quinta-feira, abril 29, 2010

Flamengo vence a 1°


A superação foi uma marca do Flamengo contra o Corinthians, na última quarta-feira, no Maracanã, pela Libertadores. Mas ela só veio quando o time ficou com um homem a menos, após a expulsão de Michael aos 36 minutos do primeiro tempo. Isso poderia até ser considerado normal, mas soa estranho quando passa a ser uma característica do time na temporada.

Afinal, essa não foi a primeira vez no ano em que o Flamengo passou a jogar melhor, ou pelo menos ser mais eficiente, quando teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo. Basta lembrar dos outros jogos em que isso aconteceu em 2010. São os casos dos duelos contra Duque de Caxias, Universidad Católica e no clássico contra o Fluminense.

O primeiro caso trata-se da estreia rubro-negra no Carioca. Álvaro foi expulso ainda no primeiro tempo e o time conseguiu a vitória por 3 a 2, dia 17 de janeiro.Depois disso, veio o jogo contra o Fluminense, pela Taça Guanabara, em que o zagueiro voltou a ser expulso. Mesmo assim, o Flamengo virou e conseguiu a vitória por 5 a 3. Aí teve a estreia na Libertadores, dia 24 de fevereiro, contra a Universidad Católica, quando Willians foi expulso com três minutos de jogo. Nova vitória, dessa vez por 2 a 0. Em todas as situações, o Flamengo conseguiu se superar e, mesmo com um homem a menos, venceu o jogo.

O filme voltou a se repetir contra o Corinthians, quando Michael recebeu o segundo cartão amarelo ainda no primeiro tempo. Só depois disso que o time melhorou e alcançou a vitória, com gol de pênalti marcado por Adriano. A superação vista em campo agradou Rogério Lourenço e à torcida rubro-negra. Mas nem por causa disso que o técnico quer que isso se repita.

A expulsão (de Michael) mostrou a qualidade deles de superação, mas vamos procurar conversar com eles para não precisarmos sofrer para correr um pouco mais. Mas não é só superação. Este empenho da equipe mostra que o grupo está bem preparado fisicamente – elogiou Rogério, que ainda não decidiu quem irá colocar na vaga de Michael.

Vinícius Pacheco e Petkovic são as principais opções que ele pode usar no jogo de volta contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Libertadores.



Nova Cruz

O comerciante e ex-suplente de vereador Aluísio Soares de Sena foi preso na manhã de ontem(27), por crime de receptação. Ele é acusado de ter adquirido 18 crucifixos furtados do Cemitério Público do município de Nova Cruz. Aluísio Sena foi candidato a vereador em 2004, tendo perdido a eleição por apenas 1 voto, ficando na suplência do partido de 2005 ä 2008.

A Polícia Civil vem investigando os furtos que ocorreram no cemitério desde a semana passada. Os crimes foram registrados nas madrugadas da última quinta-feira, sábado e terça-feira. Os agentes de Polícia Civil conseguiram localizar Francivaldo Rodrigues dos Santos, de 24 anos, conhecido por “França”(FOTO), que confessou ter praticado os furtos, junto a um homem identificado apenas como “Sandro”.

Ao ser interrogado sobre o material furtado, França disse que havia repassado para Sandro, e que este teria vendido ao ex-vereador. A partir dessa informação, a polícia se deslocou para o comércio de Aluísio Sena, onde encontraram os crucifixos furtados e o comerciante, que recebeu voz de prisão.

França ainda disse à polícia que praticava o furto para comprar drogas e confessou ser usuário de crack. Por ter se livrado do flagrante, ele só poderá ser preso quando for expedido um mandado de prisão. Já Aluísio Sena, acusado de receptação, se encontra no 8º Batalhão de Polícia Militar, onde permanecerá detido à disposição da Justiça.
Cardoso Silva

ALERTA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que é falso e-mail apócrifo que circula na internet, sobre suposta manipulação no sistema de votação das urnas eletrônicas. Trata-se do chamado Hoax, definição de informática para e-mails apelativos cujo objetivo é espalhar boatos, lendas ou golpes sem veracidade.

O argumento em que o texto é baseado parte de premissa falsa, de que seria possível o desenvolvimento de um software secreto malicioso para infectar as urnas eletrônicas, sem que esse fato seja detectado.

