quinta-feira, novembro 25, 2010

Gija comanda festa da Rosa no Tairi

O ex-prefeito de Tangará Gija, um dos coordenadores da campanha da Rosa no trairi realizará nesta sexta-feira (26) em sua residência, uma grande festa em comemoração as vitórias de Rosalba e Vivaldo Costa.

As presenças da governadora eleita Rosalba Ciarline e do deputado estadual Vivaldo Costa já estão confirmadas. A festa que também deverá conta com as presenças de diversas lideranças da região será animada pelas bandas Ta na Cara e Dedim Gouveia.

Timão açougueiro

O Corinthians lançou na noite desta quarta-feira, em jantar no Parque São Jorge, uma linha de carnes com a marca do clube. Serão produzidas peças de filé mignon, contra-filé, coração de alcatra e fraldinha, entre outras, que estarão à disposição do público a partir de 21 de dezembro.

O lançamento é uma parceria do Timão com a empresa Vale Grande Indústria e Comércio de Alimentos S/A. O contrato é de cinco anos e garante um rendimento mínimo de R$ 3 milhões anuais ao clube.

As carnes vêm de rebanhos de fazendas localizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Goiás cala Pacaembu lotado de palmerenses

O Goiás venceu o Palmeiras por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e garantiu a vaga na final da Copa Sul-Americana. O time esmeraldino calou o estádio, tomado por cerca de 35 mil torcedores palmeirenses que fizeram uma bela festa. Ernando foi o herói goiano, garantindo ao clube um alento após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Aos paulistas, só resta pensar em 2011.

Felipão: fracasso, vexame e vergonha

Depois de perder com o time reserva por 2 a 0 para o Atlético-MG, o Palmeiras voltou ao Pacaembu para enfrentar o Goiás, nesta quarta-feira (24), em partida válida pela segunda semifinal da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, no estádio Serra Dourada, o Palmeiras venceu o Goiás por 1 a 0 com um golaço de Marcos Assunção no início do segundo tempo. Com este resultado, o "Verdão" paulista poderia empatar o jogo que garantiria a vaga na final. Porém, em uma noite atípica, o Palmeiras perdeu de 2x1 e está desclassificado da Copa Sul-Americana.

A derrota do Verdão diante de um Pacaembu lotado abalou a equipe. Os jogadores deixaram o campo cabisbaixos e sob os gritos de "time sem vergonha", após a queda na semifinal da Copa Sul-Americana. Ciente da decepcionante eliminação para o Goiás, que já está rebaixado no Brasileirão, o técnico Luiz Felipe Scolari concordou com as críticas da torcida.


Fracasso, vexame, não vamos ficar aqui escondendo nada. Foi vergonhoso mesmo. A torcida tem razão em nos criticar e ficar triste. Eles fizeram o papel dele, e nós não fizemos o nosso - afirmou Felipão.

ABC está na final do Campeonato do Nordeste


3 X 0

Mais do que embalado pela conquista inédita no domingo, o ABC atropelou o Treze de Campina Grande em partida disputada na noite desta quarta-feira (24) valida pela semifinais do Campeonato do Nordeste, o alvinegro venceu o Galo da Borborema por 3 a 0, com gols de Éderson e garantiu a disputa mais uma final em 2010.

Carnatal para menores

Em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal disciplinou o acesso e a participação de crianças e adolescentes no Carnatal, que ocorre de 2 a 5 de dezembro. Fiscais estarão em todo o percurso garantindo o cumprimento da orientação.

A criança (até 12 anos incompletos) só pode participar do evento nos blocos infantis, acompanhada dos pais, responsável ou parentes. Já os adolescentes (com idade entre 12 e 16 anos incompletos) podem participar nos blocos de adulto, desacompanhado, desde que autorizados expressamente pelos pais, responsável ou por qualquer um deles, devendo inclusive portar o documento de autorização durante o evento.

O adolescente, com idade a partir dos 16 anos, pode participar do evento, independentemente de estar acompanhado ou autorizado pelos pais ou responsável. Segundo a portaria, durante o desfile dos blocos infantis é proibido servir ou vender bebida alcoólica, inclusive aos adultos.

As crianças não podem participar de desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. A vedação inclui crianças em carrinhos de bebês, nos ombros ou qualquer outro meio similar. Da mesma forma, está proibida a participação de crianças e de adolescentes, dançando, em cima dos carros das bandas e de apoio, quando estes não oferecerem a segurança necessária a essas pessoas. Elas só podem subir e permanecer nos carros de apoio dos blocos e dos trios elétricos se estiverem acompanhadas pelo pai, mãe, responsável ou parente.

Nas arquibancadas e nos camarotes abertos ao público em geral, as crianças e os adolescentes (entre 12 e 16 anos incompletos) devem estar acompanhados pelos pais, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles, ficando livre o acesso do adolescente acima de 16 anos de idade.

Os camarotes que prestam serviços de boates ou congêneres, tanto dentro quanto fora do corredor da folia, só devem permitir a entrada e a permanência de crianças ou de adolescentes nesses ambientes se estiverem devidamente acompanhados pelo pai, mãe ou responsável, de acordo com a Portaria nº 07/99, de 29 de outubro de 1999 deste juízo.

Caso seja encontrada uma criança ou um adolescente em desacordo com as normas estabelecidas pela portaria, será, imediatamente, entregue ao pai, mãe, responsável ou parente que deve receber um termo de entrega, responsabilidade e compromisso de participar de audiências e reuniões marcadas pela Vara da Infância, independentemente da lavratura do auto de infração contra o estabelecimento, pais ou responsável. Se nenhuma dessas pessoas forem localizadas, a criança ou adolescente será encaminhado para uma das unidades de abrigo da Comarca de Natal.

Infrações: O adolescente que for apreendido em flagrante de ato infracional será encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente - DEA, instalada no ginásio “Machadinho”, onde será instaurado o procedimento necessário. E, após o adolescente e as testemunhas serem ouvidas bem como ser apreendido os instrumentos da infração e requisitados os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria do ato infracional, ele será devolvido aos pais ou responsáveis sob termo de responsabilidade e compromisso de apresentá-lo ao órgão do Ministério Público.

Entretanto, se o ato infracional for grave e tiver grande repercussão social, o adolescente deve permanecer sob internação provisória para a garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública.

A portaria ainda protege o adolescente flagrado na prática do ato infracional proibindo que o mesmo seja conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições que comprometam a sua dignidade ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental.

Fiscalização: Durante todo o evento, Agentes Judiciários de Proteção, credenciados pela Vara da Infância, estarão fiscalizando os blocos, carros de apoio, bares, restaurantes, cigarreiras, vendedores ambulantes, dentro e fora do corredor da folia, podendo, para o exercício de suas funções, requisitar força policial.


Jornalistas elegem o Parlamentar do Ano e da Legislatura

Nesta quinta-feira, 25, o Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte fará sua tradicional eleição anual para a escolha do Parlamentar do Ano de 2010. Além desta, outra eleição é a do Parlamentar da Legislatura (2007-2010).

O jornalista Oliveira Wanderley, que preside o Comitê, informa que o horário de votação será a partir das 9h até às 16h, na sala Alexis Gurgel, sede do Comitê. São aptos a votar todos os profissionais da imprensa que regularmente fazem a cobertura dos trabalhos legislativos. A Comissão Eleitoral é formada pelas jornalistas Virgínia Coelli, Guia Dantas e Bernadete Oliveira. Posteriormente, os Parlamentares do Ano e da Legislatura receberão as placas do Comitê de Imprensa.

Projeto realiza mais 200 atendimentos em Tangará

O município de Tangará recebeu nesta quarta-feira (24) a caravana da saúde do Sistema Faern/Senar, que promoveu mais uma edição do Projeto Útero é Vida. No município, mais de 20 comunidades foram atendidas pelo programa.

Em Tangará, a surpresa foi da equipe de enfermeiros e técnicos da instituição. Afinal, não foi em todas as edições que o número de atendimentos passou dos 200 exames de prevenção contra o câncer no colo do útero. Um sucesso que foi medido pelos três ônibus lotados que trazia as agricultoras das diversas comunidades para o local dos atendimentos médicos que foram realizados na Fazenda Irapuru.

“Fiquei muito feliz e surpreso com todas essas mulheres dispostas para os exames”, explicou o gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Ubirajara Araújo, que viajou até a cidade substituindo o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.

O prefeito do município, Jorge Bezerra, participou do evento. “É com muita alegria que vejo todas essas senhoras aqui. A participação delas é a prova viva que o Projeto Útero é Vida é um sucesso consolidado. Só tenho que agradecer a todas elas e a Faern/Senar pela idéia”, agradeceu o prefeito.

O câncer de colo de útero predomina nas regiões com índices sócio-econômicos desfavoráveis e precários em condições de higiene e infraestrutura e atinge principalmente mulheres em idade fértil. Uma das formas de contagio é por meio de doenças sexualmente transmissíveis.

Estima-se que no Brasil este tipo de câncer seja a terceiro mais comum entre as mulheres, representando 10% de todos os tumores malignos.

Prefeitura de Ceará-Mirim divulga programação de show para festa padroeira

A cidade de Ceará-Mirim viverá onze dias de muita festa durante as festividades da padroeira Nossa Senhora da Conceição. A Prefeitura divulgou ontem a programação de shows a ser cumprida durante a festa que começa no dia 28 de novembro e só termina no dia 08 de dezembro.

A programação é a seguinte:
28/11 – Circuito Musical / Cavalo de Aço
29/11 – Deixe de Brincadeira / Gil Lima e Forró Dance
30/11 – Cavaleiros do Forró / Beijo Molhado
01/12 – Forró da Pegação / Forró Pegada Moral
02/12 – Forró Rodado / Total Silva
03/12 – Evaldo Freire / José Orlando / Alan André
04/12 – Banda Mix / Detona
05/12 – Calcinha de Menina / Seguraê
06/12 – Grafith / Expressão Musical
07/12 – Ternura de Menina / Lane Cardoso
08/12 – Saia Rodada / Maiorais do Forró

Jardim do Seridó

O vereador José Dantas “detonou” o atual prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas, na sessão da câmara desta terça-feira (23), ao se referir ao comentário do atual prefeito em um programa na rádio local, de que o pároco da cidade, Pe. Amaurilo se negou a celebrar uma missa em sua residência, mas que celebrava na casa do vereador.

