quinta-feira, agosto 25, 2011

Segundo a revista Forbes, presidenta Dilma Rousseff é a 3ª mulher mais poderosa do mundo

A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking da revista Forbes , divulgado nesta quarta-feira. No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel. Em segundo lugar ficou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.


A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento.

Na lista do ano passado, divulgada em outubro, Dilma ocupava a 95ª posição . Na ocasião, ela disputava o segundo turno da eleição presidencial. No mês seguinte, depois de vencer o pleito, a presidente eleita entrou para outra lista da revista e foi considerada a 16ª pessoa mais poderosa do mundo , entre homens e mulheres.

- Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época - disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota.

Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista deste ano das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas, 30 trilhões de dólares. Vinte e duas delas são solteiras.

Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.

"Ao longo das múltiplas esferas de influência, essas mulheres alcançaram o poder por meio da conectividade, habilidade de construir uma comunidade ao redor de organizações que elas supervisionam, países que lideram, causas que encabeçam e marcas pessoais", acrescentou a Forbes.

Informes do Interior

Caicó: Prefeitura Sanciona plano de saneamento e piso do magistério

Plantão de Noticias do Governo

FOTOS POR CANINDÉ SOARES: "Dia do Soldado" é comemorado com café da manhã


A governadora Rosalba Ciarlini garantiu transformar a remuneração atual de Policiais e Bombeiros Militares em subsídio. Na prática é fazer com que o soldo base e todos as gratificações sejam transformadas em parcela única, irredutível e paga aos policiais e bombeiros da ativa e inativos. Além disso, assegurou a simetria salarial entre os órgãos da segurança pública do Estado. “Um Projeto de Lei está sendo elaborado para ser encaminhado à Assembleia Legislativa e votado este ano, com as medidas sendo implantadas a partir de 2012”, disse a governadora.


O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) durante café da manhã no Quartel da Polícia Militar, comemorativo ao Dia do Soldado. Na ocasião, Rosalba Ciarlini foi homenageada pelos policias da PM e do Corpo de Bombeiros com uma placa alusiva ao Dia do Soldado.


“Soldados são homens e mulheres de bem, de boa vontade, que querem ajudar para que tenhamos paz. A polícia e o soldado não veem a profissão apenas como um meio de ganha pão ou para se sentir uma pessoa importante na sociedade porque vai ter o poder. Soldado é aquele que tem a vocação, assim como o médico. Ele cumpre o seu dever por vocação, senão, teria optado por outra profissão”, disse a Governadora. leia mais...







  






GIRO PARABENIZA

 
Meu primo Luhan é o grande homenageado do blog nesta quinta-feira pela data mais importante de sua vida que marca a sua chegada ao mundo.

Feliz Aniversário.

Reitor do IFRN visita terreno onde será construído o Campus em São Paulo do Potengi


O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), professor Belchior de Oliveira, esteve na terça-feira(23) visitando o terreno onde será construído o Campus de São Paulo do Potengi. A visita teve como finalidade fazer uma vistoria no terreno para ver se este tem viabilidade técnica para construção da Escola.

Inicialmente a Prefeitura ofereceu um terreno no Novo Juremal II, as margens da RN 120, depois da fábrica de beneficiamento de castanha, a Olam Brasil. O terreno foi considerado muito bom, porém localizado muito distante do centro da cidade, com isso a prefeitura já estuda encontrar outro terreno.



FIQUE SABENDO: Quais os 5 animais mais inteligentes do planeta


Dizem que, nós, seres humanos, somos os mais inteligentes do reino animal – se bem que, levando em consideração as intermináveis guerras, os danos causados ao planeta e a violência de modo geral, essa afirmação possa ser bastante questionada. Mas, além de nós, os chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas têm também cérebros já bastante sofisticados e praticam ações que demonstram um grau de inteligência bastante elevado. E fora os primatas, outras espécies parecem ser também bastante desenvolvidas. A lista é surpreendente:

1. O porco
Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo Homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo. Numa experiência realizada há alguns anos, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam vendo pela primeira vez. Eles foram mais bem sucedidos do que chimpanzés.

2. O polvo
Você se lembra daquele polvo, o “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha? Aquele que fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos? Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. Alguns foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.

3. O corvo
“Nevermore!” (“Nunca mais!”) dizia essa ave, no poema “The Raven” (“O Corvo”), de Edgar Allan Pöe. Sim, o corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, como o papagaio. Em diversas lendas, o corvo aparece como um trapaceiro ou portador de maus presságios, mas, na realidade, eles são bastante inteligentes. Como os polvos, eles são capazes de usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências para uso em circunstâncias futuras. Um deles foi observado usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Notável, não? Eles também podem reconhecer pessoas e lembrar-se dos seus rostos durante anos.

4. Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso. Quem já viu esses cetáceos se exibindo em aquários, sabe que eles são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.

5. Os elefantes
Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e demonstram solidariedade com outros animais. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Usam ferramentas para diversas finalidades. Certa vez, um grupo de elefantes foi visto atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Por ocasião da morte de um membro do grupo, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.


Inteligência & Instrução
Entre nós, humanos, é preciso fazer uma distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição). Existem intelectuais estúpidos e analfabetos geniais e a recíproca é verdadeira. Inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e isso não se aprende na escola.

Ouro Branco: Justiça Inocenta ex-prefeito de acusações de falsidade ideologica


O ex-prefeito da vizinha cidade de Ouro Branco, Zé Braço, (PR) foi absolvido da acusação de falsidade ideológica, no ofício encaminhado quando o mesmo era prefeito da referida cidade ao Ministério da Integração Nacional, como havia sido alegado na época da solicitação de 50 unidades de moradia, (casas populares).

O julgamento aconteceu hoje em Recife, no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, quando por unanimidade, os desembargadores federais acataram a decisão do relator pela absolvição do ex-prefeito, Zé Braço.


A cidade de Ouro Branco está comemorando a decisão do Ministério Público Federal, já que não teve provas concretas para condená-lo, o que lhe dará direito a ser candidato a prefeito nas próximas eleições municipais.


Zé Braço agora deverá consolidar o projeto de retorno ao executivo municipal, ainda mais contando com apoio incondicional do atual prefeito, Nilton Medeiros, (PTB). 



Bodó: Ex-prefeito tem direitos políticos suspensos por seis anos


Uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) contra o ex-prefeito de Bodó Antônio Ferreira de Assunção acaba de ser julgada procedente. A 11ª Vara da Justiça Federal, em Assú, determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-gestor por seis anos, bem como a proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos. Além disso, Antônio Ferreira terá que ressarcir aproximadamente R$ 48 mil aos cofres públicos e pagar multa estabelecida em R$ 20 mil.

Segundo a ação, no exercício de 2004, Antônio Ferreira utilizou indevidamente verba recebida através do Fundo Nacional de Saúde, destinados ao Piso de Atenção Básica. A Controladoria Geral da União (CGU) constatou que o ex-gestor empregou R$ 44.299,89 em combustíveis e R$ 3.436,00 para compra de pneus e câmaras de ar, apesar de o município possuir somente uma ambulância. O relatório da CGU ainda dá conta de que não houve sequer licitação para a aquisição de 21 pneus e de 21.491,57 litros de gasolina em apenas um ano.

Na decisão, o juiz federal da 11ª Vara Almiro José da Rocha Lemos considerou não se mostrar razoável supor que um único veículo tenha consumido tamanha quantidade de combustíveis e pneus em um único ano. Diante das provas apresentadas pelo MPF/RN na ação de improbidade, a sentença considerou as acusações atribuídas ao ex-prefeito devidamente demonstradas. Antônio Ferreira de Souza ainda poderá recorrer contra a condenação.



Serra Negra: Repercute no estado denúncia de propina no posto fiscal


O blog de Robson Pires apresentou em primeira mão a denúncia do carreteiro Basílio Gregório do Nascimento que, em entrevista ao programa Cidade Alerta, da Rádio Rural AM de Caicó, que disse estar transportando duas máquinas que, segundo consta nas notas fiscais, são isentas de imposto. O guarda fiscal em Serra Negra do Norte, apenas identificado por Luciano, teria lhe cobrado a quantia de R$ 16 mil reais de propina para liberar os equipamentos.

A matéria repercutiu no estado, inclusive chamando a atenção do secretário estadual de Tributação, José Airton da Silva, e da chefia da 5º Unidade Regional de Tributação, sediada em Caicó, que informaram que o posto de Serra Negra tem sua gestão compartilhada entre Rio Grande do Norte e Paraíba.

Em contato com o blog, o diretor da 5ª URT, Geraldo Dantas Sobrinho, disse que o servidor Luciano não pertence aos quadros de auditores fiscais do Rio Grande do Norte. Ele seria lotado na secretária da Receita da Paraíba, portanto caberia aquele estado apurar os fatos apresentados.

