terça-feira, janeiro 26, 2010

Em busca da vida

A Central de Transplantes do RN lançará no próximo dia 1º de fevereiro, no Hospital Walfredo Gurgel, a Organização de Procura de Órgãos (Opos). A iniciativa, que conta com a parceira do Ministério da Saúde, terá uma escala de nove médicos em plantões presenciais, que irão atuar principalmente na UTI e no pronto-socorro na busca ativa por potenciais doadores e na manutenção saudável dos órgãos que podem ser transplantados.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Francinete Guerra, "os médicos intensivistas identificarão os potenciais doadores que terão cuidados especiais para manter os órgãos que serão futuramente transplantados". Os médicos que atuarão na Opos vão passar por treinamentos no Samu Natal, nos próximos dias 29 e 30. Através de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, enfermeiros também passarão por treinamentos para atuar na captação de órgãos.


Em 2010, a Central de Transplantes já recebeu duas doações múltiplas de órgãos, quatro rins, além de um transplante cardíaco. De acordo com Francinete Guerra, a meta são 10 doações de órgãos para cada um milhão de habitantes até o final deste ano. Em 2009, foram seis doações/por milhão, mas para este ano, a coordenadora está otimista. "Acredito que conseguiremos ultrapassar essa meta, com ações de conscientização e melhoria da qualidade do fluxo de órgãos para serem transplantados", afirmou Francinete Guerra.

No ano passado, a Central realizou 173 transplantes de córneas e um transplante cardíaco. A atual demanda para receber órgãos no RN está com 920 pessoas para receber rins; 284 para córnea, quatro para coração e oito para fígado. A partir de março, a Central de Transplantes do RN passará a usar um novo sistema digital para cadastro de pacientes que necessitem de órgãos hepáticos, cardíacos, córneas e medula óssea. "Os próprios médicos passarão a cadastrar seus pacientes e acompanhar o andamento das doações de órgãos", explicou Francinete Guerra.

Campanha

Entre as ações programadas pela Central de Transplantes, está a campanha de conscientização nas escolas públicas, com palestras, camisetas, premiações e orientações sobre a importância da doação de órgãos. Na área médica está prevista uma Jornada de Enfermagem nos hospitais Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Hospital da Polícia Militar. A iniciativa visa a capacitação de enfermeiros e profissionais de saúde sobre doação e captação de órgãos para serem transplantados.

Nenhum comentário: