domingo, abril 24, 2011

Parelhas vai ganhar mais de R$ 200 mil para visitação do sítio Mirador


O sítio Mirador, localizado no Açude Boqueirão em Parelhas, está prestes a receber investimentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Considerado um dos principais sítios arqueológicos do Seridó, o local ainda é considerado de difícil acesso, e devido ao aumento na procura de visitantes, principalmente de escolas de Natal e até mesmo de outros estados nordestinos, despertou a atenção do IPHAN.

Em contato com o Blog do colega Marcos Dantas, o secretário de turismo de Parelhas, Carlos Alberto de Assis confirmou que no dia 10 de maio deste ano, na reunião do Conselho do Pólo Seridó, o IPHAN vai assinar a ordem de serviço da obra, que é intitulada de socialização e urbanização da visitação do Sítio Mirador, no Boqueirão. A obra é da ordem de 220 mil reais, onde contemplará a construção de escadarias, trilha preparada, área para recepção turística, dentre outras. "Será o marco maior do investimento turístico de Parelhas, porque com o sitio Mirador de carnaúba dos Dantas e o nosso, se formará um circuito de visitação dos sítios arqueológicos do Seridó", aposta o secretário.

O Sítio Mirador é formado por um grande bloco rochoso, localizado na margem do Rio Seridó (hoje, represado pela Barragem Boqueirão), onde estão contidas pinturas, na cores vermelha, amarela e branca, classificadas como Tradição Nordeste e Subtradição Seridó. O Núcleo de Estudos Arqueológicos da Universidade Federal de Pernambuco procedeu, no início da década de 1980, uma sondagem no sedimento presente no sítio, do qual resultou uma necrópole indígena infantil, ossos de roedores e contas de colar (de osso e de concha), além de carvão.

Tá no Seridó tá na Globo


A região do Seridó esteve em alta nesta semana com a Rede Globo de Televisão. Em duas oportunidades, dedicou boa parte de dois de seus programas, para mostrar um pouco dos costumes e sabores de duas cidades: Acari e Caicó. A primeira delas foi Acari, no Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Durante mais de vinte minutos, o programa contou estórias do povo da cidade, além de mostrar pontos turísticos e as belezas acarienses.
Já neste domingo (24) foi a vez de Caicó aparecer no Globo Rural. O apresentador Nelson Araújo, que esteve recentemente na cidade, gravando matérias sobre barragens submersas, aproveitou para registrar a culinária de Sandro Brilhante, proprietário do Restaurante Brilhante. Por mais de 10 minutos, Sandro ensinou duas de suas famosas receitas, desta vez usando o tradicional Cajú.
Além de Sandro Brilhante, a matéria também destacou as potencialidades da cidade, como a fabricação do queijo, onde na ilustração foi mostrado o "queijo de Dona Gertrudes", e a carne de sol, considerada pela matéria, uma das melhores do Estado.
Por Marcos Dantas

Wilma visita Centro de Comercialização em Lagoa Nova

Foto: Val Araujo
Quando era governadora, Wilma de Faria beneficiou Lagoa Nova no Seridó, com uma Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, localizada no bairro Jesus Menino. Acompanhada do prefeito Erivan Costa (PSB) e do ex-prefeito Zé Lins (PR), de Currais Novos, Wilma conferiu a plantação da Associação dos Verdureiros da Serra de Santana. Segundo o Censo do IBGE, Lagoa Nova tem mais habitantes residindo em comunidades rurais, que na Zona Urbana.
Foto: Val Araujo
Após visitar a Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, Wilma foi até a residência do prefeito Erivan Costa e conversou por cerca de 40 minutos. Na pauta da conversa, a ex-governadora que deverá concorrer ao Senado ou a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014, garantiu que apoiará o nome do sistema governista em Lagoa Nova, mesmo sabendo que o candidato deverá sair do DEM. O assessor financeiro João Maria Assunção, que tem o apoio de Erivan, também votou na ex-governadora no ano passado. Antes de sair de Lagoa Nova, Wilma fez uma visita a ex-vereadora Terezinha Lins, mãe de Zé Lins, que tem residência no Condomínio Serrano Chalés do Cajueiro.




Fábio Faria e Sabrina Sato reataram namoro


Deputados vão fazer homenagem póstuma a saudoso Rui Pereira


Próxima quinta-feira (28), às 09h, a Assembléia Legislativa do RN prestará uma homenagem, em memória, ao ex-prefeito de Serra Negra do Norte e ex-secretário de Estado (Saúde e Educação), Rui Pereira dos Santos. A família do médico, que faleceu vítima de acidente automobilístico, no dia 11 de fevereiro de 2010, quando se deslocava de Natal para Recife, receberá o título de “Cidadão Honorário do Rio Grande do Norte”, um justo reconhecimento dos deputados estaduais, a figura de um homem público que deixou um legado de grandes feitos no nosso Estado, realizadas através das diferentes oportunidades que teve, ao ocupa cargos públicos. De maneira incontestável, Rui foi o maior prefeito que o município de Serra Negra do Norte conheceu, deixando para aquele povo, obras importantes, como é o caso das barragens submersas ao longo do rio Espinharas. Nos anos de 2005/06, como secretário de Saúde, na primeira gestão da ex-governadora de Wilma de Faria, ele mostrou ao restante do Estado, um pouco mais da sua potencialidade, ratificado a seguir, quando ocupou, já no segundo mandato de Wilma, a pasta da Educação.

A homenagem póstuma a Rui Pereira foi uma iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), acolhida por unanimidade pelos demais parlamentares.

IFRN começa a implantar a merenda escolar


O IFRN começou, neste ano, a implantar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em seus campi da capital e do interior.  Os recursos do FNDE foram disponibilizados no ano passado, para serem utilizados, a partir de 2011, na compra de gêneros alimentícios para oferecer aos alunos nos intervalos de lanche.

A diretora de Gestão e Atividades Estudantis, Solange da Costa Fernandes, explicou que foram feitas três chamadas públicas entre as cooperativas que comercializam seus produtos através do Programa Compra Direta, do Governo Federal.  Como não apareceram interessados, partiu-se para um modelo de licitação convencional.

Atualmente, apenas os campi Natal-Central, Natal-Zona Norte e Currais Novos estão com a merenda implantada.  Os cardápios foram elaborados pelas nutricionistas da instituição, dentro das exigências do PNAE. “Estamos servindo frutas variadas, bebidas lácteas, pães e biscoitos”, informa a diretora. Segundo ela, a merenda escolar vem a complementar o Programa Institucional de Alimentação, de modo que, no turno em que estudarem, os alunos terão direito a duas refeições de qualidade – um lanche e um almoço/jantar. “A gente tenta fazer o melhor possível com os recursos repassados pelo governo federal e acho que estamos conseguindo ser bem sucedidos”, completou Solange.
Fonte: IFRN

Ministério Público recomenda interdição do Hospital de Nova Cruz


O Ministério Público enviou na quarta-feira (20), recomendação ao Poder Executivo, controlador do Hospital Monsenhor Pedro Moura, de Nova Cruz, para que mantenha interditado o Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Material e esterilização, Setor de Internação, Posto de enfermagem e Processamento de roupas, do Hospital, por não apresentar, segundo o promotor Adriano da Gama, condições para funcionar.

Os setores poderão ser reabertos depois de aplicadas as condições exigidas pela SUVISA para o funcionamento. A SUVISA havia feita uma inspeção no Hospital nos dias 29 e 30 de março e 7 de abril, e se pronunciou pela interdição do local. Uma das razões que levou a SUVISA a pedir interdição foi a falta de gerador de energia e ausência de enfermeiros habilitados para situações críticas, no hospital.

Mossoró: homicídios têm relação com a chegada do crack



Sobre a onda de homicídios que só cresce em Mossoró, o delegado Renato Batista da Costa, da Divisão de Policia Civil do Oeste (DIVIPOE), mostra números referentes ao período de 2000 a 2011 e faz uma relação direta com a chegada do crack a Mossoró e região. Para ele, as drogas é o que origina a violência e a vingança figura com conseqüência pela impunidade.