Do Blog do Xerife



Integrante da equipe de segurança da Governadora falece após acidente


Faleceu na tarde desta quinta-feira (25), o sargento Fernando Inácio da Silva Junior (foto – reprodução Edilson Silva), que atuava na equipe de segurança da governadora Rosalba Ciarlini. Ele sofreu um acidente automobilístico quando voltava do município de Extremoz, onde foi deixar um integrante da equipe de segurança da Governadoria.

Fernando foi socorrido e levado ao Pronto-Socorro Clovis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros dois ocupantes do veículo também foram levados ao pronto-socorro, mas liberados em seguida por não terem sofrido ferimentos. O sargento tinha 31 anos e era natural de Jucurutu, onde será sepultado na manhã desta sexta-feira (26).

A governadora Rosalba Ciarlini lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com a família de seu colaborador e roga a Deus que sobre eles derrame suas bênçãos.

Projeto denomina hospital de São Paulo do Potengi de “Monsenhor Expedito”


O Projeto de Lei de autoria do deputado Gustavo Carvalho (foto), apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nesta quinta feira (25), denomina de “Hospital Regional Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros” a unidade de São Paulo do Potengi.

O nosso mandato atende um pedido do povo daquele município, que reverencia monsenhor Expedito pela obra religiosa e por todos os serviços prestados à região pelas décadas em que foi pároco de São Paulo do Potengi. Essa é uma homenagem, uma deferência de viés póstumo, a uma ilustre personalidade eclesiástica, um homem amado e respeitado por toda a região e conhecido em todo o Rio Grande do Norte”, justificou.

Gustavo Carvalho destacou que o Monsenhor foi o líder religioso de maior expressão da região, ressaltado como o Profeta das Águas, por sua trajetória de vida e pela luta em defesa das adutoras que beneficiam hoje quase todo o Estado. O deputado recebeu apartes dos colegas José Dias e Hermano Morais que pediram para subscrever o projeto.

Fábio Faria apresenta projeto de lei que ajuda idosos a evitar endividamento através de empréstimos


O deputado federal Fábio Faria(foto) apresentou nesta quarta-feira (24) projeto de lei visando minimizar os problemas enfrentados por idosos na movimentação da conta corrente. 

Segundo o parlamentar, empréstimos consignados e financiamentos excessivos comprometem, em muitos casos, toda a renda do aposentado. 

A atividade, que vem crescendo rapidamente no Brasil, tem sido frequentemente ligada a denúncias de exploração do desconhecimento do idoso. 

De acordo com o projeto de Fábio, os empréstimos não poderão ser realizados através de procuração, sendo obrigatória a autorização presencial do aposentado ou pensionista, que será atestada pelo funcionário da instituição financeira.

“Estamos, com isso, tentando proteger o aposentado, limitando os financiamentos realizados sem seu conhecimento ou consentimento”, declarou Fábio Faria. 

Acrescentando: “Em caso de estar impossibilitado devido a questões de saúde, uma procuração deverá ser lavrada em cartório, contendo a descrição da doença enfrentada pelo aposentado e que o impediu de ir pessoalmente contratar o serviço”.

Fábio ressalta que o projeto tem como finalidade fazer com que sejam cumpridos dispositivos já estabelecidos no Estatuto do Idoso.

Craques que marcaram história com a camisa do Flamengo estarão em Santa Cruz


Os torcedores do Flamengo e os apaixonados por futebol de Santa Cruz e de toda a região terão uma grande chance de ver de perto grandes ídolos do nosso futebol. Está confirmada a vinda da equipe do Flamengo Master, que reúne craques que marcaram época vestindo a camisa do Flamengo.

O Flamengo Master é formado por jogadores que atuaram nos anos 80 e 90 e que conquistaram vários títulos importantes pelo Mengão, entre eles: Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores e o histórico título mundial de 1981 no Japão.

A partida está agendada para o dia 08 de outubro, sábado, no estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

Estão confirmadas as presenças de Adílio, Andrade, Nunes, Renato Carioca. Claudio Adão, Rondinele, Junior Baiano, Nélio, Piá, Marquinhos e outros.

Caern oferece chance de negociação a 151 mil clientes com débitos

Até o dia 1º de outubro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está negociando e parcelando contas atrasadas, visando liberar a Declaração de Quitação Anual de Débitos/2010 para cerca de 151 mil usuários inadimplentes com a Companhia. O documento substitui, para a comprovação do cumprimento das obrigações do consumidor, as quitações dos faturamentos mensais dos débitos do ano de 2010, conforme estabelece a Lei No 12.007/2009. Somente terão direito à declaração de quitação dos débitos, os consumidores que pagaram todas as contas de água no ano em referência. A Caern iniciou e concluiu, em maio, a entrega da Declaração de Quitação de Débitos referente ao ano de 2010, para 450 mil clientes em dia. 

