quinta-feira, setembro 23, 2010

IBOPE/Governo

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) venceria as eleições para o Governo do Rio Grande do Norte já no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. É o que mostra o levantamento do Ibope divulgado nesta quinta-feira (23).

Rosalba (DEM) - 49%


Iberê Ferreira (PSB) - 29%                                             

Carlos Eduardo (PDT) - 9%

Na comparação com a última pesquisa ibope, Rosalba caiu 1 ponto (tinha 50% e agora está com 49%), Iberê cresceu 6 pontos (tinha 23% e aparece com 29%) e Carlos Eduardo caiu três pontos (saiu de 12% para 9%). 

A pesquisa Ibope divulgada hoje, a quinta da rodada eleições 2010, traz ainda o candidato do PSOL, Sandro Pimentel, tem 1%. Os demais candidatos - Bartô Moreira (PRTB), Camarada Leto (PCB), Simone Dutra (PSTU) e Roberto Ronconi (PTC) - não atingiram 1%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos 4%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa ouviu 812 pessoas entre os dias 20 e 22 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 27.455/ 2010.

IBOPE/Senado

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), mantém a liderança na disputa pelo Senado, porém a briga pelo “primeiro lugar” está mais acirrada com o também candidato à reeleição senador José Agripino (DEM). 


Garibaldi PMDB - 60% 


José Agripino DEM - 58% 


Wilma de Faria PSB -  37%.



No último levantamento divulgado no dia 11, o Ibope mostrava o senador Garibaldi Alves Filho com 60% das intenções de voto. O democrata, José Agripino vinha na sequência com 54% e Wilma de Faria (PSB) tinha a preferência de 35% do eleitorado.

Os números de hoje (23) mostram o candidato do PT, Hugo Manso com 6% dos votos. Alexandre Guedes (PSTU), Dário Barbosa (PSTU), Sávio Hackradt (PDT) e Joanilson de Paula Rego (PSDC) tem 1% cada. Brancos e Nulos somam 10% e Indecisos 10%. 

Vale ressaltar ainda que, mesmo o questionamento solicitando dois nomes para o Senado, 14% dos entrevistados citaram apenas o nome de um candidato. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Filme de Lula representará o Brasil no Oscar

O filme Lula, o Filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto, foi escolhido hoje (23), por unanimidade, para representar o Brasil na disputa por uma das vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2011, o prêmio mais conhecido do cinema mundial. A decisão foi anunciada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O filme foi escolhido por uma comissão de nove pessoas: quatro membros da Academia Brasileira de Cinema, uma instituição da sociedade civil, dois membros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dois indicados pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e um indicado pelo gabinete do ministro da Cultura.

Para a categoria de melhor filme em língua estrangeira, o Brasil disputará uma vaga com produções de 95 países. A festa de entrega do Oscar está marcada para o dia 27 de fevereiro de 2011. Os filmes que vão concorrer à premiação serão anunciados no dia 25 de janeiro.

Para o presidente da Academia Brasileira de Cinema, o cineasta Roberto Farias, a atriz Glória Pires, que interpreta no filme a mãe do presidente Lula, dona Lindu, pode até ter chances de concorrer ao prêmio de melhor atriz. Para ele, a escolha feita pela comissão não foi motivada pela situação política. “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, disse Farias, por meio de nota distribuída pelo Ministério da Cultura.


Lula, o Filho do Brasil conta a história pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - interpretado por Rui Ricardo Diaz - desde o nascimento em 1945 até a chegada à presidência da República em 2002.

Projeto de Rosalba proíbe demissão para os que estão perto da aposentadoria

Os trabalhadores que estiverem prestes a se aposentar poderão ter a garantia de que não serão demitidos sem justa causa. Foi aprovado pelo Senado Federal o projeto de lei complementar (PLS 521/2009), de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que assegura ao empregado, que estiver a 18 meses de se aposentar, proteção contra demissão arbitrária.