Ele faltou de novo com a verdade, Pe. Amaurilo nem conhece minha casa, quem celebrava as missas em minha residência era Pe. Joaquim, que eu tinham amizade desde quando o mesmo era agricultor no município de Ouro Branco, quando eu ainda trabalhava na EMATER. Eu nunca usei da igreja para me promover, como ele (Jocimar) fez e faz, nem falto com a verdade”. Disse o vereador.

Confira as emendas apresentadas pelos deputados federais do Rio Grande do Norte ao Orçamento Geral da União (OGU) em 2011


Currais Novos é uma das três cidades do RN a adquirir equipamento de alta tecnologia

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu o BS-200 Mindray Chemistry Analyzer, um dos mais avançados equipamentos de dosagem bioquímica do Rio Grande do Norte.

O aparelho de alta tecnologia disponibiliza de 24 diferentes tipos de dosagens Bioquímicas, entre eles, glicose, colesterol, triglicérides e outros, refrigeração de reagente 24h na bandeja, sendo totalmente automatizado, com mais precisão, além de tornar duas vezes mais eficiente o serviço gastando cinco vezes menos reagentes químicos, e ainda melhorando o diagnóstico médico.

Natal e Mossoró eram as únicas cidades a possuir o equipamento, e agora o mesmo também está disponível na Policlínica de Currais Novos.

Lula não teve postura de presidente, diz Agripino na Tribuna do Senado

Aparteado pela senadora Rosalba Ciarlini(DEM), governadora eleita, pelo senador Garibaldi Filho(PMDB), ACM Júnior(DEM) e outros senadores, José Agripino terminou se empolgando e dando mais importância do que disse que daria a campanha que o presidente Lula fez contra sua reeleição, no Rio Grande do Norte. Lula se utilizou até de telemarketing para pedir votos contra José Agripino, nas eleições de outubro último.

Ontem, no Senado, em seu primeiro pronunciamento depois do pleito, Agripino disse que a atitude de Lula não “foi uma postura de presidente da República, de um Estadista. Eu admito que o presidente faça campanha para seus candidatos, enaltecendo suas qualidades, mas não pedindo votos contra esse ou aquele candidato de Oposição”, disse Agripino.

Deputado federal Felipe Maia está em dívida com o Seridó

O deputado federal, Felipe Maia, DEM, acusou o governo federal de ser o culpado pela falta de interesse na construção de um Posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 421 no trevo que interliga as cidades de Caicó a Jardim de Piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Serra Negra do Norte.

O Posto Rodoviário é da maior importância para o Seridó na medida em que irá certamente minimizar a onda de assaltos que ocorre naquela região.

Durante entrevista que ele deu na Rádio Rural AM de Caicó, ano passado, Felipe declarou que colocou uma emenda destinando recursos para a construção da obra para este ano ainda.

Fiz a minha parte. O governo federal não cumpriu a dela. Espero que os recursos sejam liberados ainda este ano para que a obra seja construída. Vou continuar cobrando do governo, garantiu o deputado naquela época.

Ministério das Comunicações autoriza funcionamento de mais uma FM Comunitária para o Seridó

O Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de uma FM Comunitária para Serra Negra do Norte, na região do Seridó. A publicação saiu na página oficial do Ministério, no dia 19 de novembro. A emissora será controlada pela Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Serranegrense. De acordo com Roberto Oliveira, presidente da associação, foram mais cinco anos de luta. O transmissor da FM Comunitária funcionará com uma potencia de 25 watts, o que deve alcançar toda a extensão do município.

Amanhã em Caicó acontece a I Jornada de Oncologia do Seridó

O encontro pretende orientar profissionais, estudantes e população sobre atendimento oncológico, bem como apresentar a Liga aos seridoenses.

Quase todas as 300 vagas já foram preenchidas, numa prova do interesse da sociedade pelo tema. O evento acontecerá das 8h às 18h no Centro Cultural Adjuto Dias.

"Queremos atualizar os profissionais e estudantes da área da saúde, mas também esclareceremos a população sobre como é feito o atendimento oncológico, desde o encaminhamento aos cuidados com o paciente", explica o superintendente e oncologista da Liga, Dr. Roberto Sales. Para ele, treinar o cuidador, ou seja, a pessoa que auxilia o paciente com câncer, é de fundamental importância para a eficácia do tratamento.

Outro objetivo da I Jornada de Oncologia do Seridó é "apresentar a Liga à população da região, incluindo os serviços oferecidos e o modo com o qual a instituição filantrópica trabalha", complementa o superintendente.

O encontro também preparará a população seridoense para a nova unidade da Liga, o Hospital de Oncologia do Seridó (HOS), em fase final de construção em Caicó.