"Observe que, até 2005, o número de homicídios por ano na região leste de Mossoró era de apenas 15 e de 2006 em diante este número quase dobrou, indo a 24, no ano seguinte para 36 e em 2008 já estava em 53 execuções", destaca Renato Batista, lembrando que o que surgiu nesse mesmo período foi o tráfico e o consumo de crack.


O delegado observa com preocupação o aumento assustador também de assaltos e pequenos furtos na cidade na mesma proporção dos homicídios. Renato Batista prefere não falar sobre estrutura, mas admite que lhe falta apoio principalmente de pessoal para dar continuidade nas investigações, bem como suporte de inteligência e perícia forense.

A falta de delegados, escrivãs e agentes civis em Mossoró é idêntica ou talvez pior na região do Alto Oeste. O delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, de Pau dos Ferros, também é responsável por mais de uma dezena de delegacias, assim como o delegado Cleiton Pinho, de Apodi, entre outros das regiões Seridó e Vale do Açu.

O próprio Renato Batista comanda a Divipoe e a 1a. DP do Alto São Manoel, que é responsável pelas investigações na região leste da cidade. É esse cenário de falta de estrutura que impede que a Polícia Civil esclareça os homicídios e os responsáveis sejam presos e recebam penas equivalentes aos crimes que cometeram.


OAB cria comissão para pedir segurança

O presidente interino da Secção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mossoró, Aldo Fernandes, diante do índice de violência assustador em Mossoró, conforme quadro na pagina 5 deste caderno, criou e deu posse a uma comissão formada por quatro advogados para somar com a sociedade, no sentido de pedir por mais segurança.


A comissão é formada por Talita Barbosa, Glênio Lopes Torquato Fernandes do Rêgo, Fernanda Moreira e Jailton Magalhães da Costa. Conforme este último, a comissão vai trabalhar em várias frentes, destacando-se no reforço pela nomeação dos policiais civis concursados e já capacitados, reforço no serviço de inteligência também de perícia técnica forense.

Ainda conforme Jailton Magalhães, a comissão já tem algumas reuniões agendadas para tratar do assunto, inclusive com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Ricardo Mota. "Queremos participar ativamente deste processo recomendando e sendo o caso entrando com ações civis públicas para garantir o direito do cidadão", destaca Jailton Magalhães, afirmando que a questão da Educação também será lembrada.
Do Jornal de Fato

Ex-PM é morto a tiros dentro de penitenciária em Nísia Floresta


Mais uma morte ocorreu dentro da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. No fim da manhã deste domingo (24), o presidiário identificado apenas como “Bombado” assassinou a tiros o ex-policial militar Roberto Moura do Nascimento o Bebeto (na foto), que cumpria pena por participação em grupo de extermínio. 

Com os dois na ala médica da penitenciária, Bombado disparou várias vezes contra Bebeto, que foi atingido no peito e na cabeça. A vítima chegou a ser socorrida, mas chegou o presidiário chegou morto ao hosital Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Depois de uma confusão dentro da penitenciária, a Polícia conseguiu controlar os detentos e Bombado confirmou que foi o autor dos disparos. Ele foi levado pela Polícia Civil para ser lavrado o flagrante e, depois, retornará ao presídio.

Coordenador da Coape denuncia “facilitação” na morte de ex-PM

“Houve facilitação. Resta agora saber se de um PM ou de um agente”. A revelação foi do coordenador de Administração Penitenciária (Coape), José Olímpio da Silva, após o assassinato do ex-PM Roberto Moura do Nascimento, o “Bebeto”, dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz na tarde deste domingo (24).

A denúncia do coordenador é motivada pelo fato de um revólver calibre 38 ter sido usado na morte do ex-PM. “Um procedimento administrativo será instaurado imediatamente para apurar como esta arma entrou no presídio e por meio de quem”, declarou.
Fonte: Cardoso Silva

PM sofreu tentativa de homicídio em Jucurutu


Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste sábado,  na comunidade Boi Selado, na zona Rural de Jucurutu, região Seridó Potiguar.
O Policial militar de nome Joilio Bezerra de Medeiros, 45 anos, natural de Jucurutu e lotado na Companhia Militar da cidade de  Triunfo Potiguar sofreu pelo menos três cutiladas de faca peixeira quando estava bebendo em um bar localizado no distrito de Boi Selado, município de Jucurutu.