Pela proposta de Rosalba, não podem ser demitidos os trabalhadores que estiverem nessa condição e tenham vínculo empregatício com a mesma empresa há, pelo menos, cinco anos. O projeto define também uma indenização a ser paga pelo empregador que dispensar um funcionário a um ano e meio da aposentadoria.

Rosalba argumenta que é comum a demissão de trabalhadores às vésperas de se aposentarem: “os empregados com mais de 50 anos de idade passam a ser desvalorizados pelo mercado e muitos perdem seus empregos quando falta pouco para
a aposentadoria. Precisamos garantir a segurança dos trabalhadores neste momento da vida”, explica a senadora. O projeto aguarda para ser votado pela Câmara dos Deputados.

Nova adutora do Jiqui será inaugurada nesta sexta-feira

A partir desta semana, Natal terá mais um importante equipamento que vai assegurar a melhoria na qualidade da água e também ampliar a distribuição em diversos bairros de Natal. O Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira (24), às 9h, a nova adutora do Jiqui. A obra vai resolver, de uma vez por todas, o problema da contaminação por nitrato da água que abastece a população nas zonas Sul e Leste da capital.

Nesta quinta-feira (23), o governador Iberê Ferreira de Souza, ao lado do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Sérgio Pinheiro, visitou o novo sistema. A adutora, cujo investimento do governo estadual foi de R$ 14 milhões, vai beneficiar 405 mil pessoas.

A nova adutora do Jiqui tem 14 quilômetros de extensão e atende aos bairros de Potilândia, Nova Descoberta, Morro Branco, Praia do Meio, Santos Reis, Tirol, Barro Vermelho, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Ribeira, Rocas, Mãe Luíza, Cidade Alta, Pirangi, Dix-Sept Rosado e Bairro Nordeste, beneficiando cerca de 405 mil pessoas.


Na solenidade de inauguração da nova adutora, a Caern fará homenagem a um dos engenheiros mais antigos em atividade na empresa, Francisco Horácio Dantas, pelo trabalho decisivo no sucesso da adutora. Horácio foi diretor de Operações da empresa durante sete anos. Na opinião do Diretor-Presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, Horácio Dantas sempre desempenhou atividades com esforço e dedicação, dominando conhecimentos de engenharia mecânica, elétrica e eletrônica. 

Nota de esclarecimento

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó encaminha ao blog de Suébster Neri uma nota de esclarecimento em relação à matéria publicada em relação a um inquérito no Ministério Público para apurar possível ato de improbidade administrativa do Prefeito Padre Jocimar Dantas.

Nota da assessoria do Padre/Prefeito:

A prefeitura Municipal de Jardim do Seridó ainda não foi notificada sobre o exposto, porém se coloca à disposição desde já a prestar qualquer informação a Excelentíssima Senhora Promotora. De acordo com o prefeito, a administração municipal é a mais interessada em promover os esclarecimentos.

“Estamos à disposição para esclarecer qualquer informação à Senhora Promotora e à população. Nossa administração trabalha com transparência, prova disso é a eficiência que respondemos todas as solicitações de informações vindas de qualquer instituição”, comentou Padre Jocimar. Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

TRE proibiu a propaganda casada entre Rosa, Gari e Jajá

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proibiu a propaganda casada entre os candidatos Rosalba Ciarlini, José Agripino (ambos do DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). O julgamento, que estava em aberto, foi concluído na tarde desta quinta-feira (23), durante a sessão da Corte Eleitoral.

Por cinco votos a um, o TRE decidiu aceitar a representação da coligação Vitória do Povo (PSB-PT-PTB-PPS), que queria separar os três senadores. Nos próximos três programas eleitorais gratuito de rádio e TV e também nas inserções os democratas não poderão mais contar com Garibaldi. Caso a decisão judicial seja descumprida, incidirá multa de R$ 5 mil por cada veiculação indevida.

Veículos são apreendidos por propaganda irregular no Centro de Natal

No final da tarde de ontem (22), dois veículos foram apreendidos pela equipe de fiscalização da 3ª Zona Eleitoral de Natal. Os veículos encontravam-se em frente à Assembléia Legislativa, na Cidade Alta, fazendo propaganda irregular.

