Branca, mantendo a população informada sobre o desempenho dos seus representes na câmara municipal. Para ampliar essa prestação de serviços, breve estará sendo colocado no ar o novo site da Casa, tornando as atividades mais transparentes.


Segundo o presidente do Legislativo municipal, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), o antigo site está sendo reformulado para dar mais mobilidade ao sistema de atualização das matérias, de forma que a informação chegará com formato e linguagem mais acessíveis.

De acordo com o dirigente, com o uso da internet a Câmara Municipal de Areia Branca proporcionará uma maior interação com a comunidade. "A mídia eletrônica vem reforçar o sistema de comunicação implantado na nossa gestão, como forma de deixar a população bem informada sobre o desempenho do seu representante na Casa Legislativa", explica.

O vereador Aldo Dantas destaca ainda o uso da emissora de rádio local, a Costa Branca (FM 104,3) na divulgação das ações da Casa. "Também está sendo importante, pois permite àqueles que residem na zona rural ou mesmo em outras localidades acompanhar as sessões, conhecer a sistemática funcional da Casa", acrescenta.

Diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30, a emissora apresenta o programa "Legislativo Em Foco", um resumo diário das ações desenvolvidas em plenário. Os vereadores também contam com espaço no programa "Costa Branca Em Debate", apresentado na emissora pelo seu diretor, empresário Cleodon Bezerra, no horário nobre do rádio, das 12h às 13h. "Com esses canais de informação, o trabalho do vereador ficará está sendo bem mais difundido, fazendo justiça ao seu trabalho em prol da cidade e do seu povo", reforça Aldo Dantas.

Fonte; O Mossoroense

Ex-prefeito de Angicos pode integrar relação de "secretariáveis"

O médico e ex-prefeito de Angicos, região Central do Estado, Ronaldo de Oliveira Teixeira (PSB) pode estar incluído na lista de nomes que possuem chances reais de figurar no secretariado de primeiro escalão do Governo do Estado a partir de abril. Informações de bastidores citam o ex-mandatário, que atualmente exerce a direção-geral do Hospital Regional de Angicos, no rol de opções que estariam sendo analisadas pelo vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza (PSB).


Fontes do círculo pessoal do ex-prefeito revelam que ele recebeu sondagens sobre a hipótese de ocupar a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública a partir do mês de abril, quando Iberê assume a chefia do Executivo potiguar. Cauteloso, o ex-prefeito não se manifestou acerca das especulações até agora. O médico Ronaldo Teixeira foi alçado à condição de diretor-geral do Hospital Regional de Angicos pouco tempo depois do insucesso eleitoral que experimentou em 2008, quando buscou a reeleição.

Fonte: Mossoroense

Ex-prefeito é processado pelo Sec. do Meio Ambiente

O Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Cruz, Francisco Assis da Silva, impetrou em face do Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara, dois processos no Juizado Especial, um no cível, outro no criminal. No processo, o impetrante acusa o ex-prefeito de denegrir a sua imagem perante a sociedade, em emissora de rádio e também em Blog na Internet.


Na peça, os advogados do secretário inclui a parte acusada nos artigos 138, 139 e 140 c/c 141 do Código Penal, e anexaram um material impresso do extinto Blog famadeperiquito.blogspot.com que difama a imagem do impetrante do processo.

De acordo com o processo, o que faz pensar ser o ex-prefeito autor das postagens difamatórias contra o Secretário Francisco Assis, ou mandante das postagens, é que o referido Blog era amplamente divulgado na emissora de rádio, Agreste FM, pelo ex-prefeito, e parte das fotos publicadas eram de posse somente do secretário e do ex-prefeito, segundo relata a peça.

O Ex-Prefeito Cid Arruda Câmara diz não ser o autor do blog e nega qualquer envolvimento com o mesmo, e deverá se pronunciar em breve com sua defesa. Ainda não há datas para audiências. Gazeta de Nova Cruz

Prefeito de João Câmara promete deixar o cargo

O prefeito Ariosvaldo Targino, de João Câmara que enfrenta um processo de cassação do seu mandato por improbidade administrativa, promete deixar o cargo até o dia 30 deste mês, caso o FPM continue caindo.


Em seu programa de rádio neste domingo, o gestor apresentou um retrato da situação crítica que a administração atravessa com a diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e voltou a admitir que deixará o cargo por não ter como administrar o município nessa situação.