A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 23 horas e de acordo com informações do blog de Eduardo Dantas esta já é a segunda vez que o acusado conhecido por Currupui tenta contra a vida do PM com quem tem uma desavença antiga. 

O PM Joilio Bezerra foi socorrido e levado até o hospital de Jucurutu onde foi atendido juntamente com outras duas pessoas que também foram feridas pelo mesmo acusado. 

A Policia Militar foi acionada e conseguiu identificar o agressor que tem o nome de Damiao Preira de Araújo,  que fugiu do local após a tentativa de homicídio.

Fonte: Eduardo Dantas

Dispositivo é capaz de detectar câncer pelo hálito


Pesquisadores de Israel desenvolveram um dispositivo parecido com um "nariz eletrônico" que consegue detectar diferentes tipos de câncer pelo hálito do paciente. Segundo o "Daily Mail", a idéia da ferramenta é detectar mais cedo a existência da doença. Mas os pesquisadores admitem que o estudo é preliminar e só deve chegar a um resultado concreto em alguns anos.

Para testar o dispositivo, os pesquisadores fizeram experiências com 82 pessoas, algumas com câncer, outras não. O "nariz eletrônico" foi capaz de diferenciar até os tipos de câncer na região da cabeça e pescoço do câncer de pulmão. O resultado do estudo foi publicado no "Jornal da Pesquisa sobre Câncer", do Reino Unido.

Massacre de Realengo: cova de Wellington recebe flores


Depois de ser enterrado como indigente na área de covas rasas, o túmulo de Wellington Menezes de Oliveira amanheceu com um buquê de monsenhores brancos e sinais de que velas foram acesas.

Segundo o coveiro, André Luiz Oliveira, de 31 anos, o que parecia impossível aconteceu: estiveram no local para acender velas e rezar pelo autor do massacre da Escola Tasso da Silveira, em Realengo.

— Um grupo com cerca de cinco pessoas esteve nesta sexta-feira à tarde no túmulo. Eles colocaram as flores, acenderam velas e ficaram rezando por muito tempo. Uma das senhoras me disse que era kardecista e veio pedir pela alma dele. Mas não sei dizer se as pessoas eram da família — afirmou o funcionário, que na sexta-feira ajudou a enterrar o corpo.

Há 12 anos trabalhando como coveiro, André Luiz já enterrou muitos corpos não reclamados, mas o túmulo de Wellington é o único que tem o número na ponta da língua: 7708. Mesmo com toda a revolta da população contra o assassino das 12 crianças e adolescentes, André Luiz não acredita que vândalos venham ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, para realizar protestos na cova, assim como fizeram na casa onde o atirador havia morado com a irmã, em Realengo.

Dilma deseja qualificar 3,5 milhões de trabalhadores

Dilma Rousseff prepara para os próximos dias o lançamento de uma iniciativa que prometera na campanha eleitoral. Chama-se Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Será tocado por três ministérios: Educação, Fazenda e Trabalho. O anúncio chega num instante em que o mercado de trabalho brasileiro se ressente da falta de mão de obra qualificada.

1. Pretende-se capacitar 3,5 milhões de trabalhadores até o final da gestão Dilma, em 2014. Para 2011, a meta será de 500 mil pessoas.
2. O público-alvo inclui alunos do ensino médio, profissionais que se penduram com freqüência no seguro desemprego e bebeficiários do Bolsa Família.
3. Vai-se apresentar a iniciativa como uma ação concreta para atenuar a encrenca da falta de mão de obra especializada.
4. Serão priorizados os setores nos quais a carência é maior. Entre eles: construção civil, tecnologia da informação e serviços (hotelaria e gastronomia, etc.).
5. A inclusão da clientela do Bolsa Família no Pronatec é uma tentativa do governo de responder à crítica de que o programa não dispõe de “porta de saída”.
6. Do total de 3,5 milhões de trabalhadores que o governo espera capacitar em quatro anos, estima-se que 200 mil virão do Bolsa Família.
7. Os cursos técnicos serão ministrados em institutos federais de ensino, escolas estaduais e na rede do ‘Sistema S’ (Senai e Senac).
8. O Fies (Programa de Financiamento Estudantil) será ampliado para atender à nova demanda do ensino técnico.
9. O Pronatec dependerá de aprovação do Congresso. Será enviado à Câmara na forma de projeto de lei, com pedido de urgência na tramitação.
10. O novo programa será adensado com iniciativas antigas. Por exemplo: a expansão das escolas técnicas federais e o programa Brasil Profissionalizado.
11. O governo pretende tonificar os repasses de verbas federais para Estados, por meio do programa Brasil Profissionalizado, gerido pela pasta da Educação.
12. Implementado em 2008, esse programa repassou aos governos estaduais dinheiro para reformar 543 escolas técnicas e construir 176.

