sábado, fevereiro 26, 2011

Municípios perdem viaturas


Segundo informações da TN Online existem pelo menos duas cidades do interior do Rio Grande do Norte que não possuem sequer uma viatura para atender às ocorrências. Os policiais de Passagem, a 80 quilômetros da capital, e Ielmo Marinho, a 50 quilômetros, não dispõem de veículos para trabalhar. Os carros foram enviados para manutenção, mas devido ao débito do Governo com a empresa Locação de Veículos e Serviços Ltda (Locavel) não retornaram.
Além dessas cidades, a Companhia de Turismo da PM em Natal também teve baixa de duas viaturas, em um total de oito. O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo, garantiu que o problema estará solucionado em breve.

Na tarde da última quinta-feira, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE acompanhou a transferência dos carros do quartel da PM para o caminhão-cegonha. Os adesivos postos na lataria indicavam a cidade de origem da viatura. Além de Passagem e Ielmo Marinho, também embarcaram no caminhão, veículos de Fernando Pedroza e Assu. Outras estavam sem identificação.

Líderes do PMDB apostam em projeto para consolidar partido


Líderes do PMDB nacional e representantes da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) apresentaram nesta sexta-feira (25) em um hotel de Natal o projeto “Rumos a 2012: Estradas e Bandeiras”, que pretende consolidar o nome do partido do qual faz parte o vice-presidente Michel Temer para as próximas eleições em todo o Brasil.

O evento contou com a participação do presidente o PMDB, senador Valdir Raupp, o ministro da Previdência Garibaldi Alves FIlho, o líder da legenda na Câmara Henrique Alves, além dos diretores da FUG nacional e estadual Eliseu Padilha e Gleire Belchior. 

O PMDB deve apresentar candidaturas próprias ou em conjunto com outros partidos para prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros nas eleições de 2012.

Por meio de Cursos de Formação Política de Gestores Municipais oferecidos pela FUG os candidatos peemedebistas de todo o país serão orientados a consolidar a força partidária.

“Queremos que nossos candidatos estejam capacitados para entender como funciona a máquina pública. Estes administradores devem nos ajudar a consolidar o renascimento do PMDB nos municípios, onde não priorizamos anteriormente”, declara Henrique Alves.

Durante o evento os líderes do partido aproveitaram para colocar em pauta outros assuntos de importância no país, como as reformas política e tributária, a PEC 300, Emenda 29 e a volta da CPMF. 

Uma das prioridades do partido é a Reforma Política. "É um absurdo que candidatos com 280 mil votos não sejam eleitos enquanto outros com 300 votos tenham seu lugar na Câmara. Defendemos se o voto majoritário" argumentou Henrique.

O senador Raupp disse que o partido tem a intenção de lutar ainda mais por espaços no Governo."Vamos montar comissões para apresentar projetos independentes no Congresso Nacional. Estamos lutando por espaços no Governo que ajudamos a eleger, temos um vice e vamos mostrar nossas ideias".

Fonte: Portal Nominuto.com

Shaolin passa por terceira cirurgia e abre os olhos ao ouvir a voz da sua mulher


Shaolin permanece internado no CTI do Hospital de Clínicas de São Paulo. Na tarde da última quinta-feira (24), o humorista passou pela terceira cirurgia para reconstruir o braço esquerdo. “Os médicos retiraram um pedaço da coxa e do abdômen para enxertar no braço”, diz o assessor de Shaolin, Alessandro Bonfim. Após a cirurgia, o humorista permanece em coma, mas seu quadro é estável.

Segundo Alessandro, o quadro do humorista evolui lentamente. “Na hora em que estava indo para o centro cirúrgico, Shaolin abriu os olhos ao ouvir a voz da mulher, Laudicéia”, conta.

Diariamente, o humorista passa por uma bateria de exames. Por enquanto, os médicos descartam sequelas neurológicas. “A pancada na cabeça foi muito violenta, mas os exames feitos até agora não apontam nenhuma lesão”, explica.

Na madrugada do dia 19 de janeiro, o comediante sofreu um grave acidente, por volta de 0h40 (horário de Brasília), ao bater o carro contra um caminhão na Alça Sudoeste da BR-230, na região do Mutirão, em Campina Grande, a 130 quilômetros da capital João Pessoa. O motorista do caminhão fugiu do local abandonando o veículo.