Janduís

O município de Janduís, foi intimado a se manifestar, no prazo de 72 horas, a respeito de uma ação ordinária com pedido de antecipação de tutela, impetrada pelo vice-prefeito Antônio José Bezerra (PT), que requer o ressarcimento de aproximadamente R$ 3.000,00, objeto de redução de seus vencimentos, no ano passado.

Os vencimentos do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foram reduzidos, através de Decreto Legislativo de autoria da Câmara Municipal de Janduis, no final de 2009, em virtude da grave crise financeira que atingiu a economia mundial e teve forte reflexo no município de Janduís. Com parecer favorável da Assessoria Jurídica e da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o Legislativo Municipal aprovou e sancionou o decreto pelo placar favorável de seis votos a dois.

“Através do Ofício nº 264/2009 – GP de 31/08/2009, o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro solicitou o apoio da Câmara Municipal para autorizar, através de Decreto Legislativo, a redução de vencimentos do prefeito, vice-prefeito e secretários, eis que a competência para versar sobre a matéria é do Poder Legislativo”, destacou o assessor jurídico Gaspar Brilhante.

A medida foi tomada para minimizar o impacto das quedas de arrecadação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e garantir o pagamento dos servidores públicos do quadro efetivo da Prefeitura de Janduís, prestadores de serviços e fornecedores. O Município também reduziu salários dos coordenadores e das assessorias jurídica, contábil e de comunicação. A equipe compreendeu a gravidade da situação e aceitou a diminuição dos salários em comum acordo, resultando numa economia de aproximadamente R$ 30 mil.

Além da redução dos salários, o Município também diminuiu drasticamente os gastos com material de expediente, água, energia elétrica, telefone, diárias, entre outras medidas de cunho econômico que garantiram o bom funcionamento da máquina administrativa.

A ação impetrada pelo vice-prefeito de Janduís contra o próprio Município causou surpresa, pois o Decreto Legislativo, aprovado pela Câmara Municipal, garantiu a qualidade dos serviços prestados nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Caso o decreto fosse rejeitado pelo Legislativo, a Prefeitura teria que recorrer a demissões agravando, ainda mais, o impacto da crise financeira. O que só não ocorreu, graças ao bom senso da equipe da Prefeitura, que entendeu a importância da medida, e aos vereadores que aprovaram, em sua maioria absoluta, o decreto, levando em conta todos os aspectos legais e humanitários.
Cardoso Silva

Seridó na Globo

Ao ousar seguir adiante, muito além das cordilheiras do Seridó, a Equipe de Reportagem da Globo formada pelo Jornalista André Natale e o cinegrafista Pedro Santana estiveram em busca de riquezas vivas e foram bem recompensados. Não há como sair do Seridó sem um baú abarrotado de aventura e encantamento.

Ao surgirem as primeiras serras, a explicação se materializa bem ali adiante: a paisagem uniforme vai aparecendo e manchas coloridas surgem no meio da caatinga, é a flora em tonalidades variadas de verde, amarelo, vermelho, azul etc, desabrochando e lançando seu perfume.

Um refúgio em meio às águas quentes o Açude Gargalheira, um paraíso tropical para qualquer amante da natureza.

Enfim, trata-se de uma reportagem para ser exibida no Programa Terra da Gente, exibido aos domingos na TV GLOBO. E, também será lançada na revista Terra da Gente (www.revistaterradagente.com.br) nos próximos meses. É uma iniciativa e colaboração do Secretário de Turismo em Parelhas Carlos de Assis que muito vem contribuindo para a consolidação do Roteiro Turístico do Seridó.

Em Acari, a Secretária Virginia Dantas, compreende que tal iniciativa vem muito contribuir para a divulgação do nosso potencial turístico. Além de Acari, especificamente mostrando o potencial do Açude Gargalheira e da Igreja do Rosário (Patrimônio Histórico Nacional), a Equipe de Reportagem seguiu para Carnaúba dos Dantas ao encontro de Carlos Damião na terra da música. E, pernoitaram em Parelhas no aconchego da hospitalidade que todo seridoense sabe bem receber.

Fiquem atentos em breve anunciarei o dia que a reportagem será exibida na tela da globo. É mais um canal mostrando as belezas naturais e patrimônio cultural do nosso rico Seridó.

Cardoso Silva

Montanhas


A Escola Municipal Grimaldi Ribeiro, no município de Montanhas, vem desempenhando um grande trabalho, mantendo os direitos e deveres dos educando. E assim na escola, que é hoje exemplo no município e na região Agreste. A prova disso é o resgate e as comemorações das tradicionais datas comemorativas existente no calendário cultural e escolar.

Outro ponto significativo foi a criação de uma horta escolar que visa o objetivo de implementar o cardápio escolar. A mesma tem uma área planta de 900 metros, que foram plantados diversos tipos de sementes a servem para aumentar o cardápio da merenda escolar, no município.

O diretor da Escola, Grimaldi Ribeiro, acrescentou que toda equipe, visa trazer melhoria significativa, tanto para escola, quanto para os alunos. E adiantou, que os servidores têm uma dedicação especial com a escola, e cada um exercendo a sua função, de acordo com a escala de trabalho. Frisou, Severino Luis do Rosário.
Lenilson do Agreste

TRE anuncia inauguração de mais três novos Fóruns

O presidente do TRE/RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, vai inaugurar três novos prédios de Fóruns Eleitorais, no interior do Estado no final de maio. No dia 26, a unidade de Currais Novos será inaugurada; dia 27 será entregue a obra de Pau dos Ferros e no dia 28, o prédio de Alexandria. O horário dos atos está marcado para as 17 horas. A comunicação foi feita durante a sessão do Pleno, hoje (27). Esses fóruns representam investimentos superiores a R$ 900 mil.

Seridó

Serra Negra do Norte
O veículo Saveiro, de cor preta, placas MYW 2455, de propriedade do empresário caicoense Lúcio Bezerra Dantas, vítima de assalto nas proximidades de Vista Serrana, no interior da Paraíba, na tarde de segunda-feira (26) foi localizado ontem (27) no Sítio Juazeiro, município de Serra Negra do Norte. Um popular ligou para a delegacia pela tarde informando ter visto um carro abandonado dentro do matagal. Policiais de Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte e Patos (PB) foram acionados e por volta das 19 horas chegaram ao local e confirmaram ser mesmo o veículo do caicoense.

Como o veículo estava fechado e as chaves não se encontravam no local, tiveram que rebocá-lo para a delegacia de Serra Negra do Norte e nesta manhã de quarta-feira (28) seria entregue ao proprietário. Os bandidos que na segunda protagonizaram cenas de terror a mais de 50 vítimas cumpriram a promessa feita à Lúcio Bezerra de que seu veículo seria abandonado nas imediações do local.

Tim chega a São Vicente e Bodó
Mais duas cidades seridoenses ganharam os serviços de telefonia móvel da Tim: São Vicente e Bodó. A primeira teve os serviços em operação desde esta terça-feira (27). São Vicente tem uma população estimada em 6.023 habitantes, segundo dados do IBGE. A população é bastante dividida, mais de 2.823 habitantes residem na Zona Urbana e 2.810 moram em comunidades rurais. De acordo com dados do Anuário RN, São Vicente só dispunha de telefonia fixa, sendo 271 assinantes do Oi Fixo (Telemar).

Já em Bodó, a comunidade também comemora as instalações dos serviços de telefonia fixa, operado pela Tim. Com uma população de apenas 2.592 habitantes, sendo a Zona Rural mais habitada que a cidade, Bodó também foi beneficiada com a Tim. Nas duas cidades, os serviços estão funcionando normalmente. Mas, é preciso a Tim consertar as falhas no sistema que opera em Lagoa Nova, Cerro Corá e Florânia, nessas três cidades o sinal sempre dá problemas e só às vezes funciona.
Marcos Dantas

Caicó

A Câmara Municipal de Caicó aprovou por unanimidade, título de cidadania caicoense a estilista Fernanda Maia, esposa do deputado federal João Maia. O autor da homenagem é o presidente da CâmarA, vereador José Maria de Queiroz (PR). o parlamentar destaca que há anos, Fernanda se identifica com o Seridó, e principalmente com Caicó, através de suas atuações ou trabalhos sociais realizados.

Também de autoria de José Maria, a Câmara aprovou "Comenda de Honra Vila do Príncipe" ao governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). A comenda é entregue aos filhos de Caicó ou aqueles que já foram agraciados com o título de cidadania. Fernanda Maia e Iberê Ferreira receberão suas homenagens no dia 23 de Julho, ao lado de outros agraciados, durante a Festa de Santana.

Tibau

O TRE do RN aprovou, de forma unânime, a data de 20 de junho - um domingo - para a realização do pleito suplementar que vai definir o novo prefeito de Tibau. Entre os dias 13 e 18 de maio, deverão ser realizadas as convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito e vice. Poderão concorrer aos cargos, as pessoas que estejam filiadas a partido político e tenham domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para o pleito.

A posse dos eleitos deve ocorrer em 16 de julho. Em 30 de março, a Corte Eleitoral cassou o mandato do prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB), em virtude da prática do abuso de poder econômico. Na campanha municipal de 2008, sua campanha distribuiu mais de 500 itens de produtos de higiene e medicamentos a eleitores, sem que fosse comprovada a urgência da medida como prestobarba, fraldas, cotonetes e bloqueadores solares, entre outros artigos.

A propaganda eleitoral somente será permitida na campanha suplementar de Tibau, a partir de 21 de maio. No sábado anterior à eleição, 19 de junho, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes e amplificadores de som, entre 8h e 22h. Depois das eleições municipais de 2008, o TRE do Rio Grande do Norte realizou duas eleições suplementares : em 1º de março de 2009 em Patu (foto) e no dia 26 de julho, também no ano passado, em São José de Campestre.
Marcos Dantas

Serra Caida

















Neste domingo 02/05, o município de Serra Caida viverá um momento de celebração em homenagem ao dia das mães.
A missa antecipada de homenagem as mães será celebrada pelo Padre Antônio Maria.

Santa Cruz

As inscrições para a 4ª Edição da Regional de Santa Cruz dos JogosEscolares do Rio Grande do Norte (JERNS) já estão abertas. A etapa deSanta Cruz será realizada entre os dias quatro e 14 de junho. O cadastramento é feito pelas escolas. As inscrições para a 4ª Edição da Regional de Santa Cruz dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) já estão abertas. A etapa de Santa Cruz será realizada entre os dias quatro e 14 de junho.

O cadastramento é feito pelas escolas. O procedimento é o seguinte: as escolas baixam uma ficha de inscrição no site da Coordenadoria de Desporto do RN (CODESP), preenchem e entregam na sede da Sétima Diretoria Regional de Educação (DIRED). A ficha de inscrição contém o nome da escola e seus dados. Além dessas informações, o diretor tem que indicar quantos atletas irão participar dos jogos e as modalidades que a escola participará.

Segundo o Coordenador dos Jerns em Santa Cruz, Clóvis Lima, o evento já está em plenos preparativos. “É importante que as escolas fiquem atentas ao prazo de inscrição para não deixar passar, pois a confirmação da participação dos atletas, só se dará quando a escola também estiver inscrita”, lembra.

Este ano serão 13 modalidades: atletismo, basquete, capoeira, futebol de campo, futsal, karatê, judô, vôlei indoor, vôlei de dupla, natação, pasça, handebol e xadrez. A expectativa é que o número de participantes chegue a mais de 2.000 atletas.

A fase regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) de Santa Cruz, acontece de quatro a 14 de junho e irá receber alunos/atletas dos municípios do Trairí e do Potengi. Mais de 40 escolas deverão participar do evento.

Edivan Martins anúncia seu afastamento da Câmara

O vereador Edivan Martins (PV) anunciou oficialmente seu afastamento da Câmara Municipal do Natal. Ele fez pronunciamento na tarde desta quarta-feira (28). Edivan vai assumir a Secretaria Municipal de Educação, a partir desta quinta-feira (29), quando sua nomeação será publicada no Diário Oficial do Município.

"Vinha aqui para primeiro comunicar aos meus pares e à esta Casa. Quero dizer que darei tudo de mim para enfretar mais esse desafio. Esta foi a segunda vez que recebi esse convite e, agora, estou aceitando", comentou. Edivan tinha sido convidado para a SME ainda quando Wilma de Faria era prefeita de Natal.

"Vou assumir agora com o espirito de agregação, de poder contribuir pela nossa cidade, espirito de que nunca pagou um centavo para estudar em uma escola. Meus primeiros passos, lá nas Quintas, foram em direção aos palhoções montados por Djalma Maranhao, no programa de Pés no Chão se Aprende a Ler", lembra.

Edivan destacou ainda que suas ações a frente da Secretaria de Educação deverão ser voltadas para a educação básica. "Teremos atenção voltada para aqueles que devem ter o primeiro gesto, o primeiro gasto no campo da educação. Também não podemos deixar de perseguir a valorização do profissional em educação. Precisamos de uma formação continuada, sistemática".