O veículo de placa (MXO 5860/RN), permissionário de serviço público, continha em seu interior, bandeiras e adesivos do candidato José Dias (Coligação Por um RN Melhor). A apreensão foi feita porque o veículo estava em desacordo com o artigo 11 da Resolução do TSE nº 23.191/2010 e artigo 37, caput da Lei nº 9.504/97.

Um carro de som de placa (MYY 1222/RN) estava também parado em frente à Assembléia Legislativa, com o som ligado, a serviço do candidato José Dias. De acordo com a Legislação Eleitoral, é vedada a propaganda eleitoral a menos de 200 metros de órgãos públicos. O carro foi apreendido porque estava em desacordo com o artigo 10, § 1º, inciso I, da Resolução do TSE nº 23.191/2010 e artigo 39, § 3º, I a III da Lei nº 9.504/97.

A equipe de fiscalização do TRE levou os veículos apreendidos para o estacionamento do Fórum Eleitoral da Av. Zacarias Monteiro - Tirol.

Banners são apreendidos por propaganda irregular em Lagoa Nova

Na noite de ontem (22), os servidores da Justiça Eleitoral fizeram mais apreensões de banners com metragem acima do permitido. Os banners apreendidos faziam propaganda dos candidatos Iberê, Vilma e Hugo Manso (Coligação Vitória do Povo).

De acordo com o termo de constatação da 3ª Zona Eleitoral, dezenas de pessoas encontravam-se reunidas na Rua Antídio Azevedo, no bairro de Lagoa Nova. No local, foram encontrados banners que mediam 2,99 x 1,99 = 5,95 x 2 = 11,9, ultrapassando o limite de 04 metros quadrados.

O material que foi apreendido e levado para o depósito do Cartório Eleitoral da 3ª ZE estava em desacordo com o artigo 12 da Resolução nº 23.191/2010 e artigo 37, § 2º da Lei 9.504/97.
Fonte: TRE

Neymar é barrado por Mano

Neymar ficou fora da lista de convocados da seleção brasileira divulgada nesta quinta-feira por Mano Menezes. O treinador justificou a ausência do atacante santista, envolvido em uma polêmica com Dorival Júnior, mas manteve as portas abertas para o jogador em suas futuras listas.

“O que vai trazer os jogadores para a seleção é o desempenho dentro de campo. Os últimos momentos foram conturbados. Deixaremos os problemas fora da seleção, porque achamos importante a mensagem clara daquilo que pensamos para a seleção. Não queremos ser mais realistas e duros do que ninguém”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva.

Mano mandou um recado para o atacante santista, que fez parte da primeira lista de convocados pelo treinador. Neymar fez um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos em amistoso.

“A volta de Neymar vai depender dele. Espero mesmo que esta fase seja circunstancial e que ele volte a chamar a atenção pelo que vinha fazendo há pouco tempo com seu talento, sua capacidade de decisão, tudo o que o trouxe para seleção principal pela primeira vez comigo”, disse o técnico.

George Câmara anuncia apoio a Wilma

Faltando 10 dias para as eleições 2010, o vereador e candidato a deputado estadual George Câmara (PCdoB) anunciou na manhã desta quinta-feira (23) o apoio a candidata Wilma de Faria (PSB) para o Senado, em apoio ao “time de Lula” no Rio Grande do Norte formado pelos candidatos do PT e do PSB.

“Apoio Wilma por acreditar que temos possibilidade de mudar esse placar de três votos contra o governo de Lula e de Dilma Rousseff (PT)”, argumenta. Para George Câmara (PCdoB), líder do partido no Rio Grande do Norte, é importante que a ex-governador Wilma de Faria (PSB) vença as eleições em outubro e preencha a vaga do senador José Agripino (DEM) no Senado Federal.