A Companhia tem cadastrados 601 mil clientes ativos, em Natal e interior do Estado, dos quais 151 mil devem negociar as contas até o dia 1o de outubro e obter a quitação do débito, disponibilizada. Para quem recebe fatura emitida pelo sistema online, de leitura e entrega simultânea, o documento foi entregue separado, em outra ocasião. Já os clientes que recebem a conta impressa no sistema convencional, a empresa entregou a Declaração junto à fatura de consumo que teve vencimento em junho.  Aqueles que ainda não receberam a Declaração de Quitação devem procurar a Caern para verificar a existência de algum débito e providenciar a quitação.

O assessor comercial da Caern, José Dantas, lembra que a empresa está incentivando os clientes com débitos atrasados até março de 2010, a negociarem com descontos ou parcelar em até 36 vezes mensais. Quem escolher o pagamento à vista terá dispensa de 50% nos valores das multas regulamentares, nas taxas de corte e religação, além dos períodos não faturados. Além disso, o usuário que negociar agora terá dispensa total dos juros de mora e atualização monetária nos débitos faturados ou para cobrança futura.

Quem quiser aproveitar a oportunidade concedida pela Caern, deve dirigir-se a um dos escritórios da empresa, em Natal e no interior, nos horários das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nas Centrais do Cidadão, o atendimento é feito de terça-feira a sexta-feira, e sábado, das 10h às 21h. Os documentos exigidos são RG, CPF e uma conta de água.

Com informações da caern


Plantão de Noticias do Governo

Baía Formosa recebe o Detonação de Surf


Dando continuidade à tradicional gama de eventos esportivos realizados e seguindo sua filosofia e propósito, a Detonação Sportwear aposta na renovação do surf do Rio Grande do Norte e de outros estados do Nordeste.
Este evento reunirá os melhores surfistas do Nordeste e será um marco desta nova fase, atraindo públicos distintos, com identidade própria, mas que tem em comum o fato de se identificar com o esporte.
O evento levará para praia uma modalidade de esporte (surf) com uma equipe técnica comprometida com a ética e seriedade que o esporte e atleta merecem.
A primeira etapa do Detonação futuro do surf 2011 será realizada na belíssima praia de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte, distante 100 quilômetros da capital, onde já foi palco de vários eventos importantes. O evento está previsto para o período de 27 a 29 deste mês no pontal. As categorias em disputas são seguintes: mirim, junior, open, master, gran master, kahuna e surf feminino open.
Fonte: Surf Byte



ROTEIRO DO TRAIRI: Definidas as primeiras participações com pré-candidatos de Santa Cruz e Tangará

Faltando definir apenas a data da primeira edição do Roteiro do Trairi, o Blog do Wallace divulgou os primeiros pré-candidatos que serão entrevistados pelo projeto que irá percorrer todas as cidades da região. 
O primeiro entrevistado do Roteiro do Trairi, na cidade de Santa Cruz, será o médico e ex-prefeito da cidade, Dr. João Batista Cabral, que confirmou sua participação no projeto político da oposição de Santa Cruz. “Será um prazer participar deste evento inovador para Santa Cruz e a região do Trairi. O Blog está de parabéns ao promover um projeto de comunicação e cidadania para todo o povo da região. O convite está aceito”, disse Dr. Cabral

Já em Tangará o primeiro a participar do projeto será o ex-prefeito Gija, que deverá acontecer na segunda quinzena de setembro.


Atualmente Gija lidera as pesquisas de opinião pública para prefeito de Tangará, quando a campanha deverá ficar polarizada entre ele e o filho de Theodorico Bezerra Neto (PSDB), Lilico Bezerra (PSDB).



Trairi terá 1º encontro de Blogueiros da região


O Blog do santacruzense Edipo Natan um dos comunicadores da Rádio Santa Cruz AM, irá promover em novembro o 1º Encontro de Blogueiros do Trairi.

A data prevista para o encontro é o dia 20/11 e todos Blogueiros da região e de outros locais do estado estão convidados para participar de um evento de trocas de experiências para os comunicadores de internet da região.

Segundo o idealizador do evento, ainda serão definidos onde o evento acontecerá e os Blogueiros que participarão do encontro como palestrantes.



