quarta-feira, março 16, 2011

DER recupera cratera próxima a ponte da BR 226 em São Vicente


Os motoristas que trafegam na BR 226, precisamente no município de São Vicente já tinham reclamado da cratera que existia na pista, poucos centímetros antes da ponte. O local é próximo a comunidade Quiquê. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) iniciou a recuperação do trecho.
Preocupado com possíveis acidentes, há dez dias o prefeito Dr. Bezerra Neto comunicou essa ocorrência à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), porém, não sendo esse trabalho da competência destes, ele enviou ofício ao escritório do DER em Caicó e nesta terça-feira (15) a ponte foi restaurada. "Tomei todas as providências, informando aos órgãos competentes, já que tratra-se de um dano cuja restauração passa por uma avaliação e trabalho técnicos", disse o prefeito.

Blog prestigia reunião familiar de seus aniversariantes


O GIRO foi convidado a prestigiar dois dos quatro aniversariantes que foram homenageados pelo blog nesta terça-feira.

Os dois aniversários foram marcados por uma pequena reunião familiar, no bolo surpresa feito pelos filhos da minha prima Josimar o blog foi cúmplice na surpresa.

Já na casa da minha amiga Rouzely não foi o bolo que chamou a atenção de quem participava da comemoração dos seus 27 anos e sim um gostoso e suculento caldo de camarão.
No fim mais uma vez desejamos a todos nossos aniversariantes desta terça-feira dia 15/03, muitas felicidades e paz.

Concurso dos Correios será em março e ofertará mais de nove mil vagas


O concurso público para preencher cargos nos Correios vai oferecer 9.190 vagas. A maioria, 5.060, é para carteiros, mas há também 2.272 vagas para atendentes, 1.014 para operadores de triagem e transbordo, 796 para analistas de correios e 48 para profissionais de medicina e segurança do trabalho. 

As provas devem ser aplicadas em maio, sob responsabilidade da Fundação Universidade de Brasília (FUB). 

No fim do ano passado, a empresa estatal decidiu anular o concurso público para contratação de 6.565 servidores, marcado para novembro. O cancelamento foi devido à necessidade de atualização da distribuição das vagas por localidade. Mais de um milhão de pessoas estavam inscritas para participar do concurso.

Bandidos tentam arrombar caixa eletrônico em Ares


Um caixa eletrônico do banco Bradesco foi alvo, mais uma vez, da ação dos bandidos. Dessa vez, porém, os assaltantes saíram de mãos vazias. A ação ocorreu no município de Arês por volta das 2h30  de hoje (16) quando oito homens, divididos em dois carros abordaram os vigilantes da prefeitura que faziam ronda pelo local. Em seguida, tentaram perfurar o caixa eletrônico utilizando um maçarico. Não conseguindo provocar danos suficientes para retirar o dinheiro do caixa, os bandidos deixaram o local sem levar nada.

De acordo com o Capitão Sandrini, oficial da PM que esteve no local, o caixa eletrônico do Bradesco está localizado na via principal da cidade, próximo a praça e não apresenta nenhum tipo de segurança. Ainda segundo o Capitão, o banco já foi alertado várias vezes sobre a falta de insegurança em relação ao caixa.

Ex-prefeitos de Currais Novos e Governador Dix-Sept Rosado investigados por obras fantasmas


O promotor da cidade de Governador Dix-Sept, Rosado Daniel Lessa, investiga o ex-prefeito do município, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa.

Por fraudes em processos licitatórios, inclusive com o uso de “empresas fantasmas”. Foram instaurados três inquéritos criminais.

O ex-prefeito de Currais Novos, José Lins, também está sendo investigado por motivo mais ou menos parecido. É acusado de “construir obras fantasmas” na cidade. Responde a vários outros processos e ações na justiça. Que caminham a passos de tartaruga. Ninguém sabe o motivo. Com a palavra o Ministério Público.
Robson Pires

Estado do RN terá que designar delegado para Cruzeta


A juíza de direito Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, da Vara Única da Comarca de Cruzeta, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a designar, no prazo de 15 dias da ciência da decisão, um Delegado de Polícia Civil para atuar exclusivamente naquela Comarca, enquanto não provido esse cargo definitivamente com a posse de delegado aprovado no último concurso para atuar nas unidades policiais da Comarca.

Em caso de não cumprimento da sentença condenatória, a juíza determinou a incidência de multa diária de três mil reais a ser imputada pessoalmente à Governadora do Estado do RN.

Na sentença favorável ao Ministério Público Estadual, a juíza explicou que a segurança é direito fundamental de todo cidadão, estando elencado dentro desse contexto como direito social, de acordo com o art. 5º, caput, da Constituição Federal (art. 6º, CF/88). 

