terça-feira, julho 20, 2010

Unidade do Corpo de Bombeiros será inaugurada em Pau dos Ferros

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte ganhará, a partir desta quinta-feira (22), mais uma unidade operacional e ampliará suas ações para a região do Alto Oeste do Estado. A nova unidade fica no município de Pau dos Ferros, a 420 quilômetros da capital.

A inauguração da Unidade Operacional de Pau dos Ferros esta marcada para ocorrer nesta quinta, às 10h30 horas e contará com a presença de várias autoridades civis e militares, entre eles, o coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Hemonorte faz coleta de sangue em Nova Cruz nesta quarta-feira

O município de Nova Cruz, recebe nesta quarta-feira (21) uma equipe do Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) para coleta de sangue. Trata-se de mais um deslocamento da equipe que desenvolve o projeto "O Hemonorte vai até você", como forma de tornar o acesso à doação de sangue mais fácil. 

A equipe composta por duas assistentes sociais, um médico, uma enfermeira e cinco auxiliares de enfermagem, além do pessoal de apoio, estará disponível a partir da 8h até as 16h, no Posto de Saúde Familiar do bairro Salgado, na cidade de Nova Cruz, com o objetivo de receber os doadores. 

A ida da equipe até o município é uma parceria do Hemonorte com a Secretaria Municipal de Saúde para que a comunidade colabore com o abastecimento do estoque de bolsas de sangue do Hemocentro do Rio Grande do Norte, uma vez que neste período de férias precisa de um reforço maior para não deixar faltar. 

O sangue, coletado e liberado depois de passar pelos exames da sorologia, é destinado à rede hospitalar pública e privada, atendendo às necessidades da demanda rotineira.

Projeto “Ipanguaçu cidade que lê”

A quinta edição do Encontro Estadual do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que ocorre quinta-feira (22), a partir das 9h, na Assembléia Legislativa do RN, reunirá propostas e debaterá o conteúdo do documento “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”, cujo lançamento está previsto para ocorrer durante o 4º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que será realizado nos dias 02 e 03 de setembro, em Natal.

A finalidade do Fórum é mobilizar e sensibilizar a sociedade, educadores, dirigentes de escolas, dirigentes municipais de educação e gestores públicos para a criação de uma política pública de promoção da leitura literária no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o projeto “Ipanguaçu cidade que lê”, da secretaria municipal de Ipanguaçu/RN será apresentado como experiência de promoção à leitura que vêm obtendo sucesso.
Alderi Dantas

RN é o 4º em número de investigações eleitorais

O Rio Grande do Norte é o quarto Estado do país em número de investigações feitas pela Polícia Federal sobre crimes eleitorais. A estatística foi revelada pelo jornal Folha de São Paulo. No Estado potiguar a Polícia Federal instaurou, nos últimos quatro anos, 1.529 inquéritos. Esse número fica inferior apenas aos Estados do Rio de Janeiro, com 3.409 investigações, Minas Gerais com 1.912 e São Paulo com 1.547 investigações. Os números são referentes aos últimos quatro anos. 


Nesse período, a Polícia Federal instaurou mais de 20 mil inquéritos policiais para investigar crimes eleitorais. Até o momento, foram indiciadas 5.500 pessoas. O crime mais frequente e considerado o mais grave por procuradores, juízes federais e policiais é a compra de votos. No ranking de segundo na prática de crime está o cadastramento irregular de eleitores. No pleito de 2010, a exemplo do que ocorreu nas outras eleições, a Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral atuarão em conjunto. 

No Rio Grande do Norte, nesse pleito de 2010, a Polícia Federal está trabalhando com a investigação in loco, comparecendo ao local de muitas mobilizações políticas para verificar se há prática de crime eleitoral. Foi assim que ocorreu com o evento que comemorou os 40 anos de vida pública do deputado federal Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Filho, e também com o evento de comemoração pela saúde do governador Iberê Ferreira.

No caso desse último, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação e denunciou por propaganda eleitoral antecipada. No comparativo das regiões, o Nordeste é a segunda maior no número de investigações de crimes eleitorais, registrando 7.089 inquéritos. O líder desse ranking é o Sudeste com 7.259. O Norte registra 2.530 inquéritos, o Sul 1.658 e o Centro-Oeste 1.642. 


Números no RN


No Tribunal Regional Eleitoral tramitam atualmente 5 inquéritos policiais. Segundo dados do Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADP) há 33 inquéritos policiais tramitando em órgão externo (ou na Polícia Federal ou na Procuradoria Regional Eleitoral).

Os números de inquéritos policiais eleitorais são maiores na primeira instância. Há 312 tramitando nos cartórios eleitorais, 401   inquéritos foram expedidos para a Polícia Federal ou Procuradoria Regional Eleitoral, 32 ações penais foram expedidas para a PF ou Ministério Público Eleitoral e outras 470 ações penais tramitam nas zonas eleitorais.