É hora de comprar


Começa nesta quinta-feira (25), a 10ª edição da Liquida Natal, considerado o segundo  melhor período de vendas para o setor varejista da cidade. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a campanha oferece além de descontos nos principais estabelecimentos de comércio e serviços da Grande Natal, o evento premia clientes, vendedores e lojistas, movimentando a economia não só da capital, mas de todo o Estado.


"A Liquida Natal movimenta o comércio num período de poucas compras, no segundo semestre. Ter se tornado e mantido ao longo dos anos a segunda melhor data para o comércio durante o ano, mostra a força da campanha e importância do envolvimento dos comerciantes nesta ação, que ganhou a confiança dos clientes", disse Amauri Fonseca, presidente da CDL Natal.

A organização da campanha pretende chamar a atenção do público para o sorteio de 10 automóveis, além de uma grande festa aberta ao público com 10 horas de duração e grandes shows com artistas locais, no dia 24 de setembro. A festa pretende ser realizada no anfiteatro da UFRN, quando será feito o sorteio da premiação

Superando as expectativas da organização, na edição deste ano, mais de 3.000 pontos de venda participam da Liquida e devem colocar nas ruas mais de quatro milhões de cupons, o que deve gerar mais de 180 milhões de reais em vendas durante os 10 dias de promoção na cidade, o que representa um aumento de 20% em relação á campanha de 2010. 

Para concorrer aos prêmios, os clientes recebem um cupom a cada R$25,00 em compras e depositam nas urnas da CDL Natal, nas principais agências do Banco do Brasil, BNB, Caixa Econômica, unidades do supermercado Nordestão e todos os shoppings da cidade.



Grupo catarinense investirá R$15 milhões em fábrica no RN


Durante reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (24), na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, os diretores da Vogelsanger Têxtil afirmaram estar dispostos em trazer sua unidade fabril de Santa Catarina para o estado no prazo de seis meses.Um dos fatores que motivaram a decisão, seria a boa localização geográfica aliada aos programas de incentivos do Governo.

O encontro serviu para definir a área, pedidos de incentivo do Proadi e Progás e assinatura de um protocolo de intenções com o governo do Estado. Para o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, a vinda da empresa é uma conquista para o Rio Grande do Norte e para o setor têxtil local. O grupo prevê investir R$ 15 milhões e gerar 300 novos empregos diretos e 400 indiretos.

De acordo com o presidente João Paulo Vogelsanger, a presença da empresa no Rio Grande do Norte garantirá a ampliação do mercado no Nordeste, economia de custos com logística e maior proximidade com os produtores de fios utilizados como matéria-prima. "O setor têxtil tem que acompanhar o desenvolvimento e o Rio Grande do Norte e Nordeste são exemplos de crescimento econômico. Aliados a esses fatores temos a localização estratégica e os programas de incentivos do Governo que garantem maior competitividade aos nossos produtos", destaca o presidente da Vogelsanger.

Foragido da Justiça é preso com adolescente de 13 anos em hotel de Apodi


Policiais militares do Destacamento de Apodi-RN prenderam nesta quarta-feira um homem identificado por Antônio de Pádua Andrade Lima, 42 anos, natural do Paraná e foragido da Justiça que estava em quarto de hotel com uma adolescente de 13 anos.
O acusado que possui um mandado de prisão em aberto na cidade de Foz do Iguaçu/PR foi preso em flagrante quando estava no quarto de hotel com uma menina de 13 anos. Antônio foi detidoe autuado em flagrante pelo crime de pedofilia.