Shaolin foi levado para o Hospital Regional de Campina Grande e depois, transferido por uma ambulância para o Hospital Antonio Targino, especializado em atendimento a vítimas de acidentes. Dois dias após o acidente, ele foi transferido de avião para o Hospital das Clínicas de São Paulo, onde permanece internado.

Polícia Ambiental e GTC fazem prisão de caçadores no Seridó



Em uma ação conjunta de policiais da ambiental e policiais do Grupo Tático de Combate resultou na prisão de alguns caçadores que agiam na área conhecida por Serra da Formiga em Caicó.


Em poder dos caçadores foram apreendidos, 01 tamanduá Mirim,(sem vida) este está em processo de extinção, 01 Peba, além de vários apetrechos usados pelos caçadores.

Foram presos, José Soares de Lima Filho, residente no assentamento Acauãn, Magno Emanuel da Silva,21 anos, residente no Sítio Pimenteira em Santana do Matos,José Francisco de Lima,31 anos, residente em São Vicente.
Fonte: Cardoso Silva

Polícia encontra carro que foi utilizado para matar pai e filha


Por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (25) A polícia Militar de Janduís conseguiu encontrar o veiculo usado pelas quatro pessoas que assassinaram Antenor Saldanha Bezerra, de 72 anos, e a filha dele, Francisca Joaquina Alves, de 35 anos na noite de ontem. O veículo um Fiat Uno de Cor Branca foi totalmente queimado e abandonado numa estrada estrada carroçável próximo ao sitio Clarão a cerca 4 km de Janduís. O local onde o carro foi localizado é de difícil acesso principalmente pelas chuvas que cairam nos utimos dias.
Jarbas Rocha

Promotora questiona contratação de servidores temporários em São Fernando


Após analisar o Comunicado de Seleção n.º 001/2011 lançado pela Prefeitura Municipal de São Fernando para contratação temporária de pessoal através de análise de currículos, a Promotora de Justiça Fladja Raiane Soares de Souza (foto) expediu a Recomendação nº 003/2011.


Segundo ela são requisitos fundamentais a qualquer fase de um concurso público ou de um processo seletivo público a existência de critérios objetivos previamente definidos. “Processo seletivo composto apenas por entrevistas e análise de currículo viola os pressupostos da objetividade das provas, que se destinam a garantir o zelo à impessoalidade, publicidade, moralidade e legalidade”, afirma.



Ela esclarece que a seleção através de currículos pode ser adotada, desde que no edital esteja contida a pontuação objetiva de cada item, sem que haja distinções entre atividades semelhantes nas diversas esferas da administração pública ou entre esta e a atividade exercida na iniciativa privada. Com isso, ela recomenda ao Prefeito Genilson Medeiros Maia que suspenda o Processo Seletivo, por não se basear em critérios objetivos que permitam se aferir a lisura do certame e o respeito aos princípios da impessoalidade, publicidade e moralidade administrativa. Além disso, ela pede que a lei que baseou a abertura da seleção (Lei Municipal n.º 562/2009) seja revisada para as adequações necessárias.

Fonte: MP/RN.

Caicó é a 3ª cidade do Brasil em número de suicídios


Se consideramos os municípios com população igual ou maior do que 50 mil habitantes e, dentre esses, os vinte que apresentam as maiores taxas de suicídio, metade é de municípios gaúchos. Aparecem, também, municípios do Ceará, Estado que na região Nordeste tem os maiores índices de suicídios.

Entretanto, o município de Caicó, no Rio Grande do Norte, está na 3ª colocação.

O primeiro é o de Venâncio Aires, RS, com população estimada em 67 mil 373 habitantes. Em seguida, Lajeado, RS, com população estimada em 67 mil 556 habitantes. O terceiro é Caicó, RN, com população estimada em 62 mil habitantes. Os dados são da: Associação Brasileira de Psiquiatria.
Robson Pires

GIRO PARABENIZA


Neste sábado quem está em festa é o meu amigo e coreografo Kiney.

Que o sol sempre brilhe com muita intensidade em cada novo dia proporcionando a você uma grande vontade de viver cada segundo com prazer e harmonia.
Feliz aniversário. É o que lhe desejo com muita paz, saúde e Alegria. 