O prefeito atribui à crise nas prefeituras ao Governo Lula que, segundo ele, ao invés de ajudar os municípios, fica mandando dinheiro para os desabrigados do terremoto do Haiti.

Ainda no seu programa de rádio, o prefeito Ariosvaldo Targino disse que, diante da situação que o município enfrenta com poucos recursos, será obrigado a demitir contratados e até alguns secretários que segundo ele, estariam atrapalhando sua administração.

Ao se referir em dispensa de contratados, ele citou o caso de um contratado que ao saber que iria ser dispensado disse não podia, pois tinha feito um empréstimo no banco no valor de R$ 5 mil. O gestor por sua vez, disse que não tinha nada com isso. Informações do Blog jardimdeangicos.zip.net/

Flagrante em Parazinho.

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte flagrou um caso de prática ilegal da Medicina em um dos postos de saúde do município de Parazinho, havia um estudante de Medicina cumprindo o plantão e atendendo à população.



O chefe do Departamento de Fiscalização do conselho, Jeancarlo Cavalcante, acredita que a própria prefeitura da cidade tenha contratado o estudante para atuar como profissional formado. A ação do Cremern foi motivada por denúncias da própria população.

Ex-Prefeito de Florânia declara apoio Rosalba

O ex-prefeito de Florânia Titi Nobre (PR) conversou com o Blog Quixabeira News, anunciou o apoio a senadora Rosalba Ciarlini, enquanto isso seu aliado, o atual prefeito ficará com o vice-candidato Iberê Ferreira. "Eu não tenho nada contra ao apoio de Salomão a Iberê. Mas, ele não contará comigo, já que vou pedir votos para Rosalba", informou. O ex-prefeito anunciou voto aos senadores José Agripino e Garibaldi, além de já estar fechado com os deputados João Maia e Ezequiel Ferreira.

Implantação de academia em Umarizal

O Prefeito de Umarizal conseguiu através do Governo Federal verbas para implantação de uma Academia para terceira idade que será instalada na Praça Praça do Eucalipto.


O governo federal estar fazendo parcerias com as prefeituras para implantação de academia de ginástica para a terceira idade, os espaços são totalmente adaptado ao público da Terceira Idade.

Tudo acompanhado por um professor de Educação Física, na academia não tem contra-indicação, pois não utilizam pesos. “Todos os movimentos nos aparelhos utilizam o peso do próprio corpo, a academia é indicada para quem sofre de doenças como diabetes e problemas nas articulações”.

Artistas de São Gonçalo vão ganhar as ruas do município

O município de São Gonçalo do Amarante vai fazer valer o título de "Berço da Cultura Popular". Nesta terça (26) os artistas locais vão compor um grande Cortejo Cultural que vai percorrer as principais ruas do centro da cidade. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana.


O percurso do cortejo tem pouco mais de um quilômetro e sairá do largo do teatro municipal em direção à Praça Senador Dinarte Mariz. Mais de 14 grupos estão confirmados. São dezenas de artistas que integram grupos folclóricos, atores, cantores, dançarinos, artesãos e artistas independentes.

A manifestação artística vai contar com a participação da bateria da Escola de Samba Balanço do Morro, que no carnaval desse ano vai homenagear São Gonçalo, além de uma trivela e a banda de música do município. O ponto alto do evento acontecerá na dispersão, com o encontro de todos os artistas e a apresentação de alguns grupos.

Começou o Estadual

A primeira rodada do Campeonato estadual 2010, foi muito disputada, dos cinco jogos apenas um não ficou no empate. O Centenário de Pau dos Ferros saiu a frente na disputa de campeão estadual derrotando o Potyguar

Resultados da 1° Rodada:


No Frasqueirão ABC 2X2 Corintians

No Nogueirão Potiguar 1X1 América

No Iberezão Santa Cruz 1X1 Alecrim

No Edgarzão Assu1X1 Baraúnas

No Bezerrão Potyguar 0X1 Centenário.