Ricardo Motta é reeleito presidente da Assembleia Legislativa


A atual mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL) foi reeleita nesta quarta-feira para o biênio 2013-2014. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), recebeu 21 votos.
O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) se absteve, o deputado Fernando Mineiro (PT) votou contra e o deputado Walter Alves (PMDB) em branco. Os demais cargos da mesa também foram reeleitos.
Além de Ricardo, continuarão compondo a mesa os deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSB) - 1º vice-presidente – eleito com 13 votos; Leonardo Nogueira (DEM) - 2º vice-presidente – com 19 votos ; Poti Júnior (PMDB) - 1º secretário – 20 votos; Raimundo Fernandes - 2º secretário – 19 votos; Vivaldo Costa (PR) - 3º secretário – 19 votos; e Dibson Nasser (PSDB) - 4º secretário – 20 votos. Após sua reeleição, Motta negou que o processo tenha prejudicado sua relação com o PMDB.
De acordo com Ricardo, a quebra do acordo firmado com os peemedebistas para que o deputado estadual Walter Alves (PMDB) assumisse o comando da Casa no segundo semestre deste ano ocorreu devido “às mudanças da conjuntura política na Assembleia”.
Ele destacou que os deputados estaduais peemedebistas Hermano Morais, Gustavo Fernandes, Nélter Queiroz, Poti Júnior e José Dias apoiaram o projeto que o reconduziu para o cargo.
Com a reeleição da mesa, PSB e PR perderam seus espaços. Isso porque Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa, filiados às duas siglas, respectivamente, estão de malas prontas para o Partido Social Democrático (PSD), que será liderado no estado pelo vice-governador Robinson Faria.
O deputado estadual Fábio Dantas (PHS), que votou favorável à reeleição da chapa, criticou a falta de pluralidade na divisão partidária dos cargos da mesa. “Acho que poderia haver uma melhor divisão”, afirmou.
Os parlamentares estaduais derrubaram a reeleição, no dia 15 de dezembro do ano passado, em votação unânime. Seis meses depois e com apenas seis mudanças na configuração da Casa, a proposta foi alterada. A PEC da reeleição estabeleceu que fica vedada "a reeleição para o mesmo cargo na legislatura, imediatamente, subsequente e permitida dentro da mesma legislatura".
Com a sequência de votações articuladas, a atual mesa ganhou a prerrogativa de permanecer durante toda a legislatura.
do DN Online

Amanhã Tangará recebe a 24ª edição do Justiça na Praça


Giro Nacional

Em 70% dos acidentes com motos, a culpa é do motociclista, diz OMS
O aumento do número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no Brasil preocupa não só os órgãos de trânsito do país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está convencida de que os motociclistas são os principais responsáveis pelos acidentes. “Consideramos que 70% das causas [de acidente] são devidos a fatores humanos. E, agora, temos o problema das motocicletas: com o aumento da frota de motocicletas aumentou muito o número de acidentes devido a má condução do veículo”, disse Mercedes Maldonado, representante da OMS no Brasil. Leia mais...

Senado aprova MP que prevê recuperação de escolas públicas destruídas por desastres naturais
O Senado aprovou Medida Provisória (MP) 530, sem alterações no texto enviado pela Câmara dos Deputados. A MP cria o plano especial de recuperação da rede física de escolas públicas atingidas por desastres naturais. A relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), acatou todas as emendas aprovadas pelos deputados, entre elas a que obriga a inclusão de projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência nas obras de reforma das escolas. Os recursos para as obras, no valor de R$ 74 milhões, estão previstos na Medida Provisória 531 que ainda será votada no Senado. Leia mais...

Com Programa Nacional de Banda Larga, Claro vai oferecer internet móvel a R$ 29,90 por mês
A operadora de telefonia móvel Claro anunciou hoje (24) que vai oferecer um plano popular de acesso à internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) por R$ 29,90 ao mês, já com os impostos incluídos, dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
O acesso ao plano especial da Claro para o PNBL será via modem, que terá de ser adquirido separadamente. Segundo Carlos Zenteno, a Claro já atende 515 municípios com a internet 3G e a empresa assumiu o compromisso de atender 1017 cidades com o 3G até o fim deste ano. Leia mais...

Governo lança microcrédito a juros de 8% ao ano
A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje (24), no Palácio do Planalto, o Crescer – Programa Nacional de Microcrédito, que tem o objetivo de fornecer crédito a juros mais baixos para microempreendedores individuais e microempresas. Até o final de 2013, o governo espera atender a 3,4 milhões de clientes.


O programa terá juros de 8% ao ano que, segundo o governo, estão bem abaixo das taxas atualmente praticadas no mercado, que chegam até 60% ao ano. Além dos juros mais baixos, o governo também vai anunciar a redução da taxa de adesão ao crédito dos atuais 3% para 1%.
"O objetivo desse programa é estimular a população mais pobre [a criar microempresas] e gerar emprego nessa faixa de renda", explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Leia mais...

OAB lança na internet o Observatório da Corrupção
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse hoje (24), no lançamento do Observatório da Corrupção, que a sociedade brasileira precisa se conscientizar de que é a protagonista no combate a corrupção. “A sociedade pode transformar, sim, por meio da legitima pressão que ela exerce nos poderes públicos . E ela [sociedade] deve mobilizar-se no sentido de combater essa pandemia que é a corrupção”, disse o dirigente classista. Leia mais...