Impugnações 


Com as últimas ações que envolvem registro de candidaturas processadas no Tribunal Regional Eleitoral, no sábado (17), o número de impugnações contra candidatos chega a 65. O cômputo geral é dividido da seguinte forma: três contra candidatos a governador, uma contra vice-governador, cinco contra senador, três contra primeiro suplente de senador, quatro contra segundo suplente de senador, 16 contra deputado federal e 33 contra candidatos a deputado estadual.

Os dados finais foram informados pela Secretaria Judiciária do TRE/RN  na tarde de ontem. Há ainda seis pedidos de impugnação contra partidos e outras seis contra coligações.

O total geral, com o boletim final de ações contra partidos, candidatos e coligações, chega a 77 impugnações.
Tribuna do Norte

Cresce o apoio à candidatura do ex-prefeito de Parelhas

Com a candidatura à Deputado Estadual cada vez mais sólida e crescente em todo o Estado do Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Parelhas, Antônio Petronilo Dantas Filho, firma mais um apoio em sua luta  rumo à Assembléia Legislativa. Dessa vez foi o empresário Marcondes Augusto de Oliveira, Diretor-Presidente da Rede de Postos Laís, cujo grupo possui 14 unidades espalhadas em terra potiguar.

Além do empresário, Antônio Petronilo também conseguiu o apoio do médico cirurgião Flaubert Senna e sua equipe de Currais Novos, onde realizou visita durante a vaquejada. Além de Parelhas e Currais Novos, Doutor Antônio, como é mais conhecido na região do Seridó, possui ainda grande votação em Municípios como Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Equador, Santana do Seridó, Acari, Cruzeta, Ouro Branco, entre outros em que já prestou serviços à comunidade.

De maneira mais expressiva, o candidato seridoense tem aceitação do prefeito e da maioria dos vereadores de Parelhas e de sete edis da cidade de Carnaúba dos Dantas, onde conta também com o apoio do Chefe do executivo.

Sandra e Larissa inauguram comitê de campanha

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e a deputada federal Sandra Rosado (PSB) inaugurarão ontem (17), às 19h, o comitê eleitoral, na antiga casa delas, bairro Nova Betânia, cruzamento da Avenida Diocesa na com a rua Duodécimo Rosado. Será a primeira mobilização eleitoral das deputadas em 2010 e a largada da campanha à reeleição.Participarão o candidato a governador da coligação Vitória do Povo,Iberê Ferreira de Souza;candidata ao Senado Wilma de Faria e demais.

O comitê eleitoral está preparado para reuniões da militância e expediente da equipe de apoio. Dispõe de espaço para trabalhos técnicos, Mobilizações públicas, atendimento à população, distribuição de material de propaganda, enfim, toda suporte àcampanha.
Santana News

Justiça determina quebra de sigilo bancário de ex-secretários de educação do RN

A juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal decretou a quebra de sigilo bancário de Wober Júnior, Hudson Brandão e Ana Cristina Cabral, ex-secretários de educação do Rio Grande do Norte. A Justiça solicitou também à  Secretaria da Receita Federal informações sobre a movimentação do CPMF dos réus no período de agosto de 2004 a dezembro de 2007, com a finalidade de identificar onde estes possuíam movimentação financeira. 

A decisão acolhe pedido do Ministério Público que acusa os réus, então titulares da Secretaria Estadual de Educação, de cometerem o crime de Improbidade Administrativa ao contratarem uma empresa de forma ilícita.

Dn online.

PROJETO “ESCOLINHA CIDADÔ É IMPLANTADO EM IPANGUAÇU

Nesta ultima sexta-feira (16) no Conjunto Habitacional Presidente Lula, aconteceu o lançamento do projeto da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, denominado como, “Escolinha Cidadã”. O projeto realizará tanto atividades esportivas como educacionais, onde visa à formação das crianças e adolescentes Ipanguaçuenses.

O Prefeito Leonardo Oliveira, com objetivo principal da sua gestão de melhora a qualidade de vida dos moradores, vem desenvolvendo ações onde fortalece o social das comunidades, dando todo o apoio a projetos como este. “Queremos não só criar espaços onde a criança possa brincar, queremos incentivar as crianças que a educação é fundamental” relata o prefeito.
Segundo o secretário de Esportes, João Luiz Oliveira, o projeto trabalhará com crianças e adolescentes de todo o município “O foco principal da escolinha é de não só criar atletas, mais sim cidadãos conscientes de suas responsabilidades, tendo como porta o esporte”, conta João Luiz.  

TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou sete pessoas a devolverem recursos aos cofres públicos por irregularidade em suas prestações de contas. Um dos casos foi o processo relatado pelo auditor em substituição ao conselheiro Cláudio José Freire Emerenciano, da Prefeitura de Santa Maria, balancete do Fundef referente ao exercício de 2002, na gestão do então prefeito Nilson Urbano. O voto foi pela restituição aos cofres públicos da quantia de R$ 507.721,81, atinente às despesas não comprovadas.
Ele também relatou um processo de apuração de responsabilidade da Câmara Municipal de Baraúna, multando os ordenadores de despesas Valdeci dos Santos Júnior, em R$ 13.960,00, e Rita Bezerra de Lima Santos, em R$ 17.900,00, pelo atraso na remessa dos documentos.

O presidente da Primeira Câmara, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, relatou processo da Prefeitura de Areia Branca, balancete do Fundef referente ao exercício de 2003, de responsabilidade do ex-prefeito José Bruno Filho. O voto foi pela irregularidade da matéria, devendo o ordenador da despesa restituir ao erário a quantia de R$ 56.5911,77, em razão da omissão ao dever constitucional de prestar contas. As principais peças do processo serão enviadas para o Ministério Público Estadual, para que sejam adotadas as devidas providências.

Da Prefeitura de Alto do Rodrigues, balancete do Fundef referente a 2002, sendo responsável o ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho. Acatando o parecer do Ministério Público de Contas, votou pela irregularidade da matéria, com remanejamento de R$ 22.304,80 à conta do Fundef e elaboração de plano de aplicação de R$ 10.990,00, não utilizado para a remuneração do magistério.

Do município de Barcelona, documentação comprobatória de despesas referente ao exercício de 2007, de responsabilidade de Walter Lopes. O voto foi pela irregularidade das contas, com restituição de R$ 13.800,00, pela distribuição de cestas básicas sem a identificação dos beneficiados.

O conselheiro Alcimar Torquato relatou processos com referência à apuração de responsabilidade das Câmaras Municipais de Acari (2008) e Vila Flor (2004/2005), pelo atraso na entrega dos documentos. No primeiro, os srs. Antônio Carlos Fernandes de Medeiros e Francisco Dias de Araújo foram multados em R$ 13.350,00 e R$ 4.500,00, respectivamente.

Em Vila Flor, Arnaldo Felipe da Silva e Aguinaldo Luis da Silva foram multados em R$ 14.640,00.
fonte: Jornal de fato

Lideranças de Felipe Guerra anuncia adesão a Iberê e Vilma

O governador Iberê Ferreira (PSB) e o vice Vagner Araújo, da coligação "Vitória do Povo" (PSB, PT, PTB e PPS), receberam neste sábado (17) a adesão do grupo oposicionista no município de Felipe Guerra. Em encontro realizado em Mossoró, os vereadores Reginaldo Pascoal (PSB) e Otoniel Maia (PTB), o empresário Haroldo Ferreira (PSB), que foi candidato a vice-prefeito em 2008, além do suplente Luiz Agnaldo e da liderança comunitária Bento Alves (PSL) prometeram engajamento na campanha de Iberê.

As mesmas lideranças também reafirmaram apoio à candidatura de Vilma de Faria ao Senado. A conversa que selou o apoio dessas lideranças de Felipe Guerra aconteceu depois de articulação de Vagner Araújo, que vem coordenando ações e estratégias da "Vitória do Povo" em Mossoró e no Oeste potiguar.
fonte: Angicos em Foco.

Bando explode agências bancárias em Martins e Umarizal

Uma quadrilha armada usou bananas de dinamite para arrombar caixas eletrônicos do Banco do Brasil nas cidades de Umarizal e Martins na madrugada desta segunda-feira (19). A polícia ainda não tem pistas do bando e não sabe informar a quantia levada pelo grupo.

Também não se tem informação sobre possíveis reféns ou vítimas da ação. Policiais da região estão mobilizados para tentar localizar e prender a quadrilha. Policiais de Natal já estão se dirigindo às duas cidades para auxiliar na investigação e na busca aos bandidos.
Uma mulher ainda não identificada integra o bando que explodiu caixas-eletrônicos do Banco do Brasil das cidades de Umarizal e Martisn na madrugada desta segunda-feira (19). Segundo informações da polícia, ela seria responsável por unir os fios das bananas de dinamite usadas nas explosões.
"Pelas imagens do circuito interno das agências, notamos que a mulher tem papel fundamental na quadrilha", falou o capitão Carvalho, da Companhia da Polícia Militar de Apodi.

Segundo o oficial, o bando é formado por no mínimo seis pessoas. "Ainda não sabemos se ficou alguém do lado de fora da agência. Mas seis entraram nas agências e explodiram os caixas-eletrônicos".

A ação toda dura entre 8 e 10 minutos. Todos os criminosos estavam armados e usavam capuzes, o que irá dificultar as identificações. A polícia ainda não sabe qual o carro usado pelo bando e qual o destino dos criminosos.