O vereador falou ainda da participação da população, bem como dos próprios colegas vereadores em sua gestão. "Temos como diretrizes maior, primeiramente, a humildade de ouvir e desenvolver de forma conjunta aquilo que a prefeita traçou para a educação do município de Natal. Um desses grandes pilares é a participação das comunidades", avalia.

Com o afastamento do vereador Edivan Martins, assume a vaga deixada por ele o suplente de vereador Assis Oliveira (PR). Na tarde desta quinta-feira (29), ele deverá fazer seu primeiro pronunciamento.

RN lidera em projetos inscritos no leilão eólico

O Rio Grande do Norte é líder em número de projetos eólicos cadastrados no leilão de energia previsto para junho deste ano. No Brasil, 478 usinas foram inscritas, somando 14.529 MW. Desse total, 133 parques estão projetados para o RN, com oferta somada de 3.869MW.

As informações foram divulgadas no Twitter pelo ex-secretário estadual de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates.

A Bioenergy, empresa especializada em geração de eletricidade a partir de fontes renováveis, cadastrou 16 projetos, no Rio Grande do Norte. Os parques da companhia somam 514,8 MW (aproximadamente 200 MW médios).

As inscrições para a participação no leilão se encerraram segunda-feira, dia 26 de abril. A energia dos projetos contratados nesse leilão deve ser fornecida a partir de setembro de 2013.

No leilão realizado em dezembro passado, o estado se destacou como líder em número de projetos, megawatts negociados e em preço.

MP denuncia descaso com estação

O descaso com o sistema de tratamento do esgoto no complexo industrial de Macaíba será investigado pelo Ministério Público Estadual. A promotoria de Defesa do Meio Ambiente irá impetrar pedido emergencial no processo judicial 12107002442-1, que tramita na Comarca de Macaíba, ainda esta semana. O agravo quer obrigar a Caern a operar a Estação de Tratamento de Esgoto do Centro Industrial Avançado de Macaíba e corrigir os possíveis danos que a infiltração de esgotos possa causar aos mananciais de água potável e mineral da Região Metropolitana de Natal.

Investigação em contratos entre municípios e Caern

A legalidade e validade dos contratos firmados entre a Caern e os municípios de Caicó e Timbaúba dos Batistas será investigado pelo Ministério Público.

A Promotora de Justiça de Caicó, Fladja Raiane Soares de Souza, informou que o abastecimento de água para os municípios é feito através de contratos com a Caern, mas alguns desses contratos estariam com prazo de validade expirado. Segundo, ela a população não corre o risco de ficar sem água, uma vez que a companhia de água, mesmo com contrato expirado, continua fornecendo o serviço, como é o caso de Timbaúba dos Batistas; entretanto, é preciso regularizar essa situação.

A intenção é analisar os contratos e buscar as adequações legais necessárias em cada caso. Para isso, a Promotora de Justiça solicitou aos gestores dos dois municípios que remetam, no prazo de dez dias, cópia do contrato, convênio ou consórcio referente aos serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário no Município, bem como do processo de licitação, dispensa ou inexigibilidade que o precedeu.

Pela Lei de Saneamento Básico (nº 11.445/2007) os atuais contratos de concessão para a prestação de serviço público de saneamento básico (incluindo o abastecimento de água) só têm validade até 31 de dezembro deste ano. Após esse prazo é preciso constituir novos vínculos com os municípios. Esses novos contratos devem atender as seguintes condições legais: possuir um plano de saneamento básico; um estudo comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação universal e integral dos serviços; conter normas de regulação, incluindo a designação da entidade de regulação e de fiscalização; e a realização prévia de audiência e de consulta públicas sobre o edital de licitação, no caso de concessão, e sobre a minuta do contrato.
Tribuna do Norte

Polícia registra assaltos em Caiçara do Norte e Riachuelo

A polícia potiguar registrou dois assaltos nas últimas 24 horas no interior do Estado.

O primeiro deles ocorreu ontem pela manhã à agência dos Correios de Caiçara do Norte. O montante do dinheiro roubado não foi revelado. Dois homens armados chegaram ao local e anunciaram o assalto.
Em Riachuelo, na região do Potengi, a polícia registrou o assalto a um caixa eletrônico, de onde os ladrões teriam levados mais de R$ 20 mil.