A Cobra gigante do açude da santa em Acari


O açude das oiticicas, mais conhecido como “Açude da Santa” localizado entre os bairros Luiz Gonzaga e Dinarte Mariz em Acari, ha décadas guarda esse mistério submergido em suas águas.

Algumas pessoas acreditam que debaixo da pequena ilha existente no meio do açude, haja uma caverna onde mora a suposta “cobra gigante”.

Por décadas essa história vem sendo contada de geração em geração, não se sabe se os relatos são verdadeiros ou apenas contos folclóricos do lugar. Lenda ou não, a tal cobra gigante é assunto sempre lembrado nas redondezas do açude das oiticicas, mas conhecido com açude da santa, e nas rodas de conversas entre amigos e familiares.

O que se pode acreditar desses relatos é que realmente possa existir uma grande jibóia (s.f. Grande serpente da família dos boídeos / Popularmente chamada de cobra de veado).

Essa história só deixará de ser uma lenda, quando alguém conseguir registrar por meio de foto ou vídeo a tal cobra. Enquanto isso não acontece, a lenda da cobra continuará sendo uma história de pescador ou pra boi dormir.


Blog Eduardo Silva

AL realiza Sessão Solene pelo Dia das Mulheres

Na manhã desta terça-feira, 15, a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão solene para lembrar a importância das mulheres na sociedade, as conquistas e os desafios da igualdade de gênero. A iniciativa foi da bancada feminina formada pelas deputadas: Márcia Maia (PSB), Larissa Rosado (PSB) e Gesane Marinho (PMN).
O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, abriu o sessão falando da participação das mulheres na vida do Rio Grande do Norte. “O RN tem sido pioneiro em reconhecer a influencia da mulher na economia e na política. Maria do Ceu Fernandes, Nísia Floresta, Márcia Maia, que foi a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo estadual, a Governadora Rosalba Ciarlini, entre outras. O Rio Grande do Norte tem orgulho imenso das mulheres potiguares”, disse Ricardo Motta. O evento contou com a participação de outros parlamentares como dos deputados Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR), Agnelo Alves (PDT) e Fábio Dantas (PHS).
Durante a sessão, as deputadas puderam homenagear uma potiguar que tenha se destacado na luta por uma sociedade mais justa. A deputada Larissa Rosado reconheceu o trabalho de Josefa Cunha, a líder da maior cooperativa de catadores de Mossoró. “Todas as homenageadas aqui contribuíram para mudar a realidade do Rio Grande do Norte, e da vida dos potiguares”, afirmou Larissa Rosado.
A história de superação de Josefa Cunha emocionou as parlamentares. A Associação idealizada por ela é hoje responsável pelo sustento de 40 famílias, e tem parceria com mais de 35 empresas. Emocionada, a ex-catadora agradeceu a deputada, pediu o fim dos lixões nas cidades e lembrou da importância da preservação ambiental. “Foi uma luta muito difícil, e hoje estou muito feliz por que recebo esse reconhecimento”.
No caso da deputada Gesane Marinho, a homenagem se deveu a um fato que aconteceu a 30 anos. A então telefonista Maria de Fátima da Silva morava próximo a Santa Cruz e, em 1981, ano da grande enchente, soube do rompimento da uma barragem, e começou a avisar as autoridades da cidade de Santa Cruz. O objetivo era para que a população saísse das casas nos pontos mais baixos da cidade, para evitar uma tragédia ainda maior. Maria de Fátima ainda lutou contra uma triste coincidência, era 1° de Abril, e muitos pensaram que era um trote. Mas as autoridades da época garantem que o trabalho de Maria de Fátima salvou muitas vidas, porque três horas após o alerta dado pela telefonista as águas da barragem causaram a destruição de mais de mil casas.
Na última homenagem do dia, a deputada Márcia Maia fez revelações sobre a trajetória da mulher que hoje preside o Poder Judiciário do Estado, a desembargadora Judite de Miranda Montes Nunes. “Homenagear Judite é uma honra para esta Casa, pela determinação e pela capacidade”. A parlamentar surpreendeu a desembargadora com histórias familiares, e fez a Presidente do Tribunal de Justiça chorar. No discurso de agradecimento, a desembargadora Judite Nunes convocou as mulheres a conquistar ainda mais espaço na sociedade: “a verdadeira vitória só pertence aos audazes”.


O Corpo de Bombeiros do RN se fez presente no evento através participação da 1º Tenente Maria Denise, ajudante de ordens do gabinete do comando geral e da Aspirante Márcio Martine, Comandante de Socorro do 1º Grupamento de Bombeiros. A corporação é composta ainda pela Tenente Lélia Costa e a Sargento Gilzonete (Infraero).