Lages: Vereador apresenta projeto de Lei “Ficha Limpa Municipal” para comissionados do executivo e legislativo


Surge mais um projeto de ficha limpa municipal no RN, desta vez é no município de Lages e o autor do projeto é o vereador Antônio Ozik Pereira Sobrinho (Zico – PR), que já protocolou nesta sexta-feira (25), na secretaria da Câmara Municipal de Lajes, a proposta que pretende moralizar o serviço público municipal, após a onda nacional por iniciativa popular que conseguiu aprovação no congresso nacional do projeto Ficha Limpa, que deixou muitas caras conhecidas fora do cenário nacional, por serem ficha suja.

Já o projeto ficha limpa municipal é um similar, que proíbe a contratação a nível municipal de secretários que tenham qualquer condenação na justiça, também se enquadra no projeto Vereadores, Prefeitos e vice que tenham condenação em qualquer instância jurídica.

Segundo o Vereador proponente Zico, “o projeto é de estrema importância, pois não se admite nos dias de hoje, a coisa publica ser administrada por quem usou do serviço publico de má-fé no passado, temos que usar a onda de moralidade pública como instrumento para banir de vez pessoas condenadas por mau uso da máquina publica do cenário político”.

Fonte: Robson Cabugi

Van capota na BR 406 e deixa várias pessoas feridas


Uma Van Marcopolo que faz transporte alternativo capotou por volta das 11h10 deste sábado com 24 passageiros, deixando várias pessoas feridas. Não houve vítima fatal. Entre viaturas da Polícia rodoviária Federal e do SAMU, ao todo, sete ambulâncias foram ao local para trabalhar no atendimento emergencial das vítimas.


Os passageiros foram todos encaminhados para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal. A van seguia no trajeto Ceará-Mirim-Natal. O acidente ocorreu no km 164,9 da BR 406.

A informações colhidas pela polícia dão conta de que o acidente  ocorreu no momento que o motorista foi desviar de um pedestre que atravessava a pista.

Em forma de protesto, policiais rodoviários vão atender apenas acidentes e flagrantes durante o carnaval


A Polícia Rodoviária Federal fará um protesto no Rio Grande do Norte na próxima semana, durante o carnaval. Sindicato dos policiais pede a saída do uperintendente no Estado, inspetor Lindemberg, alegando falta de condições de trabalho. Diante da movimentação, apenas serviços essenciais serão executados. O presidente do Sinprf-RN, inspetor Neto, conversou com a reportagem do portal Nominuto.com e explicou que as atividades como atendimento à acidentes, flagrantes e auxílio aos usuários serão mantidas. No entanto, a fiscalização por bafômetro, por exemplo, deverá ser diminuída.

"A categoria se reuniu e pediu a substituição do inspetor Lindemberg. Hoje, temos poucas viaturas e postos policiais sem condições de trabalho. Em Serra da Rajada, por exemplo, os policiais fazem cota para comprar água potável", revela inspetor Neto. O presidente do sindicato citou ainda que a insatisfação com as condições de trabalho também é registrada em todo país. "Tanto é que 22 estados estão pedindo a saída do diretor geral da Polícia Rodoviária, o inspetor Hélio Cardoso Derenne", lembra. O protesto dos policiais rodoviários do Rio Grande do Norte começará na próxima segunda-feira (28) e se mantém até depois do carnaval.

Ônibus com universitários seridoenses capota próximo a cidade paraibana.


Um ônibus da empresa Jaimetur capotou no inicio desta noite de sexta-feira (25), entre as cidades de São José do Sabugi e Patos, na Paraíba. Os quase 35 passageiros eram estudantes de Jardim do Seridó, Parelhas e Santana do Seridó. Pelas informações colhidas, ninguém se feriu gravemente, apenas escoriações. As vítimas foram atendidas no Hospital de São José. Duas vítimas chegaram a ser transferidas para o Hospital e Maternidade Sinha Carneiro, em Santa Luzia, mas passam bem.
Na versão apurada pelo Blog de Marcos Dantas, o motorista do ônibus ao tentar desviar de um animal ou uma pessoa que atravessou, de forma brusca, a pista, perdeu o controle do veiculo e caiu em um barranco. O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros chegou a enviar uma ambulância para o local, para ajudar no atendimento aos estudantes, caso fosse necessário. Os estudantes já estão retornando para suas cidades de origem, através de veículos de familiares e cedidos pelas prefeituras.