Suposto amante de Michael Jackson volta a falar do caso que teve com o cantor



O homem que diz ter sido amante de Michael Jackson, Jason Pfeiffer, voltou a afirmar que se relacionou com o cantor. Jason, que foi desmentido no Facebook pelo médico Arnold Klein, para quem trabalhou por 11 anos, explicou ao TMZ que foi sabotado pelo ex-chefe.

Klein, segundo ele, estava com medo de ser incriminado no julgamento de Conrad Murray, principal suspeito da morte do rei do pop, e por isso falou que o relacionamento era mentira. 

Jason insiste: "A história é verdadeira. Tivemos relações sexuais, mas não chegamos a viver um grande caso de amor", explicou. "Foi justamente Klein quem me incentivou a tornar a história pública", emendou.

No entanto, Arnold Klein, dermatologista que tratou de Michael Jackson por muitos anos chegou a dizer ao TMZ que Michael Jackson era gay, e que sua única relação havia sido com Jason. Klein disse ainda que o Jason era “o amor da vida de Michael”. 

Depois dessas afirmações, porém, ele escreveu em seu Facebook que essas histórias foram invetadas e que "são ridículas". Klein também zombou das alegações de que contribuiu para a morte de Michael, dizendo: “Eu mesmo fiz duas intervenções sobre abuso de Propofol em Michael…”

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã no país


A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e vai até 13 de maio. No período, devem ser imunizados idosos, indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade (os dois grupos haviam sido incluídos excepcionalmente na vacinação contra o H1N1 no ano passado).

A meta do governo federal é vacinar 23,8 milhões de pessoas contra três tipos de vírus, inclusive o H1N1.

Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira). A única contra indicação é para pessoas com alergia a ovo.

De olho em 2016, ministro promete triplicar investimentos no esporte


O ministro do esporte, Orlando Silva, esteve no Mineirinho para acompanhar a primeira partida das finais da Superliga masculina de vôlei e deu uma boa notícia para os fãs de esportes olímpicos, clubes e atletas. O Governo Federal promete multiplicar por três os investimentos em esportes para os Jogos Olímpicos de 2016, aproximando-se do que atualmente se investe na Austrália.

Especificamente para o vôlei, serão destinados R$ 9,2 milhões, com liberação prevista para os próximos meses.
- Vamos crescer mais ainda em 2011 e fortalecer cada uma das modalidades olímpicas. Vamos multiplicar por três os recursos e aumentar a profissionalização da gestão esportiva no país.

Além de investir na preparação das equipes e atletas já formados, o dinheiro será utilizado também, informou o ministro, para reforçar o trabalho de base do esporte. Tudo visando aos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil.

- A parceria com o vôlei é apenas a primeira. Nosso foco é o esporte de alto rendimento e a preparação de seleções. Todos os esportes olímpicos receberão apoio para se estruturar e para que se planejem. Vamos aguardar projetos.

Encenação da Paixão de Cristo em alguns municípios do RN

FLORÂNIA

CAICÓ

CARNAÚBA DOS DANTAS

CERRO CORÁ

CRUZETA

ESPÍRITO SANTO

ITAJÁ

JANDUÍS

JAPI

JOÃO CÂMRA

LAGES

MOSSORÓ

PATÚ

Símbolos da Páscoa


Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Entre os seus símbolos encontram-se:

O Ovo de Páscoa: A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa: Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição: Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro: Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho: Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio: É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

A Páscoa no mundo


Na China: O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa: As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos: A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina: O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.