Ex-telefonista que salvou cerca de cinco mil vidas na cheia de 1981 é homenageada na Assembléia


A ex-telefonista, atualmente professora do estado, Maria de Fátima da Silva foi homenageada na manhã de hoje (15), durante a sessão solene em alusão ao Dia da Mulher da Assembléia Legislativa, pela deputada estadual Gesane Marinho (PMN), em reconhecimento ao ato heróico por ela realizado, de salvar aproximadas cinco mil pessoas da inundação provocada pelas cheia de 1981 na região do Trairi.       

Ao perceber que as fortes chuvas na cidade de Campo Redondo encaminhavam a barragem Mãe D’água para o rompimento, Maria de Fátima decidiu alertar o prefeito da vizinha Santa Cruz, sobre o problema. Porém, havia um agravante: era 1º de abril, o Dia da Mentira, e foi difícil convencer que a notícia não era uma brincadeira, mas sim verdade.

Três horas depois, o município foi devastado pela água. Sua força destruiu 1.044 casas, mas apenas um óbito foi registrado. Em seguida, a telefonista tratou de contatar o Governo do Estado para pedir socorro e atravessou a noite, sob a luz gerada pela bateria de um carro, dando informações aos parentes desesperados em busca de notícias.

Durante o discurso de justificativa, Gesane lembrou que a telefonista representa um grupo de mulheres quase sempre esquecido. “São mulheres que, em gestos silenciosos e longe dos holofotes, ecoam consequências grandiosas para o nosso Estado”, argumentou. Bastante emocionada, Maria de Fátima agradeceu: “O dia de hoje me deixou tão feliz quanto eu fiquei quando salvei aquelas vidas”, resumiu a heroína homenageada.

Aprovada em concurso ganha direito à nomeação


A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reformou a sentença inicial, que não tinha concedido o pleito de uma mulher, para ser nomeada no cargo de Coordenadora Escolar do Município de Felipe Guerra, após aprovação em concurso público.

No entanto, os desembargadores não concederam o pedido para que o ente público pagasse os vencimentos atrasados, desde a propositura da ação, nem a indenização por dano moral.

O Ministério Público também opinou pelo deferimento parcial do pedido, apenas para determinar que a parte ré efetue a nomeação e posse da parte autora, indeferindo-se o pedido de indenização.

A jusrisprudência no TJRN já definiu que um candidato aprovado dentro do número de vagas não tem apenas mera expectativa de direito à nomeação

Município terá que pagar verbas salariais atrasadas

O Município de Maxaranguape apelou, junto ao Tribunal de Justiça potiguar, mas os desembargadores mantiveram a sentença inicial, que determinou que o Ente Público pague os vencimentos atrasados da autora da ação.

O pedido inicial é referente à remuneração do período de novembro e dezembro, além do 13º salário de 2000, bem como os meses de janeiro, fevereiro e março e fração de 30/30 do mês de abril, esses do ano de 2001.

A decisão destacou ainda que, nos termos do artigo 333, do Código de Processo Civil, caberia ao recorrente (Município) demonstrar a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do apelado (servidor) e, não tendo o Município arcado com este ônus probatório, presumem-se verdadeiros os fatos alegados na inicial.

Os desembargadores também ressaltaram que, a despeito do ente público ter alegado a sua indisponibilidade financeira, tal argumento não foi suficiente para eliminar a sua responsabilidade pelo pagamento das verbas requeridas pela autora, de maneira que o juízo julgou procedente a pretensão autoral.

Walter Alves na luta pela convocação dos suplentes da PM


Os suplentes da Polícia Militar lotaram as galerias da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária de hoje, com faixas eles reivindicaram a convocação do 1.478 aprovados no último concurso. Em aparte ao deputado Hermano Moraes(PMDB), o deputado Walter Alves(PMDB), disse que os 1.478 aprovados no concurso da PM contam o seu apoio.

“Eu quero me somar aos suplentes e dizer que essa luta não é de hoje, lutamos no passado e vamos continuar lutando. É fato que o Estado está no Limite Prudencial, mas vamos trabalhar para encontrar um meio. Vocês estudaram se dedicaram e são merecedores, por isso, tem o meu apoio”, disse Walter.

Mineiro contesta Nelter Queiroz pela criação do Dia do Homem


O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) deseja criar o Dia Estadual do Homem. Ele apresentou ontem o projeto na Assembléia Legislativa com a proposta. 