Fotos da passagem de Rosalba por Campo Redondo na noite desta quarta-feira





FOTOS: Blog do Wallace

Carlos Eduado é recebido por petistas em Santa Cruz


O candidato da coligação "Coragem Pra Mudar", Carlos Eduardo (PDT) foi recebido nesta quarta-feira (22) em Santa Cruz, terra do seu concorrente o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Nas paredes do comitê inaugurado na Avenida Paulo Afonso, cartazes de Carlos Eduardo se misturavam aos dos candidatos do PC do B e do PT.
"Estamos aqui fazendo o que 70% dos petistas queriam fazer, que é subir no palanque daquele que sempre esteve conosco", disse Petrônio Spinelli, referindo-se ao apoio de Carlos Eduardo ao presidente Lula desde 1989. Spinelli foi candidato a prefeito em 2008 e conseguiu mais de 8 mil votos. Além de Spinelli, participaram do ato os candidatos a deputado estadual pelo PT Bernardo e Raimundo Glauco.
Fonte: Marcos Dantas 

Dorival se juntará a Baresi

Dorival Júnior só não será o próximo técnico do São Paulo se as partes não chegarem a um acordo financeiro. A diretoria, até para deixar esfriar a polêmica saída do treinador do Santos, diz que só vai pensar no assunto a partir da próxima semana. Mas a verdade é que já houve uma consulta inicial do clube do Morumbi. E uma coisa está praticamente decidida: mesmo que o treinador assuma o Tricolor, o interino Sérgio Baresi fará parte de sua comissão técnica.

Dorival Júnior e Sérgio Baresi são amigos de longa data no futebol. Jogaram juntos no Santo André, em 2000. Depois, quando o então volante Júnior largou o futebol e virou treinador, comandou o Ramalhão, que ainda tinha o beque na equipe. Perguntado se estava preocupado em perder o cargo para o ex-santista, o interino tricolor não mostrou muita preocupação.

De virada timão bate mimadinho na vila

O Corinthians foi até a cidade de Santos, na noite desta quarta-feira (22), para enfrentar a equipe do Santos em clássico válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2010 e venceu o jogo pelo placar de 2 a 3, com gols de Iarley, Elias e Paulo André. A partida foi muito movimentada e o Alvinegro soube impor seu ritmo para virar o jogo de forma brilhante na casa do aversário.

Com a vitória suada fora de casa o Corinthians chegou a 47 pontos e manteve a liderança isolada do Brasileirão, reconquistada na última rodada. O Timão volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (30), quando vai a Porto Alegre enfrentar a equipe do Internacional em mais uma partida importante na luta pelo pentacampeonato nacional.

Um Gari de todos

Mano convoca hoje Seleção para amistosos na Europa

O técnico Mano Menezes vai divulgar nesta quinta-feira, às 11h (de Brasília), no Hotel Intercontinental, em São Conrado, a lista de convocados da Seleção Brasileira para dois amistosos na Europa. Os adversários da equipe, que vai ficar reunida de 6 a 13 de outubro, ainda não foram divulgados pela CBF.  A dúvida é se o atacante Neymar, do Santos, estará entre os 23 atletas chamados pelo treinador. O garoto, de 18 anos, foi o estopim para a saída de Dorival Júnior do comando do Peixe.

STF deve retomar hoje julgamento que decidirá validade da Ficha Limpa

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar nesta quinta-feira (23), a partir das 14h, a validade da Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em decisão de mais de um juiz [órgão colegiado]. 

Os ministros voltam a analisar e julgar os recursos apresentados pela defesa de Joaquim Roriz (PSC), que teve a candidatura ao governo do Distrito Federal barrada pela Justiça Eleitoral com base na nova regra. 

Na sessão desta quarta-feira, o STF determinou que a decisão sobre o caso tenha “repercussão geral”, o que estende a importância do caso para todo o país. Na prática, a decisão do Supremo quer dizer que o entendimento dos magistrados valerá para todos os questionamentos sobre a validade da lei, em vigor desde junho, para as eleições deste ano.

Rogério Marinho cumpri agenda após acidente

Após acidente o deputado federal Rogério Marinho apareceu com uma tipóia no braço direito. O deputado participou do movimento liderado pelo ex-prefeito Eugenio Alves e vereadores de sua base na comunidade da zona rural de Mariana no município de Caraúbas onde conta com o apoio do vereador Vinicius Amorim e do empresário Baldo Oliveira. Quem também esteve presente foi o deputado estadual e candidato a reeleição Getulio Rego.

Tomba está sob suspeita

O candidato a deputado estadual Luiz Antônio Farias (PSB) o Tomba, ocupou mais uma vez as  páginas de um jornal diário de circulação da Grande Natal (Novo Jornal).



De acordo com a matéria, o candidato é acusado de fazer uso do dinheiro público, proveniente do "Fundo de Combate à Pobreza" em sua campanha política eleitoral.




Ao jornal, Tomba negou que esteja se utilizando destes recursos em sua campanha política, e que apesar de receber o apoio de três dos nove vereadores no município de Rio do Fogo, segundo ele, não tinha conhecimento de que um dos vereadores era irmão do responsável por uma das associações comunitárias local, que irá receber R$ 168 mil reais do referido fundo.

Fonte: Correio do Agreste

Prefeita recebe elenco da Record em Natal

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, recebeu no final da tarde desta terça-feira, no Palácio Felipe Camarão, o elenco, entre eles, os protagonistas Fernando Pavão, que interpreta Sansão, a atriz Mel Lisboa, que faz o papel de Dalila, além dos outros atores do elenco, os diretores Régis Farias e João Camargo da minissérie Sansão e Dalila, da Rede Record de televisão, que está sendo gravada desde o domingo (19), no litoral Norte potiguar. 

A equipe num total de 70 pessoas permanecerá nas terras potiguares até o próximo dia 8 de outubro.  A minissérie bíblica será exibida em janeiro de 2011, na faixa das 23h. As gravações também já ocorreram em Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Sansão e Dalila” está sendo produzida na esteira do sucesso de “A História de Ester”.

Na ocasião, Micarla comemorou a escolha da capital potiguar na locação para esta produção nacional, que proporcionará uma grande divulgação do destino Natal não só no Brasil, mas noutros tantos países, através da Record Internacional.

Adversários do prefeito de Nova Cruz querem impedir a vinda da Rosa na cidade

Os seguidores de Flávio Azevedo e do PMDB, popularmente chamados de “Bacuráus”, estão ansiosos para a passeata, dia 27 próximo, para receber a candidata a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Mas quem parece não estar satisfeito com a vinda da Rosa à Nova Cruz são alguns opositores do Prefeito Flávio, que também votam em Rosalba. 

Segundo o ex-vereador Marcelo Junior, líder do DEM em Nova Cruz, o vice de Rosalba, Robinson Faria, teria recebido um pedido do grupo de oposição de Flávio, para impedir que Rosalba visite a cidade de Nova Cruz dia 27. 

O estranho é que, o grupo político que fez o pedido a Robinson, vota em Rosalba Ciarlini, mas não querem a presença de Rosalba em Nova Cruz.
Fonte: Gazeta do Agreste

Agripino articula volta do DEM à Prefeitura

A pe­di­do do se­na­dor José Agri­pi­no Maia (DEM), o ex-prefeito de São João do Sa­bu­gi, Dr. Elí­sio Gal­vão, re­sol­veu per­ma­ne­cer no De­mo­cra­tas. O se­na­dor quer que Elí­sio seja o can­di­da­to do par­ti­do a pre­fei­to do mu­ni­cí­pio, nas elei­ções de 2012. Dr. Elí­sio topou o de­sa­fio.

José Agri­pi­no ga­ran­tiu ao ex-prefeito que todo o par­ti­do es­ta­rá unido para re­to­mar o de­sen­vol­vi­men­to da ci­da­de, que sofre com o aban­do­no desde que a le­gen­da dei­xou a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal. 
Quan­do es­te­ve em São João, o se­na­dor dei­xou claro quem é sua li­de­ran­ça sa­bu­gien­se. Ape­sar de o pre­fei­to Aní­bal Pe­rei­ra (PMDB) ter su­bi­do no pa­lan­que de Agri­pi­no, o de­mo­cra­ta, em dis­cur­so, en­fa­ti­zou que Bola, como é co­nhe­ci­do Elí­sio, é seu amigo de todas as horas. "Aqui não é o pa­lan­que de Aní­bal. Aqui é o pa­lan­que do 25", fri­sou o par­la­men­tar, na oca­sião.

Se­gun­do Dr. Elí­sio, a in­ten­ção do par­ti­do, em 2012, é con­quis­tar o maior nú­me­ro de pre­fei­tu­ras pos­sí­vel. Para isso, es­ta­rá unido em torno do 25. "José Agri­pi­no é o meu se­na­dor. Sem­pre es­ti­ve­mos jun­tos po­li­ti­ca­men­te e somos ami­gos. Essa par­ce­ria vai con­ti­nuar. Tam­bém vamos votar em Vilma de Faria (PSB) para o se­na­do. Ela nos aju­dou bas­tan­te", afir­mou Bola.

Fonte: Correio da Tarde

Câmara Municipal aprova reajuste para servidor público de Mossoró

A Câmara de Mossoró autorizou aumento de gratificação para equipes do Programa Saúde da Família (PSF), na sessão ordinária desta terça-feira. Por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do Executivo que regulamenta o reajuste aos servidores, em caráter de urgência.
Com isso, o benefício estará na folha de pagamento deste mês. O presidente da Câmara, Claudionor dos Santos (PDT), diz que a aprovação cumpre compromisso do Legislativo com funcionários da saúde e revela a sintonia da Câmara com o Executivo em nome do interesse público.

A sessão foi a primeira após a morte da vereadora Niná Rebouças (DEM), há uma semana. Vereadores homenagearam a colega. Enalteceram o caráter dela como pessoa e política, lamentaram a perda e convidaram para missa de sétimo dia que ocorreu ontem na Catedral.

Pela ordem, pronunciaram-se no plenário os vereadores Jório Nogueira (PDT), Genivan Vale (PR), Maria das Malhas (PSL), Cláudia Regina (DEM), Ricardo de Dodoca (PDT) e Flávio Tácito (PSL). Os vereadores também aprovaram Voto de Pesar da Câmara pelo falecimento da colega.
Com a morte de Niná Rebouças, o vereador Manoel Bezerra (DEM) foi efetivado no mandato, na sessão de hoje. Ele já estava no exercício desde o começo do mês devido à licença médica da vereadora. Bezerra assume seu quinto mandato na Câmara por ser o primeiro suplente do DEM.

Para o lugar de Niná na Primeira-secretaria do Legislativo foi eleito hoje o vereador Daniel Gomes (PMDB), em chapa única, por unanimidade. O novo primeiro-secretário já organiza a sessão comemorativa à abolição da escravatura, próximo dia 30, às 9h, no Teatro Dix-huit Rosado.

Caern investe R$ 1 milhão em rede de Governador Dix-sept

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai investir mais de R$ 1 milhão na ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade de Governador Dix-sept Rosado, na região Oeste do Estado. A licitação está marcada para o dia 20 deste mês e os trabalhos devem ser concluídos em 120 dias, após a expedição da ordem inicial de serviço. A rede de distribuição de água vai receber mais 10 quilômetros de tubulação, com diâmetro variando entre 50 e 150 milímetros, garantindo a oferta de água para os moradores das partes mais elevadas e afastadas do Centro da cidade.

O gerente de Projetos da Caern, engenheiro Josildo Lourenço, informa que o novo sistema vai beneficiar 6.500 pessoas na primeira fase, adiantando que o projeto prevê o atendimento de até 12,5 mil pessoas, população da área urbana do município prevista para 2030. Serão executadas mais 375 ligações prediais, beneficiando cerca de 1.800 pessoas, com a oferta de água de boa qualidade.


Fonte: Gazeta do Oeste

CURSOS

Estão abertas as inscrições para cursos on-line gratuitos disponibilizados para Mossoró através de uma parceria entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN) e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O projeto FCDL Digital, que já contava com 80 cursos na área gerencial, comportamental, informática básica e avançada disponibiliza agora 12 novos cursos.

"Ao todo são cinco mil vagas disponíveis em todo o Estado em cursos gratuitos com o objetivo de disponibilizar mão de obra qualificada no mercado de trabalho. As vagas irão capacitar os candidatos para atender a atual demanda do mercado", explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandrino de Lima. O único requisito para participar do projeto é ter mais de16 anos.

São 92 cursos de capacitação tecnológica disponibilizados para profissionais de Mossoró através da CDL. As inscrições já estão abertas, e os cursos serão disponibilizados até o mês de dezembro com cargas horárias variáveis. Cada pessoa pode escolher mais de um curso para se inscrever e participar, já que não há seleção e os candidatos são escolhidos por ordem de inscrição.

Os novos cursos atenderão diversas áreas profissionais com temas como: prevenção de fraudes; a utilização das dinâmicas de grupo; os 5 “s” aprimorando seus processos; como cobrar mais e melhor; a boa performance em apresentações ao público; entendendo a matemática comercial; marketing pessoal; ergonomia empresarial; fazendo bons negócios; como fazer reuniões produtivas; matemática financeira - estudo de juros e organizando suas finanças.

Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem acessar o sítio da CDL (www.cdlmossoro.com.br). Para mais informações, o telefone para contato é o 3422-0300.
Fonte: O Mossoroense

Universitários da Ufersa conhecem potencial de Umari

A Barragem de Umari, em Upanema, há oito anos vem transformando o setor agrícola do município. Com um acúmulo de quase 300 milhões de m³, a Barragem possibilitou a perenização do Rio Upanema, transformando a microrregião economicamente viável para a agricultura, beneficiando médios e pequenos produtores.

Para o engenheiro agrônomo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ferrari Antônio de Oliveira, Upanema tem demonstrado ao longo dos últimos anos, a viabilidade para a agricultura irrigada, principalmente o melão, a melancia e a manga, porém é pouco aproveitada. Outra cultura que figura com grande potencial econômico é a do limão Taiti.


Além do Rio Upanema, o município tem água de boa qualidade a menos de 30 metros de profundidade. "A abundância na oferta de água e a boa qualidade do solo argiloso são potenciais naturais para a fruticultura na microrregião de Upanema", explica o agrônomo que tem 18 hectares cultivados com a manga.


No município de Upanema, os estudantes da disciplina Introdução a Agronomia da Ufersa tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo de melão mantido pela Associação Geraldo Messias. A Associação é formada por 30 pequenos produtores que disponibilizam de 430 hectares de melão tipo Hy-Mark, uma variedade do melão japonês. Toda a produção, 36 mil quilos da fruta por cada hectare, tem destino certo para Fortaleza e Recife. O financiamento para a produção foi através da Associação por meio do crédito fundiário.


Para quem está iniciando na profissão, como é o caso do estudante do primeiro período de agronomia, Francisco Girolando de Freitas Júnior, as aulas de campo têm oportunizado conhecer a realidade dos produtores e do campo de atuação do agrônomo. "Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer uma barragem que transformou a realidade de parte de uma região seca, tornando-a viável para a agricultura irrigada", opinou o estudante de 18 anos.

A Barragem José Pinto Freire, popularmente conhecida como Barragem de Umari, é a maior da América Latina em extensão. Iniciada em 1988, teve a sua obra concluída em 2002, num investimento do governo de R$ 78 milhões. A grandiosidade da obra pode ser medida pelo paredão de mais de dois quilômetros, o maior da América Latina. A construção tornou toda a área economicamente viável para a agricultura e a piscicultura. No ano passado, por exemplo, a produção de tilápia chegou a marca das 5 toneladas.


A Barragem de Umari tem capacidade para 292 milhões de m³, com uma vazão de 2 mim/m³ por segundo. A sua represa atinge um raio de 18km. No ano passado, pela primeira vez, a Barragem sangrou atingindo uma lâmina de 80 centímetros.


Fonte: Jornal de Fato