Professores fizeram buzinaço no centro de Currais Novos


Uma grande mobilização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) marcou à tarde desta sexta-feira (25) em Currais Novos. Os professores que reivindicam melhorias salariais e estão em greve há dias saíram pelas ruas do centro da cidade com uma carreata e fizeram buzinaço.
A carreata saiu de frente ao SINTE e foi finalizada com ato público na Praça Tetê Salustino, em frente a Rodoviária de Currais Novos. O secretário Carlos Magno Gomes (Administração), que é filho do prefeito Geraldo Gomes (DEM) descontou no salário dos professores os dias que eles estavam na greve, já que ele alega ser desnecessário o movimento. O Blog soube que a decisão da Prefeitura não foi bem recebida pelos professores, que conseguiram o apoio de mais educadores.

Núcleo de Operações Especiais da Policia Rodoviária Federal executa operação em Caiçara do Rio do Vento.


Na tarde de ontem um Núcleo de Operações Especiais da Policia Rodoviária Federal executou durante 2 horas uma operação em Caiçara do Rio do Vento, fazendo levantamento de carros do Município que estavam no posto de Gasolina da Cidade. Depois de varias Averiguações, um dos carros foi aprendido e levado para o pátio da Policia Rodoviária Federal.
Fonte: Diário Caiçarense

Vereador e Deputada do PT solicitam instalação de Agencia do INSS para São Paulo do Potengi


A deputada federal Fátima Bezerra e o vereador de São Paulo do Potengi João Cabral (PT) foram ao gabinete do ministro da Previdência, Garibaldi Alves na tarde desta última quarta-feira, solicitar seu apoio para a implantação de uma agência do INSS na cidade. “Já conseguimos a doação do terreno e demos entrada oficialmente no pedido”, adiantou o vereador petista. O ministro Garibaldi Alves ficou de analisar o pedido e mostrou interesse em atender a demanda.

“É muito importante a instalação dessa agência no nosso município, pois os moradores da região precisam ir até Natal resolver suas questões previdenciárias”, argumentou o vereador. Os mais prejudicados são os trabalhadores rurais e autônomos, que mais precisam dos serviços previdenciários, pois, muitas vezes não têm dinheiro para viajar até a capital. “Entendemos que essa agência é muito importante para o desenvolvimento da região e vamos continuar lutando para que ela seja implantada”, afirmou a deputada Fátima Bezerra.

São Paulo do Potengi atende as condições técnicas para que o pedido seja atendido, já que ele é sede do programa Territórios da Cidadania e é cidade polo da região. A agência vai atender 75 mil pessoas, de 11 municípios: São Paulo do Potengi, São Pedro do Potengi, Lagoa dos Velhos, Santa Maria, Barcelona, Bom Jesus, Riachuelo, Rui Barbosa, Ielmo Marinho, São Tomé e Senador Elói de Sousa.

Parnamirim poderá ter batalhão dos bombeiros.


O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Cel. Elizeu Lisboa Dantas, fez uma visita, na manhã de quinta-feira (24), ao prefeito Maurício Marques. O comandante, que é natural do município, disse que, além da cortesia, a visita teve como objetivo iniciar um diálogo para instalação de uma unidade dos bombeiros no município.
                                                                               
"Parnamirim é uma cidade que vem crescendo rapidamente e conta com uma população superior a 200 mil habitantes. Como sou da terra, percebo a necessidade de darmos respostas mais rápidas à população. Nós viemos dialogar com o prefeito para, quem sabe, instalarmos aqui uma unidade do Corpo de Bombeiros", comentou.

Governo autoriza paralisação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúa dos Dantas


O governo do estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autorizou a paralisação e consequentemente a suspensão do Contrato nº 022/2010-SEMARH, que tem como objetivo a "Implantação do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúa dos Dantas".

A decisão foi assinada pelo Secretário Adjunto da SEMARH Jader Torres e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23 de fevereiro de 2011.

A Ordem de Paralisação de Serviço entrará em vigor a partir da data de ciência da empresa responsável pela obra Construtora A. Gaspar S/A.

Preoucpado com tal situação, o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (PP) conversará com a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e com o Secretário de Recursos Hídricos Robinson Faria (PMN) para tratar sobre aquela decisão, que tem reflexos nos municípios de Carnaúba dos Dantas e Parelhas.