O projeto prevê que a comemoração aconteça no dia 25 de março. Tempos atrás o deputado tentou apresentar um projeto criando a Lei Maria da Penha para defesa dos homens que eram surrados pelas mulheres.

Durante a sessão desta terça-feira, 15 de março, o deputado Fernando Mineiro (PT) contestou o projeto do colega Nelter Queiroz (PMDB), que institui 25 de março como o Dia Estadual do Homem.

“(Nelter) só pode está brincando. Votarei contra esse projeto, que leva a Assembléia Legislativa à chacota perante a opinião pública”, disse o petista, que afirmou que a matéria destoa de datas com significado histórico, como do Dia da Mulher e do Negro.

Corpo encontrado em Jucurutu foi identificado graças a uma tatuagem na perna


A Policia Militar confirmou que o Corpo encontrado por populares na manhã desta terça-feira (15), nas margens do Rio Piranhas em Jucurutu, pertence a Vidaldo Miguel da Silva, que estava foragido da polícia desde a ultima quinta feira quando iria praticar uma ação criminosa em Jucurutu.

A Policia Militar acredita que o corpo encontrado seja de Vidalvo Miguel devido a uma tatuagem que está na perna do corpo encontrado.

O Major Cardoso, sub-comandante do 6º BPM esteve no local e reconheceu a tatuagem na perna da vitima, que aparentemente identifica a vitima.
Fonte: Eduardo Dantas

Fortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o local


Fortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o localFortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o localFortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o localFortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o localFortes chuvas rompem trecho da BR-226. Polícia Rodoviária interditou o localAs chuvas caídas na região provocaram o rompimento de um trecho asfaltico da BR-226, que liga as cidades de Florânia a Jucurutu. A Polícia Rodoviária Federal decidiu interditar cerca de 20 metros do trecho comprometido, o que vem obrigando motoristas a desviarem suas rotas. Quem vai para Currais Novos, tem que retornar por Caicó, e quem pensa em seguir para Natal, o trecho ideal é São Rafael e BR-304.

O DNIT também já foi acionado, e técnicos avaliam a possibilidade de se construir um desvio emergencial no local, para que o trafego seja liberado nas próximas horas. A Prefeitura Municipal já disponibilizou maquinários para auxiliar nos serviços. Informações chegadas ao Blog dão conta de que parte de uma adutora foi destruída pela chuva, o que pode deixar Florânia sem água por alguns dias. Uma viatura policial que passava no local acabou se envolvendo em um acidente. Dois policiais e dois presos estavam no interior do veículo. Os policiais Raimundo Bezerra Filho e Clébio Silva foram socorridos para o Hospital Regional de Currais Novos, e não oferecem risco de morte. A viatura escorregou na pista, e foi parar em um barranco no trecho conhecido como “Serra da Garganta”.

Por Marcos Dantas – Fotos de Edson Dantas

Governadora pede ao Ministro da Saúde maternidade e UTIs neonatal para Mossoró‏


A governadora Rosalba Ciarlini voltou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira, 15, para renovar o pedido de um Hospital Materno-Infantil para Mossoró e resolver problemas emergenciais nessa área.

Durante a audiência que contou com a presença da prefeita Fafá Rosado, a governadora argumentou que o município não dispõe de nenhuma maternidade pública, mesmo sendo referência no interior. “Temos cerca de 600 partos/mês”, adiantou a governadora, propondo como medida emergencial o credenciamento pelo Estado de mais quatro UTIs Neonatal junto à Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e Infância( APAMIM) que já tem 3 leitos conveniados com a Prefeitura de Mossoró. “Ainda é muito pouco para o tamanho da nossa necessidade”, comparou a governadora ao se referir às novas UTIs, mas considerando-as essenciais para amenizar o problema.

O pedido do Hospital Materno-Infantil teve o aval do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, senador Paulo Davim, da coodenadora da bancada federal, deputada Sandra Rosado e do deputado estadual Leonardo Nogueira.

Ministro dos Transportes garante obras de acesso à Arena das Dunas


Em audiência com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, em Brasília, nesta terça-feira (15), o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, garantiu a liberação de recursos para obras de acesso a Arena das Dunas. As obras fazem parte do pacote de melhorias relacionadas com a realização da Copa do Mundo de futebol de 2014.

A principal delas é o prolongamento da avenida Prudente de Morais até a BR 101, o que permitirá o desafogamento do trânsito até o estádio onde acontecerão os jogos na capital potiguar. A obra também facilitará o acesso para quem se deslocar do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, para a área.