Próxima rodada:

Quarta Feira 27.01.10

No machadão às 19h00m Alecrim X Centenário

No Machadão às 21h00m América X Santa Cruz

No Nogueirão às 20h30m Baraúnas X ABC

No Bezerrão às 20h30m Potyguar X Potiguar

No Marizão às 20h30m Corintians X Assu

JF abre inscrição para programa "Escola na Justiça

Estão abertas as inscrições para os colégios que desejam participar do programa "Escola na Justiça", desenvolvido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar escolas públicas e privadas.


No "Escola na Justiça" os alunos de 10 a 15 anos assistem palestra de um Juiz Federal sobre cidadania e ainda têm a oportunidade de conhecer um pouco do Judiciário Federal potiguar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone: 3235-7604

Convênio amplia assistência técnica e extensão rural no RN



Os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) no Rio Grande do Norte receberam um incentivo maior na última sexta-feira (22), com a assinatura de quatro convênios para a execução de novos projetos de fortalecimento da agricultura familiar. A parceria foi firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) e da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN).


A solenidade aconteceu no Olimpo Recepções, em Natal, com as presenças da governadora do Estado, Wilma de Faria, do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza e dos secretários de Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Sanches Peraci e de Desenvolvimento Territorial do MDA, José Humberto de Oliveira. Estavam presentes ainda o diretor-geral da Emater-RN, Luís Cláudio de Souza Macedo, deputados federais, estaduais, secretários, representantes de entidades voltadas à agricultura, entre outros.

O evento oficializou o projeto Campo Mais Forte, que soma investimentos da ordem de R$ 4 milhões, sendo cerca de R$ 3, 6 milhões investidos pelo MDA, repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A contrapartida estadual foi de R$ 10% do valor global. Na ocasião, foram entregues 70 automóveis e kits de informática a 70 municípios de várias regiões do Rio Grande do Norte. Prefeitos ou seus representantes assinaram um termo de comodato no qual se comprometem a ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural gratuita para 120 novos agricultores familiares por ano, conforme previsão do Pacto Federativo.

A governadora Wilma de Faria destacou a atuação eficiente do MDA para o fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte e de todos que fazem assistência técnica e extensão rural no estado. “Vamos aumentar o número de municípios que serão contemplados com os serviços, tanto os da zona rural como os que tem até 10 mil habitantes”. Ela ressaltou a importância de vários programas desenvolvidos pela Emater-RN, como o Letras do Campo, que combate o analfabetismo no meio rural, as Escolas de Inclusão Digital e Cidadania e o Compra Direta, que garante a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

O MDA, Governo do Estado, CEF e Emater-RN também assinaram contratos de repasse para a aquisição de equipamentos para uma Central de Comercialização, em Natal, no qual os agricultores familiares terão oportunidade de vender seus produtos, o que representa um investimento de R$ 1,5 milhões.

O secretário da SAF/MDA destacou os sete anos de parceria entre o governo federal e o governo estadual para o fortalecimento da agricultura familia. Peraci apontou como positiva a liderança que o Governo do Rio Grande do Norte, a Emater-RN vêm tendo no sentido de responder aos programas do governo federal, seja no desenvolvimento do Pronaf, na atuação junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Programa de Biodiesel e na Lei da Alimentação Escolar, entre outros.

O diretor-geral da Emater-RN, Luís Cláudio de Souza Macedo, destacou as mudanças na assistência técnica e extensão rural a partir de 2003, com a reestruturação do órgão, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de pessoal, através de concurso público. “Hoje são 101 escolas de inclusão digital, mais técnicos sendo capacitados, e agricultores com mais acesso ao crédito rural”,destacou.

Os representantes do MDA também receberam do Governo do Estado placas em homenagem aos trabalhos desenvolvidos em nome da agricultura familiar do estado. Para o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério, José Humberto Oliveira, atualmente, as prefeituras do interior estão também no mapa de investimentos do governo Lula, não apenas as capitais. “Queremos que o Brasil do campo também seja reconhecido”.

Territórios

Outro convênio foi destinado a melhorar a infraestrutura dos territórios rurais, com a compra de máquinas e equipamentos, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas e a dinamização das economias territoriais. Esse projeto representa um repasse de R$ 17,4 milhões.

O último convênio assinado pelos parceiros foi o que garantirá mais investimento às demandas do Programa Territórios da Cidadania, no valor de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Esta parceria engloba diversos projetos de investimentos para estruturação e fortalecimento dos serviços de Ater no Rio Grande do Norte.