A governadora destacou a importância de acelerar a execução da obra, mesmo antes da realização da Copa, que resolverá os problemas de trânsito na região, já complicado nos dias de hoje. “Minha luta incansável em agilizar essas obras não é só pensando na Copa de 2014. O mais importante é encontrar alternativas eficientes para resolver o problema do trânsito nas nossas rodovias, um desafio para os gestores em todas as grandes cidades do país”, concluiu.

O próximo passo será o envio do projeto do executivo para a pasta de Alfredo Nascimento. O secretário responsável pelas ações da Copa, Demétrio Torres, informou que o projeto será enviado nos próximos dias.

Caicó: Soldados do Corpo de Bombeiros ajudam mulher a dar a luz


Por volta das 01:50hm da madrugada dessa Terça-feira (15) a guarnição do resgate-03 (ambulância) do corpo de bombeiros de Caicó, composta pelos soldados (Chagas, Nunus e Muniz) foi acionada pela central de operações do corpo de bombeiros, através do soldado Rogério para se deslocar até a Rua: José Maria Gonçalves Vale no bairro barra nova II, Caicó/RN, para atender uma ocorrência de parturiente (mulher em trabalho de parto).  

A guarnição também foi informada via rádio para ser agiu no deslocamento, pois a senhora já estava tendo a criança, e que seria um parto de alto risco já que era uma parturiente de 44 anos. 

“Ao chegarmos ao local encontramos a senhora em sua cama já com a criança entre suas pernas, onde (realizamos a limpeza do rosto da criança para que ela não se asfixiasse com a secreção, depois pinçamos o cordão umbilical (que liga a criança a mãe), em seguida realizamos o corte do cordão umbilical, depois agasalhamos a criança com uma manta para que ela permanecesse aquecida, e em seguida conduzimos a mãe e a criança até o hospital do seridó para que fosse feito os procedimentos finais”. Relatou um dos soldados.

Fonte: Roberto Flavio

Fátima quer duplicação da BR-304


A deputada Federal Fátima Bezerra (PT) defende a duplicação da BR 304 como uma das obras estruturantes na próxima etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. 

A defesa da parlamentar aconteceu durante entrevista no programa Papo Cabeça, da Nova FM (www.novafm87.com).

Fátima Bezerra destacou o investimento em infraestrutura das estradas do Rio Grande do Norte e citou o trecho da BR que liga Mossoró a Apodi como “uma tábua de pirulitos” se referindo a quantidade de buracos que existiam na rodovia. 

Para a deputada, “não custa sonhar” com a obra uma vez que é considerada por ela como “muito importante para o Rio Grande do Norte”.

Ela informou que vai trabalhar para avançar a idéia de incluir a obra na próxima fase do PAC. 

Fátima Bezerra lembrou também de outra construção vital para o RN: o Aeroporto Internacional de São Gonçalo. 

“Para mim, o aeroporto pode impactar mais significado do que a Petrobras quando chegou ao Rio Grande do Norte”, afirmou.

Questionada se o fato de Natal ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 seria um diferencial para a obra de São Gonçalo, a deputada respondeu que “o aeroporto estará em funcionamento com ou sem a Copa”. 

“É uma obra irreversível”, comentou.

MPF recomenda anulação de concurso público do IFRN


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou hoje, 15 de março, a anulação do concurso público ocorrido no ano passado para o cargo de assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

A recomendação, assinada pela procuradora da República Caroline Maciel da Costa, veio após ser constatada a existência de diversos indícios de fraudes no certame, o que levou à conclusão de que houve acesso anterior à prova ou ao gabarito por parte de alguns dos candidatos. 

Em razão disso, o MPF/RN recomenda ainda ao reitor do IFRN que realize, no prazo mais breve possível, um novo concurso, devendo ser adotadas as medidas necessárias a garantir a sua lisura, bem como que seja garantida a inscrição gratuita dos candidatos que participaram do concurso anterior. O referido instituto tem o prazo de dez dias para informar se irá acatar a recomendação e que medidas adotará para cumpri-la.

Juventude democrática na eleição de Agripino


O senador José Agripino tomou posse ontem durante convenção extraordinária do partido. O principal objetivo deste mandato, afirmou o parlamentar, será trabalhar pelo fortalecimento da legenda em todo o país. 

“Vou andar o Brasil inteiro e pedir a cada presidente regional que trabalhe para implementar um diretório em sua região para nos fortalecermos, para que a militância aconteça”, afirmou.

O deputado federal Felipe Maia, presente na reunião, destacou o compromisso e a experiência de vida pública do senador, que somará para garantir unidade do DEM. 

“José Agripino é um nome de peso e que carrega toda credibilidade que o partido precisa neste momento para se reerguer e ampliar seus quadros. Não tenho dúvidas de que fará um excelente trabalho”, afirmou.